Revista Blitz Universitária ed.40 / jun / 2012

Page 1

40a edição | Jun | 2012




4


5


Pense verde. Essa é a nova lei que rege os princípios de sustentabilidade. E é baseado nisso que o Green Festival inovou e elaborou um projeto audacioso, com intuito de fazer mais pelo meio ambiente: uma ação no Facebook, onde a cada 20 likes, uma muda será plantada dentro da cidade de Teresina. Quer saber direitinho como funciona? A Revista Blitz traz uma matéria que explica todo o procedimento, desde a idealização do projeto, até a logística de plantio das mudas. Nossa estrela brilha e brilha muito. No ensaio desta edição, você vai conhecer a união perfeita entre beleza, forma e conteúdo, Isabella Paranaguá. Nas fotos, ela irradia beleza. Na entrevista, ela conta de onde vez tanta luz. Você lembra daquela garotinha talentosa que encantou o rei Roberto Carlos e o Brasil com sua linda voz? Nathaly Nery ficou marcada na nossa memória, e hoje ela relata sua trajetória na coluna Raio X. Quer saber qual seu nível de conhecimento no inglês? Você vai saber mais sobre o famoso Certificado de Cambrigde em um de nossos artigos. E preparem-se para a deliciosa sessão nostálgica da coluna Top 10. Divirta-se e boa leitura!

Fale conosco Sugestões, perguntas e críticas envie para: blitzuniversitaria@hotmail.com ou Rua Vereador G. Oliveira, 2930. São Cristovão.

Blitz Universitária é uma publicacão da Blitz Editora LTDA. Endereço: Rua Vereador G. Oliveira, 2930. São Cristovão. Teresina - PI Contato Comercial: blitzuniversitaria@hotmail.com | 86 3233 8583 Conselho Editorial: Paulo Solano e Caio Pinheiro Diagramação: Anderson Alves | Comercial: Laís Reis e Leyde Daiana Conteúdo: Biani Luna Impressão: Halley S.A. Gráfica e Editora

6

@blitzteresina /revistablitz blitzuniversitaria.com.br


7


Férias Inesquecíveis no Shopping Riverside Férias inesquecíveis tem endereço certo. É no Riverside. O shopping que faz parte do seu dia a dia prepara um mês especial para quem quer curtir de verdade os dias mais esperados do ano. Moda, música, cultura e muita diversão farão parte da rotina do shopping no mês de julho. É só aguardar e conferir. Riverside Shopping. Faz parte do seu dia a dia.

NET Bluezone As Bluezones são 5 locais no mundo onde as pessoas são mais longevas, ultrapassando a marca de 100 anos de idade. Tais regiões foram identificadas por cientistas e demógrafos, que constataram nos locais características e práticas específicas que resultam em casos de alta incidência de longevidade. Aliando esse conceito com o GREEN FESTIVAL, surgiu NET BLUEZONE. Uma área VIP, confortável, com serviços diferenciados e toda ambientada pela NET. Se você quer curtir o GREEN FESTIVAL em um ambiente especial, esse é o seu lugar.

DVD Detonautas O Detonautas Roque Clube, que foi o destaque do Rock in Rio 2011, fez um show contagiante que foi eleito pelo público o melhor show nacional do festival. O show foi marcado pela vibração do público, que cantou em coro os maiores sucessos da banda. Mas o melhor de tudo, é que o show foi gravado, transformado em DVD Ao Vivo e será lançado nacionalmente no dia 30 de Junho. Advinha onde? Aqui em Teresina, no Green Festival.

8


9


Os cuidados para uma boa Atualmente a corrida é o segundo esporte mais praticado no Brasil, perdendo apenas para o futebol. Os já conhecidos benefícios que a corrida trás, como a melhora nos parâmetros cardiovasculares, o fortalecimento dos ossos, músculos e articulações, além de uma grande melhoria no lado sócio afetivo (sendo indicado no tratamento de depressões), são fatores que popularizam cada vez mais este esporte. Porém, entre os praticantes de corrida, de 30% a 79% tem algum tipo de lesão, e este é um índice muito alto. Nós nos lesionamos porque não sabemos respeitar nossos limites. Quando oferecemos a carga ideal de treinamento, conseguimos estimular o desenvolvimento do aparelho locomotor, porém quando excedemos nos treinamentos, colaboramos para aumentar esta estatística de lesões. Os tênis têm pouca relação na questão do impacto, nos lesionamos porque corremos mais do que podemos ou aumentamos as distâncias de uma forma muito rápida, não dando tempo ao organismo de se adaptar. Entre os principais erros de treinamento estão: excesso de treinamento com pouca recuperação e a progressão muito rápida nas distâncias percorridas.

