Maio/Junho 2015 - Compartilhar Pastoral

Page 1

Igreja Metodista - Região Missionária do Nordeste - REMNE - Boletim Regional - XVIII - No 134 - Maio/Junho 2015

Campos Missionários da Remne são destaque no Congresso Nacional de Homens

Palavra Episcopal

Homenagem

Missão Nordeste II

A postura cristã em relação a dinheiro, mercadorias e o mercado de trabalho.

Câmara Municipal de João Pessoa celebra o Dia do Metodismo Wesleyano.

Distritos IV e VIII recebem equipe de missionários no mês de julho. Compartilhar Pastoral

1


Editorial Expediente Ano XVIII – Nº 134 Maio/ Junho – 2015 Compartilhar Pastoral é uma publicação bimestral da Igreja Metodista na Região Missionária do Nordeste Coordenação Regional de Ação Missionária – Coream Bispa Marisa de Freitas Ferreira, presidente Rev. Francisco Porto de Almeida Júnior Rev. Emerson de Oliveira Valente Rev. Sílvio Rocha Luís Fernando Souza Morais (Fliper) Luís Carlos Araújo Jorge José da Silva Nosan Cavalcante Administrador da Sede Regional Marcus Vinicius Brandão Costa Departamento de Comunicação Regional Luan Fillipy Matias Ferreira Sheslla Duarte Almeida Jornalista Responsável/ Editoração Eletrônica Luan Matias - DRT 3573 PB Colaboradores da edição nº 134 Liza Menezes Luana Miranda Manoel Pires Patrícia Monteiro Talita Brena Remne na Web remne.metodista.org.br Fale com a redação do Compartilhar comunicacao@metodistanordeste.org.br Sede Regional Rua Desembargador Goés Cavalcante, 331 Parnamirim, Recife/PE, CEP 52060-140 Fone: (81) 3202 3050

Os artigos são de responsabilidade dos/as autores/ as e não refletem necessariamente a opinião do jornal ou da Igreja Metodista.

A palavra “honra” pode ser definida, a grosso modo, como um princípio de comportamento baseado em valores como dignidade, honestidade e ética. Olhando a palavra por um outro prisma, honra pode ser associada a uma forma de valorização prestada à quem demonstra características semelhantes a primeira definição. Recentemente, ouvi em uma pregação um termo desconhecido para mim: “princípio de honra”. Embora o sermão tenha caminhando em uma outra direção, logo fiz associações com passagens específicas das escrituras. “A quem honra, honra” foi o que prontamente me veio a mente. Se alguém perguntar se essa edição do Compartilhar Pastoral tem algum tema que faça conexão entre os seus conteúdos, responderia sem titubear que é exatamente a honra. Na reportagem de capa, a honra recíproca entre a Remne e a Confederação de Homens, demonstrada na valorização dada pelos/a missionários/a ao apoio recebido e na maneira como os representantes da Confederação abraçam os trabalhos realizados através das parcerias. Para ir além da retórica, podemos adiantar que essa honra mútua levou a igreja até três importantes cidades nordestinas ainda sem presença Metodista A homenagem prestada pela Câmera Municipal de João Pessoa ao metodismo, honrando as contribuições sociais do movimento ao longo da história, confirmam a conexão entre os acontecimentos do bimestre. E não para por aí. O esforço financeiro feito por nove jovens da Remne que foram ao Rio Grande Sul participar do Treina Jovem, as lutas e experiências dos/das nossos/as estudantes de Teologia em São Paulo e várias outros acontecimentos que são citados e valorizados nas próximas páginas... A todos e todas queremos prestar honra com esta edição do Compartilhar Pastoral.

Em Cristo, Luan Matias.


Palavra Episcopal A relação com o mercado de trabalho

Mt 5:19 a 21

“Entre o povo oprimem uns aos outros, cada um ao seu próximo; o menino se atreverá contra o ancião e o vil contra o nobre. Quando alguém se chegar a seu irmão e lhe disser, na casa do seu pai: Tu tens roupa, sê nosso príncipe e toma sob teu governo esta ruína; naquele dia, levantará este a sua voz dizendo: Não sou médico, não há pão em minha casa, nem veste alguma; não me ponhais por príncipe do povo, o aspecto do seu rosto testifica contra eles; e como Sodoma, publicam o seu pecado e não o encobrem. Ai da sua alma! Porque fazem mal a si mesmos.” Isaías 3:5 a 9.

O

texto de Isaías e o de Mateus nos falam de uma temática: propriedades e bens colocados acima da vida. O valor das propriedades excede o da criação máxima de Deus - o ser humano. Esta alteração de valores gera resultados altamente malignos. Perde-se a referência do querer de Deus e parte-se para uma jornada pelo poder. Em seu livro Anatomia do poder¹, J. Kenneth Galbraith cita Max Weber: poder é “a possibilidade de alguém impor a sua vontade sobre o comportamento de outras pessoas.” ²O que vemos nos dois textos bíblicos é isto: a presença do poder humano sobre outras vidas.

a realidade do mercado de trabalho. Neste meio, as mercadorias, o dinheiro e o capital são tidos como “pessoas” e as pessoas são vistas como “coisa” ou “mercadoria”4. Esta inversão de valores é chamada de fetichismo. São destacados três aspectos:

I - Nem sempre foi assim Correndo o risco de ser vista como pueril e desinformada, insisto em aprender com a Palavra. Ela ensina que nem sempre foi assim. Houve tempo em que o ser humano trabalhava para seu sustento e prazer. Seu alimento estava às mãos: frutas, verduras, legumes e a pesca. Não se recebia salário e nem se distanciava dos membros da família por causa do trabalho. Saciar suas necessidades básicas era algo natural - sem lucro e sem patrão/oa. Tempo do paraíso. Tempo extinto. Tempo ansiado - não mais presente.

2 - Fetichismo do dinheiro O dinheiro surge como símbolo da mercadoria. Ele é quem comanda as mercadorias. Surge um conceito geral de que o grande dono dos relacionamentos sociais é o dinheiro. Neste aspecto Karl Max o chama de “Anticristo” e “Anti-homem”. O dinheiro tem um lugar meio que sagrado e não se pode confrontar esta sacralidade. Que realidade triste! É o que vemos todos os dias; só tem valor, só é, quem tem dinheiro. Ele é mais do que quem produz as mercadorias e mais do que as próprias mercadorias. Hoje há até pessoas cristãs que medem a comunhão com Deus a partir da quantidade de dinheiro que se tem. Quando Jesus voltar, achará fé na terra?

II - O pecado se desenvolve pelos/as humanos/as Recomendo a leitura do livro As Armas Ideológicas da Morte. ³De forma bem clara o autor expõe

1- Fetichismo das mercadorias Nas demandas da produção de bens e de troca dos mesmos, percebe-se que ao invés de “o produtor de mercadorias dominá-las, acontece precisamente o contrário, o produtor é dominado pelas mercadorias”5. A partir daí o ser humano tende a ser dominado pelas mercadorias - torna-se escravo da produção.

