Revista Blitz Universitária l ed.71 l janeiro l 2015

Page 1

#

71

JANEIRO | 2015

PROFISSIONAL DA HORA GUNNAR CAMPOS

NA BAGAGEM LAÍZE BASÍLIO

RAIO-X ELISABETH SÁ




EDITORIAL

colaboradores Vivianne Matos Gerente comercial Graduanda de Administração pela UFPI que não vê a hora de se especializar em Marketing. Não podia estar em outra função: gerenciar o setor comercial da revista, um desafio que ela assume de coração, por amar o que faz. O mundo dos negócios é o seu mundo.

Biani Luna Redatora Chefe

Poucas coisas são mais revigorantes que o mar. De fato, nem todo mundo gosta do vento desarrumando os cabelos, dos pés na areia, e do corpo peguento de água salgada. Mas, ainda que você não aprecie nada disso, é incontestável a energia que essa grande obra da natureza traz. Você não precisa estar na água, nem lambuzando as mãos com os deliciosos frutos do mar. Só dele estar ali, maré cheia ou maré baixa, com onda ou calmaria, tudo que está em volta se transforma. As pessoas têm uma áurea mais livre, numa liberdade que não se restringe a poucas roupas e sim a poucas amarras. Uma alma livre, o vento que leva embora todas as mazelas é o mesmo que traz uma paz inexplicável para o coração. Muita gente, nesta época, esteve no litoral e pôde experimentar tudo isso e voltou se sentindo pleno para o início deste novo ciclo. O que esse ano nos reserva? Não temos como saber. Façamos nossa parte e estejamos sempre dispostos a plantar o bem, o amor, o respeito ao próximo, a tolerância com as diferenças - assim, os tempos de colheita logo chegarão.

Loly Baldoino Gerente de Conteúdo Advogada que abriu mão da profissão para se aventurar pelos caminhos da moda, sua maior paixão. Está sempre ligada em internet e tudo que é tendência. Ama montar looks fashionistas. Além de ser defensora, é uma apaixonada por animais, principalmente pelo seu cachorrinho.

Ana Cristina Lima Produtora e Stylist A servidora pública e consultora de imagem demorou a assumir que sua grande paixão era moda. Quando a vocação falou mais alto, decidiu ingressar no curso de design de moda, especializou-se, fez whorkshop em Londres e São Paulo na área de consultoria de moda e imagem. Hoje divide o seu tempo entre tribunal e o mundo fashion.

Mário César Júnior Diretor de Arte

/ Diagramador

Publicitário Catarinense, que optou em viver no calor de Teresina em busca de novas experiências. Apaixonado por direção de arte para propaganda e desenvolvimento para a internet, músico por paixão, apreciador do bom e velho Rock n’ Roll e fascinado por viagens.

parceiros Júnior Reis Fotógrafo Estudante de publicidade e propaganda, fotógrafo de pessoas e tudo que estiver pela frente. Procura enxergar o cotidiano de uma forma diferente. Quando não está por trás das câmeras, dedica seu tempo em trabalhos de empreendedorismo social. Gosta de acampar e descobrir novas inspirações para o seu trabalho.

Karina Lessa Fotógrafa Fotógrafa e uma mãe apaixonada pelos filhos. Adora ler, andar de patins e jogar vídeo game com o filho. O mundo da fotografia sempre a fascinou, então ela transformou sua paixão em profissão. A partir daí, ela vem buscando novos conhecimento e agarrando oportunidades.

Yuri Ribeiro Fotógrafo e Assistente de Produção Jornalismo, moda e fotografia são suas maiores paixões. Do jornalismo, o segmento das artes e da cultura; Da moda, o fascínio por estilo, produção e a sua relação com a comunicação; E da fotografia, o gosto por fazer registro sob um olhar diferenciado. Ama viajar e é viciado em redes sociais, revistas, festas e música.

Walbert Júnior Maquiador e Cabeleireiro Formado em visagismo e make up artist e especializado na área da beleza. Tem sua profissão como hobby e gosta muito do que faz.