ainda não se tem uma boa capacidade aeróbica, pode também resultar em lesões indesejáveis. Alguns corredores tem 2 ou 3 pares de tênis, revezando-os entres os treinos. Ok! O tênis descansa, mas e o corredor, não? Isto pode levar a fadiga e com isso o impacto aumenta em ate 40%, pois o nosso melhor amortecedor é o músculo. O início da corrida sem ou com pouco aquecimento e o sprint final para corredores destreinados, são as causa da maioria das lesões em corredores. Portanto para ficarmos longe das lesões, devemos usar de bom senso e sempre contar com a ajuda de um profissional de Educação Física.

Vale lembrar que nosso sistema músculo esquelético demora mais a adaptar-se ao esforço do treinamento que o sistema cardiorespiratório, portanto, muitas vezes estamos nos sentindo bem e queremos correr mais alguns quilometros, mas os músculos, tendões e articulações já não suportam mais o esforço, e esta insistência pode levar o corredor a uma lesão. A amplitude da passada, a frequência de passadas durante a corrida, o bom condicionamento e um bom VO2 max (capacidade do organismo utilizar o oxigênio disponível no ambiente e de transformá-lo em energia por processos metabólicos). O treinamento destas especificidades quando

Eduardo Raimundo Licenciado em Educação Física (UNISA – SP); Personal Running há 20 anos; Pioneiro nas equipes de corrida; Organizador das principais corridas de Rua no Piauí.

esporte

10


11


Top twits @Ricamconsult “Se você acha que a educação é cara, experimente a ignorância.” Derek Bok

@_claramello Começou a fazer sentido quando eu parei de tentar entender.

@aurevoir_ana em um relacionamento serio com o ar condicionado. ê!

@galizajulia O que vocês chamam de preguiça, eu chamo de conservação de energia.

@theopix 100 vagas novas para formar médicos no Piauí. Criação do curso de Medicina na UFPI em Parnaiba. Adorei a noticia.

@marcoveloso_the Uma minoria tem a consciência de não dirigir alcoolizado. Infelizmente.

@@BotecodaJu Tem gente que quanto mais some menos a gente sente falta.

@MoisesAndrade Não importa passado, não importa erros, não importa nada. tenha vontade de vencer, de mudar, fazer algo que seja melhor.

12


@CamilaCSSales As palavras são os suspiros da alma.

@HizzaPorto Pessoas conseguem ser mais complicadas que impressoras!

@agapeerosphilos Sinceridade não mata, apenas ensina que não são todos que vão mentir para te agradar.

@jorgimmedeiros Porque as pessoas nascem, crescem, estudam e viram monstros de si mesmo?

@DanilloDrummond a vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro na vida...

@walberangeline Já acordo fazendo contagem regressiva pra dormir.

@DrauzoVarella confundir “mas” e “mais” pode causar câncer

@lladyyday E que graça teria a vida se só houvessem dias ensolarados e amigos equilibrados?

13


Dona Yulaia Medeiros 17 anos | Estudante de Direito Pet Vicke | 1 ano Raça: Chihuahua Desde pequena sou apaixonada por cães e sempre tive vontade de criar um cachorrinho, mas meus pais não gostavam muito da ideia de ter um animal de estimação dentro de casa. Ano passado ganhei do meu primo a Vicke, uma Chihuahua super carinhosa, amorosa, que adora ser mimada, brincar e fazer bastante bagunça. No dia em que chegou na nossa casa encantou a todos, com seu jeitinho, toda fofa. Tão pequenininha e linda, ela fez todo mundo se apaixonar, principalmente os meus pais, que a tratam como filha (risos). Sem dúvidas se tornou a alegria do lar. Uma ótima raça para se criar, dócil e carinhosa, só se irrita quando provocada, ciumenta com os donos, é a melhor companhia para o dia a dia.


15


Biani Luna Jailson Cavalcante

Paulo Müller Desde o colégio apaixonado pelas ciências exatas, Paulo Müller entrou no curso de Ciências da Computação da UESPI a fim de adentrar no novo mercado que se abria junto com a recente explosão da era digital. Porém, na reta final do curso, ele já não tinha certeza de que aquilo era realmente a sua vocação. Da convivência com amigos arquitetos, aliado ao seu tino para desenhos e números, ele despertou o interesse pela Arquitetura. Logo no início do curso, já percebeu que era com aquilo que se identificava e não demorou muito para que a arquitetura se tornasse uma paixão. “Percebi de fato que tinha vocação para a área quando passava na frente de algumas obras e ficava imaginando o projeto que havia sido feito, impressionado com algumas construções, já com o olhar e as indagações de um arquiteto”, relembra. No sétimo período do curso, Paulo começou a estagiar com o arquiteto Ricardo Roque, e essa parceria durou além da sua graduação. No escritório, ele aprendeu bastante e desempenhava várias funções, como todo estagiário. Até a hora em que se observou a necessidade de ter uma pessoa que desenvolvesse trabalhos em 3D, e foi aí que ele começou a se aprofundar nessa prática. Para isso, foi até São Paulo, onde se especializou em Realidade Virtual e Maquete Eletrônica na CADRITECH - Autorizado AUTODESK no Brasil com certificação internacional.

16

Logo após retornar de São Paulo, através de um processo seletivo em que conquistou o 1º lugar, Paulo foi efetivado na ADH (Agência de Desenvolvimento Habitacional do Estado do Piauí), onde, num periodo de 2 anos, dentre outros trabalhos, participou do projeto do Residencial Jacinta Andrade - a maior obra do PAC no Brasil, com cerca de 4.000 casas. Em agosto de 2010, ele uniu-se aos amigos e também arquitetos Guilherme Parente e André Rocha e criaram a Preview Arquitetura e 3D, que atende os mais variados projetos de arquitetura e tem nas maquetes eletrônicas o seu maior diferencial, proporcionando ao cliente a prévisualização do seu projeto, com ênfase nos detalhes, formas e texturas. Dentre as obras da cidade de Teresina, podemos citar a Casa do Churrasco, Donna Get e o recente projeto da nova sede da BLITZ/ADV6, prevista para o início de 2013. “A Preview é, na realidade, uma grande sala de estar com suas portas abertas onde, no meio de uma boa conversa, captamos os principais desejos dos clientes”, conceitua. Mesmo com pouco tempo no mercado, alguns dos projetos da Preview já encontram-se espalhados não somente no Estado do Piauí, mas também no Ceará, Maranhão, Rio Grande do Norte e Distrito Federal.


“A Preview ĂŠ, na realidade, uma grande sala de estar com suas portas abertas onde, no meio de uma boa conversa, captamos os principais desejos dos clientes.â€?


Desenhos que marcaram nossa infância

Impossível não sentir saudade das aventuras do pequeno Bob, que pilotando seu triciclo aprendia a desvendar o mundo, valendo-se da sua extraordinária imaginação em O Fantástico Mundo de Bob.

Os Cavaleiros do Zodíaco, desenho exibido pela Rede Manchete, fez sucesso na década de 90 e foi o responsável pela divulgação dos animes no Brasil.

Os Simpsons já ganharam diversos prêmios, e é uma das séries de desenho animado com mais tempo em exibição, comprovando sua autenticidade e atualização constante no roteiro.

As aventuras de Scooby Doo e sua turma marcaram época. Com um mistério e um vilão sempre a ser desvendado no final, os jovens detetives protagonizavam as mais divertidas aventuras.

Em busca do titulo de “Corredor Mais Louco do Mundo”, Penélope Charmosa, Dick Vigarista, Muttley e outros tantos personagens fizeram fama em A Corrida Maluca. E quem não lembra dos fofíssimos Ursinhos Carinhosos que semeavam o amor por toda Terra e lutavam contra os maus sentimentos de Coração Gelado, Malvado e Laurinha?

A força de He-Man aliada à sua espada, deram a ele diversas vitórias em batalhas travadas contra vilão Esqueleto, em suas tentativas de dominar o castelo de Grayskull.

Pokémon é uma criação japonesa que ganhou o mundo, transformando-se num marco da cultura pop dos anos 90 e é o quinto desenho animado há mais tempo em exibição nos Estados Uínidos.

A eterna rivalidade entre Tom & Jerry é o tema do desenho que é considerado um dos mais tradicionais, criado na década de 40 e assistido até hoje.

18

Caverna do Dragão, que conquistou a fama na década de 80, é considerado um dos desenhos mais enigmáticos de todos os tempos, com diversas teorias conspiratórias a respeito do mesmo.


19


Eu preciso de certificado internacional? O mercado de trabalho fica mais exigente a cada dia. Boa graduação ou experiência é apenas uma parte do que o mercado espera de uma pessoa jovem. Várias empresas estão exigindo certificação internacional que comprove domínio pleno da língua inglesa. Para suprir essa necessidade a Cultura Inglesa de Teresina oferece os EXAMES de CAMBRIDGE – um teste elaborado pela Universidade de Cambridge (Inglaterra) que certifica o candidato conforme seu grau de domínio da língua inglesa e faixa etária. Este exame classifica conforme o CEFR (Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas), que foi criado para as necessidades do mercado de trabalho e ensino no mundo inteiro. As habilidades, tais como escrita, leitura, compreensão auditiva e expressão oral, são avaliadas por especialistas oficiais e graduados em vários níveis: KET, PET, FCE, CAE e CPE. Cada nível representa um determinado domínio da língua: KET – usuário básico, PET - demonstra que você pode usar o Inglês para se comunicar com nativos em situações cotidianas. Ao conquistar o nível FCE o aluno já é capaz de estudar no exterior (nível intermediário-superior) ou trabalhar em um ambiente de língua inglesa. CAE é o exame de inglês primordial para o sucesso profissional e acadêmico, aceito onde um alto nível de conhecimento da língua inglesa é exigido. O exame mais avançado, o CPE, comprova habilidade de estudar assuntos mais complexos nos níveis mais altos de fluência, incluindo programas de Mestrado e Ph.D. em instituições de ensino renomadas no Brasil e exterior.

Quer saber se aquela universidade ou emprego dos seus sonhos exige a Certificação de Cambridge? Visite o site: www.cambridgeesol.org/brasil/. Todos os nossos cursos são alinhados com o CEFR e preparam os alunos para obter o diploma de Cambridge. A partir do segundo semestre de 2012, os melhores alunos serão premiados com a participação nos exames de certificação internacional de Cambridge totalmente livre de custos. Come and conquer the world!

Existem várias entidades no Brasil que prezam pelos Certificados de Cambridge, como a Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e PUC de São Paulo.

Agata Zgarda Coordenadora Acadêmica da Cultura Inglesa; Coordenadora dos Exames de Cambridge em Teresina; Escritora do livro “The Language of Hotels in English”.

educação

20


21


Gargantilha Laço Ouro - R$ 378,00 Rubi - 3221.6155

Base Instant Baked Bronze Le Lis Blanc Beauté

Legging - R$ 83,00 Body One - 3233.1879 Minirefrigerador Retrô Brastemp

Cupcake

Caixas Matrioskas - R$ 77,00 Sofi Presentes Originais - 3233.5553

Bolsa Michael Kors

22


23



David Carvalho


#amornablitz

José e Moema

Júlia e Diego

Carine e Samuel

Maryllia e Gustavo

Letícia e Danilo

Giovana e Marco

Stephanie e Bruno

Rachel e Felipe

Jéssica e Tiago


#amornablitz

Isabella e Ivan

Beatriz e Rhavi

Faene e Stanley

Denise e Valdenrique

Alline e Guilherme

Emanuelle e Vitor

GĂŠrson e Camila

Lia e Dante

BĂĄrbara e Ricardo

Iana e Dhaniel

Jeanny e Thiago

Rita e Ricardo


David Carvalho



“Eu vos pergunto: - Qual é o peso da luz?” A união perfeita entre forma, beleza e conteúdo. É impossível ficar inerte com a sua presença, exalando autenticidade e mostrando nos pequenos detalhes que agora é A Hora da Estrela. E ela brilha, brilha muito!

Biani Luna

30

Jailson Cavalcante


Blusa De Malha Estampada | Cavalera Short Color | Ellus Second Floor Blackout Semi Joias Mademoiselle

31


Saia party Regata estampa escritos Donna Tica Semi Joias Mademoiselle


Vestido acetinado bicolor | Shop 126 Blackout Semi Joias Mademoiselle

33


Vestido estampado cinto color Donna Tica Semi Joias Mademoiselle

34


Short jeans couro costas Camisa chiffon caveirinha Donna Tica Semi Joias Mademoiselle


Basta olhar para você para perceber que você vive um momento especial na sua vida. Confere?

