VIP Abril - 2018- Carazinho

Page 80

VIP | Turismo

Cristine Heilmann Gerente Comercial na Ilha Viagens e Turismo

VIAJAR SEM PRESSA!

U

m erro frequente dos brasileiros é querer ver muito e não ver nada. Numa viagem à Europa, fazer a Itália inteira em 7 dias, ou o combo Paris, Londres, Bruxelas e Amsterdam em dez dias... não vale a pena; você vai correr para lá e para cá, sem conhecer nada direito. Claro que tudo é uma questão de objetivos. Se o seu é pisar no maior número de países possível, tirar uma selfie no principal ponto turístico e partir para a próxima, dá para fazer até mais de “4 países” em 6 dias. Viajar é conhecer e interagir com novas culturas, é aprender um pouco sobre a história e costumes locais, é comer comida típica e fazer pequenas descobertas. É experimentar um café ao acaso, é sentar no banco da praça principal e ficar de bobeira. Então, antes de cair na besteira de querer ver tudo e não conseguir ver nada, seja consciente e reflita: o que é importante para você: (a) Quantidade (número de cidades) ou Qualidade (experiência em cada lugar). Sei que a maior parte das pessoas tem medo de jamais conseguir voltar, ou tem aquela vontade de aproveitar a viagem para... mas no final das contas a correria desvairada não vale a pena.

Muitas pessoas ainda têm no pensamento que na Europa tudo é pertinho!! Experimente pegar um trem de Lisboa para Munich e ver quantas horas dá. São quase 2500 Km pelo caminho mais curto, o que, de carro, direto, daria pelo menos um dia inteiro de viagem. Evite ao máximo ficar menos de três noites em uma capital, ou grande cidade européia (muitas delas merecem pelo menos 4 ou 5 noites) e menos de 2 em cidades menores. O troca-troca desvairado de hotel lhe faz gastar tempo e dinheiro à toa. Esse é sempre um processo cansativo: arrumar a mala, fazer check-out, carregar a mala, chegar em outro lugar, esperar a hora do check-in,

Rua General Canabarro, 100 Sala 03 - Centro - Passo Fundo (54) 3045-2700

80 | contatovip.com.br

desfazer a mala. Faça mais viagens bate-volta. Em várias regiões, você pode estabelecer uma base para dormir e conhecer destinos próximos, indo e voltando de carro, por exemplo. É melhor curtir bem algumas poucas cidades do que correr para dar só uma olhadinha numa porção delas. Pense bem: férias não é para ser seu momento de descanso, de diversão, de abstração das obrigações chatas do dia a dia? Então, porque não se dar esse tempo para relaxar, descansar o celular (do wifi e das fotos) e curtir um ócio com a sua companhia de viagem? Tomar um vinho, ler um livro, ver um filme, ficar de bobeira na piscina, dormir até tarde?


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.