Revista Atheos

Page 7

Fernando Thomazi também costuma direcionar suas críticas ao principal pilar de toda religião: A Fé. “Quando digo fé, não me refiro à fé ou esperança de recuperação de um doente desenganado pelos médicos, por exemplo. Refiro-me à fé, no sentido de crença sólida, sem duvidar, sem evidências, sem profunda reflexão e que evita o questionamento e a revisão dos conceitos”, explicou. Para Thomazi, dizer coisas do tipo “você deve fazer isso porque é isso que Deus quer que você faça”, ou “acredito porque está na Bíblia, ou no Alcorão”, ou “o homossexualismo é abominável aos olhos de Deus” são formas peri-

gosas de fé, que refletem, na verdade, a opinião do escritor bíblico e não a de Deus propriamente dito. “Mas o problema é que não temos controle sobre o que a pessoa irá acreditar pelo mecanismo da fé”, citou. Na visão de Richard Dawkins, considerado o “aiatolá” dos ateus, a fé, na definição que Thomazi expôs, é a pior coisa que a religião pode ensinar a uma pessoa, pois a simples idéia de acreditar sem duvidar, deveria, em sua opinião, causar repulsa: “A dúvida é um elemento essencial da vida e faz parte da atitude de qualquer cientista honesto. Dizer coisas do tipo “você deve fazer isso porque é isso que Deus quer que você faça”, ou “acredito porque está na Bíblia, ou no Alcorão”, ou “o homossexualismo é abominável aos olhos de Deus” são formas perigosas de fé, que refletem, na verdade, a opinião do escritor bíblico e não a de Deus propriamente dito”. Mas e se os ateus fossem maioria? Para Thomazi, o ateísmo sozinho não significa nada. Nas palavras do ateu Sam Harris, corroboradas pelas do ateu brasileiro André Díspore Cancian, dono do site ateus.net, ateísmo não é uma religião, não é uma filosofia, nem mesmo uma visão do mundo. Apenas é tão somente uma mera opinião sobre um determinado assunto, qual seja, a suposta existência de Deus ou deuses, opinião esta justificada pela ausência de evidências. ”O ateísmo não nos diz nada a respeito de ética, moral ou de comportamento. A rigor o termo ateísmo nem deveria existir. Mas, de um modo geral, eu defendo a idéia de que tomar decisões racionais em detrimento das fundamentadas na fé, é uma atitude muito mais segura, e isto os ateus, a meu ver, baseado no que tenho observado, têm feito razoavelmente bem”, disse.

percebo pessoas, internautas em sua maioria, que acham que sou um fanático que prega o ateísmo com uma fé cega comparada a de fundamentalistas”, comentou. Porém, Thomazi critica a visão superficial que a maioria dos religiosos, que seguem alguma doutrina principalmente, tem sobre o ateísmo. “Eles possuem uma visão superficial do que seja o ateísmo, baseada em seus próprios conceitos, ou no que a Bíblia diz, ou no que o pastor falou”, criticou. E completa: “Alguns talvez achem que ser ateu é ser contra a moral, a ética ou contra os valores cristãos”. Thomazi comenta que, apesar de ser visto algumas vezes como um mau exemplo para as pessoas, ele respeita os que acreditam em Deus e no cristianismo. ”Eu acredito que seria hipocrisia e desonesto da minha parte ser batizado, ou comungar na igreja, e induzir as pessoas a achar que acredito no mesmo que elas. Mas, não me incomoda que elas façam isso. Desde que elas respeitem as pessoas que não querem fazer”, disse.

“Alguns talvez achem que ser ateu é ser contra a moral, a ética ou contra os valores cristãos”

Minimizar esse tipo de preconceito faz parte da militância ateísta. Thomazi completa: “Quando eu digo militância eu me refiro à atitude do ateu que se interessa em debater o assunto, fazer críticas construtivas à alguns aspectos da religião, mas sempre com ética, respeito, uma vez que tais atributos são grandes facilitadores na eficiência do debate”, finaliza.

Sobre Deus Uma Piada Para escrever “Deus Uma Piada Ou o Evangelho Segundo Fernando”, Thomazi se inspirou principalmente no site de humor “Jesus, Me Chicoteia”. “Eu foquei em histórias bíblicas que permitem a sátira e a reflexão humorística. Nem tudo o que está na Bíblia rende histórias engraçadas. Quis dar mais liberdade à elaboração das histórias adicionando elementos atuais à vontade”, comenta. Para ele, sua obra tem vários objetivos, além de entreter. “Quero fazer uma crítica positiva à religião, especialmente ao cristianismo, através do humor, mas com respeito e ética. Derrubar o paradigma de que não se deve criticar a religião, muito menos através do humor. Estimular o senso crítico no leitor, fazendo-o perceber algumas incoerências, principalmente morais e éticas”, relembra.

Fernando Thomazi

Deus, uma piada livro de Fernando Thomazi

Respeitando os cristãos O escrevente diz que não sofre preconceito do tipo que termina com relacionamentos ou amizades em geral. Ele até serve de inspiração para algumas pessoas: “Tem gente que adora minhas opiniões e atitudes, e que vêem em mim um exemplo para fazerem o mesmo. Raras vezes Revista ATHEOS

7


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.