Page 1


A Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias, iniciou suas atividades em primeiro de abril de mil novecentos e sessenta e um, na Rua Reinaldo Reichert, num prédio de madeira e chamava-se Escola Isolada Duque de Caxias. Em vinte e oito de janeiro de mil novecentos e setenta e sete a escola transferiu-se para o prédio atual, contando com duas salas de aula, uma cozinha, dois banheiros e uma secretaria. A escola foi construída nas terras doadas pelo senhor Bruno Weber. Hoje a Escola atende quatrocentos e sessenta e quatro alunos, distribuídos em dezoito turmas, turnos manhã e tarde. Além das salas de aula tem laboratório de informática, biblioteca, ginásio de esportes, sala de apoio pedagógico, sala de AEE (Atendimento Educacional Especializado).

Este ano ela está completando cinquenta anos de funcionamento!


Meu nome é Raquel Metz, tenho trinta e sete anos sou natural de Novo Hamburgo, mas me considero campo-bonense, pois resido a mais de 17 anos, sou casada e mãe de dois filhos lindos. Formada em pedagogia, trabalho a dezessete anos como professora em Campo Bom e sou a cinco anos diretora nessa escola. Adoro trabalhar aqui! Todos temos um eu vencedor em nosso interior, aguardando uma oportunidade de se manifestar em nossa vida. Basta você dar uma chance que ele aparecerá para mudar seu destino. Acredite!


Sou a Tatiana, atualmente estou no cargo de coordenação pedagógica na escola desde julho de 2010. Sou uma pessoa alegre, flexível e disposta a cooperar com todos. Dentre várias atribuições que me cabem, considero a principal quanto ao acompanhamento do processo de ensinoaprendizagem, atuando junto aos alunos, pais e professores, visando orientar e subsidiar os profissionais com vistas à melhoria da qualidade de ensino, promovendo a articulação com as famílias. Podem contar comigo, pois o que estiver ao meu alcance, farei o possível para tentar ajudar! Viver é enfrentar desafios. Quem nunca enfrentou desafios, apenas passou pela vida, não viveu!


A turma do M3 é composta por vinte alunos, sendo doze meninas e oito meninos e sua professora se chama Aline. A faixa etária varia de quatro à cinco anos. A turminha tem como características marcantes o companheirismo, a afetividade e a alegria. Adoram pular, correr, brincar, fazer as atividades e cantar. Enfim se divertem muito, afinal são crianças e por sinal alegres e carinhosos. Estão sempre dispostos a ajudar. O M3 alegra todos os nossos dias com os seus lindos sorrisos. São os xodós da nossa escola!!!


A TURMA DO JARDIM É COMPOSTA DE VINTE E OITO ALUNOS, SENDO TREZE MENINOS E QUINZE MENINAS.A PROFESSORA DELES É A MARISTELA. A TURMA É MUITO TRANQUILA, MUITOS DELES ESTÃO FREQUENTANDO A ESCOLA PELA PRIMEIRA VEZ. SÃO MUITO COMUNICATIVOS E CRIATIVOS.


A turma onze estuda no turno da manhã e é composta por nove meninos e dezessete meninas. A professora é a Maira. Realizam com entusiasmo todas as atividades propostas. Destacam-se nos jogos de quebra-cabeça. Gostam muito de ler, ouvir histórias e fazer teatro. As danças preferidas são as gauchescas e infantis. A turma é muito querida, dinâmica e interessada na realização das atividades escolares.


A TURMA 1º ANO 12 DO TURNO DA TARDE, TEM QUATORZE MENINOS E QUATORZE MENINAS. A PROFESSORA SE CHAMA MAIRA. DESTACAM-SE NO JOGO DE CAÇA-PALAVRAS. APRESENTAM FACILIDADE PARA APRENDER DANÇAS DE DIFERENTES RITMOS E TAMBÉM NA REALIZAÇÃO DE APRESENTAÇÕES ORAIS. APRESENTAM INTERESSE PELA LEITURA E ESCRITA. PARTICIPAM COM ENTUSIASMO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS, SÃO MUITO ATIVOS, CARINHOSOS, ESPONTÂNEOS E CRIATIVOS.


