Page 1

ASSOCIAÇÃO DOS CABELEIREIROS DE PORTUGAL

40


08

ÍNDICE

06 EDITORIAL 08 DESTAQUE

O novo homem

12 NOTÍCIAS 22 ENTREVISTA

Laurent Decreton

24 REPORTAGEM Produtos Verdes

28 MARCAS 38 ANTEVISÃO

4

40 PRODUTOS 48 SABER

12

Beleza em segurança

50 CONHECER Ayurveda

90

56

52 UNIVERSO ACP 56 TENDÊNCIAS 86 TÉCNICA 90 BELEZA 96 DESFRUTAR 98 SABIA QUE...


DIREÇÃO Amadeu Correia Fernando Sousa Alcino Lima EDIÇÃO Department - Consultores de Comunicação, Lda. Edif. Aviz - Av. Boavista, 3521, 3º, sala 303 4100-139 Porto Tel. +351 226 164 363· Fax. +351 226 164 363 geral@department.com.pt· geral@reflexosmoda.com Direção Executiva Paulo Azevedo· p.azevedo@reflexosmoda.com

POSITIVEMOS… Saborear, sentir o crescimento da felicidade, a atitude positiva, a autoestima, o sereno, o querer crescer pessoal e emocionalmente, o desejo ardente de ser alguém que entusiasmou, e a procura de tudo o que irá atrair coisas boas.

6

Dedique-se de corpo e alma! À nossa profissão de cabeleireiro. À moda, à investigação, a saber gerir bem para ultrapassar estes anos descompassados. Mas se tiver uma autoestima elevada, se pensar em alguma coisa, pense em grande.Vou dar-vos um exemplo concreto da minha própria experiência de vida: nasci numa aldeia pequena, a 5 km do Montijo, com apenas 600 habitantes. Bastava atravessar o rio Tejo e estava-se em Lisboa. À volta da minha aldeia existia apenas natureza, planície, mar e animais. Desde muito pequeno habituei-me a observar a natureza e, felizmente, pude contar com a ajuda das minhas avós, que andavam no cultivo, para me explicar tudo o que via. Desde as coisas mais simples, como as flores, aos fenómenos mais complexos da natureza, elas sabiam tudo. Contavam-me histórias acerca de todos os seres vivos que nos rodeavam, fiz perguntas, escutei. E qual foi a lição mais preciosa que elas me ensinaram? Que a natureza é superabundante, que exige um excesso de tudo o que é necessário para assegurar a sobrevivência e o desenvolvimento de todas as espécies. Esta lição da vida serve para todos os seres humanos… que existe abundância, crença e a lei da atração. Positivemos a nossa autoestima no valor da nossa profissão!

Amadeu Correia

Fotografia Capa: Interpretação da Coleção Primavera-Verão 2012 Somptueux de L’Oréal Professionnel Cabelo: Kertu Foto:Yves J. Hayat Modelo: Eva Bienchy, Metropolitan Make-up: Kakie Produção de moda: Azadeh Zoraghi Vestido: Claudine Ivari www.reflexosmoda.com

www.facebook.com/ReflexosModa

Publicidade & Relações Públicas Helena Diniz· h.diniz@reflexosmoda.com Redação nesta Edição Paulo Azevedo Cristina Ferreira Manuela Pereira Jaime Nunes Design Gráfico e Produção Department: Carla Elias Fotografia Vanessa Souchet Pedro Azevedo Propriedade Associação dos Cabeleireiros de Portugal Rua Formosa 317-2º· 4000-252 Porto Tel. 222 003 397· Fax 223 321 576 www.acp.org.pt· asscabportugal@gmail.com Periodicidade: quadrimestral Tiragem: 5.000 Exemplares Impressão: Peres-Soctip, S.A. Registo ICS nº 122 580 Depósito Legal nº 130 522/98

Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou em parte de textos ou ilustrações, por quaisquer meios, inclusivé para fins comerciais, sem prévia autorização do editor.


DESTAQUE

O

8

O NOVO HOMEM A beleza masculina tem-se vindo a desfazer dos seus códigos tradicionais. O homem finalmente perdeu a vergonha de ser vaidoso e passou a cuidar da sua aparência. Um mercado surgiu para o cabeleireiro e promete crescer nos próximos anos. Uma oportunidade para quem souber satisfazer este novo público.

homem moderno preocupa-se tanto com a aparência como a mulher. Há dez anos uma cultura de desinteresse estético mantinha ainda os homens afastados do salão de cabeleireiro. Mas tudo isso mudou! Os homens da nova era estão aí para quem os souber cativar e servir com qualidade. A tendência de tráfego de mercado masculino para os salões de cabeleireiro é de claro crescimento. Não só em número de visitas, mas também em tipo de serviços. Se no passado o homem recorria ao cabeleireiro apenas para o serviço de corte, atualmente os serviços de tratamento e aconselhamento especializado, a venda de produtos masculinos e até a coloração estão a aumentar significativamente. E acredite, é uma tendência que veio para ficar. À semelhança do que aconteceu no passado recente no mercado da cosmética, o investimento e a preocupação das marcas profissionais em desenvolver produtos e serviços específicos para o setor masculino demonstra bem o seu potencial. Para atingir em cheio este novo público, as marcas perceberam que não basta terem produtos eficientes, é preciso investir em embalagens práticas e sóbrias, em marketing e comunicação, em criar relações estáveis baseadas na confiança. E se por um lado no momento da compra os homens são mais desconfiados e exigentes do que as mulheres, por outro eles são consumidores extremamente fiéis quando se sentem confiantes com um produto ou com a opinião do cabeleireiro. O cabeleireiro é um influenciador da compra de produtos masculinos, é um especialista, um formador de opinião e profissional de estilo. É esse papel que ele deve saber assumir. O bloqueio psicológico desapareceu. OS HOMENS JÁ NÃO SÃO OS MESMOS Nos últimos anos verificou-se uma mudança comportamental nos homens. Dos tempos em que cuidar da aparência masculina significava apenas manter o cabelo, barba e bigode bem aparados, muita coisa mudou. Hoje, o homem procura padrões de beleza e segueos. Se no passado depilação, limpeza de pele e hidratação nos cabelos eram considerados tratamentos muito femininos ou vocacionados apenas para o público homossexual ou metrossexual, com a expansão da indústria da beleza masculina, o mercado desenvolveu-se e mostra-se em condições de crescer ainda mais nos próximos anos. Depois da febre dos metrossexuais, o mercado de beleza encara assim um novo panorama: o novo homem.


Os homens são focados na rapidez e na eficácia. Esta nova abordagem masculina aos cuidados estéticos é explicada em parte por uma mudança cultural e de hábitos de vida, pelo crescente peso dos media e pela facilidade de comunicação global dos nossos dias. Mas também se deve ao aumento da esperança de vida e à consequente preocupação do homem em se manter por mais tempo na sua profissão. Por outro lado, a sociedade e o mercado de trabalho passaram a valorizar a aparência como fator diferenciador e de competitividade, ao mesmo tempo que a cada vez maior participação das mulheres no mundo empresarial e institucional também potencia a crescente preocupação dos homens com a aparência. O homem é um cliente exigente. O QUE ELES VALORIZAM Os homens exigem produtos e serviços à medida das suas expectativas, pensados especificamente para eles e fáceis de escolher e utilizar. Esta é uma regra de ouro se quiser ter sucesso neste mercado. Embora se preocupem cada vez mais com a aparência e reservem mais tempo ao cuidado dos cabelos, eles são práticos e não gostam de perder muito tempo no salão. Seguir as mesmas regras que se aplicam às mulheres ao nível do atendimento, do aconselhamento e da comunicação com o cliente não resultará. Os homens não têm ainda a cultura cosmética das mulheres e são culturalmente diferentes, reagem de forma distinta, têm necessidades específicas e valorizam muito a personalização. No salão, uma linguagem complexa normalmente não resulta com os homens. >

9

L’Oréal Professionnel Homme A gama completa de produtos e serviços para o homem do universo L’Oréal Professionnel desenvolveu um conceito caloroso e íntimo que se alia à elegância da marca francesa. Versatilidade e carisma são as palavras de ordem. O champô anticaspa refrescante Cool Clear e o gel de penteado Clear Fix, que alia uma ferramenta de styling a um tratamento anticaspa, são as principais inovações.

Kérastase Homme As linhas de tratamento Kérastase são a grande aposta da marca. A gama Capital Force apresenta soluções antiqueda, de tratamento e cuidado capilar e de styling, tecnologicamente avançadas e concebidas para um público masculino. A sua mais recente inovação é o premiado Roll-on antiqueda que previne o progresso da retração da linha do cabelo em apenas 1 minuto por dia, durante 6 semanas.


O cabeleireiro é um formador de opinião. Para a Schwarzkopf Professional, «em poucos anos teremos o setor masculino muito mais dinâmico em termos de procura de serviços e produtos diversificados. Mais homens irão procurar produtos complementares, tanto de tratamento como de coloração e finalizantes». Para a marca alemã, apesar da atual contenção económica global, o mercado masculino continua a revelar um crescimento progressivo. «Os homens deixaram cair a “máscara do descuido com a imagem”, assumindo hoje sem pudores uma preocupação crescente com a estética e a imagem. A tendência será continuar a crescer, com as marcas a investirem cada vez mais recursos no desenvolvimento de produtos e serviços especialmente pensados para eles. É um mercado que assume para a nossa empresa uma importância determinante. A nossa “Paixão pelo Cabelo” não tem sexo!»

[3D]Mension É a primeira marca da Schwarzkopf Professional com 100% tecnologia masculina assente na tricologia capilar. À fragrância especialmente desenvolvida para o público masculino alia-se o design e embalagem distintivos e únicos, pensados num conceito minimalista, com linhas geométricas, e destaque para o aspeto prático. Apresentase em gamas completas de tratamento, de finalização e coloração, esta última com resultados ultra rápidos, naturais e de fácil utilização.

A formação da equipa de colaboradores para este novo paradigma de atendimento e aconselhamento é essencial. Determinado, seguro e confiante, o homem quer um diagnóstico rápido e um aconselhamento adequado e preciso. Ele interessa-se cada vez mais por inovações sobre beleza, moda, cultura e eventos. Gosta de inovar mas ao mesmo tempo ser simples. O mercado masculino prefere cuidados completos, procura resultados rápidos e visíveis, produtos que sejam agradáveis de utilizar e lhes permitam valorizar o estilo. A performance e eficácia é o fator chave para eles. A beleza para o homem está intimamente ligada à segurança, ao fazer parte de um grupo e, essencialmente, a resultados consistentes. A sua equipa está preparada para atender o mercado masculino? O QUE ELES PROCURAM

10

Redken for Men Redken for Men oferece gamas completas de produtos de tratamento, styling, antiqueda e coloração especificamente para um homem ativo, enérgico e prático, que valoriza uma imagem sofisticada.

FFM Fuente For Men FFM é a linha de produtos exclusivos para homem da Fuente. Uma linha completa que a marca holandesa disponibiliza através de uma gama de champôs, de tratamentos e de styling. O seu conceito e inspiração assentam no poder da natureza. Soluções à base de ingredientes naturais numa linha de qualidade superior que limpa, relaxa e revitaliza o cabelo e o couro cabeludo dos homens.

Nos produtos e serviços de tratamento Os homens valorizam a simplicidade de utilização, a funcionalidade e querem resultados visíveis. São muito exigentes no que toca a tratamentos antiqueda, anticaspa, fortalecimento, hidratação e limpeza do cabelo e couro cabeludo. As principais preocupações dos homens continuam a ser a queda de cabelo, a caspa e a oleosidade. Por isso, as linhas de tratamento assumem cada vez maior relevância. No styling Conveniência e fácil aplicação são os atores mais valorizados pelo mercado masculino. No homem moderno a finalização que permita seguir as tendências do momento é cada vez mais importante. Na coloração Embora a maior parte dos homens não se incomode, ao contrário das mulheres, que o seu cabelo fique grisalho, para eles este tem de ter uma aparência distinta. Os homens necessitam de ir confiando e dando pequenos passos neste campo, por isso o “disfarce” é habitualmente mais bem recebido do que a cobertura a 100% dos cabelos brancos desde que o resultado seja natural e de aplicação rápida.


ALGUNS INDICADORES Os homens deslocam-se ao cabeleireiro em média 7 vezes por ano, principalmente para o serviço de corte. 80% dos homens que cortam o cabelo no cabeleireiro ainda não adquirem produtos capilares no salão, sobretudo por desconhecimento de soluções específicas para as suas necessidades. Uma grande parte dos homens utiliza produtos que não são especificamente masculinos. 70% dos homens afirmam que a sua principal preocupação com a aparência física é o cabelo, mais do que as rugas ou o peso. A maior preocupação do homem continua a ser a queda de cabelo. 60% dos homens preocupam-se com o couro cabeludo sensível ou com a caspa, 45% com o cabelo fino e 41% com o cabelo grisalho. Os homens tendem a lavar o cabelo todos os dias. O tempo que o homem dedica diariamente ao cuidado da sua aparência duplicou nos últimos 5 anos. Embora a maioria dos homens não considere que cuidar da sua beleza seja uma futilidade, muitos não assumem a utilização de produtos. Embora grande parte dos homens adquira os seus próprios produtos, a mulher tem uma grande influência na decisão de compra e muitas vezes é ela própria a compradora.

Apesar do franco desenvolvimento em que se encontra o mercado masculino, a maior parte dos homens ainda arrisca menos do que as mulheres. A sua motivação para cuidarem de si é terem uma boa aparência e autoestima, transmitirem uma mensagem de sucesso profissional e pessoal, e manterem-se jovens. A oferta de produtos e serviços tende a adaptarse cada vez mais às necessidades do mercado masculino O enorme potencial de crescimento deste mercado permitirá conquistar e fidelizar novos clientes aos cabeleireiros que o souberem fazer. As marcas de produtos profissionais colocam à disposição do cabeleireiro gamas completas de produtos tecnologicamente avançados, apelativos comercialmente e com resultados efetivos e comprovados, potenciando a criação de serviços adaptados às necessidades dos homens que tragam mais clientes e mais valor para o negócio.

«No que toca a atingir um penteado perfeito, os homens tornam-se obcecados por controlo. Eles insistem cada vez mais que os tratamentos capilares têm de ir de encontro às suas necessidades específicas, assim como o styling tem de ser perfeito e obtido sempre de forma simples e rápida. Como tal, cada vez mais homens se estão a voltar para os serviços profissionais de cabeleireiro, pois só aí conseguem receber um diagnóstico acertado e um aconselhamento personalizado ao nível de produtos e serviços». Markus Salm, Embaixador Global System Professional da Wella

SP Men A nova linha SP Men de System Professional da Wella oferece soluções personalizadas para o cabelo e couro cabeludo do homem. Composta por produtos de tratamento, styling e coloração, a linha lançada em 2012 permite criar de uma forma sistemática serviços adaptados às necessidades pessoais de cada homem.

11

Para a Helen Seward, «o setor masculino é um mercado dinâmico e em constante evolução que demonstra uma forte tendência de aumento no curto prazo. O cliente masculino pede mais variedade e soluções e está cada vez mais exigente, o que faz antever que num futuro próximo as linhas específicas para homem se equiparem às linhas de mulher». Mediter Men Mediter Men é a linha de tratamento lançada pela Helen Seward e projetada para atender as necessidades específicas do mercado masculino. Soluções antiqueda, anti caspa e anti oleosidade, conjugadas com produtos de styling, são as apostas da marca italiana.


NOTÍCIAS

ESSENTIAL LOOKS WORLD TOUR PRAGA A temporada do Essential Looks World Tour teve início no coração da Europa, em Praga, com um inovador show de tendências de cabelo. Os mais recentes looks das passerelles – incorporados nas quatro novas tendências de cabelo para a primavera/verão 2012 – foram apresentados a 4 de fevereiro no evento Essential Looks Flux Collection.

12

Mais de 1400 cabeleireiros de 39 países diferentes foram inspirados pelo evento que celebrou a apresentação da nova coleção da Schwarzkopf Professional. Milhares de pessoas por todo o Mundo garantiram um lugar virtual e assistiram online ao espetáculo em essentiallooks.com. A audiência internacional foi surpreendida por performances espetaculares, um desfile de tirar o fôlego e um vibrante evento de palco que contou com cortes fantásticos e diferentes estilos. Para Eduardo Prazeres, Diretor Técnico da Schwarzkopf Professional «o show foi dinâmico, arrojado, mas sempre na ótica do profissional de cabeleireiro, onde cada imagem e quadro que se desenrolava eram mais uma fonte de inspiração/informação para os profissionais. Um show intenso e explosivo que entusiasmou o público». A principal atração no Essential Looks World Tour foi a presença dos embaixadores mundiais da Schwarzkopf Professional – Tyler Johnston e Lesley Lawson - que apresentaram as quatro novas tendências para a temporada primavera/ verão 2012, cativando e inspirando o público para a próxima temporada. Com a presença de Steve Hogan, o visionário Diretor Criativo da Schwarzkopf Professional, a liderar o certame, o evento cumpriu a sua promessa de inspirar e informar, traduzir e ensinar. Os muito elogiados seminários de “Look and Learn” e as sessões de treino que tiveram lugar nos dias seguintes ao espetáculo, ofereceram conselhos práticos de valor inestimável para transformar esta inspiração em realidade e transpô-la para

os salões de todo o mundo. Steve Hogan, Diretor Criativo da Schwarzkopf Professional comentou: «Estamos orgulhosos por apresentar a Coleção Essential Looks Flux. Intitulada Flux, não só por causa da constante mutação económica global mas também porque acreditamos que, para sermos bem sucedidos neste ramo, temos de ser capazes de nos adaptar e evoluir para nos mantermos sempre à frente. Empenhámo-nos em criar quatro tendências verdadeiramente ecléticas que refletem as diferentes tribos que emergem na sociedade de hoje, moderna e global. Os Sport Junkies são viciados em adrenalina e têm um nível crescente de endorfina. AsDark Angels são mulheres sensuais, misteriosas e confiantes, a personificação da beleza feminina. Os Cool Hunters são os empreendedores do século

XXI, viajam pelo mundo com um escritório virtual sempre em busca da próxima grande novidade. Os Hip Opulents são hedonistas e buscam o prazer, querem ver e ser vistos nos melhores bares e locais mais badalados. Estas tribos e as suas imagens fortes prometem incendiar a imaginação e alimentar a criatividade para esta próxima temporada». Para conhecer em primeira mão, as tendências outono/inverno 2012 e assistir de perto às criações dos visuais pela mão dos Embaixadores Internacionais da Schwarzkopf Professional – Lesley Lawson e Tyler Johnston, reserve na sua agenda os dias 1 a 4 de julho e vá a Barcelona, a cidade da Moda e Arte, com a Schwarzkopf Professional. O programa inclui a apresentação de Essential Looks World Tour na Fira de Barcelona e o Catwalk.


