2 minute read

3.12. PÚBLICO ALVO

Next Article
Isabela Soares

Isabela Soares

3.12. PÚBLICO ALVO

Como o projeto tem como tema o abuso psicológico e algumas de suas variantes, existe a possibilidade da obra trazer certos gatilhos, juntando isso com dados providenciados pelo Anchor, e por pesquisas do IBOPE e da Associação Brasileira de Podcasters (abPod), além de um paralelo com produções de temas similares para outras mídias, como a Televisão e a Internet, o público alvo para o audiodrama foi definido como homens e mulheres, entre 18 e 24 anos, pertencentes a classe C. Procuramos saber mais sobre o mercado de podcasts, e com a ajuda da PodPesquisa 2019-2020[5] (abPod), e de uma pesquisa do IBOPE encomendada pela Globo sobre podcasts durante a pandemia apresentada no webinar “Globo AudioDay 2021”[6], encontrando os seguintes dados:  ‘20-24 anos’ é atualmente a segunda maior faixa etária ouvinte de podcast, ficando atrás apenas do público entre 25 e 29 anos, com uma diferença mínima de aproximadamente 1%.  61% dos ouvintes de podcast no Brasil possuem Ensino Superior, pessoas com Ensino Superior Completo constituem 31%, enquanto pessoas com Ensino Superior Incompleto constituem 30%;  51% dos ouvintes estão na classe C, enquanto juntas as classes A e B totalizam apenas 36%;  46% dos ouvintes se encontram na região Sudeste, enquanto 26% se concentram no Nordeste, 15% no Norte e Centro-oeste, e 13% no Sul.

Advertisement

Outro fator levado em consideração para a escolha da classe C como público alvo, além dos dados apresentados por pesquisas especificamente voltadas ao mercado de podcasts, foi o interesse da produtora em trazer para a classe C, por meio do entretenimento, o conhecimento sobre abuso psicológico que podem estar sofrendo e não tendo ciência.

5 Podpesquisa 2019-2020. <https://drive.google.com/file/d/14fyrRYmz1QSOCI5DeEhssLQL376EbEUu/view>

6 Globo AudioDay 2021. <https://blogs.oglobo.globo.com/capital/post/audiencia-de-podcast-cresce33-em-ano-de-pandemia.html>

Analisando dados do Anchor, é possível perceber que os ouvintes de nossos projetos de áudio anteriores, como o IllusionCast, em sua maioria têm entre 18 e 22 anos, constituindo 67% do público. Também foi apontado que 55% do público que consome o conteúdo da Illusion é feminino, enquanto 45% é masculino. De acordo com o Mídia Kit do NerdCast, o podcast mais escutado no Brasil, segundo a PodPesquisa 2019-2020 (abPod) com 1.5 milhões de reproduções por episódio, o público alvo do mesmo se encontra entre 18 e 25 anos, o que confirma os dados coletados. Um ponto interessante é que 38% dos nossos ouvintes se encontram no Brasil, enquanto 45% se encontram nos Estados Unidos, trazendo novas possibilidades no quesito de promoção e compartilhamento, e também a questão da acessibilidade, criando a necessidade de legendas.

(fig. 11 - Anchor, dados de gênero e idade providos pelo Spotify.)

Considerando todos os dados encontrados em relação a ouvintes de podcast no Brasil, o perfil dos consumidores de conteúdo da Illusion Filmes, as idades e perfis dos personagens da história, a trama, e a linguagem que pretendemos usar ao longo do roteiro, chegamos então à nossa decisão final.

This article is from: