Manual pr%c3%81tico de pcm vl 2

Page 20

Manual Prático PCM – Vol. II

1.8.11 Análise de distribuição dos tipos de manutenção De posse de um banco de dados bem projetado, pode-se saber quais manutenções foram executadas e que tipo de tarefas cumpridas. Porém, na estrutura do banco de dados isto deverá ser detalhado. 1.8.12 Análise de freqüências de ocorrências de cada equipamento A obtenção de uma listagem do histórico do equipamento permite que se faça com facilidade uma análise das ocorrências de cada equipamento, ou da mesma ocorrência em vários equipamentos. 1.8.13 Eliminação da necessidade de arquivos de dados da manutenção De posse de um banco de dados confiável, não é necessário guardar papel velho. No entanto, deve-se lembrar que existem algumas atividades industriais, onde a manutenção, em determinadas empresas, é obrigada a guardar os documentos por um determinado tempo mínimo, antes de descartá-las. Existem casos onde só é aceito o original do documento. É importante verificar antes de descartar qualquer Ordem de Serviço em alguns equipamentos onde a atividade de manutenção é efetuada.

1.8.14 Levantamento de incidência de falhas crônicas Permite levantamento de incidência de falhas crônicas em equipamentos de forma a colocá-los sob controle. Se houver codificação adequada no banco de dados, as falhas repetitivas serão facilmente notadas, principalmente nas rotinas de “Alerta”. 1.9 PROCEDIMENTOS INICIAIS PARA IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GERENCIAMENTO DA MANUTENÇÃO Neste item serão descritos os primeiros passos para a implantação de um sistema de gerenciamento da manutenção. A principal preocupação será como implantá-lo do modo mais eficiente e rápido possível. Chama-se de equipe básica o grupo que deverá difundir o sistema para toda a

- 20 -


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.