E como é sua rotina no Mestrado, está dentro das suas expectativas?

É verdade. E acredito que isso se deve à instrução familiar e escolar que recebi. Sempre coloquei os estudos como prioridade e busco ter determinação em tudo que faço. Sou uma pessoa de atitude: desistir nem pensar, que venham os desafios! Também não posso deixar de mencionar uma frase que sempre levei comigo, ensinada pelo professor Marcílio Rangel: “Procure ser o melhor, não melhor que os outros, apenas o melhor de si”.

Está além das minhas expectativas, e é também muito mais difícil do que eu imaginava, pois requer uma rotina de estudos intensa. São aulas semanais, diversos seminários, textos em português e outras línguas, e muitas pesquisas. Durante a semana estudo até de madrugada, mas sei que a dedicação é fundamental.

Você e sua mãe trabalham no mesmo escritório e, sendo assim, revezam os papéis de Mãe x Filha e Colegas de Profissão. Como isso acontece? Não é fácil (risos). Porque por mais que se queira separar, existe um grau de intimidade maior entre nós, mas como em toda empresa, a boa gestão é fundamental e cada uma tem a sua função no escritório, o que encaro com profissionalismo e respeito ao cliente. Já a relação Mãe x Filha é vista sobre outros aspectos, mas o amor está presente em todos os momentos, isso é o que importa. O fato de sua mãe ter uma carreira dentro da advocacia, influenciou você a seguir o mesmo caminho? A realidade é que desde criança eu convivo com o mundo jurídico. Na infância, às vezes eu acompanhava minha mãe em audiências ou no escritório, e esse contato prematuro me fez perceber que tinha afinidade com a advocacia. Na adolescência cheguei a prestar vestibular em Brasília (Unb) para Relações Internacionais, outra área que me agrada. Mesmo assim, eu sempre senti que queria ser advogada. Minha mãe é minha musa inspiradora, uma mulher que tem uma referência única na advocacia piauiense. Sem dúvidas, de uma maneira ou outra ela me influenciou. E o Mestrado, como surgiu a ideia de encará-lo? Embora eu tenha especialização em Direito Processual Civil, o Mestrado sempre esteve entre os objetivos que tracei durante a graduação. Por isso, logo após ter passado na OAB comecei a estudar para o concurso, sendo felizmente aprovada no Mestrado em Ciência Política da UFPI.

36

E quais os planos para quando você encerrar mais esta etapa acadêmica? Pretendo me consolidar como uma advogada especializada na área de Família e Sucessões, tratando o direito dos meus clientes como uma missão e uma oportunidade que tenho de me realizar não só como profissional, mas como ser humano, porque seguir uma profissão por vocação faz a diferença. Também almejo seguir a carreira de magistério. Você escreve muito bem e está sempre atualizada dos assunto polêmicos acerca do Direito, em especial do Direito de Família. Fale um pouco dessa paixão pela escrita. O profissional da advocacia tem a obrigação de escrever bem. Tenho uma verdadeira paixão pela escrita, pois nela eu posso abordar um tema e explanar minha opinião. Além de escrever temas do Direito de Família, nos momentos de lazer gosto de escrever sobre as vicissitudes do cotidiano, literatura e política. O tema da minha dissertação do mestrado é sobre corrupção no Estado do Piauí entre 2000 e 2010. Sonho um dia escrever e publicar um livro. E dentro de casa, como é sua relação? Minha família é grande. Meu pai é um homem sábio, qualidade que proporciona um ambiente familiar de diálogo e respeito. Minha mãe é muito parecida com o que ela demonstra ser para o público: adora cuidar das pessoas, é uma mãezona. Meus irmãos são meus xodós e apesar de mais novos que eu, participam muito da minha vida. Chamo minha avó materna de mãe, pois sou muito ligada a ela. Meus avós são super carinhosos, tenho uma madrinha que é outra avó para mim e tios maravilhosos. Sem minha família eu nada seria, ela é o meu alicerce e porto seguro.


