Edição 46

Page 1

ANO 10 | Nº 46 DEZEMBRO / JANEIRO 2021

sousas & joaquim egídio Impressa e Digital

8 anos de sucesso SOUSAS


EMBALAGEM QUE ACENDE AO ABRIR.

L A NÇ A M E N TO PA N E T TON E L Í NG UA DE G ATO E XA G E RO Panettone com gotas e recheio de chocolate ao leite, coberto com chocolate ao leite e decorado com Língua de Gato com recheio tradicional e medalhão de chocolate ao leite língua de gato.

1,5kg

L A NÇ A M E N TO PA N E T TON E C HOK ON U T Panettone massa escura com gotas de chocolate amargo e recheio sabor avelã, coberto com chocolate ao leite e decorado com avelãs.

730g

L A NÇ A M E N TO PA N E T TON E M E LT Panettone com gotas de chocolate ao leite e recheio de caramelo, coberto com chocolate ao leite e decorado com pedaços de biscoito doce cobertos com chocolate ao leite.

870g


NATAL 2020

Loja Sousas: Av. Dr. AntĂ´nio Carlos Couto de Barros, 475 - Platz Mall Loja Prado: Av. Washington Luiz, 2480 - Shopping Prado Boulevard Kopenhagensousas

Kopenhagenprado


MÚSICA

Em Joaquim Egídio, Oficinas de Música Caipira mantêm atividades de modo virtual

O

projeto Oficinas de Música Caipira, desenvolvido pela Direção Cultura no distrito de Joaquim Egídio, desde 2017 oferece aulas gratuitas de violão, viola caipira e canto coral na E. E. Francisco Barreto Leme. Com o fechamento das escolas em razão da pandemia do coronavírus, as oficinas se readequaram ao ambiente virtual, e seguiram com as atividades. “Ao longo desses 3 anos, é notório também o impacto e a repercussão do projeto sobre as famílias. Além das crianças terem a oportunidade de tocar um instrumento, de tocar um repertório tradicional que muitas vezes é de conhecimento de seus pais e avós, a gente vê o impacto na vida social, na forma como elas se tornam mais disciplinadas, ganham mais confiança nos estudos, melhoram o desempenho escolar. Então, a formação dessas crianças como cidadãos cada vez mais conscientes, mais respeitosos, é um outro braço do projeto e que nos orgulha bastante, explica o coordenador artístico do projeto e professor da oficina de viola, João Paulo Amaral.

O projeto conta com patrocínio da Aviagen por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Para garantir a continuidade das aulas durante a pandemia, a produtora responsável pelo projeto realizou uma campanha nas redes sociais e conseguiu a doação de alguns

04

Dezembro/Janeiro 2021

aparelhos celulares, para que todos os alunos tivessem recursos para acompanhar os encontros virtuais.

As aulas de violão e viola do projeto Oficinas de Música Caipira são voltadas aos alunos da escola, mas o coral é aberto a qualquer interessado, e não há limite de idade para participar. Todas as atividades são gratuitas. Para quem se interessar em participar do coral, a dica é acompanhar a página do projeto no facebook, para se informar sobre as novidades: https://www.facebook.com/oficinasdemusicacaipira

Sobre a Direção Cultura Desde 1999 a Direção Cultura presta consultoria e desenvolve projetos culturais, sociais e esportivos em parceria com empresas, artistas, ONGs e órgãos públicos. Aliados a ações de responsabilidade social, educação, meio ambiente e cidadania, nossos projetos alcançam diversos públicos e promovem o desenvolvimento com resultados efetivos e transparentes.



EDITORIAL

RICCO PANE - SEMPRE NOVIDADES NO CARDÁPIO

TERAPIAS ALTERNATIVAS

05

DA |

12

A IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO ANIMAL

PAG 23 - CONHECIMENTO PARA TODOS -

cia da

ANIMAIS PEÇONHENTOS

DEZE

MBRO

ANO 10 | Nº 46 / JAN EIRO 2021

sousas Impres & joaquim eg sa e Di gital ídio

PAG 25 - PRODUTORA E DIRETORA DE

TEATRO TERESA AGUIAR RECEBE HOMENAGEM PELOS 60 ANOS DE CARREIRA

PAG 34 - TESE DE DOUTORADO APRESENTA A POSSIBILIDADE DE PRODUÇÃO DE SÍLICA VÍTREA (VIDRO ESPECIAL) PELO BRASIL - PELA GRANDE QUANTIDADE DE QUARTZO EXISTENTE PAG 36 - RADIOTELESCÓPIO É CONSTRUÍDO NA REGIÃO (PROF. TRAVNIK)

PAG 39 - VITÓRIA - UMA JOVEM TENISTA DE SOUSAS - DESPONTA NOS PÓDIOS

8 anos d

e suces

so

SOUSAS

CAPA ÓTICAS CAROL - 8 ANOS DE LOJA EM SOUSAS : EM ENTREVISTA, A PROPRIETÁRIA ISABEL FERNANDEZ FALA SOBRE O SUCESSO DO EMPREENDIMENTO DA MARCA

PAG 42 - LISA FRANÇA - ARTISTA PLÁSTICA

PRODUZ IMAGEM SACRA PARA OUTRO ESTADO

Boa Leitura Equipe Distritos

Missão:

Levar entretenimento a custo zero aos moradores de Campinas, informando os acontecimentos, eventos com reportagens úteis e divulgando o setor comercial aqui existente.

06

Visão: A revista DISTRITOS, que está há 10 anos sendo distribuída gratuitamente, vem interagir com um público exigente que responde às informações divulgadas.

Dezembro/Janeiro 2021

Valores: A revista DISTRITOS presta informações

de utilidade pública, atende pedidos e solicitações de leitores, colabora com entidades institucionais e tem como objetivo, obter um leitor assíduo, satisfeito e bem informado.

16


Prevenção como você precisa. Cuidado como você merece. VACINAS Prematuro Criança Adolescente Adulto Gestante Idosos Especiais

A Immunizzare Vacinas só trabalha com produtos de primeira linha. O transporte e armazenamento das ampolas é realizado sob condições rigorosamente controladas, para preservar as propriedades terapêuticas de cada item e garantir sua total eficiência na aplicação. Oferecemos também atendimento pediátrico

UNIDADE

SOUSAS Av. Dr Antonio Carlos Couto De Barros, Nº 666, Sousas - Campinas/SP (19) 3258-2431 | (19) 99809-7738 www.immunizzare.com.br


HOLOFOTES COLUNA SOCIAL

! DO SEU EVENTO NA COBERTURA

DISTRITOS 10 ANOS ANTES QUE A MEMÓRIA SE APAGUE RELEMBRANDO IMAGENS DO TEMPO

Moradores do Condomínio San Conrado reunidos após “Tornado” passar pelo bairro destruindo várias casas em 2016

Lançamento das camisetas e do DVD do Padre Haroldo de Yoga Cristã em 2016

Cesar Cielo pintando a subprefeitura de Joaquim Egídio em campanha de revitalização do prédio em 2015

“Seresteiros de Sousas” reunidos em 2015

Dia de São Francisco de Assis na Igreja Santana de Sousas - 2015 Missa rezada em italiano com Padre Roberto Fransolin , Bênção dos animais

08

Dezembro/Janeiro 2021


Foi tanta coisa em 2020, só um QR Code para contar o que fizemos para ficar mais perto de você.

boas festas

Lindas roupas fitness você encontra aqui! (19)

3258.1057

Av. Antonio C. Couto de Barros, 767 Sousas | Campinas-SP


MATÉRIA DE CAPA

SOUSAS Carolina Said, Carlos Gonzalez, Flaviana Sá, e Bel

Óticas Carol – 8 anos oferecendo qualidade para a beleza visual

Adriana Rota

Em entrevista, a proprietária da loja de Sousas e Morungaba, Isabel Fernandez, responde à jornalista Adriana Rota sobre o sucesso do empreendedorismo da marca.

