Renoguia 91 - Fazenda Histórica

Page 1



MAio e Junho de 2015

Ano 16 / nº 91 Revista tuRística da Renovias

Carta ao leitor

Passeio histórico É fato que nossa região possui vários lugares que preservam a história, como casarões, igrejas, monumentos e museus. Mas um lugar merece destaque por reunir marcas do trabalho de diferentes povos em mais de dois séculos. A matéria especial desta edição percorre os cenários da Fazenda Tozan, em Campinas. A revista também está recheada de boa música, festas e atividades culturais. Também vale a pena conferir as feiras de malha e tricô realizadas no Sul de Minas. Trilhas off-road e minimaratona são as dicas para quem gosta de esporte e aventura. No espaço dedicado à hospedagem, ganha destaque um ecoresort em Amparo, que tem como atrativos o contato próximo com a natureza e muito conforto. A sugestão para quem gosta de boa gastronomia é conhecer um restaurante especializado na culinária ibérica em Campinas. Boa viagem! O editor

Fest Malhas Jacutinga

5

Feira de Tricô Monte Sião

6

Festival Gastronômico Campinas

7

Ney Matogrosso Jaguariúna

9

Titãs e Wanderléa São João da Boa Vista

11

Exposição Orquídeas Mogi Guaçu

12

Festa Junina Mococa

13

Festas Religiosas Casa Branca e Poços de Caldas

14

Festa das Nações Vargem Grande do Sul

15

Fazenda Histórica Capa

16 a 20

Arte Marcial Aguaí

21

Trilhas Off-road Itapira

23

Minimaratona Divinolândia

25

Hospedagem Amparo

26 e 27

Gastronomia Campinas

28 e 29

Notícias da Renovias 200 cadeiras de rodas para entidades

Cartas Lisonjeados Parabéns por todas as edições do Renoguia. A revista possui uma leitura prazerosa e de fácil entendimento. A natureza sempre está presente nas suas edições. Muitos anos de publicações!!! AMO (Associação Mogiana dos Orquidófilos) Mogi Guaçu/SP

30

Contato com a equipe SP-340 km 161 - Cx. Postal 42 13805-280 - Mogi Mirim/SP

Tel.: (19) 3814-2000 E-mail: renoguia@renovias.com.br Site: www.renovias.com.br

Informe-se Recomendamos que, antes de se deslocar a um dos eventos divulgados nesta revista, você confirme informações como data e horário através de telefone, e-mail ou site informados na seção Serviço, abaixo de cada matéria. Alterações posteriores ao fechamento da edição são de total responsabilidade dos organizadores.

Renoguia é uma publicação bimestral da Renovias Concessionária S.A., produzida pelo Departamento de Comunicação. Jornalista responsável e editor: Alexandre Moretto (Mtb 43593). Redação e revisão: Cristiene Crevellari e Alexandre Moretto. Marketing: Kátia Macedo. Foto de capa: Marcos Peron. Projeto gráfico / editoração eletrônica / Paginação de anúncios: Neo Arte Design. Tiragem: 100 mil exemplares - Distribuição Gratuita - Impressão: São Francisco Gráfica e Editora. A reprodução de matérias e fotos do Renoguia só é permitida mediante prévia autorização por escrito. Foto de capa: Agradecimento à Fazenda Tozan de Campinas.