Regata Saia longa Carlos Miele Madame Petite Semi Joias Mademoiselle

37


Vestido couro SintĂŠtico | Corporeum Club Blackout Semi Joias Mademoiselle

38


Macaquinho curto flor | Farm Donna Tica Mocassim Jorge Bischoff Semi Joias Mademoiselle

Vestido Jo/Dri Madame Petite Semi Joias Mademoiselle

39


Blusa de seda Cavendish Saia Leeloo Madame Petite Semi Joias Mademoiselle

40


Donna Tica: R. Frei Heliodoro, 275 - São Cristóvão. 86 3233.8465 Madame Petite: Galeria Horto Center, loja 04 Av. Homero Castelo Branco. 86 3233.3859 Blackout: Av. Frei Serafim e Riverside - 86 3221.9380 | 3230.1047 Trato Cabelos: R. Sen. Cândido Ferraz, 901 - Jóquei. 86 3232.9944 Mademoiselle: Riverside - Praça do Caribe - 86 3230.1162 Fotos: Jailson Cavalcante - 86 9917.9305 Assistente de Fotografia: Isabella Sá Agradecimentos às sras. Ana Helena Lustosa e Danusa Tajra

41


Livro A genealogia da Moral Autor Nietzsche Editora Escala

Livro O Grande Mentecapto Autor Fernando Sabino Editora Record

Nesse livro, Nietzsche faz, como sugere o título, uma genealogia, ou seja, uma busca pelas origens da moral ocidental. Nada demais, não fosse a extrema acidez destilada nos seus comentários e análises sobre o processo de construção da moral do mundo ocidental que, todos sabem, tem os dois pés no cristianismo. É uma crítica à moral vigente a partir do estudo da origem dos princípios morais que regem o Ocidente. Embora não seja um dos seus primeiros escritos, este trabalho é um excelente começo para quem quer se iniciar na leitura de um dos mais expressivos nomes da filosofia e para quem quer compreender um pouco mais sobre as origens do que nós acreditamos ser o certo e o errado. A fácil leitura, nos leva a refletir e questionar nossos valores. É um clássico imperdível para quem se preocupa em compreender a realidade.

Tive a oportunidade de ler O Grande Mentecapto pela primeira vez na adolescência e nas primeiras folhas já me apeguei ao menino Geraldo Boaventura, que na verdade era José Geraldo Peres da Nóbrega e Silva, mas que com o tempo se tornou o Viramundo. E até hoje quando folheio o livro dou gargalhadas com as inacreditáveis encrencas em que arrumava pra si em suas intermináveis viagens, o que não evitou também me fazer chorar copiosamente em alguns acontecimentos melancólicos. O livro lançado em 1979 continua atual na sua crítica social e exaltação do povo humilde, sofrido e ingênuo do interior do Brasil. A vida de Viramundo não foi fácil. O Dom Quixote mineiro era mesmo um menino carente de amor, de afeto, de bons amigos, só não de aventuras e encontrou na loucura seu refúgio para continuar a vida.

Patrício Oliveira Filósofo e Professor

Alícia Melo Publicitária e Designer de interiores

42

Livro Helena de Troia Autor Margaret George Editora Record

O romance é uma leitura factual em meio a tantos movimentos no mundo contra preconceitos acerca das mulheres. O livro é marcante porque conta a versão de Helena, que narra sua própria história e sua participação na Guerra de Troia. Helena de Troia deixa de ser um rostinho bonito para dar lugar aos anseios, angústias, ardores, dúvidas e paixões, inerentes a todos nós. Vista na história como a mulher que desencadeou uma guerra por conta de uma traição ao esposo Menelau e por se apaixonar pelo príncipe troiano Páris, teve sua reputação arruinada e vista somente como razão de uma guerra envolvendo dois povos. A versão provocativa levanos a considerar decisões cristalizadas sobre o que normalmente é visto como imoral e incorreto. O romance é daqueles que se tornam inesquecíveis por serem magnetizantes.

