Pará+ 82

Page 13

benção das imagens peregrinas abrem a festa nazarena em Abaetetuba. São 52 anos de devoção contínua, com forte participação local e belos traços culturais. Igarapé-Açu (Colônia do Prata) - Celebrado desde 1929, o Círio de Nazaré da Colônia do Prata é a demonstração da persistência dos hansenianos que, a cada terceiro domingo de novembro, louvam e festejam, por uma semana, Nossa Senhora. Santarém (Curuai) - O Círio de Nossa Senhora de Nazaré na vila de Curuai é celebrado todo terceiro domingo de agosto. As belas manifestações terrestres e marítimas são sempre festejadas com muitos fogos e emoção. Ananindeua (Guanabara) - Belo na sua simplicidade. Assim podemos classificar o Círio realizado, desde 1997, no bairro da Guanabara, em Ananindeua. A festividade, aos poucos, vem ganhando importância e o apoio de vários órgãos.

Mãe do Rio - O primeiro Círio de Mãe do Rio ocorreu em 1981 e, desde lá, em todo o primeiro domingo de dezembro a população local, mesmo tendo com padroeiro da cidade São Francisco de Assis, presta durante 15 dias suas homenagens de louvor, devoção e fé em Nossa Senhora. Magalhães Barata - O 3º domingo de novembro é o dia da procissão de Nossa Senhora de Nazaré no município. Os devotos se reúnem na Igreja do Cristo Redentor para, desde 1913, saudar e louvar a padroeira dos paraenses. Maracanã - Iniciado em 1912, o Círio de Maracanã surgiu da necessidade de sua população em expressar sua devoção à Nossa Senhora. Mesmo baseado no de Belém, o Círio local ganhou uma identidade própria, fruto do envolvimento de católicos e de pessoas de outras religiões. Muaná - Com cerca de 200 anos de devoção, o Círio da

Maracanã

Foto: Elza Lima

Maracanã - Corda do Círio 2006

EDIÇÃO 82 [OUTUBRO 08]

p a r a m a i s . c o m . b r

13


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.