W W FL .RE W SM O EX M O .C DA O

FORMAÇÃO ESSENTIAL LOOKS 1:2012 FLUX COLLECTION A Schwarzkopf Professional organizou uma ação de formação de dois dias totalmente dedicada a Essential Looks 1: 2012 Flux Collection, tendências para a estação primavera/verão 2012. Esta formação, que teve a participação ativa da equipa técnica da Schwarzkopf Professional, contou com a presença da equipa criativa, da qual fazem parte nomes tão conceituados como Martine Champaloux, Marco Santos, Alexandre Santos e Paulo Massinga. Esta temporada, a Schwarzkopf Professional selecionou Santos – um dos proprietários da cadeia Escuder Perruquers – como o cabeleireiro responsável por trazer a todos os membros da Equipa Criativa Ibérica da marca as novidades apresentadas no lançamento da nova coleção em Praga. Para este profissional, a Schwarzkopf Professional tem uma equipa humana inigualável, que se nota na forma como tratam os clientes, encontrando-se sempre ao seu lado, procurando apoiar o negócio, demonstrando um verdadeiro interesse no mesmo, o que a torna numa marca com uma postura única no mercado. Para Santos, «Essential Looks é a melhor informação em primeira mão de Moda para cabeleireiros, num conceito completo e global. Tyler é um génio, alguém de referência, de técnica muito estruturada, claramente de inspiração britânica. A Equipa Criativa da Schwarzkopf Professional é, sem dúvida, a equipa mais profissional e melhor preparada do mercado!».

Martine Champaloux

Paulo Massinga

Marco Santos

Alexandre Santos

«Tenho alargado a minha visão sobre o futuro da profissão e da moda. Na verdade, ao longo destes seis anos de parceria, tenho crescido bastante como pessoa e profissional. Essential Looks é um projeto que acredito se vá tornando cada vez ainda mais visionário, não se impondo limites e tornando-se a ferramenta ideal para todos os profissionais».

«É todo um conceito único de formação, e difícil de igualar. Esta é sem dúvida uma excelente oportunidade de crescimento, para a marca, para os membros da equipa Criativa e para os profissionais do setor».

«A Schwarzkopf Professional foi eleita pelas perspectivas de apoio que tem prestado a nível técnico, de gestão e de marketing. Pertencer à Equipa Criativa é um motivo de orgulho e tem permitido explorar novas técnicas de corte e coloração, levando a uma troca de ideias muitoprodutiva entre os profissionais».

No caso de Maria de Lurdes Carneiro, este projeto é uma mais-valia na medida em que se propõe a "moldar o futuro" de quem mais precisa. «Shaping Futures dá a oportunidade a crianças carenciadas de aprender a arte de ser cabeleireiro, conhecendo uma profissão que poderá ser uma mais-valia nos seus futuros. Ajudar as crianças carenciadas, ensinar a minha profissão e também ajudar a realizar um sonho de longa data, é um projeto que há muito queria concretizar. Espero ter dado a conhecer novos valores ,e quem sabe, ajudado estes jovens a tornarem-se grandes cabeleireiros e grandes pessoas, porque, quando se faz aquilo que se gosta, nada é impossível!».

Para Celeste Marques a grande mais-valia do projeto Shaping Futures, é poder dar a conhecer ao mundo o fantástico trabalho que os cabeleireiros fazem, e, mais do que isso, mostrar que a profissão é desenvolvida com um grande sentimento de altruísmo. Para esta cabeleireira, este projeto humanitário permite dar um futuro mais sorridente a estes jovens, uma esperança no seu olhar e a força para continuar a lutar no dia a dia, apesar das dificuldades. «Nos tempos que correm, é realmente de louvar este tipo de iniciativas, pelo que fico muito contente em poder dar o meu contributo e ajudar estes jovens a concretizarem os seus sonhos. Porque sonhar é algo que nos faz crescer, engrandece-nos e ajuda-nos a fortalecer a esperança dando-nos alento e força para alcançar os objetivos».

«Essential Looks tem sido uma excelente ferramenta para aliciar os clientes que, nesta altura, estão sempre curiosos para saber quais as tendências fortes em cada temporada. Uma parceria que, me permite ir além do aconselhamento do cabelo, pensando, sobretudo, num look total: make-up, acessórios e moda».

SHAPING FUTURES O projeto social da Schwarzkopf Professional em parceria com as Aldeias SOS - “Shaping Futures” procura mudar o futuro de jovens desfavorecidos em todo o mundo através da profissão de cabeleireiro dando-lhes competências básicas n área, formando-os com técnicas de base de corte e coloração. Este é um projeto integralmente financiado por doações e depende de voluntários em todo o mundo. O projeto decorreu em Portugal de 19 a 31 de março, com cabeleireiros portugueses que atravessaram o Atlântico até à Aldeia SOS de São Salvador da Bahía. Os módulos de formação estão previamente definidos pela Schwarzkopf Professional e a equipa de voluntários foi acompanhada por um técnico da marca, que forneceu as ferramentas e produtos profissionais necessários. Os voluntários selecionados Para este primeiro projeto, a Schwarzkopf Professional as duas cabeleireiras voluntárias foram Celeste Marques e a Maria Lurdes Carneiro.

13


INSPIRANDO O FUTURO Symposium Redken 2012 - Berlim

14

Durante os dias 12, 13 e 14 de fevereiro realizou-se em Berlim, no Tempelhof, o Symposium Redken 2012, no qual participaram cerca de 2500 clientes Redken de várias nacionalidades. Este evento educacional é já considerado como um dos mais importantes de todo o mundo. O Symposium Redken é uma oportunidade única de aprendizagem e inspiração na qual a Redken Portugal não quis deixar de estar presente e por isso levou 57 dos seus clientes para uma viagem muito inspiracional. Redken tem uma herança rica em produtos e serviços inovadores, focada nas últimas tendências da moda e em programas educacionais personalizados. O Symposium Redken combina todos estes elementos num só lugar durante três dias de educação avançada. É a expressão máxima do compromisso Redken, ajudar todos os profissionais de salões a “aprenderem melhor, ganharem melhor e viverem melhor”. Nos três dias do evento os clientes Redken tiveram a oportunidade de interagir com profissionais reconhecidos internacionalmente e assistir a sessões educacionais surpreendentes sobre as últimas tendências de cor, corte, styling e ainda estratégias para melhorar o negócio. Foi ainda realizada a apresentação da nova coloração de oxidação prismática Chromatics. O espírito Redken esteve bem presente no Symposium 2012 e o evento provou mais uma vez a razão pela qual é um sucesso mundial no que diz respeito ao lado educacional e inspiracional.


CHROMATICS O lançamento do ano de Redken

Miguel Ângelo Redken Brand Manager

Redken lançou no dia 27 de fevereiro no Planetário Calouste Gulbenkian em Lisboa e no dia 20 de março na Alfândega do Porto, a nova coloração de oxidação prismática sem amoníaco Chromatics. O evento contou com a presença de 210 clientes da marca de diferentes partes do país que estiveram presentes para conhecer o lançamento do ano de Redken. Durante o lançamento, para além de conhecerem Chromatics e todas as suas vantagens, os clientes Redken tiveram a oportunidade de assistir a um show onde foi realizada a coloração Chromatics, com modelos penteados em palco pelos Redken Artists, Alexandra Vasconcelos, Ana Vasconcelos, Ondina Araújo, Noélia Reis, Ana Saramago e Nuno Pereira. Seguiu-se um cocktail que fechou o evento num clima de grande animação e boa disposição. As formações Chromatics para clientes Redken tiveram início no mês de Março e decorrerão de norte a sul do país até ao final de junho.

15


WELLA TREND SHOW 2012 O Mundo é o seu Palco! Os looks Trend Vision 2012 foram revelados. A Wella Professionals apresentou as novas tendências para 2012 num espetáculo que se realizou a 11 de março na Exponor, no Porto, e a 18 de março na Faculdade de Medicina Dentária, em Lisboa. Sob o lema “o Mundo é o seu palco”, Wella Professionals deu a conhecer a sua coleção Hot Drama apresentada ao mundo em primeira mão no Wella Trend Vision que se realizou em Nova Iorque no final do ano passado. Para a próxima estão quente os looks são inspirados nas duas tendências Graze e Blaze. 16

Apresentado por Andreas Rodrigues, Diretor Técnico P&G Salon Professional, o show ficou a cargo de Darren Ambrose e Stuart Baner, que executaram em palco as suas interpretações da coleção Primavera-Verão 2012. Antony Millard e a Equipa Facto Bairro Alto interpretaram Trend Vision 2012 Haute Couture com visuais alternativos e irreverentes. WELLA TREND VISION AWARD 2012 Todos os anos a Wella promove o concurso Trend Vision Award que tem servido de rampa de lançamento para muitos jovens cabeleireiros. É a oportunidade para brilhar, tanto nacional como internacionalmente, e mostrar capacidades criativas e técnicas. Os interessados em participar podem-se inscrever nas categorias “Jovem Talento” ou “Cor” para entrar em foco e avançar para o centro do palco, primeiro em Portugal e depois, quem sabe, na final internacional que em 2012 se vai realizar em Madrid. Categoria Jovem Talento: está aberta a cabeleireiros até 30 anos de idade e premeia a melhor interpretação de uma das tendências para 2012. Categoria Cor: aberta a todos os cabeleireiros e reconhece o melhor trabalho de interpretação de cor de uma das tendências de 2012. Data limite de inscrição: 31 de agosto de 2012 Pré-seleção finalistas nacionais: 7 de setembro de 2012 Final nacional: 30 de setembro de 2012


FORMAÇÃO MY COLLECTION Foi no passado dia 12 de março que a academia ASK de Lisboa da Schwarzkopf Professional foi invadida por manequins, maquilhagem glamourosa, guardaroupa extravagante e centenas de disparos de flashes para mais uma edição da formação My Collection. Por trás da máquina esteve o conceituado fotógrafo internacional David Arnal que liderou a ação que visa dotar os formandos (nove clientes Schwarzkopf Professional) das competências necessárias para realizar uma sessão fotográfica. O fotógrafo elogiou a iniciativa e explicou que «hoje em dia, uma sessão fotográfica profissional é impensável para os cabeleireiros pelos custos que pode ter... desta forma My Collection transforma-se num formato único de ajuda ao profissional para que possa criar as suas próprias coleções». Tendo como mote My Collection: Black, Gold and Crystal Edition, os participantes aprenderam a preparar o cabelo, a maquilhagem e o look global para uma sessão fotográfica. Veja o resultado final de todos os looks criados na próxima edição da Reflexos Moda.

CURSOS DESIGN DO CORTE NÍVEL III Nos passados dias 27 e 28 de fevereiro, a Academia Victor Picardo em conjunto com a Schwarzkopf Professional apresentou o nível III do Curso Design do Corte, na Academia Parceira da Schwarzkopf Professional no Porto, a Hairschool. Nos dois dias de formação teórico-prática, marcaram presença cerca de 25 clientes da marca que tiveram a oportunidade de conhecer e aprofundar os seus conhecimentos sobre técnicas de corte. Baseado no sistema anglo-saxónico de formação, o curso Design do Corte aplica métodos rigorosos, considerados pilares fundamentais de todos aqueles que pretendem explorar ao máximo a sua vertente criativa, mas sempre apoiado num profundo conhecimento de base. Já se encontram programados para os próximos trimestres novas ações de formação com os mesmos conteúdos.

“TREND COLORS” APRESENTA AS NOVAS TENDÊNCIAS DA TEMPORADA A Schwarzkopf Professional organizou no passado dia 5 de Março a formação “Trend Colors” nas Academias Schwarzkopf Professional em Lisboa e no Porto, que contou com a participação de cerca de 25 e 20 pessoas, respectivamente. O objectivo foi dar a conhecer em primeira mão as novas tendências para a próxima estação Primavera/ Verão. A formação, suportada em Essential Looks e na sua mais recente colecção Flux 1:2012, focou essencialmente em questões ligadas ao corte e à cor de cada uma das quatro tendências fortes da próxima estação quente, tendo ainda os participantes recebido uma vasta informação sobre maquilhagem, roupa, acessórios e lifestyle e ficando assim totalmente aptos a fazer recomendações completas e adequadas a cada consulta. Foi ainda apresentado o mais recente lançamento da marca Essensity: o novo Essensity Fashion&Cover, que introduz sete novos tons inspirados pelas últimas tendências das passerelles, assegurando que o cliente terá sempre um look moderno. Essensity Fashion&Cover é a última novidade desta gama sem Amoníaco da Schwarzkopf Professional, que permite 100% de Cobertura dos cabelos brancos sem necessidade de adicionar tom base, tornando-se a coloração perfeita para todos os clientes que se preocupam com a natureza, sem descurar a eficácia dos produtos.

EXPOSIÇÃO “GONDAR” No passado dia 25 de fevereiro a Upgrade Productions e o artista plástico Ricardo da Silva celebraram a inauguração da intervenção artística, instalação e exposição de xilogravura “Gondar” no Espaço UpGrade, no Porto, um dos mais inovadores e criativos conceitos de Arte e Beleza. A exposição decorreu até ao dia 24 de março. O evento contou com a parceria da Schwarzkopf Professional que apoiou mais uma iniciativa do espaço em que aposta numa vasta gama de iniciativas dirigidas a todos os que apreciam e valorizam o cabelo, a imagem, a fotografia, os eventos, a formação mas acima de tudo o contacto com a arte e a criatividade. A inauguração revelou-se um êxito e contou com a presença de vários convidados, clientes e parceiros da Upgrade Productions, numa celebração que proporcionou momentos únicos de convívio graças à colaboração de nomes como, Isabel Bartolomeu, Eduarda Castro, Pedro da Silva e Francisco Carvalho e à parceria com a Schwarzkopf Professional.

17


Clube L’Oréal Professionnel www.clubelorealprofessionnel.com: o maior clube jamais criado para profissionais de cabeleireiro L’Oréal Professionnel reforça o seu papel de parceiro privilegiado dos cabeleireiros portugueses com o lançamento do Clube L’Oréal Professionnel. Apoiado na maior plataforma online já alguma vez desenvolvida para o setor, o Clube está aberto a todos os salões e profissionais do país sejam eles ou não clientes da marca. A plataforma pretende apoiar os profissionais no seu dia a dia para ajudá-los a atingir o sucesso, oferecendo a todos um conjunto alargado de benefícios. Acessível em www.clubelorealprofessionnel.com, o Clube L’Oréal Professionnel tem entre os seus principais objetivos a formação dos profissionais de cabeleireiro. Esta ferramenta permite aos seus sócios o acesso a uma alargada oferta pedagógica composta por mais de 30 tipologias de formação. Ao tornar-se membro do Clube, os sócios poderão fazer a inscrição nas formações através do site, ter acesso de forma gratuita a materiais pedagógicos para download e consulta ou ainda assistir a uma formação online.

18

Sete categorias de vantagens A “Formação” é uma das categorias de vantagens exclusivas deste Clube que traz ainda aos seus membros diferentes iniciativas em todas as suas grandes variáveis do negócio. No “Trade Marketing” inclui-se o desenvolvimento de campanhas de marketing personalizadas, com iniciativas que visam o recrutamento de novos clientes e a sua fidelização, enquanto a categoria “Inovação e Sucesso” permite, por exemplo, adquirir um completo software de gestão para o cabeleireiro ou criar um website para o salão. A categoria “Produtos Técnicos” facilita o acesso a produtos técnicos L’Oréal Professionnel que ajudam a atingir melhores

«O Clube L’Oréal Professionnel representa uma revolução no mercado do cabeleireiro em Portugal. Pela primeira vez uma marca coloca ao serviço de todos os profissionais do setor, sem distinção, um website com conteúdos que o ajudam no seu desenvolvimento profissional. Aos nossos clientes oferecemos a possibilidade de trocarem os pontos ganhos ao longo do ano por ferramentas fundamentais para o sucesso dos seus negócios. A parceria com o cabeleireiro pauta a história da nossa marca, em 2012 queremos intensificar este compromisso que já tem mais de 100 anos. Juntos Podemos!» Tiago Carvalho, Diretor da marca L’Oréal Professionnel.

resultados; com “Imagem do Salão” pretendese tornar o espaço mais atrativo, podendo-se aqui incluir desde um projeto de arquitetura para renovação do salão até à aquisição de mobiliário de marcas de referência; através de “Ferramentas Profissionais” potenciam-se as melhores ferramentas das melhores marcas, desde Parlux, BaByliss ou Moser. Finalmente, na “Motivação de Equipas” estão disponíveis diversos planos de incentivo para os colaboradores que mais contribuem para os resultados do salão, os quais passam a poder ser premiados com produtos de grandes marcas, desde YSL a Biotherm e Lancôme.

VENCEDOR PRÉMIO MÁXIMA O Roll-on Antiqueda de Kérastase Homme foi o grande vencedor do Prémio Máxima de Beleza e Perfumes Homem, na categoria Cabelos. Lançado em 2011, este produto foi o primeiro roll-on antiqueda concebido para prevenir a retração da linha do cabelo dos homens em apenas um minuto por dia, durante seis semanas. Uma verdadeira revolução antiqueda que tem agora o seu reconhecimento.

Descontos para todos os membros numa atrativa rede de marcas Para os sócios estão ainda reservados mais benefícios diretos. Através do Cartão L’Oréal Professionnel os membros do Clube passarão a usufruir de descontos numa atrativa rede de lojas e marcas – Agência Abreu, A Vida é Bela, Boutique dos Relógios, FNAC, Meo, Solplay, etc. Disponível desde janeiro de 2012, o Clube L’Oréal Professionnel permite ainda aos profissionais conhecer todas as novidades da marca, em primeira-mão, através da revista LP News, assim como as notícias da revista Vogue.


VIAGEM CABO VERDE Em 2011 a Helen Seward partiu rumo à Ilha da Boavista Cabo Verde. A paisagem árida, as praias desertas a perder de vista, são uma imagem da natureza no seu estado mais puro. Foi neste magnífico paraíso de águas quentes e cristalinas que o grupo Helen Seward foi recebido com grande hospitalidade, desfrutando de uma semana de férias inesquecíveis no luxuoso hotel de 5 estrelas Riu Karamboa. O ano de 2012 promete ainda mais animação e um destino igualmente extraordinário, estando já programada uma viagem a Cuba que promete ser de sonho.

WORKSHOP RICA COSMÉTICOS Decorreu no dia 27 de fevereiro, no Estádio do Dragão no Porto, o 2º workshop Rica Cosméticos – Dibá. No evento, que juntou as equipas técnicas da marca italiana e da Dibá, representante da Rica em Portugal, foi apresentada a nova gama de cosméticos capilares da marca, o seu novo produto de alisamento, BioLisse, e Cuoricromia, um spray de pigmentação natural vegetal. Foram ainda apresentados o óleo de Argan e Pure Energy, um tratamento de alta qualidade para o fio de cabelo.

20

FORMAÇÃO RIZZOLA Realizou-se no dia 9 de janeiro um atelier de formação promovido pela marca Rizzola no Eurosol Estarreja Hotel & Spa, em Estarreja, com a colaboração dos cabeleireiros Carlos Veloso e Luís Ferrero. A Reflexos Moda falou com o Diretor-Geral da marca espanhola, Eliseo Rodriguez López, que nos revelou que «a Rizzola Cosmetics dedica-se exclusivamente à investigação e venda de produtos unicamente profissionais, o que nos tem obrigado a um esforço suplementar e contínuo para atingir a alta qualidade que o mercado profissional exige. Por isso realizamos eventos como este também para os nossos clientes portugueses, o que tem se tem revelado uma estratégia de sucesso».

SCHWARZKOPF APOIA EVENTO DELTA CAFÉS E SÉRGIO & MARGARIDA CABELEIREIROS No passado dia 21 de janeiro, Sérgio & Margarida Cabeleireiros com o apoio da Schwarzkopf Professional marcou presença no evento de comemoração dos 50 anos da marca Delta Cafés, no Museu da Arte Popular em Belém. Nas horas que antecederam o evento o salão abriu as portas aos cerca de 300 colaboradores da Delta Cafés que puderam desfrutar de um tratamento único e preparar-se para a festa dos 50 anos da empresa. Os magníficos penteados foram conseguidos com produtos Schwarzkopf Professional, mas a equipa do Sérgio Margarida Cabeleireiros não se ficou por aqui! A mudança foi completa, com direito a maquilhagem e manicure. O “casamento” entre o Salão Sérgio & Margarida e a Schwarzkopf Professional já é de longa data e já provou ser um verdadeiro sucesso, com os dois recordes mundiais do Guinness: “O Maior Número de colorações em 24h” e “A Maior Aula de Coloração do Mundo”.

URBAN STYLING O Urban Styling é um evento organizado pela Urban hair, representante exclusivo no norte e centro do país da marca Roverhair. A Urban hair, a Roverhair e a Formandum, realizaram o Urban Styling 2011 apostando num evento urbano verdadeiramente artístico e criativo com a participação da equipa italiana composta por Patricia e Lorenzo da Roverhair Academia Hair Lab Itália. Seguiu-se a presença de hair stylist nacionais convidados e da Artistic Team Formandum que marcou o fim do evento onde estiveram presentes cerca de 160 clientes da marca. O Urban Styling volta em 2012 com data prevista para 4 de junho, desta vez com uma vertente solidária com o apoio financeiro ao Lar de Santa Cruz – Internato Feminino.


ENTREVISTA

LAURENT DECRETON Diretor Artístico da Haute Coiffure Française (HCF) desde setembro do ano passado, Laurent Decreton é um nome incontornável no mundo do cabeleireiro. Ao longo de 25 anos de carreira o Embaixador L’Oréal conhece bem as grandes passerelles internacionais, onde trabalhou para nomes como Chanel, Yves Saint Laurent ou Jean Paul Gaultier. Recentemente esteve em Portugal a convite da Secção Portuguesa da HCF para apresentar a coleção Luxe e dar formação técnica e de palco sobre a nova linha à equipa nacional.*

22

Como começou a sua paixão pelo cabelo? Descobri a paixão de tocar os cabelos com 18 anos. Experimentei por influência de um amigo e tive a certeza nesse momento que não queria fazer outra coisa. Descobri aí a minha vocação, o meu lado criativo para transformar e apaixonei-me pela beleza. A que se deve o seu sucesso como criador? O sucesso está ligado a um longo trabalho e à diversidade de tudo o que faço.Viajo por todo o mundo fazendo shows, seminários, formações, e sou muito curioso, interesso-me por tudo o que está à minha volta, observo e reflito. Penso e processo constantemente aquilo que vejo e sinto. E depois trabalho. Sem trabalho não existe sucesso. Penso que cheguei aqui por causa da minha capacidade de trabalho que me permite abordar permanentemente todos os universos que me rodeiam. «…apaixonei-me pela beleza.» Qual é o segredo da criatividade? Ter imaginação é o mais importante. Conseguir a partir de uma ideia, de uma visão, concretizála e dar-lhe forma, interpretá-la e coloca-la ao serviço da beleza. E querer sempre ir mais longe, ter gosto em partilhar, em construir algo de novo. O processo criativo pode ser muito rápido ou muito lento. Depende do momento. O stress e o tempo são muitas vezes inimigos da criatividade. Não existem regras, tem de acontecer naturalmente, e quando não é assim as coisas não correm tão bem.

Como alia criatividade e negócio num salão de cabeleireiro? Qual a sua filosofia a esse nível? Penso que no cabeleireiro, para que o negócio tenha sucesso, as duas coisas são indissociáveis. Quando se é criativo, transportase toda essa criatividade para o negócio. E isso trás resultados, torna-se o centro do negócio. A criatividade é primordial tanto para pentear ou para efetuar um trabalho técnico, como para abrir um novo salão, definir o marketing ou motivar os colaboradores. A criatividade potencia o trabalho da equipa pois está sempre a reinventar-se, a incutir o desejo de querer sempre fazer melhor. A criatividade permitenos ser únicos. E quando somos únicos podemos comunicar através da criatividade e as pessoas procuram-nos. O reconhecimento e o negócio é uma consequência de tudo isso. «O segredo é a harmonia.» Como Diretor Artístico da HCF, quais as vantagens para os membros da organização em termos artísticos? A HCF é um grupo mundial que permite aos seus membros estar no coração da moda e das novas tendências. A HCF lança duas coleções por ano e os seus membros têm direito a dois shows mundiais e a conhecerem em primeira mão o que se vai usar na estação seguinte. No lançamento de cada linha os membros têm formação específica sobre como desenvolver as tendências e adaptá-las às diferentes realidades dos seus países. Esta é uma parte muito importante pois demonstramos passo a passo como desenvolver as propostas apresentadas, o que é uma enorme mais valia para o trabalho posterior no salão. A HCF é também um local de partilha de ideias e

experiências, o que é um fator extremamente enriquecedor pois contactamos com pessoas do mundo inteiro, com novas perspetivas e culturas diferentes, o que é muito importante para a nossa profissão. Qual o segredo para tornar as pessoas mais bonitas? O segredo é a harmonia. Todas as pessoas podem ser bonitas, mas o importante é a harmonia do todo. O cabelo, a pele, o rosto, a atitude, a roupa, tudo joga em conjunto para uma harmonia global. E o segredo é justamente encontrar o balanço certo entre todos esses aspetos. Encontrar a personalidade e fazê-la desabrochar. «…ser apaixonado e trabalhar muito.» Qual o futuro da arte de cabeleireiro? O cabeleireiro tem um papel de grande importância no mundo. Sobre a moral, sobre o físico, sobre o bem estar das pessoas. O cabeleireiro tem um caminho de progressão em todo o planeta porque é uma profissão de mudança. De mudança para melhor, para novos hábitos, novos valores, novas regras, novas culturas. A mudança é boa e inevitável, o mundo muda todos os dias. As pessoas precisam da mudança para viver. O cabeleireiro como criador está na linha da frente dessa mudança e isso é formidável, é um sonho que se torna realidade. Para os jovens cabeleireiros que mensagem gostaria de deixar? É uma profissão magnífica. É preciso ser apaixonado e trabalhar muito. Sejam curiosos e observem tudo o que está à vossa volta. Se o conseguirem serão grandes cabeleireiros. * Veja a reportagem completa na próxima edição da Reflexos Moda


REPORTAGEM

PRODUTOS VERDES A sustentabilidade nunca esteve tanto em foco como agora. Os produtos verdes ecofriendly são as novidades do mercado atual e são as novas apostas das marcas de produtos profissionais para o cabelo.

24

1

Produtos com ingredientes orgânicos, obtidos de forma sustentável, embalagens recicladas, recicláveis ou biodegradáveis, e que não são testados em animais, tendem a ganhar espaço nos expositores do salão de cabeleireiro. O green-thinking está a abranger a área da beleza e da saúde com produtos inovadores em resposta a uma crescente solicitação do mercado. Não é um fenómeno novo, desde o inicio dos anos 90 que a preocupação com produtos que agridem o meio ambiente aumentou bastante. A partir dessa década, o assunto foi ganhando mais relevância na sociedade e as marcas profissionais aperceberam-se disso. O investimento da indústria fabricante está agora a dar resultados e a criar oportunidades comerciais. A investigação tecnológica conseguiu elevar a performance dos produtos verdes para níveis nunca antes vistos. Bem diferentes dos antigos produtos ecológicos, os produtos atuais têm a apresentação correta e vêm em embalagens distintas, com um alto valor acrescentado – o mito de que os produtos “naturais” são comercialmente pouco atrativos caiu. Agora, para além de amigos do ambiente, eles também são trendy. O movimento verde já é considerado um estilo de vida. Para muitos, os produtos ecofriendly são escolhas inquestionáveis. RESPEITO PELA NATUREZA A divisão de produtos profissionais do grupo L’Oréal, que engloba marcas como L’Oréal Professionnel, Redken, Matrix ou Pureology, assume a ecorresponsabilidade como uma prioridade crescente. Para o grupo, o desenvolvimento sustentável e o compromisso com a natureza estão no topo das prioridades ao nível da investigação, procurando assim ir de encontro à crescente procura por produtos que respeitem o ambiente. Série Nature é a gama mais ecológica de L’Oréal Professionnel (1). As fórmulas da gama, sem sulfatos, sem silicones, sem parabenos, com perfumes e corantes de origem 100% natural, reforçam a missão da marca no que toca à natureza. Também as embalagens são recicladas e recicláveis, de produção industrial responsável e de impacto ambiental reduzido. Todo o processo de produção possui certificações de ecorresponsabilidade internacionalmente reconhecidas (ISO 14001).


2

Biolage da Matrix (2) tem vindo a atuar na mesma linha. A recente gama de tratamento da marca, Colorcarethérapie apresenta produtos com fórmulas mais naturais, sem parabenos, sem corantes sintéticos e em alguns casos sem silicones. Também em consonância com a política do grupo L’Oréal a marca americana Redken (3) tem vindo a inspirar-se no respeito pela natureza. A gama Nature’s Rescue é o melhor exemplo disso. As suas fórmulas não contêm parabenos nem silicones e as embalagens são feitas com até 100% de materiais recicláveis. Também Pureology (4) aposta num conceito produtivo mais sustentável. A marca renovou-se recentemente, apresentando embalagens fabricadas com materiais 100% recicláveis, champôs com zero sulfatos e tecnologia 100% Vegan. >

25

3 SUSTENTABILIDADE A definição de sustentabilidade assenta na satisfação das necessidades da atual geração sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprirem as suas próprias necessidades.

4


26

A Schwarzkopf Professional (5),parte integrante do grupo Henkel, atribui uma importância estratégica e essencial à área da responsabilidade social e da sustentabilidade. A marca tem uma preocupação extrema com o respeito pelo ambiente e pela sociedade, garantindo cada vez mais o fabrico e comercialização de produtos que respeitem o meio ambiente. «Há mais de 50 anos que não fazemos testes em animais, fomos pioneiros na abolição dos cfc (clorofluorocarbonetos) das nossas embalagens pressurizadas e utilizamos em pequeníssima escala produtos baseados em sulfatos». Na linha desta política da Schwarzkopf Professional, a marca Essensity apresenta uma gama completa de produtos profissionais para o cabelo (tratamento, coloração e styling) que contém uma elevada concentração de ingredientes naturais e essências puras orgânicas certificadas. Os produtos Essensity não contêm amoníaco, fragrâncias artificiais, silicones, óleos de parafina/minerais, parabenos, derivados de formaldeídos, álcool, nem corantes artificiais. As suas fórmulas são biodegradáveis e todas as embalagens totalmente recicláveis. A Helen Seward (6) orgulha-se de apostar há vários anos no fabrico de produtos com princípios ativos naturais, procurando utilizar o que de melhor a natureza tem para oferecer. «Pensamos que a preocupação com as questões ambientais, mais do que uma moda, são um dever cívico tanto para o cidadão como para as empresas. Todos temos o dever de proteger a natureza de forma a nos desenvolvermos de uma forma sustentável, sem comprometer a existência das gerações futuras». A linha Mediter da marca italiana demonstra bem a filosofia da marca. Os seus ingredientes naturais são fruto de uma colaboração com o Bionap – Instituto Italiano para a pesquisa e emprego de princípios ativos extraídos de plantas e frutas exclusivamente mediterrâneos, e obtidos com um método inovador que visa preservar as suas características e propriedades naturais.

5

6


O conceito da criação da marca holandesa Fuente (7) tem como fio condutor o respeito pela natureza e pelo natural, assim como pelo profissional e pelo cliente final. Os produtos orgânicos de origem vegetal para o cabelo são a sua inspiração e a sua razão de ser. Grande parte dos recursos usados são provenientes da região andaluza de Laguna de Fuente de Piedra.Todos os ingredientes que utiliza são de origem natural, não contêm parabenos nem sls (laurel éter sulfato de sódio) e provêm de economia sustentável e não da exploração de recursos naturais de forma desordenada ou ilegal, o que é reconhecido por organizações como a Green Peace Holanda. Nas suas permanentes utiliza derivados de produtos naturais, em vez do usual tioglicolato de amônia, e a sua gama de coloração/descoloração Tierra não tem amoníaco nem derivados. Todos os produtos Fuente são biodegradáveis e as suas embalagens são feitas de plástico pet (politereftalato de etileno), sendo por isso menos nocivas para o meio ambiente e totalmente recicláveis. Não são testados em animais nem têm qualquer ingrediente deles proveniente. A Fuente orgulha-se de ter a menor “pegada ecológica” possível e de respeitar todos os conceitos da comunidade Vegan. A marca italiana Rica (8) esforça-se por causar o menor impacto possível na natureza, utilizando uma produção amiga do ambiente. A água vulcânica é o ingrediente principal em todos os produtos de cabelo Rica. A marca orgulhase de utilizar e preservar os recursos naturais, orientando-se para a qualidade total na produção. Como reconhecimento e garantia, obteve o certificado Ecocert, organização internacional de controlo e certificação especializada em produtos orgânicos.

PRODUTOS “BIO”? Segundo a legislação europeia, um produto pode considerar-se “BIO” se tiver entre 99 a 100% de ingredientes de origem vegetal orgânica e as suas fórmulas não integrarem álcool ou químicos. Os produtos “BIO” têm de ser biodegradáveis e nenhuma das etapas do seu fabrico pode ser poluente. Estão interditos quaisquer testes sobre animais ou recurso a extratos animais. Os seus ingredientes têm de ser orgânicos, o que significa que têm de ser naturais e cultivados sem pesticidas nem adubos químicos.

7

27

8


MARCAS

NOVO INOA 2 Inovação tecnológica. Mais cobertura. Mais simplicidade. Mais rentabilidade.

Estas são as bandeiras de Inoa 2, a última grande inovação de L’Oréal Professionnel. Os seus laboratórios de pesquisa tornaram o impossível possível e fundiram dois elementos fisicamente incompatíveis – a água e o óleo. Esta nova tecnologia ODS2 permite simplificar todo o serviço de coloração, conferir maior flexibilidade e potencializar a ação da fórmula, elevando a sua eficácia: o cabelo fica mais suave que antes da coloração, permite a cobertura de até 100% de cabelos brancos, confere nutrição e hidratação intensas, com maior durabilidade até à próxima coloração.

28 Para nos dar a conhecer um pouco mais de INOA 2 falámos com Nuno Dias, Diretor de Educação de L’Oréal Professionnel. INOA 2 NO UNIVERSO L’ORÉAL PROFESSIONNEL «Inoa 2 é a continuação do sucesso de INOA. Desde o lançamento de INOA em 2009 foram feitas mais de 40 milhões de aplicações em todo o mundo. Com INOA 2 conseguimos que o ótimo se torne perfeito. Com esta perfeição pretendemos que INOA 2 seja o standard da coloração nos salões portugueses.»

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA «A grande inovação tecnológica de INOA 2 é o nascimento do ODS2, que consiste na coabitação de uma base aquosa e de uma base constituída por um óleo mineral. A pesquisa L’Oréal consegue assim o impossível, ou seja, a fusão de 2 elementos fisicamente incompatíveis e colocá-los ao serviço da mais revolucionária das colorações. Conseguimos esta verdadeira evolução tecnológica com a criação de um agente que dá pelo nome de agente BI- CAPTIV, que permite a ligação destas duas fases e a sua estabilização. Esta inovação permite agora a INOA 2 manter a tecnologia ODS (existência de um óleo) mas sem ter a necessidade de este óleo estar à parte, pois ele está presente no tubo de coloração e no oxidante.»

BENEFÍCIOS PARA O CABELEIREIRO «INOA 2 traz mais simplicidade, rapidez, melhores resultados e melhor cobertura, maior rentabilidade ao serviço de coloração.» PODER DE COR «O poder de cor é infinito, com lançamento de 60 nuances, a promessa de uma tenacidade e uniformização de cor, a existência de diferentes oxidantes, e apresentação da coloração em tubos de 60gr com uma mistura de 1+1 fazem desta nova geração de INOA a coloração perfeita para ser a primeira coloração nos salões de cabeleireiros que procuram inovação tecnológica, diferenciação, comodidade e segurança no serviço de coloração.» >


NOVA TECNOLOGIA ODS2 (OIL DELIVERY SISTEM) Sem odor e sem amoníaco, Inoa 2 contém novos agentes de ligação BiCaptiv responsáveis pela fusão das duas fases, anteriormente não compatíveis, que criam uma rede de ação tridimensional. Este fenómeno estabiliza a coabitação entre a fase aquosa e a fase untuosa, potencializando a sua performance na fibra capilar. Baseado numa elevada concentração de óleo, Inoa 2 contém uma quantidade ínfima de um agente alcalino não amoníaco Monoetanolamina (MEA) - o que possibilita maior luminosidade e o respeito pelos aminoácidos essenciais do cabelo. Em contacto com o produto, a fibra é envolta numa camada de óleo que ativa a ação da Monoetanolamina promovendo a penetração dos ingredientes ativos enquanto respeita a integridade da camada protetora natural do cabelo. Com uma vasta paleta de cores (60 nuances) e capacidades criativas de coloração, o cabelo fica mais suave e nutrido do que antes da coloração e com um brilho intenso até à próxima coloração. Inoa 2 é mais uma ferramenta que L’Oréal Professionnel coloca ao serviço do cabeleireiro que permite simplificar o processo de coloração e melhorar os seus resultados, potenciando assim a rentabilidade do serviço.

29

INOA 2 É… Simplicidade: «Com INOA 2 temos somente 2 partes, por isso ganhamos tempo na mistura e, por outro lado, trabalhamos em partes iguais (1+1) 60gr de coloração (1 tubo) + 60 ml de oxidante, o que facilita a preparação.» Rapidez: «Deixou de ser necessário fazer–se uma emulsão a seco e passamos a ter uma emulsão normal no fim do tempo de pose, logo torna-se mais rápido. Saliente-se ainda que temos 1 tubo de 60gr e como trabalhamos em partes iguais é fácil de fazer diferentes misturas de tons o que nos permite bastante criatividade.» Rentabilidade: «Com INOA 2 conseguimos que o preço por aplicação seja mais barato 0,50 cêntimos vs INOA1 (três partes).» Nutrição, Hidratação e Respeito do Cabelo: «É possível graças à tecnologia ODS2 que nos permite uma concentração mínima do agente alcalino MEA. A existência de polímeros cosméticos permitem, aplicação após aplicação, que tenhamos um cabelo cosmético. A existência de lípidos ajuda a manter o filme natural de proteção da fibra capilar.» Cobertura de Cabelos Brancos: «saiu reforçada em INOA2 e podemos constatar um poder de cobertura otimizado principalmente nos tons mais claros e uma grande versatilidade na mistura para cobertura, em função das diferentes necessidades dos clientes.»

NOVOS CLIENTES PARA OS SALÕES «Associado ao desenvolvimento tecnológico, INOA vai invadir Portugal com uma mancha verde e preta ao longo deste ano, para comunicar com as mulheres portuguesas e reivindicar o serviço profissional. O plano engloba uma campanha fortíssima em televisão, nas principais revistas femininas e nos meios digitais, com website e página de Facebook. Uma comunicação focada nos benefícios exclusivos de Inoa, no resultado de cor único, e no serviço personalizado que só o cabeleireiro pode proporcionar. Assim, pretendemos chegar a todas as mulheres portuguesas e impulsionar o serviço de coloração dos nossos clientes. Queremos levar mais clientes e por consequência mais negócio aos nossos parceiros. Para isso, desenvolvemos um localizador de salão online que permite às consumidoras encontrar o salão Inoa mais perto de si.» «Os novos clientes são um ponto chave para este ano, num mercado onde a taxa de penetração é ainda bastante baixa. Com uma comunicação impactante, estamos certos que atingiremos os nossos propósitos e levaremos negócio adicional aos salões L’Oréal Professionnel.»