renoguia / 03



Jacutinga

Divulgação

Feira traz novidades em MALHAS De 29 de maio a 14 de junho, Jacutinga promove a 38ª edição da Fest Malhas. O evento acontece no Pavilhão Central e traz as novidades da moda em malhas para o outono/inverno. Neste ano, a proposta da organização é oferecer atrações e produtos para toda a família. “Observamos que as pessoas aproveitam para fazer passeios com os familiares e decidimos focar na moda para este público, tendo em vista que produzimos peças femi- Programação inclui desfiles e gastronomia ninas, masculinas e infantis”, destaca o presidente da Aso Pavilhão Central fica na Rua Professor Felipe Augusto Wolf, s/nº. sociação comercial, Industrial, Agropecuária de Jacutinga, A feira é aberta ao público de Dennys Bandeira. segunda a quinta-feira, das 8 às 19 horas. De sexta a domingo e feriado, A programação da feira inclui desfiles de moda, atraabre das 8 às 20 horas. Os desfiles ções musicais e happy hour. A novidade é a realização de estão previstos para os finais de semana e feriado às 15 horas. A uma balada no dia 6 de junho, a partir das 23h30. entrada é franca para a feira. Para a Também será montado espaço kids, parque de diverbalada, será cobrado ingresso de R$ 30,00 (1º lote). Informações: sões, lanchonetes, docerias, restaurante, bem como áreas (35) 3443-2007 ou pelo site para descanso e lazer. www.festmalhas.com.br .

renoguia / 05


Monte Sião

Coleções da moda em TRICÔ As tendências e lançamentos para a temporada outono/ inverno da moda tricô podem ser conferidas durante a Fenat. A Feira Nacional do Tricô será promovida de 4 a 21 de junho no Centro de Exposições e Lazer de Monte Sião. De acordo com a Associação Comercial e Industrial, este é o maior evento brasileiro do segmento e o único focado exclusivamente na malharia retilínea. A feira deverá reunir as 50 mais representativas grifes do polo confeccionista mineiro. Os fabricantes investiram em novas tecnologias e matérias-primas para desenvolver coleções adaptáveis às oscilações climáticas brasileiras e com forte apelo fashion. Para apresentar as coleções, serão promovidos desfiles aos finais de semana, sempre às 10 e 15 horas. Os comerciantes prometem oferecer muitos descontos e promoções. Outros atrativos do evento são a pista de patinação no gelo e praça de alimentação. Monte Sião possui 1,5 mil confecções especializadas e produz 3 milhões de peças de tricô por mês.

06 / renoguia

Novas tecnologias e matériasprimas adaptáveis ao clima brasileiro

a feira tem entrada franca e fica aberta das 8 às 18 horas. O Centro de Exposições está localizado na Avenida das Fontes, s/nº, Centro. Informações: (35) 3465-1011 ou www.fenat.com.br.


Campinas

Divulgação

Festival Gastronômico A mania que conquistou o público na Europa e nos Estados Unidos virou tendência nacional. Os food trucks vêm com a proposta de oferecer comidas saborosas, rápidas e um cardápio recheado de opções. São lanches, massas, bebidas, doces e pratos diversos. Os famosos caminhões customizados são destaque entre as atrações do 7º Festival Gastronômico de Campinas e Food Truck. O evento acontece nos dias 23 e 24 de maio, das 10 às 19 horas na Estação Cultura. A entrada é franca. “Este é um dos principais eventos gastronômicos promovidos pela cidade. Reúne restaurantes renomados, que irão preparar menus especiais e completos, com entrada, prato principal e sobremesa”, informa Juliana Midori, coordenadora de Eventos e Promoções da Prefeitura de Campinas.

Food trucks são atração do festival

a Estação Cultura fica na Praça Marechal Floriano Peixoto, s/nº, Centro. Informações: (19) 2116-0438.

renoguia / 07



Jaguariúna

Divulgação

Show marca 40 anos de carreira O cantor Ney Matogrosso se apresenta no dia 9 de maio na Red Eventos, em Jaguariúna. O artista sobe ao palco para promover o lançamento oficial do DVD Atento aos sinais, a partir das 23 horas. Este show, que marca os 40 anos de carreira artística do cantor, tem uma roupagem pop, com a interpretação singular do artista para compositores novos e consagrados, como Paulinho da Viola, Caetano Veloso, Itamar Assumpção, Criolo e Vitor Ramil. Mesclando canções clássicas e contemporâneas em uma criteriosa seleção, o repertório inclui músicas como Vida Louca (Lobão), Roendo as Unhas (Paulinho da Viola), Fico Louco (Itamar Assumpção) e Oração (Dani Black), música que inspirou o título da turnê.