O

O sorriso é franco e largo, emoldurado por duas covinhas que são sua marca registrada. E, claro, por um par de óculos, um mais estiloso que o outro, sempre.

PARA FAZER CHARME? “Também”, responde numa contagiante gargalhada. A conversa descontraída foi com a Isabel Fernandez, mais conhecida como “Bel das Óticas Carol”, franquia consolidada que já soma 1,4 mil lojas no Brasil. Sousas foi o lugar que a Bel escolheu há 28 anos para fixar residência, criar os filhos Nick e Dudu, e, ao lado do marido e sócio, Carlinhos, decidiram empreender e atender seus clientes.

10

Dezembro/Janeiro 2021


Em março a loja completou oito anos, se solidificando a cada dia em termos de vendas e quantidade de clientes. A que você atribui esse bom resultado? A empatia é o grande segredo no trato com pessoas. Mantenho o foco na capacitação, tanto no atendimento ao cliente quanto na questão técnica. Então, a participação em convenções, treinamentos e cursos é uma constante. Além de buscar oferecer o melhor em termos de qualidade das mercadorias e facilidade no pagamento para o nosso cliente, internamente nos mantemos mais motivados como equipe, o que fortalece a convivência. Esses 25 anos de experiência de balcão e aperfeiçoamentos técnicos me fortalece.

Qual você considera o investimento mais importante feito nestes anos? A Tecnologia. Os investimentos em produtos, máquinas e processos não podem parar. Dentre eles, destaco que fomos pioneiros em Sousas na aquisição de um equipamento de altíssima tecnologia chamado Visio Office, da Essilor, a multinacional francesa, líder mundial em lentes oftálmicas e detentora de Varilux®, a marca de lente multifocal nº1 no mundo. O objetivo da empresa é fornecer soluções disruptivas para levar visão saudável a cada pessoa que precisa de correção. Através de experiência, inovação e alcance global, a Essilor promove a correção visual, com a ambição de reduzir o número de pessoas não corrigidas no mundo. Com esse equipamento temos a capacidade de analisar todos os movimentos do campo de leitura, calcular distâncias focais, detectar qual o olho dominante do cliente, dentre outras funções. Para medições de lentes multifocais, por exemplo, é o que existe de mais moderno e seguro.

Outra vantagem de estar sob uma bandeira forte, é a divulgação “em massa”, estamos em redes televisivas de grande alcance. Dessa forma atingimos pessoas de todas as regiões e níveis sociais. E ainda temos o maior Laboratório Digital do Brasil.

Como você vê o desenvolvimento do comércio local? Há 8 anos nós apostamos no potencial de Sousas. Hoje continuamos acreditando no fortalecimento do comércio e da comunidade como um todo. Gostamos de fazer parcerias com outros estabelecimentos, até porque não vejo como evoluir sozinha. Temos de nos valorizar mutuamente, comprar uns dos outros, trocar. Penso que só com todo mundo crescendo junto, conseguimos fazer a economia girar e os indivíduos, dentro de uma sociedade, se fortalecerem pessoalmente a ponto de fazerem tudo ao redor e entrar nesse ciclo virtuoso. Só é bom para um, quando é bom para todo mundo. Tenho pensado muito no número oito, nossa idade... Deitado, é o símbolo do infinito... nele temos o equilíbrio e a possibilidade contínua de recomeço. Isso para mim é de grande significado.

Qual o endereço, telefone, redes sociais e horário de funcionamento da loja? Estamos na Av. Antonio Carlos Couto de Barros, 1.101 (ao lado do MC Donalds). Abrimos de segunda a sexta-feira das 9 às 20 horas e, aos sábados, das 9 às 14h. O funcionamento nos feriados é divulgado na própria loja e nas nossas redes. Redes sociais como @óticascarolsousas

Por falar nisso, quando é hora de procurar um médico para saber como está a saúde visual? A indicação é anualmente, o ideal é sempre observar o seu organismo, se houver algum incômodo no próprio olho, dor de cabeça - que em tempo de smartphones está sempre presente, tropeços que não ocorriam, pessoas que deixam de lado o prazer da leitura, da palavra cruzada, da costura, dos pequenos reparos, uma criança que começa a ir mal à escola e só depois de muita crítica, a família se dá conta que ela não está enxergando bem... #enxergarbemmudatudo

Com tantas franquias no mercado, por que a opção pelas Óticas Carol ? E o que elas oferecem que as outras não fazem? O Grupo ‘Óticas Carol’ tem o setor administrativo, financeiro e jurídico muito estruturados, o que nos garante, como franqueados, as melhores negociações com os fornecedores, instituições bancárias, sistema de frente de loja, controle de estoque, etc... O trabalho intenso de marketing nos garante um trabalho certeiro no público alvo, sempre dentro da ética e profissionalismo. O nome Carol já é extremamente reconhecido entre os usuários de óculos.

CRÉDITOS Entrevista para Jornalista: ADRIANA ROTA – São Paulo Fotos: RODRIGO GOBETTI @rodrigogobetti

Dezembro/Janeiro 2021

11


CIÊNCIA

BARRAS DE ACCESS® VOCÊ CONHECE? ESTARIA DISPOSTO A RECEBER ALGO DIFERENTE?

Dalva Cassie

B

ARRAS DE ACCESS® é um processo no qual tocamos suavemente, em 32 pontos da cabeça que correspondem a diferentes áreas da sua vida. Há pontos como tristeza, alegria, paz e calma, corpo, sexualidade, envelhecimento, dentre outros. Esse processo foi criado por um psicólogo americano, Gary Douglas fundador da Access Consciousness®. Quem aplica esse processo é um PRATICANTE que fez um curso certificado pelo Access Consciousness®.

O QUE É CONSCIÊNCIA? E COMO TREINÁ-LA?

E SE VOCÊ EXPERIMENTAR ISSO? Em uma sessão de Barras de Access® você pode relaxar reduzindo tensão muscular, dores (física ou emocional) e ansiedade. É possível aumentar a concentração, a autoestima, a alegria, o ânimo, melhorar o sono, dentre outros benefícios. Quando Gary criou Barras de Access®, ele reconheceu que o corpo tem consciência (não a mente!) e memória (cada célula tem consciência e memória, cada partícula de cada átomo tem consciência, já dizia Albert Einstein, no início do século XX). Então, o toque sobre o corpo permite descarregar energia que atinge as células para desbloquear o que está limitando você. Em Access Consciousness®, além de Barras® existem outros processos de toques que são denominados PROCESSOS CORPORAIS. Não há contraindicações para receber qualquer Processo Corporal de ACCESS CONSCIOUSNESS®. Uma grande parte desses processos, primeiramente foi aplicado em animais, simplesmente porque os animais não têm julgamento sobre isso e apenas recebem. Então, você deseja acessar mais consciência? Você deseja receber isso para ser mais consciente do seu corpo, da sua vida? O que pode melhorar?

12

Dezembro/Janeiro 2021

Gary Douglas


‘‘

A CONSCIÊNCIA é a habilidade de estar presente em sua vida a cada momento, sem necessidade de julgar-se ou julgar quem quer que seja. É a habilidade de receber tudo (G. Douglas)

’’

Você sabe que pode acessar a sua consciência e criar uma vida diferente, melhor, mais alegre, mais expansiva em todas as áreas? Gary Douglas, um psicólogo norte-americano, criou várias ferramentas de acesso a consciência que têm contribuído para empoderar as pessoas a criarem a sua própria realidade, verdadeiramente como desejam. Essas ferramentas estão reunidas atualmente na ACCESS CONSCIOUSNESS®, uma empresa que certifica praticantes a usarem e aplicarem essas ferramentas ao redor do mundo (já são mais de 10 mil praticantes de BARRAS DE ACCESS® em mais de 170 países) e que licencia FACILITADORES a ensinar essas práticas. Pergunta é uma das ferramentas energéticas, assim como BARRAS DE ACCESS®. Dizemos que as perguntas são PROCESSOS VERBAIS que movem as energias. Você se reconhece um ser energético? A Ciência já aborda isso a muito tempo. No século XVIII, George Berkeley afirmou que tudo é feito de energia e que a matéria é uma ilusão em nosso cérebro. No século XIX, Nicola Tesla afirmou que o Universo é feito de energia, frequência e vibração. No século XX, Albert Einstein desafiou a física quando afirmou que a matéria é apenas uma forma de manifestação da energia, a matéria é a energia condensada! Reconhecer-se como um SER ENERGÉTICO não é uma questão de crença ou um aprendizado, é um saber! Poderíamos dizer que é o conhecimento reconhecendo o saber.

Sou praticante de muitas ferramentas e facilitadora de curso de Barras de Access®, desde 2017, de Access Facelifit Energético® e outros processos corporais. Entre em contato para agendar sessões privadas, cursos, workshop de Processos Corporais, palestras e consultoria (para equipes)

DALVA CASSIE - Facilitadora BF, AFF, BPF, CFMW, ACYA, Access Consciousness®

19 99971.0419 rocha.dalva@gmail.com dra.dalva.cassie “Sendo você, mudando o mundo” (Dr. Dain Heer)

DR. DAIN HEER é co-fundador da ACCESS CONSCIOUSNESS®. Sua vida mudou completamente após uma sessão de BARRAS DE ACCESS®, cerca de 20 anos atrás. Hoje, juntamente com Gary, ele cria mais possibilidades para o mundo. Ele convida as pessoas a serem presentes na sua própria vida para serem o presente para o planeta.

@dalvacassie Mais informações disponíveis no site www.accessconsciousness.com/pt-BR/

Dezembro/Janeiro 2021

13


COMPETIÇÃO

Kartódromo San Marino se consolida como “celeiro” de campeões

P

ilotos formados no complexo, localizado em Paulínia (SP), conquistaram ao menos 25 títulos oficiais desde a inauguração, em 2011, levando-se em conta os campeonatos Brasileiro, Copa Brasil de Kart, Sul-Americano de Kart e 1º Troféu Troféu Ayrton Senna de Kart

Em quase nove anos, desde a sua inauguração, o Kartódromo Internacional San Marino, em Paulínia (SP), não apenas preencheu a lacuna deixada pela desativação do Kartódromo Municipal “Afrânio Ferreira Júnior” - que ficava localizado no complexo esportivo do Parque Taquaral, em Campinas - como também vem se consolidando como um verdadeiro “celeiro” de campeões. No total, foram ao menos 25 títulos de relevância nacional e internacional, apenas nos campeonatos Brasileiro, Copa Brasil de Kart, Sul-Americano de Kart e 1º Troféu Ayrton Senna. E quem reafirma esse status são os próprios pilotos que já treinaram, ainda treinam ou que atuam como coaching no complexo, como Alex Grigoletto, Abel Reigada, Carlos Marcelino, Rodrigo Soares e Rodrigo Pacetta, além do primeiro preparador a instalar sua escuderia no complexo, Helvecio Peluso, mais conhecido como Biro. Mas há ainda outros dois títulos Brasileiros de Sisdeli, em 2014 e 2017, na Sênior A, que não entraram na conta de Reigada, além dos Brasileiros conquistados em 2014, na Super F4, por André Salmoria; em 2016, na Sênior A, por Rodrigo Soares (Digão); em 2017, na Shifter Sênior, por Valdir Belizário Júnior, e em 2019, na Sênior B, por Felipe Santo André. “O San Marino tem uma pista que permite vários traçados, tanto no sentido horário quanto no anti-horário, às vezes mais travados, com mais curvas e menos velocidade de reta, mas, por assim dizer, mais técnicos, e traçados de mais alta velocidade. Essa variedade de conduções, para os pilotos, ajuda a desenvolver demais. É um kartódromo diferenciado”, observa Reigada. Outra peculiaridade do San Marino, conforme o piloto, é o asfalto. “Responde com muita variação de performance ao longo do dia, conforme as temperaturas se elevam ou esfriam, por conta do sol, por conta do vento, então o acerto do carro é muito exigido”, explica Reigada. De acordo com o piloto, no San Marino é possível chegar a um nível tão elevado de sintonia com o kart que, nos campeonatos oficiais, tudo fica mais fácil. “As condições são menos variantes, então a capacidade de ler a resposta do carro e achar os acertos ideais para otimizar a performance acaba sendo muito mais fácil”, conclui.

CAMPEÕES DA CATEGORIA: Alex Grigoletto André Salmoria André Salmoria Bruno Lima Carlos Marcelino Felipe Santo André João Pedro Maia Murilo Fiore Rafael Caputi Rodrigo Pacetta Rodrigo Soares (Digão) Valdir Belizário Júnior

(Fotos: Fernando Camargo e Vagner Ferreira / campeonatos profissionais que ocorrem no kartódromo) e Rita Hennies – jornalista responsável

14

Dezembro/Janeiro 2021


DAY CARE Um dia divertido e repleto de atividades para seu cão DAY CARE & ADESTRAMENTO

ADESTRAMENTO Atendimento personalizado. Aulas em domicílio ou no local.

@dogcitycampinas R. Rosa Aburad Khouri 35 sala 1 Pq. Das Hortências / Sousas 19 98410-2809


PET

A IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO NOS ANIMAIS DOMÉSTICOS

P

arece mentira mas muitos tutores não vacinam seus cães adequadamente. Existem várias vacinas que o mercado veterinário oferece para proteger seu cãozinho, mas hoje vamos fazer um breve resumo das 3 doenças principais: CINOMOSE: A cinomose é uma doença cruel! Ataca o sistema digestivo, respiratório e, por fim, o sistema nervoso central, causando tremores, desorientação e convulsões. O tratamento é paliativo para melhorar os sintomas e tentar salvar seu melhor amigo. Como fazer para isso não acontecer? Vacine seu cãozinho ANUALMENTE com a Vacina V10 ou V12. PARVOVIROSE A parvovirose é uma doença causada por vírus que ataca na maioria

das vezes filhotes. O sistema imunológico fica enfraquecido e o intestino totalmente debilitado. Se não tratado a tempo o filhotinho pode vir a óbito, por isso a importância dos 3 meses seguidos da vacina V10 ou V12 nos primeiros meses de vida do filhote. RAIVA A raiva é uma zoonose de extrema importância porque além de ser transmitida pelos animais ( uns para os outros – cães, gatos ou morcegos infectados) pode ser transmitida aos humanos também através de uma mordida ou até lambidas. O vírus afeta o sistema nervoso provocando alterações no comportamento, e, aos poucos, o animal pára de comer e beber água. A ÚNICA MANEIRA DE PROTEGER SEU AMIGO É A VACINAÇÃO! CUIDE DO SEU AMIGO COMO ELE CUIDA DE VOCÊ!

CÃEZINHOS ADULTOS PARA ADOÇÃO Casal irmãos mix pastor 3 anos Castrados, vacinados e vermifugados. Precisam de um lar para sair das baias fechadas em que vivem. Adote!

Menina 6 anos Porte grande, tranquila, castrada, vacinada e vermifugada. Precisa muito de um lar! Adote!

**TODOS PRECISAM URGENTE DE UM LAR CHEIO DE AMOR E CARINHO. ESTÃO MORANDO EM BAIAS, FECHADOS E SOZINHOS. ADOTE! SE VOCÊ QUISER ADOTAR UM AMIGO, MANDE UM WHATSAPP PARA 19.97414-0162

16

Dezembro/Janeiro 2021


ESPECIALISTA EM TELHADOS

@otelhadista O Telhadista

www.otelhadista.com.br


HOLOFOTES COLUNA SOCIAL

RICCO PANE - REDUTO DE FAMOSOS RECEBE REGINA DUARTE Recepcionada por Nelci Lopes.

