1 minute read

APRESENTAÇÃO

filhos por mulher. Ou seja, as pessoas estão envelhecendo, vivendo mais e melhor e o mais importante: Sendo vistas.

Com isso, os temas relacionados à sexualidade devem passar a abranger de forma mais ampla o público feminino com mais de 60 anos, democratizando e acessibilizando a informação. Dito isso, esta pesquisa analisa e compreende como a sexualidade é abordada no Portal Universa/UOL, que tem por objetivo ser uma plataforma para a mulher que protagoniza um mundo em evolução. O estudo é delimitado a quatro matérias, que abordam a sexualidade da mulher e especificamente em relação à mulher idosa.

Advertisement

APRESENTAÇÃO

Falar de sexualidade é falar de saúde. No caso da mulher com mais de 60 anos, o sexo pode fugir do conteúdo pautado pelos veículos - em sua maioria direcionados para mulheres na faixa de 18 a 45 anos. Sair do círculo equivocado de abordar a sexualidade feminina na terceira idade com geriatria, matrimônio e estranhamento é necessário. Os veículos jornalísticos têm como objetivo informar a população e por quê não falar de meios que facilitem a vida sexual feminina e a quebra de tabus? Tendo em vista a importância deste tema ser abordado nos veículos midiáticos, os objetivos específicos desta pesquisa são: analisar como a sexualidade da mulher com mais de 60 anos é tratada e compreender a possível diferença de abordagem e a variação das matérias de acordo com a faixa etária da mulher. Além disso, esta pesquisa analisa como, quando e porque o Portal Universa/UOL aborda a sexualidade da mulher idosa e demostrar através da análise de discurso e abordagem a importância da mulher se ver representada nos veículos e ter suas questões abordadas.

Partindo do pressuposto que sexualidade não está somente relacionada a sexo, mas à vida, à libido, à saúde, e diversas outras questões relacionadas a saúde e bem-estar, vamos entender melhor o porquê de não falarmos abertamente sobre o assunto, tentando eliminar o tabu acerca do tema.

Pensando nisso, esta pesquisa observa e compreende por que a mulher com mais de 60 anos é pouco contemplada na mídia. Por que ela não se vê nas revistas, nas matérias sobre sexo e sexualidade, por que quando abordada, essa mulher se depara com temas sobre matrimônio, geriatria e menopausa e por que é um tema, ainda hoje, cercado de tabus.

This article is from: