Revista Blitz Universitária ed.45 l Nov l 2012

Page 1

#

45 NOV | 2012

TODA A CRIATIVIDADE DE MARIEL WERNECK NO RAIO X ISABELLA VENÂNCIO E SUA JOLIE NO MEU PET NA BAGAGEM O CASAMENTO DE CARLA E ZILTON LAGES NO HAVAÍ

CIÚMES:

PROVA DE AMOR OU PATOLOGIA?

Marinna Dias




ter a-feira, 13 de novembro de 2012 17:52:40

INCLUS O_BLITZ



EDITORIAL O relógio sinaliza que já passou das onze. No calendário, o mês onze chega ao fim com gostinho de ano novo, e com a rapidez dos dias que aparentam ter menos de vinte e quatro horas. As ruas e as casas acendem suas luzes de final de ano, o bom velhinho ganha espaço no canto da sala e as cantigas natalinas nos fazem lembrar que algumas coisas nunca mudam. Mas mesmo com toda a pressa do relógio que não espera por ninguém, o ano ainda não acabou. Ainda dá tempo de botar em prática aquele seu projeto da primeira segunda-feira do ano, de planejar o réveillon dos sonhos ou corrigir aquele erro para que no novo ano todas as páginas estejam devidamente viradas. Há quem diga que a virada de ano é uma data como outra qualquer, superestimada pelos otimistas, que obedecem rituais para que no ano seguinte aconteça a mudança que tanto buscam, mas independente da crença acerca dessa data, todo mundo faz uma autorreflexão diante da retrospectiva dos longos - e contraditoriamente breves dias que ficaram para trás. Boas ou ruins, são as lembranças que nos fazem ser quem somos pelo resto de nossas vidas, e são a partir delas que traçamos nossos próximos objetivos e assim construímos nossos sonhos. Mais uma página está prestes a ser virada, na página seguinte uma folha em branco, esperando pelo nosso mais belo traçado.

SUMÁRIO 08 Lançamentos 14

Meu Pet

20

Matéria Especial

24

Eu quero

32

Ensaio

52

Raio X

10

Na Bagagem

16

Profissional da Hora

22

Look do Dia

27

Pixel

44

Instagram.me

PARCEIROS

A cada novo ano que nasce, nasce com ele novas trezentas e sessenta e cinco oportunidades.

Biani Luna

Gerente de Conteúdo Blitz Universitária é uma publicacão da Blitz Editora LTDA. Endereço: Rua Vereador G. Oliveira, 2930. São Cristovão. Teresina - PI Contato Comercial: blitzuniversitaria@hotmail.com 86 3233.8583 | 8839.9001 Conselho Editorial: Paulo Solano e Caio Pinheiro Diagramação: Anderson Alves Comercial: Laís Reis Conteúdo: Biani Luna Impressão: Halley S.A. Gráfica e Editora

Sugestões, perguntas e críticas envie para: blitzuniversitaria@hotmail.com

@blitzteresina /revistablitz blitzuniversitaria.com.br



lançamentos

SE LIGA

TERRASALPHAVILLE A Remax traz para você o TerrasAlphaville, um empreendimento que lhe proporcionará qualidade de vida e bem-estar. Foi desenvolvido para oferecer soluções sob medida a quem busca uma atmosfera de liberdade e tranquilidade. Um ambiente que integra lazer, conveniência, contato com a natureza e segurança para viver e criar seus filhos. Não perca essa oportunidade. Procure a imobiliária Remax mais perto de você e adquirira já seu lote! www.remax.com.br/piaui

COLEÇÃO CLASSIC CAMISERO Com muita criatividade, ideias inusitadas, estilo e excelente qualidade vem aí a nova coleção das camisetas que pensam. A Camisero Classic traz a idéia do old fashion e brinca com estampas de campanhas que foram hits nos anos 70 e 80. São as camisetas exclusivas que mais se ajustam a sua personalidade. Ame o novo, admire o clássico. Use Camisero! www.facebook.com/usecamisero