! DO SEU EVENTO NA COBERTURA

Expositores da “O Dia que a Arte Chegou” - Ateliê Lisa França

Dalva Cassie - Facilitadora de Ferramentas de Access Consciousness

Cecília e Patrícia Feletti

Isabel Toledo (ao centro) com Augusto e Bel Greco

18

Rafaela Benetazzo, Alaíde Benetazzo, Adriana Rezende, Isabel Fernandez, Cassia Espanha, Viviane Sartorato e Cassia Casacio

Patrícia Nunes, autora do rinoceronte da parede, Danila Torres e Lisa França, na exposição “O Dia que a Arte Chegou”

Dezembro/Janeiro 2021

Sergio Prado - fotógrafo e Danila Torres


EDUCAÇÃO

FOCO NAS INOVAÇÕES DO ENSINO FUNDAMENTAL 2

Robótica: proporciona um ambiente de aprendizagem baseado na cultura MAKER ( Do it Yourself). Os alunos aprendem usando de tecnologia para a solução de desafios e por meio do trabalho em grupo o qual também promove a cooperação e o espírito de equipe. Utilizam o recurso tecnológico da Lego Education.

N

a LEADERS SCHOOL estudar no ensino fundamental 2 é muito mais interessante e significativo. O século XXI precisa de pessoas inovadoras, pensantes, críticas e criativas que tenham voz e saibam que podem interferir positivamente no mundo em que vivem para transformá-lo. Pensando nisso, proporcionamos aos nossos alunos um currículo mais rico e mais amplo, não somente focado na formação para o vestibular, mas na formação para a vida! Integral - Aula de Games 3

Vejam algumas disciplinas diferenciais do nosso currículo do fundamental 2: Liderança: aula que tem como objetivo geral o desenvolvimento de habilidades e competências para o século XXI tais como: autoconhecimento, consciência de papéis sociais, habilidade de relacionamento e engajamento, dentre outras. Empreendedorismo: disciplina cujo objetivo central é despertar no aluno a visão criativa e inovadora diante de situações cotidianas, podendo utilizar estratégias, dons e talentos de cada um para um bem maior. Comunicação: nessas aulas, o professor leva ferramentas aos alunos para que possam se expressar e compartilhar informações, experiências, ideias e sentimentos sobre contextos apresentados. Saber se expressar utilizando uma variedade de linguagens, enfatizando a importância da escuta, da leitura e do diálogo.

Rua Leontina Carvalho Siqueira, 38 Bairro das Palmeiras – Campinas/SP Fone: (19) 3305 – 0606 | (19) 3305 – 0202 WhatsApp: (19) 98198-9155 Redes Sociais: @LeadersSchoolOficial

Dezembro/Janeiro 2021

19




MEIO AMBIENTE

ANIMAIS PEÇONHENTOS COMO IDENTIFICAR, SE PROTEGER E NÃO MATAR

S

ousas e Joaquim Egídio não são mais somente um reduto para os finais de semana de muita gente. Há anos, muitas famílias, buscando por qualidade de vida, optam por residir próximo às áreas verdes, ficando susceptíveis a um problema cada vez mais frequente. O encontro com serpentes. Quando falamos sobre estes animais, não podemos deixar de abordar situações e crenças relacionadas ao conhecimento empírico, aquele que é passado de geração para geração. Cobras são as vilãs desde a época de “Adão e Eva”, quando esta ofereceu a maçã e acabou causando todo o problema. Além disso elas são traiçoeiras, sorrateiras, malvadas, prontas para atacar a qualquer momento, certo? ERRADO! São animais fantásticos, importantíssimos para manter nossos ecossistemas equilibrados. As quase 400 espécies de serpentes existentes no Brasil são responsáveis por auxiliar no controle de aves, invertebrados, répteis, inclusive outras serpentes, pequenos e médios mamíferos e principalmente roedores, vetores de diversas doenças. Destas centenas, apenas 70 espécies são peçonhentas. As cobras não irão te atacar pelas costas, pelo contrário, elas procuram fugir e evitar encontros com seres humanos. Lembrando que, matar uma serpente é crime ambiental - lei 9505 art. 32.

22

Dezembro/Janeiro 2021

Diogo Ribeiro Siqueira Médico Veterinário

QUAIS SÃO AS ESPÉCIES PEÇONHENTAS? Bem, na região de Sousas e Joaquim Egídio temos três gêneros de serpentes peçonhentas: 1 - Crotalus– É composto por uma espécie na nossa região e cinco subespécies no Brasil. Popularmente conhecida como cascavel. Prefere locais mais secos e quentes, como pastagens, pedras, cupinzeiros, mas também busca abrigo em descartes de madeiras, podas e entulhos próximos às residências. Seu veneno é neurotóxico, miotóxico e nefrotóxico. O tipo de soro utilizado em casos de acidente é o anticrotálico.


2 - Bothrops – É composto por 30 espécies, sendo as mais conhecidas, jararaca, jararacuçu, cotiara, urutu cruzeiro e caiçaca. Prefere habitar regiões mais úmidas, como brejos, beiras de rios e lagos. Também busca abrigo em matas, acúmulo de entulho e descartes de madeiras e jardinagem. Seu veneno é proteolítico, causa dor, edema e necrose no local da picada. O tipo de soro utilizado é o antibotrópico.

• Em acidentes nas extremidades do corpo, retire anéis, calçados, pulseiras e fitas amarradas. • Não tente “chupar” o local da picada, fazer torniquete ou passar qualquer produto como fumo, querosene, café ou álcool.

ACIDENTES COM ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO: Dependendo da raça, tamanho e idade, o prognóstico não costuma ser favorável. É importante entrar com o soro e terapia de suporte o mais rápido possível. Procure informações nas clínicas e hospitais veterinários que possuem o soro antiofídico e equipe capacitada para atendimento. • Ambulância-SAMU Telefone: 192 • Bombeiros Telefone: 193 • Hospital das Clínicas da Unicamp Cidade Universitária Zeferino Vaz, s/nº Barão Geraldo. Fone: (19) 3521-2121 • Hospital Municipal Dr. Mário Gatti Avenida: Prefeito Faria Lima, 340 Parque Itália. Fone: (19) 3772-5700

Para maiores informações diogo@planetvet.com.br 3. - Elaphes – É composto por 30 espécies. Popularmente conhecida como cobra coral. São tantas espécies que somente um especialista pode identificar corretamente se é falsa ou verdadeira. Por isso é importante nunca tocar em nenhum animal de vida livre. O tipo de soro utilizado é o antielapídico.

PRIMEIROS-SOCORROS: • Procure atendimento médico imediato. A Unicamp e o Hospital Mário Gatti possuem os soros específicos. • Lave o local da picada com água e sabão. • É importante a identificação da serpente que causou o acidente para que seja estabelecido um protocolo de tratamento adequado. • Mantenha a vítima em repouso e com o membro acometido elevado até a chegada no hospital.

Dezembro/Janeiro 2021

23


artes

Teresa E Laura Cardoso

GRANDE TERESA !! Com Laura Cardoso no comando, artistas se reuniram para homenagear a diretora de teatro

T

Da redação

ERESA AGUIAR é uma atriz, diretora, produtora e incentivadora da cultura brasileira. Sua história de vida contém a direção de documentários e programas de TV, filmes de curta, média e longa metragens e mais de 40 peças de teatro. Artistas de São Paulo, São Sebastião, Campinas e Região se reuniram para celebrar

da USP; extensão universitária em Teatro pela Faculte des Lettres & Sciences Humannes University de Paris, Sorbone e no Centre Français du Thèatre e Le Siècle Stanislaviski em Paris; em Cultura Cinematográfica pelo Serviço de Informações Cinematográficas de Campinas; estágio no Drama Departament University e no Old

os 60 anos de carreira da artista, seu aniversário em 17 de março que contou com a pré-estreia de um documentário sobre sua vida: “Teresa Aguiar – Sempre em Cena !”. Advogada com especialização em Administração Pública Municipal pela University of Birmingham, Inglaterra; Mestre em Artes pela Escola de Comunicação e Artes

Vic School e Bristol e no Depto. de Artes das Escolas Secundárias de Birmingham da Inglaterra, Tatá, como é conhecida no meio artístico, tem forte convicção de que a formação serve de base para qualquer ator. “Claro que talento é importante, mas nada exclui a necessidade de uma formação séria”, comenta. Fundou o Teatro do Estudante de

24

Dezembro/Janeiro 2021


Campinas, por onde passou Regina Duarte sob sua orientação dos 14 aos 18 anos e, em 1967, formou o Grupo de Teatro Rotunda, primeiro grupo de teatro do interior paulista. Em 1984, ao lado de Marcos Tadeu Carneiro e Ariane Porto, abriu as portas do Teatro de Arte e Oficio - TAO, que possui uma sede no bairro Vila Nova em Campinas até hoje. Por lá passaram muitos artistas pelas mãos de Teresa Aguiar.

anos. É considerada por Teresa uma pessoa que prova que não existe idade para se começar no teatro.

