Artigo Técnico
CRONOLOGIA DENTÁRIA DOS BOVINOS I. Introdução
II. Fórmula Dentária Dos Bovinos Os dentes Incisivos constituem uma só arcada na mandíbula e são os mais utilizados na determinação da idade. Pela ordem de disposição denominam-se Pinças, Primeiros Médios, Segundos Médios e Cantos. Não existem Caninos e nem Incisivos Superiores, esses últimos substituídos por um espessamento da mucosa na maxila. Os Primeiros Pré-Molares (Superiores e Inferiores) também não estão presentes. Assim, a fórmula dentária dos dentes decíduos ou provisórios nesta espécie é:
Onde i são os dentes Incisivos, c são os Caninos, pm são os Pré-Molares e m são os Molares. A substituição desta dentição provisória pela permanente é traduzida pela fórmula seguinte: 106
Revista ABCZ
O formato dos dentes Incisivos aproxima-se de uma pá, tendo raiz arredondada e com implantação incompleta no alvéolo (o colo fica bastante destacado). A sua extremidade livre é larga, a face anterior ou lingual é côncava, com uma pequena saliência na parte central e in-
Molares Superiores Pré-molares superiores
Maxila
Mandíbula Incisivos Pré-molares inferiores
Molares inferiores
Figura 1 – Maxila e Mandíbula de bovino com os dentes Incisivos, Pré-Molares e Molares.
Foto: FAÍSCA et al, 2002
Os mamíferos normalmente nascem sem dentes ou apenas com alguns que acabaram de irromper. São necessários alguns anos para que, nos bovinos, irrompam todos os dentes permanentes. Na determinação da idade aproximada dos bovinos é utilizada a avaliação visual da dentição para aferir os diversos períodos de sua vida. Os bovinos são animais de dentição ‘difiodonte’. Possuem, portanto, um conjunto de dentes que irrompem no início da vida (dentes decíduos ou provisórios) que são, ao seu tempo, substituídos por dentes permanentes com a mesma designação. O conjunto temporário de dentes consiste em Incisivos e Pré-Molares. Os Molares não são precedidos por dentes temporários, fazendo, assim, parte do conjunto de dentes permanentes. A fórmula dentária traduz o número e a especificidade dos dentes, quer na maxila quer na mandíbula, uma vez que os bovinos são também animais de dentição ‘heterodôntica’, isto é, apresentam dentes de características morfológicas e funcionais diferenciadas (Figuras 1 e 2).
Figura 2 - Dentição heterodôntica dos bovinos. Foto esquerda - Seta 1: dentes Incisivos; seta 2: dentes Pré-Molares e seta 3: dentes Molares. Foto A: Face Lingual - Seta 1:Pinças, Seta 2: Primeiros Médios; Seta 3: Segundos Médios e Seta 4:Cantos; Foto B - Face Bucal - Seta 1: três PréMolares e Seta 2: três Molares.