8 | BLITZ | NOV | 2012

ESSA CENA FOI FODA Com cerca de duas mil visitas semanais e mais de 800 seguidores, o tumblr ”Essa Cena Foi Foda”, do publicitário piauiense Phylippe Moura, virou fenômeno na internet. O motivo? O site é um verdadeiro acervo de cenas inesquecíveis do cinema. Filmes novos e antigos, de todos os gêneros, fazem parte do tumblr, que já foi destaque no site Júlia Petit e Revista Glamour. Pra indicar uma cena inesquecível, basta ir ao tumblr ”Essa Cena Foi Foda” e enviar a sua cena preferida. www.essacenafoifoda.tumblr.com



viagem

fotos: Carla Bruno

NA BAGAGEM

Em busca de belezas naturais especiais, com ar fresco e floral, sob influência de um solo mistíco vulcânico, o Havaí foi o lugar escolhido para celebrar o nosso amor! Assim começou, a maior aventura de nossas vidas. DESTINATION WEDDING. Conhecido como estado do Aloha, o Havaí possui uma riqueza cultural única. Conhecemos um pouco de tudo, da praia mais agitada à mais tranquila. O Hawaii transcende emoções, basta olhar para qualquer lado e se deparar com algo cinematográfico.

ONDE FICAR?

Hotel Sheraton Waikiki, tem localização central, possui o pôr-do-sol mais disputado de Oahu ou Hotel The Kahala, situado na zona residencial de Oahu, o hotel tem vista dupla para dois vulcões. Mergulhar com golfinhos é uma das atividades mais requisitadas deste Hotel.

ONDE BADALAR? O Happy Hour perfeito fica no Duke’s Bar, ao som de um bom surf music ao vivo, e RUM FIRE BAR pra badalar, com seu drinks exóticos, 24 open.

O QUE FAZER

O amor de Carla e Zilton está, literalmente, no ar. Vivendo na ponte aérea desde 2010, ela fotógrafa, ele empresário, foram ao Havaí para celebrar este amor em grande estilo.

O CASAMENTO

Os casamentos havaianos são ricos em detalhes e o ritualismo está presente na simbologia de cada elemento, que são bem representados durante a cerimônia. Composta pelo ar, fogo, água, terra, cânticos e dança, colares de flores além dos sopros em buzíos anunciando a chegada e partida dos noivos. A emoção fica por conta do juramento ao amor, feito com rostos colados, onde acontece a sicronização da respiração.

Faça um dos passeios da empresa Blue Hawaiian Helicopters, são muitos lugares paradisíacos para conhecer. Alugue um carro e vá em direção a NorthShore e aproveite as praias mais famosas do mundo: Waimea e Pipeline Beach. Uma boa parada é o Resort Turblei Bay. Pratique snorkel em Hauama Bay Beach, praia que surgiu de uma explosão vulcânica e invasão do mar, o lugar é incrível. A vista mais panôramica do Hawaii fica no topo do Vulcão Diamond Head, atualmente desativado e que requer disposição para uma trilha de 2h. As noites ficam por conta de Waikiki Beach, repletas de bares e considerada a região mais agitada de Honolulu. As 18h, tochas são acesas e passam a iluminar todas as ruas das ilhas, dando início as apresentações culturais havainas.

10 | BLITZ | NOV | 2012



redes sociais

@Aldosimeao Só para constar, você faz suas escolhas e suas escolhas fazem você.

@Anabeattriz Parem de mandar novembro ser doce apenas coloquem em prática todos os conselhos que dão aos outros.

@Andrezacarcara Muitas pessoas só vão atrás das outras quando percebem que estão sozinhas.

@Gugugb Até ler corrente repassada por e-mail se torna algo interessante quando você PRECISA estudar!

@Daisesaldanha Não sei se a vida é curta ou longa demais pra nós, mas @Edsonsampaioo seja lá qual for a sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocamos no coração das comida, pode ter certeza que de madrugada ela fica muuito mais pessoas. ;) gostosa.

