Darcy Nº 2

Page 23

Diogo Rodrigues criou um brinquedo mágico em forma de poliedro. A cada edição, a coluna O que eu criei para você mostra uma tecnologia desenvolvida na UnB

MONTAGEM

EU FAÇO CIÊNCIA

O brinquedo possui 12 pentágonos de encaixes simples. O segredo é observar as cores de cada peça: só é possível unir tom com tom.

Quem é o pesquisador: Diogo Rodrigues, 23 anos, graduou-se em Desenho Industrial em junho deste ano. Estudou durante toda a educação básica em escolas públicas de Taguatinga. Ex-presidente da empresa júnior de design da UnB, a Lamparina, hoje é designer do Centro de Gestões e Estudos Estratégicos.

As peças encaixadas formarão as duas bases do dodecaedro. Antes de uni-las, é hora de colocar o poliedro menor no centro de uma das metades construídas.

Título do projeto de diplomação: Brinquedo para atividade intelectual Onde foi apresentado: Departamento de Desenho Industrial da UnB

Quando o poliedro é fechado, a peça começa a flutuar sem encostar nas paredes do brinquedo.

Marcelo Brandt / UnB Agência

Orientadora: Symone Jardim

COMO FLUTUA? N

S S

No centro de cada pentágono, há um imã. Ao todo são 12 imãs com polaridades iguais voltadas para o centro do brinquedo. O pequeno poliedro é magnetizado com a mesma polaridade da face interna dos imãs dos pentágonos. Assim, eles se repelem uns aos outros. A repulsão causada em todas as direções do campo magnético mantém a peça flutuando.

N S

Todo imã possui duas polaridades, uma norte e uma sul. Polaridades diferentes se atraem e iguais se repelem.

SAIBA MAIS

Contato do pesquisador: diogo.des@gmail.com Comentários para a colunista: kennia@unb.br

Infografia: Helena Lamenza/UnB Agência

23


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.