É uma turma muito querida com trinta alunos, sendo que, destes quatorze são meninos e dezesseis são meninas. Eles gostam muito de ouvir boas histórias, desenhar e ler. Participativa em todas as atividades buscando sempre um melhor aprendizado. Dentre os trinta alunos mega especiais, não podemos deixar de citar um aluno que se chama Luam e que por ser um aluno muito puro e sincero em relação aos sentimentos torna nossas manhãs muito alegres e divertidas, pois sempre nos surpreende com atitudes inesperadas. Para trabalhar juntamente com todos os trinta anjinhos contamos com o auxílio do professor Régis Rodrigues que também é um ser muito especial para todos nós. Essa turma vinte e um, da Escola Municipal Duque de Caxias é uma turma adorável e que ficará marcada para sempre no coração da professora Aline. Beijos e abraços a todos meus queridos alunos!


A turma é composta por quatorze meninas e dezesseis meninos. São muito ativos, questionadores e participativos. Leitura, desafios e desenhar estão entre suas atividades preferidas. Adoram serem monitores do recreio e cuidam muito bem um do outro. Vera é o nome da sua professora. É considerada a turma do barulho. Um bom agito é com eles!


A turma 31 é bem animada e participativa. Aprofessora deles é a Ana Paula. Os alunos estão sempre dispostos e realizam as atividades com muito entusiasmo. Gostam de cantar, dançar e brincar. Também adoram “papear” são bom de conversa. Estão sempre contando novidades interessantes... A turma é composta de vinte e três alunos sendo que sete são meninas e dezesseis são meninos. Todos são especiais, amigos e companheiros !!!!


A turma é composta por vinte e quatro alunos, sendo dez meninas quatorze meninos e a professora se chama Poline. A turma trinta e dois é muito colaborativa e motivada. Os alunos adoram jogos educativos, leitura de livros e gibis. Os momentos mais especiais para eles são: a hora do conto, Educação Física, passeios e competições. Uma hora muito especial também é quando vão à sala de informática onde aprendem muito com jogos, desenhos, livros virtuais. Enfim, a turma trinta e dois é muito especial.


A turma é composta por dez meninas e treze meninos. Os alunos estão na faixa dos oito aos doze anos. São muito agitados, mas comprometidos com suas tarefas de estudantes.A professora deles é a Gislaine. São crianças alegres que gostam de auxiliar os colegas com dificuldades.Gostam de ler, escrever, calcular, jogar e brincar, como toda criança dessa faixa etária. É uma turma parceira, são queridos e carinhosos!


É composta por doze meninos e oito meninas. A grande maioria deles são crianças espertas curiosas, investigativas, comprometidas e criativas. Destaques da turma: gostam de ler, desenhar e criar livros. A professora Lurdes que dá aulas para eles. Relacionam-se bem entre si e são muito cooperativos!


A turma é composta por vinte e cinco alunos. Sendo que, onze meninos e quatorze meninas. Sua professora se chama Carina. A turma é bastante questionadora e crítica, mas precisam aprender a organizarem-se melhor para aproveitar esta característica. Adoram um bate papo, jogo de mímica e matemática. São criativos, espontâneos e carinhosos.


A turma do 4º ano possui vinte e três alunos, sendo nove meninas e quinze meninos. A idade das crianças nesta turma vai dos nove anos até os onze anos. Dentre os alunos, vinte e dois são provenientes da EMEF Duque de Caxias e uma aluna é de outra escola da rede municipal de Campo Bom. A turma tem como professora titular Vanessa Carine Fauth. As crianças dessa turma possuem uma rotina como qualquer outra. Logo quando chegam temos o momento da NOSSA ROTINA, na qual escolhemos os ajudantes, realizamos a chamada, investigamos se há alguém de aniversário e o nosso calendário e todo esse material é colocado no nosso cartaz. Depois reunimos toda a turma para a HORA DA LEITURA, onde fizemos a leitura de textos, livros, revistas, gibis e jornais (cada dia é uma leitura diferente). Também fizemos à HORA ESPECIAL, é quando realizamos uma brincadeira, a hora da novidade, hora do conto e a sacola viajante (as crianças levam para casa uma sacola com diferentes materiais para a leitura). Depois destes momentos destacados anteriormente, realizamos atividades que procuram contemplar as diferentes áreas do conhecimento, através de leituras, atividades de fixação, jogos, desafios. Tudo isso é desenvolvido a partir de um projeto, que abordará algum tema que seja importante trabalhar nesse ano ou que a turma demonstra interesse. A turma do 4º ano é muito especial, pois são bem carinhosos e amorosos. A turma tem facilidade em se relacionar, respeitando as diferenças existentes entre todos. Durante a nossa aula, todos procuram ajudar o colega que está mais próximo. Desde o início do ano, estabelecemos regras para uma boa convivência em grupo e por enquanto todos estão cooperando não só com os colegas, mas com a professora Vanessa também.