Colorcarethérapie renova-se! Imagine... Preservar a luminosidade da cor como faz a Natureza.

30

Biolage é a gama de tratamentos capilares de Matrix que resulta da fusão do melhor da Natureza e Ciência Matrix. É uma abordagem única dos cuidados profissionais para o cabelo, dando a resposta adaptada às necessidades do mesmo, aliado a uma experiência multisensorial tanto no salão como em casa. Em janeiro a marca renova o seu eixo de cuidado antidesvanecimento da cor para cabelo com coloração. O lema desta nova gama: “Imagine…poder preservar a luminosidade da cor como o faz a natureza”, diz-nos que Biolage transforma este desejo em realidade com Colorcarethérapie, a nova gama de cuidados antidesvanecimento da cor para cabelos com coloração.

DOIS INGREDIENTES PARA UMA LUMINOSIDADE DA COR PERFEITA

Esta nova gama tem dois ingredientes únicos: orquídea e filtros UV. A orquídea mantém o brilho das suas cores vibrantes, durante todo o seu longo período de floração, porque contém flavonoides naturais que filtram os raios UV, funcionando como um escudo protetor durante a exposição solar que ajuda a orquídea a preservar a intensidade da cor. Inspirado no esplendor da orquídea e nas propriedades naturais de defesa desta flor extraordinária, os cuidados profissionais Biolage Colorcarethérapie, com extratos de orquídea e filtros UV, nutrem e protegem a fibra capilar para manter as 3 dimensões da cor: reflexos, luminosidade e brilho.

Orquídea: viva, exuberante e misteriosa, a orquídea é uma das flores mais resistentes do mundo. Símbolo de beleza e de longevidade, exibe cores vistosas e brilhantes, com uma duração excecional. O que não é surpreendente, pois a orquídea produz flavonoides que a protegem dos raios UV. Filtros UV: os filtros UV de Colorcarethérapie, inspirados no sistema de proteção natural da orquídea, protegem o cabelo com coloração dos raios solares que aceleram o desvanecimento da cor. Além do complexo exclusivo Orquídea + Filtros UV, as fórmulas Biolage Colorcarethérapie têm grande poder hidratante e um pH baixo que garante uma selagem perfeita da cutícula. E, em linha com o compromisso Biolage de ter produtos com fórmulas mais naturais, os parabenos foram removidos da formulação de toda a gama (no caso da nova máscara, a fórmula também não contém silicones), sem comprometer a performance das novas fórmulas otimizadas.


A GAMA A nova gama Colorcarethérapie com Orquídea e Filtros UV é constituída por um Shampoo, um Condicionador (fórmulas renovadas) e duas novidades: a Máscara Color Bloom e o Spray Shine-Shake.

LAVAR: Shampoo Colorcare

Limpa suavemente o cabelo, hidrata e ajuda a manter os reflexos, a intensidade e o brilho da cor. Deixa o cabelo sedoso e brilhante. Com pH baixo, sem parabenos e sem corante sintético.

CUIDAR: Condicionador Colorcare

Hidrata e ajuda a manter os reflexos, a intensidade e o brilho da cor. Deixa o cabelo desembaraçado e sedoso. Com pH baixo, sem parabenos e sem corante sintético.

CRIAR: Bruma Shine-Shake (Novidade) CUIDAR INTENSAMENTE: Máscara Color Bloom (Novidade) O novo gesto de cuidado e nutrição Colorcarethérapie. A textura cremosa desliza como um gel e hidrata como um creme, envolvendo cada fio de cabelo com 360º de nutrição. Com um tempo de pose de 3-5 minutos, deixa o cabelo sedoso sem recorrer a silicones, muito brilhante e leve. Ajuda a preservar a cor graças ao complexo de orquídea + filtros UV e ao pH baixo que sela a cutícula. Sem parabenos, sem silicones e sem corante sintético.

Novo gesto de cuidado diário em spray, a não passar por água. A fórmula bifásica, simultaneamente cremosa e ultraleve, proporciona um suplemento de condicionamento, brilho e proteção durante todo o dia. O complexo de orquídea + filtros UV mantém a cor viva e luminosa. Sem parabenos e sem corante sintético.

NOVO SERVIÇO COLORBLOOM NO SALÃO Com o novo Colorcarethérapie, Biolage oferece aos profissionais de cabeleireiro mais um serviço para dinamizarem o seu negócio, o serviço Colorbloom. São 4 passos, onde são utilizados os vários produtos desta nova gama.

Passo 1: Preparação do cabelo com o Shampoo Colorcarethérapie.

Passo 2: Aplicação de Cera-Repair Colorcarethérapie.

Passo 3: Selagem com Color Bloom (aplicação, a pincel, da Máscara Color Bloom e respetivo tempo de pose).

Passo 4: Aplicação da bruma Shine-Shake. Secagem e penteado como habitual.

Com esta renovação, Biolage aumenta assim o seu portfólio de terapias exclusivas que renovam a beleza e saúde vitais do cabelo e couro cabeludo. Uma gama exclusivamente profissional que permite ter uma proposta diversificada e diferenciadora de tratamentos capilares no salão. Imagine… terapias que renovam a beleza e saúde vitais do cabelo agora completa com o novo Colorcarethérapie de Biolage.

31


TURE FUENTE GLAMOROUS BY NA

A marca holandesa Fuente, representada em Portugal pela 100% Verde realizou em Amesterdão um evento de três dias para clientes, distribuidores e imprensa. Fuente aproveitou a ocasião para apresentar os seus novos embaixadores criativos: a equipa ProSolo profissional e o Top Stylist Peter van Dooren, que foram o cérebro criativo por trás das coleções temáticas desenvolvidas especificamente para o show: Fetish Chic, Fan of the Sixties, Beautifull Fall, Snow White e Magic Noir.

Criatividade e glamour em Amesterdão apresentaram o melhor da marca holandesa

32

NOVOS EMBAIXADORES CRIATIVOS FUENTE Pro Solo Ao longo dos últimos anos, a equipa entusiástica e criativa Pro Solo conseguiu ganhar nada menos que sete prestigiados prémios de penteados na Holanda. Além das suas atividades de salão, a equipe faz regularmente penteados para várias revistas nacionais e internacionais, incluindo Elle, Avant Garde, Glamcult, Nouveau e JFK. A equipa Pro Solo também trabalha em desfiles de moda para grandes nomes como Karl Lagerfeld, Tommy Hilfiger e Iris van Herpen, dominando a arte de adaptar as tendências internacionais de passarela aos gostos dos consumidores de hoje. Segundo a marca, será exatamente esse o seu papel como Embaixadores Criativos da Fuente. Peter van Dooren Depois de trabalhar por quinze anos como Diretor Artístico na Intercoiffure, o Top Stylist Peter van Dooren aceitou agora o desafio da Fuente. «A marca passou por uma metamorfose em massa num curto espaço de tempo e tem a ambição de se tornar a melhor marca de hairstylist no mundo», diz Peter que representará também a marca Fuente.


INVENTORE : OFICINA DE SO FTWARE

Estamos sempre atentos às necessidades dos nossos clientes. Desde o princípio que o GICnet foi construído com eles, pois são os utilizadores que vão tirar o maior proveito das suas funcionalidades. Nós acrescentamos mais valor às dicas e às necessidades que nos são reportadas. Por exemplo: fomos pioneiros no envio de mensagens para telemóveis (SMS) integradas no software. Neste momento existe um sem-número de maneiras de enviar os SMS no GICnet de forma automática alavancando as possibilidades de marketing. Com pequenas dicas dos utilizadores, conseguimos criar novas funcionalidades e é isso que nos aproxima dos nossos clientes. «... os primeiros passos para a internacionalização»

34

Há 12 anos desenvolveram um programa de gestão de cabeleireiro. Atualmente são lideres incontestáveis no mercado da beleza e bemestar. Sérgio Mota e Hugo Caldeira são os dois jovens empresários que criaram a inventore : oficina de software e o reconhecido programa GICnet. Um exemplo de empreendedorismo e uma equipa dinâmica que aposta na qualidade, inovação e serviço ao cliente como forma de alcançar o sucesso. Fale-nos um pouco da inventore e como se iniciou a ligação ao mundo dos cabelos. A história da inventore funde-se com a história do GIC e do GICnet. Tudo começou no final do século passado quando estávamos a terminar o curso de Engenharia na FEUP. Na sequência de um projeto académico e ao verificarmos que havia um mercado a explorar criámos uma aplicação informática para gestão de um cabeleireiro, o GIC. Inicialmente, o projeto foi gerido pela empresa IGEC. Para dar continuidade ao GIC e iniciar o projeto GICnet criámos em 2006 a inventore : oficina de software. Desde então temos vindo a crescer aumentando a nossa estrutura, física e humana, para corresponder ao número de clientes. «... estamos em mais de 1000 clientes» O GICnet é provavelmente o produto “bandeira” da inventore. Fale-nos um pouco do programa. O GICnet é o principal produto da inventore, representando quase 70% da nossa faturação. É uma solução informática inovadora e sempre em contínuo desenvolvimento (temos atualizações quase semanais!). Cerca de 90% dos utilizadores GICnet pertencem às áreas de negócio do Cabeleireiro, os Centros de Estética e SPA. Mas o GICnet também está a ser utilizado, e com bastante sucesso, noutras

áreas como: lavandarias, lojas de calçado e vestuário, lojas de conveniência e outras. Mas é de facto no setor da beleza e bemestar que somos líderes de mercado: mais de 1000 clientes e quase 2000 lojas falam por nós, desde o pequeno negócio até às redes internacionais. Soluções mono-posto ou soluções centralizadas ou até soluções distribuídas, o GICnet adapta-se à dimensão e às necessidades de cada utilizador. Só assim é que conseguimos ter as maiores empresas portuguesas desta área como nossas clientes. Resumidamente, o GICnet é a afirmação de 12 anos de liderança dedicados a desenvolver software específico para este setor colocando-o a nível europeu. «... a inovação é um processo contínuo» A inventore é reconhecida pela qualidade e pela inovação no mercado da beleza. De que forma estes conceitos se aplicaram no desenvolvimento do GICnet? Esse é o ponto mais importante para nós, qualidade. É indispensável ao sucesso de qualquer produto.Temos a certeza que grande parte do sucesso do GICnet se deve à sua qualidade, o que medimos em fiabilidade, robustez e simplicidade. Mas não só, a inovação é também um ponto fulcral. E a inovação não se faz só uma vez, é contínua, é estar sempre mais à frente e chegar primeiro.

Quais as razões do sucesso do GICnet? Que vantagens para os negócios poderão esperar os seus utilizadores? Uma das razões do sucesso do GICnet é precisamente o sem número de vantagens de que os nossos clientes usufruem. Destacamos algumas: utilizar um produto sempre atual que segue as tendências do mercado, utilizar variadas ações de marketing, dispor do máximo de informação sobre os seus clientes finais, obter análises e estatísticas consistentes e relevantes para a gestão do seu negócio, minimizar o tempo despendido com questões administrativas, controlar os fluxos logísticos e financeiros, informação para melhor gerir os recursos humanos. Estas e outras vantagens refletem-se na rentabilidade da empresa e tornam-na mais competitiva. Outra razão para o sucesso do GICnet é a assistência providenciada pela inventore e pelos nossos parceiros. Este suporte técnico é de extrema importância para os nossos clientes e nós temos conseguido proporcionálo a um custo abaixo do praticado pelo mercado. Quais as apostas futuras da inventore? Que novidades podemos esperar sobre o GICnet num futuro próximo? Reforçar a nossa presença no mercado nacional e dar os primeiros passos para a internacionalização do GICnet. Já estamos em Espanha e estamos na fase final para formalizar parcerias no mercado brasileiro. Como novidade para este ano, o GICnet vai evoluir para as plataformas móveis,smartphones e tablets. É fácil imaginar as inúmeras vantagens que estas novas plataformas podem oferecer: gestão do negócio à distância e portabilidade, aumentando ainda mais o controlo do negócio e assim a sua rentabilidade.


36

A marca MiriamQuevedo aposta na qualidade e no detalhe, incorporando a tradição e sabedoria de várias gerações. O Mediterrâneo é a sua inspiração e a origem da cultura da marca que oferece produtos de luxo juntando eficiência e prazer. Os laboratórios MiriamQuevedo desenvolvem as suas pesquisas com base nos mais recentes ingredientes ativos e tendências da indústria cosmética, criando resultados exclusivos. Para nos dar uma visão da experiência que a marca proporciona falámos com Susana Santos, cliente da marca e proprietária do salão Pó D’Arroz em Viseu. Qual a sua maior preocupação na escolha de uma linha de tratamento capilar para o seu salão? Sou cabeleireira há cerca de oito anos e aprendi que na escolha de uma linha de tratamento o fator que devo ter mais em atenção é a qualidade de fabrico. É muito importante a satisfação da cliente, e isso só se consegue com produtos de qualidade. Por isso, é primordial para mim que os efeitos de uma linha de tratamento capilar se manifestem positivamente logo após a primeira aplicação. Clientes satisfeitas são a receita para o sucesso.

todas as outras com que já trabalhei o que diferencia também os nossos serviços. É uma marca de luxo que tem elementos muito próprios na constituição dos seus produtos, como o ouro micronizado, platina, diamante, caviar, o óleo de argão ou o óleo de orquídea imperial. Com MiriamQuevedo temos resultados após a primeira aplicação, e esse é um fator decisivo para mim, pois permiteme fidelizar clientes. Para além disso, tem uma ótima relação preço/qualidade, pois realmente é um produto com muita qualidade e a cliente ao experimentar fica encantada… é uma marca fantástica.

«... resultados após a primeira aplicação» Porquê MiriamQuevedo no seu salão? Quais as grandes vantagens que a marca proporciona? MiriamQuevedo é uma marca diferente de

MiriamQuevedo vai de encontro às exigências das suas clientes? Sem dúvida. Desde a faixa etária mais jovem até à faixa etária mais elevada, os produtos MiriamQuevedo preenchem sem dúvida as

«Qualidade. Luxo. Singularidade.»

exigências de todas as clientes. MiriamQuevedo é aconselhada a que tipos de cliente? Como referi, MiriamQuevedo é adequada a todo o tipo de clientes pois dentro da linha de tratamento tem várias vertentes e consegue satisfazer tanto uma cliente jovem como uma de mais idade. A cliente tem a possibilidade de experimentar no salão um ritual MiriamQuevedo, dos vários que a marca oferece, adaptado a cada tipo de cabelo, às características do seu couro cabeludo, etc. Após experimentar o ritual a cliente normalmente compra o produto para usar em casa. Em três palavras descreva os produtos MiriamQuevedo? Qualidade. Luxo. Singularidade.


ANTEVISÃO

12 0 2 A C I T É POCOSM 12.

EX

adora em 20 ix a b m e a é es Cláudia Jacqu r convidado. o d ia r c o o h Luís Buchin

38

O Salão Internacional de Cosmética, Estética e Cabelo, é um ponto de passagem obrigatório para todos aqueles que pretendem divulgar os seus produtos e novidades. Desfiles de moda, shows de penteados, tratamentos de beleza, concursos e conferências são algumas das iniciativas que constam do extenso cartaz de actividades do programa da Expocosmética 2012, com destaque para o palco da feira, onde se centram grande parte das actividades. A feira estará aberta durante três dias, entre 31 de Março e 2 de Abril. Marcas, criadores, bloggers e revistas dão expressão ao Fashion and Trends. A conhecida modelo e relações públicas Cláudia Jacques será o rosto desta edição da Expocosmética, emprestando glamour ao acontecimento de referência em Portugal na área do cabelo, cosmética e estética. Luís Buchinho é o criador convidado do Fashion and Trends, o novo espaço «sensação da feira» que integra marcas, criadores, bloggers e revistas, numa partilha harmoniosa de sinergias. A Reflexos Moda é mais uma vez a revista oficial do evento para o sector de cabeleireiro. Fashion and Trends – o espaço sensação da edição 2012 Para além da representação de marcas de referência do mercado da cosmética, estética e cabelo, bem como de um leque reconhecido de criadores nacionais, o espaço Fashion and Trends acolhe ainda uma iniciativa inédita em Portugal no sector das feiras e eventos: a

Expocosmética loves Bloggers. Partilhando o espaço com as marcas e os criadores estará um grupo das mais influentes bloggers de moda e beleza portuguesas e espanholas. Esta novidade «potenciará a divulgação das marcas presentes na feira, aumentando o seu brand awarness», diz Carla Maia, directora da Expocosmética, adiantando ainda que se avizinha a publicação de muitos posts, vídeos, fotografias e comentários publicados em blogues e partilhados nas redes sociais, sobre o evento.

Informações úteis EXPOCOSMÉTICA 2012 Salão Internacional de Cosmética, Estética e Cabelo De 31 de Março a 2 de Abril de 2012 Horário 31 de Março: 10h00 - 14h00 – Pre-opening 31 de Março: 14h00 - 20h00 1 de Abril: 10h00 - 20h00 2 de Abril: 10h00 - 20h00 (dia dedicado só a profissionais)


PRODUTOS

COR

ESSENSITY FASHION & COVER

NOVO INOA 2 Na busca de maior eficiência e melhor eficácia, Inoa de L’Oréal Professionnel desenvolveu a tecnologia ODS² que facilita a aplicação e melhora a performance da coloração sem amoníaco. Surge assim Inoa 2, agora em “duas partes”, com 60 nuances disponíveis e cobertura até 100% de cabelos brancos, oferecendo nutrição e hidratação intensas até à próxima coloração. O cabelo fica mais suave do que antes da coloração, conferindo maior uniformidade, tenacidade e previsibilidade da cor. Mais rápido e simples Inoa 2 permite maior flexibilidade e criatividade para um serviço ainda mais eficaz e personalizado.

ULTRA.LIGHT BLONDE Matrix renova a família de superaclarantes Ultra.Blonde com uma nova tecnologia e uma nova paleta de 6 tons que oferece uma grande variedade de escolhas. Graças à tecnologia inovadora de dupla ação Blond Out-Lift, que penetra na fibra capilar e bloqueia os meios-tons quentes ao mesmo tempo que neutraliza e realça o brilho do cabelo, o novo Ultra.Light Blonde proporciona um aclaramento máximo até 5 tons e maior poder de neutralização num simples passo. Uma coloração permanente sem descoloração prévia que previne a quebra e mantém o cabelo brilhante, sedoso e fiel à cor escolhida.

40 PURE NATURALS: 3D COLOR Color System de Helen Seward apresenta os Naturais Puros: 8 nuances naturais, intensas e brilhantes, caracterizadas por uma nuance dominante fria. Nova formulação, rica em Tri-Glycine. O equilíbrio perfeito de pigmentos cosméticos HP na fórmula é capaz de reconstruir a pigmentação natural do cabelo, para uma cor surpreendentemente plena, tridimensional. O cabelo adquire uma nova luz e brilho.

novo Essenssity Fashion&Cover oferece sete novos tons, desde cobres, vermelhos e dourados, inspirados pelas últimas tendências das passerelles, assegurando 100% de cobertura de cabelos branco sem necessidade de mistura com tom base, permitindo a criação de reflexos vibrantes. A nova tecnologia Densilate complex de Essenssity Fashion&Cover ajuda a estabilizar a estrutura do cabelo durante o serviço de cor, garantindo máxima intensidade do resultado e um nível de hidratação excecional. A sua composição é sem amoníaco, não tem silicones, óleos de parafina/minerais, parabenos, derivados de formaldeído e álcool. Essenssity caracteriza-se por ser uma gama que alia ingredientes naturais e máxima performance.

