Portefólio - Práticas para a empregabilidade

Page 1

PORTE FÓLIO

PRÁTICAS PARA A EMPREGABILIDADE

PROGRAMA REDEMPREGA LISBOA

PORTEFÓLIO

O Portefólio consiste num conjunto sistematizado de práticas para a empregabilidade, identificadas pelas 7 Redes para a Empregabilidade da cidade, que decorrem do seu trabalho de co construção em parceria, com experimentação nos territórios onde atuam, impulsionadas pelo Programa RedEmprega Lisboa.

Apresentam-se, assim, 16 práticas para a empregabilidade, com uma breve descrição, referindo em que consiste, os/as destinatários/as, quais os recursos necessários, bem como, as vantagens ou resultados atingidos.

Importa destacar que as Redes para a Empregabilidade são um conjunto de organizações do setor público e social assim como do setor privado lucrativo que partilham as mesmas preocupações, face aos desafios da empregabilidade, bem como, da inclusão socioeconómica num dado território e que assim desenvolvem uma ação concertada e integrada (partilha de informação, melhor conhecimento dos territórios, rentabilização de recursos), para dessa forma aumentar oportunidades formativas, de capacitação e por conseguinte, de acesso ao mercado de trabalho das pessoas em situação de maior vulnerabilidade.

O Programa RedEmprega Lisboa surgiu em 2016 como resultado de uma parceria entre a Câmara Municipal de Lisboa, a APEA – Associação Portuguesa de Emprego Apoiado e a Fundação Aga Khan Portugal com o propósito de reforçar a resposta de empregabilidade em rede na cidade de Lisboa e de promover uma maior aproximação das pessoas em situação de risco de exclusão social e o mundo laboral.

2

Pequeno-Almoço Empresarial

Rede São Domingos Emprega | Página 5

Formação Modular para a Inclusão

Rede EFE - Educação, Formação e Emprego | Página 7

Integr(ação)

RedEmprega Lx Oriental | Página 9

Cafés da Empregabilidade

Rede EFE - Educção, Formação e Emprego | Página 11

Grupos de Motivação

Grupo de Empregabilidade de Carnide | Página 13

Conversas na Rede

Rede São Domingos Emprega | Página 15

Ativar

Rede para a Empregabilidade da Alta de Lisboa | Página 17

Sou Inspir(ação) Vídeos

RedEmprega Vale de Alcântara | Página 19

Investe-te

RedEmprega Centro Histórico | Página 21

Workshops de Preparação

Grupo de Empregabilidade de Carnide | Página 23

Ativar Workshops

Rede Para a Empregabilidade da Alta de Lisboa| Página 25

FOEP - Feira de Orientação Escolar e Profissional

RedEmprega Vale de Alcântara | Página 27

Win Win Win

RedEmprega Centro Histórico | Página 29

Sou Inspir(ação)

RedEmprega Vale de Alcântara | Página 31

Emprega-te 2022

RedEmprega Vale de Alcântara e RedEmprega Centro Histórico | Página 33

Feira de Emprego, Formação e Empreendedorismo

Grupo de Empregabilidade de Carnide | Página 35

3 10 09 08 07 06 05 04 03 02 11 12 13 14 15 16
INDÍCE
01

GLOSSÁRIO

FRONT-OFFICES

Espaços de atendimento à população desempregada que podem assumir a forma de gabinetes de emprego e/ou apoio social e cuja proximidade com a comunidade é determinante no trabalho de promoção da empregabilidade (por exemplo, os Gabinetes de Inserção Profissional do Instituto de Emprego e Formação Profissional ou os Gabinetes de Emprego das próprias entidades que trabalham com públicos que se encontram em situação de vulnerabilidade).

JOB MACHING

Processo que permite encontrar a pessoa certa para o lugar certo, combatendo a discriminação e promovendo a inserção com base na relação das competências da pessoa e as necessidades dos postos de trabalho. O processo assenta na identificação de necessidades, interesses, competências e potencialidades das pessoas em situação de desemprego, no planeamento, dinamização, acompanhamento e avaliação dos planos individuais de formação/inserção profissional, assim como na identificação de necessidades de recursos humanos e respetivos perfis para um determinado posto de trabalho, junto do tecido empresarial, criando, assim, um mach, uma fusão de interesses entre as partes.

