Darcy Nº 9

Page 3

carta dos editores

Arquivo/UnB Agência

J

Ciência, aventura e cotidiano á houve quem dissesse que ciência é assunto árido, incompreensível e, até por isso, chato. Já houve quem considerasse ciência um tema distante demais do cotidiano dos não-cientistas. Nós estamos cada vez mais convencidos de que nada disso é verdade. A ciência existe para melhorar a vida das pessoas. O dossiê sobre alimentação que preparamos para esta edição está centrado em pesquisas feitas pelos Departamentos de Nutrição, de Biologia Molecular e de Serviço Social. O conhecimento científico acumulado permite dizer que boa parte dos problemas de saúde que temos estão relacionados à maneira como nos alimentamos. As novas pesquisas nos orientam no caminho de uma vida mais saudável. Na reportagem As receitas mais saudáveis do mundo (página 30), escrita por João Paulo Vicente, apresentamos o trabalho das professoras Raquel Botelho e Verônica Ginani. Elas visitaram as cinco regiões brasileiras para avaliar a qualidade dos alimentos servidos em self-services. Saíram assustadas com a quantidade de sal e gordura que são adicionados às receitas a pretexto de dar-lhes mais sabor. Raquel e Verônica não restringiram o trabalho à crítica. Em cada parte do país, descobriram quais eram os pratos mais populares e os adaptaram para uma versão saudável, com menos sal e gordura e sem prejuízo para o paladar. Agora, as professoras popularizam o método em oficinas de culinária, palestras e publicações. A dupla teve a gentileza de preparar os pratos que ilustram o dossiê e compartilhar as receitas conosco. O conhecimento produzido no laboratório chega a vocês, leitores, como sugestão de cardápio.

Também no dossiê, a reportagem Delícias do Cerrado (página 34) traz os mais recentes resultados das pesquisas das professoras Egle Machado Siqueira e Sandra Fernandes Arruda. No Laboratório de Bioquímica da Nutrição, elas desvendam as propriedades bioativas das plantas do cerrado. Além de saúde, o tema tem tudo a ver com sustentabilidade. À medida que aumentam as informações sobre o ecossistema que habitamos, mais argumentos ganhamos para defender a preservação dele. O material informativo se completa com as reportagem Um café e a conta (página 42), escrita por Mariana Vieira, e Prato cheio de discussão (38), de João Paulo Vicente. Mariana e João lidaram com temas cientificamente polêmicos, vantagens do café e obesidade, para mostrar que o conhecimento é uma construção contínua e coletiva, que inclui uma necessária e saudável revisão a preceitos anteriormente estabelecidos. E é justamente sobre isso que nos fala o neurocientista Sidarta Ribeiro. Ex-aluno da UnB, o renomado pesquisador aceitou o convite para escrever a coluna Eu me lembro. O texto imperdível está na página 66 e revela os primeiros passos dele na aventura do conhecimento. *** Nesta revista, estamos lançando uma campanha comemorativa dos 50 anos da UnB (veja anúncio na página ao lado). O convite é para que vocês, leitores, nos enviem fotografias feitas nos campi. As melhores imagens serão escolhidas pela equipe da darcy para ocupar as páginas de ensaio fotográfico da próxima edição. Boa leitura e até breve. Ana Beatriz Magno, Érica Montenegro e José Negreiros

Comentários para os editores: biamagno@unb.br, ericam@unb.br, jnegreiros@unb.br

3


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.