Vanize Lemos Jornalista


grande impacto social, ambiental e econômico na cidade, fomentando a cultura e o turismo na região. Centro de Mediação e Cidadania do CEUT e Escritório Escola Dr. Hilson Bona: apoiados pelo Time, os dois núcleos do curso de Direito da Faculdade CEUT facilitam o acesso da população carente à justiça, através da mediação de conflitos e no acompanhamento das demandas processuais originadas do anexo da Defensoria Pública do Estado do Piauí. Considerado referência nacional e internacional pelo desenvolvimento de projetos sociais, educacionais, sustentáveis e empreendedores que melhoram a qualidade e o padrão de vida de pessoas pelo mundo todo, o Time SIFE CEUT se prepara para mais uma edição da Exposição de Projetos SIFE. Em 2012, o evento reunirá equipes de 15 faculdades/ universidades brasileiras nos dias 04 e 05 de julho, no Auditório do Hotel Tivoli São Paulo Mofarrej, em São Paulo (SP). Lá, a SIFE CEUT apresentará os seguintes projetos: Carreira S/A: realizado na comunidade do bairro Dirceu, através da Associação de Moradores do Itararé, o projeto promove a transformação social de jovens por meio da qualificação profissional, preparando-os para a inserção no mercado de trabalho e no desenvolvendo de seus potenciais, aproximando-os de empreendedores consolidados. Agência de Empreendedorismo - AgE: o projeto estimula iniciativas empreendedoras e fornece orientação organizacional para empreendedores informais, individuais e micro empresários por meio de consultorias e treinamento para auxiliar na regularização do negócio e na concessão de crédito, em parceria com o Governo do Estado do Piauí, Banco do Nordeste e Sebrae. Palmeirais: o principal projeto da SIFE CEUT destacase por potencializar o artesanato da tala do buriti e o desenvolvimento da cultura gastronômica com derivados do caju e pequi, na cidade de Palmeirais (PI), causando

43

Os 140 membros da equipe e seus professores Conselheiros – Larissa Maia, Marcos Cardoso, Pollyana Galli, Diógenes Eldo – participam da competição com o objetivo maior de representar o Brasil na etapa nacional que acontece em Washington (USA), de 30 de setembro a 02 de outubro. E, a exemplo das competições anteriores, também concorrem a prêmios nas categorias Projetos em Conjuntos e Walmart. Em 2011, a equipe teve o maior número de premiações. Seus membros foram certificados com o prêmio Service Leadership e a Conselheira do Time, professora Larissa Maia, foi condecorada Professora Conselheira do Ano no Brasil sendo também homenageada pela SIFE Internacional. O prêmio mais importante foi conquistado pelo presidente da SIFE CEUT, Esdras Negreiros, escolhido o Melhor Líder Estudante do Ano. A iniciativa destes jovens universitários já levou a SIFE CEUT a representar o Brasil no Canadá e em Nova York. No ano passado, conquistou a terceira colocação e agora se prepara para mostrar novamente ao Brasil o que tem feito para tornar o nosso mundo melhor.


Lucaslealcolares

Isabellaarocha

Andrezamacedo

Silviaportela

Domcarj

Marinnadias

44


45




PROGRAMA LIGHT Apesar de eu adorar meus momentos de solidão e quietude, adoro compartilhar os momentos com os amigos. Adoro ir a um bom restaurante com boas companhias. ME GUSTA EL CHILE Já fiz várias viagens pelo Brasil e alguns países da América do Sul, Europa, Cruzeiros. Amo viajar! Mas uma das melhores viagens da minha vida foi para o Chile. Fiquei surpreendida com o lugar, com a educação das pessoas, com a organização e limpeza das ruas, os restaurantes deliciosos e aconchegantes, os pontos turísticos, os vinhos, a pedra Lápis Lazuli... Tudo lá me encantou! Inclusive a companhia. LOOK FEMININO Amo me vestir bem, apesar de não ser escrava da moda, mesmo acompanhando-a. Tenho um guarda-roupa farto, mas não me canso de comprar vestidos. Adoro! Além de práticos eles são muito femininos. BOA DE BOCA Como simplesmente de tudo. Amo comida nordestina, mineira, italiana, tailandesa, japonesa, chinesa. E vou confessar que sou pior do que formiga para gostar de doce. DRA. NATHALY Minha rotina como médica não é tão estressante. Consigo me programar para fazer tudo: trabalho, passeio, estudo, namoro, escuto músicas, canto... Vivo! E vivo com alegria. A melhor fase da minha vida foi durante a graduação, lembro-me do quanto era cansativo, mas tudo valeu muito a pena porque era feito com responsabilidade e amor. EU MÚSICA A música entrou na minha vida aos 5 ou 6 anos de idade, e aos 9 anos tive a sorte e honra de conhecer o Roberto Carlos, que abriu as portas para que eu entrasse no mundo musical. E eu agarrei a chance. Gravei no meu primeiro CD duas músicas dele, participei do Faustão, fui contratada da TV Rede Globo por um ano e meio como cantora do Programa “Gente Inocente”. De outubro a dezembro de 2011, me dei a oportunidade de participar de uma banda de Forró chamada “Kangaia de Luxo”, onde me diverti bastante. Hoje sou médica e estou me programando para voltar a cantar o que sempre gostei – MPB.