Já dirigiu grandes nomes como: Laura Cardoso, Lima Duarte, Arlete Sales, Kito Junqueira, Ney Latorraca, Gracindo Junior, Maria Alice Vergueiro, Valéria Monteiro e tantos outros. Membro da Academia Campineira de Letras e Artes (ACLA), ganhou inúmeros prêmios e foi condecorada, em 2008, pela presidência da República com a Comenda da Ordem do Mérito Cultural do Brasil. Laura Cardoso, com 92 anos, e quase 70 anos de carreira, demonstra grande carinho e apreço por essa mestra! Outra figura importante também presente foi Zilda Rubinsky, que estreou no teatro aos 90

Teresa Aguiar e Zilda Rubinsky

O documentário “Teresa Aguiar – Sempre em Cena!” Dirigido por Ariani Porto, tem como objetivo mostrar um pouco da vida dessa grande Dama do Teatro. Teresa Aguiar, uma figura carismática, que impõe respeito, dedicação e disciplina. Dedicou sua vida aos palcos e mostra seu desafio e crença de que a arte transforma as pessoas e consequentemente, o mundo. Fotos : Gabriela Pasim e Karina G.Ricci Valéria Monteiro, Claudia Menezes, Rika Rica e Luiza Pasim

Teresa Aguiar e Luiza Pasim

Ellen Bueno, Rafaela Puopolo, Luiza Pasin, Marcelo Gomes, Rosi Luna e Sergio Caponi - presidente da Academia Campineira de Letras e Artes

Ana Lucia Vasconcelos, Teresa Aguiar, Ariane Porto e Amadeu Tilli

Ton Crivelaro e Laura Cardoso

Dezembro/Janeiro 2021

25


HOLOFOTES COLUNA SOCIAL

! DO SEU EVENTO NA COBERTURA

Associação Dos Empresários de Gastronomia de Sousas

ADEGAS lança o site “GASTRONÔMICO 360º” www.sousas&JoaquimEgídio.com.br O evento aconteceu no Restaurante Ricco Pane antes da pandemia

Alexandra Capriolli Fontolan da Secretaria do Turismo de Campinas

Marcelino Pissolatto - presidente da ADEGAS e empresário de J.Egídio

William R. Almeida

Gerentes do Bco Santander de Sousas - Rodolfo Gaspar Mota e Ralfi Henrique Marques

Rubens Eid, Marcelino e Arnaldo Salvetti

Marcelino Pissolato e Eros Marconsini e Vizel da Secretaria de Turismo de Campinas

26

Dezembro/Janeiro 2021


LIMPEZA DE PISCINAS


YOGA

R$35,00

REFLEXÃO E CONSCIÊNCIA ATIVA NO COTIDIANO

KIT + EMBALAGEM PRA PRESENTE

Ananda Luz

C

onhecereis a verdade e ela vos libertará. Eis a síntese da divina orientação... A verdade nos liberta na proporção em que conhecemos e a aplicamos. Precisamos saber e compreender que não existe efeito sem causa; e é subjetiva a causa que se exterioriza e cria todos os efeitos externos objetivos, no plano mental, que é o mundo das causas – pensamentos, imagens e ideias. Pensar é criar. O nível de ser, grau de conhecimento, entendimento, compreensão e capacitação de cada indivíduo, determina sua criação, sua qualidade de vida e seu destino. Portanto, não se queixe, não reclame, nem projete a culpa de suas frustrações, decepções, sofrimentos, desventuras e desagrados antes de constatar que elas representam suas criações equivocadas. Instrua-se, invista no autoconhecimento, mantenha-se presente em si, seja seletivo, vigie sua atividade mental, escolha o que pensar e onde focaliza sua atenção consciência, sabendo que está criando sua vida e mundo pessoal. Tudo o que nos acontece é autocriado. Consideremos a onipresença “Graças a Deus”, a matéria prima, substância divina disponível para criar seja o que for, é neutra e plástica. É um campo unificado do qual somos extensão ou canal, sendo cada um inteiramente responsável pela sua utilização. Em grande parte, o significado da “liberdade que liberta” está contido na compreensão e aplicação desta ideia. Pensa no bem para atraí-lo e criá-lo. Ananda Luz é professora de yoga

28

Dezembro/Janeiro 2021

VIDRAÇARIA Box Padrão, Box Elegance, Espelho Lapidado e Bisotê, Vidro Residencial, Vidro Temperado, Fechamento em Acrílico, Instalação de Sacadas, Cobertura de Vidro.

19 99383.3672 | 3291.2613 R e M Vidraçaria R. Ferrucio Beltrameli 348 Jd. Conceição - Sousas - SP

ORÇAMENTO SEM COMPROMISSO


SAÚDE

Água mineral não é tudo igual! Sua saúde é o que importa! Água mineral naturalmente alcalina e rica em magnésio trará muitos benefícios para a sua saúde! BENEFÍCIOS DA ÁGUA ALCALINA

P

ara entender os benefícios da água alcalina é preciso entender que é essencial para o nosso corpo manter um pH no sangue entre 7,35 e 7,45 para estarmos saudáveis.Assim, é dever de cada ser humano conservar a água que é um grande patrimônio mundial e responsável por todo o equilíbrio do planeta Terra. Quando nosso corpo gasta energia, nós consumimos elétrons, temos excesso de prótons e o nosso organismo acidifica. Portanto, somos uma grande máquina que produz energia (consumindo elétrons) e uma grande máquina de eliminar ácidos. É importante saber que as doenças degenerativas que vem naturalmente com a idade, desenvolvem-se em meio ácido. O rim é o principal órgão que elimina ácidos, e, para que ele funcione adequadamente, precisamos tomar muita água. Mas qual água devemos tomar? A resposta é clara e simples: Você deve beber água alcalina todos os dias! O consumo de água naturalmente alcalina tem efeitos benéficos para a prevenção da diabetes, do Alzheimer, da osteoporose e outras tantas doenças, além de contribuir para manter o equilíbrio do corpo, no emagrecimento e principalmente para pacientes pós-quimioterapia. A água naturalmente alcalina contém ainda alto teor de magnésio, e baixo teor de sódio e sulfatos, sendo totalmente isenta de gosto e com pH acima de 7,45!

Dezembro/Janeiro 2021

29


DECORAÇÃO

2020: O morar da nova década Mauricio Tagliatella

O

ano de 2020 marca uma virada sob a ótica do morar e do mais profundo significado de lar. Para o futuro de nossas casas e espaços de convivência a tendência que vem perdurando é uma marcha constante e ao meu ver irreversível. A um mergulho a “desgourmetização” da decoração, isto significa que, velhos conceitos como tratar o assunto como supérfluo ou de requinte estão caindo, passando então a ser abordado de maneira mais humana, voltado não somente a um usuário consumidor de decoração, mas sim um indivíduo, sua história e estilo de vida. Desta maneira, os novos ares trazem a casa e o morar uma nova visão de auto expressão, alma e essência, onde não se pode faltar personalização e memória afetiva.

