Issuu on Google+


Olá , Há um ano iniciávamos um novo tempo na Revista Identidade para levar a você, de forma imparcial e inteligente, uma revista com o seu jeito. Com a chegada do dia dos pais, nada mais justo que homenageá-los através de um homem abnegado, filho da nossa cidade, gente da gente, um pai com muitos filhos de coração. Este é José Tadeu da Silva, o pai sem filhos. Diante deste exemplo o convidamos a uma reflexão: você faria o mesmo que este homem fez e ainda faz, sem título, sem cargos, simplesmente por um ideal? Já pensou nisto? Quais são seus ideais? Quem é você? Onde você quer chegar? Onde e como você estará daqui há 5 anos? Aproveite que ainda estamos na metade do ano e se você não começou com o pé direito, está na hora de turbinar e terminá-lo com chave de ouro. A equipe da Revista se renova a cada ciclo, a cada novo conteúdo e principalmente a cada empresa que expõe sua marca em nossas páginas. O resultado deste trabalho nos indica que escolhemos o caminho certo e que os próximos dias serão para inovar ainda mais, sermos melhores, mais eficientes enquanto veículo de comunicação, mais transparentes como propagadores de informação e principalmente fieis ao nosso ideal de mostrar o que nossa cidade tem de melhor: VOCÊ.

Boa leitura! Equipe Identidade Diretor João Bosco Rezende Gerente Geral Rodrigo Dutra Consultor de mídia Pedro Henrique anuncie@revistaidentidade.com.br Redação e conteúdo Camila Balbi / Rodolfo Scalon redacao@revistaidentidade.com.br Edição de Arte Adriano Andrade, Lucíola Montovani, Wellington Chocolate Fotógrafos Studio S, Oficina da Imagem, colaboradores Hollywood Fotografias, Gegê Fotos, Alexandra Nunes Impressão Gráfica Brasil Pré-impressão Registro Bureau

Reserve seu espaço nas próximas edições.

Os anúncios, artigos e imagens publicados e assinados são de responsabilidade de seus autores. Parceiros

motivos para anunciar na Revista Identidade! Conteúdo inteligente e com a cara da nossa gente Alta qualidade do material gráfico, produzido em uma das melhores gráficas de Minas Gerais Edições especiais nas principais datas comerciais do ano 100% de pontualidade com a nova equipe Padrão visual de qualidade, diagramado por profissionais experientes. Proximidade com seu público alvo. Revista moderna, independente e de atitude. Alto índice de retenção em salas de espera, clínicas e empresas Impressão em cores, proporcionando mais visibilidade e exposição da sua marca. Flexibilidade para surpreender seus clientes com anúncios em formatos diferenciados e com interatividade nas redes sociais. Agende uma visita, ligue 34 3661 3456 e seja um anunciante da Identidade!

Capa José Tadeu da Silva, fundador das Obras Assistenciais Casa do Caminho em Araxá. Foto: Oficina da Imagem


A beleza masculina desfez-se de todos os códigos perpetuados nos últimos 100 anos. O homem perdeu a vergonha de ser vaidoso e passou a cuidar da aparência. Hoje o metrossexual dita os padrões de beleza do homem. O termo, uma junção de metropolitano com heterossexual, é utilizado para denominar homens da cidade, em geral bem sucedidos, que se preocupam com a aparência e dedicam parte de seu tempo aos cuidados do corpo e do visual, tornando-se clientes assíduos de salões de beleza, casa de estética e academias de ginástica.

Esse clube do bolinha pra lá de vaidoso exigiu e conseguiu! E boa parte dos salões percebeu um grande nicho de mercado com a nova estética do homem. Assim, muitos espaços já oferecem para essa seleta clientela uma área exclusiva com serviços diferenciados, em que o homem se sente à vontade para realizar seus desejos de beleza, que vão da barba ao reflexo, da limpeza de pele à depilação. Um grande número de salões trabalha com áreas unissex. Porém, é a exclusividade que torna o local convidativo ao exigente público masculino.

Uma dica importante é verificar a qualidade da lâmina de barbear. Quando estão muito usadas, elas irritam a pele. Outro detalhe importante é realizar a esfoliação um dia antes do barbear, para garantir o afinamento da capa córnea, a remoção das células mortas e principalmente evitar a foliculite, bem comum na pele masculina.

Nunca esprema cravos e espinhas. Aconselhável mesmo é fazer uma limpeza de pele a cada dois meses e sempre lavar o rosto com água fria. Outra dica é utilizar uma máscara facial esfoliante.

O estresse do dia a dia pode ocasionar a temida queda de cabelo. Para acabar de vez com ela é preciso algumas medidas. Uma delas é procurar uma clínica de estética. Nela, profissionais qualificados podem fazer a aplicação tópica de loção herbal, além de utilizar o pente de alta frequência, específico para o tratamento do couro cabeludo.

Mãos bonitas não são e não devem ser uma preocupação exclusivamente feminina. Afinal, elas revelam higiene e cuidado pessoal. Aplicar um bom hidratante é essencial. O ideal é escolher o produto de acordo com o seu tipo de pele, e também usar um bom sabonete. Já na hora de cortar as unhas, o formato certo é o quadrado, que evita encravamentos.


www.johnromualdo.com.br


Fibromialgia A fibromialgia é uma síndrome comum e dolorosa, em que uma pessoa sofre com dores por todo o corpo, durante longos períodos, com sensibilidade nas articulações, nos músculos, nos tendões e em outros tecidos moles. As dores podem ainda mudar de lugar e terem maior intensidade nas partes mais usadas pelo corpo. Outro grande mal, frequentemente associado à fibromialgia, é o diagnóstico de depressão e ansiedade. A fibromialgia acomete cerca de 2% a 4% da população adulta nos países ocidentais e as mulheres são 5 a 9 vezes mais afetadas do que os homens. A idade predominante do aparecimento dos sintomas oscila entre os 20 e os 50 anos. Mudanças repentinas de temperatura e o frio fazem com que as dores se acentuem e isso também pode ocorrer por conta das tensões do dia a dia. No passado, alguns médicos achavam que esses pacientes eram hipocondríacos ou tinham com reumatismo.

Sintomas da fibromialgia Insônia, dores articulares, dores que se espalham pelo corpo, câimbras, dores de cabeça, nervosismo, cansaço, depressão, ansiedade e rigidez corporal. Como diagnosticar a doença O exame é feito através do tato, pois o paciente apresenta um nódulo entre o músculo e o nervo que funciona como ponto gatilho, ou seja, sempre quando pressionado surge dor. Para ser diagnosticado com a doença é preciso ter pelo menos 3 meses de dor generalizada, além de dor e sensibilidade em pelo menos 11 de 18 áreas, incluindo: braços (cotovelos), nádegas, peito, joelhos, região lombar, pescoço, caixa torácica, ombros e coxas. Tratamento Primeiramente, é muito bom o paciente ter bons hábitos como um sono de qualidade, praticar meditação, esportes como a hidroterapia, acupuntura, massagens e outros. Mas muito importante também é ter um acompanhamento médico. Cuide de sua saúde com quem entende!

Pontos dolorosos para o diagnóstico da fibromialgia.

Foto: Oficina da Imagem


Autoescola São Cristóvão -1986

Único Micro-ônibus da cidade que atendia Araxá e região - 1986

Autoescola São Cristóvão 27 anos dedicados à formação de condutores e motoristas profissionais Tudo começou em 1986, quando a cidade de Araxá carecia de uma nova opção neste segmento. Com muita dificuldade, a sua fundadora Nilda começou uma jornada cheia de determinação, entusiasmo e perseverança. Seu início foi com uma frota de 2 carros e uma minúscula salinha ao lado de casa. Posteriormente conseguiu, ainda com muita dificuldade, adquirir um micro-ônibus, onde atendia Araxá e região. Foi a pioneira na cidade e região a trabalhar com a categoria D. O comprometimento, a garra e o trabalho duro fizeram com que a Autoescola São

Cristóvão chegasse aos seus 27 anos!!! Com todo esse tempo de mercado, a autoescola São Cristóvão oferece hoje uma estrutura completa para os alunos de Araxá e região, com uma sede própria ampla e bem equipada, motos, micro ônibus, carretas e uma frota de carros com direção hidráulica para o conforto e aprendizado dos seus clientes.

Empresa familiar

Nilda, possui certificação como: instrutora teórico-técnica e prática de direção. Foi a primeira instrutora (mulher) da cidade, onde atuou por vários anos tanto como instrutora teórico-técnica (sala de aula) como também ministrando aulas de direção. Nilda Maria Pereira Silva Diretora geral da autoescola São Cristóvão

Ampla sala de espera

É a fundadora da autoescola São Cristóvão e atua como Diretora Geral.

diretoriageral@autoescolasaocristovao.net.br

Nova sede da Autoescola São Cristóvão - 2013

Total acessibilidade


Nova frota da autoescola

Estacionamento

Andressa, 31 anos, formada em administração, diretora de ensino na Autoescola São Cristóvão. Possui certificação como: instrutora teóricotécnica e prática de direção, diretora geral e de ensino de autoescola e examinadora de Trânsito.

Equipe de atendimento

Andressa Pereira Silva Souza Diretora de Ensino diretoriaensino@autoescolasaocristovao.net.br

Sala de aula 1

Equipe administrativa

A Autoescola São Cristóvão oferece aos seus clientes uma gama de serviços: •

Inscrição para obtenção da CNH de carro e moto

Inclusão de CNH de moto

Inclusão de CNH de carro

Cursos para motoristas profissionais (Categorias D e E)

Cursos de Legislação com turmas de manhã, tarde e noite

Apoio psicológico para motoristas habilitados ou para alunos

Cursos à distância para mototaxista, motofrentista e reciclagem para condutor infrator

Treinamento prático para motoristas habilitados

Sala de aula 2

Andrea, 35 anos, formada em administração, MBA em gestão de negócios, diretora de ensino na Autoescola São Cristóvão. Possui certificação como: instrutora teóricotécnica e prática de direção, diretora geral e de ensino de autoescola e examinadora de Trânsito. Andrea Pereira Silva Diretora de Ensino diretoriaensino@autoescolasaocristovao.net.br

Rua Orôncio Dutra 145 • Centro (34) 3661-5582 contato@autoescolasaocristovao.net.br facebook.com/saocristovaoaraxa skype cfcscristovao@hotmail.com twitter @autoescolascaax

www.autoescolasaocristovao.net.br

“DESDE 1986”


Fernanda Morais na terra do sol nascente com a Refúgio da Serra Sempre tive um sonho de viajar para o Japão, principalmente quando minha irmã Daniela se mudou para lá há 12 anos. Nesse tempo não tive opor tunidade de ir visitá-la, e com o nascimento de seu segundo filho a minha vontade aumentou mais ainda para poder conhecê-lo. Foi quando surgiu uma opor tunidade e assim procurei a Refúgio da Serra, viagem marcada para abril (época de primavera no Japão) com duração de 1 mês. Fui muito bem orientada pelo João Paulo e equipe, agradeço a todos pelo desempenho, profissionalismo e dedicação. Com a ajuda da agência, comecei os primeiros passos de uma viagem internacional que é o passapor te e a emissão do visto. Enfim, chegou o grande dia, aquele friozinho na barriga, primeira viagem internacional e ainda sozinha. Meu vôo saiu do Aeropor to Internacional de Guarulhos com conexão em Doha e chegada em Osaka-JP. Fui pela companhia aérea Qatar, não tem muito segredo foi uma viagem de 25 horas de vôo, longa e cansativa, mas deu tudo cer to. Não posso deixar de mencionar a felicidade enorme do reencontro com minha irmã e de poder conhecer pessoalmente meu sobrinho e meu cunhado que também não conhecia, sem palavras para tanta emoção! Durante a minha viagem conheci vários lugares e cidades do Japão, as principais foram: Kani-shi: onde passei a minha estadia na casa de minha irmã, uma cidade não muito grande, mas muito bonita. Kyoto e Nara: onde se encontram vários templos e estátuas budistas, tudo muito lindo e encantador. Osaka: onde conheci o Studio da Universal, é um lugar incrível você se vê dentro dos filmes como Tubarão, Jurassic Park, Homem Aranha... Tóquio: capital do Japão, 10

Identidade


ruas movimentadas, imensos telões e letreiros, realmente é uma cidade que não dorme, conheci a Disney onde voltei a ser criança e também a estátua do cachorro do filme “Sempre ao seu lado”. Gero: cidade famosa por suas fontes termais. Kakamigahara: lindas árvores de cerejeiras de sakura. Nagoya: o famoso Castelo de Nagoya e onde fiz bastantes compras no calçadão e também o aquário... e por aí vai... A moeda do país é o iene, a menor nota é de 1.000 iene que equivale a R$22,83. Levei dólares e o car tão de débito internacional, as taxas cambiais do car tão são mais em conta pra poder sacar o dinheiro lá, mas tive um problema, a bandeira Master não é mais aceita no país, para prevenir, o ideal é levar car tões de outras bandeiras. Tive algumas dificuldades como o fuso horário, pois, são 12 horas de diferença, nos primeiros dias fiquei trocando a noite pelo dia, mas depois me adaptei. E também a comida, o engraçado é que achava que todos os restaurantes por lá tivesse sushi e esses outros pratos japoneses que a gente vê por aqui, mas não é, tem pratos parecidos como os nossos também, além dos supermercados brasileiros. Sobre a língua, é muito confuso, aprendi algumas palavras, mas eu tinha sempre ao lado minha irmã e meu cunhado para me orientar.