Twittando @Freitasmarcela Arrogância = um dos maiores males dos últimos tempos.

@Geronimojrlapac Se algum dia alguém lhe disser q seu trabalho não é profissional, lembre-se: amadores construíram a Arca de Noé e profissionais o Titanic ! @Senhorlunga Ouvi dizer q nessa quintura q acomete o Piauí, Dilma vai lançar o programa: “Meu ar-condicionado, Minha vida”

@Igorgirao Confesso que já tentei muito abraçar a causa de que o troca-troca é um cartão postal. GENTE, AQUILO É RIDÍCULO! Desculpa. @Luana_sena previsão: amanhã vai ser um dia feliz.

@Marjoriecastro_ E o bom da vida é isso. Nada é fixo, tudo passa, dando oportunidades a outros tipos de experiencias...

12 | BLITZ | NOV | 2012

@Lucascwill Chega atrasado no ENEM mas quando tem show faz fila 2 semanas antes.

@Niltomarandrade Andrade Não esqueça: “A fé remove montanhas”



meupet

Isabella Venâncio & Jolie

Jolie pertence à raça Shih-Tzu, uma espécie de cão alegre, dócil, carinhoso, além de ser bem apegado ao dono e a todos da casa, mostrando-se sempre fiel e um excelente companheiro a qualquer hora. Sempre tive apego por animais, por sempre tê-los em casa, mas sempre simpatizei mais com cachorros. E, por isso, quando tinha 17 anos, ganhei a Jolie. Ela chegou em minha casa com 2 meses, e desde então só trouxe alegrias com seu jeito cativante! Adora mordomias e é tratada com muita cautela: banhos e hidratações semanais, atenção especial aos olhos, caminhadas semanais e cuidados com a alimentação. Não tem como não se apaixonar! Sua fofura, carinho e companheirismo admiram todos que a conhecem. Por esses motivos, que eu indico essa raça para família e amigos, principalmente àqueles que procuram o mais puro e fiel amor!

14 | BLITZ | NOV | 2012



profissional da hora

MARCO VINICIO

Em uma conversa sem maiores pretensões, onde o assunto girava em torno dos planos futuros, os primos e amigos Marco Vinício, Guilherme e Paulo Eduardo tiveram a ideia de criar uma marca de roupa. Mas foram unânimes ao estabelecer que esta não poderia ser uma marca de roupa qualquer, tinha de haver nela uma identidade, que externasse a ideologia que eles carregam, bem como suas preocupações com o meio ambiente. ”Somos praticantes de KiteSurf, amantes da praia e conscientes da importância da natureza para o bem estar do ser humano, e queríamos que a marca tivesse a nossa cara, então nós a batizamos com o nome de DuSurf Company! Feito o esboço do nosso projeto, com um nome que para nós significa um estilo de vida, colocamos em prática nossos planos”, relembra Marco Vinício. A próxima etapa, seria montar, de fato, o projeto, e para isso contaram com o apoio de instituições como o Sebrae e Banco do Nordeste, que viabilizam o empreendimento, dando o suporte necessário. Passado alguns meses, eles viram a necessidade e oportunidade de ter um ponto de venda onde eles pudessem não somente vender a marca DuSurf, mas também roupas masculinas, acessórios e equipamentos para a prática de esportes como o KiteSurf e Skate. ”A ideia era que a loja fosse uma espécie de Show Room da nossa marca e também de marcas conhecidas pelo nosso público alvo, como MCD, Quiksilver, Rip Curl, Lost, entre outras.”, conta.