Compartilhar Pastoral

3


3 - Fetichismo do capital O capital é qualquer bem que pode gerar um outro bem. a) O pobre é um instrumento para produzir este bem. É uma força de trabalho. Esta força é utilizada, mas não abusivamente - para que o/a trabalhador/a não se revolte ou morra. O/a operário/a é necessário/a para manter o capital - as relações sociais não importam. Coisificados/as para satisfazer o desejo de alguns/as. b) Os/as donos/as do capital tem que fazer o mercado funcionar. E isto exige o sacrifício de vidas menos “importantes”. Os/as donos/as servidores/as do capital.

III - A pessoa cristã e o trabalho Sujeito transcendental e ator social: “A primeira, designa o ser humano profundo, que não se deixa domesticar por nenhum sistema e volta constantemente a reclamar por dignidade e justiça”. “A afirmação do ser humano como sujeito (...) exige para sua efetivação uma ação social e/ou política.”6

IV - Observando Poder “é a possibilidade de alguém impor a sua vontade sobre o comportamento das pessoas.”7 Nós professamos que Deus é Senhor! E é verdade. Porém sabemos que os/as humanos/as agem como se fossem os/as donos/as do mundo. Exercem poder de governo sem sequer ouvir a Deus. Vidas humanas são “coisas” no mundo em que o que comanda é o CAPITAL. Sofrivelmente, muitos/as cristãos/ãs não percebem que sacralizam os poderes, patentes, forças e pessoas deste mundo. Adoram um anticristo e não se dão conta. A relação com o trabalho é uma destas situações. Comumente lidamos com esta realidade: a) Vidas semiescravas de um trabalho que não lhes dá descanso, nem tempo para cuidarem da saúde, nem respeito por seu trabalho. b) A falta de emprego para todos/as favorece a submissão dos/as que estão empregados/as; c) Patrões/oas cristãos/ãs agem como os/as demais: o que lhes preocupa é aumentar o ganho de dinheiro e aumentar seu capital. d)Alguns/as empregados/as não vivem - sobrevivem. Só trabalham. E se fôssemos listar todas as complicações, gastaríamos tempo.

4

Compartilhar Pastoral

V - Em tempo de oração Como pessoas cristãs, sem dúvida viveremos sempre uma grande luta: trabalhar (o que é necessário) e avaliar o mercado de trabalho. Temos caminhos que podem nos ajudar: a) Lembrar sempre do que a Palavra diz e estudá-la cada vez mais; b) Atuar socialmente, enquanto cidadão/ã (ver o nosso credo nacional que está nos Cânones e no site nacional: www.metodista.org.br) c) Orar incessantemente para não cair no convite que o mercado nos faz: ter, ter e ter; d) Divulgar a visão bíblica para colegas do trabalho; e) Participação de organização social que ajudem a mudar a situação sob a qual estamos; f) Ouvir muito a Jesus, especialmente o Sermão do Monte; g) Aprender com Jesus: Quando o diabo quis oferecer-lhe todas as riquezas do mundo, Ele o rejeitou. O preço para ter as riquezas era o de trair ao seu Pai. (Lucas 4).

Em tempos de tanta manipulação da Palavra de Deus, que o Senhor nos encha da sua Graça.

Citações e Bibliografia: 1 HINKELAMMERT, Franz - As armas ideológicas da morte, Edições Paulinas, São Paulo, 1983, 2 GALBRAITH, J. Kenneth, Anatomia do poder, Pioneira, São Paulo, 4ª edição, 1999, p. 02 3 HINKGLAMMERT, Franz, Op Cit,, 4 Idem, p. 11 5 Idem, p. 11 6 DIVERSOS, Estudos de Religião n° 23, Universidade Metodista de São Paulo, Ano XVI, dezembro de 2002, UMESP, p. 239 7 GALBRAITH, J. Kenneth, Anatomia do Poder, p. 02.

Marisa de Freitas Ferreira

Pastora no exercício do Episcopado


Divulgação -CMJP

Sessão solene reuniu líderes de igrejas de tradição wesleyana

Metodismo é celebrado pela Câmara Municipal de João Pessoa Luan Matias*

O envolvimento histórico do movimento metodista com questões sociais foi o tema central de uma sessão especial realizada na Câmara Municipal de João Pessoa, no dia 20 de maio. A comemoração ao “Dia do Metodismo Wesleyano” foi um evento proposto pelo vereador Edson Cruz (PP) e contou com a presença de representantes de várias denominações de tradição wesleyana. A Igreja Metodista do Brasil esteve representada pelos/as pastores/as do Distrito VIII. O autor da solenidade destacou as contribuições do metodismo como agente transformador nos âmbitos social e espiritual. Logo em seguida, o presidente da Associação dos Pastores de João Pessoa, Israel Melo, fez a justificativa da sessão, apresentando a história do movimento wesleyano. Durante a solenidade, foram destacadas algumas ações desenvolvidas pelos Metodistas em meio ao período que ficou conhecido como Revolução Industrial. Foram relembrados, entre outas contribuições, o combate à escravidão, a melhoria nas condições de trabalho, a humanização dos presídios e a luta pelo fornecimento do ensino básico para crianças pobres. Dia Mundial do Metodismo Wesleyano Mais do que uma homenagem isolada, a Câmera Municipal de João Pessoa reconhece o 24 de maio como Dia Mundial do Metodismo - em alusão à experiência do coração aquecido de John Wesley.

Anualmente, a casa reúne representantes das igrejas wesleyanas para a celebraração conjunta em sessão solene. “Vejo tal iniciativa como uma maneira de resgatar não apenas a importância do metodismo no século XVII, mas acima de tudo o desejo de ver representadas na atualidade, comunidades de fé que atuam em diferentes frentes da sociedade. Em se tratando da missão integral, possivelmente estamos aquém do que Wesley fez no passado” destacou a Rev. Gilmara Michael, SD. do Distrito VIII. Durante a sua fala, a Rev. Gilmara recordou alguns trechos da história de John Wesley, “homem de duas vestimentas, que trabalhava para ganhar muito e doar o máximo que pudesse”. Já o Pastor da Igreja Central de João Pessoa, Cícero Batista, falou sobre as transformações geradas por um coração aquecido. “Quem se enche da palavra de Deus luta pela igualdade. Um cristão não pode se conformar com a injustiça, mas luta para que o Reino de Deus seja implantado aqui na Terra”, afirmou. Além da Igreja Metodista do Brasil, estiveram representadas, através de líderes e membros, a Igreja Metodista Wesleyana, a Igreja do Nazareno e algumas denominações de outras tradições. *Com informações de Damião Rodrigues, Consultor de Comunicação da CMJP Compartilhar Pastoral