Blitz Universitária é uma publicacão da Blitz Editora LTDA. Endereço: Rua Honório Parente, 700 - 1ºandar. Jóquei. Teresina - PI Contato Comercial: blitzuniversitaria@hotmail.com 86 3233.8583 | 8877.0119 | 8877.0121 Conselho Editorial: Paulo Solano e Caio Pinheiro Diagramação: Mário César Júnior Comercial: Vivianne Matos Impressão: Halley S.A. Gráfica e Editora

Sugestões, perguntas e críticas envie para: blitzuniversitaria@hotmail.com

/revistablitz

@revistablitz

@blitzteresina

@revistablitz



SUMÁRIO

24 ENSAIO

Letícia Evelin

07 38

MATÉRIA ESPECIAL

TRENDING

10

SAÚDE & FITNESS

16 18 MODA PROFISSIONAL DA HORA GUNNAR CAMPOS

40

NA BAGAGEM Índia por Laíze Basílio

42

MEU PET

TASSIA CARVALHO, MARAVILHOSO E DIVINO.


trending TUDO QUE É BOM PODE FICAR AINDA MELHOR. Além de um cardápio cheio de delícias de boteco, cerveja gelada e drinks maravilhosos, o Bar Salomé agora tem Feijoada Premium todo sábado com música ao vivo. É muita coisa boa pra um bar só. É Bar Salomé, o seu novo conceito em boteco. /salomebarteresina

INTERNET PARA #PIZZALOVER Juntar duas coisas lindas: pizza + internet, só podia terminar em muito amor. A Domino’s Pizza resolveu inovar e agora está com uma super novidade: o Delivery Online. Peça a sua pizza pela internet e receba diretamente na sua casa. É simples e rápido! Basta cadastrar o seu endereço e em seguida, efetuar o pedido. Acesse: delivery.dominos.com.br e delicie-se. @dominosteresina

DNA SAUDÁVEL Ano novo, vida nova! Resolveu ficar de boa com a balança nesse início de ano? O DNA Natural pode ser o seu mais novo melhor amigo! No almoço, no lanche ou no jantarzinho, você pode se deliciar com pratos executivos, massas leves e saladinhas especiais. Além de uma variedade de Sucos e Smoothies, para acrescentar um sabor trabalhado numa vida saudável. #Ficaadica!

07 | Blitz 71

@dnanaturalteresina


EU QUERO College Raposa

LINHA UATT? SCHOOL

Mochilas College Poá Preto e Bege

Hits Pop Indie Rock

Hits Pop Gatinha Poá

Hits Corujinha

Estojos College Corujinha, Raposa e Gatinha Poá

Estojos Multiuso Mapa Mundi, Love Punk e Play

Marcadores Magnéticos

Mega Marcador Gato

Riverside Shopping, loja H111 Teresina Shopping, loja 373

Marcador Corujinha

Marcadores Quadradinhos Gatinha Poá

(86) 3302-3505/8876-8135 (86) 3231 -9875 8 | Blitz 71

@uattteresina

/uatt?

www.uatt.com.br



FITNESS

SUPLEMENTOS

É assustador e preocupante que a grande maioria das pessoas, ao se matricularem numa academia, apressam-se em comprar imediatamente e por conta própria, um suplemento alimentar, no intuito de acelerar o processo de ganho de massa. Mas será isso realmente uma boa ideia? A resposta é não. É cada vez maior o número de nutricionistas que trabalham somente com alimentos sólidos na prescrição de suas dietas, já que o corpo pode obter todos os nutrientes necessários através de comida de verdade. Suplementos servem para casos específicos, complementando algo existente, dessa forma é errado pensar que sem ter uma dieta, algo possa ser complementado.

CTRL C + CTRL V É de suma importância que se saiba e que se respeite o fato de que apenas o profissional de nutrição pode, por lei, prescrever uma dieta. Endocrinologistas, educadores físicos e atletas de bodybuilding não podem e não devem fazê-lo. Cada pessoa tem um metabolismo e uma rotina de treino diferente, e é isso que dará o norte para que o nutricionista entenda como seu corpo precisa se alimentar.

Dietas são pessoais, então ao invés de copiar rotinas alimentares mirabolantes de musas fitness, procure um profissional que possa fazer com que sua dieta seja sustentável. Pois de nada adianta radicalizar na alimentação, se daqui a 30 dias você não conseguir permanecer no mesmo ritmo.

QUATRO APOIOS #FAIL

CADÊNCIA & AMPLITUDE Estudos científicos já provaram que o exercício em quatro apoios para glúteos é de longe a pior escolha para trabalhar esse grupo muscular, pois o recrutamento das fibras do glúteo nesse movimento é bem pequena, cerca de 30%. Então, que tal otimizar seu treino e ganhar tempo fazendo exercícios bem mais eficazes e eficientes? Aposte no agachamento total, stiff, avanço e leg press.

Preocupe-se sempre mais com a amplitude do que com o peso. Via de regra, no treinamento de hipertrofia, a amplitude é fundamental. E não tenha pressa, exercícios cadenciados de baixa velocidade proporcionam excelentes resultados.

10 | Blitz 71


11 | Blitz 71


Fotos: Karina Lessa

LOOKDO DIA

Check it

Ana Laís Monte é professora de moda do Senac, ama cachorro, adora viajar e curtir uma praia. Procura sempre estar atualizada com o mundo fashion e suas duas grandes paixões são seu noivo e a sua coleção de livros de moda.