Um costume bem interessante é que os japoneses tiram os calçados antes de entrar em casa, dentro de casa usam um chinelo especial chamado suripa (pantufa). O que me chamou bastante atenção também foi a educação dos japoneses, eles são muito educados, não entendia o que eles falavam, mas dava para notar com os gestos e os sorrisos nos rostos sempre a qualquer momento. Outra coisa é a segurança, muito diferente daqui, lá ninguém rouba de ninguém, não existe pobreza, ou seja, país de primeiro mundo. Posso dizer que eu amei o país, quero voltar novamente, mas agora com minha família e meu namorado, pois, algum tempo atrás, viajar principalmente para o exterior era mais difícil e tudo muito caro, hoje não, com os pacotes que a agência oferece as promoções aéreas, tudo ficou mais fácil. Realize você também a viagem dos seus sonhos, vá até a Refúgio da Serra e programe sua viagem!

Identidade 11


Quarto planejado e com cheirinho de bebê!

Melhor do que isto, só a sensação de tranquilidade para curtir seus novos dias de mamãe.

Quarto preparado exclusivamente para a chegada de Luis Felipe, usando como tema os animais. A mamãe Grazielle e o papai Carlos Alexandre estão curtindo o filhote com muito aconchego!

Um presente que emociona! Projetos exclusivos • Profissionais especializados • Kits personalizados pra você


Novidades na Sonhos & Encantos! Móveis 100% MDF da Puppi Móbile, e toda a linha de produtos da renomada marca Chicco.

m Berços co o od d ca ifi rt ce INMETRO

Alessandra Antunes é a proprietária da loja que desenvolve e executa projetos para quartos infantis


sexo selvagem a, surpresas, Frio na barrig não é a de. Não, essa contra a pare u namoro. É se do começo ir descrição do i ficar a part onamento va ci la re u o se ag o com estôm borboletas no de agora! As a parte das bo e, pr m se ra a, o sexo dá não duram pa tin ro amor viram is histórias de istem, os do , as brigas ex uva ch na s uma esfriada ijo be - e aqueles têm defeitos eio de tantas cem. E no m te on nunca ac de sábado no pagar, noites ra pa marcada, as nt co xo com hora se de s õe ss sofá e se rá que acabou perguntar: se se l ve itá ev é in

rde onamento pe ebi? O relaci rc ir pe st o ve nã in eu e ixa de do o casal de o que nd ha a graça quan ac a, e se acomod energia nele mente. E não ntido eterna a, ra ga tudo está dia! Mas calm cuidar todo o is ec na pr or É m . está o está ue sua relaçã não é só porq não se amam s cê vo e qu ca ifi gn si so is que s estão juntos porta se você mais. Não im , através de ou seis anos iso há seis meses do que é prec s ca e mos dar di qu ra pa a, an pesquisas va é toda sem at e ! a ia di líc do de fazer to pre uma ento seja sem am on ci la re o Sim, sincero! ogio sincero: el um ça Fa e sempre faz, xx coisas que el Pode ser por s de família, to você a even como ir com portante é pecial - o im ou por algo es e. ec você reconh verdade, mostrar que de s le ue na boca: Aq be? sa , xx Dê beijo mão na nuca com língua e vale. Selinho não o dia: Se já ber como foi sa ra pa e perguntar de xx Ligu e ix , não de moram juntos contrarem. ante no quando se en sagem provoc en m a um e vi rário: Que En x ho x cada dia num rei tudo pa celular dele, se á “J com esta: al, ci tal começar pe ite: lingerie es s... Só la para hoje à no ve de z quar to à lu champanhe, falta você!”?

m vocês trabalha juntos: Sim, a um e xx Almocem pr ana é sem longe e a sem tina no meio quebrar a ro as M . ia correr do gato do la alquer ao de um dia qu as. gi er en as rregar ajuda a reca eletrônicos s ho s os aparel do to ue lig es a vai bem...): xx D 3, uma músic carinhos, (menos o MP do ra só trocan ho a ei m e ss Pa s por ias, duas veze beijos e histór sem sexo. semana. Ah, u amor: eiro com o se uv ch no e tr En sexo oral xx nada, faça um E, sem dizer le. caprichado ne tocar 15 er tador para sp de o ue costume... de xx Coloq o s cedo que minutos mai hã ajuda a r sexo de man do beme transe: Faze io ôn na, o horm ci ito a ox ar er lib casal se sint z com que o dia o e nt estar, que fa ra du apaixonado mais unido e todo. a vez por lo menos um precisar xx Transe pe Se : menos semana. Pelo precisar dar Se e. qu ar ,m marcar hora do almoço, ra ho nha na uma escapadi el para o combustív dê. O sexo é . tos longos relacionamen


MODA E DECORAÇÃO xuosos e de bom Crie ambientes lu s mais lindas da gosto com as peça tudo o que você cidade. Encontre lugar, moda precisa em um só ina com marcas masculina e femin al! de renome nacion


Modelos_ Rayane de O. Vinhal e Pedro Augusto Fotos_ Studio S Make-Up e Hair_ Guto Possan Produção_ Camila Balbi, Pedro H. e Natália Soares.


R. Olégario Maciel, 675 • Araxá (MG) • 34 3662 1250


Pai ausente?

Não mais!

Foi-se o tempo em que as crianças cresciam sem um pai, devido a falta de responsabilidade de alguns. Atualmente, o número de filhos abandonados por seus pais vem caindo gradativamente. O que se percebe é uma maior consciência da nova geração de papais que estão chegando por aí. Mesmo sem um relacionamento estável com a mãe, eles fazem questão de estar presentes na vida de seus filhos, participar de suas vitórias e conquistas. A inserção das mulheres no mercado de trabalho, também contribuiu para que os homens começassem a tomar mais partido pelos filhos. Hoje, esses pais que

são tão presentes na vida de seus filhos como as mães, são chamados de pais suecos. Isso porque na Suécia, tem lei que garante até mesmo uma licença paternidade de dois meses. A verdade é que todo este envolvimento dos homens é uma questão de evolução. O papel da mulher é muito diferente do que o exercido há 50 anos atrás, por exemplo. As novas formas de relacionamento familiar ocorrem pela necessidade mesmo. Antes vistos como apenas uma autoridade – e muitas vezes distante dos filhos – os pais agora começam a reconhecer a participação que precisam ter dentro de casa, e fora dela também!


Durante toda a adolescência sempre questionei os prazeres e significados da relação pai e filho, sobretudo por ter pais separados, e sempre ouvia a mesma resposta - o sentido de ser pai não tem explicação. Hoje tenho a certeza que tentar explicar a felicidade da paternidade é tentar descrever o indescritível. Para mim, ser pai é a realização e concretização do amor em sua forma mais plena, incondicional e soberana. É dar sentido a vida...”

Por mais que a resposta pareça óbvia, somente aquele que experimentou a sensação e a emoção de ser pai é que pode descrever com palavras e fatos sua missão na educação dos filhos e como exemplo na sociedade. Por isso reunimos alguns paizões!

De Germano Cunha Graciano Para Lunna Placedino Graciano

Como ser pai? O que é ser pai? Qual seu dever perante a sociedade e família, sua missão, suas responsabilidades para educar, cuidar, ensinar e principalmente passar seu carinho?

Ser pai é maravilhoso, olhar nos olhos da minha filha e receber um sorriso não tem preço. Sempre quero saber de tudo o que acontece e tento me manter informado, atualizado de seus assuntos, sonhos, feitos e é na internet que consigo esse contato, não somente saber como está, mas me mostrar presente, ali frente a frente pela webcam. Gosto que ela perceba minha atenção e que estou ali para ouvi-la e trocarmos algumas gargalhadas. Acredito que esta seja uma das mais importantes e mais relevantes maneiras para que ela perceba que mesmo distante estou atento e interessado.” De Washington Telly Para Thayla (vive com a mãe em Araguari)

Eu agradeço a Deus pelo sopro de vida que trouxeste ao teu mundo maravilhoso, minha pequena Nina, sou grato por estar ligado a Ele e a ela de maneira tão íntima que não consigo separar em que parte do coração ela está, sua voz forma um ego em meus ouvidos. Me sinto inseguro e confuso quanto a distância física, pois ela mora em Araxá e eu em Uberaba, mas estou sempre com ela e isso me fortalece. A sabedoria do pai celestial me conforta, ensina a conhecer e experimentar o amor e as benções de uma paternidade que vem das forças mais intimas de um ser. Nina, minha força, meu propósito de vida, saiba que esteja sempre comigo. Peço sempre ao pai que ensina-me e capacita com os dons e talentos de Pai sempre presente.” De Wanderley de Paula Reis Para Nina Afonso de Paula

Identidade 21


Estilo e conforto para sua construção! O telhado é essencial para a proteção e beleza de sua casa, indo muito além das telhas. A loja Gaspar Telhas trabalha com as marcas líderes mundiais no segmento, aqui você encontra os mais variados e eficientes produtos que possibilitam transformar o telhado de sua residência em um sistema totalmente integrado, proporcionando praticidade, durabilidade e alta qualidade. Traga o conforto para sua vida sempre no melhor estilo. Gaspar Rodrigues Proprietário

3662 2407 ou 9986 4632 Av. Wilson Borges esquina com Av. Dr. Edmar Cunha • Araxá - MG


O príncipe

Contemporâneo

Geovania Carla de Moura Pedagoga Empresarial Gestora de Desenvolvimento de Pessoas Professional & Self Coaching

Até pouco tempo algumas mulheres diziam umas às outras que foram criadas para namorar e casar com um príncipe encantado... Aquele rapaz garboso, com valores e princípios elevados, bem sucedido profissionalmente, bonito, alto, loiro ou moreno, não importava, desde que com características próximas aos personagens de filmes românticos consagrados nas décadas de 80 e 90 como “Lagoa Azul” e “Amor Sem Fim”. Cenários, contextos e características de homens pouco comuns e que, portanto, as levavam a uma busca sem fim deixando-as frustradas e com enorme vazio dentro de si. Sendo assim, seria imperioso dar atenção especial à criação dos filhos, em especial às meninas, evitando que elas crescessem com tais ilusões acerca dos homens. A ideia de responsabilizar os homens por não corresponder a tais expectativas as isentava de certas reflexões, visto que não correspondiam ao que no fundo foram treinadas a desejar. Hoje nos perguntamos: Quantas vezes desejamos super homens que existem apenas nos cinemas e nos folhetins? Estamos buscando algo que existe? Exigindo demais de companheiros que assim como as mulheres estão em processo constante de transformação e adequação ao meio? Sem querer defender bandeira “x” ou “y” há sensatez em tamanha cobrança e impaciência? O que de fato, nós esperamos do homem pós moderno? E mais: seria possível que da década 80 e 90 pra cá, já tenhamos novos modelos de comportamento dos homens? Segundo alguns estudiosos essa cobrança tem gerado no homem um estado de isolamento e solidão, além de angústia com o desempenho de seus novos papeis, visto que a independência financeira já não é mais restrita a eles. Atualmente o papel do

24

Identidade

homem é, assim como das mulheres, multifacetado. A sociedade exige dele atividades que eram exclusivas das mulheres, levando-o a uma tensão, na qual precisa aprender a contrabalançar as demandas profissionais, com as expectativas que cercam o seu papel, de pai e marido, namorado, amante, sem negligenciar uma rotina que lhe garanta qualidade de vida emocional para dar conta de tudo isso. Nesse sentido, é importante refletirmos o quanto a sociedade, em especial as mulheres, pode contribuir para que este novo papel se solidifique e que tenhamos assim nossos príncipes, não os “encantados”, mas os de carne e osso, aqueles que não têm o estereótipo consagrado pelo cinema, mas que estão aprendendo constantemente a expressar o que sentem, a darem carinho e afeto à mulher e aos filhos. Um homem que já está por aí, que é cordial, humilde, paciente, com sensibilidade, compreensão e empatia. Um homem mais generoso nos elogios, na expressão de seus sentimentos e mais autêntico em suas atitudes. Um homem que em qualquer situação, seja de casal, profissional ou social, estabelece com a mulher, uma relação de igualdade e de respeito.