5


Paraíba e Rio Grande do Norte recebem a Missão Nordeste II Luan Matias

Está confirmada a segunda edição da Missão Nordeste. Através de uma parceria entre o Instituto Metodista de Formação Missionária - IMForM, a Remne e o Ministério Ide por Cristo, uma equipe de missionários da 1ª Região Eclesiástica visitará os estados da Paraíba e Rio Grande do Norte no mês de julho. Esta é a quarta viagem missionária do Ministério Ide por Cristo na região Nordeste, segunda em parceria com o IMForM. O grupo contará com no máximo 20 pessoas e as atividades serão divididas em duas semanas: a primeira na Região Metropolitana de João Pessoa e a segunda em Currais Novos, município do Rio Grande do Norte localizado a 172km da capital Natal. “Serão duas semanas com direcionamentos distintos. No Rio Grande do Norte já existe um avanço missionário da Igreja de Natal na cidade do interior, de modo que a equipe irá contribuir com a consolidação e o desenvolvimento do trabalho. Já em João Pessoa, o foco será o despertamento e capacitação da igreja local, embora também estejam programas ações práticas”, disse a Miss. Claudete Costa, líder da Congregação Metodista no Bessa, na capital paraibana”. Essa diferença se explica pelas disparidades entre as cidades que receberão a Missão Nordeste. Currais Novos tem uma população de 44 mil habitantes e, apesar de localizada em uma região conhecida como Seridó, tem características sertanejas. 6

Compartilhar Pastoral

Já João Pessoa tem cerca de 780 mil habitantes e o bairro do Bessa, foco da missão, é considerado uma área de classe média alta. “Os locais são mapedos e estudados de acordo com a suas características. No Bessa, por exemplo, o contexto é de missão urbana”, explicou a Miss. Claudete. Como parte da programação haverá um treinamento ministrado pelos/as missionários/as, entre os dias 9 e 11 de julho, na Igreja Central de João Pessoa. Temas como vocação e chamado estarão em pauta e metodistas de toda a Remne podem participar gratuitamente. Recentemente, a Igreja Batista do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, doou 64 Bíblias para serem distribúidas. Sebastião Castro, um dos coordenadores do projeto, contou que ainda existem alguns desafios a serem superados. “Temos um desafio de construir um poço e uma barragem na cidade de Currais Novos. Somos como soldados/as a serviço do Senhor Jesus e a nossa estratégia de atuação é baseada na Missão Integral”, revelou. Você pode contribuir com a Missão Nordeste doando roupas e instrumentos musicais, além de materiais de educação cristã, como livros e bíblias. Também há uma necessidade de recursos financeiros para a construção do poço. Maiores informações podem ser adquiridas com o Pr. Cícero Batista ou com a Miss. Claudete Costa, através do telefones que se encontram no banner.


Compartilhar Pastoral

7


commons.wikimedia.org

Processo seletivo abrange igrejas de vários países

Igreja Metodista na Grã-Bretanha oferece Bolsas de Estudo José Geraldo Magalhães

A Igreja Metodista na Grã-Bretanha, por meio do Fundo Mundial das Missões, oferece Bolsas de Estudo e Treinamento de Liderança (SALT) no exterior. Os candidatos terão que cumprir os regulamentos governamentais do Reino Unido para visto de estudante, incluindo teste de proficiência no idioma Inglês (IELTS ou outro). A concessão SALT foi criada para ajudar as Igrejas parceiras no exterior em suas próprias necessidades de formação estratégica. Para quem se destina as bolsas? I- As bolsas da SALT são para estudantes de igrejas parceiras no exterior para estudar no Reino Unido ou em outro lugar, de preferência no hemisfério sul. Estas bolsas são para construir a liderança e a capacitação das Igrejas parceiras e para que possam cumprir as suas próprias prioridades na missão. II- SALT, dentro de um orçamento limitado, vai oferecer financiamento para a formação de indivíduos ou grupos identificados pela Igreja para ser Parceiro estratégico. Nosso compromisso com a parceria em toda a Igreja a nível mundial significa que nós preferimos financiar a formação que expõe os indivíduos e grupos a novos contextos e perspectivas. III- A formação é definida como qualquer programa de educação que irá resultar na obtenção de habilidades, experiência e qualificação para os indivíduos e grupos da Igreja Parceira. 8

Compartilhar Pastoral

IV- A formação deve ser estratégica que é definida como uma formação que tem um propósito, uma missão clara e é uma prioridade particular, neste momento, de crescimento ou desenvolvimento da Igreja. V- O aluno irá retornar à sua Igreja e usar as habilidades que ele/a ganhou para o benefício da igreja durante pelo menos cinco anos após a conclusão dos estudos. Espera-se um acordo de união entre a Igreja Parceira e o/a estudante. VI- SALT, portanto, examinará os pedidos dos indivíduos ou grupos cuja necessidade de formação atenda a esses critérios, e que são nomeados pelo Chefe da Igreja. Encerramento das inscrições A data-limite para entrega dos formulários SALT Grant é 01 de agosto de 2015. Isso é importante porque o Comité do SALT somente se reúne uma vez por ano para examinar os pedidos e todo o dinheiro disponível é alocado durante essas reuniões. Todas as subvenções SALT serão pagas de acordo com termos e condições individuais. Inscrições: Dra. Cindy Wesley - ckw30@cam.ac.uk Maiores informações: http://www.metodista.org.br/


Mário Robson

Delegação da Remne contou com representantes de quatro Distritos

Remne marca presença no Treina Jovem 2015 Talita Brena - Mário Robson

Jovens de todo o Brasil estiveram reunidos, entre os dias 4 a 6 de Junho, em Gravataí/RS, onde aconteceu a capacitação nacional para Líderes de Jovens -Treina Jovem. O tema central do treinamento foi “Um por todos e todos por um”. A programação contou com diversas oficinas e palestras que exploraram temas como discipulado, consolidação, chamado, cura e libertação, relacionamento, missão e artes. Todas tiveram como objetivo levar a juventude a um despertamento, no sentido de fortalecer a unidade para o trabalho em Cristo. “O Treina superou as expectativas pelo número de participantes e o nível de abertura. Me alegro em ver a participação da maioria das Regiões e acredito que os próximos dias tendem a ser melhores, pelo nível de maturidade dos presentes”, compartilhou Pr. Geovanilson Rodrigues, da 2ª Região Eclesiástica. Desde o início as expectativas eram de que grandes coisas o Senhor faria durante esses dias, e elas foram não só alcançadas, mas superadas. “Estiveram presentes mais de doze estados. Nós temos visto a força de nossa juventude que tem se levantado, temos visto uma juventude que diz não ao pecado, que não negocia o chamado, e diz não a tudo aquilo que possa atrapalhá-los/las de servir de maneira genuína ao nosso Senhor”, disse o Vice-Presidente da Confederação Metodista de Jovens e Presidente da Federação da 5ª Região Eclesiástica, Felippe Régis.