48


Não é fácil falar de sustentabilidade para pessoas que não tem interesse, não gostam e tem dificuldade de pensar no futuro. Mas a pauta do mundo hoje é essa, goste ou não, queira ou não. E no Brasil não é diferente, como é o caso do movimento Rio + 20, além de ser o país sede do Dia Mundial do Meio Ambiente, com o tema “Economia verde: ela te inclui?”. Onde o foco é preservação da natureza e das florestas. Isso tudo porque sustentabilidade é trazer o futuro para o presente, é a habilidade de sustentar ou suportar as necessidades exibidas por alguém hoje, sem comprometer as necessidades de quem ainda nem nasceu. Com a intenção de tornar a sustentabilidade mais fácil e prazerosa, surgiu a ideia de difundir música com o chamado “pensamento verde”. Esta já é uma realidade em vários festivais pelo Brasil e por todo planeta. Então nasce em Teresina, o Green Festival, que acontecerá dia 30 de junho no San Michel. Esta é uma realização da Blitz em parceria com o Planeta Diário Pub, que viram a necessidade de um evento que promova informação sobre diversas alternativas de propagar a consciência sócioambiental, por meio de iniciativas como a reciclagem e o consumo consciente. O Green Festival não é um evento pretensioso, mas a semente de um novo conceito de festival que vai fomentar uma relação economicamente viável do homem com a natureza, visando favorecer o equilíbrio de todo o meio ambiente à nossa volta. THINK GREEN O “pensamento verde” deste festival é concretizado na tentativa de diminuir seus danos ao meio ambiente, e é por isso que em toda a comunicação impressa do evento são utilizados papeis reciclados, e todos os resíduos produzidos pelo evento serão também reciclados em parceria com uma empresa especializada, gerando renda para quem vive dessa prática.

49

Não só pense, faça você também sua parte. Através do Facebook, o evento oferece aos usuários a oportunidade não só de pensar verde, mas também de fazer algo pelo meio ambiente com apenas alguns clicks. Acessando a fan page do Festival e curtindo-a, o usuário ajuda a deixar a nossa capital mais verde. A cada 20 likes na fan page, uma muda será plantada pela produção do evento em uma parceria com a Secretária Municipal do Meio Ambiente. A SEMAM, através do seu secretário de meio ambiente, Deocleciano Guedes, tem um papel fundamental para a realização deste movimento. Conhecedor das necessidades e prejuízos que vem sofrendo a flora teresinense, o secretário vai colaborar com a estruturação de uma área e disponibilizar as mudas de árvores nativas necessárias para esta ação socioambiental. Além de contribuir com conteúdos sustentáveis para alimentação da fan page que, misturados com muita música e diversão, interage de forma mais fácil com o público jovem, gerando uma conscientização ambiental para um futuro mais verde. O prazo para participar da ação “20 likes, uma muda” no Facebook é até 01 de julho.


Pergunta idiota, tolerância zero

Você está no banheiro quando alguém bate na porta e pergunta: - Tem gente? - Não! É a merda que está falando!

Mulher com bebê no colo. Pergunta: - É seu filho? - Não, ganhei ele numa rifa.

Seu amigo liga para sua casa e pergunta: - Onde você está? - No Pólo Norte! Um furacão levou a minha casa prá lá.

Um sujeito voltando do rio com um balde cheio de peixes: - Você pescou todos? - Não, alguns são peixes suicidas e se atiraram no meu balde.

Quando está chovendo e percebem que você vai encarar a chuva, perguntam: - Vai sair nesta chuva??? - Não, vou sair na próxima…

O cara vê outro fumando e pergunta: - Poxa! Mas você fuma? - Não, eu gosto de bronzear os meus pulmões..



52


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.