Poltrona de estima pertencente a gerações da família foi restaurada e utilizada no novo projeto

Pertences com história como jogo de malas com história e o teclado de uso atualmente tomaram lugar de destaque

30

Dezembro/Janeiro 2021


Tons pastéis compõem a cartela de cores usada na composição que tem por finalidade transmitir alegria e tranquilidade

CASA REFÚGIO Esta experiência de imersão do Decor voltada para a essência do morador nos possibilita criar novos cenários para a interpretação das reais necessidades que o lar nos solicita, sensações e sentimentos, como o bem estar, a necessidade da auto expressão, identidade e memória, indicadores que garantem projetos de Design de Interiores voltados para a essência dos moradores. Maurício Tagliatella Designer de Interiores INSTAGRAM: @mauriciotagliatella.interiores


TECNOLOGIA

TESE DE DOUTORADO MOSTRA A VIABILIDADE DE PRODUÇÃO DE SÍLICA VÍTREA NO BRASIL

D

ono das maiores reservas de quartzo do mundo, o Brasil não produz, mas importa esse vidro – embora a matériaprima nacional seja perfeitamente capaz de gerar sílica vítrea de alta qualidade, como mostra a tese de doutorado de Christiano Pereira Guerra, defendida na Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da Unicamp. A sílica vítrea, um vidro especial feito de quartzo fundido, é insumo essencial para indústrias de alta tecnologia, como a de informática e de painéis de energia solar, além de ser componente fundamental em equipamentos científicos, como espectrômetros e lâmpadas ultravioleta. “A sílica vítrea é um vidro altamente puro”, disse Guerra. “E, quanto mais puro o vidro, mais elevado é o ponto de fusão”, que ultrapassa os 1.500º C. Isso faz com que o material seja usado em fornos industriais e em recipientes para a fusão do silício, material que vai dar origem a chips de computador e a células de conversão de energia solar. A sílica vítrea também possui alta transmitância em comprimentos de onda do ultravioleta médio, o que a torna ideal para lâmpadas que emitem luz nessa faixa de frequência. Para elaborar sua tese, Guerra obteve amostras de quartzo brasileiro de Minas Gerais, Goiás, Bahia, Paraíba e areias de quartzo comerciais da região de Rio Claro, no Estado de São Paulo. Ele também trabalhou com pós de quartzo comercial, incluindo amostras importadas dos EUA e do Japão. “Houve esforços anteriores para a produção de sílica vítrea de boa qualidade no Brasil, mas com pós de quartzo importado, de alta qualidade e de pureza”, disse o pesquisador. “O que eu fiz foi pegar vários tipos de pós de quartzo diferentes, com variados teores de impurezas. Alguns dos pós de quartzo utilizados foram produzidos por mim a partir de lascas adquiridas de garimpeiros. Fui até o garimpeiro, adquiri amostras”. Para moer as lascas, foi usado um moinho de sílica vítrea para evitar contaminação.

32

Dezembro/Janeiro 2021

ENGENHEIRO CHRISTIANO PEREIRA GUERRA Foto: Sérgio Celaschi


Lascas de quartzo

Guerra diz que gostaria de ter obtido amostras de mais regiões do Brasil, mas que o objetivo específico da pesquisa não era, neste momento, testar todos os quartzos nacionais, mas apenas alguns com diferentes teores de impurezas. O pesquisador enfatiza o papel fundamental do vidro de sílica na indústria de semicondutores, a base dos chips de computador, hoje presentes em praticamente todos os equipamentos eletrônicos, de brinquedos a telefones celulares. O silício que dará origem aos chips é fundido em recipientes feitos desse vidro, que suporta as elevadas temperaturas e também, por ser extremamente puro, não contamina o material trabalhado. O autor da tese lembra que a necessidade de importação de equipamentos de alta precisão, que usam vidro de sílica, não só atrasa pesquisas científicas como também encarece processos industriais, tornando produtos brasileiros pouco competitivos no mercado internacional. Guerra, que já trabalhou como engenheiro em empresas de alta tecnologia, como fabricantes de geradores eólicos e células solares, conhece de perto o problema. “Já senti isso na pele, precisar desenvolver um equipamento e ter de importar componentes: aí, o seu equipamento acaba ficando mais caro que o do concorrente estrangeiro, é por causa destes pequenos detalhes”, disse. “Tem um filme do Henfil em que uma ilha paradisíaca exporta cabelos e importa perucas”, exemplificou Guerra, numa referência à película “Tanga – Deu no New York Times”, dirigida pelo humorista em

1987. “Então, é mais ou menos isso. Comparando o valor agregado, temos de exportar navios inteiros de quartzo para importar alguns contêineres de microchips”. VALOR AGREGADO O pesquisador cita o caso da indústria siderúrgica nacional, que agrega valor ao minério de ferro, como um exemplo que poderia ser seguido: “Foi uma indústria de base que possibilitou o surgimento de outras indústrias no Brasil, como a indústria automobilística”. Da mesma forma, acredita, o processamento, no país, de outras matérias-primas disponíveis, como o quartzo, poderia estimular o ressurgimento de uma indústria nacional de microeletrônica. “Nos anos 60, estávamos pouco atrás dos EUA e da Europa nesse setor – uma geração atrás, nas áreas de eletrônica e microeletrônica”, afirmou Guerra. “Mas todo esse esforço, parece que de uma hora para a outra é jogado por água abaixo, e agora estamos algumas gerações para trás”. Publicação: Tese: Desenvolvimento de sílica vítrea por fusão em chama a partir de lascas de quartzo brasileiro, visando aplicações de alta transmitância no UV” Autor: Christiano Pereira Guerra Orientador: Carlos Kenichi Suzuki Unidade: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) – Unicamp – Campinas-SP.

Dezembro/Janeiro 2021

33


RADIOASTRONOMIA

Nelson Travnik

Ora direis, ouvir estrelas em Campinas? O distrito de Joaquim Egídio agora abriga um dos maiores radiotelescópios do Brasil

Q

ue a contemplação do céu encanta e fascina, é sabido desde o alvorecer da humanidade. Os desenhos dos astros em algumas cavernas pré-históricas, são testemunho desses tempos longínquos. Isso proporcionou mais tarde conhecimentos imprescindíveis a elaboração dos calendários e as estações do ano que passaram a reger o cotidiano das pessoas. Da observação visual aos proporcionados pela construção de instrumentos ópticos aliados às modernas tecnologias de ampliação e digitalização de imagens, os conhecimentos sobre o universo deram um salto gigantesco. Isso nos levou a bilhões de galáxias com trilhões de estrelas e planetas na conclusão assustadora de que nosso habitat não passa de um grão de poeira ao sabor dos ventos do deserto. Mas não somente perscrutar o universo através de meios ópticos em terra e no espaço através das sondas e telescópios espaciais, a introdução da radioastronomia desenvolvida a partir de 1932 por Karl Guthe Jansky (1905-1950), analisando um ruído análogo a uma fraca estática de rádio vindo da constelação do Sagitário, posteriormente identificada por Sagitarius A. Isso permitiu estudar os fenômenos das ondas eletromagnéticas e frequência radio permitindo detectar a chamada radiação cósmica de fundo primordial observada hoje em todo o céu e que teria dado origem ao Big Bang. Enquanto telescópios ópticos formam imagens a partir da luz visível, os radiotelescópios podem determinar as

34

Dezembro/Janeiro 2021

características de um corpo celeste a partir das ondas de rádio, raios X, e luz infravermelha que estão fora do intervalo visível. Ele funciona porque os corpos celestes emitem radiação eletromagnética de forma natural. Os radiotelescópios são também indicados na procura de vida extraterrestre e no acompanhamento das sondas espaciais. A descoberta da radioastronomia é de tamanha importância que trabalhos nessa área já foram quatro vezes premiados com o Prêmio Nobel. Os radiotelescópios podem ser móveis, imóveis e em cadeia. O maior móvel é o de Effelsberg na Alemanha com antena de 100 metros de diâmetro. O maior imóvel é o que fica na região montanhosa de Guizhan na China com antena de 500 metros de diâmetro. O em cadeia atualmente o ‘maior ouvido do universo’, é o ALMA, “Atacama Large Milimeter Array”, localizado a 5000 metros de altitude na Zona de Chajmantor, Atacama, Chile. Com 66 antenas a um custo de 1,4 bilhão de dólares ele pode registrar imagens inéditas de nascimento de estrelas, galáxias e estudar e descobrir moléculas que se formam no espaço entre as estrelas em ondas milimétricas e sub-milimétricas que pouquíssimos telescópios conseguem.