Delegação da Remne A capacitação contou com nove participantes da Remne, vindos/as das cidades de Fortaleza, Salvador, Natal e Aracaju. Felippe Régis ainda falou sobre a importância de contar com a boa participação de jovens de uma região missionária. “Fico muito feliz de contarmos com nove Jovens da Remne. Isso reflete a força que a Juventude do Nordeste está tomando. Sabemos do tamanho dos desafios, mas os/as jovens têm se posicionado e desejado viver intensamente aquilo que Deus tem pra esta região”, destacou. A crescente participação da Remne em atividades de nível nacional demonstra a disposição ao serviço que existe no coração de nossos/as jovens e foi citada pela Vice-Presidente da Federação de Jovens e Secretária de Atas da Confederação, Shirley Assis. “Isso também traz uma visibilidade positiva para nós, que somos uma região missionária no sentido amplo da palavra, tanto no cumprimento da Missão dada por Deus quanto no envio de servos/as aos campos”. Liliane Gomes, da Igreja Central de Natal, compartilhou sobre a experiência de participar do Treina Jovem 2015. “Para mim foi super marcante. Nós mergulhamos, tivemos vários momentos de intimidade, refletimos e conversamos com Senhor sobre como podemos contribuir para o nosso Nordeste. Eu só tenho que agradecer ao Senhor por esses momentos”, concluiu a jovem. Compartilhar Pastoral

9


Capa

Foto oficial do Congresso

Missão na Remne é destaque no Congresso Nacional de Homens Missionários/a designados/a ministram nos três dias de evento

Luan Matias

O Instituto Metodista de Formação Missionária recebeu, entre os dias 4 e 6 junho, o 13º Congresso Nacional das Sociedades Metodistas de Homens. Entre os ministrantes do evento, três atuam em pontos missionários da Remne: o Pr. William Sardinha (Feira de Santana-BA), Evanise Queiroga (Maceió-AL), e Fernando Fliper (Porto Seguro-BA). O investimento na evangelização, especialmente através de parcerias com Região Missionária do Nordeste, foi uma das marcas dos oito anos em que Abdenêgo Eugênio esteve à frente da Confederação. “Foi um período muito precioso. Conseguimos transmitir para as federações a visão de olhar para a evangelização. Fazer missão é a ordem principal da Confederação de Homens”, destacou. O Bispo Roberto Alves, da 4ª Região Eclesiástica, destacou a importância de um congresso nacional contar com preletores da Remne. “Nada mais coerente do que convidar representantes de uma região missionária, especialmente do Nordeste, onde a Confederação tem investido recursos e orações. A presença deles engradece o encontro. Sabemos das lutas e dificuldades em implantar uma igreja na re10

Compartilhar Pastoral

gião e poder ouvir a respeito de suas experiências nos mostra que vale a pena investir na missão”. A Remne esteve representada por uma delegação de doze homens, além da Ev. Evanise Queiroga. Ao todo, o Congresso contou com 126 inscritos. Entre as palestras e ministrações, uma nova mesa diretora foi eleita. Para o Seminarista Fernado Fliper, a representativa participação no Congresso só confirma a força da região. “A importância da Remne extrapola as fronteiras eclesiásticas. A Confederação de Homens nos abraçou e através da nossa representatividade aqui está podendo constatar que há retorno em tudo aquilo que investiram”, disse. Os três pontos missionários apoiados pela Confederação de Homens estão em cidades estratégicas, que confirmam o avanço da Igreja Metodista Nordeste e sinalizam o cumprimento do Plano Regional Missionário. Feira de Santana, município mais populoso do interior do Nordeste, teve o seu trabalho inciado em setembro do ano passado, graças a parceria da Remne com a Confederação de Homens e a 1ª Região


Eclesiástica, que enviou à cidade baiana o Pr. William Sardinha e a sua esposa, Simone. Já Maceió é considerada a cidade que mais cresce na região e é capital do único estado nordestino que não contava com a presença Metodista. Após 14 anos sem nomeação, a missão metodista em terras alagoanas foi retomada em abril de 2014. A realização do Congresso Nacional de Homens em Porto Seguro, no ano de 2011, permitiu a implementação do trabalho na cidade, que teve suas atividades iniciadas em 2012. Recentemente a igreja adquiriu, por meio da Campanha Nacional de Oferta Missionária, o terreno onde será construído o templo.

Nova mesa diretora da Confederação Metodista de Homens Presidente: Marcus Vinícius - 1ª Região Vice-presidente: Romauro Monteiro - 7ª Região Sec. de Atas: Abdênego Eugênio - 3ª Região Sec. Correspondente: Daniel Souza - 4ª Região Assessor Financeiro: Clésio Guimarães - 7ª Região

Fortalecimento dos grupos societários A conexidade com as Federações e o fortalecimento das sociedades de homens foram alguns dos pontos abordados no Congresso. “Os grupos societários são a força que gira com o Pastor da Igreja”, destacou Fernando Fliper, que também citou a dificuldade causada pelo distanciamento etário existente das sociedades de juvenis e jovens para as de homens e mulheres - até os 35 anos os membros são considerados jovens. Em depoimento dado ao Pastor José Geraldo Magalhães, Jornalista da Sede Nacional, Abdnêgo destacou o valor dado aos grupos societários e a proximidade de sua gestão com as Federações. “Foi um período muito precioso. Nesses oito anos conseguimos transmitir para as federações uma visão missionária, dar esse novo perfil; ser grupo societário foi primordial em nossa gestão”, compartilhou. Fernando Fliper foi um dos preletores do evento

Missionários/a da Remne ao lado de Abdnêgo Eugênio, ex-Presidente da Confederação de Homens

Compartilhar Pastoral

11


Comunicação IM Jardim América

Reflexão, adoração, saúde e evangelismo fizeram parte das atividades

Metodistas celebram dia do Coração Aquecido na Região Luana Miranda

Uma das principais razões para que uma pessoa pareça desanimada é quando está com o coração frio, sem o ardor e o mover do Espirito Santo. Independente do que leva as pessoas a sentirem esse endurecimento, os Metodistas têm motivos de sobra para agradecer ao Pai. O dia do Coração Aquecido, em 24 de maio, não poderia ter sido diferente: o amor que transformou a vida de Jonh Wesley aqueceu o coração de Igrejas, bairros e cidades em nossa região. Em Campina Grande- PB, a Igreja Metodista Jardim América compartilhou com as comunidades do Jardim Europa e Glória serviços de saúde, beleza, evangelização e recreação. Segundo a Rev. Gilmara Michael, a programação não parou por aí. “A noite no culto celebramos batismos e recebemos novos membros”, destacou. O irmão Ailton Oliveira vivenciou o momento de perto e garantiu ter sido abençoado. “Momentos mais do que marcantes para a vida da nossa igreja”, 12

Compartilhar Pastoral

disse. Experiência também compartilhada pela irmã Gaby Guedes, “Grandes coisas fez e fará o Senhor. Por isso, nos alegramos”, completou. Em Fortaleza, no Pólo da Universidade Metodista, o Seminário do Coração Aquecido colocou em pauta a identidade missionária em perspectiva wesleyana e contou com a participação do Rev. Nicanor Lopes, professor da Fateo e Doutor em Ciências das Religiões. Já em Recife-PE, na Igreja Metodista Central, o coração foi aquecido pelo rítmo do Quarteto Vozes. Os presentes puderam compartilhar com os/as irmãos/ãs o Grande Amor através de louvores e belas melodias. A irmã Josivania Moreira contou que a celebração foi um momento de edificação. “Noite maravilhosa de adoração ao nosso Deus, contemplada com a presença do quarteto louvando ao Deus vivo e edificando nossa fé”, concluiu.


