Page 1

POEMAS DESCONTRAテ好OS


Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias

Campo Bom-RS

Assuntos diversificados Coletânea de poemas desenvolvidos pelos alunos em sala de aula e nas aulas de informática no 2º semestre de 2011.


CRIANÇA

Toda criança nasce e cresce Quando acorda quer brincar Mas eu quando acordo Quero mesmo é estudar. Toda criança quer brincar Aproveite bem este tempo Porque quando você crescer Vai ter que estudar e trabalhar.

Autora: Paola Maiara de Brito Turma: 33

Professora: Gislaine Oliveira


Criança

Toda criança gosta de brincar e estudar. Toda criança gosta de correr e bater cartinha. Toda criança gosta de tentar voar ou alcançar a luz. Toda criança gosta de sonhar que é super-herói.

Toda criança gosta de passear no parque. Toda criança gosta de jogar bola e de comer torta com coca-cola. Toda criança gosta de pular e ganhar sem parar. Toda criança gosta de sorrir de qualquer brincadeira.

Autor: Alessom Klaus Turma: 33 Professora: Gislaine Oliveira


CRIANÇA

Toda criança tem o sonho de crescer e ser um adulto. Toda criança arruma um tempo para brincar com os amigos no parque, no recreio ou no quintal. Toda criança antes de dormir sempre agradece a Deus pelos pais, pelos amigos e pelo pão de cada dia. Toda criança gosta de brincar, de sorrir e de carinho.

Autora: Maria Eduarda de Amorim Turma: 33 Professora: Gislaine Oliveira


Criança Toda criança tem o sonho de crescer. Toda criança é feliz. Como é bom ser criança. Toda criança quer ter um irmão. Criança também tem compromisso de estudar e nas tarefas a mãe ajudar. Todas as crianças têm um bom coração e gostam de ajudar seus irmãos.

Autor: Nathan Souza Penido Turma: 33 Professora: Gislaine Oliveira


COMO SOU? MEU NOME É NATALIA E GOSTO MUITO DE HISTÓRIA GOSTO DA MINHA ESCOLA E NA MATÉRIA NUNCA COLO. GOSTO DE FAZER AMIZADES E DOS PROFESSORES QUE TENHO E ESSAS AMIZADES… ME TRAZEM MUITAS FELICIDADES. GOSTO MUITO DE LER LIVRO DE POEMA QUE ÀS VEZES TRAZEM TRISTEZAS MAS NUNCA FUI AO CINEMA E GOSTO DAS BELEZAS QUE EXISTE NO PLANETA. SOU UMA MENINA CAPRICHOSA, FAÇO OS TEMAS, SOU ESTUDIOSA QUE GOSTA DE BRINCADEIRAS.

AUTORA: NATALIA ANDRESSA BATISTA TURMA: 43 ANO: 4° PROFESSORA: VANESSA CARINE FAUTH


A MINHA VIDA. OI! MEU NOME É MARLON E NÃO ME ACHO CHATO SOU UM MENINO ALEGRE QUE GOSTA DE IR A PORTO ALEGRE. GOSTO DE ESTUDAR E TAMBÉM GOSTO DE BRINCAR EU ADORO FAZER ALGUÉM RIR E TAMBÉM BRINCAR DE VAI E VEM. EU GOSTO MUITO DE BRINCAR COM A MINHA MÃE E COM MEU PAI. A GENTE SE DIVERTE MUITO JUNTOS TAMBÉM GOSTAMOS DE COMER ESPAGUETE. SOU UM MENINO INTELIGENTE!

AUTOR: MARLON KALIEL BORGES DA SILVA. TURMA: 43 PROFESSORA: VANESSA CARINE FAUTH


COMO EU SOU? O MEU NOME É JAYANA EU SOU MUITO INTELIGENTE. TAMBÉM ADORO AJUDAR MUITA GENTE. ENTÃO VOU FALAR COMO SOU EU ACHO QUE SOU LEGAL. BEM, ISSO TODO MUNDO FALA, MAS FAÇO O POSSÍVEL PARA SER ESPECIAL. GOSTO TAMBÉM DAS AMIGAS QUE EU TENHO. CADA ANO TENHO AMIGOS DIFERENTES, MAS TEM ALGUNS AMIGOS QUE PARA MIM SÃO PERMANENTES! MEUS SENTIMENTOS NÃO SÃO SECRETOS, SOU FELIZ E ÀS VEZES FICO BEM BRAVA E OS OUTROS VOCÊS SABEM, SÃO DISCRETOS. UMA DAS COISAS QUE ADORO ADMITIR É QUE EU ADORO LER E ME DIVERTIR. DIZEM QUE OS MEUS DESENHOS SÃO LINDOS MAS EU NÃO SEI SEUS MOTIVOS. O MOTIVO DOS OUTROS, EU SEI, É QUE ELES SÃO BEM CRIATIVOS! MEU POEMA TERMINA ASSIM, MAS NUNCA SE ESQUEÇA DAS COISAS QUE EU DISSE DE MIM!

