Revista Condomínio. Edição 83

Page 84

Temos a maior floresta urbana do mundo. Precisamos proteger a Floresta da Tijuca e a natureza como um todo

ou remoção de árvores. Na Parques e Jardins também são elaborados projetos de paisagismo para praças, parques e jardins urbanos e é feita a especificação de árvores e plantas mais adequadas para os diversos espaços públicos da cidade. No caso de alguma árvore no espaço público que esteja causando problemas a um condomínio, a Prefeitura deve ser acionada para resolver a questão.

Adote.Rio O Adote.Rio – bens públicos de uso comum do povo é um programa que visa atrair a participação de empresas, associações de moradores, condomínios e cidadãos para o processo de gestão ambiental da cidade, por meio da adoção de áreas públicas como praças, jardins e canteiros.

84

www.condominioetc.com.br

Dessa forma, o programa busca estimular a apropriação dos espaços públicos pelos cidadãos e promover as melhores dinâmicas de uso desses importantes espaços do Rio de Janeiro. A Lei Municipal nº 5.788, de 23 de setembro de 2014, instituiu o programa Adote.Rio, regulamentado por decreto municipal, que ampliou, sobremaneira, a abrangência de espaços públicos passíveis de adoção, visando à conscientização ecológica de cada segmento da sociedade, à associação da marca à preservação do meio ambiente e responsabilidade social, à participação efetiva na preservação do patrimônio ambiental e cultural da cidade, ao marketing alternativo, mídias sociais e espontâneas. Para iniciar o processo de adoção, o interessado deve identificar a praça ou o espaço público a ser adotado, na lis-

ta disponível na página http://adote.rio/. Após a seleção, ele deverá formalizar sua intenção, por meio do preenchimento do formulário on-line para a abertura do processo para celebrar o termo de adoção com a Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente (Seconserma)/Fundação Parques e Jardins. O programa Adote.Rio, regulamentado em 2018, objetiva promover maior participação da sociedade na manutenção de bens públicos de uso comum do povo, sob a tutela da Seconserma, ampliando para os demais espaços públicos a possibilidade de adoção.

Já foram adotados 1,5 milhão de metros quadrados de área! O programa de adoção de áreas verdes na cidade do Rio de Janeiro existe desde 1986. A cidade possui um número aproximado de 3 mil áreas verdes que podem ser adotadas, entre parques naturais, parques urbanos, praças, canteiros e outros tipos de terreno. Serviço Prefeitura Tel.: (21) 1746 http://www.rio.rj.gov.br/web/fpj Programa de adoção de áreas públicas da Prefeitura http://adote.rio/ Will Paisagismo Tel.: (21) 2143-7351 http://www.sandrowardpaisagismo.com.br


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.