Contato VIP - Março de 2019 - Carazinho

Page 45

Ela nasceu na cidade de Soledade/RS, em uma família de oito irmãos, Valéria lembra que desde criança sonhava em ser advogada, contudo, o sonho foi sendo esquecido devido as dificuldades da vida econômica familiar. Seus pais eram trabalhadores assalariados e os filhos começaram a trabalhar desde adolescentes para poderem ajudar no sustento da casa. Eva Valéria começou a trabalhar como babá, recebendo valor irrisório como pagamento pelo seu trabalho. Valéria lembra que seu pai, apesar das dificuldades econômicas, comprava algumas revistas Pais e Filhos, que ela adorava ler. Um dia, seu pai levou para casa o livro: O Maior Vendedor do Mundo. Quando terminou a leitura, Valéria decidiu que seria vendedora – e com a Carteira de Trabalho assinada. “Criei uma meta de ir trabalhar no comércio, eu queria ser vendedora. Ouvi muitos ‘nãos’, pois diziam que eu era jovem e não tinha experiência”, relembra. Ela descobriu que uma loja de discos estava contratando, foi fazer uma entrevista de emprego e começou a trabalhar informalmente. Em seguida, com CTPS assinada trabalhou numa livraria de Passo Fundo, onde teve a oportunidade de desenvolver as habilidades e competências de vendedora.

respectivamente). Valéria concluiu o ensino médio; fez a carteira de motorista e foi uma das primeiras mulheres associadas da feira a ir para a Gare dirigindo, mais tarde também foi a primeira mulher eleita Presidente da Associação da Feira do Produtor da Gare contribuindo para o desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar do município. Como mulher, mãe e empreendedora, Eva Valéria, engajada social e politicamente, contribuiu também na caminhada do marido, que foi eleito por três mandatos vereador de Passo Fundo.

O engajamento social é outra marca da Eva Valéria. Mesmo trabalhando no comércio, ela sempre esteve vinculada a ações sociais e desde muito jovem participa de associações comunitárias, de entidade de classe, partidos políticos e organizações sociais. “Sempre me envolvi com projetos de formação de lideranças jovens e de empoderamento da mulher, especialmente. Quando a mulher se sente empoderada, ela conquista o seu espaço, se torna empreendedora na economia e na vida política e um instrumento de transformação social em prol do bem comum e de vida digna de ser vivida.” O mesmo empreendedorismo Eva Valéria demonstrou depois de casada. No início dos anos 90 ela conheceu o Rui, que já trabalhava na agricultura. Valéria foi morar e trabalhar no meio rural e ajudou a criar a agroindústria familiar de carnes e embutidos de suínos Lorenzato, a produção era vendida na feira da Gare. O casal teve dois filhos, Leonardo e Gabriele (23 e 21 anos

Com a carteira da OAB em mãos e confiando que “o sol nasce para todas”, Eva Valéria optou por trabalhar como advogada. Então, juntamente com colegas da faculdade, abriu seu escritório, fez uma pós-graduação e hoje atua especialmente na área previdenciária. Atualmente, também trabalha como Coordenadora Pedagógica do Curso de Formação de Agentes Defensores de Direitos Humanos, numa parceria entre a CDHPF e o Ministério Público do Trabalho. No ano de 2016, concorreu a vereadora e foi uma das mulheres mais votadas de Passo Fundo, com 1233 votos. Eva Valéria continua residindo no interior e auxiliando o marido na agricultura, mas hoje também se realiza na profissão que sonhava em ter desde criança. Por fim, Eva Valéria diz ser uma mulher feliz “sou advogada e ainda me mantenho engajada socialmente contribuindo para um mundo melhor para todas e todos, mas buscando sempre aprender a cada dia”.

O sonho de ser advogada permanecia vivo e Eva Valéria decidiu estudar. Ela fez parte da primeira turma de direito da IMED e formou-se em 2010. “Neste período eu gerenciava a agroindústria e fazia sete feiras por semana, cuidava dos dois filhos pequenos (contando com a ajuda dos familiares e amigos) e participava ativamente das várias organizações sociais, especialmente na defesa dos direitos das mulheres por meio da Associação das Promotoras Legais Populares - PLPs”, conta. No ano de 2011 veio a aprovação na OAB, conquistando, assim, o direito de advogar.

Eva Valéria Lorenzato

Vip Mulher

FOTO | DANIEL TATSCH

contatovip.com.br | 45


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.