Revista Anfarmag - Ed. 111

Page 65

NA PONTA DO LÁPIS

Calculando miliequivalentes (mEq) As moléculas de compostos químicos em soluções podem permanecer inalteradas ou podem dissociar-se em partículas conhecidas como íons, dotadas de carga elétricas (cátions ou ânions). As substâncias que não se dissociam em soluções são chamadas não-eletrólitos, e aquelas que se dissociam são os eletrólitos. Há vários eletrólitos presentes no plasma sanguíneo que são importantes para a manutenção do equilíbrio ácido-base no corpo e para o controle do volume de água no organismo. É comum a farmácia receber prescrições de substâncias eletrólitas. Um exemplo clássico é o citrato de potássio, que é um alcalinizante urinário utilizado na acidose tubular renal e na prevenção da formação de alguns cálculos renais. O sal citrato de potássio normalmente é expresso em termos de miliequivalentes (mEq). Um mEq corresponde à milésima parte de um equivalente grama, ou simplesmente equivalente. O equivalente de uma substância é a menor porção da substância capaz de reagir quimicamente e corresponde ao peso atômico ou ao peso molecular, dividido pela valência. Equivalente-grama (Eqg) em fórmulas moleculares = massa molar / variação total do Noxpor molécula. Miliequivalente (mEq)= Equivalente-grama/1000 Exemplo de prescrição Citrato de potássio...............................................10mEq Manipular 30 cápsulas. Tomar 1 cápsula 3 vezes ao dia, logo após as refeições. Cálculos Fórmula molecular do citrato de potássiomonoidratado = C6H5K3O7.H2O Massa molar do citrato de potássiomonoidratado = 324,4g/ml, sendo citrato = (C6H5O7)-3e íon potássio= K+(potássio tem valência 1+, mas no citrato de potássio (C6H5K3O7), cada K cede 1 elétron; como são K3, temos 3 elétrons). Variação total do Nox por molécula (número de elétrons ganhos ou perdidos por molécula) = 3 Equivalente-grama (Eqg)= massa molar / variação total do Nox por molécula = 324,4/3 Eqg=108g 1 mEq=108g/1000=0,108g 1 mEq= 108mg Assim, 1mEq de citrato de potássio equivale a 108mg do sal. Para a manipulação de cápsulas contendo 10mEq, basta multiplicar 108mg x 10mEq para encontrar o valor em mg por cápsula do sal.

Referências: 1. Ansel, H. C.;Stoklosa, M. J. Cálculos Farmacêuticos, 12º edição. Porto Alegre: Artemed, 2008. 2. Ferreira, A. O. Guia Prático da Farmácia Magistral, 4º edição, Volume I. São Paulo: Pharmabooks, 2010. 3. Batistuzzo, J.A.O.;Itaya, M. e Eto, Y. Formulário Médico Farmacêutico, 5º edição. São Paulo: Atheneu, 2015.

N 1 1 1 - S E T / O U T / N O V / D E Z 2 0 1 7 65


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.