Compartilhar Pastoral

13


Direto da Fateo

A caminhada dos/das estudantes de Teologia da Remne O Compartilhar Pastoral acompanha o “Diário de bordo” dos/das jovens estudantes de Teologia da Remne. A cada nova edição, pelo menos dois/ duas deles/as dividem conosco histórias, projetos e detalhes dos seus cotidianos. Casar, ter filhos, um bom emprego e a tão almejada estabilidade financeira podem ser considerados, segundo o senso comum, a materialização de uma vida bem sucedida. Mas para aqueles e aquelas com chamado e vocação para o ministério integral, isso parece pouco. Quando a resposta a esse chamado aquece o coração, estabilide física e financeira já não parecem mais tão atraentes.

Ser solteiro/a e seminarista em uma terra distante já traz consigo diversas dificuldades. “Se virar” sozinho, descobrir novos rumos e sonhos parecem desafiadores? Agora imagine fazer isso com o seu cônjuge e filhos. Carlos e Gabriela são dois seminaristas que se encaixam exatamente nesse perfil. Ambos são casados(não entre si) e têm filhos: o chamado aqui não foi individual, mas familiar.

Faculdade de Teologia: o desafio do chamado - Gabriela Piloto

S

e Deus tem uma forma de nos qualificar e provar o quanto realmente estamos aptos para a missão, então, posso dizer que na Igreja Metodista esse treinamento se chama Fateo. Associada por muitos seminaristas ao “deserto”, a Faculdade de Teologia da Igreja Metodista em São Paulo tem sido em minha vida e da minha família, um momento especial de tratamento e cuidado de Deus. Quando leio o texto do chamamento de Abraão (Gn 12), e a forma com a qual ele é desafiado por Deus a sair da sua terra e da sua parentela para uma terra desconhecida, vem a minha mente exatamente o meu testemunho quanto ao meu chamado ao ministério. Oriunda da Igreja Metodista em Jardim Armação (congregação IAPI), em Salvador/BA, ouço há muitos anos de irmãos e irmãs que sempre acreditaram em meu chamado pastoral, um incentivo a

14

Compartilhar Pastoral

dar esse passo de fé e iniciar meus estudos em Teologia. Confesso que embora muito ativa na missão e no propósito de ganhar vidas para o Reino de Deus, nunca me vi pastoreando um rebanho, até o dia em que a confirmação de Deus soou clara para mim. Até dois dias antes do POV – Programa de Orientação Vocacional (curso pré teológico, requisito para alunos que desejam ingressar no curso de Teologia), iniciar em Recife, estava certa de que não participaria dessa edição do programa. Num instante, ao olhar o celular, vi um SMS da Revda. Gilmara Michael, então coordenadora do CEMENE, informando que os interessados deveriam comparecer na sexta-feira para dar início ao curso. Não havia recursos para as passagens aéreas e nenhuma programação familiar para tal, mas, nos céus, já estava tudo certo! E lá fui eu, dois dias depois.


Este foi o primeiro de muitos milagres que Deus realizou como confirmação de Sua vontade e consentimento de minha vinda com minha família para esta terra. Hoje, seis meses após nossa chegada a esta cidade - com clima e cultura tão diferentes da nossa, e quase após o término do meu primeiro semestre na FATEO, vejo a confirmação de Deus em cada resultado de provas e trabalhos que recebo. Sinto a cada dia no meu coração o pulsar do meu chamado. Poder estagiar nas igrejas da terceira região, tem me dado além de um excelente aprendizado um amor grandioso pela missão e pela Remne. Mal posso esperar pelo fim desses quatro anos para retornar e colher os frutos através da missão! Embora os desafios sejam gigantescos, sei para que e por quem fui chamada. Aquele que começou a boa obra irá completar! Finalizo incentivando àqueles/as que tem o mesmo chamado. A cada dia, uma experiência de fé é acrescentada por Deus! Nada nos falta, e vemos a Sua fidelidade a cada instante. Não permitam que muitas vozes ofusquem a voz do nosso Criador. Não se intimidem com o tamanho do gigante; foquem no chamado e na fidelidade daquele que vos comissionou.

Gabriela Piloto e família

“A alegria do Senhor é a nossa força” - Carlos Sousa

Carlos e família

O

lá gente boa! É com muita satisfação que compartilho com vocês um pouco da minha caminha na Fateo. Eu sou o Carlos, membro da Igreja Metodista em Pirajá, Salvador/BA. Sou aluno de Teologia e estou no 5º semestre.

Acredito que descobrir a vocação e o espaço no Reino de Deus é um desafio, porém, esse processo é fundamental para desenvolver a identidade de um/a Cristão/ã; e estou seguindo nessa pegada. Estudar teologia tem feito diferença na minha vida, “o meu campo de visão” tem aumentado frente as questões levantadas e discutidas com muita seriedade, é o mesmo que dizer “aqui é sangue no olho”, é maravilhoso degustar de tanto conhecimento aqui oferecido. Na Fateo, tenho aprendido a aplicar o conhecimento teológico no meu dia a dia. Nesse tempo de estudo, tive a oportunidade de ser designado como seminarista para o Espaço Metodista 24 horas (unidade liderada pelo Bispo Emérito da Igreja Metodista, Adriel de Souza Maia, pelos Evangelistas Gerson e Elza e os seminaristas Renan e eu). Ali a experiência vivida é profunda e importante para minha formação acadêmica e ministerial.

Esse tempo de estudo está sendo muito edificante, e com muitas experiências, que só trazem crescimento e maturidade espiritual; como disse Jó: “Eu te conhecia só de ouvir falar; mas agora os meus olhos te vêem” (Jó 42.5). Assim, a cada dia anseio por ler e estudar a Bíblia, pois, é dessa forma que conheço a vontade de Deus e peço a Ele que todos os dias eu possa expressar o seu amor, para que todos/as alcancem a unidade em Cristo Jesus. Então dou meus agradecimentos por essa oportunidade, primeiro a Deus que é tudo para nós, a minha família- Eliene (esposa) e Guilherme (filho), minha parentela (irmãos, irmãs etc.), minha igreja de origem (em especial ao Rev. Misael Cruz, e aos/ as irmãos/ãs da comunidade), amigos/as, Remne (em especial ao Rev. Ricardo Mo Cuchi, assessor Episcopal), Luan Matias (pelo convite a escrever este texto) e a todos/as que oram por nós. Compartilhar Pastoral

15


R egistrando

a caminhada...