CHROMATICS Redken apresenta uma inovadora geração de coloração profissional de longa duração que deixa o cabelo mais forte e proporciona uma cor de alta dimensão, um brilho incrível e uma vivacidade duradoura. Chromatics é a nova coloração de oxidação prismática, sem amoníaco e sem odor, que permite cobrir até 100% de cabelos brancos. A sua fórmula inovadora é composta por uma tecnologia verdadeiramente revolucionária - ODS² + Tecnologia Extrato de Proteína, que oferece um resultado de cor fascinante a quatro dimensões, numa paleta muito variada e multidimensional.


W W FL .RE W SM O EX

CHROMATIVE

A coloração Tierra da marca Fuente confere um aspeto quente, autêntico, intenso e expressivo, amigo do cabelo e do couro cabeludo. Sem amoníaco e à base de produtos naturais, a gama proporciona inúmeras variações de cor e matizes, cobertura de cabelo branco a 100% e aclara até 4 tons. O leque de cores Tierra, incluindo as resultantes de mistura, assegura 84 tons diferentes. Para aplicar em qualquer tipo de cabelo, contém aloé vera, confrei, toranja, laranja e vitamina E e C, nutre o cabelo e confere lhe um brilho natural.

Chromative é a nova coloração direta de L’Oréal Professionnel que permite experimentar novas cores, reavivar os tons, corrigir reflexos e cobrir os primeiros brancos, tudo sem compromisso numa coloração rápida e delicada, que sai ao fim de 10 lavagens. Um verdadeiro acessório de moda com cores radiantes e variadas, que torna a maquilhagem de cabelos num novo ritual de beleza, permitindo criar visuais sublimes. A nova fórmula suave de Chromative respeita a fibra capilar pois não exerce nenhuma transformação química, o que permite mudar de cor e experimentar novos looks com toda a liberdade, numa aplicação em apenas 15 a 30 minutos.

M O .C DA O

TIERRA COLORS

COLOR TOUCH Color Touch é coloração demi permanente de Wella Professionals sem amoníaco, cores multifacetadas e brilho luminoso. Com 54 tons disponíveis e cobertura de até 50% de cabelos brancos, Color Touch matiza-os para uma finalização de tonalidade natural. A sub gama Color Touch Relights (6 tons) é ideal para um refrescamento de tonalidade, enquanto Color Touch Plus (12 tons) é perfeito para resultados de cor intensificados que matizam os primeiros cabelos brancos, com até 70% cobertura.

COLORICA E VOLCANIC EXLIR Colorica é a gama de coloração da marca Rica que contém 95% de ingredientes naturais e proporciona cobertura de 100% de cabelos brancos. A nova geração de Colorica proporciona cores mais duradouras e homogéneas. Em complemento, Rica apresenta Volcanic Elixir, um tratamento profissional que contém água vulcânica para proteger, hidratar, nutrir e reforçar a estrutura externa do cabelo, tornando-o mais saudável e apto para receber e manter a cor. O serviço de cor de Colorica é assim ao mesmo tempo um verdadeiro tratamento para o cabelo.

CONDICIONADORES DE COR TIERRA Fuente apresenta a linha de condicionadores de cor Tierra, uma coloração de base natural ideal para uma manutenção a longo prazo. Podem ser usados para adicionar um toque de cor temporário à cor natural, para reavivar cabelos pintados, para correções técnicas, para intensificar reflexos esbatidos entre colorações ou mesmo para efetuar uma coloração semipermanente. Podem ser misturados entre si para a obtenção de cores personalizadas. De fácil aplicação, basta espalhar sobre o cabelo previamente lavado e enxaguado com uma toalha, deixar atuar entre 5 a 20 minutos e retirar com água. O cabelo fica com um brilho natural e fantástico.

41


A TRATAMENTO E FORM INOACOLOR CARE Chegou a inovação profissional para cuidar dos cabelos com coloração Inoa, uma nova gama de tratamento com fórmulas que nutrem até cinco vezes mais do que um shampoo convencional graças ao Óleo de Argão, que restabelece as reservas lipídicas da fibra capilar, e aos Extratos de Chá Verde, de elevado poder antioxidante. Inoa Color Care proporciona uma proteção extrema da fibra numa solução incrivelmente suave para uma experiência sensorial única: um véu cremoso e aveludado que envolve e protege o cabelo, com todo o cuidado profissional de Inoa. A gama é constituída por Shampoo Protetor, Tratamento Protetor e Máscara Protetora.

BC COLOR FREEZE Schwarzkopf Professional acaba de lançar a sua mais recente inovação, a gama de tratamento BC Color Freeze – para selar a cor garantindo 90% de retenção mesmo após 30 lavagens e preservar o brilho a 100%. BC Color Freeze incorpora uma tecnologia inovadora e uma coleção completa com soluções específicas para todos os tipos de cabelo com coloração, incluindo terapias de cuidado personalizadas para cabelos mais danificados, aclarados, finos ou porosos. A gama proporciona uma nova experiência cosmética graças às texturas sensuais e aos diversos perfumes orientais. Um sortido completo, que inclui os novos produtos estrela Champô de Brilho e o Creme Termo-Protetor.

BIOLAGE COLORCARETHÉRAPIE CRISTALLISTE

42

Kérastase desenvolveu a gama de cuidados Cristalliste que proporciona um tratamento equilibrado e adaptado às especificidades da fibra capilar jovem, desde a raiz até às pontas, transformando o cabelo numa matéria cintilante como o cristal e leve como a luz. Composta por duas variedades de Shampoo, para cabelos finos e grossos, por um Condicionador e um Sérum, a nova gama Cristalliste é também um convite às jovens para descobrir Kérastase e desvendar o segredo da perfeição dos cabelos longos. Uma gama completa e eficaz, pensada para proporcionar o máximo prazer de utilização, com texturas leves e deliciosas, e uma fragrância exclusiva, frutada e cintilante.

Inspirado no esplendor da orquídea e nas suas propriedades naturais de defesa, os cuidados profissionais Biolage Colorcarethérapie, com extratos de orquídea e filtros UV, nutrem e protegem a fibra capilar para manter as 3 dimensões da cor: reflexos, luminosidade e brilho. Em linha com o compromisso Biolage de ter produtos com fórmulas mais naturais, os parabenos foram removidos da formulação de toda a gama (no caso da nova máscara, a fórmula também não contém silicones), sem comprometer a performance das novas fórmulas otimizadas. A nova gama Colorcarethérapie é constituída por Shampoo, Condicionador (fórmulas renovadas) e duas novidades: a Máscara Color Bloom e o Spray Shine-Shake.

RELAX SYSTEM P3K Relax System P3K de Helen Seward é o tratamento de lissage profissional capaz de transformar os cabelos crespos, tornandos-os naturalmente mais lisos, disciplinados e ao mesmo tempo mais encorpados e macios, protegendo e mantendo os resultados ao longo do tempo. Relax System P3K, sem formol ou derivados, é ideal para todo o tipo de cabelo e garante a eliminação do crespo e a progressiva redução do volume dos cabelos mais difíceis de controlar.


REINVENÇÃO DE PUREOLOGY

HERBAL WELLNESS

Pureology Serious Colour Care reinventa-se nesta nova estação na busca permanente de um serviço cada vez mais profissional e especializado. Agora com novas embalagens com materiais 100% recicláveis, mais sustentáveis, mais práticas e um design mais apelativo, Pureology reforça o seu posicionamento no segmento dos produtos profissionais de cuidados específicos para cabelos com coloração. As gamas Pureology apresentam-se reformuladas e com um novo sistema de dosagem mais eficaz que permite uma maior economia de produto. São seis gamas completamente renovadas que garantem uma maior durabilidade da cor: SuperSmooth cabelos ásperos; Hydrate - cabelos secos; Pure Volume - cabelos secos; Essential Repair - cabelos danificados; e Colour Stylist - styling profissional no salão.

A linha Herbal Wellness de Fuente é especificamente destinada para o tratamento do couro cabeludo. Os ingredientes dos tratamentos Herbal têm efeitos relaxantes, calmantes e suavizantes sobre o couro cabeludo sensível. A linha é composta pelo Shampoo, que restaura o cabelo ao seu estado natural, permite um fácil e perfeito pentear e um nível adequado de volume; e pelo Scalp Treatment, uma solução para couro cabeludo sensível, para aplicação direta em casos de reação alérgica.

MOISTURE WELLNESS A linha Moisture Wellness de Fuente garante um ótimo equilíbrio de hidratação no cabelo. O Shampoo Moisture Wellness, o Condicionador, a Máscara e o Sérum produzem um resultado perfeito quando se trata de flexibilidade, elasticidade e brilho, atingindo uma qualidade de cabelo ótima. Esta gama resulta da pesquisa inovadora de Fuente, sendo produzida com a ajuda de um campo magnético que gera moléculas vegetais que penetram mais facilmente no cabelo, libertando aí o seu efeito curativo. O resultado é uma melhoria extra no resultado e tratamento do cabelo.

BAIN EXFOLIANTE Kérastase lançou Bain Exfoliante Hidratante para o couro cabeludo seco e desidratado, e Bain Exfoliante Purificante para o couro cabeludo oleoso. Inspirados nos cuidados de beleza da pele, os novos Bains Exfoliantes permitem combater as películas na sua origem, para obter um efeito renovador no couro cabeludo, conseguindo resultados adaptados aos diferentes tipos de couro cabeludo, proporcionando máxima eficácia e conforto, com resultados imediatos que permanecem durante 42 dias. A tripla tecnologia inovadora desenvolvida por Kérastase baseia-se na associação de três ingredientes chave que combatem as três origens das películas: Zinc Pirithyone, Micro-partículas e Glicerina.

MYTHIC OIL Mythic Oil de L’Oréal Professionnel é óleo nutritivo com óleo de grainha de uva e óleo de abacate para nutrir, suavizar, proteger e conferir brilho a todos os tipos de cabelo. Para melhorar o brushing, construção ou para um acabamento sublime, Mythic Oil é ideal para modelação e finalização com um brilho único. L’Oréal Professionnel criou inspirações preciosas de brushing oriental com a sabedoria das tradições milenares de cuidados capilares orientais.

LUXE LINE Miriamquevedo oferece-lhe um menu de rituais para que possa desfrutar de luxuosos ingredientes tais como o caviar, o ouro, a platina, o pó de diamante, o óleo de Argão e o óleo de orquídea imperial. Na linha Luxe Line todos estes ingredientes estão aliados a ricos princípios ativos que transmitem aos cabelos um brilho extremo e ultra sedosidade.

43


PLATINUM & DIAMONDS O poder do brilho eterno de um diamante agora ao seu alcance numa fórmula única de princípios ativos. Um extra de caviar com pó de diamante para o combate antienvelhecimento. Platinum & Diamonds de Miriamquevedo permite reencontrar a verdadeira matéria dos cabelos, uma resistência única e um brilho eterno tal como um diamante.

BIOLISSE EXTREME A Rica criou uma solução biológica exclusiva para alisamento de cabelo, sem amoníaco, sem ácido thioglicólico e sem peróxido de hidrogénio, para um total respeito pelas fibras capilares. Os laboratórios Rica lançaram duas versões de BioLisse Extreme que garantem um aspeto natural: BioLisse para cabelos naturais e BioLisse para cabelos sensibilizados. Criada com ingredientes naturais, como água vulcânica, germe de proteína de trigo, proteína de soja, proteína de seda, poliquatérnio-6, aminoácidos de colagénio marinho e proteína de aveia, ambas as versões garantem um efeito de longa duração, entre 8 a 10 semanas, com um alisamento perfeito, liso sedoso e brilhante.

PURE ENERGY

44

Os laboratórios RICA criaram um tratamento único para quem pretende recuperar o cabelo seco, sensibilizado ou desidratado. Criada com água vulcânica, uma fonte de água natural, enriquecida com minerais preciosos reconhecidos pelas suas propriedades revitalizantes, Pure Energy oferece um espantoso cuidado e tratamento que realça a beleza e saúde do cabelo. A sua fórmula biológica oferece-lhe saúde, vitalidade e brilho únicos de uma forma instantânea. Contém filtros UV para proteção solar e de agentes externos. A gama divide-se em Pure Energy para cabelos secos e Pure Energy para cabelos com coloração.

OI/OIL Davines apresenta OI/OIL, óleo multifunções de uso universal que nasce da junção entre o tratamento e o styling num só produto, com resultados imediatos. Uma verdadeira poção de beleza estudada para garantir uma gama de altíssimas prestações, acelerando o tempo de secagem sem agredir o cabelo, conferindo brilho e suavidade ao tato, facilidade de desembaraçar e efeito anticrespo, ação reestruturante, antioxidante e antirradicalar. Um prodígio cosmético fruto de uma fórmula que inclui o valioso óleo de roucou, originário da Amazónia, utilizado no cabelo pelas suas excecionais propriedades reestruturantes, anti-idade e estimulantes de crescimento.

SHINE ELIXIR ESSENTIAL VOLU Essential Volu é uma linha de tratamento de Davines para um cabelo com volume autêntico e natural. Uma mais-valia para a oferta de soluções específicas da gama Essential Haircare. Essential Volu é uma linha de três produtos que atuam em sinergia: Champô Intensificador de Volume, Condicionador Intensificador de Volume e Spray Intensificador de Volume. Toda a linha é concebida para conferir luminosidade, hidratação e volume em todas as fases, desde a lavagem até ao styling, servindo-se de princípios ativos de origem natural que permitem resultados excecionais.

Os laboratórios RICA criaram um tratamento único e multifuncional de óleo de figo da Índia e óleo de argan para regenerar, hidratar, proteger e dar um novo visual ao cabelo, deixando-o leve e sedoso. Shine Elixir traz suavidade ao cabelo, força e brilho, repara as pontas duplas, protege do calor da secagem e melhora o alisamento. Pode ser usado em cabelo húmido como tratamento da fibra capilar ou em cabelos secos como finalizante, evitando a frisagem. Contém filtros UV para proteção dos raios solares e de agentes externos.


ANTIQUEDA PACK ANTI-QUEDA [3D]MENSION A Schwarzkopf Professional lançou em 2011 a sua primeira gama com 100% tecnologia masculina, especialmente pensada para as necessidades do homem, apresentando uma solução completa em tratamento, finalização e cor. A queda de cabelo não é uma exceção. Os homens são quem sofre mais com a queda de cabelo e a Schwarzkopf Professional criou este pack antiqueda a pensar exatamente neles. O pack [3D] Mension Anti-Queda é composto por 2 produtos em que na compra do Sérum Ativador AntiQueda recebe grátis o Champô Ativador Anti-Queda. Soluções ideais para combater a queda de cabelo e deixa-lo visivelmente mais forte e denso.

INTRA FORCE MICRO-BOOST Intra Force Micro Boost de Redken é uma solução adaptada à queda intensa e localizada de cabelo, especificamente desenvolvida para as zonas com menor densidade capilar, como as entradas e a coroa. Micro Boost nutre e estimula a micro circulação do couro cabeludo, ao mesmo tempo que atua como uma recarga de energia, ajudando a criar um ambiente saudável e indispensável para tornar o cabelo fino e enfraquecido visivelmente mais denso. A sua eficácia advém da fórmula que combina niacin-e e arginina, que faz deste spray um potenciador para a absorção do Aminexil, melhorando o efeito da molécula base das ampolas Hair Advance.

PACK BC HAIR GROWTH Schwarzkopf Professional apresenta a sua gama antiqueda BC Hair Growth que reduz a queda do cabelo em apenas seis semanas e aumenta a densidade capilar com o uso regular, graças ao seu complexo à base de taurina, tártaro de carnitina e equinácea. O pack BC Hair Growth é composto por 2 produtos em que na compra de BC Hairgrowth Sérum Ativador Anti-Queda em ampolas recebe grátis BC Hairgrowth Champô Anti- Queda.

PROGRAMA COMPLETO ANTIQUEDA AMINEXIL O Programa Completo Antiqueda Aminexil é a solução completa antiqueda de cabelo L’Oréal Professionnel para homens e mulheres que une a ação intensiva das ampolas Aminexil com o shampoo Densificador para cabelos finos Density Advanced. Ideal para aplicar antes das ampolas, o Shampoo Density Advanced é enriquecido com Vitamina PP, B6 e Ómega 6. Estimula a raiz e dá vigor e densidade aos cabelos finos. O tratamento segue depois com a aplicação das ampolas do Programa Avançado Antiqueda de Dupla Ação Aminexil. Em doses intensivas, o tratamento Antiqueda Aminexil favorece a implantação da fibra no couro cabeludo, ajudando a estimular a atividade da raiz.

PROGRAMA ANTIQUEDA SCALPTHÉRAPIE Scalpthérapie é o Programa Antiqueda da gama Biolage de Matrix, um programa completo formulado com Aminexil que atua em profundidade no couro cabeludo, começando pela aplicação do Shampoo Normalizing Scalpthérapie formulado à base de ingredientes naturais como gingko biloba, citronela e salva. O tratamento é depois mantido e prolongado com a aplicação das ampolas de Tratamento Antiqueda Sem Passar por Água. O programa tem uma ação intensiva que prolonga a vida dos cabelos, estimulando o couro cabeludo.

TRATAMENTO ANTIQUEDA NATURICA A gama Antiqueda NatuRica é composta por Sérum, Shampoo e Ampolas que ajudam a estimular a microcirculação do sangue no couro cabeludo, nutrem e reconstroem as fibras capilares, fortalecendo o cabelo e reduzindo a sua queda. Tem como ingredientes, extratos de eucalipto, mentol, vitaminas A,C,B,F,H e PP e um complexo natural com extratos de ginseng e agrião. Como todos os produtos da Rica Cosméticos, a gama antiqueda tem também na sua composição água vulcânica, uma fonte de água natural, enriquecida com minerais preciosos reconhecidos pelas suas propriedades revitalizantes. Contém filtros UV que protegem a fibra capilar do sol e de outros agentes externos. Uma solução completa para homens e mulheres que procuram um tratamento de choque para a queda de cabelo.

45


FINALIZANTES

IRON IN Iron In é uma bruma de proteção térmica de Design Pulse de Matrix que protege o cabelo dos efeitos do calor. A sua fórmula atua pela ação térmica dos instrumentos de styling, ativando os agentes fixadores enquanto forma uma camada protetora da fibra capilar. A solução leve de Iron In não pesa no cabelo, confere uma fixação leve e duradoura, sem cartonar, para um controlo e fixação únicos durante todo o dia. O seu efeito antifrizz torna o cabelo liso e com um brilho suave.

TECNI.ART Tecni.art é uma gama completa de produtos de styling de L’Oréal Professionnel que alia a tecnologia de ponta à liberdade criativa. Os produtos tecni.art são utilizados em criações nas principais passerelles de todo o mundo e marcam tendências criando efeitos únicos para todos os resultados desejados. OSIS Osis de Schwarzkopf Professional quebra a rotina! A gama completa de finalização Osis proporciona todas as armas para todas as categorias de estilo, textura e finalização, oferecendo diversos níveis de controlo do cabelo, para libertar a sua criatividade e revelar o seu estilo único.