JANTAR COM O NOIVO JANTAR COM O NOIVO

BALADA

JANTAR COM O NOIVO

BALADA

CASAMENTO

BALADA

CASAMENTO

CASAMENTO

Av. Ininga, Loja V94, Riverside Walk Shopping (86) 3215-0778 /checklistteresina

@checkitteresina

12 | Blitz 71

(86) 9925-4222


13 | Blitz 71


14 | Blitz 71


15 | Blitz 71


PROFISSIONAL DA HORA

GUNNAR CAMPOS por BIANI LUNA

Entre os livros e as aulas de Administração, Gunnar arriscava-se na cozinha, embalado por sua paixão pela gastronomia. Se aventurar com diferentes pratos era um hobby: sushi, carnes, pizzas e macarronadas revesavam-se entre as opções em reuniões da turma. “Me reunia sempre na casa de uma tia para fazer pizza e massa realmente sempre foi o meu forte. Daí iniciou um interesse em aprender sempre coisas novas”, relembra. O que era apenas uma brincadeira ganhou uma conotação mais séria a medida em que ele evoluía com seu curso de graduação, fazendo surgir a ideia de montar um empreendimento. Apaixonado por pizza, ele não teve dúvidas que era este o segmento que deveria investir. “Estudei o mercado e vi que na cidade faltava uma pizzaria com um conceito diferente, com sabores inovadores e de qualidade realmente diferenciada. Então pensei, juntamente como minha esposa, em algo que tivesse a nossa cara. Escolhemos o nome e daí começamos a implantar o conceito de Gastronomia & Arte”, ele conta. O local escolhido para a implementação do Ateliê do Chef começou com apenas dez mesas e já na primeira semana veio a confirmação de que tinham acertado no ramo. Com um ano de casa, entenderam que havia uma necessidade de ampliar o espaço, por já não ter mais como suportar uma lista de espera tão intensa: “Aumentamos o ambiente e consequentemente a quantidade de colaboradores. Sentimos que essa ampliação foi importante naquele momento, por

nos fazer buscar novos projetos para nosso espaço. Começamos a sentir que ele podia ser melhor aproveitado e abrimos para artistas exporem e fazerem projetos. Ainda que não tenhamos um mercado de arte muito grande em Teresina, acreditamos que cada inventivo à arte e cultura, deve ser bem-vindo.” A medida que o negócio foi crescendo, novas ideias foram surgindo e a mudança no cardápio foi uma delas. Era hora de testar pratos além da tradicional pizza, e para isso Gunnar e Moema buscaram cursos, consultorias e máquinas que os ajudassem a implantar uma cozinha italiana no Ateliê, então vieram as massas, risottos e lasagnas. Esse foi o pontapé inicial para encorajá-lo a buscar sempre mais. “Na tentativa de estar sempre inovando, procurei cursos fora, conheci outras cozinhas e adquiri conhecimento para ter liberdade de inserir novidades e sentir a aceitação do mercado”, ele diz e completa: “Nossa ultima inovação, foram os hambúrgueres gourmet, hoje sucesso no nosso restaurante.” O Ateliê do Chef, como o próprio nome já diz, é um lugar que permite testar e surpreender diariamente os cliente com artes culinárias. E a partir do feedback do público é possível mensurar e entender o que precisa ser mudado. Gunnar finaliza contando uma novidade em primeira mão para 2015: “Vem aí o self-service durante o dia, um almoço totalmente diferenciado e com a cara do Ateliê, um outro direcionamento, totalmente novo e que acreditamos ser um sucesso.” /ateliedochef

@

@ateliedochef_

ateliedochef@hotmail.com www.ateliedochef.com.br

16 | Blitz 71


Foto: Karina Lessa

Na tentativa de estar sempre inovando, procurei cursos fora, conheci outras cozinhas e adquiri conhecimento para ter liberdade de inserir novidades e sentir a aceitação do mercado.â€?

17 | Blitz 71


Por Loly Baldoino

Fotos: Karina Lessa

MODA

@lolybaldoino

Amarelou Geral! O nosso verão pede looks vibrantes e cheios de vida, por isso o amarelo foi eleito como uma cordesejo da estação. Se você torce o nariz para essa cor, chegou a hora de repensar, ela tem tudo para bombar. O tom deixa o visual mais alegre e pode ser combinado com estampas florais, que são atemporais e românticas, na medida certa. Além de “tá na moda”, o amarelo significa luz, calor, alegria, descontração e ainda simboliza o sol e o verão. E aí, convencidas?

