Projeto R Erupção

Page 1


03

Apresentação

04

Movimento Estudantil de Design

05

R Design

06

Histórico

08

CORDe Erupção

10

Proposta

11

Entre em Erupção

12

Objetivos

13

Atividades

15

Estrutura

16

Receita

18

Benefícios


Este projeto foi elaborado para a apresentação do 11º Encontro Regional dos Estudantes de Design da regional Centro Oeste e Minas Gerais, R Design Erupção 2015. Trata-se de um evento itinerante realizado desde 2005, sem fins lucrativos de cunho científico, acadêmico, político e cultural. Sendo considerado um espaço de encontro e integração onde todos os estudantes e participantes têm direito a voz, fortalecendo, assim, não só a atividade, mas também a atuação regional no cenário nacional e o nosso movimento estudantil. Esse é o maior encontro estudantil de design da região. O encontro reúne, anualmente, cerca de 400 participantes dentre estudantes, professores, pesquisadores, empresas, profissionais de design e áreas afins, que participam de palestras, oficinas, exposições, apresentações de trabalhos, desfile, atividades culturais, debates e manifestações públicas. Embora seja um evento que abrange apenas os estados da região Centro-Oeste e Minas Gerais, a participação é aberta a pessoas de todas as outras regiões do país, tornando-o ainda mais diversificado e favorecendo uma discussão plural. É com satisfação e orgulho que a Comissão Organizadora do 11º Encontro de Estudantes de Design (CORDe Erupção 2015) se apresenta, através deste projeto, que possui o objetivo de expor o que é o encontro e defender a proposta de uma nova visão em relação à organização dos encontros de estudantes no país. Detalhamos o processo de organização do encontro nos seus aspectos mais importantes como: proposta, objetivo, abordagem, público, estrutura prevista entre outras informações pertinentes aos diversos segmentos que pretendem participar conosco.

03


A mobilização dos estudantes de design no Brasil vem crescendo ao longo dos anos. Diversas atividades ligadas ao design foram desenvolvidas e se mantém graças ao esforço do trabalho voluntário de estudantes, apoiados por acadêmicos e profissionais. Para melhor conhecimento, apresenta-se aqui as principais atividades produzidas nos últimos tempos pela comunidade acadêmica de design no Brasil. CoNE Design Conselho Nacional dos Estudantes de Design

Criado em 1996 e regulamentado em 1998, é uma instituição apartidária, sem fins lucrativos, de representação dos estudantes de nível superior de design do Brasil (Bacharel, tecnólogo e pós-graduação). Com a reforma estatutária ocorrida em 2006, foram extintas as secretarias regionais e a nacional, dando espaço para a representação direta das instituições estudantis de base e a aproximação dos estudantes no movimento estudantil (ME) nacional. As reuniões do conselho acontecem duas vezes por ano, geralmente, sendo a primeira no mês de Janeiro (CoNE Verão) e a segunda edição durante a semana do N Design (CoNE Inverno).

N Design Encontro Nacional de Estudantes de Design

É um evento sem fins lucrativos, de caráter científico, político, acadêmico e cultural, realizado anualmente desde 1991. Teve origem a partir da vontade dos estudantes de design de várias cidades que buscavam possuir um espaço próprio e autônomo para se discutir, aprender e fortalecer o movimento estudantil de design a nível nacional. O encontro é realizado pela comissão organizadora do N Design (CONDe) que é formada por estudantes vinculados a uma entidade de base. O N é um evento itinerante e atualmente o maior encontro de estudantes de design do Brasil.

04


R Design Encontro Regional de Estudantes de Design

O Encontro Regional de Estudantes é um evento itinerante de cunho acadêmico, cultural e político, sem fins lucrativos, que promove a integração dos estudantes de design e discussões em torno da atividade, abordando características e influências de cada região. Busca aprofundar através de debates, palestras, oficinas, entre outras atividades, assim como a troca de experiências entre acadêmicos, profissionais e a sociedade. É um espaço onde todos os estudantes de design do Brasil têm direito a voz, fortalecendo não só a atividade, mas também a atuação regional no cenário nacional. Em 2015, Caldas Novas será a sede do 11º R Design CO/MG que tem previsão de ocorrer em meados de abril. O R Design Erupção se baseia na construção de um ambiente suscetível a atividades que possibilitem aos participantes adquirir conhecimentos em design e áreas correlatas. Assim como fortalecer a identidade do profissional de Design perante a sociedade, fomentar a mobilização estudantil e promover a integração dos estudantes e profissionais da área a nível regional.