NETWORKING

Capacidade de estabelecer contatos ou uma conexão com alguém. Esses contactos podem promover relações, mais formais ou informais, que funcionam como sistema de suporte ou apoio na resolução de situações práticas, onde existe a partilha de serviços e informação entre indivíduos, grupos ou entidades.

4 5

PEQUENO-ALMOÇO EMPRESARIAL

Evento dirigido aos representantes e gestores de recursos humanos de empresas sedeadas no território em que a Rede atua. Tem como objetivo criar momentos de partilha, debate e networking entre técnicos/as da Rede e empresas. O modelo do evento é flexível e adaptável, podendo contar com momentos de: apresentação "expositiva" de temáticas variadas e/ou projetos, relacionados com o tema da empregabilidade; apresentação de testemunhos de representantes de empresas e dos seus processos de recrutamento; apresentação dos serviços disponibilizados pela Rede; Momento de pequeno almoço e networking.

Destinatários/as: Empresas & Técnicos/as

01 5

PEQUENO-ALMOÇO EMPRESARIAL

COMO SE REALIZA? | RECURSOS NECESSÁRIOS

Desenvolvem-se a imagem, o conceito e os objetivos específicos do evento.

Identificam-se as empresas no território, que possam ser convidadas a participar.

Identifica-se o local para a realização e acerta-se a logística.

Enviam-se os convites e confirmam-se as presenças.

Preparam-se as apresentações de suporte e escolhem-se os interlocutores. Alocam-se os recursos humanos às funções necessárias no dia do evento.

VANTAGENS | PRINCIPAIS RESULTADOS

Aumento da notoriedade do Programa, da Rede e dos parceiros envolvidos;

Estreitamento de relações com as empresas, dinamização de processos de recrutamento e inserção profissional.

PROMOTOR DA PRÁTICA

Rede São Domingos Emprega

TERRITÓRIO DE TESTE/ IMPLEMENTAÇÃO

São Domingos de Benfica

CONTACTOS

sdomingosemprega@gmail.com

6
2.
6.
1.
3. 4. 5.

FORMAÇÃO MODULAR PARA A INCLUSÃO

Criação de percursos formativos com unidades de formação de curta duração (UFCD) do Catálogo Nacional de Qualificações, adequadas às necessidades e interesses profissionais da população migrante/refugiada e das empresas. Estas iniciativas procuram adequar a resposta formativa aos desafios de integração no mercado de trabalho de migrantes e refugiados/as, apostando no incentivo à formação, com vista a valorização das suas competências e criação de novas oportunidades de geração de rendimento. Cada percurso formativo conta com o total de 200 horas, sendo 150 com foco técnico, e 50 direcionadas à aprendizagem da língua portuguesa, direcionada para área profissional.

Destinatários/as: Desempregados/as

7
02

FORMAÇÃO MODULAR PARA A INCLUSÃO

COMO SE REALIZA? | RECURSOS NECESSÁRIOS

Define-se o Centro de Formação a realizar a formação e a(s) entidade(s) da rede a apoiar na mobilização de candidatos.

Cria-se o percurso formativo a partir do Catálogo Nacional de Qualificações, com base nas necessidades da população migrante/refugiada e empresas.

Abrem-se as inscrições e divulga-se a formação.

Realizam-se sessões de esclarecimento, entrevistas e testes práticos (se necessário) com todos os inscritos/as e selecionam-se 15 - 20 candidatos e inicia-se a formação.

Entrega-se os certificados e procede-se ao match direto com vagas de estágio/emprego.

VANTAGENS | PRINCIPAIS RESULTADOS

Desempregados/as: Melhoria do português, aumento do sentimento de pertença e inclusão, aprendizagem de competências técnicas, diversificação das perspetivas de integração no mercado de trabalho.

Centro de Formação: Adequação das suas práticas e ofertas às necessidades especificas de migrantes e refugiados.

Empresas: Contratação de profissionais qualificados com domínio da língua Portuguesa

PROMOTOR DA PRÁTICA

Rede EFE – Educação, Formação e Emprego

TERRITÓRIO DE TESTE/ IMPLEMENTAÇÃO

Lisboa

CONTACTOS

redeefe.lx@gmail.com

1. 2. 3. 4. 5.
8

INTEGR(AÇÃO)

Nos primeiros 30 minutos de cada reunião mensal da Rede, uma entidade parceira apresenta: quem é, qual o seu público-alvo, boas práticas que desenvolve, casos de sucesso, dicas e sugestões. Esta dinâmica abre a oportunidade dos/as técnicos/as conhecerem quais as especificidades e valências de cada uma das entidades da Rede, como podem apoiar, reforçar conhecimentos específicos de como integrar os seus públicos-alvo e novas práticas a aplicar.