Ney Matogrosso: repertório mesclado os portões serão abertos ao público a partir das 20h30. A Red Eventos está localizada na Avenida Antárctica, 1530. Os ingressos custam a partir de R$ 40,00. Informações: (19) 997087001/ (19) 3867-7001 ou no site www.gpproducoes.com.br.

renoguia / 09



São João da Boa Vista

TiTãs na Virada Cultural Shows com artistas de grande sucesso e com entrada franca são os atrativos da programação da Virada Cultural Paulista em São João da Boa Vista, que acontece nos dias 23 e 24 de maio. Os shows serão na Praça Rui Barbosa, no Centro. Titãs, uma das mais tradicionais bandas de rock brasileiro, é destaque da Virada. O grupo foi formado em 1982, por Sérgio Britto, Paulo Miklos, Branco Mello e Tony Bellotto. Os músicos sobem ao palco às 18h30 do dia 24. A cantora Wanderléa é outra atração e se apresenta no dia 23. A ternurinha do Brasil, como ficou conhecida nos anos 60, realizará show repleto de clássicos a partir da meia noite. No mesmo dia, a vencedora da primeira temporada do The Voice Brasil, Ellen Oléria, anima a plateia às 21 horas. Depois de emocionar o País no reality musical, a artista apresenta versões arrojadas para a música brasileira e também seu projeto autoral. A banda de rock Apanhador Só também terá lugar no palco. Com estilo alternativo, os músicos do Rio Grande do Sul mostram o trabalho Antes Que Tu Conte Outra, lançado em 2013. O show será no dia 23 às 17 horas. Durante a virada haverá programações paralelas com artistas locais. A grade inclui o Festival União do Rock, que reúne diversas bandas, dia 23 de maio, às 17h30, no Skate Plaza.

Divulgação

Titãs, uma das mais tradicionais bandas de rock brasileiro, é destaque na programação

o Festival do Rock será na Rua Santo Antonio, 734, Bairro São Benedito. Programação completa no www.saojoao.sp.gov.br. Informações: (19) 3631-0313.

renoguia / 11


Mogi Guaçu

Peculiaridades das orquídeas Divulgação

A beleza e peculiaridades de uma das mais cobiçadas flores estarão em evidência durante a 20ª Exposição Nacional de Orquídeas de Mogi Guaçu. A mostra acontece entre os dias 1º e 3 de maio, no Centro Esportivo Vereador Sebastião de Mello. A abertura para o público será às 18 horas. No dia 2, os visitantes podem apreciar as flores das 9 às 20 horas. Já no dia 3, a exposição estará aberta das 9 às 17 horas. Haverá venda de plantas e palestras sobre o cultivo e preservação da espécie. o Centro Esportivo fica na Rua São João da Boa Vista, 915, Jardim Murilo. Entrada Franca. Informações: (19) 3861-3791.

Haverá venda de plantas

TEATRO - depois do sucesso em São Paulo, será apresentado no dia 19 de junho, às 20 horas, no teatro Tupec, o espetáculo teatral Chuva Constante, estrelado pelos atores Malvino Salvador e Augusto Zacchi. O ingresso é gratuito, limitado à capacidade do teatro. O teatro fica na Avenida dos Trabalhadores, 2.651. Jardim Camargo. Informações: (19) 3831-1844.

12 / renoguia


Mococa

Divulgação

Arraial solidário O 3º Festival Junino de Mococa acontece entre os dias 3 e 7 de junho, nas Quadras da Cidadania. A festa é animada por apresentações de quadrilhas e concurso de música com cantores infanto-juvenis das escolas estaduais, municipais e particulares da cidade. Uma fogueira cenográfica de nove metros será montada na entrada da festa. Além do resgate das tradições juninas, as comidas típicas chamam a atenção do público. De acordo com os organizadores, a festa tem atraído cada vez mais turistas das cidades da região. A finalidade do festival é arrecadar fundos para entidades assistenciais. Mais de 300 voluntários participam das atividades para garantir o sucesso do arraial.

