Revista Contraste #03

Page 232

232

Os espaços de participação surgiram através do diagnóstico e formulação da proposta de intervenção, derivando construções a várias mãos entre líderes comunitários e institucionais, representantes sociais e não governamentais, técnicos, arquitetos, engenheiros e profissionais da assistência social, que identificaram conjuntamente problemáticas e oportunidades como insumo para a formulação e posterior execução do projeto (PREFEITURA DE MEDELLÍN, 2006). Estes mecanismos foram incrementados a partir das “oficinas de imaginários”, considerada como estratégia de participação que concretizou a identificação de potencialidades e reconheceu as iniciativas dos habitantes no que diz respeito à transformação desejada para a região. Os subsídios recolhidos pela equipe técnica do PUI-NE foram revisados e aprovados pela comunidade para dar início a execução das obras físicas. Desta forma, a população gerou imagens do que queriam em termos de moradia e espaço público.

POTENCIAL SOCIAL E POLÍTICO DA HABITAÇÃO NO PUI-NE Em termos de conclusão, é importante considerar que do trabalho social realizado no âmbito da moradia derivaram avanços sociais e políticos que contribuíram de forma significativa para o processo de construção da cidade. Neste sentido, foram construídos espaços dignos para se habitar e se desdobraram estratégias que estimularam formas de integração social e fortaleceram o tecido social existente na região. Exemplo disso são os espaços públicos que permitem o encontro; os canais de comunicação assertivos entre atores sociais, políticos, governamentais e acadêmicos; a constituição de redes para o trabalho em equipe fundamentadas na confiança; e o reconhecimento da sabedoria popular, suas necessidades e interesses. Foi de particular importância, por seu caráter inovador, a criação de uma nova legislação e a implementação da existente (CONSELHO DE MEDELLÍN, 2006); a articulação de esforços da entidade governamental local; e a confluência de variados poderes expressos por interesses coletivos e particulares. É preciso


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.