Perninhas à mostra

A bermuda virou uma febre! É uma peça fashion, moderna, com uma pegada arrojada e ar despojado, que faz parte do estilo “boyish”, um hit das passarelas. Boyish? Oi? Sim, esse estilo super confortável e mega estiloso é baseado em referência ao guarda-roupa masculino. A grande sacada é combinar com peças mais femininas, como o top cropped, pois irá equilibrar sua produção de forma sutil e charmosa. Já podem começar a invadir o closet dos boys, hein?!

MUST HAVE

Tá dominado!

Conforto e estilo saídos diretamente do streetstyle para as passarelas e agora dominando nossas vidas. A peça hype do momento é o simples e básico: tênis branco! E, cá entre nós, ainda bem né? Porque não existe nada mais confortável e fácil de combinar. Ele dá um charme todo especial e deixa a produção leve e descolada. Se aliado a peças mais femininas e românticas, como saia midi, vestidos e estampas florais, ainda garante o “hi-lo”, sensação do momento.

Chegaram de mansinho e conquistaram nossos corações. Os óculos espelhados foram, são e serão os queridinhos do verão. Quem não tem, é hora de procurar um para chamar de seu, pois asseguram uma aparência atual e fashion. Você não vai querer ficar de fora desse mood “fun and fresh”, né?

18 | Blitz 71


BEAUTY

Por Yuri Ribeiro

@yurii_ribeiro

Detox para a pele

A cor do ano No final do ano passado a Pantone anunciou que a cor para 2015 é a Marsala. O tom, que deve guiar a escolha do que vestir nos próximos meses também aparece entre as apostas de beleza. Inspirada na tonalidade, a Sephora acaba de lançar a coleção cápsula “Sephora + Pantone Universe”. A linha é composta por 12 itens entre sombras, máscaras de cílios, batons, iluminador e uma paleta de sombras com 24 cores. Ainda não há informações sobre quando a coleção deverá chegar ao Brasil, mas os produtos já estão à venda na loja online da marca.

Direção criativa A make-up artist e fashion blogger Lisa Eldridge foi anunciada como a nova diretora criativa de maquiagem da Lancôme. Ela será a responsável por, a partir de agora, desenvolver os produtos da marca de beleza e por publicar tutorias de make para o dia-a-dia em uma plataforma online. Lisa teve seu primeiro contato com a Lancôme há 20 anos, quando se tornou consultora de beleza em um balcão de vendas. No novo cargo, entre os primeiros trabalhos de Lisa está o projeto de um ateliê de make-up em Paris.

Se você é daquelas que não dispensa um make-up super produzido para sair, saiba que você também precisa dedicar tempo para cuidar da pele. Sempre retire a maquiagem antes de dormir e mergulhe o rosto em uma bacia com água gelada para fechar para os poros. Se você abusou dos produtos em um dia, tente usar o mínimo possível nos dias seguintes, a pele precisa respirar um pouco. Para manter a pele sempre hidratada coma alimentos frescos e orgânicos e adquira o hábito de tomar água de coco ou água com gotas de limão diariamente. O detox para a pele pode ser completado com o uso continuo do hidratante logo após o demaquilante e com uma esfoliação três vezes por semana.

Se proteger contra o sol é o básico para quem mora em uma cidade como a nossa. Por isso, o protetor solar deve ser o melhor amigo da gente aqui em Teresina. Para evitar queimaduras é importante que você escolha o fator solar de acordo com sua pele. Seja ela branca, morena ou negra, todas precisam de proteção. Em caso de queimadura, procure tomar banho gelado. Abuse do hidratante e não estoure as bolhas ou muito menos puxe a pele em descamação. Nesses casos também pegue leve na maquiagem. Caso o uso seja necessário passe gelo antes de aplicar o produto, borrife água termal e use primer. 19 | Blitz 71


PIXEL Fotos: David Carvalho

20 | Blitz 71


21 | Blitz 71


22 | Blitz 71


Pais que amam

dizem Não Por Rita de Kássia Lemos Piauilino Nunes Psicóloga especilista em Psicologia Hospitalar