Quadrilhas animam a festa o palco das Quadras da Cidadania fica na Avenida Monsenhor Demóstenes Paraná Brasil Pontes, s/ nº, Jardim Lavínia. A festa tem início sempre às 19 horas. Entrada franca. Informações: (19) 3656-9030/3666-5553.

renoguia / 13


Casa Branca e Poços de Caldas

Divulgação

Festividades religiosas Demonstrações de fé marcam as festividades religiosas na região. A Festa de São Benedito realizada em Poços de Caldas é uma principais manifestações culturais da cidade. De 1º a 13 de maio, milhares de pessoas devem parti- Procissão pelas ruas centrais de Poços de Caldas Aparecida, Dom Darci Nicioli, levará imagem cipar das atividades, que acontecem na Prade Nossa Senhora Aparecida para abençoar ça Coronel Agostinho Junqueira, no Centro. os fiéis durante a celebração marcada para A programação inclui apresentações o dia 28, às 19h30. de grupos de congos e caiapós, procissão Durante todas as noites, haverá shows e novenas. Também haverá barracas das e apresentações de dança. No dia 22, sobe paróquias, que comercializam pratos típicos, ao palco a Banda Nova York. Lucas Moraes doces e bebidas quentes. No dia 13, acontefaz show no dia 23 e Gustavo Mioto no dia ce procissão, a partir das 16 horas. 24. A Banda Gênese é destaque no dia 29. Em Casa Branca, a festa em homenaA programação inclui ainda o Grupo Westgem à Nossa Senhora das Dores, que é paboys (dia 30) e Abba -The History - A Tribute droeira do município, será realizada de 21 a Show (dia 31). 24 e de 28 a 31 de maio, na Praça da Matriz. A festividade está em sua 112ª edição e Casa BranCa - os shows têm início às 22 horas. conta com programação religiosa e cultural. Entrada franca. Informações: (19) 3671-2296. Poços de O bispo auxiliar da Arquidiocese de Caldas - Informações: (35) 3697-2389.

14 / renoguia


Vargem Grande do Sul

Cultura e gastronomia das nações Sabores de diversos países poderão ser apreciados durante a 15ª Festa das Nações de Vargem Grande do Sul. O evento acontece de 14 a 17 de maio, na Praça Capitão João Pinto Fontão, no Centro. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, pratos diversificados e tradicionais de várias nações serão produzidos pelas entidades assistenciais do município. Estarão representados Itália, Alemanha, França, Japão, Argentina, países árabes, dentre outros. O Brasil, é claro, terá destaque especial na gastronomia e atividades culturais. No palco, haverá atrações todas as noites, com orquestras, corais, grupos de dança e cantores. No dia 15 de maio, o Grupo Xaxado Novo apresenta o forró típico do nordeste brasileiro.

Divulgação

Estão previstas atrações culturais todas as noites a festa tem início às 20 horas todas as noites e, no domingo, a partir das 16 horas. Entrada franca. Informações: (19) 3641-6199.

renoguia / 15


Capa

a a i v r r ó t e s s i e H pr

É pouco provável que algum lugar da região tenha mais história para contar que a Fazenda Tozan, localizada às margens da rodovia SP-340, em Campinas. São 900 hectares de terra, por onde passaram portugueses, africanos, italianos e japoneses. Todos eles deixaram suas marcas na propriedade e essa riqueza histórica pode ser conferida pelos turistas, através de visitas guiadas. Inicialmente, a fazenda foi denominada Ponte Alta, em 1798, originária de uma sesmaria, por Floriano de Camargo Penteado. O sistema de sesmaria no Brasil, que na época ainda era colônia de Portugal, foi instituído pelo Estado português e consistia na distribuição de terras para garantir a produção agrícola, especialmente de cana-de-açúcar. A Fazenda Ponte Alta se destacava na produção de açúcar. No recenseamento de 1798 era apontada como uma das maiores produtoras existentes no território. A antiga sede da fazenda foi totalmente restaurada e ainda con16 / renoguia

