Revista Check it! Edição fev/19

Page 34

capa

fotos Bernardo Coelho | Divulgação

Imagem meramente ilustrativa

CUIDADOS COM A SAÚDE VASCULAR

A

cirurgia vascular é a especialidade que cuida de todas as doenças que afetam a integridade dos vasos sanguíneos (veias e artérias) e dos vasos linfáticos. Algumas das principais doenças vasculares devem ser lembradas em cada fase da vida, ou na presença de casos na família. Nas mulheres, a partir da adolescência, podem surgir as primeiras telangiectasias (vasinhos) e até mesmo pequenas varizes. Na fase adulta, homens e mulheres já podem apresentar sintomas de dor e inchaço nas pernas, podendo ou não serem associados às varizes. A partir dos 50 anos, as doenças arteriais começam a ganhar importância, sobretudo se a pessoa for tabagista, diabética ou hipertensa. Dor nas pernas ao caminhar deve ser encarada como sinal de alerta. Os aneurismas também precisam ser pesquisados, principalmente se houver histórico familiar. As artérias carótidas necessitam de atenção especial, pois seu comprometimento pela aterosclerose (placas de gordura e cálcio) é fonte de acidentes vasculares cerebrais (AVC). Apesar de o fator hereditário ser importante, as principais causas dos problemas vasculares estão relacionadas à má alimentação e aos hábitos de vida nocivos. O consumo excessivo de açúcares, sal e gordura, a ingestão insuficiente de água, o sedentarismo e o hábito de fumar afetam 34 CHECK IT!

negativamente a saúde de veias e artérias, aumentando o risco de tromboses e infartos. O uso de medicações como anticoncepcionais hormonais, sem uma correta avaliação médica, também deve ser lembrado como fator de risco, sobretudo para tromboses venosas. Portanto, para manter a saúde vascular em dia é fundamental cultivar hábitos saudáveis, como praticar atividades físicas regularmente, reduzir o stress para manter a pressão sanguínea em níveis adequados, controlar o peso, monitorar doenças como diabetes, hipertensão arterial e colesterol, parar de fumar, consumir alimentos ricos em fibras, com baixo teor de sal, açúcares e gordura, ingerir água em quantidades adequadas, além de ter uma boa qualidade de sono. Faça um check- up vascular anual, ou, ao menor sinal de problemas, procure um médico capacitado. Ele será capaz de realizar um correto diagnóstico e recomendar um tratamento quando necessário. A Dra. Juliana Sander Suguita é angiologista e cirurgiã vascular, graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais, com especialização em Cirurgia Vascular e Cirurgia Geral, além de pós-graduação em Medicina Estética. Faz parte do corpo clínico do Hospital Vera Cruz, do Hospital Mário Gatti e trabalha também na Clínica Vascularte, em Campinas.n

Como vai a sua saúde vascular?

Dra. Juliana Sander Suguita CRM 111454

Av. Andrade Neves, 295 - 5º andar – salas 52/53 (19) 2512.3007/97415.1000 DraJulianaSander @drajulianasander


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.