A

preocupação em educar uma criança na contemporaneidade, vai muito além da “lei da palmada”, posto que nos deparamos com demandas diferenciadas, bem como mudanças na estrutura e funcionamento familiar, de forma que uma das maiores razões para a falta de limite dos filhos seria provocada pela ausência constante dos pais, devido ao cumprimento de jornadas de trabalho prolongadas. Com isto, estes se sentem culpados pela lacuna provocada pela ausência, e este sentimento leva-os a uma concessão errônea e perigosa: a concessão exagerada. Nesse caso, o que estes pais devem compreender é que o importante não é o número de horas que passa com seus filhos, mas a qualidade destes momentos, propiciando atenção, afetividade, companheirismo. E mesmo nestes mo-

forma que a “mãe suficientemente boa” é aquela que supre a necessidade do NÃO interpondo o princípio do prazer, assegurando a internalização do conceito de limite tão importante para a formação de uma afetividade saudável, assim não há como pensar em cidadãos integralmente sadios sem necessariamente considerar o desenvolvimento de sua afetividade mediante esta interação. Criar um filho sem nunca dizer "não" é tão irresponsável como neglicenciar suas necessidades mais básicas, significa comprometer seu equilíbrio futuro, não raro será um ser humano com dificuldade de tomar decisões assertivas, incapaz de tomar conta da própria vida. É imperativo, portanto, que se estabeleça limites desde a mais tenra idade, embora não seja este o caminho mais cômodo, por se tratar de uma

mentos é preciso trabalhar com a questão dos limites, sem medos ou culpas, mas com convicção, pois isto permitirá que suas crianças alcancem um desenvolvimento saudável e equilibrado. Tal pensamento nos

tarefa que requer firmeza, tarefa mais complexa quando na adolescência, pois o adolescente já tem a base da vida adulta formada, mas certamente é este o caminho mais sensato e acertado. Importante lembrar

remete ao conceito winnicotiano de “mãe suficientemente boa”, no qual o cuidador-responsável pela criança (não necessariamente a mãe biológica) é aquele que efetua uma adaptação ativa as necessidades do bebê,

que no pensamento da criança, a falta de limites é codificada como ausência de afeto, de amor. Portanto vale a pena dizer a elas o que fazer e como fazer, mostrar os limites, afinal pais que amam dizem não.

uma adaptação que diminui gradativamente, segundo a crescente capacidade deste em aquilar o fracasso da adaptação e em tolerar os resultados da frustração. De

23 | Blitz 71


Enfim, férias! Tempo de curtir o calor, o sol, o mar, céu aberto, a praia... E para aproveitar a temporada pé na areia, a equipe de moda e estilo da Blitz partiu especialmente para o nosso litoral, uma das inúmeras beleza da nossa região, levando na mala rasteirinhas, óculos escuros, biquínis, looks de tecidos leves e coloridos, sem perder a elegância. No ensaio a capa do mês Leticia Evelin encarou o balanço da maré e Stand-up em um sol escaldante, sem perder o charme e a simpatia. Só não pode esquecer o protetor solar, tá?!



Macacรฃo estampa folhagem Chemise Sandรกlia Anabela Laranja Shoe Shop Semi Jรณias Mademoiselle

26 | Blitz 68


Body Tigrese Art’s Casarão Rasteira com strass Shoe Shop Semi Joias Mademoiselle


Vestido longo com listras douradas Chemise Rasteiras de tirinhas coloridas Shoe Shop Semi Joias Mademoiselle


Macaquinho estampa panana Oh, boy! Twiggy Rasteira com franjas Shoe Shop Semi Joias Mademoiselle


Blusa cropped Botswana e short cintura alta Farm Donna Tica Slipper de couro Shoe Shop Semi Joias Mademoiselle


Biquini esmeralda Fyi Twiggy Semi Joias e Turbante Mademoiselle


Cropped de CrochĂŞ e short jeans com guipir Chemise Semi Joias Mademoiselle


Entrevista com

Letícia Evelin O que me tira do sério: Filas. Nada se compara... ao Amor de Deus. Uma palavra: Gratidão. Livro da vida: Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa. Felicidade é... ter saúde física e espiritual, ter amor, viver com paixão e ser grato. Meus planos... são fazer pós graduação em outro Estado, ser a melhor dentista que eu puder, criar um projeto social referente à odontologia, viajar o máximo que eu conseguir, ter uma casa com arquitetura sustentável. E a cada dia surge um plano novo, mas não sofro por expectativas, tenho um plano B pra tudo. Prato preferido: Massas.

A Letícia é... tagarela, brincalhona, teimosa, curiosa, apaixonada pela vida e pelas coisas pequenas, alguém que ama a Deus sobre todas as coisas e uma cabeça cheia de sonhos e ideias (algumas bem loucas) o tempo todo! Quando estou apaixonada... tudo em volta vira amor. No MP3: a) Rock and roll b) Música Pop c) Sertanejo

Pra beber: a) Água de côco b) Refrigerante c) Cervejinha

Minha marca registrada... uma frase que eu digo o tempo todo “A vida é mais!”. Quem me conhece sabe! Um sonho: Construir um lar que se pareça comigo e uma família que se pareça com Deus.

Nos momentos de lazer... adoro ver filmes, séries, ir à academia, reunião com amigos e curtir meus sobrinhos.