Fazenda guarda resquícios de mais de dois séculos do trabalho de diferentes povos


Fotos: Marcos Peron

a d a serva resquícios dos portugueses, especialmente na arquitetura. Os detalhes dos azulejos remetem ao período de influência lusitana. Nos canaviais e engenho, o trabalho era escravo. A mão-de-obra dos africanos era utilizada em todo o processo produtivo do açúcar. Ainda está preservada na fazenda a antiga construção da senzala. O espaço onde os escravos dormiam e ficavam reclusos é um grande galpão que, na época, não possuía janelas e havia apenas uma entrada estreita com cerca de um metro de altura. Com o passar do tempo, foi assinada a abolição da escravatura e a fazenda trocou a cana-de-açúcar pelo café, considerado o ouro verde devido à sua grande importância econômica. O trabalho escravo deu lugar à mão-de-obra dos imigrantes italianos, que foram alojados na antiga senzala. O espaço recebeu algumas melhorias para receber os novos trabalhadores. Foram implantadas portas e janelas, além da separação de cômodos para abrigar diversas famílias.

Sede da fazenda (ao lado) e senzala (no alto) estão preservadas

renoguia / 17


Capa

Muitas outras casas de colonos foram construídas e algumas delas ainda estão preservadas exatamente como habitavam os italianos.

Japoneses A história do local também é marcada pelas mãos dos japoneses. Em 1927, o barão Hisaya Iwasaki, membro da família fundadora do Grupo Mitsubishi, resolveu comprar a fazenda com 3.700 hectares e deu novo nome, passando para Monte D´Este. O intuito era transformar a propriedade em um ponto de confluência para os imigrantes japoneses. Em 1934, o grupo trouxe ao Brasil um representante incumbido da instalação de uma fábrica de produtos para a culinária japonesa – a Indústria Agrícola Tozan. Um dos destaques é a produção do saquê, exatamente como no Japão. É a única indústria no seu seguimento que fabrica essa bebida elaborada com a fermentação do arroz na América do Sul e o primeiro investimento industrial japonês no Brasil. Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a fazenda foi desapropriada pelo governo brasileiro, que não permitia estrangeiros terem a

18 / renoguia


Fotos: Marcos Peron

posse de bens no País. As terras foram ocupadas pelo Exército e ficaram praticamente abandonadas, pois não podiam ser cultivadas. Ao final da guerra, a fazenda passava por dificuldades financeiras devido ao abandono. A solução foi a venda de parte das terras, reduzindo seu tamanho de 3.700 para 900 hectares. Um dos locais mais visitados na propriedade é o mirante, que é o terceiro ponto mais alto do município de Campinas. A construção tem arquitetura que remete aos templos japoneses sobre uma base de pedra. Além de servir para o relaxamento dos imigrantes japoneses, também tem seu valor histórico. O responsável pelo departamento de turismo da fazenda, Osamu Arakaki, conta que o local foi utilizado durante a Revolução de 1932. Na estrutura de madeira é possível observar a marca de tiro disparado na disputa entre paulistas e mineiros. Além de ser palco de fatos históricos reais, a fazenda também já foi cenário para diversas obras de ficção. Em seus cafezais foram produzidas cenas da novela da Rede Globo, Sinhá Moça, em 2006.