Identidade 25


26

Identidade


Identidade 27


Um prazer chamado

Quem disse que lugar de homem não é na cozinha? Hoje eles são muitos nesse ramo, tem dominado a arte e se sentem bem em fazer o que fazem. Hoje em dia, homem que gosta de cozinha não é mais um artigo raro. Nem todos dominam a culinária, mas muitos pelo menos

se interessam em aprender e ajudar, em vez de ficar sentado na mesa esperando ser servido. É o caso de muitos em Araxá, que conta com o Clube da Cozinha, reunindo homens que prezam por essa verdadeira arte. A Revista Identidade falou com três deles!

A própria palavra prazer já provoca um sentimento bom nas pessoas, imagine quando esse prazer está associado à gastronomia! Aí sim a sensação fica completa. E é isso que me fascina na arte de cozinhar. Primeiro que desde pequeno gosto muito de comer, de saborear pratos desconhecidos e de experimentar sem medo de errar. Aliás, na cozinha é permito errar pois isso demonstra que não há temor e sim a vontade de acertar no ponto, no tempero, no paladar final. Misturar e ousar são minhas palavras preferidas na cozinha, já que sem esses ingredientes, a refeição fica literalmente, sem aquele gosto especial. O que me fascina na cozinha é que o prazer começa quando iniciamos a compra dos ingredientes, passa pela elaboração do prato e termina no apogeu dos sabores.”

28

Identidade


A Gastronomia apesar de ser considerada como um dos ramos de negócio mais bem valorizados em todo o mundo não pode ser notada somente neste sentido. A magia das técnicas que envolvem todo esse estudo se misturam com o prazer em estar ali, participando de um momento único, ao se tirar uma faca da gaveta ou colocar uma panela no fogo. Momento onde surgem sempre novas experiências, ótimos papos e muita harmonização, tanto de ambientes e ocasiões, quanto de alimentos e bebidas. É fascinante conviver com isso diariamente e ainda poder fazer negócio e empreender com algo tão agradável e surpreendente.”

Acho que a cozinha funciona como uma terapia. Quando você está fazendo um prato sozinho ou na companhia de amigos, sai um pouco da sua rotina e stress do dia a dia, pois o tempo pra fazer é você que estabelece. Podemos misturar sabores, inventar e arriscar em todos os pratos. Nós do Clube da Cozinha estamos seguindo uma tendência da culinária mineira e estamos elaborando nas nossas reuniões em pratos baseados na comida tradicional, mas com toques clássicos de outras cozinhas. Estamos participando desse movimento mineiro de resgate da comida tradicional.”

COSTELINHA EMBRIAGADA Ingredientes • 700g de costela • 4 colheres de sopa de alho batido • 150ml de mostarda • 4 colheres de sopa de sal • 250ml de água • 150ml de mel • 200ml de limão • 250ml de cachaça • Pimenta biquinho para decorar • Cheiro verde para decoração Modo de fazer Em uma panela misture o limão, a água, o mel, a mostarda e a cachaça. Junte o alho e o sal e mexa bem para fazer o molho da costela. Deixe a costela marinando no molho de um dia para o outro. Feito isso coloque a costela em uma assadeira, cubra com papel alumínio e deixe no forno assando por cerca de 2 horas à 180º. Monte o prato com o cheiro verde e a pimenta biquinho.


Início às turnês estaduais da temporada 2013 com repertório nacional Obras de Carlos Gomes, Claudio Santoro, Camargo Guarnieri, Heitor Villa-Lobos e Lorenzo Fernandez foram apresentadas Araxá

Considerada uma das melhores orquestras do Brasil, a Filarmônica de Minas Gerais realiza, desde a sua criação, em 2008, turnês pelas cidades mineiras, tendo se apresentado em 49 cidades mineiras, algumas mais de uma vez. Formada por 90 músicos, a Orquestra, em apenas cinco anos de existência, conta com amplo reconhecimento de público e da crítica especializada e já foi aplaudida por mais de 430 mil pessoas.

30

Identidade

Fotos: Alex Silva

Sob regência do maestro Marcos Arakaki, a Filarmônica interpretou no dia 22 de junho, às 20h, no Teatro Municipal de Araxá, composições de cinco compositores brasileiros. De Carlos Gomes, apresenta O Guarani: Protofonia, de Claudio Santoro, Frevo, de Camargo Guarnieri, as obras Dança Selvagem e Dança Brasileira, de Heitor Villa-Lobos, as Bachianas Brasileiras nº4 e de Lorenzo Fernandez, o Batuque. Três anos após passar pela cidade, a Orquestra retorna, se apresentando no teatro Municipal (área externa).


Colcci Special Store Araxรก Av. Senador Montandon, 200 โ€ข 3661-5445


mer c a d o go u r m e t

Paladar refinado e produtos especiais para todos os bolsos

Flávia Piancastelli

Proprietária da Dona Beja Empório Gourmert DonaBejaEmporioGourmet

O consumidor atual encontrase muito exigente e ávido por produtos diferenciados e que agradem ao seu paladar. Com a globalização, a entrada de produtos importados propiciou o conhecimento de novos aromas e sabores que antigamente só se viam em revistas e receitas. Hoje, podemos desfrutar e degustar uma nova realidade, recheada de cervejas importadas, queijos franceses, molhos maravilhosos e temperos exclusivos.

Coincidência ou não, nunca se viram tantos chefs de cozinha e admiradores de uma boa culinária como agora. Cada um procurando um produto específico, aquela cereja que fará a diferença em seu bolo. Tudo harmonizado com um bom vinho, uma cerveja específica, que pode ser Ale, Pilsen ou Bock. Percebe-se que as pessoas estão investindo nelas mesmas, dandose de presente alimentos e bebidas de qualidade, valorizando seu cônjuge e seus amigos. Enfim, veem este mercado como de grande ascensão, onde, ao comprar uma manteiga francesa, um simples tempero marroquino, elas estão fazendo um carinho, um agrado consigo mesmas.

Président é a marca de Queijos Finos mais vendida no mundo! Está presente em mais de 150 países, trazendo a arte das manteigas e dos queijos. A cada segundo são vendidos 20 produtos da Président em algum lugar do mundo. Todo cuidado é tomado na fabricação de seus produtos, como rigoroso controle de qualidade a fatores como solo e alimentação dos animais.

Criar um chocolate de excelente qualidade é uma arte que requer habilidades especiais, dedicação e paixão. E os Maîtres Chocolatiers da Lindt são mestres nesse ofício. Há mais de 160 anos eles vêm desenvolvendo suas receitas secretas e únicas com devoção absoluta, começando com uma criteriosa seleção das mais sofisticadas matérias-primas e ingredientes da mais alta qualidade.

Amanida é uma empresa espanhola especializada na elaboração de azeitonas e pickles para o mercado gourmet. A Amanida combina tradição e produtos saudáveis da conhecida dieta mediterrânea com a modernidade, dinamismo e profissionalismo de uma grande empresa que é reconhecida como líder na categoria de conservas pela sua qualidade na Espanha e opera em mais de 20 países.

32

Identidade


saúde?

Mas o que é

Muito mais do que a ausência de doenças, ela pode ser definida como qualidade de vida. Nossa saúde depende de muitas coisas, como por exemplo, das condições sociais, históricas, econômicas e ambientais em que vivemos e de escolhas que fazemos no nosso dia-a-dia. Viver nos dias de hoje até os oitenta ou noventa anos é uma realidade. Decida se quer dançar na festa de casamento dos seus netos e sentir-se tremendamente bem acerca de si mesmo todos os dias da sua vida, a partir deste momento. No início do século XX a esperança média de vida era inferior a cinquenta anos, nos dias de hoje ronda os oitenta anos e aumenta a cada ano. Uma grande porcentagem da população encontra-se nas faixas etárias dos oitenta, noventa e até mesmo cem anos. Este é um objetivo que está ao alcance da grande maioria da população mundial. As suas futuras intenções, os seus objetivos e visões a longo prazo, têm um tremendo impacto nas suas atuais decisões e ações. Já pensou acerca de quantos anos tem intenção de viver? Muitas pessoas ficam surpreendidas com esta questão. Em geral, não gostamos de pensar muito acerca do fato de não irmos viver para sempre, por isso não pensamos no quanto a nossa vida pode ser longa. No entanto se partirmos do princípio que quer viver mais de oitenta anos, foquemonos então nesse fato. Pense quantos anos gostaria de viver? Isso passará a ser o seu objetivo. Agora você está apto a poder examinar cada parte da sua vida física para determinar se a forma como está a viver lhe permite chegar à idade que estabeleceu.

Adriano Pimenta Ortopedista Traumatologia Cirurgia de Quadril CRM MG 39 383

Foto: Washington Telly

Na grande caminhada da vida, você é livre de escolher o que quer ou não quer fazer. Você tem o controle da grande maioria de suas escolhas. Você é o responsável. Em termos da sua saúde física, você está onde se encontra, certamente devido às decisões que foi tendo na sua vida (para o bem ou para o mal). Segundo o American College of Sports Medicine (ACSM), a prescrição de exercícios é o processo de criação de

34

Identidade

um esquema de atividades físicas para uso sistemático ou individualizado. A arte da prescrição de exercícios é a integração bem sucedida da ciência, fisiologia e do exercício aos princípios das alterações do comportamento, que resultam em uma adesão duradoura ao regime de atividades físicas. O ACSM recomenda que, para que se obtenham benefícios de saúde, todo adulto deve acumular pelo menos 30 minutos de atividade física de intensidade moderada na maior parte dos dias da semana. Recomenda-se 60 minutos de atividades físicas moderadamente intensas todos os dias para evitar o ganho de peso e alcançar os benefícios totais da atividade à saúde. O Dietary Guidelines for Americans faz as seguintes recomendações: Para reduzir o risco de doenças crônicas na idade adulta: Realizar pelo menos 30 minutos de atividades físicas em intensidade moderada, além da atividade habitual no trabalho ou em casa, na maior parte dos dias da semana Para ajudar a controlar o peso corporal e evitar um ganho de peso progressivo e prejudicial na idade adulta: Realizar aproximadamente 60 minutos de atividades de intensidade moderada a vigorosa na maioria dos dias da semana e ao mesmo tempo, não exceder os requisitos de ingestão calórica. Para manter a perda de peso na fase adulta: Praticar pelo menos 60 a 90 minutos diários de atividades de intensidade moderada, e ao mesmo tempo, não exceder os requisitos de ingestão calórica. Crianças e adolescentes: Praticar pelo menos 60 minutos de atividades físicas na maior parte dos dias da semana ou, de preferencia, todos os dias.