Ponto Missionário em Queimadas-PB celebra quinto ano Ricardo Viana

Como a melhor forma de expressar em palavras o que Deus tem feito em nossa comunidade nesses cinco anos de trabalho, escolhemos o versículo 16 do 11º capítulo da carta do Apóstolo Paulo aos Romanos: “Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.” Na ministração da palavra tivemos o Pr. Fabrício da Igreja Avivamento Bíblico de Campina Gande, que ministrou no sábado. Ainda contamos com a palavra do Rev. Sílvio Rocha, da Igreja Central de Campina Grande que ministrou no domingo e realizou a celebração da Santa Ceia. Estar a serviço do Senhor Jesus é um privilegio imensurável. O evangelho genuíno tem sido proclamado nesta cidade. Em consequência disto, o Senhor vem acrescentando os que vão sendo salvos e assim a comunidade Metodista em Queimadas vem louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo. Gloria à Deus nas alturas.

Igreja em Guararapes realiza casamento comunitário A Igreja Metodista dos Guararapes realizou mais um casamento coletivo no último final de semana do mês de maio. Esta foi a segunda vez em que a Igreja promoveu a realização do sonho de casais da cidade. “É maravilhoso ver histórias de casais sendo consolidadas no altar. A igreja junto com a sociedade, isso faz parte da nossa herança Metodista”, disse o Rev. Samuel Luiz.

16

Compartilhar Pastoral


R Congresso Regional: Mulheres marcadas por Deus A Federação de Mulheres da Remne anunciou detalhes sobre o Congresso Regional. Programação e preletores já estão definidos/as. Além de Soraya Junker e da Bispa Marisa de Freitas, já confirmadas previamente, o Congresso contará com as participações da Psicóloga Rosane Pontes, da Revda. Andreia Fernandes (3ª Região Eclesiástica) e do Rev. da Igreja Anglicana, Sérgio Andrade. Entre os temas abordados, estarão assuntos como serviço, , marcas do passado e frutos e adoração. “Minha expectativa é de ver este congresso sendo direcionado por Deus. Que seja um tempo de graça, renovo, descoberta, comunhão e tempo de busca dos frutos de uma vida de Santidade”, disse a Presidente da Federação, Amparo Freitas. O Congresso Regional de Mulheres acontece de 30 de outubro ao dia 2 de novembro, no Paraíso dos Colibris-PB. As inscrições vão até o dia 30 de agosto.

Cemene anuncia curso de Capelania Hospitalar Curso: Capelania Hospitalar Com o Prof. Nicanor Lopes, Doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. Outubro de 2015 Custo: 100,00 ou 4x de 25,00, além do almoço e Coffee Break no valor de 20,00 Vagas: 25 Local- Sede Regional em Recife/PE Inscrições abertas por email - ricardo19sbc@yahoo.com.br Descrição do curso: 1. Bíblia (Prof Dr Nicanor Lopes) 2. Higienização do/a visitador/a (Técnico em enfermagem) 3. Tópicos emocionais do ambiente hospitalar (Psicóloga) Compartilhar Pastoral

17


R Jovens de Teresina simulam igreja subterrânea No dia 31 de maio, a juventude da Igreja Metodista Central de Teresina simulou, através de uma peça teatral, a realidade de uma igreja subterrânea, localizada em um local onde é proibido expressar a fé cristã. A dramatização ocorreu como programação do Dip - Domingo da Igreja Perseguida. Realizado no Brasil desde 1988, o Dip tem como objetivo conscientizar a igreja sobre a perseguição aos cristãos. “Imagine-se agora fora do Brasil; imagine-se em um país onde o simples fato de usar uma Bíblia é motivo de prisão e o único lugar que você pode adorar a Deus é aqui nessa igreja subterrânea [...] A qualquer momento os perseguidores do evangelho podem aparecer e tirar a sua vida.”

Igreja em Natal desenvolve projeto com Artes marciais Pollyana Lopes

A Igreja Central de Natal iniciou, no mês de junho, um projeto que encontra no Muay Thai uma estratégia de agregar pessoas através de atividades de cunho social. A proposta é oferecer aulas gratuitas e alcançar pessoas. A igreja pode contribuir de diversas formas com a comunidade onde está inserida, através de atividades que vão além dos cultos. A estrutura é simples, mas útil para o início do projeto. Além do tatame, estão sendo providenciadas manoplas e outros instrumentos para melhor atender aos exercícios. O professor é um lutador profissional, membro da Igreja e tem experiência em academias. As aulas acontecem aos sábados e sempre são associadas a uma reflexão bíblica e um breve momento de oração. A Sociedade de Jovens da igreja local é parceira do projeto.

18

Compartilhar Pastoral


R Multiplicação de Discipulado reúne 86 pessoas na PB Rev. Gilmara Michael

O Centro Recreativo Bispo Adolfo de Souza (Creas), recebeu dia 7 de junho, o Encontro de multiplicação de Discipulado. Estiveram presentes 86 discipulos/as e discipuladores/as das Igrejas Central e Jardim América, ambas de Campina Grande-PB. Na ocasião, houve a multiplicação dos grupos de discipulado das duas comunidades. Essa era uma atividade prevista pelo plano de ação distrital. A Pra. Claudete Costa, da Congregação no Bessa - João Pessoa, participou desse encontro ministrando a palestra cujo tema foi “Discipulado: esse é o meu estilo de viver”. Outros momentos como esses estão previstos para acontecer em outros circuitos do Distrito 8.

Reunião na Sede define últimos ajustes para o Conjume No início do mês de maio, representantes das mesas das Federações de Juvenis e Jovens da Remne estiveram reunidos na Sede Regional, em Recife. Além dos conselheiros, a Bispa Marisa participou do encontro que definiu programação, preletores e vários outros detalhes sobre o Conjume 2015. “Nessa hora a gente já começa a sonhar com mais freqüência, a intensificar as orações de agradecimentos pelo que Deus vai fazer naquele lugar e a correr mais com as coisas que têm pra resolver. Mas é tudo muito gostoso de se fazer. Estamos empolgados e confiantes em Deus. Serão dias muito bons de adoração, comunhão e aprofundamento da palavra do Pai. Gostaria de pedir que todos possam se esforçar pra estar lá conosco, porque tenho certeza que vai valer a pena!”, declarou a Secretária da Federação de Jovens, Pollyana Gomes. Vale destacar que o Congresso da Juventude acontece entre os dias 4 e 7 de setembro, em Aldeia-PE. As inscrições estão em andamento desde o mês de março e podem ser feitas através dos SDs de Jovens e Juvenis. Compartilhar Pastoral

