Revista programacao web

Page 34

Atividades Pré-Congresso

IV Encontro Nacional de Residências em Saúde: Fortalecendo Nossos Segmentos – Etapa de Construção O 1º Encontro Nacional de Residências nasceu no 10º Congresso Internacional da Rede Unida, realizado em maio de 2012, no Rio de Janeiro. O 2º Encontro teve lugar em Porto Alegre, no mesmo ano, durante o 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, ocorrido em novembro. O 3º Encontro teve lugar em Fortaleza, numa promoção independente de Congressos da área, tendo lugar no mês de novembro de 2013. Este ano de 2014 traz oportunidades conjugadas da experiência prévia: 4º Encontro em Fortaleza, em maio, durante o 11º Congresso Internacional da Rede Unida, sob o enfoque “fortalecendo nossos segmentos – etapa de construção”, e novo Encontro Nacional em novembro, sem a sede de um Congresso. O Encontro Nacional de Residências articula os segmentos de residentes, preceptores/tutores e de coordenadores de programas de residências em área profissional da saúde, sejam uni ou multiprofissionais, e residências médicas. O tema deste Encontro representa acumulação para o Encontro de novembro, tendo em vista desencadear o fortalecimento dos segmentos e recuperar sua organização para o debate e interlocução com as políticas públicas de formação e desenvolvimento de profissionais de saúde, em especial por meio de residências, implementadas pelos Municípios, Estados e União.

Programação DIA: 09/04 – LOCAL: UNIPACE (UNIVERSIDADE DO PARLAMENTO DO CEARÁ) AV.PONTES VIEIRA, 2391 – FORTALEZA/CE HORÁRIO: 08:30 – 12:30 Távola: Produção teórica brasileira sobre Residências em Saúde, dispositivos de avaliação e acreditação em Residências em Saúde Debatedores: Felipe Proenço de Oliveira – Depreps/SGTES/MS e Vinícius Ximenes Muricy da Rocha – DES-SESu-MEC e CIRH/ CNS Daniela Dallegrave – GHC Caio Schaffer – UFRJ Lucia Ines Schaedler – ESP/RS Dalmare Anderson Sá – UFS HORÁRIO: 13:30 – 17:30 Rodas de Conversa: estado da arte para os atores das residências Políticas Nacionais de Residência em Saúde – Avaliação: discussão de critérios e formas – diferentes abordagens (13:30 às 14:30) Financiamento: infraestrutura, adicionais na bolsa para difícil provimento e fixação, adicionais para deslocamento; alimentação; acervos bibliográficos e informacionais (14:30 às 15:30) Certificação: base local, estadual ou nacional, papel do MEC, do SUS e da IES (15:30 às16:30) Tomada de posições: diretrizes para uma política nacional (16:30 às 17:30)

9


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.