INDACO

46

Helen Seward apresenta a sua última novidade de styling e finalização – a Laca de Fixação Forte Indaco é o produto ideal para a finalização dos penteados mais estruturados, resistente a qualquer condição de humidade, sem resíduos.

POWDER GRIP 03 Powder Grip 03 de Redken é um pó texturizante de fácil aplicação que dá volume e textura a qualquer tipo de cabelo. Invisível e sem fragrância, Powder Grip 03 dá corpo ao penteado, deixando-o com um acabamento mate, muito natural, absorvendo a oleosidade do cabelo para conseguir reforçar a sua textura. Este “pó mágico” não deixa vestígios no cabelo e permite resultados verdadeiramente versáteis.

STYLING & FINISHING Os produtos de modulação e finalização da Fuente fornecem corpo, condicionamento e reforçam a estrutura do cabelo. O cabelo fica na forma desejada por um longo período, com um brilho fantástico e em perfeitas condições. Com produtos adequados a cada tipo de cabelo e acabamento desejados, Styling & Finishing da Fuente confere uma modelação natural com diversos níveis de fixação.

[3D]MENSION A moderna tecnologia e as fórmulas tridimensionais dos produtos [3D]Mension, linha masculina de styling de Schwarzkopf Professional, atuam ao nível das três performances chave do styling – fixação, textura e mate. Uma oportunidade para os homens experimentarem novos visuais, para construir, controlar, desafiar a gravidade, manipular ou desestruturar o estilo do seu cabelo.

CUORICROMIA Cuoricromia é um spray de alto brilho para renovar e abrilhantar a cor do cabelo, feito com pigmentos de cor para dar brilho, refrescar e aumentar a duração da cor por 2 a 4 lavagens. Cuoricromia pode ser aplicado no brushing, tratamentos e coloração, e consiste em 10 tons que conferem excelentes reflexos vibrantes no seu cabelo com um brilhante "efeito gloss". Todos os tons contêm extratos de pigmentos naturais, um antioxidante protetor do cabelo, filtros UV e glitters minerais em água vulcânica. A fórmula de Cuoricromia não contém amoníaco nem derivados.

HIP THE STYLE BLACK COLLECTION A RoverHair apresenta Hip The Stlye Black Collection, a nova gama de finalizantes da marca que concilia uma imagem surpreendente e inovadora com excelentes resultados. A gama é composta por seis produtos para diversas funções: The Materia, The Shaper, The Liquid Texture, The Curl Up, The Putty e The Mega Gel. Produtos ideais para criar o seu próprio estilo.


SOLARES SOLAR SUBLIME SUNSORIALS A nova estação pede um novo cuidado para os cabelos sensibilizados. Por isso, L’Oréal Professionnel apresenta o Novo Sérum Texturizante Leite Regenerador Sem Passar por Água Solar Sublime para regenerar o cabelo danificado pelo verão. Um novo passo pós solar para o cuidado dos cabelos durante o verão que oferece uma infusão de substância para a reconstituição da fibra capilar, sem enxaguar. O cabelo fica imediatamente suave e protegido, fácil de desembaraçar, profundamente nutrido e brilhante até às pontas. A gama Solar Sublime oferece respostas completas para uma proteção total dos cabelos durante o verão, antes, durante e após a exposição solar.

A gama Sunsorials Biolage de Matrix oferece uma variedade de produtos profissionais para o cabelo para fazer face às agressões típicas do verão. Sunsorials protege, purifica e repara o cabelo durante e após a exposição solar. Um cuidado capilar completo para cabelos com ou sem coloração para uma beleza surpreendente e um verão sem preocupações. A novidade da gama em 2012 é a Loção Sparkling UV – Fluído Cintilante, uma loção de proteção ultraleve que ilumina o cabelo, deixando-o resplandecente devido à ação refletora dos seus minerais de mica. A restante gama é composta pelo Shampoo After-Sun, pelo Tratamento Reparador Solar e pelo Protetor Capilar Não Oleoso.

COLOR EXTEND SUN

BC SUN PROTECT

Redken apresenta em 2012 a nova gama de proteção solar dos cabelos, agora até ao fator de proteção 25 (SPF25). Com dois novos protetores solares, o cabelo e o couro cabeludo poderão enfrentar o sol, o sal e o cloro com toda a proteção e sem medos: nova mousse Color Extend Sun Take Cover SPF 25 sem álcool para proteger o cabelo e o couro cabeludo; e novo bálsamo concentrado à prova de água Color Extend Sun Waterwear para uma proteção intensiva da cor do cabelo. A gama solar Color Extend Sun de Redken apresenta também os renovados Sparkling Shield, Shampoo Solar AfterSun e Máscara After-Sun, soluções completas para que neste verão possa desfrutar dos mais reconfortantes dias de sol, mar e piscina.

A gama BC Sun Protect de Schwarzkopf Professional oferece um cuidado profissional ao cabelo exposto ao sol, ajudando a protegê-lo das agressões com uma combinação de filtros UV e antioxidantes, sobretudo nas alturas de maior exposição solar. A grande novidade da gama é o BC Sun Protect Óleo Protetor Solar que protege o cabelo através de um escudo invísivel, sem sobrecarregar, e que o suaviza e recupera depois da exposição solar, proporcionando um brilho natural sem qualquer sensação de oleosidade. A Schwarzkopf Professional criou um kit de viagem apresentado num necessaire, com Shampoo, Condicionador e Máscara, perfeito para viagens de verão. Todos os produtos BC Sun Protect têm uma formulação leve que não sobrecarrega, a pensar em todos os tipos de cabelo.

NATURE WELLNESS SILK & SHINE WELLA PROFESSIONALS CARE SUN MEDITER SUNCARE O Programa Mediter Suncare de Helen Seward assegura proteção completa durante a exposição solar e ação antienvelhecimento, re-hidratação e nutrição do corpo e cabelo após a exposição ao sol, conferindo um extraordinário brilho e efeito glamouroso. O programa é constituído por Shower Shampoo, Intensive Mask, Vitamin Shake, Supreme Oil e Body Milk. A grande novidade é Water Frizz, água “crocante”, calmante e refrescante after-sun que se transforma numa mousse de crepitação macia, rapidamente absorvida pela pele, hidratando e tonificando no mesmo momento.

Nature Wellness Silk & Shine de Fuente é constituído por elementos reguladores de hidratação e proteínas, ideal para a proteção do cabelo das agressões do tempo no verão. Com filtro UV, é adequado para todo o tipo de cabelo numa utilização sem enxaguar. Pode ser aplicado em cabelo seco ou molhado, não o tornando oleoso, para uma proteção perfeita de cabelos com coloração.

Wella Professionals Care Sun é uma experiência a três dimensões a nível de cuidados de verão, com resultados que se podem Ver, Tocar e Sentir. A linha é composta por cinco produtos de proteção solar do cabelo. Para proteção antes da exposição solar, Spray Protetor para cabelo normal a fino, e Sun Creme Protetor para cabelo espesso. Para limpar, reparar e trazer suavidade ao cabelo depois da exposição solar, Wella Sun Champô de Cabelo e Corpo, Sun Condicionador Expresso para reparação imediata do cabelo, e Sun Hidratante de Cabelo e Corpo para hidratação de longa duração do cabelo e da pele, deixando um efeito de brilho sedutor. Um novo regime solar completo para a época de verão.

47


SABER

Beleza em Segurança Não há negócio de sucesso sem clientes satisfeitos

48

O desenvolvimento do negócio de um salão de cabeleireiro ou de um instituto de beleza é tradicionalmente reconhecido pela oferta de serviços de bem-estar e saúde aos seus clientes. É um negócio que exige um desempenho profissional de elevado nível, permanentemente sintonizado com as últimas tendências que os padrões internacionais da moda definem, exigindo profissionais com competências técnicas e capacidades artísticas e criativas. É um setor altamente competitivo onde o diferencial perante a concorrência é, cada vez mais, a aposta na qualidade. Competir pelos preços baixos apenas permite caminhar para o fim do negócio, através de uma morte lenta, onde se perde a qualidade e se perdem os clientes.

Pensar uma estratégia de qualidade direcionada para o cliente, implica (re)pensar a qualidade das condições de trabalho dos profissionais do salão de cabeleireiro ou instituto de beleza. Como poderemos garantir qualidade de serviços e bem-estar ao cliente com profissionais desmotivados, stressados e sem condições de segurança e saúde? Todos os empreendedores sabem que não há negócio de sucesso sem clientes satisfeitos. Mas alguns esquecem que sem colaboradores, também, satisfeitos é impossível garantir a satisfação dos seus clientes. Conhecendo este fator determinante, convêm lembrar que, em matéria de Segurança e Saúde no Trabalho, há disposições legais que regulamentam as responsabilidades de empregadores e de trabalhadores. No nosso país, o organismo responsável pela promoção da melhoria das condições de trabalho através do controlo do cumprimento das normas laborais é a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT). Outra das atribuições deste organismo é a Inspeção Geral do Trabalho e compete a todas as empresas

estarem preparadas para uma intervenção inspetiva para controlo do cumprimento das disposições legais respeitantes às relações e condições de trabalho, designadamente as relativas à Segurança e Saúde no Trabalho, que poderá ser realizada a qualquer momento por uma equipa de inspetores da ACT. Importante referir que, em caso de infração, as coimas poderão ascender alguns milhares de euros, o que aconselha cuidados redobrados em tempos de crise, para além da imagem e credibilidade da empresa perante o mercado. «Melhor Segurança e Saúde no Trabalho através da Prevenção» Assim sendo, há que conhecer a legislação de base sobre Segurança e Saúde no Trabalho em relação às obrigações e responsabilidades dos empregadores e trabalhadores. O regime jurídico da promoção da Segurança e Saúde do Trabalho vem previsto na Lei n.º 102/2009, de 10 de setembro. Este diploma é aplicável a todas as empresas de todos os setores de atividade, independentemente do número de trabalhadores.

ALGUMAS OBRIGAÇÕES A TER EM CONTA O empregador deve organizar os serviços de Segurança e Saúde no Trabalho de acordo com uma das modalidades de serviço interno, serviço externo ou serviço comum. Se o salão de cabeleireiro ou instituto de beleza tiver um número de trabalhadores inferior a 9, pode ser o próprio empregador ou um trabalhador designado a assegurar os serviços de segurança no trabalho. Para isso é necessário ter formação adequada, permanecer habitualmente no estabelecimento, dispor de tempo e de meios para exercer estas funções e pedir autorização à ACT. O trabalhador deve cumprir as determinações de Segurança e de Saúde no Trabalho estabelecidas nas disposições legais e em instrumentos de regulamentação coletiva de trabalho, bem como as instruções determinadas com esse fim pelo empregador. O trabalhador deve zelar pela sua segurança e pela sua saúde, bem como pela segurança e pela saúde das outras pessoas que possam ser afetadas pelas suas ações ou omissões no trabalho, sobretudo quando exerça funções de chefia ou coordenação, em relação aos serviços sob o seu enquadramento hierárquico e técnico.


«Investir na melhoria das condições de trabalho também é competitividade» No âmbito deste regime jurídico é de salientar os direitos e obrigações dos empregadores e trabalhadores, assim como a responsabilidade destes sujeitos quando violam as regras de Segurança e Saúde do Trabalho. No caso de incumprimento destas regras o empregador e trabalhadores incorre em responsabilidade contraordenacional. O principal objetivo do regime jurídico que regulamenta a Segurança e Saúde no Trabalho é a melhoria da qualidade do trabalho e da produtividade das empresas, através da diminuição dos acidentes laborais e das doenças profissionais. A prevenção de riscos profissionais no setor dos cabeleireiros e institutos de estética representa uma necessidade cada vez mais premente justificada pela atividade desenvolvida, em que a incidência de riscos biológicos, riscos químicos, de lesões músculoesqueléticas, entre outros riscos, é uma realidade diariamente confirmada. ALGUNS NÚMEROS PARA REFLETIR - Os trabalhadores do setor dos cabeleireiros têm em média 5 vezes mais problemas músculo-esqueléticos que as médias nacionais de outros setores. - Os problemas dermatológicos têm uma incidência que pode chegar a ser 30 vezes superior à média dos restantes setores. - Segundo as estatísticas europeias de doenças profissionais, as cinco principais doenças profissionais que afetam os trabalhadores entre os 15 e os 35 anos são as reações alérgicas, a irritação da pele, as lesões pulmonares, as doenças infeciosas e as lesões músculo-esqueléticas. É facto que todos os profissionais do setor de

cabeleireiro e estética têm conhecimento que as dermatites, as lesões dos membros superiores e o stress são algumas das causas predominantes das doenças relacionadas com o desenvolvimento da sua atividade profissional. Importa, então, sensibilizar para a importância de investir na prevenção dos riscos profissionais, na melhoria das condições de trabalho e da qualidade de vida. VANTAGENS DO INVESTIMENTO EM SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO Alguns economistas afirmam que cada euro investido na gestão e prevenção dos riscos do trabalho traz um benefício de doze. As vantagens de investir na melhoria das condições de trabalho traduzem-se em vantagens económicas e sociais ao contribuir para o bem-estar dos trabalhadores e para o sucesso do negócio, segundo dados de diversos estudos, que confirmam a melhoria da produtividade e da competitividade das empresas que investem na segurança e saúde no trabalho. A qualidade de vida no trabalho deverá ser uma prioridade estratégica das empresas em geral e em particular dos empresários do setor do cabeleireiro e estética, como fator de diferenciação competitiva e como garantia da qualidade do serviço ao cliente.

Manuela Pereira Consultora e Formadora Department (DPT.)

49


CONHECER

AYURVEDA O Conhecimento da Vida Provavelmente neste momento, uma grande parte dos leitores deste artigo estarão a interrogar-se: “mas o que é isto do Ayurveda?!”. Começando pelo termo Ayurveda, importa dizer que se trata de uma palavra sânscrita (antiga língua clássica da Índia, comparável ao latim e ao grego na Europa), formada por duas outras - ayus (vida, longevidade) e veda (conhecimento, sabedoria, ciência). Ayurveda em tradução literal significa, então, o "conhecimento da vida". 50

O QUE É? O Ayurveda é um sistema de medicina praticado na Índia e países próximos, com uma história de milhares de anos, que adota uma abordagem integral ou holística do ser humano, ou seja, nas suas componentes física, mental e espiritual/consciência. Enquanto sistema de medicina tem procedimentos que lhe são específicos quer em termos de diagnóstico, quer de tratamentos, estando oficialmente reconhecido pelo Governo indiano. Não é esta a vertente que será aqui abordada. No Ocidente é normalmente considerado como uma terapia alternativa, confundindo-se muitas vezes, embora erradamente, com massagens. Espero que os leitores entendam no final deste texto que o Ayurveda é muito mais do que isto. Uma primeira ideia se pode já ter acerca do Ayurveda: nasceu na região onde hoje se situa a Índia há cerca de 5.000 anos (não existe unanimidade quanto à data concreta atendendo à sua génese de conhecimento transmitido oralmente), sendo um sistema de medicina de cura natural com um propósito que está na raiz do seu nome, que é o de ser um “conhecimento da vida”. É aqui neste ponto, do conhecimento da vida, que importa que nos foquemos, porque o Ayurveda propõe a cada um de nós o acesso a este conhecimento. Estamos neste ponto perante uma abordagem “diferente” daquela

que usualmente existe, ou seja, não se trata apenas de CURAR, mas também PREVENIR. Aliás para o Ayurveda a prevenção é o mais importante e é exatamente aqui que

nós somos chamados a intervir e a adotar uma postura ativa em relação à nossa saúde e portanto em relação à nossa vida. O conhecimento dos fundamentos filosóficos do Ayurveda e mais importante do que isso, a sua prática, são uma condição para a manutenção da saúde. COMO SE FAZ? Convém chegados aqui ter em atenção que Ayurveda não é milagre! Bem pelo contrário, ao pretender que nós sejamos agentes e não “pacientes”, apela acima de tudo a nós próprios e aquilo que podemos e devemos fazer pela nossa saúde e bem-estar. O Ayurveda utiliza conceitos que lhe são próprios e sem a sua compreensão não é possível a cada um de nós atuar ao nível da prevenção. Como um sistema médico essencialmente preventivo, remete-nos para uma prática de vida a ser adotada, que respeite a nossa natureza básica individual e imutável, designada por prakruti. Cada um de nós nasce com uma prakruti em que um ou mais doshas (Vata, Pitta e Kapha) são predominantes.Ter saúde, significa para o Ayurveda, respeitar esta natureza. DE QUE FORMA É FEITO? Não se pode dizer que seja tarefa fácil atendendo ao tipo de vida que levamos no Ocidente, mas depende apenas da nossa

vontade termos comportamentos que se traduzam ou não num desequilíbrio dos doshas. Que opções de vida são estas? Basicamente todas as rotinas que temos ou não em termos de alimentação, estilo de vida, exercício físico, meditação, yoga, massagem, etc. Para o Ayurveda o importante é a busca do equilíbrio e portanto da saúde. A doença surge quando não respeitamos a nossa prakruti, com as “opções” que vamos fazendo ao longo das nossas vidas. Chegados a este ponto parece evidente, que cada um de nós necessita conhecer a sua prakruti e até que ponto existe algum desequilíbrio que nos tenha afastado daquela que é a nossa natureza. Este conhecimento obtém-se através de um diagnóstico efetuado por um médico ayurvédico (vaydia) e/ou através de um questionário, designado por “teste dos doshas”. O SEGREDO DA SAÚDE… Em conclusão, é fundamental cada um de nós conhecer qual ou quais os doshas predominantes e desta forma viver em harmonia com a nossa natureza e com a Natureza externa que nos influencia. Este é o segredo da saúde para o Ayurveda. Jaime Nunes Centro de Terapias Indianas


UNIVERSO ACP

FORMAÇÃO PROFISSIONAL Associação dos Cabeleireiros de Portugal aposta fortemente na Formação Profissional de Qualidade para desenvolver a Profissão de Cabeleireiro

52

A Formação Profissional é considerada pela Associação dos Cabeleireiros de Portugal (ACP) o veículo por excelência adequado à criação de profissionais qualificados e dotados de competências técnicas e comportamentais de modo a corresponder às exigências de um mercado cada vez mais rigoroso. A ACP é uma Entidade Formadora Acreditada pela DGERT – Direção Geral do Emprego e Relações de Trabalho e Certificada pelo IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, que proporciona aos seus formandos ferramentas adequadas ao exercício da profissão de cabeleireiro, certificando-os através da atribuição de um Certificado emitido no Sistema de Informação e Gestão de Oferta Educativa e Formativa (SIGO), apenas acessível às entidades acreditadas e certificadas. Este facto permitiu proporcionar aos Associados da ACP e respetivos colaboradores um ciclo de formações modulares certificadas, onde várias dezenas de profissionais tiveram acesso gratuito a módulos como: Corte (masculino e feminino), Técnicas de Penteado, Extensões e Alongamento de Cabelo, Técnicas de Coloração, Técnicas de Perucas e Postiço. Também na área comportamental a ACP realizou ações de Atendimento e Relação com Clientes e Gestão e Motivação de Equipas.