Destinatários/as: Técnicos/as

9
03

INTEGR(AÇÃO)

COMO SE REALIZA? | RECURSOS NECESSÁRIOS

É utilizado um template PowerPoint, partilhado antecipadamente, de modo a garantir que a entidade que realiza a apresentação segue os pontos predefinidos. É fixado pela Rede um calendário das apresentações, para planeamento e organização antecipada de cada entidade para a sua apresentação.

VANTAGENS | PRINCIPAIS RESULTADOS

Capacitação dos/as diferentes técnicos/as que participam nas reuniões da Rede, com o objetivo de potenciar o trabalho colaborativo e consolidar os seus conhecimentos, alimentando o nível de motivação e participação territorial. Este momento pretende, ainda, tornar a reunião mais apelativa, não se resumindo apenas à ordem de trabalhos, e garantido conteúdo "novo".

PROMOTOR DA PRÁTICA

RedEmprega Lx Oriental

TERRITÓRIO DE TESTE/ IMPLEMENTAÇÃO

Freguesias de Olivais, Marvila e Parque das Nações

CONTACTOS

redemprega.lx.oreintal@gmail.com

10

CAFÉS DA EMPREGABILIDADE

Um encontro que junta entidades empregadoras, com determinada(s) oferta(s) de emprego, e candidatos/as, com fim à sua integração profissional. Esta iniciativa pretende ainda dar a conhecer às empresas, as diferente mais valias do trabalho em rede, por forma a colmatar as suas dificuldades de recrutamento.

Destinatários/as: Desempregados/as & Entidades Empregadoras

11
04

CAFÉS DA EMPREGABILIDADE

COMO SE REALIZA? | RECURSOS NECESSÁRIOS

Identificação dos perfis dos candidatos acompanhados em front office e das necessidades de recrutamento do território; Abordar entidade empregadora a recrutar; Preparar Cafés da Empregabilidade - Espaço e divulgação; Pré-triagem de candidatos; Realizar o Café da Empregabilidade; Follow up aos front offices, entidade empregadora e candidatos.

PRÁTICA MODELIZADA

Ler o QR e acede ao passo a passo para implementar um Café da Empregabilidade.

VANTAGENS | PRINCIPAIS RESULTADOS

Aproximação de candidatos/as aos responsáveis de recrutamento das empresas, nomeadamente dos que, geralmente, não têm esta oportunidade.

Aumento das possibilidades de empregabilidade efetiva de candidatos/as acompanhados/as nos front-offices.

PROMOTOR DA PRÁTICA

Rede EFE – Educação, Formação e Emprego

TERRITÓRIO DE TESTE/ IMPLEMENTAÇÃO

Lisboa

CONTACTOS

redeefe.lx@gmail.com

1. 2. 3. 4. 5. 6.
12

GRUPOS MOTIVAÇÃO

Programa de Formação de Competências pessoais, sociais e de literacia digital com um período de estágio numa entidade empregadora. Este pacote formativo tem uma duração total de 48 horas, distribuídas por 4 áreas principais: Competências Pessoais (12 horas); Competências Socias (12 horas); Empregabilidade (12 horas) e Literacia Digital (12 horas).

Destinatários/as: Desempregados/as

13
05

GRUPOS MOTIVAÇÃO

COMO SE REALIZA? | RECURSOS NECESSÁRIOS

Organização dos módulos formativos/ workshops sobre as temáticas na área da empregabilidade (competências pessoais e sociais, empregabilidade (CV, entrevistas, ) e tecnologias de informação e comunicação).

Inscrição e seleção dos candidatos.

Escolha dos/as formadores/as e planificação das sessões; definição dos espaços; preparação dos materiais e apresentações a utilizar.

Dinamização das sessões.

Articulação com várias entidades locais para a realização dos estágios e avaliação das ações

PROMOTOR DA PRÁTICA

Grupo de Empregabilidade de Carnide

TERRITÓRIO DE TESTE/ IMPLEMENTAÇÃO

Freguesia de Carnide

CONTACTOS

gec.carnide@gmail.com

14
1. 2. 3. 4. 5.
V

CONVERSAS NA REDE

Ciclo de workshops, webinars e encontros presenciais ou online com vista à capacitação e partilha de conhecimento e interesses, aberta a técnicos/as de todas as Redes e front-offices. Tem como objetivo permitir que os/as técnicos/as troquem experiências, metodologias e ferramentas, por forma a melhorar o desempenho da sua atuação e contribuir para um maior alinhamento das práticas, na área da empregabilidade, entre as diferentes entidades parceiras.