Mirante da fazenda foi construído pelos imigrantes japoneses

renoguia / 19


Divulgação

Marcos Peron

Capa Também foi rodado o filme Corações Sujos, que é baseado na história verídica da organização terrorista Shindo Renmei, composta por imigrantes japoneses no Brasil, na década de 1940, durante o final da 2ª Guerra Mundial. A emissora NHK, principal rede de televisão do Japão, também gravou a minissérie Haru e Natsu na fazenda e levou para o local alguns dos principais artistas do país oriental. Vários cenários foram montados para as produções e ainda podem ser conferidos pelos visitantes. Uma das curiosidades é a reprodução do interior de um dormitório de navio que trazia imigrantes japoneses. O set de filmagem foi produzido em um armazém antigo. Nos últimos anos, a fazenda tem recebido grupos de turistas de diversas partes do Brasil e principalmente do exterior. Atrai também estudantes de vários países em busca de conhecimento sobre a cultura do café. No tour pela fazenda é possível conhecer os cafezais, o terreiro de présecagem, torrefação e até um museu que preserva o maquinário antigo de beneficiamento dos grãos. acesso à fazenda pelo km 121+500 da SP-340, pista sul (sentido Jaguariúna-Campinas). É necessário agendar visitas, que são monitoradas e realizadas todos os dias da semana com guias que falam também inglês e japonês. Ingressos custam R$ 66,00 por pessoa (grupo mínimo de 8 pessoas) de segunda a sexta-feira. De 5 a 12 anos, o ingresso custa R$ 33,00. Aos finais de semana e feriados, o ingresso custa R$ 76,00 para adultos e R$ 38,00 para crianças. Há preços especiais para grupos de escolas e melhor idade. Informações: (19) 3257-2269/99604-3111 ou pelo e-mail contato@fazendatozan.com.br.

20 / renoguia

Produção do café pode ser acompanhada pelos visitantes


Aguaí

Divulgação

Torneio de arTe marcial

Será promovido no dia 14 de junho, o 1º Torneio de Muay Thai de Aguaí. A competição será realizada a partir das 13 horas no Clube de Campo. Atletas de diversas regiões do Estado de São Paulo já se inscreveram. O torneio de arte marcial originária da Tailândia envolve homens e mulheres de diversas idades. “Eles serão divididos em categorias e os competidores que se destacarem em seus grupos serão premiados”, ressalta Toninho Cunha, organizador do evento. Segundo ele, o torneio tem como objetivo fortalecer essa modalidade na região. Assim como todo esporte, o Muay Thai traz muitos benefícios para o corpo. “É uma

ótima alternativa para melhorar o condicionamento físico, aumentar a flexibilidade e tonificar músculos”, destaca. a entrada custa R$ 10,00. O clube fica na Estrada Municipal Cantinho. Informações: (19) 99315-4121.

renoguia / 21


Para pagar suas contas, vá ao Itaú mais próximo: o que está no seu bolso. Cliente Itaú tem o banco no celular. Com o aplicativo do Itaú, você faz transferências, paga boletos com o leitor de código de barras, verifica o saldo e extrato da sua conta e muito mais. Baixe o novo app disponível para Apple, Android e Windows Phone. iTempo. Feito para você economizar o seu.

Itaú. Feito para você.


Itapira

Divulgação

Desafio para jipes e motos Itapira receberá no dia 17 de maio mais de 500 veículos para o 8º Passeio Off-road. A concentração de jipes, gaiolas e motos será no Recinto Agropecuário Carmen Ruette de Oliveira. As inscrições poderão ser feitas no local, a partir das 8 horas. A largada para as trilhas tem início às 10 horas, iniciando pelas motos. Na sequência, partirão gaiolas às 10h15 e jipes às 10h30. De acordo com o organizador do evento, José Luís Zanovello, o percurso será de média dificuldade. “Nos pontos mais radicais haverá desvios para os motoristas que não quiserem enfrentar o desafio”, comenta. Também serão disponibilizados caminhão de resgate, ambulância e ponto de apoio no meio da trilha. Motos deverão percorrer 55 km e jipes e gaiolas terão cerca de 10 km de trilhas. No retorno ao recinto, todos poderão saborear rodízio de carne servido no local. O almoço está incluso na taxa de inscrição dos participantes da trilha. O espaço de alimentação estará aberto ao público.