Aceitam com entusiasmo as propostas educativas e mostram-se colaborativos quanto às melhorias que precisam ser realizadas, para que mantenhamos a sala de aula um ambiente tranquilo, afetivo e com as condições necessárias para que ocorra a aprendizagem significativa. A professora se chama Raquel e a estagiária se chama Viviane. É uma turma agitada e que está aprendendo, aos poucos, a estudar pensando uns nos outros, valorizando as conquistas realizadas.


A turma é composta por vinte e cinco alunos, sendo doze meninas e treze meninos. Normalmente, durante as aulas, a turma demonstra ser tranquila, realiza todas as propostas apresentadas pela professora Fernanda . Gostam muito de atividades artísticas, sempre realizam os trabalhos com empenho e capricho. São amigos, educados e participativos. Esta turma é carismática e muito carinhosa!


A turma é composta por 13 meninas e 14 meninos. Crianças alegres e carinhosas.A professora deles é a Juliana. São bastante comunicativos e dinâmicos, costumando reagir com interesse e entusiasmo a todas as atividades propostas. Os meninos e as meninas trabalham cooperativamente na busca pela construção do conhecimento, interagindo e contribuindo para um trabalho em parceria na efetivação do saber.


São em um total de vinte e cinco alunos, sendo estes quatorze meninas e onze meninos. A Professora conselheira é a professora Bianca. Em geral a turma é bastante agitada, gosta de uma boa conversa e não param um minuto, arranjam assunto para tudo, porém produzem bastante, participam ativamente das aulas e atividades propostas. Têm boas ideias e a maioria da turma é muito cooperativa com os demais colegas. Expõem suas ideias e tem suas próprias opiniões, com personalidades muito fortes.


A turma 62 é composta por treze meninos e treze meninas que na maioria estudam na escola desde o primeiro ano, por isso já criaram muitos laços afetivos. Tem como professor conselheiro Alexandre Ermel. Na opinião dos professores a maioria respeita a todos, são atenciosos nos momentos que o professor explica, pedem auxílio quando tem dúvidas. Mas conversam bastante, às vezes implicam um com o outro. No modo geral são educados, queridos e bastante carinhosos. Na opinião da turma eles preservam muito a união e a solidariedade, todos sabem que alguns faltam com o respeito, bagunçam e são muito impacientes. Mas a turma foi considerada a melhor turma de trabalhar, no início do ano é claro! Também não esquecendo, quando algum professor está explicando, sempre tem um papagaio que não para de falar e acaba prejudicando todos da turma. As meninas na hora do lanche gostam de dar uma espiadinha na janela quando passa algum menino. Por isso os professores mantem as cortinas fechadas. Mas eles acreditam que a turma tem conserto e vai voltar a ser a melhor turma.


A turma é composta por 13 meninas e 14 meninos, num universo de 27 alunos. Estão na faixa etária de 11 a 14 anos. A professora conselheira é a Morgana Reinheimer. Alguns alunos têm grande dificuldade de concentração e há necessidade das informações serem repetidas várias vezes, para haver o início do que está sendo solicitado. Gostam de atividades que estimulam a competição e o trabalho em equipe. Uma parcela pequena dos alunos apresenta baixa autoestima, dificultando a aprendizagem e relacionamento interpessoal. A turma procura respeitar as normas estabelecidas e há uma cobrança mútua entre eles. A relação entre os alunos é boa, se conhecem e sabem apontar os pontos fortes e fracos uns dos outros. A convivência é boa, baseada no respeito, afinidade e amizade. A relação com os professores é boa, pois há respeito dos mesmos e também há demonstração de carinho.