16 | BLITZ | NOV | 2012

Os sócios da DuSurf esforçam-se para conciliar suas funções diárias com as funções que desempenham dentro da empresa, funções estas igualmente divididas entre todos, inclusive o setor administrativo, referente a gestão do negócio. Marco Vinício dá detalhes sobre como funciona essa divisão dentro da empresa, que ganhou mais um sócio em 2011: ”O Guilherme por estar estudando em SP, fica responsável pelo financeiro, é ele que realiza os pagamentos, estabelece metas, cria e abastece as planilhas com as informações da empresa para que a gestão fique mais simples, direcionada e eficaz. Paulo Eduardo tem o foco na Produção, ficando responsável pelos fornecedores. O André, além de focar no administrativo, cuida da parte financeira que não pode ser feita a distancia. E eu fico com a responsabilidade da imagem, do marketing da empresa, bem como com treinamento e coaching dos colaboradores.” Por ser uma marca própria, há ainda a preocupação com a criação, onde todos são responsáveis por pesquisar, estudar as tendências, e angariar informações para criar as estampas. Depois desse processo, nascem as peças da DuSurf, que hoje está na sua segunda loja, e sempre pensando em expandir: ”Estamos com projetos para abrir mais lojas, inclusive em outras capitais”, finaliza.


foto: Jaílson Cavalcante

Somos praticantes de KiteSurf, amantes da praia e conscientes da importância da natureza para o bem estar do ser humano, e queríamos que a marca tivesse a nossa cara.”




matéria especial

MAS EU

me mordo de CIUMES por BIANI LUNA

Enquanto ele está no banho, ela corre apressada para checar as mensagens na caixa de entrada do celular dele. A partir daí, qualquer detalhe desconhecido podese levar ao fim do romance antes julgado inatingível. A cena narrada, de tão corriqueira, parece comum, e de fato, saciar a curiosidade sobre detalhes da vida do parceiro é algo tão normal quanto saudável, desde que todas as partes estejam de acordo. Para equiparar benefícios e malefícios do ciúme, pedimos ajuda para o Aurélio, que o define como ”zelo de amor; receio de que a pessoa amada se apegue a outrem”, sendo assim ele pode se manifestar de diversas maneiras e é destinada não somente ao companheiro, podendo estender-se desde as demais relações afetivas, como a objetos pessoais. Mas no que tange as relações afetivas, o ciúme é pauta cada vez mais frequente, diante disso, não é raro ouvir nos noticiários ameaças, conflitos e até mesmo homicídio desencadeados pelo ciúme exacerbado, tanto de homens quanto de mulheres. Extremismos a parte, quando o ciúme se refere ao zelo para com a pessoa que você ama, é considerado requisito fundamental em um relacionamento, sendo inclusive, apontado como prova de amor. A equação do senso comum é simples: onde há ciúme, há amor, e onde não existe ciúme, o amor também inexiste. Mas quão tênue é a linha que separa o ciúme saudável do patológico?

20 | BLITZ | NOV | 2012

Aos 22 anos, Juliana* coleciona alguns romances fracassados, que inclusive, nunca desenvolveram para um namoro, fenômeno decorrente do ciúme exagerado. Mesmo acometida pelo sentimento de posse, ela busca ao máximo não demonstrá-lo, e com isso, acaba sofrendo sozinha, não optando pelo diálogo, a fim de solucionar este problema. Para saciar suas curiosidades, ela já chegou ao extremo de hackear as senhas do parceiro e perseguí-lo de todas as maneiras possíveis. Frustrada com a situação, ela recorreu à ajuda profissional: ”Busquei ajuda com uma psicóloga e descobri que meu problema vai além do ciúme. Sofro muito de ansiedade e tenho agapefobia, fenômeno caracterizado pelo medo do amor, por isso só consigo manter relacionamentos superficiais, e por qualquer razão rompo as alianças e os compromissos. Essas razões são provocadas por mim mesma e principalmente pelo ciúme, que por muitas vezes é o método mais fácil de chegar a esta ruptura”, relata. Este sentimento, que já serviu de inspiração para contos shakesperianos e para discussão em mesa de bar, ganhou um poderoso aliado nos últimos anos, as redes sociais. Essa parceria iniciou-se com o boom da internet, desde os tempos de Orkut e ganhou mais força com o Facebook. Os dados não mentem: nas mais recentes pesquisas feitas no Brasil e ao redor do mundo, a famosa rede de Mark Zuckerberg foi apontada como