Destinatários/as: Técnicos/as

15
06

CONVERSAS NA REDE

Identificação dos temas pertinentes para os alvos da ação;

Identificação do/a orador/a que em função dos temas pode dinamizar as sessões;

Escolha do modelo a aplicar (workshop, webinar, encontro, outros)

Preparação de conteúdos;

Desenvolvimento das peças de comunicação; Envio de email com convite à participação;

Realização e avaliação da ação.

Recursos Necessários: Os disponíveis na Rede (das entidades parceiras).

Reforço das competências e relações interpessoais entre os/as técnicos/as;

Troca de experiências, metodologias e ferramentas, que otimizam o trabalho em Rede, e desenvolvimento de estratégias de atuação mais eficazes.

PROMOTOR DA PRÁTICA

Rede São Domingos Emprega

TERRITÓRIO DE TESTE/ IMPLEMENTAÇÃO

São Domingos de Benfica

CONTACTOS

sdomingosemprega@gmail.com

COMO SE REALIZA? 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7.
16

ATIVAR

Programa formativo de desenvolvimento de competências pessoais, sociais e transversais para a empregabilidade, desenvolvido em duas frentes de atuação. Primeiro a da capacitação de técnicos/as da Rede, em metodologias e ferramentas para a dinamização de sessões de empregabilidade, junto dos públicos em situação de desemprego que acompanham. Em Segundo a do desenvolvimento de estratégias nos processos de treino de competências regular dos públicos em situação de desemprego,, via uma capacitação de competências, onde as empresas participam, identificando as competências que mais valorizam e necessitam nos seus processos de recrutamento. Há um foco na definição do plano individual de preparação do/a desempregado/a para o mercado de trabalho, capacitando-o/a para a sua autonomia no processo, que é concluído com acesso a oportunidades de estágio profissional.

Destinatários/as: Desempregados/as & Técnicos/as

07 17

ATIVAR

COMO SE REALIZA? | RECURSOS NECESSÁRIOS

Em formato presencial, a formação dos/as técnicos/as tem a duração de 1 mês, com 1 sessão de 3 horas por semana, num total de 4 sessões. A formação dos públicos realiza-se em sessões bissemanais no decorrer de 4 semanas (8 sessões).

Os recursos a usar: materiais (computador, projetor, tela de projeção, quadro branco); materiais didáticos (canetas, folhas de papel, marcadores, papel cenário); recurso físico (sala de formação); recursos humanos (internos - Rede e externos).

VANTAGENS | PRINCIPAIS RESULTADOS

Satisfação geral, envolvimento e dedicação dos parceiros.

Realização de estágio profissional, possibilidade de inserção profissional no local do estágio.

Aumento das possibilidades de inserção em mercado trabalho.

Formandos adquirem e melhoram as suas competências, revelam maior autoconfiança e autossegurança para o mercado de trabalho.

PROMOTOR DA PRÁTICA

Rede para a Empregabilidade da Alta de Lisboa

TERRITÓRIO DE TESTE/ IMPLEMENTAÇÃO

Freguesias de Santa Clara e Lumiar

CONTACTOS

altapeloemprego@gmail.com

18

SOU INSPIR(AÇÃO) VÍDEOS

Vídeos tutoriais para o desenvolvimento e/ou melhoria do desenvolvimento de 3 competências pessoais e sociais: a resiliência; a autoestima, autoconfiança e motivação; e a gestão de conflitos. São complementados com 1 vídeo motivacional, com 4 testemunhos de pessoas da comunidade com um percurso pessoal e profissional inspirador, dando ênfase à concretização dos seus sonhos profissionais.

Destinatários/as: Desempregados/as

08 19

SOU INSPIR(AÇÃO) VÍDEOS

COMO SE REALIZA? | RECURSOS NECESSÁRIOS

Os vídeos foram preparados recorrendo a recursos internos e externos da Rede, sendo necessários os seguintes recursos: 1 Operador/a de câmara; 1 Editor/a; 1 técnico/a que prepare os guiões; 2 técnicos/as que preparem o local das filmagens e logística; 3 técnicos/as de gabinetes front-offices; 3 pessoas da comunidade que tenham sido acompanhadas; 3 a 4 pessoas que testemunhem o seu sucesso pessoal e profissional, conjugado com 5 pessoas que estejam a trabalhar e passem a mensagem: “eu estou a trabalhar” ou “eu gosto da minha profissão” p.e.