Motos deverão percorrer 55 km inscrições para piloto custam R$ 60, 00 (inclui camiseta). Navegador paga R$ 30,00. Também será solicitada doação de 1 quilo de alimento não perecível que será doado ao Fundo Social de Solidariedade de Itapira. O recinto fica na Rua Jacob Audi, 680, Bairro Penha do Rio do Peixe. Informações: (19) 981855777 - 98254-0000 ou www.itapiraoffroad.com.br.

renoguia / 23



Divinolândia

Minimaratona incentiva atletisMo Divulgação

Atletas de diversas cidades da região são esperados para a 8ª edição da Minimaratona 10k de Divinolândia. A competição será realizada no dia 14 de junho. A concentração dos participantes deve começar às 6h30 na Praça Prefeito Alcindo Cardoso de Paiva, no Centro. A largada está prevista às 8h40. O percurso de 10 quilômetros passará Corrida promove estilo de vida saudável pelas principais ruas da cidade. São esperados para a minimaratona cerca de 600 participantes. O objetivo da prova é incentivar a prática esportiva, espea inscrição custa R$ 45,00 cialmente o atletismo. “É através do esporte, principalmente (inclui camiseta, medalha, iogurte, amador, que poderemos incentivar crianças, adolescentes, frutas, água, chip e número de e deve ser realizada pelo adultos e idosos a terem uma vida ativa, saudável e longe peito) site www.diqbem.org.br. Informações: (19) 98134-8388. das drogas”, afirma o organizador do evento, Murilo Tesolin.

renoguia / 25


Hospedagem

EcorEsort

Ladeado por extensas áreas verdes, rios, cachoeira e montanhas, o Hotel Canto da Floresta Ecoresort, em Amparo, é um espaço para relaxar o corpo e a mente. Foi projetado com preceitos do Feng Shui, arte milenar chinesa que prega harmonia e equilíbrio entre o ambiente e o indivíduo. Baseadas nessa premissa, algumas atividades envolvendo os elementos da natureza fazem parte do roteiro místico proposto pelo hotel. No Jardim Zen, os hóspedes vão encontrar um espaço para meditação. Há lago com carpas, cascatas e vários símbolos que representam a cultura oriental. O local também proporciona boas opções para quem gosta de aventura. Trilhas ecológicas com níveis de dificuldades diferentes desafiam os visitantes em percursos de dois ou quatro quilômetros de extensão. Para manter os pés longe do chão e caminhar entre as copas das árvores a sugestão é praticar o arvorismo. Também existe paredão para escalada e uma tirolesa com 380 metros de descida. A atividade possibilita ter uma bela visão de toda a área ocupada pelo hotel. O arco e flecha estão entre as modalidades esportivas que podem ser praticada pela família, assim como rafting, tênis, squash e futebol. Ainda há espaço fitness, piscina aquecida, brinquedoteca e sala de jogos com videogame, mesa de sinuca e tênis de mesa. 26 / renoguia

Projetado com preceitos do Feng Shui, o proposta do ecoresort é relaxar corpo e mente


Fotos: EmErson ArAújo

Espaço para relaxar corpo e mente

Despois de tantas atividades, a sugestão é relaxar no spa, que oferece banhos terapêuticos de chocolate, vinho, leite e muitas outras opções, ou ainda desfrutar das massagens e saunas. Ao todo são 66 apartamentos, equipados com ar condicionado, frigobar, TV e Wi-fi.

RestauRante O atendimento da maitre Mara Beatriz Pereira faz toda a diferença no restaurante do resort. Ela é responsável por organizar os badalados jantares temáticos. Destacam se

as refeições francesas, árabes, indianas, tailandesas e com temas de filmes. “O objetivo não é oferecer apenas pratos típicos de cada país, mas também a cultura. Os jantares envolvem decoração e cenários, incluem também figurino para os garçons”, conta Mara. Vale experimentar os sucos orgânicos produzidos com produtos cultivados na horta do local. o hotel fica no Sítio São João, Bairro da Forquilha. Diárias custam em média R$ 550,00 para o casal. As atividades do spa e esportes de aventura são cobradas separadamente. Informações: (19) 39981500 ou www.cantodaflorestaecoresort.com.br.