uma das maiores vilãs de um relacionamento, causando conflitos entre parceiros, e nos casos mais extremos rompimento de namoro e até mesmo casamento, como mostra pesquisa realizada no Reino Unido, onde 33% dos divórcios citam essa rede como motivo direto ou indireto. Para driblar a desconfiança perante o extenso fluxo de informação no perfil do parceiro, alguns casais optaram pelo compartilhamento de senhas, como é o exemplo de Belladona* e Rocco*, que namoram a mais de três anos, e cederam suas senhas, na tentativa de evitar as neuroses naturais do relacionamento: ”O Rocco* é muito ciumento, então para amenizar esse fato, ele me pediu a senha e eu aceitei para evitar problemas, e como também sou ciumenta, achei conveniente. No começo eu hesitei, achando que ia perder minha liberdade, mas parte da minha privacidade eu resolvo na vida real. E o que tem nas redes sociais eu não tenho medo de mostrar”, declara Belladona*. Esta postura, vista por muitos como uma espécie de invasão de privacidade, gera polêmica entre os casais, especialmente pelo medo dos questionamentos procedentes dessa atitude, que ao invés de amenizar, poderia aguçar a curiosidade e a insegurança do parceiro. Mas mesmo dividindo as senhas com o namorado, Belladona* garante que não há brigas por causa do ciúme: ”Por mais que a gente tenha a senha um do outro, não costumamos entrar. Quando vimos algo desagradável, nos pronunciamos antes mesmo de sermos questionados. Não me arrependo da atitude, pois acho que além de ter nos poupado de várias neuras, continuamos mantendo o respeito pelo espaço do outro. E continuamos achando que o segredo está no diálogo.” O ciúme é um sentimento de caráter instintivo, e de certa forma é natural sentí-lo pela pessoa amada, desde que ele não se torne protagonista do relacionamento, deixando outros sentimentos mais importantes à margem, como confiança, companheirismo e respeito. Alimentar de forma nociva o sentimento de posse pode desgastar de maneira irreversível uma relação, no entanto, existem formas de evitar que você se torne um indivíduo demasiado ciumento, seja uma auto reflexão para avaliar seus próprios excessos e assim tentar corrigí-los; uma conversa sincera com seu parceiro a fim de dividir o peso desse drama; ou a ajuda de um profissional que aponte os tratamentos que solucionem o problema.

*nomes fictícios

Dra. Ilana Arêa Leão Responde

Psicóloga/Psicoterapeuta ilanaleao@hotmail.com

Como diferenciar o ciúme saudável do ciúme patológico? O ciúme saudável não traz sofrimento exagerado para quem o sente, pois é algo controlado, não tem a obsessão do ciúme patológico, que como o próprio nome diz, é algo doentio. Existe por parte de quem sofre, um alto nível de insegurança, baixa autoestima e projeção de suas dificuldades pessoais no outro. Como um ciúme considerado normal transforma-se em ciúme doentio? Através das modificações de comportamento. As pessoas não conseguem se focar na própria vida e ficam voltadas para a vida do outro, achando que este é o responsável por sua felicidade e por ter que atender suas expectativas. Existe um tratamento específico, dentro da psicologia, para esse tipo de problema? Sim, a psicoterapia. E em alguns casos mais graves é necessário também tratar a alta ansiedade que este paciente possa sentir, associado ao uso de ansiolíticos através de um acompanhamento psiquiátrico. Dentro das suas experiências, isso acontece mais com homens ou mulheres? Não tenho números exatos que possam afirmar isto, mas as mulheres têm mais casos de ciúmes patológicos, por admitirem mais o que sentem e se permitirem mostrar este sentimento, mas isso não quer dizer que os homens não o sentem, apenas não verbalizam tanto. Que tipo de sugestão daria para pessoas que sofrem com esse mal? Busquem ajuda psicológica para administrar essa questão sem tanto sofrimento.


moda

LOOK DO DIA Te re s a Fa r i a s é jo r n a l i s ta , b lo g u e i ra , estudante de moda e apaixonada pelas pro fissões que exerce. Adora escrever e trans formar tecido em ar te! Almeja s e r re c o n h e c i d a p e lo s e u t rab a l ho e criatividade.