Formação de Aperfeiçoamento

A segunda ação de Técnicas de Penteados encerrou esta etapa

Trabalhos artísticos criados pelos Formandos durante a Formação

Esteja atenta(o). Brevemente a ACP divulgará o seu programa de novas ações previstas para se iniciarem em meados de 2012. >


Formação Inicial

Formação de Formadores A atualização constante dos formadores da Hair School by Associação dos Cabeleireiros é igualmente uma prioridade para assegurar a qualidade e inovação constante. Por isso, mensalmente a ACP promove ações de formação para o seu corpo docente nas mais diversas vertentes. Se pretende candidatar-se à Bolsa de Formadores ACP, envie o seu curriculum vitae, fotografia atualizada, cópia da carteira profissional e certificado de aptidão pedagógica de formador, anexando a indicação de quais os módulos em que pretende desenvolver a formação.

esq. para dta. Maria Teresa Formandos Hair School: e Inês Cunha, Jorge Leonor Pereira, Victor Monteiro, s Sandra Guimarãe

A formação de novos profissionais qualificados é uma grande preocupação para a ACP, proporcionando aos seus formandos conteúdos inovadores. Se pretende integrar esta ação de Cabeleireiro de Senhora, encontrará uma equipa dinâmica e super motivada, contacte-nos!

54

dta ara a esq. p Pereira, : s e r e ado ísa Form sta, Lu Durão ação on Co va, Marco ls e Form N il Lima, , Hélder S Célia so s Velo a lo r Ca unh C o t Rena

MODTISSIMO Associação dos Cabeleireiros mais uma vez parceira do evento de referência da moda portuguesa que vai já na sua 39ª edição Esta foi a 6ª Edição consecutiva em que a Associação dos Cabeleireiros de Portugal, representada pela sua Equipa Jovem, assumiu a responsabilidade de pentear as/os modelos que desfilaram no Modtissimo. O certame decorreu nos dias 28 e 29 de fevereiro, no Edifício da Alfândega do Porto. Brevemente terá oportunidade de assistir a performance desta equipa que inspirados no tema “Olimpíadas Hair” estará em regime Non Stop, nos dias 1 e 2 de abril, no Stand ACP na Expocosmética 2012 – Salão Internacional de Cosmética, Estética e Cabelo. Venha visitar-nos!

Liliana Alves


MAIS DE 100 ANOS DE HISTÓRIA DE DINAMISMO, DE MODERNISMO... DE E PARA CABELEIREIROS, DESCUBRA AS VANTAGENS EM SER NOSSSO ASSOCIADO A

S

EIREIROS DE BEL PO A C R

GAL TU

VENHA CONHECER-NOS

AÇÃO OCI DO SS

A ACP coloca à disposição dos seus associados um vasto conjunto de vantagens

Descontos na inscrição em acções de formação contínua (acções de aperfeiçoamento e actualização Corte, Coloração e Penteados de Fantasia). Oferta quadrimestral da revista “Reflexos Moda”. Atribuição anual de um “Certificado de Membro”. Atribuição do Cartão de Associado. Oferta de um “Horário de Período de Funcionamento” para ser colocado em local visível do estabelecimento. Oferta de uma tabela de preços.

Oferta dístico Proibido fumar. Realização de conferencias, colóquios e exposições, que permitem um importante intercâmbio de experiências. Oferta de ingressos para a Expocosmética. Descontos especiais para associados promovidos pelas empresas protocoladas com a ACP. Apoio telefónico e presencial, diariamente entre as 10h00 e as 12h30 e as 14h30 e as 19h00.

Gabinete Jurídico ACP (taxa de consulta simbólica) O Consultor Jurídico ACP, Dr. Albano Santos, presta aos associados informações de carácter legal, gratuitamente, pessoalmente ou via telefone às Segundas-feiras, das 15h00 às 16h30. Diariamente (sujeito a confirmação da disponibilidade), a Dr.ª Maria Inês Magalhães, está nas nossas instalações ao dispor dos associados para prestar todo apoio, a título informativo, relativamente a consultas Jurídicas deverão efectuar marcação prévia, de segunda a quinta-feira das 16h00 às 18h00 e terça-feira das 14h30 ás 18h30. Bolsa de Emprego Tem como objectivo recrutar profissionais em situação de desemprego para colocar nos estabelecimentos dos associados que assim solicitem. Para usufruir das vantagens deverá sempre identificar-se com o seu cartão de Associado Conheça as empresas protocoladas com a ACP, que praticam preços especiais para associados, visite-nos online no Site www.acp.org.pt, Blog: www.associadoscabeleireirosdeportugal.blogspot.com ou no facebook.com/asscabeleireirosportugal.acp.

Sede ACP: Rua Formosa, 317 - 2º · 4000-252 Porto · Tel. 22 200 33 97 · Fax 22 332 15 76 · Tlm. 919 96 33 44 e-mail: asscabportugal.atendimento@gmail.com


TENDÊNCIAS

CABELOS NA MODA PARA A PRIMAVERA-VERÃO Cabelos Longos Esta estação traz-nos tendências que vieram para ficar. Os cabelos longos mantêm-se lisos ou com leves ondulações, mas são as texturas que lhes conferem uma originalidade que revela a beleza natural reinventada de formas modernas.

56

Cabelos por Bruno Bessa Cruz para L’Oréal Professionnel Desfile Vitor | Lab na Moda Lisboa

Cabelos por Guido para Redken Desfile Sonia Rykiel em Paris

Tranças Uma tendência que se mantem são as tranças, apresentadas numa gama de possibilidades que nos mostra a versatilidade deste género. Quer seja esculpida em apanhados dramáticos ou em entrançados elaborados, estes penteados apresentamse em formas muito fortes, definidas e com um sedutor toque artístico.

ido para Redken Cabelos por Gu em Paris Desfile Valentino

Cabelos por Anthony Millard para L’Oréal Professionnel Desfile White Tent na Moda Lisboa

Cabelos por Paulo Vieira para L’Oréal Profes sionnel Desfile Luís Buchinh o na Moda Lisboa

Cabelos por Guido para Redken Desfile Jean Paul Gaultier em Paris


W W FL .RE W SM O EX M O .C DA O

Cabelos por Guido para Redken Desfile Alberta Ferretti em Milão

Cabelos por Guido para Redken Desfile Ports 1961 em Nova Iorque

Cabelos por Guido para Re dken Desfile Botteg a Veneta em Milão

Wet look O Wet look ou estilo molhado ganha nesta estacão novas e criativas formas inspirando criadores e trazendo o “wet” para todos os comprimentos e penteados revitalizando este look com texturas naturais e movimento o que lhe conferem uma beleza chique e totalmente cool.

57

Cabelos por Olivier para L’Oréal Professionnel Desfile Alves Gonçalves na Moda Lisboa

Cabelos por Cristina Peixoto para L’Oréal Professionnel Desfile Katty Xiomara na Moda Lisboa

Apanhados Os penteados apanhados com volume continuam a ser uma forte tendência de glamour e beleza intemporal, mas nesta estação ganham uma assimetria que lhes traz a dinâmica e a inocência características.

Cabelos por Vasco Freitas para L’Oréal Profe ssionnel Desfile Nuno Ba ltazar na Moda Lis boa


SOMPTUEUX Coleção coloração primavera-verão 2012 de L’Oréal Professionnel

MADEMOISELLE POPELINE Base clara As flores são os elementos mais femininos e elegantes que existem na natureza, e por esta razão sempre estiveram presentes na indústria da alta-costura. Este visual revela a delicadeza de uma mulher com o seu cabelo radiante de luminosidade e brilho, cuja coloração, num “degradé” subtil de tons, evoca os grandes fabricantes de seda preciosa

A Coleção Somptueux revisita a história maravilhosa da criação das peças de alta-costura uma homenagem aos artesãos do luxo, mestres do detalhe. Uma homenagem ao cabeleireiro enquanto artesão do cabelo: um artista que cria penteados únicos, à medida de cada um dos seus clientes, pensados e personalizados para cada mulher. A inspiração vem dos próprios materiais, das técnicas de bordado e passamanarias, das texturas dos tecidos finos como a seda ou das fibras estruturadas, como o algodão e o linho. Os penteados são leves, mas enriquecidos com pormenores decorativos. As texturas evocam os efeitos da luz filtrada pelas rendas e pelo crochet de ponto finíssimo. O cabelo é trabalhado como um material que oferece inúmeras possibilidades a explorar. A paleta de cores utilizada nos 3 visuais principais da Coleção Somptueux é inspirada nos pigmentos vegetais utilizados para tingir tecidos, tais como o índigo (do azul escuro ao mais claro), a garança (do castanho avermelhado aos tons vermelhos) e a solda (pigmento amarelo).


DONNA TAFFETAS Base média Se a sumptuosidade é uma questão de esplendor, este visual é, certamente, a sua perfeita ilustração. O movimento, as notas de cor, o entrançado são detalhes que contribuem para tornar esta mulher única e notável. Aqui já não falamos de cabelo, mas de tecido; nem de coloração, mas de paletas; nem de penteado, mas de leveza. A Maison exibe toda a sua excelência e criatividade.

LADY ORGANZA Base escura As penas, uma referência ao trabalho dos mestres plumistas da alta-costura, são esculpidas com a máxima fluidez, uma a uma. Num movimento suave, como asas de anjo, formam um chignon de madeixas em tons de púrpura e azul-marinho, levemente entretecidas.


L’Oréal Professionnel desafiou cabeleireiros e coloristas internacionais a desenvolverem as suas próprias interpretações do estilo Somptueux.

Cabelos: Michaela Nikolic (Alemanha) Fotografia: Yves J. Hayat Modelo: Matina Prekopova, da agência Ford Make-up: Kakie Produção de moda: Azadeh Zoraghi Design gráfico: Françoise Mutin, da RedWorks Vestido: Trias


Cabelos: Tae Yang Park (Coreia) Fotografia: Yves J. Hayat Modelo: Mick Szal, da agência Women Management Make-up: Kakie Produção de moda: Azadeh Zoraghi Design gráfico: Françoise Mutin, da RedWorks Vestido: Dilek Hanif


DARK ANGELS Sensual, hipnótica e exótica, esta tendência apela a mulheres com uma elevada confiança e sentido de estilo, dando-lhes um aspeto atraente e irresistível. Franjas que realçam uns olhos expressivos, ondulados suaves e sensuais, com tons cativantes e ricos e ao mesmo tempo brilhantes e ultra naturais. Luxuosos e pródigos, estes looks mistificam uma verdadeira “femme fatale”.

ESSENTIAL LOOKS FLUX 1:2012 Coleção primavera-verão 2012 de Schwarzkopf Professional Essential Looks de Schwarzkopf Professional apresenta a sua mais recente coleção Flux 1:2012, com quatro novas tendências que vão marcar a estação primavera/verão 2012. Inspirada nas semanas da Moda de Londres, Paris, Milão e Nova Iorque, e na criatividade dos profissionais da marca, foram criados quatro looks que vão guiar e revolucionar os salões de cabeleireiro em 2012. Esta nova coleção capta a essência da estação, definindo padrões e estilos, criando novos looks e definindo um conjunto de novas tendências. Toda a inspiração para a Primavera-Verão 2012 recai num estilo avant-garde, com interpretações que são facilmente adaptáveis para o dia a dia, com cortes versáteis e técnicas de coloração que funcionam em todos os salões e se adequam a todos os clientes.


SPORTS JUNKIES Look clean e minimalista que transpira uma vitalidade fervilhante. O cabelo exibe uma aparência ultra saudável, quer seja liso, penteado para trás, ou com ondulados super modernos. Cortes inteligentes assumem o primeiro lugar da lista, sendo a capacidade de mudar de estilo o aspeto chave. Uma corrente de luxo sem ostentação e simplicidade polida está também sempre presente.


COOL HUNTERS São a última tribo do século XXI! Revolucionários e empreendedores, rasgaram o livro de regras e quebraram com o convencional “das 9 às 5”. O seu espírito nómada fá-los procurar autenticidade, personalidade e looks que rompam com as tendências, arrojados e criativos. Os estilos saltam do extremamente liso, com franjas precisas, para cortes texturizados com muita atitude, mas ambos com tons violentamente criativos, não comprometendo a atitude com a moda!


HIP OPULANT São modernos e procuram obter o máximo de prazer da vida. São divertidos, hedonistas e gostam de festas e animação. Vivem a vida intensamente, num ritmo alucinante, gostam de observar e de ser vistos. No cabelo, todos os tipos de louros, desde os tons puros aos tons dourado mel e âmbares. Este é o cabelo que garante a presença nas melhores guest lists. Os cortes são repletos de glamour e ultra modernos com linhas precisas. Os estilos são versáteis e permitem passar de um jantar elegante para uma festa na piscina, proporcionando uma metamorfose entre o sexy e a derradeira sofisticação.


A M A R D T HO vera-verão 2012 ima Coleção pr fessionals o r P a ll e W de

BLAZE: A Mulher Fatal A Inspiração... Blaze é a diva fogosa que chama para si todos os olhares com o seu desejo ardente por atenção. As fortes influências latinas que correm nas suas veias são caracterizadas por um temperamento quente e uma paixão intensa, que se propaga numa sensualidade evidente, reconhecida por todos que a conhecem. Naturalmente confiante, Blaze é uma sedutora lúdica com um brilho nos olhos e uma presença latente. A Interpretação… COR: Stuart Bane «Para a nossa interpretação de Blaze usamos uma técnica impressionista com uma abordagem mão livre para criar um efeito mais dramático – uma técnica criativa, mas muito fácil de usar.» «A nossa principal inspiração para a coleção foi um sentimento de calor, que naturalmente associamos à Primavera-Verão, portanto para Blaze traduz-se numa paleta de rosa quente – injetando-o com uma influência latina para lhe dar um tom apaixonado e ardente.»

A Wella Professionals apresenta a Coleção Primavera-Verão 2012 baseada no Trend Vision 2012 – uma visão inovadora e avantgarde dos estilos criados pelos Diretores Criativos Globais, de renome mundial, Eugene Souleiman e Josh Wood. Para a Primavera-Verão 2012 Wella Professionals convidou dois bem sucedidos diretores criativos regionais, Darren Ambrose (Care e Styling) e Stuart Bane (Cor) para reinventarem os looks do Trend Vision para o público consumidor do salão. Quentes, radiantes, cheios de energia e enigmáticos, os dois looks Primavera-Verão, originalmente criados por Eugene e Josh, representam personalidades femininas que têm a sua essência enraizada no brilho e glamour do palco. Carateres ousados comandam a atenção e criam uma presença sem paralelo, o seu carisma foi capturado em dois estilos visionários. Darren e Stuart permaneceram fiéis à sua essência e tema, criando a Coleção Primavera-Verão Hot Drama, que apresenta uma variação de tendência curta e longa para cada personagem.

CORTE E PENTEADO: Darren Ambrose «Blaze tem uma atitude muito forte e vibrante. A paleta de cor viva representa uma natureza quente de caráter apaixonado – um pouco nervosa, mas com uma vertente muito elegante e comercial.» “Para o look Curto de Blaze, eu queria manter um lado dinâmico para a imagem e a mulher, ao mesmo tempo que criava algo com uma linha muito comercial. Baseei-me num tipo de forma de bob, mas muito fragmentado, com a franja com movimento para a quebrar. Para o look Longo de Blaze, mantive-o muito simples com extremidades quebradas, para que, deixando secar naturalmente ou com uma leve secagem com secador, se mantivesse o movimento livre.» «Para ambos os cortes, criámos alguma ondulação com ferro e, em seguida, quebrou-se com os dedos para criar textura e definição. Escolhemos produtos que dariam um efeito de look molhado para criar definição extra no cabelo, com mais detalhe e mais escurecimento, para refletir a influência Latina subjacente e a ideia de calor e humidade do ar.»


GRACE: A Musa Moderna A Inspiração... Inspirada pela natureza, Grace é a nossa protagonista – equilibrada, perfeita e pura. Facilmente radiante, Grace emana um brilho dourado caloroso, que é projetado e amplificado no seu estilo. Refinada e glamorosa, ela tem uma elegância natural e qualidade, cativando todos os que a conhecem e dominando a cena com facilidade graciosa. A Interpretação… COR: Stuart Bane «Para nossa interpretação da tendência Grace, criamos uma 'impressão ilusionista', que apresenta cor difundida, com um jogo de luz – uma transição suave, mas vibrante e animada. É um efeito que pode ser facilmente recriado no salão com uma técnica convencional de madeixas.» «Para o look longo de Grace obtivemos o mesmo efeito, trabalhando com novos tons no cabelo para o realçar e alcançar um estilo muito moderno construído em torno da escolha da

cor. Para o look curto de Grace, fomos para um efeito artístico, penteado num estilo de cabelo molhado para criar uma ousadia editorial.» CORTE E PENTEADO: Darren Ambrose «Para os looks Grace, temos um jogo de definição opaca e muito brilho para realçar os tons opulentos do deserto e uma finalização de luxo.» «O look Curto de Grace é construído em torno de uma espécie de forma redonda, mas depois quebrada pelas extremidades, para criar corpo de elevação para o corte, natural, funcional e feminino. É um look mais suave, menos endurecido do que já vimos antes, que mostra uma paleta de cores perfeita.» «Ambos os cortes são muito frescos e soltos, para o penteado concentramo-nos em reforçar o reflexo de luz e o irisado da cor – não sobrecarregando, usando apenas o produto necessário para criar brilho e luz; adicionando força onde necessário.»


MULTI-PLATINIUM Look criado pelo hairstylist Marco Arena, Alemanha Marco quis tornar o louro platinado ainda mais divertido e juntoulhe um toque de rosa pastel que permitiu criar uma onda de cor, reforçada pela própria ondulação do penteado.

COLOR GENERATION de Redken Para comprovar os excelentes resultados que se podem conseguir com a nova geração de coloração Chromatics, Redken desafiou reconhecidos hairstylists e coloristas do mundo a trabalhar em primeira-mão com a coloração. Inspirados pela abrangente paleta de cores, assim como pela revolucionária tecnologia de Chromatics, cada um deu largas à sua criatividade, criando um estilo único, nascido da combinação entre cor, corte e penteado. Assim nasceu a coleção Color Generation


NEW RUBI Look criado pela Hairstylist Lori Zabel, EUA ÂŤAdoro vermelho e quando o conjugamos com cores como o violeta, o dourado ou o castanho profundo, ele surge verdadeiramente destacado. Neste look, o cabelo parece estar sob a luz de um projetor, com contrastes claros e escuros, suaves e fortes.Âť


SMART STREETSTYLE COLLECTION 2012 de Indola

Hoje em dia, a moda não é ditada apenas pelo que vemos sair das maiores passerelles mundiais – ela faz-se também, e sobretudo, das pessoas com quem nos cruzamos na rua, e em tempo real. Já há décadas que o estilo ‘street’ dos grafitters e skaters inspira milhões de pessoas em todo o mundo, sendo que agora esta inspiração está elevada ao máximo. Indola mantem a sua atenção nas ruas e, com a ajuda do seu embaixador – Leonardo Rizzo, acabou de lançar Indola Smart Streetstyle Collection 2012

COLOUR CLASH Linhas fluídas e silhuetas clean. Em cada look a cor é a estrela principal - desde índigos cintilantes, a verdes-lima vívidos, de magenta quente a tons primários de laranja, estamos a surfar no espectro de cores, mas com um especial focus nas cores vivas. Corte: Colour Clash é uma tendência em que o cabelo é bastante gráfico, com linhas fortes e cortes curtos com franja em forma de lágrima. Cor: a cor domina este look e o corte assimétrico trabalha em simbiose perfeita com a cor. Foram usadas técnicas de coloração smart, com cabelos com profundidade e movimento real. A secção de topo num vermelho vibrante é concebida com os novos tons fashion Indola, com laivos de cobres, vermelhos e preto, aplicados em secções de cabelo previamente aclaradas.