renoguia / 27


Fotos: EmErson ArAújo

Gastronomia

Sabores da

Península Ibérica A gastronomia autêntica espanhola e portuguesa recheia o cardápio do Restaurante Nosotros, aberto há mais de dois anos em Campinas, com a proposta de oferecer aos clientes sabores típicos da Península Ibérica. O proprietário Rafael Monteiro de Araújo percorreu diversas regiões, especialmente na Espanha, e contou com a ajuda de amigos chefs de cozinha nos países Europeus para produzir o cardápio. Entre os atrativos do restaurante estão as famosas Tapas espanholas. São entradas individuais ou para compartilhar. A Croqueta de Jamón é imperdível. São croquetes cremosos com sabor de presunto serrano. O Pan com chorizo Y Huevo de Codorniz é o chorizo espanhol e ovo de codorna frito, servido com fatia de pão torrado. Outra sugestão são as Patatas Bravas. São

28 / renoguia

A proposta é oferecer receitas típicas da Espanha e Portugal


batatas fritas servidas com salsa de tomate, maionese de alho e páprica picante. Há receitas com carnes e peixes, incluindo coelho, codorna e cordeiro. A Pescada Arrepiada faz sucesso. O prato é composto por lombo de pescada amarela, curada no sal grosso e cozida com batata, abóbora cabotiã, couve, ovo e azeitonas. O arroz negro é outra receita de sucesso. É preparado com tinta de sépia, lula a dorê, pescada e camarão. Mas, o prato que merece destaque é a Paella de Mariscos. “Produzimos a receita exatamente como é na Espanha, em todos os detalhes”, enfatiza. Também há outra versão deste prato. O Fideuá Vegetariano é uma paella feita com macarrão cabelinho de anjo, servido com legumes sazonais, açafrão e salsa picante. Doces típicos também podem ser saboreados. O destaque é o tradicional churros. A massa fina é passada no açúcar com canela e servida com calda quente de chocolate e sorvete de café e cardamomo. Além da gastronomia, o restaurante promove a cultura ibérica. São realizados frequentemente shows de dança flamenca.

entradas custam de R$ 9,00 a R$ 35,00 e pratos principais entre R$ 39,00 e R$ 77,00. Happy hour com rodízio de tapas custa R$ 29,90. Almoço executivo inclui duas Tapas, um prato principal e sobremesa ao valor de R$ 37,90. O restaurante abre diariamente para almoço e jantar, exceto aos domingos, que atende somente para almoço. A programação de shows de dança flamenca pode ser conferida no site www.restaurantenosotros. com.br. Fica na Avenida Antônio Cesarino, 885, Cambuí. Informações: (19) 2511-0588.

renoguia / 29


Notícias da coNcessioNária e dicas para sua viagem EmErson ArAújo

200 cadeiras de rodas Por meio da campanha de arrecadação de lacres de alumínio, a Renovias completou em março a doação de 200 cadeiras de rodas para entidades assistenciais da região. A iniciativa faz parte do Projeto de Sustentabilidade desenvolvido pela empresa. A campanha consiste na conscientização sobre a importância da reciclagem de materiais e também tem foco social, pois contribui com a doação das cadeiras para a comunidade abrangida pela malha viária administrada pela concessionária. Em março foram entregues 23 cadeiras de rodas, que foram somadas às 177 unidades já doadas desde o início da campanha, em 2011. Esse resultado é fruto do empenho de muitos colaboradores da campanha, como entidades, associações, estabelecimentos comerciais e, principalmente, estudantes. “Nosso objetivo é continuar ampliando cada vez mais essa iniciativa e contribuir com doações de cadeiras de rodas para muitas instituições da região”, ressalta o presidente da Renovias, Roberto Calixto. 30 / renoguia

A campanha da concessionária tem foco ambiental e social




Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.