A turma é composta por quatorze alunos, com habilidades diferenciadas: canto, dança, artes, acadêmico, entre outros. São alunos desafiadores, que buscam respostas para tudo e que levam a professora a buscar sempre coisas novas e instigantes. Juntos formam uma turma muito legal, que dá prazer em trabalhar com eles,diz com alegria a professora Julcéia.


Me chamo Aline de Oliveira Machado, moro em Sapiranga. Assumi a turma do M3 no final de abril. Tenho 21 anos, comecei a trabalhar na área aos 16 anos. Sou formada no Curso Normal e estou no 3° semestre do curso de Pedagogia na Universidade Feevale. Amo o que faço e sinto-me satisfeita em minha profissão. Em minha prática diária procuro sempre valorizar e enfatizar o brincar. Acredito que brincando as crianças fazem novas descobertas e aprendem a conviver em grupo, interagem e resolvem problemas, além de se divertirem muito, nesse momento.


Sou Maristela Aparecida da Silva formada em magistério com graduação em Pedagogia. Atuo nesse município há um ano com o JA. Também trabalho em outra cidade com Educação Infantil.


Professora Maira Elisa Dhein Fleck

Minha formação é em Magistério, Pedagogia e Especialização em Psicopedagogia. Sou casada, tenho dois filhos, gosto de dançar, assistir teatros, olhar filmes de ação e infantis e de passear em praias e lugares turísticos e também ir a rodeios e festivais de música nativista. Adoro andar a cavalo Minhas leituras preferidas são as técnicas, crônicas e poesias. Sou tradicionalista, participo juntamente com minha família de CTG, cultivando as tradições gaúchas e passando meus conhecimentos para os alunos e crianças da comunidade. Preservo valores familiares e amizades sinceras. Gosto da área da educação, direito e assistência social.


Iniciei meu trabalho na Escola Duque de Caxias no ano de 2011 num período de mudanças, pois a escola estava em reformas. Fui muito bem recebida pelo grupo de professores que são profissionais de muita competência e queridos demais. Trabalho na área da educação desde 2001 onde já trabalhei com Educação Infantil, Ensino Fundamental nas séries iniciais e finais com a disciplina de Matemática e também com turmas de EJA e preparatório. Gosto muito de lecionar, adoro de paixão trabalhar com alunos de inclusão onde na maioria das vezes quem aprende mais somos nós professores e também com as turmas de alfabetização que alicerçam os futuros leitores da nossa geração.


Sou professora da turma vinte e dois, nesta escola. Casada, duas filhas. Gosto de passar meu tempo livre com minha família. Também gosto muito de ler, de escutar música e de passear. Formada em Pedagogia, acredito na educação como agente transformadora de homens e da sociedade.


Sou a professora Ana Paula, trabalho há nove anos com educação e gosto muito do que faço. Acredito que é a partir da escola que muitas coisas boas podem acontecer. Todos os dias temos novos desafios e oportunidades de praticar aquilo que aprendemos também um dia... Portanto passar aquilo que sei e aprender com meus alunos me faz muito feliz.


Iniciei no município de Campo Bom no ano de dois mil e dez, na Escola Municipal Duque de Caxias. Atuo na escola com a turma trinta e dois. Sempre elaboro projetos desafiadores, com muitos jogos e histórias. Preocupo-me com a aprendizagem de todos, também com os aspectos humanos e a construção de valores.


Sou Gislaine Catarina Padilha Oliveira, adoro a minha profiss達o. Gosto de ler, de teatro, de cinema. Considero-me uma pessoa calma e tranquila, mas quando fico brava viro uma fera. Gosto das coisas organizadas. Adoro o ver達o porque os dias s達o maiores e porque posso usar roupas leves, acordar com o canto dos p叩ssaros e o sol brilhando na minha janela. Sou adepta das caminhadas, porque me faz relaxar e o contato com a natureza revitaliza meu ser.