AUTORA: JAYANA DA SILVA TURMA: 43 PROFESSORA: VANESSA CARINE FAUTH


A

MINHA

VIDA

O MEU NOME É KEINIS EU GOSTO MUITO DE BRINCAR E TAMBÉM GOSTO DE CANTAR. A NOSSA TURMA GOSTA DE BRINCAR DE PEGA-PEGA. O VINÍCIUS E O JOÃO ELES SÃO MEUS AMIGÕES. MEUS COLEGAS SÃO LEGAIS ELES ME AJUDAM A FAZER O MEU TEMA E TAMBÉM GOSTO DE CINEMA. EU GOSTO DE CHOCOLATE E DE COCA-COLA E TAMBÉM ESTUDO NUMA ESCOLA.

AUTOR: KEINIS DOS SANTOS TURMA: 43 ANO: 4º PROFESSORA: VANESSA CARINE FAUTH


Porto Alegre Gasômetro é muito legal e radical. avistamos o Lago Guaíba, ele é enorme, sensacional! Ver fotos é pouco, o bom é ver pessoalmente, pois é muito louco. O Parque Marinha do Brasil tem muitas coisas legais e especiais Com alegria isso é demais! O Santander Cultural dá um show em qualquer local. Isso é muito legal, se você fores ver muita moeda vai conhecer. A Assembleia Legislativa tem muitas coisas legais nós ficamos onde fica a plateia que protesta ou aceita. O Museu Júlio de Castilhos tem muitas coisas antigas tinha canhão bem grandão. Memorial do Rio Grande do Sul tinhas várias coisas para olhar. É divertido e encanta o nosso olhar. A Assembleia , Aeroporto Salgado Filho, são tri legal, gostei muito de ver. Nesse vai e vem, a muitos lugares de tudo um pouco podemos aprender!

Nome: Yane Gabrieli Frozza Turma: 53 Professora: Juliana Braun


O passeio a Porto Alegre Um dia muito especial Fomos passear em Porto Alegre. Tinha visto no jornal Que era uma cidade muito alegre! Na Praça da Alfândega tinha uma estátua do Barão de Rio Branco foi uma pessoa que eu nem sabia quem era. Fomos do Memorial, lá tinha o Memorélio lá é bem diferente. Antigamente era um correio lá, tinha cofre para cartas secretas! No Aeroporto Salgado Filho eu assisti os aviões decolando Tomara que um dia eles me levem para bem longe, mas o voo vou esperar no passeio a Porto Alegre Uma cidade muito alegre!

Autora: Brenda Gabriela da Silva Turma: 53 Professora: Juliana Braun


Porto Alegre! Fomos ao Santander Cultural lá foi muito legal, moedas, notas, tudo normal! Mas show mesmo foi ver os aviões decolando, Pareciam balões voando! Num belo parque fomos almoçar, um lugar calmo para correr, pular e até sonhar! Depois de tudo fomos num lugar que não pode faltar! Na Usina do Gasômetro, vimos navios a navegar! No Memorial tinha uma coisa super legal! Um boneco chamado Memorélio, um boneco bem divertido de brincar! Na Praça da Alfândega ficamos a esperar um lugar verde muito bonito que dava vontade de brincar! No Museu Júlio de Castilhos vimos coisas antigas do tempo dos índios, que tinha coisas deles trabalhar e também criar! A Assembléia Legislativa é um lugar super grande que dá para todos se aconchegar! Depois de tudo entramos no ônibus e começamos a falar e gritar até chegar! Autora: Nathalia Turma: 53 Professora: Juliana Braun


Quem eu sou?

Me chamo Gyovanna Não gosto muito de banana. Sou uma menina muito inteligente, Que alegra muita gente. Gosto de fazer gente feliz Por isso peço Pra alguém me dar um bis! Adoro chocolate Mas não gosto de mandolate Tenho uma turma excelente Que lá tem muita gente! Por isso agora vou dar adeus Mas não se esqueça Que um dia você me Conheceu! Autora: Gyovanna Santos Ávila Turma: 42 Professora: Carina da Silva


Quem sou eu

Meu nome é Brenda Adoro parlendas. Sou uma menina inteligente. E conheço muita gente Que me acha excelente. Adoro ler piadas, e também dou muita risada. Agora vou dando um adeus Nunca esqueça que me conheceu. Brenda Domeraski de Moura Turma: 42 Professora: Carina da Silva

Autora:


Quem       eu       sou...