O nosso clima pede um shortinho confortável para um look casual, camisas leves também caem bem para esse tipo de ocasião, estampas em cores vivas estão com tudo! ”

Teresina Shopping - 3133.2060 | Riverside - 3232.1534

22 | BLITZ | NOV | 2012

Duas peças essenciais no guarda-roupa: uma boa calça jeans e uma camisa social, para o trabalho a dupla é elegante e tradicional.”

Quando apostamos no preto, dificilmente erramos. A aplicação de brilhos e pedrarias continua em alta e nesse caso, completou a beleza do look. Com salto alto e clutch, fica perfeito para balada. ”



store

1

EU QUERO 2

3

4 5

6

7

1 Brinco de coração | 2 Shortinho de Guipir FIL-À-FIL R$169,90 3233.6133 | 3 Assassin’s Creed III Limited Edition UBISOFT | 4 Esmaltes LE LIS BLANC BEAUTÉ VILLAGE | 5 Chocolate Lollo NESTLÉ | 6 Nexus 4 GOOGLE | 7 Saia Ateen D&D 3233-3231.

24 | BLITZ | NOV | 2012




pixel Fotos: Moisés Saba

ECO MODA

Moda, Informacão e Sustentabilidade, com espaço para fotografia e artes plásticas. Confira o que rolou nas passarelas desse evento.


pixel Fotos: Moisés Saba

28 | BLITZ | NOV | 2012


pixel Fotos: MoisĂŠs Saba


pixel Fotos: Moisés Saba

30 | BLITZ | NOV | 2012



Marinna Dias P o r B I A N I L U N A e J A I L S O N C AVA LC A N T E


Vestido de bandage Herve LĂŠger Chemise Semi Joias Mademoiselle


Vestido nadador longo Espaรงo Fashion Donna Tica Semi Joias Mademoiselle


Calça paetê Regata sedinha Donna Tica Semi Joias Clutch Mademoiselle


Blusa I贸dice Cal莽a Lucidez Blackout Semi Joias Clutch Mademoiselle


Vestido assimétrico Espaço Fashion Donna Tica Semi Joias Mademoiselle


Vestido Shop 126 Blackout Semi Joias Clutch Mademoiselle


Blazer Shop 126 Short Triton Blusa I贸dice Blackout Semi Joias Mademoiselle


entrevista Você pretende fazer um curso em janeiro de 2013. Como surgiu a ideia?

Você hesitou no momento de fazer a escolha do seu curso? Na minha família todos tem uma grande habilidade para arte, e como eu tenho uma enorme admiração pelo meu avô que é arquiteto, a decisão de cursar arquitetura veio de uma maneira natural. E devido ao grande incentivo e apoio que recebi, não tive dúvidas na hora da escolha. Tem algum momento do curso que você considera especialmente marcante? Vários momentos, sempre que citam o nome do meu avô como exemplo dentro da arquitetura piauiense, seja por suas obras ou pelo arquiteto que é, isso me emociona e me orgulha. Faltam apenas 2 anos para concluílo. Você já elaborou planos futuros para sua carreira? Como meu dia-a-dia já é dentro da construtora, penso que já estou formando minha carreira, pois tenho a oportunidade de por em prática o meu aprendizado da faculdade. Mas tenho planos de fazer um mestrado em Milão.