E você, está esperando o que para viver com saúde?


R. Calimério Guimarães 73 l 3664.6999


Aconteceu o Conexão Empresarial, considerado o maior fórum de discussões econômicas e políticas de Minas, promovido pela VB Comunicação. A quarta edição do evento foi realizada entre os dias 13 e 16 de junho, no Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá. O evento reuniu cerca de 500 dos maiores empresários de Minas Gerais, e é promovido pela VB Comunicação. O Conexão se tornou um dos mais completos programas de relacionamento, com a participação dos maiores empresários e dirigentes atuantes em Minas Gerais. Durante os quatro dias, esse grupo seleto de empresas e executivos participou de debates de cases, palestras e programas sobre temas atuais e relevantes, contribuindo para o avanço econômico e social do estado e país. Os convidados puderam ainda desfrutar de um belíssimo show do renomado artista Fábio Jr.

36

Identidade

Gustavo César de Oliveira e Paulo César de Oliveira. Filho e pai, diretores da Agência de Comunicação VB Comunicação


As lições do Conexão Empresarial aos olhos do empresário da rede de drogarias Araujo, um dos participantes do evento Aproveitando a oportunidade do encontro dos maiores empresários de Minas Gerais, no Conexão Empresarial, a Revista Identidade conversou com Modesto Araujo, proprietário da rede de farmácias Araujo. Em 1906, quando a capital mineira tinha apenas 9 anos, Abelardo de Faria Alvim e José Lage Martins da Costa fundaram a Pharmácia Mineira e, três anos depois, contrataram como balconista o jovem Modesto Carvalho de Araujo, que na época tinha apenas 17 anos. Empreendedor e dedicado, Modesto comprou a farmácia de seus empregadores em 1913, mudando em seguida o nome para “Drogaria Araujo”. Sem imaginar que, mais de 100 anos depois, o nome da família continuaria associado aos valores que ele tanto prezava: pioneirismo, seriedade, compromisso, ética, respeito pela vida, tradição, inovação e atenção aos detalhes em tudo o que faz. Rede de Drogarias Araújo e seu sucesso, qual fórmula? Sendo uma empresa familiar, acho que a primeira fórmula é ter harmonia de pensamentos, ter uma liderança forte e procurar sempre cumprir a nossa missão, que é de encantar e solucionar os problemas do cliente. Desde que você soluciona o problema do seu cliente, você o encanta. Por isso prezamos a inovação, cada dia uma inovação, saindo da mesmice. Fomos pioneiros em o primeiro plantão 24 horas da cidade de BH, o primeiro telemarketing, a primeira drogaria do país com serviço Drive Thru e a primeira Drugstore. Esse ano completa 50 anos de entrega. Fazemos em torno de 150mil entregas por mês. Para a Copa das Confederações, ainda, acabamos de admitir 100 tradutores para recepcionar os turistas.

Modesto Araujo

Diretor e proprietário da Rede de Drogarias Araujo

Qual o maior benefício que o Conexão Empresarial oferece a você como empresário? A Revista Viver Brasil tem feito esses eventos que têm ficado marcados no calendário mineiro. Um evento que recruto como um dos melhores do nosso estado, pois nele a gente vê os amigos, troca experiências, ideias, verifica quais os rumos da economia, a perspectiva dos governadores e palestrantes. Isso tudo faz com q o evento fique sempre mais brilhante e dá realmente um retorno ao empresário. Quais os números da Rede? Ela foi fundada em 1906 no dia 20 de março e completamos 107. Fundada pelo meu avô, sou a terceira geração. E a quarta também já está operando! São 7mil colaboradores, R$ 1bi e 300mi de faturamento. São 120 lojas devendo chegar a 135 até o final do ano. Estamos fazendo um Centro de Distribuição para responder à essa expansão, com investimento de 180 milhões de reais. Somos classificados pela Abrafarma (Associação Brasileira de Rede de Farmácias e Drogarias) como a 1° maior rede do Brasil em termos de faturamento loja. E a primeira do Brasil das redes por rentabilidade. Recebemos ainda o premio do Top of Mind como a marca mais citada pelos mineiros. O segundo lugar ficou a Rede Globo e o terceiro lugar Coca Cola.

Identidade 37


Fotos: Studio S • Produção: Guto Possan Hair & Make Up • Modelos: Netto Barbosa e César Faria

É fácil ser fashion com as melhores marcas R. Almeida Campos, 345 • Centro

34 3662 2950


ELEGANTE, ESPORTIVO OU CASUAL

O presente certo para você e seu pai você encontra na Casa Barsan


Programe sua mente para

ser feliz

Depois de abandonar os planos de se tornar psiquiatra, o médico Neil Hamilton Negrelli Jr., defensor da evolução homeopática e contínua, frequentou por muitos anos o centro cirúrgico, mas sem largar os livros de psicologia – tesouro que mantém trancafiado em seu escritório. Demorou, mas encontrou a fonte da verdadeira motivação profissional: a programação neurolinguística (PNL), vertente que estuda a relação entre a mente e o comportamento. Como master practitioner e trainer em PNL, o presidente do Instituto Nacional de Excelência Humana (INEXH), com sede em São José dos Campos, interior de São Paulo, e braços por todo o país e também nos Estados Unidos, tem ajudado, nos últimos 25 anos, milhares de pessoas a emplacar comportamentos mais construtivos nos campos pessoal e profissional. A mágica não é outra senão libertá-las, na medida do possível, de bloqueios inconscientes. Segundo Negrelli Jr., travas do tipo “Isso é impossível”, “Não vou conseguir” ou “Não sou merecedor” se desmancham e viram pó com a ajuda das técnicas de reprogramação mental, cada vez mais procuradas como ferramenta de autoconhecimento. Confira entrevista:

Fonte: Exame

Além de se perceber, é importante ter clareza do que se quer alcançar? Se você perguntar nas ruas se as pessoas se consideram felizes, a maioria dirá sim. Agora, se você perguntar para essas mesmas pessoas se elas realizaram seus sonhos, a maioria responderá não. Isso significa que elas não são verdadeiramente felizes. Apenas se conformaram. Por isso, minha regra de ouro é: realize um sonho e se faça feliz. Não me refiro ao maior sonho do mundo, o que gera enorme ansiedade, senso de obrigação e frustração na certa. Essa formulação grandiosa é uma armadilha, como também deixar a vida correr. Recomendo a conquista de pequenos objetivos plenamente viáveis. 40

Identidade

Neil Hamilton Negrelli Jr. Médico formado pela USP. Especializado em Cirurgia Crânio-Cérvico-Facial, também pela USP. Membro da Sociedade Pan-Americana de Trauma. Empresário há 25 anos com foco em Formação de Equipes e Liderança. Master Practitioner e Trainer em PNL. Presidente do INEXH. Presidente da Sociedade Brasileira de Neurociência. Recebeu o título de Gran Comendador pelo trabalho de excelência que realiza em prol do Desenvolvimento Humano.

Para isso, não bastaria ler um livro sobre PNL? Não basta falar sobre as técnicas, é preciso vivenciá-las para experimentar a transformação. O medo não só protege como também nos atrapalha, pois atravanca a evolução. Se eu explicar isso a alguém, essa pessoa entenderá racionalmente, mas, quando chegar o momento de expandir sua empresa, por exemplo, ficará paralisada. O que está lhe faltando é conhecimento e treinamento para identificar onde o medo a está bloqueando. Por meio de insights, deixamos de ser vítimas das emoções, pois aprendemos a compreendê-las e usá-las a nosso favor. Que tipos de crenças barram o desabrochar de nossos potenciais? A pessoa acreditar que não consegue fazer algo ou que não é merecedora de determinada coisa. Outras emperram no “se”: “Se eu tivesse estudado na infância”, “Se meus pais tivessem me compreendido”, “Se eu tivesse uma chance”.Há ainda quem atrase seu progresso por não saber estabelecer objetivos de forma adequada ou por não saber lidar com o estresse. Essas crenças estão tão enraizadas a ponto de o sujeito nem perceber que está se limitando, que quem manda em suas decisões é o inconsciente. Mas, quando consegue enxergar e superar isso, experimenta uma sensação de autoestima e de orgulho próprio indescritíveis. Em Araxá e região, Alan Mustafa é o responsável pela realização do treinamento. Dê o primeiro passo rumo a sua evolução pessoal.


Desperte o seu potencial interior infinito! Treinamento em Desenvolvimento e Liderança com PNL Um treinamento envolvente, dinâmico e vivencial, que permite o desenvolvimento pessoal e profissional, dominando comportamentos e emoções, proporcionando um melhor aproveitamento da Inteligência Emocional.


Completando este ano 50 anos de atividades, o Hospital Dom Bosco é o participante da coluna Empresas e Empresários desta edição. Sempre em busca de melhorias nos serviços prestados, a história do hospital corre paralela à história da nossa cidade, tendo um papel fundamental em seu desenvolvimento.

O início... O Hospital Dom Bosco foi inaugurado em junho de 1963 pelo médico Adhemar Rodrigues Valle Junior e sua esposa Therezinha Marth. À época, na antiga residência da família, a qual ao longo dos anos foi sendo modificada de acordo com as necessidades dos novos procedimentos. Adhemar estudou medicina em Sorocaba e desde o tempo de estudante já tinha o objetivo de abrir um hospital em nossa cidade. A casa onde começou a atuar era de sua vó Luiza e devagar Adhemar montou os consultórios. Depois de aproximadamente 20 anos conseguiu comprar o primeiro raio x. Criou o hospital através da venda de títulos e quem os comprava tinha desconto na consulta. Clínico geral, dr. Adhemar atendia a todos, já que naquela época não havia especializações. Sua esposa cuidava da área administrativa do Hospital e anos depois o seu filho Adhemar Rodrigues Valle Neto, já formado em medicina, veio de SP para ajudar o pai a atender os pacientes. Logo seu pai faleceu e ele assumiu os negócios da família.

igues Valle

Adhemar Rodr

Therezinha 42

Identidade

Mar th


São 50 anos atendendo pacientes de Araxá e região, com o objetivo de proporcionar bem estar e segurança a todos que procuram pelos serviços do Hospital. Conta com uma equipe de plantonistas 24 horas no pronto socorro, quatro leitos de UTI, 29 quartos para internação e 130 funcionários, sendo o corpo clínico formado por 40 médicos. É ainda o único hospital da cidade que implantou o plantão de pediatria no pronto socorro de segunda a sexta-feira das 19hs às 7h da manhã, e sábados, domingos e feriados 24h. Há quase 3 anos o IUCI - Instituto de Medicina Cardiovascular, de Uberaba, iniciou sua parceria com o Hospital Dom Bosco. Desde então, já totalizam quase 900 procedimentos dentre os quais: cinecoronariografias, angioplastias com implante de stentes, arteriografias cerebrais e de membros, estudo eletrofisiológicos e implantes de marca passos na população de Araxá e região. Esta parceria IUCI- Hospital Dom Bosco propiciou a região um serviço de alta qualidade e tecnologia avançada no tratamento de doenças cardiovasculares, só comparáveis aos grandes centros nacionais e internacionais. A infraestrutura é muito bem montada na UTI para dar suporte a este tipo de atendimento. O Hospital busca agora convênio com o SUS através desta parceria. O laboratório de análises clínicas se encontra em amplas e modernas instalações para maior conforto dos clientes. Exames de raio-x digital, urografia, ecocardiograma, eletrocardiograma, ultrassonografia, mamografia, ecodoppler, ressonância magnética são realizados diariamente.