05


Em 2002, surgiu o R Design dentro do CoNE Design através da necessidade de criar um evento regional com objetivo e estrutura semelhantes ao N Design, mas buscando valorizar a cultura e o contexto local. Assim nasceram os Encontros Regionais dos Estudantes de Design (R’s Design). As regionais são dividas da seguinte forma: Sul; São Paulo; Rio de Janeiro/Espírito Santo; Centro-Oeste/Minas Gerais e Norte/Nordeste.

06


2005

Goiânia (GO)

2006

Belo Horizonte (MG)

2007

Ouro Preto (MG)

“Independência ou morte”

2008

Pirenópolis (GO)

“Matutina Meyapontense”

2009

Governador Valadares (MG)

“Se procurar bem, você acaba encontrando”

2010

Belo Horizonte (MG)

2011

Goiânia (GO)

“Ainda há muito a ser descoberto”

2012

Brasília (DF)

“É só o começo”

2013

Uberlândia (MG)

2014

Belo Horizonte (MG)

“Abrindo as porteiras”

“Do trem nascem as coisas”

“Multi”

“Além do raio”

“Relicário” 07


A comissão organizadora do encontro é formada por estudantes universitários voluntários. As comissões e as cidades-sede são escolhidas todo ano por meio de uma assembleia ao final do evento do ano antecedente. Desta vez surge uma proposta inovadora para a realização do evento, onde estudantes de cidades de diferentes estados da mesma regional: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Goiânia (GO) e Juiz de Fora (MG) se reuniram para realizar o encontro juntos, formando a décima primeira Comissão Organizadora do 11º Encontro Regional de Estudantes de Design (CORDe Erupção 2015). Para a organização do evento, a comissão foi dividida em sete equipes: Gestão, Criação, Conteúdo, Integração, Comunicação, Administração e Infra-estrutura. As equipes são compostas pelos gestores e cada uma (exceto a gestão) possui um coordenador responsável por gerir o núcleo e organizar suas atividades e demandas. Cada equipe é responsável pelo andamento de suas atribuições e tarefas. Juntas elas formam o conselho, órgão de instância máxima dentro da comissão organizadora, encarregado de tomar as decisões mais importantes e pertinentes ao evento como um todo. A CORDe é responsável pela criação, produção e execução do evento. O custeio se dará através de apoios com iniciativa privada e pública, cobrança de inscrição para participação no evento e parceria com entidades e pessoas dispostas a investir no mesmo. Também é de responsabilidade da comissão controlar as informações relativas às inscrições dos encontristas, divulgação, contabilidade do evento e grade das atividades, além de arcar com os gastos referentes ao pagamento dos funcionários que trabalharão no evento (serventes, seguranças, etc.) e a compra de material para a realização das atividades.

08


Passaram-se dez anos da regional. Agora queremos dar início a mais uma nova década de descobertas. Buscamos voltar o olhar do encontrista para o futuro, apresentando as inúmeras possibilidades e rumos que ele poderá seguir com o design e áreas afins. O encontro busca uma reflexão sobre a vida com o design e atuação do designer na sociedade. Assim como trazer uma nova visão de encontro as organizações dos encontros de estudantes no país. Partimos do conceito de design na forma mais ampla, como ferramenta solucionadora de problemas, onde “o designer configura as fases do processo de forma a se adequar a um problema, gerando a solução para o determinado caso em questão”. Utilizando o design, todas as suas áreas de conhecimento e relacionando-as como subterfúgio para a geração de soluções; o evento busca inserir essa máxima do design na realização do mesmo, refletindo diretamente nas atividades e ações a seguir. O pensamento do design como solucionador age diretamente na forma como vivemos e tomamos decisões a respeito do que faremos da vida e como podemos transformar o ambiente a nossa volta. Visamos difundir o design em âmbito regional, estabelecendo e integrando uma cultura de troca de conhecimento e experiências entre os participantes. O fato de trabalhar com design nos torna responsáveis pelas soluções que desenvolvemos, assim como os processos que aplicamos em cada situação, mostrando como somos capazes de mudar a nós mesmos e o espaço onde estamos inseridos. Queremos instigar o participante ao máximo, propondo atividades que exijam uma maior entrega e assimilação de diversos conteúdos e experiências únicas que cada encontrista tem para agregar no processo de transformação proposto.