No Brasil, os primeiros passos da radioastronomia foram dados pelo francês Pierre Kaufmann (1938-2018) pioneiro no ensino e pesquisa. É dele o primeiro radiotelescópio construído em 1959 no Ibirapuera-SP ao lado do Planetário. Em 1970 foi o responsável pelo projeto e construção do Radiotelescópio de Itapetininga, Atibaia/SP. Com uma antena de 14 m de diâmetro operando em ondas milimétricas, ele é ainda o maior do Brasil e é operado pelo INPE.

J

ARdINAGEM

A grande antena do Radiotelescópio do MAAS

MAAS – Museu Aberto de Astronomia em Joaquim Egídio A radioastronomia é também campo fértil nas áreas do ensino e divulgação. Nesse sentido Campinas pode se orgulhar de possuir um radiotelescópio pedagógico único no País com antena de 12 metros de diâmetro. Ele é parte do Museu Aberto de Astronomia, MAAS, situado no Pico das Cabras em frente ao Observatório Municipal, no distrito de Joaquim Egídio. Ele está sintonizado na janela da emissão do hidrogênio em 1420 MHz. Os ‘sons do universo’ vão para um computador e é projetado em uma tela onde os visitantes ouvem as explicações sobre o que está sendo mostrado e a radioastronomia. O MAAS está aberto à visitação aos sábados, domingos e feriados a partir das 13:30h. Atividades acontecem a partir da 15:00. Visitas escolares e de grupos interessados precisam ser previamente agendados no telef. 19-3298.6246 e maiores informações são encontradas em: informacoes@ picodascabras.com.br.

Aqui em Sousas, o serviço de jardinagem do Armazém das Oficinas atende condomínios e residências, prestando serviço . de qualidade, com valores competitivos há mais de . 15 anos. Ao contratar nossos serviços, você também contribui com a inclusão social. e geração de renda de 30 jardineiros, fortalecendo uma importante causa social. O QUE OFERECEMOS Manutenção de Jardins

Plantio

Podas de Árvores Remoção de Resíduos Limpeza de Terrenos Atendemos a contratos fixos e serviços sob demanda. Consulte-nos

Nelson Travnik é astrônomo em Campinas, diretor do Observatório Astronômico de Piracicaba e Membro Titular da Sociedade Astronômica da França.

(19) 99797-3351

(19) 3758-8627. (19) 3758-2324 xx


CIDADANIA ITALIANA

AO IMIGRANTE ITALIANO Redação Distritos O Brasil é o maior país com raízes italianas em todo o mundo. Pela importância que a comunidade italiana representa para a construção do Brasil, esta data tem o objetivo de homenagear os descendentes dos imigrantes italianos. A lei nº 11.687, de 2 de junho de 2008, instituiu oficialmente o Dia Nacional do Imigrante Italiano no calendário de todo o território brasileiro. De acordo com dados do Consulado da Itália no Brasil, estima-se que atualmente exista 25 milhões de descendentes de italianos vivendo em terras brasileiras.

Vittório Palumbo veio da Itália em um dos navios de imigração após a segunda guerra mundial e se instalou inicialmente em São Paulo. Depois veio morar em Campinas a serviço e acabou fixando residência no distrito de Sousas. Sua maior vontade, confiada a nós, é de que a tradição italiana, na região, não morra e que siga até muitas gerações. Disse que tem muita saudade do lugar onde nasceu e de toda a rotina da infância e juventude vivida na Itália. Hoje, pertence à direção da Societá Italiana de Sousas, fundada em 21 de agosto de 1894 por um grupo de imigrantes italianos, desativada ao longo do tempo. Posteriormente, retomada em 1997, por descendentes italianos que sentiram a necessidade de eternizar a tradição. Hoje, a entidade sediada em imponente imóvel tradicional da época, promove festas tradicionais da Itália, e ministra cursos de italiano com preços módicos. Os interessados devem entrar em contato com sua diretoria no telefone 3258-6593, de 3ª à 5ª feira, das 19h30 às 22h00.

VITÓRIO PALUMBO

Uma pesquisa de 1999, do sociólogo ex-presidente do IBGE, Simon Schwartzman, indicou que cerca de 10% dos brasileiros entrevistados afirmaram ter ancestralidade italiana, Outra de 2016 publicada pelo IPEA, em um universo de 46.801.772 nomes de brasileiros analisados, 3.594.043 ou 7,7% deles tinham o último ou o único sobrenome de origem italiana. A contribuição dos italianos é notável em todos os setores da sociedade brasileira, principalmente na mudança socioeconômica que os italianos produziram no campo e nas cidades. Podemos citar desde o modo de vida que mudou profundamente influenciado pelo catolicismo, bem como nas artes, música, arquitetura, alimentação e no empreender italiano na abertura de empresas, e também como trabalhadores especializados.

36

Dezembro/Janeiro 2021


chegamos em sousas

changeacademia

*com plano promocional de inauguração mais que uma

e

chang

xperiência

um movimento de transformação com os melhores equipamentos Technogym


ARTE

ARTISTA PLÁSTICA LISA FRANÇA PRODUZ IMAGEM DE NOSSA SENHORA DO BOM CONSELHO A PEDIDO DE FIÉIS DA BAHIA Danila Torres

L

isa França é formada em Educação Artística pela PUC-Campinas e expõe desde meados da década de 1970. Há mais de 30 anos faz esculturas religiosas. Sua escultura mais recente foi a de Nossa Senhora do Bom Conselho, encomendada pela Paróquia do Bom Conselho de Amargosa, na Bahia. Foi uma encomenda muito especial, por todo o envolvimento da comunidade em adquirir a imagem: Foram mais de 50 famílias envolvidas num ato de devoção e fé, que contribuíram para que a imagem fosse feita.

38

Dezembro/Janeiro 2021


O PEDIDO: Foi solicitado que a artista fizesse uma imagem igual a uma existente na Igreja, porém, como ela seria utilizada em procissões, ela deveria ser leve e resistente. A artista escolheu então, a fibra de vidro como material final da obra. Aprovado o projeto, um membro da comunidade veio até o Ateliê conhecer a artista e o seu trabalho, e a partir de referências fotográficas, Lisa França iniciou a modelagem da Imagem, inicialmente em argila. Após esse primeiro processo, a imagem foi levada a uma fundição em outra cidade para que fosse feito um molde em borracha e posterior cópia em fibra de vidro. Devido ao processo e a complexidade da imagem, a original em argila foi perdida. Somente uma cópia foi feita, e após isto, a imagem recebeu uma base de tinta para posteriormente poder receber a pintura artística da artista. Um outro desafio foi a confecção dos resplendores da imagem e para isso Lisa França contou com a ajuda de Rodrigo, da madeireira São José, em Sousas. Ele cortou em MDF um modelo semelhante ao da imagem original que serviu de molde para que, na mesma fundição, fossem feitos dois resplendores de latão.