O centro cirúrgico conta com 5 salas para realização de procedimentos de pequeno e grande porte, maternidade, sala de parto e ainda UTI com equipe personalizada de médicos plantonistas, enfermeiros, fisioterapeutas, serviço de nutrição e dietética adequado a cada paciente. O Hospital conta ainda com o serviço de ressonância magnética, que atende pacientes de Araxá e região. O objetivo do Hospital Dom Bosco é sempre estar a frente de tecnologia e recursos humanos que possam atender a todos com segurança e respeito. Por isso, sua história é de sucesso nesses 50 anos. Para comemorar o marco de 50 anos, os funcionários e médicos têm participado de algumas ações internas. Este período também é marcado por grandes investimentos. Há sete meses a administração do Hospital comprou a antiga Pensão Tormin e a ideia é por em prática o projeto de ampliação das instalações, que consiste em investir na estrutura, melhorando os quartos e salas de visitas. A administração afirma que apresentará um hospital repaginado, com outra cara e outra filosofia.


uniaraxa

UNIARAXÁ

40 anos formando pessoas e revelando talentos. A Fundação Cultural de Araxá, criada por pessoas altruístas e compromissadas com o futuro de nossa cidade, definiram a proposta de implantar a primeira unidade de Ensino Superior de Araxá – a FAFI de Araxá, em 1973, com os cursos de Letras, Pedagogia e Estudos Sociais. A partir da década de 80, novos cursos são oferecidos: Ciências, Matemática, História, Ciências Contábeis e Direito. Em 1999, as faculdades isoladas passaram a compor as Faculdades Integradas do Alto Paranaíba e, no ano 2000, foi criado o curso de Ciências Biológicas, alocado em prédio próprio, com laboratórios estruturados para atender a outros cursos na área de saúde. Em 2002, buscou-se a transformação das faculdades em Centro Universitário. Ao longo destes “40 ANOS”, foram muitos os desafios e grandes conquistas, como os cursos de Agronomia; Administração; Educação Física; Enfermagem; Engenharia Ambiental; Engenharia de Produção; Engenharia Civil; Fisioterapia, Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos; Pedagogia e Sistema de Informação. Com mensalidades adequadas à realidade regional e aos serviços oferecidos, a Instituição é considerada referência quando se trata de Corpo Docente, estrutura física e ensino de qualidade. Com uma gestão administrativa moderna e arrojada, comprometida com a ética e transparência, oferece uma infraestrutura pedagógica de ponta. São oferecidas Bolsas de Estudo pela Instituição, e também Estágios que valorizam um grande número de alunos, financiando seus estudos e preparando-os para a atuação profissional no próprio campus. O Reitor, Prof. M.e Válter Gomes, assumiu a gestão do Uniaraxá, (2009 – 2012) num momento de muitos desafios para a instituição. Com grande habilidade e competência conduziu a transferência da IES do Conselho Estadual de Educação para o Sistema Federal de Ensino, o MEC (Ministério da Educação). O Uniaraxá foi o primeiro centro universitário do Estado a receber a Comissão do MEC e ser recredenciado pelo mesmo.

Sempre atento às demandas e qualidade do ensino, os reconhecimentos e renovações de reconhecimentos de cursos, obtiveram sempre pleno êxito, que o Reitor compartilha com o Corpo Docente, reconhecido como um dos melhores de nosso Estado. Em sua gestão instalou as engenharias de Produção, Ambiental e Civil. Com a mesma habilidade, porém revestida de muita serenidade participou do processo em que o Uniaraxá deixou de ser uma instituição pública para ser privada. Uma das maiores conquistas da história do Centro Universitário do Planalto de Araxá. Eleito por unanimidade para gerir o Uniaraxá, em sua segunda gestão de 2013 a 2016, o Uniaraxá vive um de seus melhores momentos. Tanto para o Reitor do Uniaraxá Prof. M.e Válter Gomes quanto para o Presidente da Fundação Cultural de Araxá, o empresário Antônio Márcio Farid, os desafios do presente e do futuro serão vencidos com ações empreendedoras e com o estabelecimento de parcerias. Isto é o UNIARAXÁ, que trabalha dia-a-dia para continuar sendo um lugar onde o crescimento profissional e pessoal se faz pela busca do conhecimento. É em clima de festa que o UNIARAXÁ, comemora seus “40 Anos”, sob a batuta do Magnifico Reitor Válter Gomes que generosamente não deixa passar ao alcance de sua dedicação nenhuma oportunidade que venha somar com a Instituição.


Tecnologias e profissionais a serviço da saúde. O Laboratório Dom Bosco tem mais de 40 anos de tradição e conta agora com um novo e amplo espaço, para melhor realizar exames de análises clínicas, citologia e biópsias.

Alguns exames realizados no Laboratório Dom Bosco • Exames bioquímicos

A recepção ficou mais ampla e confortável. Para agilizar o atendimento, o laboratório adquiriu um moderno sistema de senha eletrônica.

• Hematológicos

O espaço é todo climatizado, possuindo amplas salas de coleta de exames. Oferece estacionamento privativo para melhor comodidade dos clientes.

• Análise de Liquor

Disponibiliza ainda o serviço de coleta domiciliar e empresarial, onde um especialista vai até a residência do paciente coletar as amostras necessárias.

• Microbiológicos • Parasitológicos • Líquido Sinovial • Líquido Ascítico • Líquido Pleural • Teste de paternidade (DNA) • Exames toxicológicos

O único laboratório de Araxá que realiza exames de gasometria arterial e venosa, e ácido lático.

Agora em um novo e amplo espaço Plantão 24h (34) 3662 0999 Rua Capitão José Porfírio 136 • Sala 01 Araxá MG • ldombosco@yahoo.com.br Atendimento: seg. a qui. 6h15 às 18h Sex. 6h15 às 17h • Sáb. 7h às 11h

Fotos: Studio S

O Laboratório Dom Bosco conta com o que há de mais moderno e coloca ao seu alcance para garantir resultados precisos e confiáveis.


O que rola no mundo dos

Reunimos cinco dicas de jogos, os mais famosos entre os que gostam desse passa tempo: The Last of Us: considerado o melhor jogo desta geração, The Last of Us é um jogo na terceira pessoa de aventura/ação, com elementos de sobrevivência e de horror, e exclusivo para o PlayStation 3. O jogador controla Joel (voz de Troy Baker), a percorrer os Estados Unidos num ambiente pósapocalíptico em 2033, que tem como missão escoltar a jovem Ellie (voz e movimentos de Ashley Johnson) até um grupo de resistentes amigáveis, os Fireflies. Borderlands 2: Borderlands 2 é a sequência do aclamado título da Gearbox lançado em 2009. Desta vez, os jogadores podem desbravar o mundo de Pandora com muito mais respostas, pois os acontecimentos das missões e do próprio enredo estão diretamente ligados àquele universo, criando um contexto muito maior e mais coeso. Além disso, o novo capítulo melhora vários aspectos de seu antecessor, como a inteligência artificial dos inimigos e a física dos veículos. A árvore de evolução de habilidades também foi reformulada, deixando o progresso mais claro.

BioShock Infinite: é um jogo de tiro em primeira pessoa desenvolvido pela Irrational Games, é o terceiro jogo da série BioShock. Anteriormente conhecido como “Projeto Icarus”, foi lançado para Microsoft Windows, PlayStation 3 e Xbox 360 no dia 26 de março de 2013. O BioShock Infinite não é uma sequência direta, ou uma continuação dos jogos anteriores, ocorrendo em um período anterior e em um ambiente diferente, embora apresenta conceitos e temas de jogo semelhantes.

46

Identidade

Tomb Raider: é uma série de jogos, histórias em quadrinhos e filmes tendo como protagonista a personagem Lara Croft. Desde o lançamento do primeiro Tomb Raider, em 1996, as séries tiveram um grande lucro e Lara transformou-se num dos principais ícones da indústria de jogos/vídeo games. O Guiness Book reconheceu Lara Croft como “a heroína de jogo/vídeo game mais bem sucedida” em 2006.

Far Cry 3: Far Cry 3 é um jogo em mundo aberto de tiro na primeira pessoa, com elementos de role-playing game (RPG), incluindo pontos de experiência, árvores de habilidade e um sistema de crafting. O jogador tem a capacidade de se esconder atrás de objetos para fugir das linhas de visão e também para olhar em redor e disparar sem ver e também de realizar ataques furtivos de cima, abaixo ou perto do inimigo.


Top 10 aplicativos para android Selecionamos 10 aplicativos para você se divertir com seu android: TripAdvisor: Através do aplicativo TripAdvisor, o usuário pode buscar hotéis, restaurantes e atrações no local escolhido ou próximo de onde estiver no momento. Dropbox: Este aplicativo facilita suas tarefas, pois permite que você salve seus arquivos e documentos diretamente nas nuvens. Ele possui integração ao windows e mac.

Real Guitar Free: Para os fãs de música, um app que transforma seu Andorid em um violão acústico. A ideia é incentivar quem está aprendendo acordes e notas, além de servir como um passatempo divertido. Supreme Heroes: Se você é fã de RPG, este é um título que tem tudo para chamar a sua atenção. A ideia do jogo é transformar qualquer aventureiro em um super-herói promissor, lutando contra o crime de uma grande cidade. PowerLine: Com este app, é possível personalizar todo o conteúdo, exibindo dados como duração da bateria, desempenho do processador, sinal de rede, armazenamento de dados, chamadas perdidas e até mesmo mensagens de texto.

iTranslate: Ótimo tradutor para ajudar em certos momentos do dia, naquela hora que você entende o contexto, mas precisa da tradução da palavra.

TuneWiki - Lyrics with Music: Aplicativo muito completo para os amantes de música. Ele reconhece automaticamente o que você está ouvindo e exibe a letra da música para você acompanhar. Além disso, é possível criar listas de reprodução e ouvir rádio. O app ainda vai além, oferecendo uma ferramenta desenvolvida especialmente para as redes sociais.

Duolingo: O aplicativo em português conta com instruções para aprender inglês, mas, se você já domina este idioma, pode aprender também francês e italiano. O serviço traz lições, traduções e diferentes módulos, sempre com apelo visual. Uma grande ajuda para quem quer aprender novas palavras e expressões.

FotoRus: Com este aplicativo, você pode utilizar as fotografias armazenadas na galeria de imagens do seu aparelho para criar GIFs, montagens, colagens e muito mais. Se preferir, também é possível fazer a captura de novos quadros, de forma automática ou manual.

QR Droid: O programa permite “ler” os códigos disponibilizados em anúncios impressos que lhe redirecionam para downloads, jogos, páginas das companhias, entre outros.

48

Identidade


Qual o melhor momento para se operar de catarata? Quem responde é o Dr Germano Rios, médico staff do Departamento de Córnea e Catarata da UFTM – Universidade Federal do Triângulo Mineiro e especialista em Doenças Oculares Externas pelo Wills Eye Hospital - USA Cristalino é a lente natural, no interior do olho, que ajuda na focalização e visualização dos objetos. No portador de catarata, esta lente deixa de ser cristalina e desenvolve diversos graus de opacidade, dificultando a entrada da luz nos olhos. Antigamente, quando a cirurgia ainda estava em fase inicial, com riscos altos e resultados menos previsíveis, aguardava-se bastante para sua indicação, até o ponto em que a catarata estivesse muito avançada. A cirurgia então era realizada por meio de um corte, para se retirar a catarata inteira de dentro do olho. Como o corte era grande, eram necessários muitos pontos e o resultadovisual era limitado. Com os avanços das tecnicas cirur-

moderna, a catarata não pode estar muito dura e sua indicação cirúrgica tem sido feita mais precocemente. Como esta cirurgia é realizada em poucos minutos popularizou-se a ideia de se tratar de um procedimento “simples” e “sem risco”. Um equívoco, pois a cirurgia continua sendo um processo muito delicado, exigindo muita precisão e capacitação dos cirurgiões. Portanto, a indicação da cirurgia hoje é motivo de discussão. Em alguns casos, não restam dúvidas quanto à indicação, por exemplo, quando a catarata está atrapalhando a vida do paciente ou está gerando risco de desenvolvimento de glaucoma. Outras vezes, no entanto, uma pessoa com catarata inicial pode se beneficiar do procedimento devido a melhora do contraste e das cores dos objetos, além da possibilidade de diminuir o grau dos óculos com o procedimento.

gicas, dos aparelhos empregados na cirurgia e das lentes intraoculares, a cirurgia ficou bem mais previsível e com resultados visuais melhores. Hoje, a catarata é “destruída” dentro do olho com um aparelho de ultrassom e sem pontos. Todavia, para usarmos esta técnica mais

Na decisão de quando realizar a cirurgia, devemos sempre colocar na balança os benefícios e riscos envolvidos. Podemos dizer que, hoje, essa decisão deve ser realizada por um paciente muito bem instruído sobre seu problema e por uma equipe médica bem treinada e comprometida com a ética. Por isso, recomendamos discutir bastante com o seu médico de confiança, entender bem o processo, para, assim, tomar a melhor decisão no seu caso.

