Revista Support World Brasil - Ed. 0

Page 25

CAPA O processo de seleção deve investigar e analisar as ansiedades dos candidatos da Geração Y, de forma que eles sejam informados das condições às quais estarão submetidos, caso sejam contratados. Este conhecimento detalhado do ambiente e das funções do cargo são essenciais. Por isso, é importante que o primeiro contato, a entrevista de briefing, seja realizado pelo próprio gestor. A chegada dos jovens ao mercado de trabalho muda, inclusive, a forma de se alcançar esses profissionais e recrutá-los. “Hoje em dia, nas empresas, a Área de Recrutamento e Seleção conta muito com a Área de Comunicação, que contribui com a captação e retenção de talentos da Geração Y por meio de Redes Sociais, Redes de Inovação Aberta e por outros canais que tendem a evoluir e a se transformarem junto com as gerações”, ressalta Debora Lopes, gerente de comunicação da Walar IT Business.

24 horas on-line Para os jovens da Geração Y, é comum estar o tempo todo conectado, principalmente às redes sociais. Esses profissionais têm como premissa um equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional e veem nos contatos virtuais uma forma de xar claro para as duas gerações quais as diferenças entre se manterem ativos socialmente enquanto trabalham. “É elas e como cada uma funciona. Quando se conhece quem positiva essa mistura entre vida pessoal e trabalho e é isso está ao seu redor, fica mais fácil a convivência”, esclarece a o que eles buscam de maneira quase impositiva, fazendo gerente de RH da Walar. com que as empresas revejam algumas de suas politicas e estratégias”, afirma o executivo da IBM Brasil. Contratação e turnover No entanto, a utilização desses novos meios de comunicaA preocupação com o bem-estar e a produtividade dos jo- ção não deve ser vista pelos gestores como um bicho de sete vens profissionais, no entanto, não pode ficar apenas no âm- cabeças. Pelo contrário, a empresa deve encarar isso como bito diário da empresa. Os cuidados tomados durante a con- uma oportunidade para revolucionar e se adequar a um tratação acabam por refletir na novo mercado, bastante promispostura do colaborador na roÉ positiva essa mistura entre vida pes- sor, criando ferramentas que entina de trabalho e no dia-a-dia globem essas novas mídias, como soal e trabalho e é isso o que eles após a assinatura contratual. as redes sociais e os blogs. Além buscam de maneira quase Os gestores e o setor de disso, os profissionais da nova impositiva, fazendo com que as Recursos Humanos da emgeração acabam por trazer mais empresas revejam algumas de suas presa devem agir em conjuninformalidade e proximidade aos politicas e estratégias clientes atendidos, afinal, eles ‘fato para obter o melhor resullam a mesma língua’. tado possível, diminuindo os níveis de insatisfação e rotaA Geração Y está na ativa e, tividade de pessoal (o chamado turnover). “O gestor deve em breve, começará a assumir os postos de comando em fazer um briefing da empresa para o candidato e procurar todo o mundo. “Não devemos recebê-los com reservas e identificar as características da Geração Y presentes em sim preparar nossas instituições para uma nova era na sua personalidade. O RH, por sua vez, deve buscar adequar gestão de pessoas: ingressando em redes sociais, trabaeste candidato à vaga que tirar melhor proveito das carac- lhando por metas e valorizando as características do Y”, conclui Vivaldo Lima, da Sefaz-AM. terísticas inerentes ao mesmo”, ressalta Gislene Caputto.

MaIO / junHO 2011

HDI_000_Materia de Capa.indd 25

SupportWorld Brasil

25

21/05/11 15:53


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.