Se eu pudesse voltar no tempo... passaria muito mais tempo com meus avós, que são minha maior saudade, dizendo a eles mil vezes: “Amo vocês” e “Obrigada”.

Um hobby: Cinema.

Um lugar: Onde meu coração estiver.

Minha família... é o porque e o pra que de tudo que sou e serei.


Vestido estampado tangerina Botswana Art’s Casarão Sandália Anabela Shoe Shop Semi Joias Mademoiselle


Cal莽a pregas laterais e camisa curta n贸 Farm Donna Tica Semi Joias Mademoiselle


Vestido de crochê branco Art’s Casarão Spadrilhe em camurça vermelho Shoe Shop Semi Joias Mademoiselle


MAKING of

Art’s Casarão: Riverside, Loja H-188 • 86 3230 1188 • 86 9428 9910 Chemise: Av. Dom Severino, 3764 - Loja 03 - Morada do Sol • 86 3232 5970 Donna Tica: Rua Frei Heliodoro, 275 - São Cristóvão • 86 3233 8465 Twiggy: Rua Jesus Tomaz Tajra, 1151- Jockey • 86 9841 7096 Mademoiselle: Riverside - Praça do Caribe • 86 3230 1162 Lourdes Studio de Beleza: Av. Governador Chagas Rodrigues, 575 - Posto Atalaia • Salas 02 e 03 • 86 3322 1973 Shoe Shop: Riverside - Loja 127 • 86 3221 4604 Manatí: www.manatibrasil.com.br - 86 3369 8100 Agradecimentos a Pousada Manatí pela hospedagem e prestatividade durante nossa breve estadia. Ficha técnica: Ana Cristina Lima: Produção e Stylist • 86 9941 2431 @anacristinalima Loly Baldoino: Assistente de produção e Estilo • 86 9957 4217 @lolybaldoino Júnior Reis: Fotografia • 86 9805 0428 @juunioreis

37 | Blitz 71


TRABALHAR &ESTUDAR Na escola muito se ouve falar sobre a forma-

muita sede ao pote, ansiosa por conhecer de fato a

ção ideal, e nessa época são muitas especulações

rotina de trabalho, e acabei priorizando o trabalho em

acerca da vida acadêmica. Ao ingressar na faculdade,

todos os momentos. Dentro de sala de aula eu só

outros dilemas são lançados, sobretudo a respeito do

pensava nos projetos do escritório. Sofri muito para

desafio de conseguir alinhar de maneira eficiente o tra-

me adaptar”, relembra, hoje satisfeita com a escolha

balho e os estudos.

de entrar no mercado de trabalho quando ainda

A base que o ensino acadêmico proporciona

estava na faculdade.

e a nova perpectiva de uma realidade tão diferente do

Há, porém, quem vá na contramão dessa

já conhecido Ensino Médio - com o acúmulo de res-

linha de raciocínio: “Desde o começo da faculdade

ponsabilidades e a necessidade do amadurecimento –

venho conversando com meus pais sobre o momen-

são fundamentais tanto na formação humana, quanto

to em que terei de trabalhar, e juntos resolvemos que

na formação profissional do aluno. Enquanto estudantes, em meio a livros e cadernos, muitos sentem falta de algo que torne concreta todas as teorias de sala de aula. E não somente impulsionados pelo primeiro passo na caminhada pela independência financeira, mas pela disposição em aprender o que só pode ser aprendido no dia a dia, no competitivo e por vezes cruel, mercado de trabalho. Com organização, é possível manter um relacionamento saudável entre a faculdade e o trabalho, mas antes de tudo é necessário estar ciente que as instituições fornecem o ensino, porém a absor-

me dedicar somente aos estudos é a melhor opção.

ção do conteúdo e o interesse pelo aprimoramento do

Acho que o aproveitamento e rendimento nunca será

saber depende exclusivamente do aluno. “O papel das

100% caso a pessoa se divida entre trabalho e sala de

Universidades são de extrema importância na forma-

aula”, acredita Emanoella Menezes, estudante de Ad-

ção do profissional. O esforço do aluno aliado a uma

ministração de Empresas. Além do aprendizado prático, o trabalho

boa qualidade de ensino dão uma base sólida para que o profissional consiga mater excelência de desempe-

proporciona a experiência de conhecer outros

nho em momentos críticos e tomada de decisões”, sa-

profissionais da mesma área, aumentando

lienta o professor acadêmico na área de Contabilidade,

assim o número de contatos profissionais que

Edgard Júnior. Sem dúvidas, trabalhar e estudar requer

podem auxiliar na evolução dentro da empre-

muita disciplina e determinação, pois a sobrecarga de

sa. Fazer um network é de grande importância

atividades pode fazer com que não dê para fazer as

quando se pensa no futuro, pois o colega de

duas coisas com a qualidade que gostaria, caso tives-

hoje pode ser um importante aliado no futuro

se que realizar apenas uma das tarefas. É importante

dentro da empresa ou até na busca de um

organizar-se para não deixar que o estudo atrapalhe o

emprego melhor.