19


Nossa família Metodista ANIVERSARIANTES

MAIO

01 – Hadassa Silva de Oliveira (filha da pastora Gilmara) 83.8188-5681 01– Ismael Moreira Sanil dos Santos (filho do casal Pra.Maria e Pr. Edelício) 71. 9299-0060 02 - João Wesley Barbosa de Freitas (filho do pr. Cícero e Maria do Amparo) 83.3223-7214 03 – Carlos da Silva (pastor da REMNE) (71) 3283.5850 / 8762-8085 04 - Georg Roberto Emmerich Filho (filho de Jane e Georg) 84-8823-9815 05 - Aneide Neves de Assis Freitas (esposa do evg. Edison Freitas) (77) 9128-6373 09– Gabriel Campos Sousa Nunes (filho do Pr. André Nunes e Virgínia) 71.3326-3561 11 – José Geraldo Cardoso (esposo da Evangelista Elisete Cardoso). 81 3426-2340 11 – Gilmara Michael Silva Souza Oliveira (pastora REMNE) 83.8188-5681 13 – Francineuda Nunes Alves (esposa do pastor Pedro Alves) 85.3274-6109 13 – Maria Irani Cavalcanti da Silva (esposa do pastor Francisco Jonas) 85.3495-1123 13 - Evanise de Fátima Queiroga Câmara (evangelista da REMNE) 82.8825-6575 14 – Izaak Ferreira Almeida (filho de Esmaelite e pastor Emanoel Almeida) 85.8899-2334. 14 –Thalyta Kelly Viana Oliveira (filha do casal Tereza e pastor Sílvio) – 83. 8780-7808 14 – Mariana de Castro Costa (filha da missionária Marly Castro) 88.3667-1611 15 – Maria do Socorro F. de Sá Vasconcelos (evangelista da REMNE) 81.8422-2541 17 – Tarciso Lopes Monteiro (pastor REMNE) 81. 3204 - 2570 18 – Dinha -Maria de Lourdes G.dos Santos- (filha da bispa Marisa) 82.8836-8959 19 – Priscila Almeida dos Santos (pastora da REMNE) 85.8621-2087 21 - Luis Carlos Oliveira Araújo (membro da COREAM) - 71.9611-4534 22 - Gilmar Cândido Medeiros (evangelista da REMNE) - 75.3421-9286 25 –Maria do Amparo B. de Freitas (presid. da fed. de mulheres- REMNE) 83.8895-5999 28 – Edelício José Sanil dos Santos (pastor aposentado) 71.3244-4602 31 – Mariluse Helena Maia (esposa do bispo Adriel Maia -3ªRE) 11. 3467-1619

ANIVERSARIANTES

JUNHO

03 - Michelangelo B. Batista (filho do evg. Antônio Fernando) (84)9647-3014 05 – Osias Inácio da Silva (filho do pr. João Ribeiro) (79) 3342-1056 07 - Rosemeire Borges Santos (evangelista da REMNE) 71.8656-8801 07 - Daniel Menezes Blackburn (filha da diaconisa Jane Menezes) 81.8797-3190 08 – Luana Gondim Anastácio (filha do evangelista Geraldo Felipe) (88)3351-9158 09 – Makiko Koinuma (pastora da REMNE) 81.9870-0302 10 – Consuelo de Castro Costa (filha da missionária Marly Castro) (88)3667-1611 10 - Maria Gorette B. Sobral Oliver (esposa do pr. Stuart) 75-88172462 11 - Rebeca Virna de Sá Vasconcelos (filha da evangelista Socorro) 81.8422-2541 13 - Eric Santos Conceição (filho da evg. Rosimeire) 71.8656-8801 14 – Ângela Gondim da Silva (filha do evangelista Geraldo Felipe) (88)3351-9158 16 – José Alves Silva (evangelista da REMNE) (77) 3422-4022 17– Isabelle Barbosa de Freitas (filha do pr. Cícero de Freitas) (83) 3223-7214 18 – Diana Fernandes (filha da pastora Lucília e José) – 71- 9150-9239 18 – Ruhama Nunes Fonseca (filha de Mirtes, secretária episcopal) 81.8893-4545 19 – Mirtes Nunes de Aguiar Fonseca (secretária episcopal) 81.8893-4545 19– Maria Zuleide Gondim da Silva (esposa do evangelista Geraldo Felipe) (88)3351-9158 20 -André Oliver (filho do pr. Stuart) 75-8817-2462 22 – Naara Nunes Fonseca (filha de Mirtes- secretária episcopal) 81.8893-4545 22– Sara Edwirgens Barros Silva (filha do pr. José Honorato e Edwirgens) - (81) 9911-6769. 22 – Sílvio Rocha Oliveira (pastor REMNE) - (83)8780-7808 23 – João Ribeiro da Silva (pastor REMNE) – (79) 3342-1056 24 – Jane Menezes Blackburn (diaconisa, assessora de projetos) (81)3432-6193 25 – Carlos Gabriel Bezerra Martins (filho do pastor Ivan Carlos) - (85)8747-2932 26 – Andressa Rélica (Esposa do pr. Edson Davi) (83)9817-4223 28 - Filipe Pimentel C. Souza Morais (filho do evg. Luis Fernando Fliper) (73) 8844-6647 29 – Pedro Paulo de Oliveira (filho de Elizabeth, evg. da REMNE) (85) 3086-1645 29 - Daniel Franz Emmerich (filho do Pr. Frederico Franz) (81)7313-9681

20

Compartilhar Pastoral


Nossa família Metodista ANIVERSARIANTES

JULHO

01 - Oséas Jonas Carneiro (Evangelista da REMNE) (85) 3238-8473 02- Elizabeth Cristina de Oliveira (Evangelista e Coord. de discipulado- REMNE) (85)3476-3825 03 – Thaís Ramos Lima Bezerra (esposa do pr. Emanoel Bezerra) (86) 3211-6225 04 – José Honorato da Silva Jr. (filho de Edwirgens e pr. Honorato) (81) 3453-5933/ 9911-6769 06 - José Sebastião dos Santos (Evangelista da REMNE) (86) 9447-3142 07 – Tito Souza e Oliveira (filho da pastora Gilmara) (83) 8188-5681 07 - Lucas Jonas Leite (filho do evg. Oseas) (85) 3238-8473 09 – Wilson José dos Santos (evangelista da REMNE) 81.9104-8560/ 9987-8301 11 – Virgínia Campos Sousa Nunes (esposa Rev. André Nunes) (71).3326-3561 11 - Thalissa Cauanne Costa Neves de A. Freitas (filha do evg. Edison Freitas) (77) 9128-6373 16 – Pablo Viana Oliveira (filho de Tereza e pr. Sílvio) (83) 3066-2967 16 – João Pedro Vieira Cavalcante (filho de Janaína e pr. Tarciso) (81) 3204-2570 17 – Raíssa Pontes do Rego Barros (filha de Rosane e pr. Milton) (81)3432.7615 17 - Walter Teixeira (pastor da REMNE) (73)3212-9880 22 - William Pinto Sardinha (pastor da REMNE) 75. 3022-2802 / 9839-1974 24 - Edmilson Ribeiro Romeiro (Evangelista da REMNE) 77.8807-7492 25 – Luis Augusto Mendes (departamento de comunicação – REMNE) (83) 8827-3630 25 - Felipe Ferreira Almeida (filho do pr. Emanoel Rodrigues) (85) 85952334 26 – Genival Aureliano de Farias Jr. (filho de Fátima e evangelista Genival) (81) 9259-4096 27 - Ester Teles Paixão (filha do evangelista Pedro Paixão) (79) 9635-7303 31 – Marina Paula Neves Almeida (filha de Rita e pr. Porto Jr.) (81)3040-8815 31 – João Lucas Vieira Cavalcante Monteiro (filho de Janaína e pr. Tarciso) (81) 3204-2570