DENIM FOLK O estilo hippie toma rasgos dos anos 70 na fábrica mais “in” do mundo, com uma mistura de folclore e cowboy. O cabelo tem uma cor contemporânea, com as últimas técnicas em coloração, o que resultam num look chamativo, pleno de energia, atrevido e forte. Corte: com o charme de uma cowgirl urbana, foram trabalhadas camadas no interior do cabelo com camadas mais longas desde o topo da cabeça. O resultado é um efeito visual multicamadas, cheio de movimento, em direções contrastantes, remetendo maior atenção para as pontas “tingidas“. A franja denota uma atitude divertida, com um corte direito de um lado e do outro lado mais texturizada, com coloração. Cor: o cabelo tem uma cor contemporânea, com as últimas técnicas em coloração, com um look chamativo, pleno de energia, atrevido e forte. A base é completamente loura, mergulhada em dois tons cobre, um mais intenso e outro mais dourado. Quando se penteia, o look com as diferentes tonalidades mostra-se atrevido, subtil e firme, mas sem chegar a ser muito rebelde.


LUXE Coleção primavera-verão 2012 de Haute Coiffure Française

Direção Artística: Laurent Decreton Equipa Criativa: Sophie Bauçais, Véronique Dumazet, Cyril Fourcade, Christophe Gaillet, Laetitia Guenaou, Philippe Laurent, Laurent Tourette e Eric Zemmour Coloração: L’Oréal Professionnel Make-Up: Julie Camus Styling: Gaëlle Bon Acessórios: Tania.Zekkout Fotografia: Olivier Desarte Colaboração Artística: Pascale Deleuze Conception: Infinirouge


METALLIC PEARLS Coleção coloração primavera-verão 20012 de Matrix

PEARL DROP

Matrix reinventa os tons pérola com um acabamento metálico futurista, para obter uma coloração tão luminosa como as pérolas verdadeiras. Uma paleta de tons beiges, com reflexos violeta, que vai do louro escuro, louro claro ao louro muito claro.


PEARL STRAND

A coleção Metallic Pearls propõe dois visuais, Pearl Strand e Pearl Drop, ambos criados com base nas novas nuances Metallic Pearls e com técnicas de coloração inspiradas, também elas, nas cores, formas e reflexos fascinantes das pérolas.


GLAMOROUS BY NATURE by Fuente


EVOLUTION COLLECTION Mark Leeson


Cabelos: Mark Leeson para Goldwell Fotografia: Andrew O’Toole Styling: Bernard Connelly Make-up: Denise Rabor


HOB Cabelos: Equipa criativa Hob Salons Direção artística: Akin Konizi Fotografia: John Rawson Styling: Jared Green Make-up: Jo Frost


AKIN KONIZI Cabelos: Akin Konizi @ Hob Salons Fotografia: Jenny Hands Styling: Damien Fox Make-up: Nicky Weir


NOVA Tim Hartley


Cabelos: Tim Hartley para ID Hair e Ego Professional Cor: Coco e Detlef at Headhunter Make-up: Susan Voss-Redfern   Jóias: Jennifer Loiselle Roupa, styling e direção criativa: Tim Hartley


TÉCNICA

SPORT JUNKIES CORTE Coleção Essential Looks FLUX 1:2012 de Schwarzkopf Professional Como conseguir o corte: 02 a 03 - Seccionar na horizontal a um só comprimento. Pentear no sentido da queda natural do cabelo e efetuar um corte exato 04 a 06 – Criar secções verticais criando uma graduação. Pentear na direção da secção anterior e efetuar um corte exato 07 a 08 – Pentear no sentido da queda natural do cabelo e picotar Criar uma linha redonda de acordo com a face e forma da cabeça. A primeira linha e ângulo de corte irão influenciar todo o corte. Mudando o ângulo irá proporcionar uma desigualdade na graduação ou mesmo diferentes formas. 09 a 15 – Criar secções diagonais variando o seu ângulo e efetuar um corte exato 16 a 17 – Pentear no sentido da queda natural do cabelo e picotar 18 – Resultado final

86

01

02

03

04

05

06

07

08

09


10

11

12

13

14

15 87

16

17

18

Produtos de cuidado utilizados: Essensity Colour Shampoo Essensity Colour Conditioner Produtos de finalização utilizados: OSiS Softn’ Straight

19


SPORT JUNKIES COR Coleção Essential Looks FLUX 1:2012 de Schwarzkopf Professional Como conseguir a cor: Cor1 | Cor de limpeza: ESSENSITY lightening 2.5% Cor 2 | Essensity 3-8 + 4-99 (3:1) 5.5% Cor 3 | Essensity 6-888 5.5% Cor 4 | Essensity 4-889 + 5-889 (1:1) 5.5%

88

01

02

03

04

05

06


07

08

09

89 10

11

12

Aplicação: 01 – Depois do corte 02 – Cor 1 03 a 04 - Aplicar a cor nas raízes e pontas A divisão onde o tom base é usado deve ser mais pequeno e fino. A divisão final é posicionada por baixo e de lado construindo uma cor forte. 05 a 11 – Seccionar de forma radical. Aplicar as cores na raízes e pontas utilizando a técnica de prata sobre prata 12 a 13 – Resultado final

13


BELEZA FOREVER YOUTH LIBERATOR Nova e revolucionária linha de tratamento anti-idade Yves Saint Laurent.

LA BOHEME Desta coleção da Make Up Forever faz parte uma palete de sombras com a particularidade de poderem ser aplicadas secas ou molhadas e ainda com um incrível padrão patchwork vintage edição limitada. 90

THALGO OCEAN SUN Prepara te para o sol! Começa pelo interior!

PRODIGY A era da biologia molecular de Helena Rubinstein para uma renovação intensa da pele.

ONLY THE BRAVE TATTOO A nova fragrância da Diesel evoca a determinação e autoconfiança, enquanto incorpora as tatuagens como obra de arte.

CANDY FACE O look Candy Face de Yves Saint Laurent apresentase com cores frescas, texturas deliciosas e efeitos transparentes: um manifesto aos tons doces da primavera.

SUN SILHOUETTE DA PHYTOMER O produto solar chave do verão. Protetor e adelgaçante.


W W FL .RE W SM O EX M O .C DA O

RENÉRGIE MULTI-LIFT Tratamento lifting, firmeza e antirrugas da Lancôme para uma pele que parece imediatamente mais firme e visivelmente luminosa.

BIOTHERM HOMME T- PUR COLEÇÃO DE MAQUILHAGEM PRIMAVERA-VERÃO 2012 DA SOTHYS

A marca nº1 de tratamentos de pele masculinos em todo o mundo, lança a linha de tratamento de rosto anti oleosidade, anti brilhos e anti transpiração.

Revele o seu romantismo com cores vibrantes.

IN LOVE DE LANCÔME

VAPEURS D'OPIUM DE YVES SAINT LAURENT

Está disponível em dezassete cores e cada verniz é vendido em separado. In love with colors!

Uma reinterpretação leve, fresca e luminosa que respeita o caráter da criação original.

TUTTI-FRUTTI DA RICA Laranja Vermelha Anti Celulite. Embalagem Argila Vitamina C. Tratamento de choque contra a celulite.

ROUGE D'ARMANI SHEERS Giorgio Armani apresenta o baton de uma nova era tecnológica, com uma textura cremosa, leve como uma pena, translúcido e hidratante como um bálsamo.

91


POTENCIE A SUA BELEZA A PARTIR DE DENTRO Radiofrequência unipolar com efeito pró-iónico SINTA A EXPERIÊNCIA Há soluções de beleza, sem dor, que respondem às necessidades dos cuidados de estética e do bem-estar do corpo e do rosto, com resultados visíveis desde as primeiras sessões. A radiofrequência unipolar com efeito pró-iónico enquadra-se nesta categoria com reconhecidos benefícios faciais e corporais. Em aplicações faciais reduz rugas e linhas de expressão, melhora o aspeto dos papos sob os olhos e as olheiras, tem um efeito lifting anti-idade, redefine o oval do rosto. Em aplicações corporais modela a silhueta, tem ação anticelulite, antiestrias e antiflacidez, uma evidente ação tensora do peito e promove significativamente o bem-estar integral.

92

AÇÃO PROFUNDA PARA UMA BELEZA PROFUNDA A pele sofre os efeitos da gravidade. Com o decorrer dos anos, com a perda da elasticidade aparecem pregas e rugas e a pele perde a sua frescura. Em certas partes do corpo pode armazenar-se gordura indesejada sob a forma de adiposidades ou de celulite. O método exclusivo de radiofrequência unipolar com efeito proiónico reequilibra o intercâmbio celular de iões, e, deste modo, as células retomam a sua função natural. O tecido da pele recupera a elasticidade perdida, a gordura vai desaparecendo, o oxigénio flui melhor entre as células, restabelece-se a micro circulação correta e a pele apresenta-se com aspeto rejuvenescido.

O EFEITO DE ESTIMULAÇÃO PROIÓNICO A combinação dos métodos capacitivo e resistivo, patente Indiba, com uma frequência elétrica específica, tem uma ação profunda, proiónica, que mobiliza os iões e veicula a energia no interior do corpo, otimizando o intercâmbio iónico e equilibrando o potencial elétrico dos tecidos. O resultado proporciona uma nova vida à pele, melhorando o seu aspeto e firmeza. Ativa-se a produção do neocolagéneo, os adipócitos eliminam as gorduras e recupera-se a linha da silhueta. Por outro lado a microcirculação e a hipertermia aceleram o processo regenerativo dos tecidos em todas as partes do corpo. Geram-se assim simultaneamente três ações fundamentais que oferecem múltiplos benefícios. Uma ação proiónica, em que os iões, micropartículas com funções vitais no metabolismo das células, mobilizam-se e reequilibram-se. O efeito é atérmico e promove a bioestimulação e uma melhor nutrição, circulação e metabolismo celular. Uma ação térmica que ativa a micro-circulação, e oxigena os tecidos, revitalizando-os e eliminando impurezas. Uma ação de hipertermia que

proporciona elasticidade, reduz as fibroses e melhora o metabolismo celular O método conjugado capacitivo-resistivo tem demonstrado que está indicado em todos os estádios da celulite sendo reconhecido que «os efeitos biológicos da combinação das duas tecnologias promovem o reequilíbrio do potencial elétrico das células, o aumento da permeabilidade das membranas, melhorias no processo de regeneração, a lipólise, estímulo da neocolagenese, melhoria no fluxo venoso e diminuição da retenção de líquidos»*. QUANTAS SESSÕES PARA OBTER RESULTADOS? Resultados consolidados são visíveis desde as primeiras sessões, em número variável de acordo com as diferentes partes do corpo - facial, abdómen, volume corporal… Resultados efémeros mas imediatos obtêm-se facilmente com uma única sessão. A pele apresenta de imediato um aspeto regenerado, oxigenado, hidratado, tonificado, modelado… Aplicado externamente mas atuando a partir de dentro, o sistema proiónico, ao conjugar as três ações atérmica, térmica e hipertérmica, oferece excelentes resultados estéticos comprovados em programas faciais e corporais. INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NO SISTEMA PROIÓNICO A nova geração de equipamentos, elétrodos e produtos, otimizados na condutibilidade e em ativos, permitiu uma importante evolução na ergonomia e uma ainda maior eficácia na produção e utilização conjugada das energias capacitiva e resistiva. Texto: Marlicel


COSMETOLOGIA AZUL PROTEÇÃO DO AMBIENTE E DO MAR A Phytomer aliou-se a diversas causa marinhas, nomeadamente à associação "Attention Mer Fragile", organização de conservação marinha, situada em Saint Malo. Parte dos seus lucros revertem para associações cujas pesquisas e esforços contribuem para a proteção do ambiente e do mar.

A Phytomer compromete-se com o desenvolvimento sustentável. Não reinventa aquilo que a Natureza faz tão bem, apenas o adapta.

94

Os mares da Bretanha, com propriedades revigorantes e relaxantes, inspiram os Laboratórios Phytomer há mais de 35 anos. Phytomer (que significa "plantas do mar") foi umas das primeiras marcas assentes na vida marinha a estudar os benefícios do mar e da talassoterapia. Com sede em Saint - Malo, a empresa beneficia de uma localização ideal para recolher o melhor dos princípios ativos marinhos. Desde o seu início, a Phytomer preocupou-se com a proteção dos mares e dos oceanos. Dedicou-se a conhecer a natureza a sua biodiversidade e os seus ecossistemas, para poder dominar e preservar os seus recursos. Comprometendo-se com o Desenvolvimento Sustentável, a Phytomer não só recolhe as algas provenientes de jazigos naturais, respeitando os períodos de reprodução e regulamentações locais, como também promove a cultura de algumas espécies de algas em vias de extinção, para que possam ser posteriormente reintroduzidas no seu meio natural. Phytomer criou uma filosofia de beleza única, a Cosmética Marinha que integra os desafios e princípios de um desenvolvimento duradouro, ecológico e natural.

Phytomer conserva intactos todos os seus princípios ativos e transfere-os para os seus produtos, graças a processos de extração inteiramente naturais - Liofilização, um processo de desidratação a frio, mantendo inalteradas todas as propriedades das algas e água do mar. Este processo permitiu à Phytomer obter o seu princípio ativo exclusivo incorporado na maioria dos produtos de corpo e rosto - Oligomer, um concentrado de água do mar que contém 104 oligo-elementos necessários à vida cutânea, remineralizando e reequilibrando a pele. OS JARDINS FILTRANTES Fiel à sua preocupação com a ecologia, a empresa desenvolveu os jardins filtrantes junto ao seu laboratório de pesquisas, no "Mont Saint Michel". O sistema de filtragem das águas utiliza plantas para filtrar e retirar a poluição das águas utilizadas no processo de fabrico dos produtos. Resultado: à saída a água fica completamente pura, podendo ser devolvida ao meio natural.

O ESPÍRITO SPA A Phytomer restitui em cabine todas as virtudes do mundo marinho, graças a produtos específicos e a massagens originais. Cada cuidado compreende estimulações nas zonas reflexas do corpo para eliminar qualquer stress e acentuar a recetividade da pele aos princípios ativos naturais marinhos (Método Reflexotermal). Todos os cuidados começam por uma “fase de imersão” essencial ao relaxamento e bemestar. Descubra, pro exemplo, o prazer da Boue Marine Auto-Chauffante com milhares de microesferas que acariciam delicadamente as costas. Em seguida deixe-se levar… uma leve bruma marinha sopra no seu rosto, acompanhada por uma música vinda do fundo dos oceanos. Os produtos e cuidados de beleza Phytomer oferecem não só resultados, mas também bem-estar e relaxamento, prestando particular atenção à noção sensorial que os envolve. Os perfumes, as texturas, os princípios ativos, são selecionados para oferecer o máximo de conforto e bem-estar, atuando simultaneamente ao nível do corpo e do espírito. Texto: Expansão York – ED Roque, Lda.


DESFRUTAR

96

HOLIDAY INN PORTO GAIA Disfrute do conceito inovador do Spa & Tea

O Holiday Inn Porto Gaia é um hotel de 4 estrelas superior localizado em Vila Nova de Gaia – Porto. A uma curta distância do hotel poderá encontrar as mundialmente famosas Caves de Vinho do Porto, o centro histórico do Porto, praias de bandeira azul, assim como estações de comboio e de metro.

No acolhedor lobby o hotel dálhe as boas vindas, com um vasto e amplo espaço que lhe proporciona diferentes sensações. Experimente uma panóplia de sabores da típica comida portuguesa no restaurante e bar “Food & Friends”. Os quartos e suites são o lugar perfeito para desconectar do mundo e apreciar agradáveis detalhes. O piso executivo localizado no 22º andar é uma experiência que não pode deixar de experimentar. Neste piso todos os quartos têm acesso ao executive lounge onde diariamente a partir das 18h são servidos canapés e um open bar, acesso ao ginásio e uma vista estonteante da Ribeira do Douro que separa a cidade de Gaia da cidade do Porto.


Spa & Tea Para que desfrute ainda mais da sua experiência visite o Spa & Tea, um oásis de tranquilidade onde os seus pensamentos se diluem por entre saunas, banhos turcos e tratamentos de beleza e relaxamento. O Spa&Tea convida-o a embarcar numa viagem sensorial através de um ambiente acolhedor e singular. Desde o sorriso à mão do terapeuta, ao ritmo da música aos tons água e terra que matizam o espaço e ao aroma que se deixa adivinhar… À chegada poderá optar por um vasto leque de experiências que foi definido pensando na individualidade de todos. Viajar pela India experimentando uma das muitas massagens baseadas na filosofia Ayurveda, cuidar do seu corpo, mimar a sua pele, recarregar energias, tudo isso é garantido no refúgio Spa&Tea onde a pausa não é só uma questão de tempo mas uma questão de equilíbrio. Finalize sua viagem no mundo aromático e gustativo do chá confortavelmente instalado na sala de relaxamento.

97


SABIA QUE ...

98

«Acreditamos que em todas as idades a imaginação e a criatividade são um músculo que devemos manter ativo! Se as juntarmos com o talento dos nossos artistas e com a nossa riqueza cultural e histórica, podemos manter viva esta chama e levá-la além fronteiras.» Raquel Pinto e Manuel Teixeira, fundadores da Azul Caramelo

A Azul Caramelo é uma marca 100% portuguesa que nasceu em setembro de 2011 e inspira-se em Portugal para levar a ilustração a produtos de uso quotidiano. O seu conceito inovador assenta na reinterpretação de produtos que todos usamos no dia a dia através, fazendo com que a ilustração chegue a todos e fora dos suportes habituais. Os temas lançados pela marca estão sempre de alguma forma ligados à história e cultura do nosso país e são ilustrados por artistas portugueses, incorporando-os em cadernos, individuais de cozinha, carteiras de bolso, postais, ou quaisquer outros suportes, sempre com um cunho de edição de autor e série limitada. Ainda muito jovem, a Azul Caramelo já tem participado em vários eventos nacionais e conta com a colaboração de artistas portugueses reconhecidos, como André Letria, Daniel Lima, Joana Rego, Jorge Mateus, João Vaz de Carvalho, Lara Luís, Marta Monteiro e Rui Parada.

A série de lançamento da marca – 5 Ilustradores 5 Cidades – fez uma viagem ilustrada pelo Porto, Lisboa, Guimarães, Coimbra e Évora. Logo foram lançadas duas obras sobre as ilhas da Madeira e Açores. Segundo a marca, em breve poderemos encontrar mais objetos ilustrados com base na cultura portuguesa, que certamente vão deliciar os apreciadores de produtos de autor. Quando levamos um produto Azul Caramelo connosco, levamos algo que foi produzido no nosso país e um pedacinho de arte, uma interpretação contemporânea daquilo que Portugal tem de melhor. Pequenos e grandes, portugueses e estrangeiros vão poder descobrir em cada produto algo que é de todos nós e serão contagiados pela imaginação e cor… Azul Caramelo é criatividade e dinamismo empresarial ao serviço da cultura e da arte do nosso país. Um exemplo de inovação a seguir com muita atenção…


Reflexos Moda  

Edição 40, revista