09


Toda a proposta se baseia no processo de transformação, e o mesmo se traduz através da metáfora de erupção vulcânica. Tendo a paixão canalizada como principal impulso para motivação e engajamento, o encontrista durante o evento será instigado a entrar em erupção. Uma erupção de conteúdo, vivências, ideias, ações e mudanças que reunidas, são instigadas e concentradas ao máximo, até explodirem acarretando uma transformação, tanto particular quanto mútua entre todos os participantes. O encontro busca atuar do mesmo jeito que funcionaria um vulcão entrando em erupção, ao mesmo tempo que destrói, ele dá liga a todo o terreno a sua volta, transformando elementos diferentes e separados em um algo sólido, único e renovado, dando origem a um terreno sólido e fértil. De forma divergente, utilizando o centro (encontro) como ponto de partida para disseminar a mudança, o participante terá o design e todas as suas áreas de atuação como insumos para sua transformação e desenvolvimento pessoal, assim como as aplicações no espaço em que estamos inseridos, onde o resultado das atividades do encontram buscam refletir diretamente na cidade.

10


Objetivo Geral

Nosso principal objetivo consiste em promover o encontro entre os estudantes de Design das instituições de ensino superior dos estados da região Centro-Oeste/Minas Gerais do Brasil na cidade de Caldas Novas, estado de Goiás, durante 4 dias do mês de abril do ano de 2015.

Objetivos Específicos

• Incentivar a aproximação entre instituições, profissionais e empresas. Divulgar projetos de empresas, estudantes, professores e instituições, para valorização não só da atividade com também da produção regional; • Incentivar o movimento estudantil ao fortalecer a identidade do profissional de design diante a sociedade; • Promover um desenvolvimento, tanto pessoal quanto mútuo, entre os participantes do encontro, propondo reflexões diárias a respeito da profissão e em relação ao papel do designer na sociedade; • Criar situações que possam demonstrar possibilidades de aliança entre as áreas do Design e áreas afins; • Promover trocas culturais e intelectuais, estimulando o surgimento de projetos inovadores; • Provocar uma renovação no formato do evento, realizando novas atividades e propondo soluções mais aplicáveis ao atual contexto de eventos de design. • Construir um legado para o movimento estudantil regional incentivando o Design em uma cidade que não possui um curso superior na área. Ampliando o âmbito regional do encontro e deixando uma herança cultural para a cidade de Caldas Novas.

11


Abertura

Cerimônia que dará início ao Encontro, tendo como função apresentar, informar e instruir os encontristas para melhor aproveitamento das atividades propostas e apresentar os monitores, que serão o suporte tanto da CORDe, quanto dos participantes.

Palestras

Temas de discussão, cases ou pesquisas relevantes ao tema do evento trazidos por profissionais ou teóricos convidados. Estes serão convidados pela CORDe e terão transporte, hospedagem e alimentação pagos pelo evento.

Mesas Redondas

Após as palestras, serão abertos espaços para discussão entre participantese palestrantes que objetivam alimentar a inquietação plantada nos participantes no decorrer das mesmas. Criando situações para questionamento e análise sobre os assuntos.

Mergulhos

Ministradas por um convidado que possui conhecimentos diferenciados dentro de uma das áreas que são englobadas pela arte e o design. Definiremos as oficinas visando dar ao participante mais ferramentas para melhorar a qualidade e variadade de seu trabalho.

Workshops

Atividade em que profissionais, convidados pela CORDe, propõe o desenvolvimento de técnicas e práticas sobre assuntos específicos, relacionados ao Design e áreas afins. Havendo uma troca direta de conhecimento entre o público e o profissional.

Atividades Integradoras

Tem o propósito de aproximar todos os participantes do evento. Durante os 4 dias de atividades, tanto participantes quanto palestrantes, oficineiros, expositores, apoiadores e patrocinadores se integrem. Nosso desejo é que todos reconheçam que qualquer um tem muito a ensinar e a aprender com os demais, precisamos estar apenas abertos para isso.

12


Cases

Tem por objetivo promover espaços para a apresentação de trabalhos de graduação, pesquisas acadêmicas e de empresas que acabaram de entrar no mercado e possuem algum tipo de inovação no design.