Sou uma professora feliz, pois estou atingindo os meus objetivos a cada dia que passa, com a graça de Deus. Considero-me criativa, responsável, espontânea e trabalhadora. A metodologia utilizada é criativa e sociointeracionista, valorizando as aquisições já interiorizadas e com vistas a alongar os horizontes dando expansão aos conhecimentos desejados.


Sou a professora Carina, atuo a dezenove anos nesta profissão, gosto muito do que faço e procuro sempre buscar novas alternativas. Sou criativa, tenho muitas habilidades artísticas e gosto de inovar no trabalho que realizo com a turma. Sou uma pessoa alegre penso que a sala de aula também deve ser assim!


Me chamo Vanessa Carine Fauth. Sou professora de Educação Infantil há dez anos e no Ensino Fundamental, estou no meu segundo ano. Atualmente trabalho com maternal três em Sapiranga na parte da manhã e na parte da tarde estou com o quarto ano em Campo Bom, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias. A minha formação na graduação foi de Letras: Português. Já na pós-graduação fiz o curso de Psicopedagogia Institucional e Clínica. Adoro muito o meu trabalho e procuro aprender cada vez mais, através de cursos, leituras, trocas de experiências com as colegas. Também me preocupo muito com a aprendizagem dos meus alunos, tentando auxiliá-los em suas dúvidas e dificuldades.


Me chamo Raquel Josiane Gerhart tenho trinta e um ano. Leciono há doze anos, sendo formada em magistério e atualmente estou no quinto semestre do curso de graduação em Educação do Campo (UFPEL). Já leciono na Escola Duque de Caxias há onze anos e esta escola mora no meu coração. Sou professora titular da turma 51. Em minhas aulas primo pela organização, respeito e responsabilidade. Misturo doses de “cobrança” com brincadeiras. Utilizo os desafios como pontos principais das aulas, procurando levar os alunos a superarem suas dificuldades e limitações para resolvê-los. Acredito que é possível ser um professor disciplinador e ao mesmo tempo ensinar com alegria, usando recursos variados em nossas aulas. O professor precisa ser um artista sabendo interpretar diferentes papeis e o principal, saber à hora de usá-los e como mudar de um papel (expressão) para outro rapidamente.


Ingressei na escola no segundo semestre do ano letivo de 2011, Sou esforรงada e dedicada, Preocupada com a aprendizagem dos alunos. Preparo minhas aulas com muito empenho, propondo atividades desafiadoras que motivam a aprendizagem dos alunos.


Tenho formação em nível médio em Magistério e em nível superior em Pedagogia. Sou professora da rede municipal de Campo Bom desde dois mil e nove, atuei na EMEF Edmundo Strassburguer com uma segunda série, em dois mil e dez com um quinto ano na EMEF Duque de Caxias. Atualmente atuo com a turma cinquenta e dois na EMEF Duque de Caxias e com o primeiro ano na EMEF Esperança. Procura inovar, trazendo desafios que provoquem novas aprendizagens.


Me chamo Juliana Konorath Braun, sou natural de Taquara e moro atualmente em Novo Hamburgo. Faz 12 anos que sou professora, sendo que no início de 2011 me formei no curso de Pedagogia na Feevale. Trabalho em duas escolas: na parte da manhã sou Coordenadora Pedagógica na E.M.E.I. Vovó Domênica em Taquara e a tarde sou professora da turma 53 da E.M.E.F. Duque de Caxias. Gosto muito do que faço, pois acredito que a educação de qualidade é o caminho para uma sociedade mais justa e feliz!


Fabio Roberto Aires, casado com Selmileni Toledo Seibel e pai (recente) de Isadora Seibel Aires, nascido em mil novecentos e setenta e cinco, na cidade de Júlio de Castilhos, Faxinalense desde os seis meses, graduado em Educação Física Licenciatura Plena, pela Universidade Federal de Santa Maria em dois mil e três, pós graduação em Gestão Estratégica empresarial em dois mil e quatro e Especialização em Informações Tecnológicas e Científicas em Saúde, em dois mil e dez, reside atualmente em São Leopoldo. Faz parte da equipe docente da EMEF Duque de Caxias desde dois mil e dez, na disciplina de Educação Física nas séries iniciais e na Oficina de Xadrez. Atividades de preferências: computação, filmes, natação, moto, carro, passeios turísticos, música, dança.