emprego e nem o seu emprego prejudique os estudos, que foi o que aconteceu com a estudante de arquitetura Ana Caroline. “Estava no quarto período quando resolvi me arriscar no escritório do meu tio. Fui com 38 | Blitz 71


A gente dá algumas dicas de como aliar de maneira saudável a carreira profissional e os estudos, fazendo com que o aproveitamento seja expressivo e você possa se dar bem em ambos os setores.

SE LIGA

NAS DICAS

Eleja prioridades. Esteja ciente sobre qual atividade é mais importante no momento. Geralmente, durante a vida acadêmica, os estudos costumam falar mais alto, porém muitas vezes é necessário dar maior atenção a algumas tarefas importantes do emprego, nesse caso é necessário montar uma grade de estudos com intervalos maiores, até a situação se regularizar. Sabendo organizar todas as atividades, tanto profissionais como os estudos, poderão ser realizados com sucesso.

Otimize seu tempo. Para conseguir dar conta do rojão, alguns sacrifícios terão que ser feitos, especialmente na vida pessoal, reduzindo os horários de lazer. Os finais de semana, antes usados para diversão, serão momentos oportunos para ficar atualizado com os conteúdos de salas de aula.

Use a tecnologia a seu favor. Esqueça um pouco a navegação por diversão, e use seu smartphone ou tablet para gravar aulas, fazer pesquisas e armazenar conteúdo. Assim, os assuntos estarão na palma da sua mão para serem revisados enquanto faz os traslados entre casa, trabalho e faculdade. Criar grupos de whatsapp ou facebook com colegas de sala para trocarem informações a respeito dos estudos também ajuda bastante.

Seja fiel à sua rotina. Seguir horários é fundamental. Tenha em mente que qualquer furo no horário pode ser prejudicial para os estudos, para o trabalho e às vezes para a vida pessoal, uma vez que fugir de uma responsabilidade pode fazer com que surja uma lacuna em um desses três aspectos.

Anote tudo. Uma agenda pode ser uma grande aliada para quem vive nessa situação. Anote datas importante de entregas de trabalhos, provas e prazos finais, assim há menos chances de você adiar o cumprimento das tarefas. A procrastinação é a grande vilã de quem estuda e trabalha.

39 | Blitz 71


NA BAGAGEM ÍNDIA por Laíze Basílio

NA ESTRADA

Surgiu uma oportunidade para trabalhar voluntariamente em uma ONG, na Índia, na área da minha graduação. Eu não pensei duas vezes! Foi um divisor de águas na minha vida: 55 dias que se tornaram uma experiência única, me transformando pessoal, profissional e espiritualmente. Fui uma, voltei outra.

Parada obrigatória: Agra, para visitar o Taj Mahal. Em Déli, minhas dicas são os templos Qutub Minar e Akshardam. Ao norte, na cidade indiana preferida dos Beatles, Rishikesh, você pode relaxar com yoga e meditação, nos ashrams, e depois, jogar-se de um bungee jumping, aos pés do Himalaia, com direito a beber água pura da nascente do rio Ganges. A oeste, minha dica é uma visita ao deserto de Jaisalmer, de camelo. Cansativo, mas impagável.

PERTO DE TUDO Hospedagem é no bairro Connaught Place: além de ser bastante sortido, ainda tem uma estação de metrô curinga que, com a ajuda do aplicativo Delhi Metro, te leva para qualquer lugar!

INCREDIBLE INDIA HUNGRY KYA? (VOCÊ ESTÁ COM FOME?) Comida típica é no Karim’s e no Haldiram’s! Mas prepare-se para a pimenta, ou melhor, o massala. Para os “sem frescura”, minha dica é o templo Gurudwara Bangla Sahib, com comida gratuita de lamber os dedos - literalmente, porque, na Índia, se come com as mãos.

Se liga no que é diferente para não se assustar! Os indianos gostam de olhar bastante e alguns vão até pedir para tirar foto com você; Não se espante com o trânsito, é desorganizado, mas tudo se encaixa, inclusive vacas e elefantes; Não pegue táxi! Use tuktuk ou rickshaw – é barato e rápido; Atenção: você nem sempre vai encontrar um sanitário nos banheiros!