40 | BLITZ | NOV | 2012

Sempre procuro meios de aprendizado, então surgiu a oportunidade de fazer esse curso de Desing de Interiores, em Florença, na Itália, no período das férias. Acho que será uma experiência incrível, além de proporcionar um grande crescimento pessoal. Sua mãe é bastante jovem, isso estreita os laços entre vocês? É uma relação descontraída e gostosa. Todos se admiram, mais parecemos irmãs e amigas do que mãe e filha. Gostamos das mesmas músicas, lugares e sabores. Isso é muito bom! Você tem uma relação especial com seus avós, não é mesmo? Sim, eu os chamo de paizinho e mãezinha, isso já mostra o quanto eles são especiais para mim. Eles são a minha base, meu exemplo de vida, tudo gira em torno deles. Quais os cuidados você tem com a boa forma e a saúde física? O principal cuidado é o interno, sempre busco meios de estar bem comigo mesma, essa é a melhor forma de realçar a beleza. Além dos meus treinos na academia, adoro as minhas aulas de pilates e procuro manter o equilibrio, sempre que caio no pecado da gula compenso na atividade fisica.

Um dia inesquecível... o nascimento da minha irmãzinha. Não consigo viver sem... sorrir. Na minha bolsa não pode faltar... celular. Minha maior qualidade é... ser detalhista. Pra me conquistar é preciso... ter caráter.


Regata sotavento Saia longa Chemise Semi Joias Mademoiselle Fox Prime Volkswagem Alemanha VeĂ­culos


Blusa tecido detalhe renda Saia estampa floragem Chemise Semi Joias Clutch Mademoiselle


MAKING OF

Donna Tica: R. Frei Heliodoro, 275 - São Cristóvão. 86 3233.8465 Chemise: Av. Dom Severino, 3764 - Loja 03 - Morada do Sol. 86 3232.5969 Blackout: Av. Frei Serafim e Riverside. 86 3221.9380 | 3230.1047 Trato Cabelos: R. Sen. Cândido Ferraz, 901 - Jóquei. 86 3232.9944 Mademoiselle: Riverside - Praça do Caribe. 86 3230.1162 Florense: Av. Elias João Tajra, 1302 - Fátima. 86 3233.0197 Alemanha Veículos: Av. João XXIII, 3480 - São Cristóvão. 86 2107.1311 Foto: Jaílson Cavalcante 86 9917.9305 Produção: Biani Luna Apoio: Moisés Saba

Fotos: Jailson Cavalcante - 86 9917.9305 Produção: Biani Luna

Jailson Cavalcante Fotografia 86 9917.9305


instagram.me

Barbsmaria

Filipecosta

Anamariamc

INSTAGRAM.ME Joaofonseca87

Giesse_aline

44 | BLITZ | NOV | 2012

Loreslima


Luanabcamelo Rportelaa

Lustosalissa

Marianaffurtado Recamaria

Thais_scarvalho

#blitzhalloween




matéria

Semana COMCEUT O maior evento de Comunicação do Piauí Realizada desde 2008, quando por ocasião das comemorações dos 10 anos do Curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade CEUT, a Semana de Comunicação se firmou como o evento mais esperado por estudantes e profissionais de comunicação do Piauí. Este ano, comemorou sua quinta edição e foi palco de um grande encontro de conhecimento, ideias e histórias, que mobilizou estudantes da capital e interior do estado para a promoção de interatividade, intercâmbio de experiências e propagação de amplas perspectivas comunicacionais no mercado local. Organizada pelos docentes e acadêmicos do Curso de Comunicação Social do CEUT – habilitações Publicidade e Propaganda e Jornalismo – a Semana COMCEUT, como é hoje conhecida, é realizada anualmente. A ampla e variada programação é o diferencial responsável pelo grande número de inscritos nas cinco edições já realizadas. Nomes importantes do cenário nacional como Rafael Cortez (CQC), Felipe Gutierrez e Mariane Salerno (Profissão Repórter), Suzana Singer (Folha de São Paulo), Lígia Girão (TV Brasil), Michael Keller (TV Record), Américo Vizer (QG Propaganda); e de profissionais da comunicação piauiense como Amadeu Campos (TV Cidade Verde), Lázaro do Piauí (cantor e ”jinglista”), Jacqueline Dourado (pesquisadora doutora) e André Pessoa (fotógrafo) já palestraram na Semana COMCEUT. Todos os anos, a programação do evento se reinventa. Minicursos, oficinas, mesa redonda, palestras, conversas afiadas, portfólio day e as parcerias interdisciplinares com outros cursos da faculdade possibilitam a interação dos participantes com renomados profissionais e pesquisadores da comunicação. A Semana COMCEUT também incentiva a produção científica relacionada à área, através das comunicações orais.