Meu nome é Mabel Marisol da Rosa Henkel, leciono neste município desde agosto de mil novecentos e noventa e quatro e aqui, na EMEF Duque de Caxias, já estou oito anos, pois fui muito bem recebida e me sinto em casa. Há dois anos estou dividindo minha carga horária com duas escolas, também aqui do município com a disciplina de Ética e Cidadania. Sempre gostei muito de trabalhar com meus alunos resgatando um pouco dos valores que foram esquecidos e gostei do convite de atender os alunos nesta disciplina. Quanto professora de Ética e Cidadania, procuro dar espaço ao diálogo e a troca de experiência entre os alunos, proporcionando assim que se conheçam melhor dentro da diversidade de uma sala de aula. Em nossas aulas procuro trazer brincadeiras, histórias e outras atividades que levem os alunos a refletirem sobre suas atitudes, maneira de pensar, responsabilidades como cidadãos, o respeito e consequentemente o que tudo isso traz. A história em que somos protagonistas interfere com a dos outros e refletirá em nosso futuro. Estou gostando muito de promover estes momentos com as turmas e sinto que posso plantar boas sementes em cada coraçãozinho que passa por minhas mãos.


Meu nome é Thalis Neckel Miguel, nasci em Porto Alegre no dia 25 de setembro de 1987, sou professor de Música. Sou músico desde os 11 anos. Meu instrumento principal é a bateria, mas também sei tocar um pouco de violão, guitarra, baixo, flauta doce e teclado. Sou Licenciado em Música pelo Centro Universitário IPA Metodista do Sul, em Porto Alegre. Em dois mil e dez ingressei no curso de Pós-Graduação em Música: Ensino e Expressão, da Universidade Feevale, em Novo Hamburgo, curso que devo concluir no final de 2011. Tive minha primeira experiência como professor entre dois mil e oito e dois mil e dez, estagiando como oficineiro de Música no Centro de Atividades SESI Rubem Berta, na Educação Infantil (com crianças de dois a seis anos), Infanto-Juvenil (de sete a doze anos) e no Projeto Novos Horizontes (com adolescentes de treze a dezessete anos). Em 2010 toquei nas bandas Pop Rock All Stars (projeto da rádio Pop Rock) e Larapia, além de dar aulas de bateria, musicalização infantil e musicalização para bebês na escola particular de música e artes Estação Musical e também aulas de musicalização e flauta no Projeto Abrindo Horizontes, na Casa de Cultura Mário Quintana, atendendo crianças e adolescentes de 7 a 17 anos. Em agosto de 2011 entrei para a Escola de Ensino Fundamental Duque de Caxias, em Campo Bom, como professor da disciplina de Música. Atualmente, sigo dando aulas na escola e na Estação Musical, além de tocar bateria nas bandas Larapia Julio Igrejas e Pop Rock Jukebox (novo projeto da rádio Pop Rock). Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias, minhas aulas funcionam como um trabalho de musicalização, no qual além de ouvirmos e cantarmos músicas.

Aprendemos

sobre

parâmetros

do

som

(timbres,

tons,

notas,

acordes),

interpretação dos textos musicais através de escrita, desenho e debate e produção, reprodução e criação de sons com o objetivo de auxiliar as crianças na construção de sua musicalidade.


Trabalho na Escola Municipal Duque de Caxias desde Setembro de dois mil e dez, atuo com professora de Educação Física do M3 ao 6º ano. Na parte da manhã trabalho com os alunos da área (6º ano) e na parte da tarde com os alunos de currículo (M3 ao 5º ano). Sou professora conselheira da turma sessenta e um. Sou professora de Educação física a mais ou menos três anos, atuando principalmente com alunos de currículo. Escolhi ser Educadora Física primeiramente por me identificar e gostar muito de esportes, atividades e exercícios físicos. É gratificante proporcionar aos alunos a vivência do esporte, lazer e cultura que a Educação Física proporciona, ajudando na formação desses pequenos.