Sua visão merece atenção especial Dr Germano Rios e Dra Karina Teixeira são especializados no diagnóstico e tratamento de doenças oftalmológicas com ética e absoluta eficiência profissional.

Fotos: Oficina da Imagem

• Cirurgias de catarata • Retina • Plástica Ocular • Glaucoma • Adaptação de Lentes de Contato • Transplante de Córnea • Ceratocone

Atendimento personalizado para adultos e crianças além de exames complementares com equipamentos modernos de alta tecnologia.

3664 8488 l 3664 8269 Av. Aracely de Paula, 1815 • Araxá (MG)

(34)


Lenine apresenta

turnê

Artista de renome nacional e internacional, Lenine comemora 30 anos de carreira com uma extensa bagagem. Com dez discos lançados, dois projetos especiais e inúmeras participações em álbuns de outros artistas, Lenine já teve suas canções gravadas por nomes como Elba Ramalho, Maria Bethânia, Milton Nascimento, Gilberto Gil, Ney Matogrosso, Maria Rita, O Rappa, Zélia Duncan, entre tantos outros. Produziu CDs de Maria Rita, Chico César, Pedro Luís e a Parede além de trilhas sonoras para novelas, seriados, filmes, espetáculos de dança e teatro. Em seus 30 anos de carreira, ganhou 5 Grammy Latino, 9 prêmios da Música Brasileira e já fez shows em dezenas de países. Se apresentou em Araxá no dia 31 de maio, através do SESC. O show, Chão, é repleto de poesia e se destaca pela maneira como o artista o apresenta para o público. A Revista Identidade conversou com este grande artista, veja seu depoimento:

30 anos de carreira

Foi um amigo meu que me chamou atenção para isso no ano passado. Olhei para trás e gostei do que vi, até pela passionalidade em tudo que faço. É muito carregado de afeto e carinho todas as relações e projetos.”

O show, Chão

O Chão, tanto o projeto como o show, tem umas peculiaridades como o fato de não ter bateria e nem percussão. Ele é totalmente eletrônico porque é feito em cima dos sons do meu cotidiano. As cigarras, os pássaros em volta do meu orquidário, o coração do meu filho, a chaleira me avisando a hora do café, a máquina de lavar centrifugando. E eu construí todo o disco em função disso. E eu sabia que na hora que eu fosse migrar para o show, o espetáculo ia ganhar muito se usasse o surround como sistema de som. Para poder brincar com a espacialidade do som e criar uma tridimensionalidade para quem tivesse assistindo, e isso é o que acontece com o Chão, uma experiência sensorial para quem assiste.”

Sobre música

Minha música é minha igreja e meu templo. Meu processo não foi acadêmico, eu aprendi foi fazendo e gosto muito do que faço. Quero fazer sempre da melhor maneira e por isso faço questão de conhecer o espaço antes do show, fazer a passagem de som e deixar tudo pronto. Gostaria de agradecer Araxá, que celebrou comigo meus 30 anos de estrada. A música foi não só a garantia da minha sanidade, mas foi a janela em que eu pude achar que estava dando minha contribuição histórica. Eu sempre fiz música compreendendo esse elemento de jornalismo que a música carrega. Nesses trinta anos eu fiz fotos do que vivi. Tudo que me emocionou, tudo que me tocou está presente na música que eu faço.”


A cura através do amor José Tadeu Silva, homem simples de família humilde, nasceu em 1955 aqui em nossa cidade. Com oito anos Tadeu já ajudava sua mãe, era o secretário de dona Luiza. O trabalho era pura caridade, os dois visitavam os doentes acamados nas periferias, banhando-os e fazendo curativos. Os vizinhos ficavam assustados ao verem aquela criança tão pequena se dispondo a fazer um trabalho assim. Tadeu cresceu e começou a trabalhar para ajudar nas despesas de casa, mas mesmo assim continuou ajudando sua mãe nos trabalhos caritativos, pois já não sabia mais viver sem esse exercício. Assim que terminou o serviço militar, sua mãe aos 46 anos adoeceu de câncer e logo em seguida seu pai, Sr. José Jovino, sofreu um derrame isquêmico. Durante dois anos Tadeu dedicou toda sua atenção e cuidados a seus pais. Luiza desencarnou cedo, mas deixou seu legado para o filho: o dom de cuidar das pessoas. Foi em 22 de abril de 1980 que Tadeu deu inicio à sua obra, cedendo o quarto para dois paralíticos. Poucos dias depois levou mais dois, e depois mais três. Sendo assim, em seu quarto, nascia a primeira versão da Casa do Caminho, onde ele mesmo preparava pomadas caseiras, xaropes e afins. Uma das primeiras pessoas que levou para casa ficava em casa acorrentada, a família saía pra trabalhar e não tinha onde deixar ela, aí passavam uma correntinha em seu pé. Segundo Tadeu, isso só o motivou a continuar seu trabalho.

52

Identidade


Esse quarto era no terreno que ele dividiu com os dois irmãos, pegou sua parte e deu início a primeira enfermaria, em 1981. Durante um ano os doentes dividiram o espaço com os dois irmãos de Tadeu, que dormiam juntos no quarto para liberar espaço. Tadeu passou a dedicar-se aos necessitados em tempo integral, ao mesmo tempo que utilizava suas economias para cobrir as despesas que eram cada vez maiores. Foram três anos até que ele teve que recorrer à comunidade que o auxiliava com doações. Tadeu começou seu trabalho com o tipo de paciente mais trabalhoso, que é o acamado. Antes da estrutura, chegou a ter 40 leitos e contava com a ajuda de mais ou menos 15 voluntários constantes mais alguns esporádicos.

A espiritualidade Tadeu, além do belíssimo trabalho realizado a frente do Hospital, é médium e muito procurado, pelo seu dom, por pessoas do Brasil inteiro. Desde criança Tadeu era visto brincando e conversando sozinho, entrou na escola lendo e escrevendo e fazia as vezes de ajudante das professoras. Era a sua mediunidade se manifestando e com 10 anos sua mãe teve de enfrentar o medo e o preconceito e procurar uma casa espírita para que seu filho pudesse desenvolver o seu dom. A mediunidade de Tadeu se estende a vidência, sensibilidade e audição.

Minha mãe foi minha professora, ela que me deu o caminho para eu seguir a minha vocação. Sempre tive um sonho de um hospital, só que não desse tamanho. Mas acho que quando o trabalho tá dando certo ele cresce, e aqui como dá muito certo ele cresceu muito. Por três anos eu custeei as despesas da enfermaria com os meus recursos. Os dez primeiros anos foram de muito sacrifício. Foi crescendo o número de leitos na enfermaria, mas eu não tinha uma estrutura bem montada ainda, de lavanderia e cozinha, por exemplo. Lavei roupa na mão. Para ter ideia, eu chegava a lavar 100 cobertores por dia, eu mesmo lavava na mão” diz.

A casa espírita começou a funcionar em 81, junto com a enfermaria, numa casinha, e hoje já está em sua quarta versão. Com capacidade para 980 pessoas, o objetivo é construir uma estrutura que acolha 1500 pessoas, afinal, a procura por Tadeu só aumenta. São visitantes de todo o Brasil, como Santa Catarina, Bahia, Mato Grosso, Brasília e outros. A maior demanda vem do estado de São Paulo. Em época de feriado prolongado, Araxá recebe até 18 ônibus cheios, pessoas que vêm para conhecê-lo e pedir uma orientação espiritual. Identidade 53


Nasce o hospital Casa do Caminho

Em 1993 começa a se formar a estrutura que originaria o hospital em si, através da junção de alguns empresários. Em 1994 a empresa CBMM, por projeto montado e apresentado, viabilizou o Hospital Casa do Caminho, focado nas internações de longa permanência, os acamados. Nesse intervalo, os doentes mentais começaram a se internar ali, e assim surge a necessidade do hospital psiquiátrico, que foi erguido primeiramente com a exclusiva ajuda de doações da comunidade. Em 2002 a CBMM investe na ampliação da psiquiatria, que conta hoje com 60 leitos. Há cinco anos a Casa do Caminho, através da percepção de Tadeu quanto a alta demanda de consultas e procedimentos, viabiliza através de verba do deputado João Bittar, o Hospital Geral. Ele dispõe de clínica médica e cirúrgica e UTI totalmente equipada.

Atualmente, então, a Casa do Caminho conta com três segmentos. Cada um tem equipe multidisciplinar: Hospital geral, hospital psiquiátrico e longa permanência. 90% dos atendimentos realizados são através do SUS, nos três segmentos trabalhados. O Hospital conta ainda com plantão 24h de cirurgia geral, ortopedia, anestesia e outras especialidades, farmácia e laboratório também 24h. São 60 leitos de internação no hospital geral que não param, a enfermaria tem televisão, banheiro, dois leitos e uma cadeira que vira cama para o acompanhante. “Quem conhece a nossa enfermaria do SUS acha que é um apartamento. Conheci muito hospitais fora e vi do luxo ao lixo. Me assustou a diferença do particular para o SUS e eu quis fazer diferente aqui na nossa instituição”, ressalta Tadeu.


Planos

Acima de toda a estrutura que Tadeu e sua equipe conseguiu levantar ao longo de todos esses anos, a primeira regra da casa é simples e todos os 247 colaboradores sabem de cor: o AMOR!

Projeto novinho em folha já está em andamento: o apoio da longa permanência com oficina de próteses e piscina aquecida. A intenção é que a longa permanência vire um Centro de Reabilitação. Já tem a verba do deputado João Bittar, que está até disponível no Estado. As obras devem ser iniciadas logo. “Visitamos o SARA, alguns centros no RJ, e em GO, que foi onde nos inspiramos, com uma estrutura bem funcional e moderna”, diz Tadeu.

Quanto às despesas, Tadeu deixou claro que, até então, desde setembro de 2012 a Prefeitura não contribuiu mais financeiramente com a Casa. Ele diz ainda que investiu no hospital geral por conta da demanda da cidade, porém só o repasse do SUS é ineficiente para cobrir todas as despesas. “Pra você ter ideia, o repasse do SUS não paga a folha de pagamento dos colaboradores” ressalta. Os restaurantes acabaram pendendo para o lado da cozinha industrial, e hoje a administração trabalha com o segmento de refeitórios internos nas empresas. Toda a renda é revertida para a Casa do Caminho.

Em termos de equipamentos, o Hospital ainda não conta com tomografia e ressonância, por exemplo, quadro esse que Tadeu pretende mudar. A UTI conta com hemodiálise e atualmente com sete leitos, número este que deve passar para 10 com esta obra. A área do Hospital tem 17mil m2 construídos e 21mil m2 de área total.

Temos médicos, exames, hoje a casa tem tudo na parte de medicina, mas tenho certeza que o que mais cura aqui é o amor. É o primeiro medicamento que implantamos aqui, é o que a minha mãe fazia. O amor tem um poder muito grande de cura. Você consegue fazer a pessoa se equilibrar emocionalmente, mentalmente, e assim a cura é muito mais rápida. A regra aqui é clara, trate todos com muito amor”.

Foto: Oficina da Imagem

Tadeu é o fundador e vice presidente da Instituição. Ele fez questão de mencionar os nomes Ernandir Carlos Pereira, Ernane Antonio Pereira, Erasmo Luiz Pereira e Wanderlan Xavier, que são seus parceiros e estão com ele desde o começo.