Os vídeos são apresentados em sessões de grupo, que os front-office promovem para trabalhar competências pessoais e sociais das pessoas em situação de desemprego, estando também disponibilizados online para que possam ser acedidos diretamente pelas pessoas, para os assistirem individualmente em casa, ao seu ritmo.

Ler o QR CODE para aceder aos vídeos

VANTAGENS | PRINCIPAIS RESULTADOS

Promover, nas pessoas acompanhadas nos front-offices, o aumento da autoestima, autoconhecimento e motivação, aumentando as possibilidades de integração no mercado de trabalho de forma eficaz e durável.

PROMOTOR DA PRÁTICA

RedEmprega Vale de Alcântara

TERRITÓRIO DE TESTE/ IMPLEMENTAÇÃO

Freguesias de Alcântara, Estrela, Campolide, Campo Ourique, Ajuda e Belém

CONTACTOS

redemprega@gmail.com

20

09

Prática assente num ciclo de workshops, com o objetivo de capacitar as pessoas em situação de desemprego, aumentando as suas competências pessoais e sociais, ampliando as possibilidades de (re)inserção no mercado de trabalho ou reconversão profissional. A metodologia utilizada privilegia a abordagem prática dos temas, centrada na participação dos formandos, potenciando os seus aspetos diferenciadores, experiências e a comunicação, tendo sempre como base a aprendizagem não formal.

Destinatários/as: Desempregados/as

INVESTE-TE 21

INVESTE-TE

COMO SE REALIZA? | RECURSOS NECESSÁRIOS

O ciclo de Workshops temáticos resulta: 1.

Das necessidades identificadas junto dos/as desempregados/as, do que precisam desenvolver para aumentarem possibilidades de inserção

VANTAGENS | PRINCIPAIS RESULTADOS

Melhoria de competências pessoais, sociais e digitais.

Apoio e acompanhamento por técnicos especializados.

Melhorias das condições de vida e das suas famílias.

PROMOTOR DA PRÁTICA

RedEmprega Centro Histórico

TERRITÓRIO DE TESTE/ IMPLEMENTAÇÃO

Freguesias de Santo António e Misericórdia

CONTACTOS

redempregacentrohistorico@gmail.com

22

WORKSHOPS DE PREPARAÇÃO

Dinamização de workshops formativos diversos, com a duração média de 3 horas cada, alusivos a temáticas relacionadas com a empregabilidade (redação de CV, respostas a ofertas de emprego, elaboração de carta de motivação, preparação e ensaio de entrevista de emprego, entre outros), de modo a capacitar os/as formandos/as para a procura ativa de emprego e/ou prepará-los/as enquanto candidatos/as a ofertas de emprego disponibilizadas no âmbito de uma Feira de Emprego.

Destinatários/as: Desempregados/as

10 23

WORKSHOPS DE PREPARAÇÃO

VANTAGENS | PRINCIPAIS RESULTADOS

Melhoria das competências pessoais e sociais dos/as participantes; Aumento de conhecimento de temáticas ou aspetos da empregabilidade, essenciais para as entidades empregadoras e decisivas para a integração e manutenção do posto de trabalho.

PROMOTOR DA PRÁTICA

Grupo de Empregabilidade de Carnide

TERRITÓRIO DE TESTE/ IMPLEMENTAÇÃO

Freguesia de Carnide

CONTACTOS

gec.carnide@gmail.com

s s 24

ATIVAR WORKSHOPS

Programa de desenvolvimento de competências pessoais e sociais para a empregabilidade, por via da realização de workshops nos quais as entidades empregadoras apresentam as competências transversais que consideram relevantes no sucesso dos seus trabalhadores e os aspetos que mais valorizam, ao nível dos Currículos Vitae e entrevistas, nos seus processos de recrutamento.

Destinatários/as: Desempregados/as

11 25

ATIVAR WOKRSHOPS

VANTAGENS | PRINCIPAIS RESULTADOS

Aumento do autocuidado, melhoria da imagem; Mais conhecimento e esclarecimento sobre direitos laborais;

Diminuição do receio dos testes psicotécnicos e requisitos dos empregadores;

Melhores CV e cartas de apresentação, melhor desempenho nas entrevistas, logo maior probabilidade de seleção;

Formandos/as capacitados/as, com mais confiança na procura de emprego.

