Manual de redação (03 06 18)

Page 112

DONA MARIA – Uso geral e veterano. Tratamento com o qual se dirige a palavra a uma mulher do povo, de quem não se saiba o nome. A pronúncia corrente é “do’maria”. O seu correspondente masculino é “seu zé”. Veja os verbetes “Cumade”, “Cumpade” e “Seu Zé”.

*

DOR DE VIADO – Rural. Inculto. Dor desviada. Aquela dor que acomete, em um dos lados da virilha, quem haja feito um grande esforço, notadamente com as pernas, comumente uma corrida.

*

DORDOI – Rural. Inculto. Corruptela de “dor d’olhos”. Conjuntivite bacteriana que acomete as crianças, mormente as sertanejas e suburbanas, mais expostas aos mosquitos transmissores.

*

E BRÁ! – Uso geral. E fim. E só. E nada mais. E fim de papo. E não se fala mais nisso. Expressão com que se encerra vigorosamente uma proposição. Veja o verbete “Entonse brá(!)”.

*

É DIREITINHO – Uso geral. É semelhante. É parecido. É igualzinho. Veja o verbete “Direito”, “É ver”, “Escrito” e “Imprial”.

*

É DIREITO – Uso geral. É semelhante. É parecido. É igualzinho. Veja os verbetes “Direito”, “É ver”, “Escrito” e “Imprial” .

*

ÊÊ – Uso geral. Interjeição utilizada no começo ou no fim de uma oração que refira determinada tarefa ou problema, com a finalidade de frisar grande dificuldade na execução daquela, ou na superação deste. “Ele diz que vai fazer o vestibular. Êê!, se não estudar muito ele não passa nunca!”; “Êê, meu amigo. A luta foi grande, mas nós vencemos”; “Passei três anos sem ver a mulher amada. Foi terrível, êê!”.

*

ÉGUA – Uso geral e veterano. Besta. Tolo. Usado como interjeição, o termo expressa grande espanto: “Égua! Eu nunca tinha visto um prédio tão alto!”.

*

ÉGUA! – Uso geral e veterano. Interjeição enfática de espanto. Não raro a ênfase da emissão do termo alonga o “e” inicial – Éeeegua! – ou o suprime e soa como um monossílabo gutural: Guá!!!

* 111


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.