Identidade 55


na moda masculina O famoso certo ou errado é algo que sempre encontramos em dicas de moda, mas a verdade é que o certo e o errado dependem de vários fatores que não cabem em textos curtos e rápidos. Ana Marques

Estatura, cor da pele, biotipo e estilo... todas essas questões devem sempre ser consideradas antes de afirmar que um look está certo ou errado. E o que vale é saber sustentar o visual, sejam calças coloridas, sapatos diferentes, ou blazers estampados, acima de tudo está a personalidade! Mas para os homens que não querem escorregar no look, dou algumas dicas básicas para ninguém passar da conta!

Blazer

Peça tradicional do guarda roupa masculino, tem seu nome derivado do termo “to blaze”, que significa sobressair, fulgurar. E desde o final do século 19 era confeccionado em tecidos xadrezes e listrados e muito usado pelos homens da época. Hoje a peça é indispensável e promove os looks mais modernos. Mas é bom tomar cuidado com a ousadia, algumas composições podem ser “demais” e transformar o visual num fiasco! Aposte em tons neutros e modelagens bem estruturadas! Com jeans e sapato ficam sofisticados sem perder o ar moderno! Cuidado imenso com misturas de estampas e modelagens que desfavoreçam a silhueta. O importante é sobressair sem escorregar em detalhes cruciais!

58

Identidade

Cardigan e Pulover O nosso “inverno” chegou, ligeiramente frio, e com ele os agasalhos saem do closet e merecem ser bem aproveitados! Peças de meia estação são sempre bem vindas e os leves lanosos cardigans e poulovers podem esquentar e modernizar um look. A diferença? Cardigans são agasalhos de tricot com mangas compridas e abotoados na frente, enquanto os pulovers, também de tricot, com decote “V”, podem ter ou não mangas compridas e não contam com o abotoamento frontal. O cardigan é uma peça pra ser usada solta, despojada e de maneira descontraída. Aquece os dias ligeiramente frios e pede comprimentos abaixo do cós da calça. Aposte em tons neutros e em combinações sobre estampas! Cuidado com os tricots abotoados! Cardigans fechados ressaltam barriguinhas e qualquer deslize pode deixar os botões “estourados” e o look com cara de roupa que não é sua! Pulover logo se explica. É peça de se colocar sobre tudo. Ficam ótimos em sobreposições com camisas e para quem precisar se aquecer um pouco mais, em dias mais frios se permita uma outra sobreposição com agasalho mais pesado! Vale um blazer! Essa peça é tradicional de inverno e não funciona muito bem no verão. Não use um pulover sozinho, ele não é uma regata!


Calça colorida

Essa assustou muitos homens no começo da tendência. Mas já está aparecendo em produções super interessantes e em algumas gafes até bem divertidas. A cor principal varia de acordo com cada estação e com uma pitada de ousadia a calça colorida soube cativar dos mais modernos aos mais tradicionais.

Dockside Esse modelo super tendência era uma opção diferenciada de calçado náutico na década de 80. Ficou sumido durante um tempo e voltou com força total para os pés masculinos e até femininos. Bem versátil, é perfeito para produções clássicas e até para apostas mais descontraídas.

Versatilidade máxima! Esse modelo de calçado funciona com calças compridas e bermudas. As cores também são bem vindas e uma boa dica para os mais ousados é deixar os tornozelos de fora dobrando a barra da calça. O visual assume um ar descontraído e náutico! Cuidado! Apesar da versatilidade, o modelo pede pés sem meias!

Mesmo em versões mais intensas e vibrantes como o amarelo ouro, a calça colorida pode ser bem produzida. Confie em peças de cores básicas e neutras para compor e evite outro elemento que colora demais o look. Tons neutros, padronagens clássicas e pouca estamparia são sempre bem vindos quando se trata de composições com calça colorida. Aposte em misturas com brancos, cinzas, beges e marrons. Cuidado! Não é porque você resolveu apostar numa tendência de cores que precisa se colorir da cabeça aos pés. Blocos de cor para looks masculinos só funcionam bem em passarelas. Na rua isso pode se transformar numa gafe das bem divertidas!

Ana Marques, belorizontina, filha de araxaense. Gerente de Estilo em BH, trabalha com pesquisas de moda na Europa e China. Fashion blogger independente e consultora de estilo e imagem pessoal. @marquesana www.gotesdetots.blogspot.com.br anatriskel@gmail.com

Identidade 59


Papo rápido com

Wilson Sideral é mineirinho de Alfenas, cantor, compositor, guitarrista e produtor musical brasileiro. Com quatro álbuns de estúdio lançados, indicações aos prêmios Grammy Latino e Prêmio Multishow de Música Brasileira e quatro canções em trilhas de novela, Sideral é um dos destaques do cenário pop rock brasileiro. Irmão de Rogério Flausino (Jota Quest), com quem tem canções em parceria de grande sucesso, e Flávio Landau, também músico, ele vem de uma família apaixonada pela música. Fez um show super animado em Araxá e a Revista Identidade conversou com ele, confira. O que tem preparado Sideral? Apesar de estar na estrada direto fazendo shows, estamos nos preparando para lançar o quinto disco de estúdio.

Estamos preparando umas coisas novas que a gente nunca fez, são 15 músicas e cada uma vai ter um vídeo. Algumas com cara de vídeo clipe mesmo, e outras com cara de web clipe, feitas com celular, eu mesmo editando. Vamos disponibilizar no youtube e site, vai ser uma maneira de ajudar a contar as histórias das músicas. Cada música e cada poesia tem uma imagem e quando consegue juntar uma boa imagem que explique melhor aquela música a gente consegue atingir bem o objetivo. E tem ainda a internet, estou sempre presente na web através dos perfis sociais, youtube e afins. O lançamento do cd será no segundo semestre. O que rolou no show? No show foi um pouco de tudo, um apanhado. Com algumas novidades, é o primeiro show com o acréscimo do naipe de metais. Vários momentos da carreira. Musicas até aqui, meu trabalho como compositor com canções que foram gravadas por Jota Quest, Tomate, Fiuk enfim... E ainda faço umas homenagens aos caras que são minhas referencias musicais como Tim Maia, Cazuza e Paralamas por exemplo. No total são 6 integrantes da banda. Fiquei muito feliz de voltar em Araxá, uma cidade linda, querida e acolhedora.


Na telona do Cine Teatro Brasil No panteão dos super heróis, Superman é o mais reconhecido e reverenciado personagem de todos os tempos. Clark Kent/Kal-El (Henry Cavill) é um jovem jornalista que se sente diferente por ter poderes além da imaginação de qualquer ser humano. Há anos enviado de Krypton, um avançado planeta alienígena, à Terra, Clark sofre com a derradeira questão: “Por que estou aqui?”

Acesse nosso blog www.cineteatrobrasil. blogspot.com.br

3664 1414


Araxá transborda Rock’n Roll e um exemplo disso é o sucesso que a banda Vinith vem alcançando. Aliando um grande repertório a melodias executadas com profissionalismo, a banda, que está na estrada desde de abril de 2012, conseguiu realizar o sonho de gravar e lançar um DVD. Um projeto acústico formado pelos músicos Alessandre Paiva (violão e voz), Jeovaine Tiburcio (Violão, voz e gaita) e Wilker Santiago (Violão, voz e Cajon). A banda tem como proposta apresentar ao público versões acústicas bem trabalhadas dos clássicos do rock nacional e internacional. Já contando com um número considerável de seguidores ao lançar seu primeiro trabalho em DVD, a Vinith traz uma proposta diferenciada: a releitura de clássicos do rock, mantendo a essência principal de suas origens, mas com intervenções bem aplicadas com arranjos especiais de gaita, Cajon e harmonia vocal.

Com o apoio do Teatro Municipal de Araxá, CBMM, Mania do chopp, Parati, Suldeste Seguros, Blitz calçados, Hotel da torre e Rodonaves Transporte, o lançamento do DVD aconteceu no dia 30/06 no Teatro Municipal de Araxá, com entrada franca. Todos que compareceram ganharam um DVD de presente. O show de comemoração do lançamento do primeiro trabalho de divulgação da banda também contou com várias participações de músicos do cenário da cidade como Diego França (tocou violão) professor na escola de musica nota certa, Juliana (Vocalista da banda Vettus), Dinei (studio Bass) e Jorge (radialista da rádio Volt FM).


Brinco R$ 6,00 AnĂŠis a partir de R$ 3,00 Colar R$ 25,00 cada Pulseiras R$ 10,00 cada


Brinco R$ 6,00 Anéis R$ 3,00 cada Colar R$ 36,00 cada Pulseiras a partir R$ 20,00 Bracelete a partir de R$10,00

Brinco R$ 6,00 Anéis a partir de R$ 3,00 cada Pulseiras a partir de R$ 15,00 cada

Brinco R$ 6,00 Anel R$ 4,00 Colar R$ 50,00 cada Pulseira R$ 20,00 cada

Brinco R$5,00 Colar R$35,00 cada

Anéis, brincos, colares, correntes, pingentes e pulseiras com design moderno que acompanha as últimas tendências da moda e valorizam ainda mais sua beleza e estilo.


Brinco R$ 6,00 AnĂŠis R$ 3,00 cada Colar R$ 15,00 cada Pulseiras a partir de R$ 3,00 Bracelete a partir de R$6,00 Hand Cuff R$10,00 cada

Colar R$90,00 cada

Colar R$15,00 cada

Colar R$55,00 cada

Um toque com os tons da tendĂŞncia, do prateado ao ouro queimado.


Colar a partir de R$25,00

Brinco R$10,00 Anéis a partir de R$3,00 Colar a partir de R$25,00 cada Bracelete R$20,00 cada Pulseiras a partir de R$6,00

Colar R$95,00 cada

Colar R$25,00 cada

Sofisticação, é o que resume esta nova coleção! Modelo_ Rúbia C. Fotos_ Studio S Make-Upe Hair_ Guto Possan Produção_ Pedro H. e Fernanda A. Roupas_ Bruna Young

R. Dom José Gaspar, 238 • Centro • Araxá MG

34 3662 2708


Fotos: Angelo Maneira e Juliano Guerra

A partir desta edição, uma parceria entre a Revista Identidade e a Associação do Circuito turístico da Canastra nos levará aos “Caminhos da Canastra”, mostrando os atrativos das cidades que compõem este circuito turístico. O leitor terá a oportunidade de conhecer os

70

Identidade

lugares, pessoas, histórias e mitos de um canto mágico em Minas Gerais. O berço do Rio São Francisco possui um maciço gigante, vales, animais silvestres, cachoeiras com águas cristalinas e um povo acolhedor que ainda mantém as tradições através dos tempos.


São João Batista da Serra da Canastra Não poderia começar a escrever sobre Serra da Canastra sem citar São João Batista. Um arraial cercado de cachoeiras muito frequentado por pessoas de Araxá e região. São João, como chamamos, inicialmente era chamado de “Retiro” e pertencia a Sacramento. Por volta de 1820, o Conde Hermógenes de Desemboque conseguiu autorização para construir uma Igreja em homenagem ao Santo escolhido como padroeiro do arraial: São João Batista. Em 1937 foi transferido para São Roque de Minas e passou a se chamar oficialmente Distrito de Serra da Canastra. Mesmo com a mudança do nome oficial, continuou sendo chamado de São João Batista. O arraial, que muitos dizem ter uma energia especial, possui aproximadamente 180 moradores, número que cresce em feriados e finais de semana com o crescente movimento de turistas e pessoas que possuem

Hospedagem João Batista Pousada São oaobatista /pousadasaoj facebook.com 34 9108 6547

casas, mas moram em outras cidades. Duas cachoeiras se destacam em São João e podem ser vistas de vários pontos. A cachoeira do Jota e a Cachoeira do Lava Pés. O curioso é que São João Batista é um divisor de águas: o Rio Araguari (Jota) desce o país, desaguando na Bacia do Paraná, enquanto o Rio Santo Antônio (Lava Pés) encontra o Rio São Francisco e sobe, levando água para nossos irmãos nordestinos. Bastam dois dias em São João para o visitante se encantar com as pessoas e histórias do lugar. Impossível não gastar um bom tempo conversando com o Sr. Eurípedes Laurindo, mais conhecido como “Tioripinho”, que com seu jeito manso e prosa fácil, nos prende com os causos, simplicidade e simpatia. Uma passagem pela casa do Sô Vicente e Dona Elza, é praticamente obrigatória. O almoço é feito no fogão a lenha e você ainda escuta os tantos causos contados pelo Sô Vicente. Acreditar ou não nesses “causos” é uma questão pessoal.