O processo de pintura foi de igual complexidade devido a riqueza do bordado do manto de Nossa Senhora. Foi um desafio, mas o resultado agradou muito a todos. No dia 18 de dezembro passado, a imagem seguiu para Bahia nas mãos de um caminhoneiro da comunidade de Bom Conselho da Amargosa, que se prontificou em fazer o transporte. Lá foi recebida em uma missa campal muito importante: a comemoração dos 50 anos de vida sacerdotal de Dom João Nilton, pároco do local. Crédito das fotos: Foto Conte e Danila Torres

Dezembro/Janeiro 2021

39


ESPORTE

JOVEM TENISTA PROMETE! Vitória de Brito Francisco treina por conta, coleciona medalhas e ganha uma participação na Alemanha. Patrícia Levy Às vésperas de completar 18 anos, Vitória já se tornou uma atleta de primeira linha. Iniciou com 5 anos de idade com o pai que é professor e técnico, e assim, conquistou vários títulos paulistas e brasileiros. “Ele é meu exemplo de vida como tenista. Ele começou como pegador de bola de tênis aos 8 anos de idade, e com isso virou posteriormente professor de tênis em vários clubes de Campinas e região, também foi técnico da equipe masculina e feminina dos Jogos Regionais e Abertos por Sumaré e Campinas. Depois virou árbitro de tênis, e com isso, há 30 anos conseguiu montar sua própria quadra de tênis e ministra aula até hoje. Atualmente ele é meu técnico e estamos trabalhando para fazer uma história no tênis” comenta Vitória com um certo brilho nos olhos. Já teve ajuda da EMS– Laboratório, Babolat, pelo uso dos seus materiais e Just Line, que é uniforme de tênis. Também treinou por 3 anos no Instituto Tênis, um projeto sem fins lucrativos da Fundação Lemann, do Governo Federal e do Itaú, em Santana do Parnaíba, utilizando lá os profissionais do esporte da Fundação. Hoje, seu patrocínio está em final de contrato e necessita desta ajuda para pagar o transporte nos torneios, alimentação, hospedagem e inscrição deles.

40

Dezembro/Janeiro 2021


Mesmo sem ajuda financeira externa, já conquistou torneios paulistas, brasileiros, sul-americanos e já jogou chave principal de alguns torneios profissionais, tais como: Copa São Paulo, Copa das Federações (convocação por SP) em Uberlânia –MG, Jogos Abertos do Interior – S.B.Campo (2018) e Marília (2019). Na ITF (Federação Internacional de Tênis): Banana Bowl – Crisciúma; Brasil Juniors Cup – Porto Alegre-RS; Copa Guga Kuerten – Florianópolis-SC; Pascuas Bowl – Assuncion-Paraguai, Chile, Argentina, Equador e Uruguai. Na Europa participou em torneios mundiais até os 14 anos na França (Nantes), Alemanha (Düren), Bélgica (Hasselt) e Holanda (Velp).

No Projeto “Raquete para Todos”, iniciativa do professor de Educação Física, Pedro Stucchi da Secretaria de Esportes e Lazer de Valinhos-SP, foi convidada a participar pelos méritos de tão pouca idade. Junto com a amiga Giovanna Gomes Ferreira de 14 anos, são alunas antigas desse professor que as considera grandes atletas pelas conquistas de sucesso com mérito próprio. Treinaram por muito tempo no CLT (Centro de Lazer do Trabalhador) de Valinhos-SP. “Recentemente recebi um convite para representar um time na Alemanha, e para isso já comecei a estudar à distância, então, enquanto eu estiver lá, não haverá interrupção na minha educação” complementa Vitória. Em março de 2020 recebeu apoio da AKER - Academia de Sousas para seus treinos físicos. Se houver alguma empresa que se interesse em patrocinar total ou parte desse treino, pode se comunicar diretamente com a atleta: (19 – 98996-0990)

Rua Xavier Mayer, nº 50, sl 12 - Sousas Campinas - SP - Shopping Vittória Mall

(19) 3258-7799

ALUGO PARA ESCRITÓRIO Salas grandes 1º andar - frente para avenida principal de Sousas. 1 sala compartilhada para quem usa pouco.

ALUGUEL + TAXAS: (19) 99240-0788 Vitória e seu pai Luiz Henrique Francisco


KRIPTO É o terceiro livro de poemas de Carlos Drummond de Andrade, publicado em 1940, e mostra sua faceta mais madura e atenta às fragilidades e angústias humanas.

Que se pode iterar Escrupuloso; Meticuloso Enfurecer-se; Revoltar-se Rastejar como verme Pôr-se em turma Alegremente ocupado Praticar boicote Próprio de abade Colocar na forma Arbusto eleocarpáceo Que conduz Cegueira Parte superior do motor

15

17

15

22

13

16

19

13

24

1

10

13

15

16

15

18

1

15

18

1

9

18

15

11

9

20

24

7

8

18

13

6

13

15

15

22

18

1

15

18

11

18

7

1

24

15

18

9

24

23

18

7

15

18

15

18

1

17

15

22

13

8

1

17

13

24

15

18

6

17

13

15

8

15

9

9

19

26

18

15

18

17

15

20

15

8

18

15

15

26

9

18

9

24

9

17

9

16

23

1

15

13

17

15

8

9

17

24

9

O O R L O R R R O R O R A E O E

Aliciar; Atrair; Recrutar

17

C A D T I P R I A A V E R O S R I A I T A R M A C A D O T A E S C R M A B U R E N T I D A C O T

Conjunto dos fatores hereditários

9

E S C A G E N O A N G A I T E R T I M B A M A D V E R M E N T U A T R I B O I C A B A D E N F O C A L A A F E R C E G U C A B E

Cão desabituado de caçar

EXPEDIENTE | Missão: Levar entretenimento a custo zero aos moradores de Campinas informando os acontecimentos, eventos com reportagens úteis e divulgar o setor comercial da região. | Visão: A revista DISTRITOS, que está há 10 anos sendo distribuída gratuitamente, vem interagir com um público exigente que responde às informações divulgadas.

| Valores: A revista DISTRITOS presta informações de utilidade pública, atende pedidos e solicitações de leitores, colabora com entidades institucionais e beneficentes e tem como objetivo, obter um leitor assíduo, satisfeito e bem informado.

Editora Sueli A. Gídaro

Supervisão Miguel Arcanjo

Jornalista Responsável Mirian Legei

Fotografia Foto Conte - Eduardo Conte Karina G. Ricci

Equipe Jornalística Patrícia Levy Mirian Legei Mônica Brish Revisão Antony Meira Mirian Legei

Designer/ Diagramação GM13 - Gustavo Mahlow Colunistas e Colaboradores Nelson Travnik Ivan G.Ricci Danila Torres

Publisher Karina G. Ricci Conselho Editorial Nye Ribeiro - escritora e jornalista Virginia Lafare - Profª universitária Atílio José Précaro - empresário Carlos Eduardo Prodócimo - Paramédico

A Distritos não se responsabiliza pelo conteúdo das matérias assinadas.

www.revistadistritos.com.br revistadistritos@gmail.com Revista Distritos

PARA ANUNCIAR LIGUE:

(19) 97414.0162 (19) 99240.0788 Revista Bimestral | Entrega gratuita nos condomínios público AA, A e B, comércio, restaurantes, padarias, clínicas, postos turísticos, Ventura Mall, Nova Campinas, Aeroporto Viracopos entre outros.


15 ANOS DE COMPROMISSO E QUALIDADE! Você nem pode imaginar o que uma ferramentaria faz...mas, ela é responsável por quase tudo o que você consome. O Robô que embala seu celular possui peças da ferramentaria. A aviação, indústria petrolífera, automobilística e ferroviária, produtos plásticos, os brinquedos do seu filho, tudo tem participação da ferramentaria. Com excelência na qualidade e honestidade nos relacionamentos, a IGNAFER vem se destacando cada dia mais no mercado do segmento. Atuando na área de usinagem, ferramentaria e automação industrial, atende os mais rigorosos padrões de qualidade. Projetos, fabricação de ferramentas, dispositivos e automação para atender os mais variados setores da indústria. Presta serviços metalúrgicos preenchendo uma lacuna no quesito qualidade nesse setor. Possui profissionais com larga experiência também para atender na recuperação de peças em geral.

RUA Anton Von Zuben, 2685 Jd São José – Campinas –SP (19) 3265-1626 – (19) 97401-0877



Articles inside

Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.