Manual de redação (03 06 18)

Page 156

animal cujos indivíduos não têm os corpos cilíndricos, como os das demais, mas totalmente planos. Pode ser que o adjetivo pejorativo advenha do fato de que o peba seja o mais abundante dos tatus, a caça menos valorizada e mais consumida no sertão. O tatu -peba come carniça, escava sepulturas, e sua carne pode transmitir a hansenías e. “Peba” também se diz do prógnato, indivíduo cuja mandíbula é alongada, de modo que os dentes frontais inferiores encaixam -se na frente dos dentes frontais superiores.

*

PEBADO – Uso geral. Lascado. Frito. Em palpos-de-aranha. Em grandes dificuldades. A origem é a palavra peba, de tatu -peba, um dos animais silvestres mais perseguidos e caçados pelos sertanejos.

*

PÉ-DE-PAU – Uso geral. Árvore.

*

PÉ-DE-PLANTA – Uso geral. Árvore. Arbusto. Usa-se mais para referir a vegetal que haja sido cultivado: “pé -de-pranta”.

*

PEDIDO DE AMIGO(!) – Infantil. Antigo. Apelo enfático reservado aos casos de maior necessidade. Não atende -lo significada perder a amizade. Também se diz “pedid o de colega(!)”.

*

PEDIR PENICO – Uso geral. Render-se. Pedir arrego.

*

PEGAR BUCHECHA – Uso geral. Pegar carona. Pegar Bigu. Conseguir condução gratuita em veículo, geralmente clandestina. Veja o verbete “Buchecha”. Veja o verbete “Bigu”.

*

PEGAR O BECO – Uso geral. Gíria. Ir-se embora. Fugir. Escafeder-se.

*

PEGAR SIRI – Uso geral. Pegar siri era usar calças mais curtas que o recomendado pela moda, ao tempo em que a moda impunha que as barras das calças cobrissem os tornozelos. Essa exigênci a permanece na indumentária masculina mais formal; contudo, a moda atual permite, para homens e mulheres, o uso de calças de qualquer formato, cor e comprimento. A expressão se refere à necessidade óbvia de dobrar os embainhados, sempre que alguém for caça r crustáceos nos alagados em que eles predominam.

* 155


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.