Sou formado em História pela Unisinos, onde estudei de mil novecentos e noventa e cinco a dois mil e um. Estou na escola desde janeiro deste ano atuando como professor de História, Geografia e Ética e Cidadania com os sextos anos. Sou professor conselheiro da turma sessenta e dois. É minha segunda experiência como professor, a primeira foi logo após ter me formado, sendo que fiquei algum tempo afastado devido às exigências de meu outro trabalho, pois precisava viajar para outros Estados, o que me impossibilitou de lecionar por algum tempo. No entanto, após algum tempo longe da escola, senti saudade dos alunos, dos colegas de profissão e da convivência diária com o conhecimento e resolvi voltar. Quando passei no concurso e a oportunidade surgiu, no início do ano, confesso que fiquei um pouco assustado, pois fazia algum tempo que não lecionava. Hoje, posso dizer com convicção que me encontro muito feliz lecionando, realizado com o que faço e apesar das dificuldades enfrentadas, por estar tanto tempo afastado, sei que não são apenas obstáculos que surgem, mas oportunidades para melhorar e crescer. Procuro despertar nos alunos o espírito crítico, direcionando a curiosidade natural das crianças para os assuntos abordados em sala de aula. Sei que é difícil, pois nos dias de hoje concorremos com tecnologias avançadas que atraem muito mais a atenção das crianças. Acredito que o segredo esteja em utilizarmos destas ferramentas, buscando sempre aproximar o conhecimento da realidade vivida pelos alunos.


“A arte se define como uma criação do homem, com valores estéticos que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos e sua cultura.”

Formação Acadêmica: Licenciatura Educação Artística, Faculdade ULBRA, RS. Naturalidade: São Francisco de Paula Nascimento: Nove de Agosto de Mil Novecentos e Sessenta e Dois. Aos dezoito anos, já com o segundo grau concluído (magistério), passei a residir na cidade de Campo Bom, onde iniciei o meu trabalho como professora. Muito jovem iniciei como diretora municipal na Escola Princesa Isabel no Bairro Barrinha, onde atuei durante três anos e meio. Período este de muita dedicação e experiência. Após este período comecei atuar como docente em vários municípios procurando sempre atuar com profissionalismo e dedicação. Este ano estou atuando com os sextos anos, dentro de minha área que é minha paixão “as Artes”, procurando fazer com que meus alunos apreciem, participem e interajam nos trabalhos práticos.


Professora Lourdes Doge Trabalho há vinte e dois anos na rede municipal de Campo Bom. Sou bióloga graduada pela Unisinos, pósgraduada em Educação Ambiental pela FACCAT, arte terapia pela Feevale. Escrevo poesias desde menina, participei com poesias no livro Essência da Alma, sendo o título do livro de minha autoria. Gosto muito da minha profissão e penso que cada um de nós é um agente de transformação nesta sociedade cheia de imperfeições.


Trabalho a quinze anos no município de Campo Bom. Nesta escola já atuo há sete anos. Sou formada em letras e trabalho na disciplina de Língua Portuguesa e Ensino Religioso com os sextos anos. Também gosto de escrever poesias e tenho algumas obras publicadas no livro Retrato e Alma. Apesar de ter o dom poético, dou aula, porque estou nesta profissão, pois gosto muito. Adoro os meus alunos!


Sou Morgana, tenho vinte e oito anos. Leciono à aproximadamente cinco anos, mas sou professora no município há um ano e meio e trabalho com a disciplina de Matemática. No contra-turno também atuo na SAP (Sala de Apoio Pedagógico), na mesma disciplina. De um modo geral me considero uma pessoa tranquila, que gosta do que faz. Procuro fazer as coisas com dedicação e empenho. Nas horas vagas gosto de curtir a família e os amigos. Também curto um bom chimarrão e passeio em boa companhia.


