revista MACAU 65

Page 15

região

• Contributo dos portugueses e macaenses Chui Sai On notou que “os macaenses de ascendência portuguesa e os portugueses residentes em Macau desempenham um papel importante no fomento do intercâmbio cultural entre a China e outros países”. “O Governo valoriza as suas culturas, costumes e hábitos, salvaguarda os seus direitos e interesses legais e apoia a sua participação no desenvolvimento da RAEM juntamente com toda a população de Macau.”

• Educação com mais apoios Os subsídios para aquisição de material escolar para os estudantes com dificuldades económicas passam a ser de 2500 patacas para estudantes do ensino infantil e primário e de 3250 patacas para estudantes do ensino secundário. O subsídio de alimentação, no montante de 3800 patacas, irá manter-se. Ainda no caso de estudantes provenientes de famílias com dificuldades económicas, estes vão receber 4000 no caso dos ensinos infantil e primário, 6000 patacas no ensino secundário geral e 9000 patacas no ensino secundário complementar, relativamente a subsídio para propinas. Para os outros estudantes, o subsídio para aquisição de manuais escolares aumenta para 2300 patacas para estudantes do ensino infantil, 2900 patacas para estudantes do ensino primário e 3400 patacas para estudantes do ensino secundário. Para o ensino superior foi aumentado o subsídio para aquisição de material escolar para 3300 patacas por residente.

• Aumento dos subsídios de invalidez O Governo vai aumentar os montantes anuais do subsídio de invalidez normal e do subsídio de invalidez especial para 9000 e 18 mil patacas.

• Revisão da Lei de Terras O Governo irá proceder a uma consulta pública de forma a avançar para um estudo aprofundado relativamente à implementação da Lei de Terras. O Comissariado contra a Corrupção “irá efectuar uma análise abrangente sobre a situação dos terrenos cuja concessão tenha sido declarada caducada e irá apresentar uma proposta e algumas recomendações para o aperfeiçoamento da supervisão e gestão da concessão de terrenos, que servirão de base para elaboração do planeamento geral de Macau, com vista a resolver adequadamente a questão de terras de Macau”, anunciou Chui Sai On.

• Cidade ecológica “Será estabelecido um mecanismo de tratamento integrado de fontes móveis de poluição e importadas máquinas para a recolha de garrafas de plástico”, frisou o Chefe do Executivo, acrescentando que “estará concluído, no próximo ano, o processo legislativo da limitação do uso de sacos de plástico”. Será ainda concretizado o projecto de instalação de 200 pontos de carregamento de veículos eléctricos. O Governo pretende ainda avançar com um concurso público para criar um centro de reciclagem de materiais de construção num terreno com cerca de 15 mil metros quadrados. Outros 30 mil metros quadrados vão estar reservados para a construção das instalações de tratamento centralizado de resíduos alimentares, destinadas ao tratamento de, pelo menos, 50 por cento dos resíduos alimentares produzidos diariamente.

www.revistamacau.com

Dezembro 2018 • macau

15


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.