NOITE INDIANA Às terças, a noite é no Bromfy, um divertido e aconchegante lounge. Outra opção é a Kitty Su, uma boite com esculturas do templo Kama Sutra nas paredes. Mas as baladas tocam, na verdade, músicas ocidentais. Para quem prefere um barzinho, a dica é o The Beer Cafe. 40 | Blitz 71


41 | Blitz 71


MEU PET Tassia Carvalho, Divino e Maravilhoso Na verdade, a história dos meus passarinhos começou de maneira trágica: minha mãe comprou esse casal de periquitos australianos para compensar o outro pássaro que eu tinha e morreu. No começo, não gostava muito, pois eles eram muito ariscos e não queriam ninguém perto. Aos poucos, fui me aproximando deles e consegui estabelecer uma relação de carinho. O verde se chama “Divino” e o azul se chama “Maravilhoso”. Eles vivem soltos pela casa, adoram mexer nos objetos do meu quarto e se esconder no meu cabelo.

42 | Blitz 71


De domingo a domingo, o Restaurante Boa Vida oferece a melhor experiência durante o almoço, com opções leves, saudáveis e funcionais, com todo o cuidado para que os clientes mantenham o seu dia produtivo, e claro, com muito sabor a partir de 19,00. Nos fins de semana tem um cardápio de especialidades com pratos típicos e porções maiores que servem de duas a três pessoas. Sem falar do ambiente agradável que agora conta com espaço infantil para os filhotes se divertirem. Filé grelhado em roupa de acelga, molho chimichurri e purê de batata.

Filé ao vinho do porto com queijo gorgonzola acompanhado de talharim fresco na manteiga e ervas.

Capote confit com baião de dois preparado no próprio caldo da ave.

Paleta de cordeiro ao forno acompanhado de arroz primavera e batata assada. Opção serve duas pessoas.

Av. Elias João Tajra, 864 - Jóquei. @boavidacn

43 | Blitz 71

/boavidarestaurante

restauranteboavida.com.br

3233.1919


jeycielleoliveira

danigoncalves

karenpris

carlosalbertofarias

iannymesquita

claudialaise

lailasobrinho

44 | Blitz 71


recamaria vlinhares

lebandeira

robertacps

mariaalmendrafreitas

morganamendes

45 | Blitz 71


RAIO X SEM ROTINA Nunca soube o que é rotina de trabalho. Tenho obrigações diárias que procuro atender no decorrer do dia. Amanheço no trabalho, uma vez que a Ai Comunicação, empresa de assessoria de imprensa que tenho desde 2000, com oito funcionários, é no estilo home office. Depois tenho que, impreterivelmente, todas as manhãs, acompanhar as atividades da Assembleia Legislativa do Piauí, pois sou a Coordenadora de Imprensa da Casa. Lá, bebo na fonte e tenho as principais notícias que alimentam o meu blog. Além disso, depois de 12 anos no jornalismo diário, juntamente com a atividade de assessoria, tenho algumas regalias no quesito fontes privilegiadas. No meu dia também tenho que dar conta de outra empresa, a Lems Casa e Festa, que é voltada para o segmento de eventos, com locação de móveis e objetos de decoração para festas.

POLÍTICA DE BERÇO Minha história com a política vem desde cedo, na infância, vendo e admirando a movimentação de políticos da família, depois com o namorado, agora marido, Henrique Pires. Mas isso não é de inclinação. É nato.

BOAS COMPANHIAS Nas horas vagas curto desde ficar em casa, a viajar. Mas sempre com a família e os amigos.

LAR DOCE LAR Gosto muito da minha casa. Moro nela há 30 anos. E tudo na minha vida aconteceu nela. Mas, a cozinha é sempre o cantinho do encontro e a nossa é bem aconchegante.

OS PEQUENOS A melhor hora do dia é, indiscutivelmente, quando estou com meus filhos Pedro Henrique, de cinco anos, e Elizabeth, de dois anos.

I LOVE MY JOB Sempre gostei de trabalhar e comecei muito cedo, logo que entrei na Universidade, e uma coisa boa do jornalismo é a oportunidade de conhecer histórias e poder contribuir de alguma forma, repassar conhecimento e até mesmo ajudar. Como empresária, a chance de participar do sonho das pessoas que nos confiam os momentos mais importantes de suas vidas, como seus casamentos.

1001 UTILIDADES Eu diria que sou, literalmente, “pau pra toda obra”. Meu defeito é ser desligada e acabar esquecendo muita coisa. Mas, me dou o crédito sem passar recebido. Afinal, é muita coisa pra dar conta.

AMOR DE VÓ Minha lembrança mais constante é minha avó Elizabeth Sá. Herdei seu nome e em sua homenagem dei o nome a minha filha. 46 | Blitz 71

ELISABETH SÁ Jornalista

elisabetinhasa


Einstein



Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.