revista MACAU 19

Page 88

86

conhecer

Langzhong LANGZHONG é, de acordo com a sua página oficial, uma zona com 860 mil habitantes situada na região de Nanchong, no norte da Província de Sichuan, que em 1986 recebeu a designação, por parte do Conselho de Estado, de cidade cultural e histórica. Na língua chinesa essa zona é designada pelo carácter (市) shi, que significa cidade ou munícipio, mas que de facto corresponde a uma realidade mais lata, que inclui zonas rurais. Presentemente Langzhong é conhecida sobretudo devido ao seu centro histórico, a antiga cidade de Langzhong, frequentemente citada como uma das quatro cidades antigas mais famosas da China, ao mesmo nível de Lijiang, na Província de Yunnan, Pingyao, na Província de Shanxi, e Shexian, na Província de Anhui. Langzhong foi a capital do Reino de Ba, que foi eliminado por Qin Shi Huangdi, o imperador que unificou a China pela primeira vez, no século III a.C. Mais de mil e quinhentos anos depois, no final da dinastia Ming e início da dinastia Qing, Langzhong recuperou alguma importância na região, tendo mesmo sido a capital provisória de Sichuan. Pode-se chegar a Langzhong através do aeroporto de Nanchong, que recebe voos directos de Pequim e Cantão. A alternativa, para quem já está em Chengdu, capital de Sichuan, é apanhar um comboio - há ligações ferroviárias frequentes ao longo do dia - que demora cerca de duas horas a chegar a Nanchong. Daí há autocarros que fazem a ligação com Langzhong em viagens de cerca de hora e meia. Em termos de alojamento, é possível encontrar no centro histórico de Langzhong desde pensões de baixo custo, com casas de banho partilhadas, até hotéis mais convencionais de três estrelas.

Junho 2010 | 87

Após a morte de Zhang Fei, foi-lhe dado o título de Marquês Huan (Huanhou). Passados mais de mil e quinhentos anos, já durante a dinastia Qing, um governador da província de Sichuan começou a compilar as histórias deste grande general e reportou-as ao imperador Jiajing (17961820), que logo percebeu tratar-se de uma grande personagem da história e lhe conferiu o título póstumo de imperador Huanhou. Por isso lhe foi erigida uma estátua. Mas quando chegou o momento de lhe colocar os atributos, depararam-se com um problema. Se Zhang Fei fora ministro do imperador Liu Bei, não poderia ser ao mesmo tempo imperador e ministro e, por tal, a estátua de Zhang Fei como imperador tem segura pelas duas mãos a placa de jade que o ministro levava quando ia resolver assuntos do Estado com o imperador. Resolvido assim o problema, Zhang Fei tornou-se um imperador espiritual no coração do povo e, por outro lado, um leal ministro, e isto caracteriza a população de Langzhong. Ao fundo do templo está o mausoléu com o corpo de Zhang Fei, mas a cabeça encontra-se enterrada em Yunyang, na municipalidade de Chongqing, onde está o terceiro templo dedicado a este herói do período dos Três Reinos. O senhor Tang fala-nos da intenção de se voltar amuralhar a cidade e nós pudemos ver as obras do passeio ao longo do rio, que já se estão a realizar. A nossa estadia em Langzhong, pensada para quatro dias, vai-se prolongando à medida do que na cidade vamos encontrando. Como todos os dias aparecem novos motivos de interesse, constantemente adiamos a partida, sentindo ser esta uma das nossas cidades preferidas na China. No trajecto de regresso ao terminal de autocarros consciencializamos o valor turístico de Langzhong em comparação com outras localidades anteriormente visitadas. Não conseguimos compreender a falta de interesse por parte dos turistas, tanto nacionais como estrangeiros, para aquele sossegado lugar recheado de História e de ancestrais saberes.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.