PROMOTOR DA PRÁTICA

Rede para a Empregabilidade da Alta de Lisboa

TERRITÓRIO DE TESTE/ IMPLEMENTAÇÃO

Freguesias de Santa Clara e Lumiar

CONTACTOS

altapeloemprego@gmail.com

26

FOEP - FEIRA DE ORIENTAÇÃO ESCOLAR E PROFISSIONAL

Tem como objetivo disponibilizar, de forma acessível, a oferta formativa, com equivalência ao 12º ano, existente na área metropolitana de Lisboa. A Feira é criada numa das escolas parceiras da Rede, que recebe visitas dos alunos dos 9º anos dos agrupamentos de escolas que integram a Rede.

Destinatários/as: Alunos/as dos 9º anos & Entidades Educativas e Formadoras

12 27

FOEP - FEIRA DE ORIENTAÇÃO ESCOLAR PROFISSIONAL

COMOSEREALIZA|RECURSOSNECESSÁRIOS

Planeamento e organização conjunta entre a Rede e as entidades educativas e formativas do território abrangido. Na escola escolhida para acolher a Feira:

Distribuir num espaço físico amplo, na maioria das vezes no pavilhão da escola, os diferentes stands das escolas profissionais que vão apresentar a

Permitir aos/às alunos/as terem acesso à oferta formativa existente no território;

Permitir às escolas profissionais comunicarem a sua oferta de forma mais próxima aos/às potenciais candidatos/as (permitindo esclarecer dúvidas ou responder a questões);

Maior acesso e conhecimento das ofertas e maior facilidade de divulgação.

PROMOTOR DA PRÁTICA

RedEmprega Vale de Alcântara

TERRITÓRIO DE TESTE/ IMPLEMENTAÇÃO

Freguesias de Alcântara, Estrela, Campolide, Campo Ourique, Ajuda e Belém

CONTACTOS

redemprega@gmail.com

a s
28
1.

WIN WIN WIN

Formação de capacitação em temáticas diversas para aquisição de ferramentas que apoiam a (re)inserção no mercado de trabalho. Focada no colmatar das necessidades identificadas junto de desempregados/as, entre elas: melhoria dos CV, tornando-os mais apelativos e eficazes; desenvolvimento de competências, com incidências nas digitais, entrevistas de emprego em formato virtual, literacia financeira e português.

Abrange uma componente de capacitação de técnicos/as, enquadrada na sua vertente psicológica (Inteligência emocional, elaboração de CV, comportamento em entrevista), para que melhor apoiem as pessoas que acompanham.

Destinatários/as: Desempregados/as & Técnicos/as

13 29

WIN WIN WIN

COMO SE REALIZA? | RECURSOS NECESSÁRIOS

A operacionalização do processo formativo e do seu resultado final, implica a d fi i ã d i it i t R d t l i h t d

Desempregados/as: Melhoria de competências pessoais, sociais e digitais; Técnicos/as: Cumprir o propósito de empregar pessoas e de trabalhar em Rede; Ganhar eficiência e eficácia nos circuitos de trabalho; Testar novas abordagens e as funções de cada parceiro na Rede; Desenvolver e implementar metodologias de trabalho mais adequadas e ajustadas às necessidades encontradas;

Empresas: Redução dos custos de recrutamento e contratação de pessoas capacitadas, enquadradas com as necessidades requeridas.

PROMOTOR DA PRÁTICA

RedEmprega Centro Histórico

TERRITÓRIO DE TESTE/ IMPLEMENTAÇÃO

Freguesias de Santo António e Misericórdia

CONTACTOS

redempregacentrohistorico@gmail.com

30

SOU INSPIR(AÇÃO)

O Sou InspirAção nasce do desejo da Rede continuar a realizar eventos num estilo tipo Ignite, mas criando uma marca própria para o efeito. Visa proporcionar um espaço aberto à participação da comunidade, num encontro onde são apresentados testemunhos de percursos de vida de sucesso, previamente identificados e selecionados.

Cada testemunho tem apenas 5 minutos de apresentação. O objetivo é que seja um momento informal e dinâmico, de partilha das diferentes experiências e histórias de vida, com a participação de artesãos do território convidados a exporem e divulgarem os seus produtos. No final, existe sempre um momento de networking denominado por beer break (com o patrocínio da Portugália).