Sou Patricia Roberta Vidal, trabalho na Escola Municipal Duque de Caxias, desde maio deste ano. Leciono a disciplina de Língua Inglesa para o sexto ano no turno da manhã. Sou professora da Sala de Apoio Pedagógico de Língua Portuguesa, na parte da tarde, trabalhando com alunos do sexto ano, com dificuldades de aprendizagem.


Sou professora há 25 anos. Atualmente trabalho na SAP (Sala de Apoio Pedagógico) desta escola, auxiliando os alunos que precisam de um reforço para obter um melhor rendimento na aprendizagem. Acho muito gratificante este trabalho e gosto muito do que faço. Procuro desempenhar minha função da melhor maneira possível. Sinto muito orgulho da minha profissão e de fazer parte desta escola.


Sou Julceia Veridiana Teixeira Lamberty. Trabalho na Sala de Recursos Multifuncional desde fevereiro deste ano. Atendo crianças com deficiências, síndromes, transtornos e com indicadores de altas habilidades. Juntamente com a Escola Duque de Caxias, atendo mais cinco escolas do município. É um trabalho muito bom, que envolve muita dedicação da minha parte e muito esforço em fazer o melhor para o aluno, principalmente para aqueles que apresentam alguma deficiência. Também é desafiador quando se trata das Altas Habilidades, pois preciso estar sempre em busca de novidades que favoreçam as habilidades individuais, sem me descuidar do coletivo.


Sou Fátima, secretária da Escola Municipal Duque de Caxias há vinte e dois anos. Meu trabalho é atendimento ao público, expedir, arquivar, manter a documentação em dia. Me considero uma funcionária responsável, preocupada com a realização das tarefas, procuro realizar da melhor maneira, onde todos se sintam satisfeitos. Quando comecei a Escola era menor, hoje a clientela é bem maior, porém conheço a maioria dos alunos pelos nomes. Temos aluninhos que os pais já passaram por aqui e isso é muito gratificante. Me sinto feliz com meu trabalho !


Me chamo Regina Santos de Moraes, atualmente sou coordenadora do laboratório de informática, atendendo alunos do M3 aos sextos anos. É uma experiência muito desafiadora, pois atuei durante dezoito anos com anos iniciais e somente há dois anos encarei este novo desafio. Gosto de propor atividades diferenciadas que motivem e despertem a aprendizagem. Acredito que podemos usufruir os recursos tecnológicos de forma bem produtiva e prazerosa, com metodologias e propostas adequadas que visem à aprendizagem do educando!


Inicio na escola 28/02/2011 Inicio na Rede Municipal 13/04/1998 Formação: Magistério Licenciatura em Ciências e Habilitação em Biologia. Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) Cargo: Coordenação Função: Apoiar na área pedagógica, identificar as turmas que apresentam maior dificuldade, e em quais disciplinas, quais os alunos necessitam de maior auxílio e o que estamos fazendo para ajudar aqueles que ainda não chegaram ao nível desejado e procurar formas de ajudar os professores de todas as disciplinas a avançar. Fazer com que os professores, brilhem iluminar o trabalho dos docentes, colocando-os como o centro do processo de ensino e aprendizagem evidenciar as coisas boas, participar do dia-a-dia, avaliar rumos, dar idéias com base nas necessidades dos alunos, estimular práticas criativas dos alunos e professores. Atividades desenvolvidas: Auxiliar professores, alunos e colaborar com a parte administrativa da escola. “Há pessoas que transformam o sol numa simples mancha amarela, mas há aquelas que fazem de uma simples mancha amarela o próprio sol.” Pablo Picasso.


LIRIA

HORACEL

ALCINA

NARA

NEOCI


DENTISTA ROSAURA

INSTRUTOR DA BANDA RONDINELI

BIBLIOTECARIA Sテ年IA

CRISTINA NO FUTSAL


Uma pequena parte de uma longa história...

Elaboração: Professora Regina Santos de Moraes Colaboradores: Equipe diretiva,Secretária, professores, alunos e outros profissionais envolvidos.

Livro Duque 2011  
Livro Duque 2011  

Descreve um pouco da historia da escola no ano de 2011.

Advertisement