academia e novas tecnologias”, ”Comunicação em todos os sentidos” e ”Manifestação e expressão em tempo digital” já foram abordados. Em 2012, o tema central foi ”Celebridade, o espetáculo da sociedade”. O evento discutiu a mídia como fabricante de celebridades, questionou o que é consumível hoje, debateu a publicidade como ferramenta capaz de transformar sujeitos comuns em celebridades, os tais 15 minutos de fama, e os motivos que levam algumas pessoas a viverem disso. A Semana COMCEUT tem como organizadores principais a Inove - agência júnior e a Agecom - agência de comunicação júnior dos cursos de publicidade e jornalismo do CEUT. Durante todo o período de preparação do evento, os alunos, também dirigentes das agências, ganham experiência organizando um grande acontecimento para quem deseja usufruir os mais recentes assuntos no campo da comunicação. E que venha 2013. Até lá!

As temáticas do evento são determinantes para a montagem da programação. Nos cinco anos de realização da Semana COMCEUT temas como ”Mercado,

www.ceut.com.br 48 | BLITZ | NOV | 2012





raio x

MARIEL WERNECK

OLHÔMETRO Acho que minhas inspirações vêm do que eu já vivi e do que já vi. Tudo que vejo penso que poderia dar uma foto bacana, ou uma coleção legal para a Domitilla, minha marca de acessórios. ADRENALINA Pratico Muay Thai e gosto de basquete também, mas não tenho como negar a paixão por enduro, acho que está no sangue essa coisa de moto. ONLINE O benefício e o malefício da internet é o mesmo: a facilidade de acesso às coisas. O limite entre ser um e outro depende de como se faz uso do que se tem em mãos. EU BERLIM Minha viagem inesquecível foi quando conheci Berlim. Os motivos são tantos que fica difícil listar, mas desde pequena tinha esse sonho e Berlim foi muito mais do que eu imaginava: as pessoas, os prédios, os lugares, até o cheiro da cidade me encantou.

52 | BLITZ | NOV | 2012

STYLE Camiseta, short jeans e tênis são minhas peças-chave. Sou meio tomboy, só que colorida. Mas também tenho meus dias de mulherzinha, acho salto alto coisa linda de Deus! MAGIA DA INFÂNCIA Minhas maiores lembranças da infância são as brincadeiras com meus irmãos, as viagens com minha mãe, receber meu pai nas chegadas dos enduros. Tudo era mágico, e eu era meio faz de conta. Era legal! FAMÍLIA Nya Leevui mia a nya bondeisia – Minha vida é minha família, num dialeto de Serra Leoa. Carrego isso comigo estampado no braço.



tirando onda

É BONITINHO

É BONITINHO

. Mas..

. Mas..

É BONITINHA

.

Mas..

é só isso

É BONITINHO

.

Mas..

¬¬ reclama da segunda-feira toda semana

54 | BLITZ | NOV | 2012

a

tez r e c on

c eu prefiro o inteligente

É BONITINHO

escreve “concerteza”

.

Mas..

usa internet explorer

É BONITINHA

É BONITINHO

mora longe

tem preconceito

É BONITINHA

É BONITINHO

. Mas..

.

Mas..

tira foto fazendo duckface

.

Mas..

.

Mas..

não larga o videogame




Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.