Pará+ 195

Page 15

De acordo com os economistas da Serasa Experian, o recorde apresentado em 2017 foi determinado pelo que o estudo chama de “empreendedorismo de necessidade”. As demissões e o desaparecimento das vagas no mercado formal de trabalho leva boa parte dos desempregados a abrir um negócio, o que contribui para a curva ascendente na quantidade de MEIs. Outro fator abordado é a crescente formalização dos negócios no Brasil. De 2010 a 2017, os Microempreendedores Individuais tiveram aumento considerável e se tornaram a grande maioria. A representatividade passou de 48,9% para os atuais 78,7% do total.

Comércio lidera surgimento de empresas

O setor de serviços continua sendo o mais procurado por quem quer empreender: de janeiro a dezembro de 2017, 1.406.634 novas empresas surgiram neste segmento, o equivalente a 63,9% do total de empresas nascidas.

Ramo de atividade

De acordo com os dados da Serasa Experian, entre o total de empresas fundadas no ano passado, 8,2% são do ramo alimentício. Em seguida aparecem os empreendimentos de serviços de higiene e embelezamento pessoal (7,3%) e os negócios de confecção (6,8%).

Mercado de trabalho

Segundo o estudo inédito elaborado pelo banco Santander os empreendedores deverão ser os principais responsáveis pelo alento esperado no mercado de trabalho neste ano. Das 2 milhões vagas a serem abertas, 1 milhão dos empregos serão criados por empregadores, trabalhadores por conta própria e microempresas. O estudo foi projetado com base na expectativa de crescimento na quantidade de trabalhadores ocupada no Brasil e no aumento esperado do número de novas empresas no país.

Os dados mostram que a abertura de pequenas empresas e o crescimento do número de profissionais autônomos devem ser as alternativas para o brasileiro se ocupar em num momento de fraqueza do mercado de trabalho. Neste ano, por exemplo, a expectativa do banco é que 2,5 milhões de empresas sejam criadas no país, enquanto a ocupação como um todo deverá ter um aumento de 2,2% “A melhora esperada para a economia brasileira deve até ajudar a sustentar o avanço deste brasileiro empreendedor”, diz o economista-chefe do Santander, Maurício Molan. No ano passado, 33% da mão de obra ocupada trabalhava por conta própria ou em micro empresas. Neste ano, essas duas categorias vão responder por 50% das posições de trabalho criadas em 2018, de acordo com as projeções do Santander.

SOLUÇÕES:

Empreendedorismo no Brasil – oportunidade ou necessidade O empreendedorismo costuma aparecer em dois momentos na vida de uma pessoa: por oportunidade, no momento em que ela decide mudar de área e abrir um negócio próprio que lhe parece promissor; por necessidade, nos casos dos trabalhadores que ficam desempregados e enxergam no negócio próprio a solução para ter uma renda mensal.

* *

CONDOMÍNIO CONTÁBIL DEPARTAMENTO PESSOAL FISCAL E TRIBUTÁRIO

Tv. Dom Pedro I. 1156 Umarizal • Belém • PA Fone: (91) 98146-8823 www.paramais.com.br

Relatório Global do Empreendedorismo – GEM 2017-2018.indd 15

CONDOMÍNIOS & CONTABILIDADE www.plenusonline.com.br Pará+

15

28/05/2018 15:07:45


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.