BH14 - Edição 01

Page 6

A R T E E C U LT U R A

M o d a

Por SANTTO Estilista e Artista Plástico

MONOCROMIA A monocromia é a gradação de valor e intensidade de uma mesma cor. Ao se misturar uma cor com o branco ela vai se tornando mais clara (escala de intensidade) e com o preto, mais escura (escala de valor). Ao contrário da policromia, a monocromia traz formas variando-se as duas escalas. Este recurso é muito utilizado nas Artes Plásticas, principalmente para produzir as zonas claras e escuras e, com isso, criam-se as formas tridimensionais. Outro efeito gerado pela monocromia é tornar as formas longelíneas, ou seja, valorizar as formas verticais frente às horizontais. Uma forma humana, por exemplo, se torna mais “esticada” na vertical. Esse efeito é muito utilizado na moda pois gera uma ilusão ótica que as pessoas se tornam visualmente mais magras. Mas podem revelar também um estado de espírito mais conservador ou melancólico. Durante os desfiles de inverno dentro e fora da Europa, os estilistas investiram forte na tendência de monocromia. Podese ver nos exemplos das coleções de Moschino (Paris), DKNY (Nova York), Maria Bonita (Brasil) e Byblos (Milão). Entender uma tendência é conseguir captar o que um grupo de pessoas está nos dizendo usando aquele visual. As roupas de inverno normalmente utilizam os tons cinza, preto e marrom por uma influência da temperatura adornados por estampas muito coloridas para dar uma alegria adicional – lenços, meias, sapatos, boinas, detalhes de bolsos ou debruns, mas este ano isso não apareceu. Os detalhes são sempre pequenos e em cores discretas. Como a Europa funciona como um piloto para as coleções do mundo inteiro, isso nos

leva a interpretar como fruto da situação econômica atual, marcada pela crise financeira que gera uma incerteza quanto ao futuro. Isso foi observado também no pós guerra e durante a guerra fria nos anos 40 e 50. As pessoas demonstram um espírito mais intimista e minimalista. No entanto uma luz no fim do túnel pode ser vista – a monocromia também está presente em cores fortes – azuis, rosas e laranjas. Este aparente contraponto mostra que, embora haja uma crise, as pessoas esperam um renascimento breve . Isso também vale para os acessórios e maquiagem. Uma tendência também muito forte nos últimos anos é a combinação de roupas com os complementos, principalmente com a maquiagem. Se você vai sair com uma roupa rosa, o batom as sombras e o esmalte podem também ter tons diferentes de rosa - monocromia. Pode parecer inicialmente que ficará sem graça, mas não – fica interessante. As grandes marcas de cosméticos como Dior, Chanel, Clinique, Lancôme, Avon, MAC e outras estão investindo nesta direção e, pelo que se pode ver do efeito, fica bárbaro! Também usar sapatos e bolsas com variações do mesmo tom fica muito sensual e dá uma aparência de modernidade. Bem, este é o espírito deste inverno - aparência longilínea, roupas de um tom só bem acompanhadas das sombras, batons e esmaltes e também dos acessórios. Seduza-se pela monocromia e brilhe neste inverno!

Divulgação

A Byblos apostou em uma coleção repleta de alfaiataria com pegada esportiva. Cores fortes, como azul, amarelo e rosa, contrastaram com tons neutros, como o branco e o areia. Tons metálicos pontuaram alguns looks, conferindo um ar contemporâneo ao inverno 2013.

06

Revista BH14 - Agosto-Setembro/2012


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.