Revista da Cidade - Edição 21

Page 29

Em Paraibuna o xarope de caraguatá pode ser encontrado principalmente de abril a julho época de frutificação da planta” ser encontradas principalmente nas cidades de Foz do Iguaçu, Ciudad del Este e Puerto Iguazu. O fruto do caraguatá, saboroso e ácido, tem muitos apreciadores naquela região.

O plantador de caraguatás

Numa propriedade rural com sete alqueires em Cascavel no Paraná, o agricultor Valter Zanquini mantém o cultivo de caraguatás ocupando uma área de dois alqueires com o plantio, transformando os frutos colhidos em xarope-licor formado por açúcar em dissolução e substâncias aromáticas, seguindo uma receita de seus antepassados, passada de geração em geração pela família, obtendo assim um lucro extra para suas

despesas. O xarope é vendido em garrafas de 200 ml em cidades daquela região e ao que se sabe todos os consumidores gostam do produto.

Em nossa região

Em Caraguatatuba o xarope de caraguatá, era feito há alguns anos pelas donas de casa que o utilizavam como remédio caseiro para acalmar a tosse e promover a expectoração, mas esta pratica está em desuso. Existem informações de que em São Sebastião algumas senhoras mais idosas ainda elaboram o xarope para uso doméstico. No mercado de Paraibuna o xarope de caraguatá pode ser encontrado principalmente de abril a julho época de frutificação da planta.

Receitas populares de xarope Xarope de caraguatá

Ferver de oito a dez frutos cortados e bem amassados em 250 ml de água por cinco minutos. Coar e adicionar duas ou três colheres de sopa de mel de abelhas, retornando ao fogo até apurar num xarope. Tomar uma colher de sopa duas vezes ao dia.

Xarope de caraguatá e guaco

1 kg de açúcar, 1 litro de água, 10 frutos de caraguatá e 5 folhas de guaco. Misture a água e o açúcar e deixe ferver. Coloque o caraguatá e as folhas de guaco e deixe ferver por dois minutos. Deixe esfriar e guarde em frasco de vidro em local fresco.

Uma nova receita

1 cacho de caraguatá bem maduro 600 gramas de açúcar Limpam-se e descascam-se as frutas, secando-se muito bem, espremendo-se cuidadosamente numa peneira grossa até retirar todo o sumo. Coloca-se o caldo numa vasilha, junta-se o açúcar levando-se a fogo brando deixando-se ferver até o ponto de xarope. Use uma colher de sopa dissolvida num copo d´agua ou puro. Caraguatá, nome indígena que significa “erva ou folha fibrosa”, herbácea nativa do Brasil, também conhecida como gravatá, caraguatá-açu, caraguatá-piteira, caroatá, craguatá, curauá, curuatá-açu, gravatá-açú, gravatá-da-praia, gravatá-de-gancho e gravatá do mato. Em comunidades mais antigas e famoso como xarope para curar gripes e resfriados. Suas fibras trançadas eram usadas para a confecção de sandálias.

Junho 2011

Os Sabores de Caraguá

REVISTA DA CIDADE

29


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.