SePA’s

Sigla para Seminário de Produção Acadêmica, com um formato parecido ao de uma palestra, porém reduzido para apenas 15 minutos. O aluno, formado ou graduando, é convidado a contar sua experiência bem sucedida em um projeto desenvolvido durante o tempo que passou na universidade. Também podem participar estudantes que realizam projetos de iniciação científica ou de extensão.

Exposições Interativas

Desfile de Moda

Bazar

13

Queremos facilitar a exposição de trabalhos àqueles que desejam mostrar o que vem produzindo e, mais que isso, queremos incentivar todos os participantes a expor seus trabalhos e conhecer o trabalho dos outros. Acreditamos que isso facilitará na criação de várias redes de contatos e trará boas oportunidades aos encontristas. Enxergamos a moda como uma vertente muito importante dentro do design, que vem crescendo ano após ano e ganhando seu espaço nas universidades. Na mesma lógica que vamos realizar exposições interativas, queremos dar a chance aos designers de moda a mostrar seu trabalhos. Espaço onde fornecedores, designers e artistas podem expôr seus produtos e vendê-los aos participantes.


Para a realização do evento, serão necessários: Auditório

Salas

Um auditório com capacidade para 300 pessoas, para a realização de palestras e mesas redondas; • São necessárias, nesse espaço: iluminação, cadeiras, computador, datashow, microfones e sinalização para 300 pessoas Dez salas com capacidade para 20 pessoas para apresentação de Cases, SePAs, oficinas e mesas redondas; • São necessárias, nesse espaço: mesas, cadeiras, iluminação e lousa.

Pátio/Hall

Área central com espaço de circulação para funcionamento de ponto de encontro, apoio ao encontrista e bazar; • São necessárias, nesse espaço, 10 mesas e 20 cadeiras;

Alojamento

Galpão, quadra coberta, salas de aula ou área de camping com capacidade para alojar 300 pessoas (com barracas). • São necessárias, nesse espaço: vestiários com sanitários, chuveiros, bebedouros, lixo, iluminação, energia elétrica.

14


15

Previsão de receitas

• Inscrições; • Aluguel dos estandes junto ao evento; • Apoios & Patrocínios.

Previsão de despesas

• Passagens de palestrantes (aéreas/rodoviárias); • Hospedagem de palestrantes; • Alimentação; • Traslados; • Material de Divulgação; • Kit individual; • Materiais diversos (repentina, oficina, workshop); • Sinalização; • Sonorização; • Aluguéis e montagens de stands; • Atividadades integradoras (Festas); • Desfile • Limpeza; • Segurança; • Alimentação equipe de trabalho.


A CORDe disponibilizará a todos os participantes do evento: • Acesso às palestras, mesas redondas, oficinas, workshops, exposições; debates e demais atividades previstas na programação. • Alimentação em dois períodos do dia, nos locais das atividades; • Kit de participação composto por: - 400 bolsas; - 400 camisetas do evento; - 400 crachás de identificação; - 400 canecas; - 400 guias & programação do evento com informa ções sobre a cidade-sede, bem como de toda a programação. - 400 canetas ou lápis; - 400 blocos para anotação; - Revistas da área do design; - 400 pulseiras de identificação; - aterial de divulgação de patrocinadores e apoiadores.

16


• Divulgação da empresa/instituição a nível Centro-Oeste e nacional para potencial público consumidor de cada área (design de interiores, design gráfico, design de produto, design de moda, design em geral e áreas correlatas); • Exposição da empresa/instituição como incentivadora de projetos estudantis a nível nacional; • Possibilidade de exposição de novos produtos para público fomentador da área e formador de opinião; • Exposição de empresas do mercado interno, para o externo e vice-versa (de Goiás para o Brasil e de outros estados para Goiás);

17


A Comissão Organizadora do R Design Erupção agradece, desde já, a todos que, direta ou indiretamente, estão colaborando para o acontecimento de um evento que só tem a acrescentar na vida dos estudantes e design. A CORDe está trabalhando incessantemente para que o evento seja um exemplo de trabalho coletivo, organização e conteúdo de qualidade, que sirva de exemplo para os outros encontros de design que estão por vir após abril de 2015.

rerupcao2015@gmail.com www.vaiserquente.com.br

18


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.