ANIVERSARIANTES

AGOSTO

01 – Ana Luíza Cavalcante da Silva (filha do casal Irani e Francisco Jonas) (85) 3495.1123 03 – Raísa de Freitas Coutinho (filha da bispa Marisa e pr. Ramon Coutinho) (81) 3269-1726 04 - Érica Keren Santos Conceição (filha da evg. Rosemeire) (71)8656-8801 05 – David Barros Silva (filho do casal Edwirgens e pr. José Honorato Silva) (81) 3453-5933 09 – Maria Isolda Bezerra da Silva (viúva do Pr. Francisco Porto) (85) 3485.1936) 09 - Bruna Emmerich (filha do pr. Frederico Franz) (81)7313-9681 10 - Ana Beatriz Magalhaes Melquiades (filha do pr. Isaías e Raquel) (79)9606-2945 11 - Patrick Valverde Medeiros (filho do evg. Gilmar) 75.3421-9286 13 – Rejane Rodrigues de Souza Cruz (esposa do Pr. Misael Cruz) (71) 8788-5245 14 - Jefferson Gonçalves (filho do evg. Milson) (81) 3129-0224 14 - Judite Azevedo da silva (esposa do evg. Juarez) 84.3272-4174 14 – Silenê Piloto de Andrade (esposa do Pr. Augusto Piloto) (79) 3217-2260 15 – Delicério de Aguiar Fonseca (esposo de Mirtes, secretária episcopal) (81) 8893-4545 16 - Ana Maria Conceição Ribeiro Silva (esposa de Fábio Manoel, tesoureiro regional) - (81) 8852-7474 20 - Wagner da Silva Franco (analista de planejamento da Sede Regional) (81) 8893-6569 20 - Graziely Vitória B. Martins (filha do pr. Ivan) 85.8747-2932 20 - Josenildes Teles Paixão (esposa do evangelista Pedro Paixão) (79) 9635-7303 21 – Paulo Bezerra de Almeida (pastor da REMNE) (85) 3239.2794 / 8661-1936 21 – Bispo João Alves de Oliveira Filho (bispo emérito) (16) 9774-0939 22 – João Paulo Vieira Cavalcante Monteiro (filho do casal Janaína e pr. Tarciso) (81) 3204-2570 22 - Pedro de Andrade Paixão Junior (filho do evangelista Pedro Paixão) (79) 9635-7303 24 - Lucília Fernandes dos Santos (pastora da REMNE) (71) 9150-9239 / 9910-0646 26 – André Luiz de Carvalho Nunes (pastor da REMNE) (71) 3326-3561 / 9216-4714 27 – Pastora Joana Darc (secretária executiva para vida e missão) (11) 2813-8600 29 - Otavio Emmerich (filho do evg. Georg) (84)8823-9815 29 - Roberta Brito P. Martins (esposa do pr. Ivan) (85) 8747-2932 30 - Luis Fernando C. Souza Moais - Fliper (Evangelista da REMNE) (73) 8844-6637 31 – Susana Fernandes dos Santos (filha do casal pra. Lucília e José) (71) 9150-9239 / 9910-0646

Compartilhar Pastoral

21


Anexos Convoco, nos termos do Art. 84 dos Cânones da Igreja Metodista, edição, 2012, Editora Equilibrio, São Paulo – SP, o XIX CONCÍLIO REGIONAL DA REGIÃO MISSIONÁRIA DO NORDESTE, para reunir-se nos dias 27 à 29 de novembro de 2015 no Vela Branca Praia hotel, Avenida Engenheiro Domingos Ferreira, 4395 - Boa Viagem, Recife - PE. - O Culto de Abertura dar-se-á às 14h do dia 27 de novembro, seguindo-se a Sessão de Instalação dos trabalhos conciliares. O culto de encerramento está previsto para às 10h do dia 29 de novembro. - O tema do Concílio será: “E seja sobre nós a formosura do Senhor nosso Deus, e confirma sobre nós a obra das nossas mãos; sim, confirma a obra das nossas mãos.” Sl. 90:17 - De acordo com os Cânones citados, Art. 84, são membros do Concílio Regional: I. Presbíteros/as ativos/as; II. Pastores/as com nomeação episcopal; III. Diáconos e Diaconisas, com nomeação episcopal; IV. Pastores/as suplentes, com nomeação episcopal; V. Delegados/as eleitos/as pelas igrejas locais e campos missionários regionais na proporção de um/a para até 500 (quinhentos) membros e, no máximo, dois/duas para igrejas locais com número de membros superior a esse; para Região que tiver mais de 50.001 (cinquenta mil e um) membros, a proporção é de um/a delegado/a para 300 (trezentos) membros, e, no máximo, 3 (três) para igrejas locais com número de membros superior a esse; VI. Presidente do Conselho Diretor de cada instituição regional ou seu substituto legal; VII. Presidentes das Federações de Grupos Societários; VIII .Conselheira ou Conselheiro Regional de Juvenis e Coordenador/a Regional do Departamento de Trabalho com crianças; IX. Presbíteros/as inativos/as, sem direito a voto; X. Pastores/as suplentes inativos/as, sem direito a voto; XI. Membros da Coordenação Regional de Ação Missionária (COREAM), sem direito a voto, salvo se delegados/as eleitos/as. 22

Compartilhar Pastoral


Observações: a) (Estejam atentos/as aos § 1°, 2°, 3°e 4°) dos Cânones, que instruem sobre a eleição de membros ao Concílio Regional. b) O Concílio Regional se instala com a presença mínima de 2/3 (dois terços) de seus membros votantes. (Art. 92, § 4 º). c) Os mandatos dos membros da Coordenação Regional de Ação Missionária e Comissões Regionais têm sua vigência até 31 de dezembro de 2015. (Ato Complementar número 02/2009).

Rogo ao povo metodista nos limites da Região Missionária do Nordeste que esteja em oração ao nosso Deus em favor deste importante conclave regional, a fim de que ele possa impulsionar nossa Igreja a fazer discípulas e discípulos.

No uso de minhas atribuições canônicas e regimentais, convoco a liderança clériga e leiga, abaixo discriminada, para o Ministerial Regional: 1. Presbíteros/as; 2. Pastores/as; 3. Evangelistas com designação episcopal; 4. Diaconisas; 5. Missionários/as com designação episcopal; 6. Aspirantes ao pastorado e presbiterado. Início: 25 de novembro - 15hs Término: 27 de novembro 12hs - Almoço Local : Vela Branca Praia hotel, Avenida Engenheiro Domingos Ferreira, 4395 Boa Viagem, Recife - PE,

Recife, 14 de maio de 2015

Marisa de Freitas Ferreira Bispa Presidente da Remne Compartilhar Pastoral

23


Igreja Metodista

RegiĂŁo MissionĂĄria do Nordeste


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.