Eu      sou      Yohana… Eu     sou     uma rosa que nasce no  jardim, Que     cada   dia    que    passa  cresço e quando     chove      eu      me       molho. Quando      vem   o  sol   eu     brilho mais que      um      tesouro... Autora: Yohana da Silva Vieira Turma: 42 Professora: Carina da Silva


MEUS SENTIMENTOS

Dentro do meu coração existe: Amor, carinho, paz, raiva e amizade. O amor é um sentimento que sinto pelo pai, mãe e por Deus. O carinho nós sempre devemos ter pelas pessoas para não haver brigas. A paz é um sentimento que transmite harmonia para as pessoas. A amizade é para lembrar que nunca devemos deixar de ter amigos. Eu vejo na mãe, no pai, em Deus e até nos animais este sentimento. Autora: Natalia Letícia Franco Turma: 51 Professora: Viviane da Silva


O nosso estado Sinto amor, paz e esperança. O amor que eu sinto. Pelo nosso Rio Grande do Sul, é por que ele é um Estado muito importante. Por que nele eu sinto paz, e está longe das guerras. Um lugar sem medo, longe dos perigos. A esperança que paira pelo ar. Porque eu nasci e moro aqui, neste estado maravilhoso. Por isso que eu quero pertencer ao Rio Grande do Sul. No dia 20 de setembro de 1835, começou aqui a Guerra dos Farrapos. Também conhecida como a Revolução Farroupilha. Foi a mais longa guerra da história do Brasil. Terminou dez anos depois. Que exemplo, que pra todos nós ficou!

Autora: Eduarda Caroline da Silva Schaeffer. Turma: 51 Professora: Viviane da Silva


Costumes do gaúcho Os meus sentimentos pelo Rio Grande do Sul. São carinho, amizade e amor. O carinho pelo meu Estado? É porque todas as pessoas me respeitam. E a minha amizade? É por ter nascido no Rio grande do Sul, porque em outro lugar não ia ter graça aqui todos tem amizade uns pelos outros. E o amor? É para se orgulhar por ser Rio-grandense. Por ter o costume de gaúcho. Os costumes do gaúcho são chimarrão, churrasco e roupa tradicionalista do gaúcho. Dia 20 de setembro se comemora o dia da Revolução Farroupilha. É um dia de feriado. Então vem pra cá Para conhecer como é bom ser gaúcho! Autora: Carolini dos Santos Turma: 51 Professora: Viviane


O gaúcho e a prenda O gaúcho não vive sem o chimarrão. A prenda por ser gaúcha, Segue a tradição.

Autor: Yankoh Akiéll de Oliveira Turma: 31 Professora: Ana Paula


O GAÚCHO O gaúcho com sua bota e bombacha vive no sul deste país ama as mais lindas coisas deste lindo Rio Grande do Sul! O churrasco e o chimarrão, representam a tradição deste gauchão. Que vive no sul deste RINCÃO! Autor: Ronan de oliveira ramos Turma: 31 Professora: Ana Paula


Escola dos meus sonhos

A escola dos meus sonhos é aquela que se aprende se estuda contente se brinca com boa gente. A escola dos meus sonhos é aquela que imagina o desenho que combina com a rima. A escola dos meus sonhos é aquela que tem inspiração com texto de ação, com a cabeça cheia de imaginação. A escola dos meus sonhos é aquela que o recreio é gigante com música nos alto falantes.

Autora: Ana Gabriela de Oliveira Carvalho Turma: 52 Professora: Fernanda


A escola dos meus sonhos

A escola dos meus sonhos É a escola Que não tem brigas, palavrões e violência. Que na escola sempre tenha paz, amor e harmonia Agradecemos todo dia pelo pão de cada dia. A escola dos meus sonhos é aquela que tem diversão Que os alunos aprendem Com muita dedicação. A escola dos meus sonhos É aquela que nenhuma criança roda Todas estudam E vivem em paz.

Autor: Joilson Oliveira Telles Turma: 52 Professora: Fernanda


A ESCOLA DOS MEUS SONHOS

A escola dos meus sonhos, é aquela que nos ensina muitas coisas, que vamos lembrar para o resto de nossas vidas. Não é aquela que só nos ensina a ler e a escrever. É aquela que nos ensina a conviver com outras pessoas e que nos prepara para a vida. É aquela de qualidade, Que sempre está querendo o melhor para os seus alunos. A escola dos meus sonhos, É a que eu estou estudando, e gosto muito daqui. Essa é a escola dos meus sonhos! Nome: Fernanda Elis Professora: Fernanda Pereira Rodrigues


Esta coletânea foi escolhida com auxílio dos professores titulares de cada turma, a partir dos projetos desenvolvidos durante o segundo semestre. Ela retrata um pouco da criatividade dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias. Agradecimentos: Aos alunos, professores e equipe diretiva. Organização: Professora Regina Santos de Moraes


Livros de poemas  

É uma coletânea de poemas elaborados pelos alunos e selecionados pelos professores titulares para ser publicado no livro. Esses poemas foram...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you