500 a.C.
arqueoLoGia de uMa ideia
a evolução
No oriente, a primeira referência histórica sobre a existência dos óculos está registrada nos textos do filósofo chinês Confúcio, datada de 500 a.C. Já no século 1 da era cristã, o filósofo e dramaturgo romano Sêneca usava uma esfera de vidro cheia de água sobre o próprio material de leitura a fim de aumentar as letras. Esse método ainda seria utilizado pelos monges com hipermetropia mil anos mais tarde.
DAS
FERRAMENTAS
ÓTiCa DE
correção
Reportagem Letícia Carvalho Ilustração Túlio César Mendes
’’
11 Par de LeNTes às vezes basta para curar
UMA PESSOA apaixonada Friedrich Nietzsche | Filósofo
saiba Mais
1001 invenções que mudaram o mundo, de Jack Challoner, Sextante, 2010.
10
Salvino d’Armate (1258-1312), de Pisa, e o frei Alessandro da Spina (morto em 1313), de Florença, costumam receber o crédito pela invenção dos óculos em 1284. No entanto, em 1270, Marco Polo viu chineses idosos usando óculos e, ao serem questionados, eles creditaram a invenção aos árabes do século 11. Na época, os chineses também usavam quartzo enegrecido como óculos de sol rudimentares.
século 15
Os primeiros óculos eram pesados e desconfortáveis. No século 15, os modelos pince-nez e lornhons viraram moda. Eles se ajustavam na ponta do nariz, sem haste. O segundo possuía uma haste lateral para ser segurada sobre os olhos. Dois séculos depois, foram criados os modelos com hastes fixas sobre as orelhas.
século 20
No anseio de enxergar melhor o mundo, crianças, adolescentes, homens e mulheres, ao longo da história, adaptaram-se a viver com o auxílio de um par de lentes. Indispensáveis para muitos, os óculos passaram por transformações desde a invenção. Hoje são até considerados artigos de moda. Mas no passado foram motivos de discriminação social.
século 11
Apesar do sucesso, esses tipos de armações não abalaram a fama do pince-nez e do lornhon, que foram usados por homens e mulheres até a década de 1920, quando foram substituídos pelo estilo Numont, com aros superiores ou inferiores — finos e leves —, cujas versões modernas são vendidas até hoje.
Na década de 1940, tornou-se tendência o uso de óculos com aros redondos de plástico. Nos anos 1960, o estilo “gatinho” comandou as vendas. Em 1970, os grandes óculos de plástico coloridos, que encobriam metade dos rostos, ficaram populares.
Atualmente, os modelos mais vendidos são os com armações pequenas, com lentes de acrílico ou policarbonato, que tornam os óculos mais leves.
óculos