Destinatários/as: Desempregados/as

14 31

SOU INSPIR(AÇÃO)

COMO SE REALIZA? | RECURSOS NECESSÁRIOS

A realização do encontro implica um espaço amplo para a participação de cerca de 100 pessoas, que possa proporcionar um ambiente informal. São necessários como recursos:

Equipamentos de informática, como computador e projetor; Equipamentos de som, nomeadamente, 2 microfones, colunas e um sistema de som.

PRÁTICA MODELIZADA

Ler o QR e acede ao passo a passo para implementar o Sou Inspir(ação)

VANTAGENS | PRINCIPAIS RESULTADOS

Os impactos verificam-se no empoderamento das pessoas que dão o seu testemunho, através do reconhecimento e valorização da sua história de vida. Para o público é a oportunidade de conhecer diferentes percursos de vida e de os validarem como bons exemplos para a sua própria ação. Permitem, ainda, desmistificar preconceitos, inspirando outros com percursos de vida mais dificeis, aumentando os seus níveis de confiança para a ação.

PROMOTOR DA PRÁTICA

RedEmprega Vale de Alcântara

TERRITÓRIO DE TESTE/ IMPLEMENTAÇÃO

Freguesias de Alcântara, Estrela, Campolide, Campo Ourique, Ajuda e Belém

CONTACTOS

redemprega@gmail.com

32

EMPREGA-TE 2022

A realização da Feira de Emprego visa aumentar a empregabilidade da população da cidade de Lisboa, através da dinamização de Redes territoriais, agregando assim diversas entidades, bem como, dinâmicas locais, que promovem de forma integrada e concertada, respostas à população desempregada.

A EMPREGA-TE 2022 foi uma Feira implementada por 2 Redes de Empregabilidade que trabalharam em conjunto o seu planeamento e organização, com o apoio do Programa RedEmprega Lisboa.

Destinatários/as: Desempregados/as & Empresas/ Empregadores

15 33

EMPREGA-TE 2022

COMO SE REALIZA? | RECURSOS NECESSÁRIOS

Levantamento das necessidades, relativamente, às áreas e perfis profissionais, que as pessoas procuram, junto dos/as técnicos/as das Redes e/ou front-offices;

Seleção das entidades empregadoras a marcar presença na Feira de Emprego, com base no levantamento das necessidades;

Momento de preparação dos/as candidatos/as a emprego através de ações de formação e capacitação, de forma a assegurar e garantir a qualidade no serviço prestado às pessoas que se candidataram às ofertas de emprego, bem como, às empresas, na perspetiva do Job Matching.

VANTAGENS | PRINCIPAIS RESULTADOS

Apoio e acompanhamento por técnicos/as especializados/as;

Melhoria de competências pessoais, sociais e digitais das pessoas a inserir em emprego ou formação;

Cumprir o propósito de empregar pessoas e de trabalhar em Rede; Ganhar eficiência e eficácia do trabalho conjunto, pelos circuitos criados na melhoria do trabalho em Rede;

Testar novas abordagens e as funções de cada parceiro na Rede; Desenvolver e implementar diversas metodologias de trabalho mais adequadas e ajustadas às necessidades e realidades encontradas;

Redução dos custos de seleção e recrutamento das empresas; Aumento de contratação de pessoas capacitadas de acordo com as necessidades das entidades empregadoras.

PROMOTOR DA PRÁTICA

RedEmprega Vale de Alcântara

RedEmprega Centro Histórico

TERRITÓRIO DE TESTE/ IMPLEMENTAÇÃO

Lisboa

CONTACTOS

redemprega@gmail.com

redempregacentrohistorico@gmail.com

1. 2.
34
3.

FEIRA DE EMPREGO, FORMAÇÃO E

EMPREENDEDORISMO DE CARNIDE

Evento promovido pela Rede que visa reunir num determinado espaço, físico ou virtual, empregadores, centros de formação, candidatos/as a emprego e a formação, docentes e alunos/as das escolas e das universidades para se darem a conhecer, apresentarem os seus trabalhos e debaterem as questões de empregabilidade, bem como promover sessões de speed recruitment (entrevistas rápidas de emprego)

Destinatários/as: Desempregados/as, Estudantes/ Formandos/as, Empresas/ Empregadores & entidades educativas e formadoras

16 35

FEIRA DE EMPREGO, FORMAÇÃO E

EMPREENDEDORISMO DE CARNIDE

COMO SE REALIZA? |RECURSOS NECESSÁRIOS

Planeamento e organização prévia à Feira:

Contatos às empresas com ofertas de emprego em aberto, com vista à participação nas sessões de speed recruitment (entrevistas rápidas);

Convite aos centros de formação para divulgação das suas ofertas formativas em stands ou através de apresentação em palco; Convites para participação de oradores motivacionais; Divulgação e convite à participação dos estabelecimentos escolares; Envio dos perfis profissionais/ ofertas de emprego das empresas, para que os front-oficces divulguem e encaminhem os/as candidatos/as com o perfil adequado;

Elaboração dos formulários de inscrição e avaliação; Inscrição e receção das inscrições de candidatos/as para o speed recruitment;

Tratamento das inscrições e agendamento com candidatos/as dos horários das entrevistas; Preparação da logística dos espaços.

Na Feira:

Acolhimento e receção dos/as candidatos/as, empresas e entidades formativas e apoio no decorrer do evento;

Avaliação quantitativa e qualitativa da ação e solicitação de feedback às empresas relativamente à colocação dos/as candidatos/as.

36

FEIRA DE EMPREGO, FORMAÇÃO E

EMPREENDEDORISMO DE CARNIDE

VANTAGENS

Aumento das possibilidades de integração em mercado de trabalho; Melhoria das competências pessoais e sociais dos participantes; Aumento do conhecimento das ofertas formativas e contacto com oradores motivacionais que inspiram os percursos profissionais dos candidatos.

37

PROGRAMA REDEMPREGA LISBOA

Articles inside

FEIRA DE EMPREGO, FORMAÇÃO E

1min
page 37

EMPREGA-TE 2022

1min
page 35

SOU INSPIR(AÇÃO)

1min
page 33

SOU INSPIR(AÇÃO)

1min
page 32

WIN WIN WIN

1min
page 31

FOEP - FEIRA DE ORIENTAÇÃO ESCOLAR PROFISSIONAL

1min
page 29

SOU INSPIR(AÇÃO) VÍDEOS

1min
page 21

ATIVAR

1min
page 19

ATIVAR

1min
page 18

CAFÉS DA EMPREGABILIDADE

1min
page 13

INTEGR(AÇÃO)

1min
page 11

FORMAÇÃO MODULAR PARA A INCLUSÃO

1min
page 9

FORMAÇÃO MODULAR PARA A INCLUSÃO

1min
page 8

GLOSSÁRIO

1min
page 5

PORTEFÓLIO

1min
pages 2-3

FEIRA DE EMPREGO, FORMAÇÃO E

1min
page 37

EMPREGA-TE 2022

1min
page 35

SOU INSPIR(AÇÃO)

1min
page 33

SOU INSPIR(AÇÃO)

1min
page 32

WIN WIN WIN

1min
page 31

FOEP - FEIRA DE ORIENTAÇÃO ESCOLAR PROFISSIONAL

1min
page 29

SOU INSPIR(AÇÃO) VÍDEOS

1min
page 21

ATIVAR

1min
page 19

ATIVAR

1min
page 18

CAFÉS DA EMPREGABILIDADE

1min
page 13

INTEGR(AÇÃO)

1min
page 11

FORMAÇÃO MODULAR PARA A INCLUSÃO

1min
page 9

FORMAÇÃO MODULAR PARA A INCLUSÃO

1min
page 8

GLOSSÁRIO

1min
page 5

PORTEFÓLIO

1min
pages 2-3

FEIRA DE EMPREGO, FORMAÇÃO E

1min
page 36

EMPREGA-TE 2022

1min
page 34

SOU INSPIR(AÇÃO)

1min
page 32

SOU INSPIR(AÇÃO)

1min
page 31

WIN WIN WIN

1min
page 30

FOEP - FEIRA DE ORIENTAÇÃO ESCOLAR PROFISSIONAL

1min
page 28

SOU INSPIR(AÇÃO) VÍDEOS

1min
page 20

ATIVAR

1min
page 18

ATIVAR

1min
page 17

CAFÉS DA EMPREGABILIDADE

1min
page 12

INTEGR(AÇÃO)

1min
page 10

FORMAÇÃO MODULAR PARA A INCLUSÃO

1min
page 8

FORMAÇÃO MODULAR PARA A INCLUSÃO

1min
page 7

GLOSSÁRIO

1min
page 4

PORTEFÓLIO

1min
pages 2-3
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.