Revista ZN 183 - AGOSTO / 17

Page 32

DECORAÇÃO Gustavo Suniga - Arquiteto - gustavosuniga@gmail.com

A iluminação tem grande influência num projeto de arquitetura, tanto para a representação da arquitetura ou do espaço decorado, quanto para a utilização do espaço. Muitos dos imóveis lançados atualmente contemplam poucos pontos para luminárias, deixando os ambientes pouco iluminados, e, consequentemente, escuros. Na coluna deste mês darei algumas dicas a respeito de que tipo de iluminação usar, onde e como suprir essa falta de iluminação. Tipos de luminárias: 1- Plafon: Luminárias retangulares ou circulares, com potências (w) variadas de baixa ou alta intensidade, é uma luminária do tipo central ou eixo luminoso, ou seja, com luminância dissipada, uma iluminação que se espalha no ambiente, a partir do seu ponto de origem. O que vai determinar a sua potência? A dimensão do ambiente e a quantidade de luminárias por perto, dessa forma não ficamos com um sol dentro de

casa, e nem uma escuridão o dia todo. Atualmente também há a opção de Led (também conhecido como painel de Led). Existem opções de embutir ou de sobrepor (lembrando que existem lajes e forros, e as lajes recebem luminárias de sobrepor, já os forros podem receber tanto de sobrepor, quanto de embutir).

Fotos: Divulgação

A iluminação e o ambiente

2- Spot: esses são de efeito decorativo, embora proporcionem uma iluminação intensa, porém com circunferência limitada com relação ao plafon, normalmente utilizados para um efeito mais decorativo ou até focal, ou seja, para tornar algo iluminado. Existem opções de embutir ou de sobrepor. 3- Iluminação indireta, sancas, canais no forro etc.: tem propósito de baixa luminosidade, devido a não incidência da luz, é ótima para decorar o forro e até mesmo deixar um ambiente parcialmente claro, sem que esteja à vista a origem da iluminação. Podemos utilizar esse recurso também para fazer decora-

ção em móveis e atrás de espelhos, adotando fitas de Led como origem da iluminação. 4- Lustres, pendentes etc.: são ótimas opções para sala de jantar, balcão de café e refeições rápidas, para deixar o espaço das refeições mais acalentado e aconchegante. Sempre do tipo sobreposto. 5- Trilhos: Essa é uma ótima opção para resolver a ausência de pontos de iluminação, sem ter o “quebraquebra” para instalar novos pontos, pois a partir do ponto, com o trilho, podemos deslocar vários outros pontos para colocar mais luminárias, normalmente spots. 6- Luminárias tubulares: Essas são utilizadas normalmente em ambientes operacionais, que demandam mais iluminação, como cozinhas, escritórios e comércios. Conte sempre com o apoio de profissionais habilitados para execução de seus projetos.

32 Agosto/17

www.universozn.com.br


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.