Angelo Maneira Filho Jornalista Gestor do Circuito da Canastra circuitodacanastra@hotmail.com www.circuitodacanastra.tur.br

zados Passeios personali o sm Maritaca Turi r turismo.com.b ca ita ar m w. w w 34 3351 5059 o Alimentaçã o nte Velho Chic ra au Bar e Rest 34 9108 6547 nte Bar do Sô Vice 63 34 9957 48 Identidade 71


HOQUE

MELHOR FRASE DE PARA-C

TRADIÇ

10 e 14 de julho, por Realizada entre os dias à Cultura e Governo meio da Lei de Incentivo da CBMM, a 29ª edição Federal, com patrocínio Motoristas em Araxá da tradicional Festa dos de milhares de pessoas contou com a presença a programação repleta que puderam conferir um curso de frases de parade atrações culturais, con s, tríduo, alvorada e a choques, sorteio de brinde enagem aos motoristas. grande carreata em hom total acessibilidade para A estrutura proporcionou co e idosos. Contou com pal cadeirantes, deficientes de m alé o, ça de alimentaçã para shows, stands, pra ssão e ginástica laboral. pre de o riçã local para afe utilização de coleta Destaque para a pioneira ções e para a doação osi seletiva no Parque de Exp a diversas instituições de fraldas geriátricas par lizada pela Associação beneficentes de Araxá, rea que as fabrica. as parcerias firmadas com Outro ponto marcante foi como a FADA, Recanto instituições beneficentes ente), Lar Ebenezer, APAE dos Idosos (Asilo São Vic ponibilizando transporte e a Casa do Caminho, dis e ambiente cultural amplo gratuito e favorecendo um confortável para todos. . pela sua tradição e cultura Uma grande festa marcada

1º lugar • Aline Daniele

Rosa

ACIDENTES NÃO TIRAM FÉRIAS. TIRAM VIDAS! O tema escolhido pela , Sra. Nilza Franco Osme nte ide res e-P Vic da Associação de Apoio ao Motorista – ADESC representa muito bem as atuais a acidentes ven campanhas de pre ção na mídia, as ad ulg div do que estão sen armos no período principalmente por est , na qual muitas recesso de meio de ano mar suas viagens gra pro pessoas precisam e segurança, afinal, os com muita prudência ias. acidentes não tiram fér

FESTA E ARTE Para o Presidente da ADESC, Cleves Donizete Borges (Clevinho), poder da contar com o incentivo rio isté Min do et Lei Rouan da Cultura e Governo Federal é um grande evento, o que viabiliza reconhecimento para o te patrocinadores e permi um maior apoio pelos ando ent aum , nca fra a rad que o evento tenha ent a a maior visibilidade par o público e gerando um pareça. que toda a região com

NOVA SEDE DA ADESC da A inauguração da sede aos oio Ap de o açã Associ rcou a Motoristas – ADESC ma ano, te nes ta abertura da Fes o Sã a vor lou em com tríduo ura rut est a um m Co . vão Cristó virá ser de 6 mil m², o local aos como um grande apoio . res ilia fam e s motorista

PRONAC 130824

LOCAL ÃO E CULTURA EM UM SÓ


A realidade do turismo Qual a realidade do turismo em Araxá? Araxá fortaleceu-se como pólo Turístico na década de 1940, com a inauguração do Complexo Termal - Grande Hotel e Balneário - ocorrida em abril de 1944. Desde então, são muitos os turistas que nos visitam atrás das poderosas águas termais. Com o passar dos anos, a nossa pacata cidade vai conquistando seu lugar dentre os pontos turísticos do Brasil. Mas qual a força do turismo em nossa cidade, você sabe? De janeiro de 2012 até hoje, a estimativa é que cerca de 6mil turistas já passaram por aqui, número este que só contempla visitantes que passaram pelo Centro de Informações Turísticas. Maria Lúcia Sampaio Borges, turismóloga responsável pelo setor, ressalta ainda que o perfil do nosso turista é os da melhor idade, pessoas idosas nos visitam com mais frequência. Segundo ela, os pontos mais procurados são: museus, casas artesanais, horizonte perdido, Grande Hotel, Circuito da Canastra e restaurantes.

Turismo de eventos O que mais cresce em Araxá é o turismo de eventos, fluxo de pessoas que passam por aqui para participar de festivais, reuniões, conferências, encontros para networking e outros. “Araxá está hoje mais para turismo de eventos do que turismo de visitação propriamente dito. Estamos partindo para esse foco. O turismo religioso, através do Tadeu, também trás um número muito bom para a cidade. Saímos de uma média de 35% de ocupação em hotéis em 2004, para média de 60% de ocupação anual. Temos disponíveis hoje em torno de 2.700 leitos” destaca Eduardo Tannús, presidente do Comtur (Conselho Municipal de Turismo). Segundo ele, a cidade melhorou muito no aspecto turístico, mas tem que melhorar ainda mais. Na sua visão, falta o empresariado acreditar e investir mais. “Ponto fraco de Araxá é a falta de participação do empresariado. O turismo de Araxá é crescente, porém, não é uma faixa confortável de ocupação para a rede hoteleira. Araxá tem muitos eventos e é uma cidade central, com uma boa localização. Nosso aeroporto é referência da ANAC em aeroportos de interior. Temos bons bares, restaurantes muito bem equipados. O nosso turista elogia essa parte. Temos as deficiências, como o atendimento, mas falta treinamento e capacitação que é uma escolha do gestor da empresa. A oportunidade tem, temos Senac, Sesi, Acia, todos eles disponibilizam cursos, que inclusive notamos baixa adesão.” Como eventos podemos citar os exemplos do Festival de Gastronomia, Festival de Inverno, Festival de Literatura, Fest Natal entre vários outros.


Água Araxá A água mineral Araxá não é comercializada na maioria dos pontos em nossa cidade. Eduardo também ressalta que falta o comércio araxaense enfrentar a pressão da empresa concorrente e valorizar o produto local.

Para Eduardo, o que falta é a união da classe turística: “Araxá tem duas redes de hotéis grandes, como o Nacional Inn e o Plaza Inn. O pessoal assustou muito. Mas atualmente, quem não trabalhar em cima de parcerias, no turismo, não vai conseguir se manter no mercado. Essa desunião da classe turística não é benéfica. Por exemplo, na Engenharíadas os hotéis precisaram se unir para suprir toda a demanda. O medo da concorrência inibe muito o empresariado. O pessoal tem que tirar essa venda dos olhos e trabalhar unido. Tem empresário que não investe em treinamento de funcionário porque acha que não compensa. O cliente está exigente, o turista quer atendimento de qualidade. A dificuldade de implantar projetos é a falta de comprometimento da classe empresarial”, diz.

Projeto Araxá cidade do bem estar O projeto Araxá Cidade do Bem Estar surgiu de uma parceria entre os setores público e privado, promovida pelo Sebrae desde 2009. O trabalho começou a partir de um diagnóstico

para saber qual é a identidade da cidade percebida pelos moradores e o mercado. Araxá conta com uma boa infraestrutura e diversificada força econômica nas áreas do agronegócio, indústria e serviços. A partir da análise sobre o cruzamento desses dados, foi feito o seguinte questionamento: “Que modelo de cidade queremos construir”, de forma a apontar quais são as perspectivas de crescimento para os próximos 10, 20 e 30 anos. Então, foi criado o GDAE como um grupo capaz de pensar esse modelo e contratada a empresa Jorge Wilheim e Consultores Associados para que juntos trabalhassem no desenho e execução do projeto Cidade de Bem Estar, que cria uma identidade para Araxá a partir do seu potencial e desenvolvimento sustentável. O Comtur foi o primeiro gestor do projeto, em parceria com o Sebrae, e um grupo saiu visitando lugares dentro e fora do Brasil. “A revitalização do centro foi o start do projeto Bem Estar. Vai continuar agora com o projeto da para a avenida Imbiara, que tem o objetivo de implantar uma rua gourmet. Esse projeto está hoje nas mãos do GDAE, e a revitalização da Senador Montandon também está integrada ao projeto”, diz Eduardo.

O empresário prefere ceder à pressão da coca- cola, do que comercializar a nossa água mineral” diz.


Seguindo um contexto de interiorização de investimentos, empresários locais de grande renome uniram esforços para conceber e concretizar o maior projeto de varejo da história de Araxá. Com arquitetura moderna e espaços bem planejados, o Shopping Boulevard Garden reúne todos os predicados necessários a concepção de um projeto comercial.

Inicialmente um estudo correto e específico das características da cidade e da população, auxiliou a gerência comercial na formatação do que é a principal estratégia de sucesso de um shopping center, ou seja, a definição do mix de lojas. Pautado nesse conceito, o Shopping Boulevard Garden disponibilizará à população um mix de lojas que visa atender aos anseios de consumo com projetos nos segmentos de vestuário, cosméticos, eletrônicos, bijuterias, joalheria,


papelaria, além de espaços mais específicos para lojas âncoras, área de games, praça de alimentação, cinemas e lojas de serviços como lotéricas, locadoras de vídeo, floriculturas e postos de atendimento bancário. Como já se sabe, a instalação na cidade de um projeto tão complexo como um Shopping Center é sempre cercada de muita expectativa, e certamente espera-se que esse grande centro de compras atenda aos anseios da cidade como um todo. Franquias de renome nacional agregam valor aos projetos locais que provavelmente se instalarão no shopping, fazendo com que a população de Araxá e região encontre em um único local lazer e entretenimento, compartilhando felicidade e realizações. MAIS INFORMAÇÕES Mauro Lopes • Gerente Comercial Shopping Boulevard Garden

presários Aos empreendedores e em ainda existem locais, enfatizamos que no shopping, espaços a serem locados to! portanto esse é o momen informar que À população, só nos resta onibilizaremos nas próximas edições disp tos que serão informações sobre os proje g Boulevard inaugurados no Shoppin teremos Garden.Aguardem, pois grandes notícias!

comercial@shoppingboulevardgarden.com.br www.shoppingboulevardgarden.com.br (34) 3661 0148 • 9996 4647 • 9290 7676


Fotos: Bolinha • Agito Araxá

O cantor Wilson Sideral se apresentou em Araxá, no dia 29 de junho no Espaço Garden. Repertório contou com os maiores sucesso do cantor, compositor e guitarrista. Além de muita gente bonita e um super astral a festa foi animada e reuniu muitos amigos. O cantor deu um show a parte de simpatia e carisma, levando os fãs à loucura!

78

Identidade


Fotos: Studio S

R. Dom José Gaspar, 51 • Centro

34 3662 8304


John Romualdo e equipe foram mais uma vez agraciados com uma importante premiação, desta vez em Uberlândia, com uma festa em grande estilo no Palácio de Cristal. Trata-se do evento Top 50, que realizou sua terceira edição no dia 13 de junho. O prêmio faz história na vida dos telespectadores do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Neste ano, o evento se estendeu para todo o estado de Minas Gerais, com premiados especiais que se destacaram em seus negócios.

80

Identidade


Fotos: Oficina da Imagem (Samuel Ramos) • Hair e Make: John Romualdo • Modelo: Amanda Stefany • Roupas: Exclusive Boutique

A sua próxima festa será inesquecível. Seu look também tem que ser.

R. Pres. Olegário Maciel, 111 Sala 6 • Centro • Araxá MG (34) 8825 3002 • 9988 5006


Araxá está localizada em uma região bastante promissora de Minas Gerais e passa por um grande desenvolvimento nos últimos anos com o crescimento econômico e social fomentado, principalmente, por setores como a indústria, agricultura, pecuária e turismo. Contudo, este processo também ocasiona alguns problemas tais como o aumento da população flutuante, as drogas, a desestruturação familiar, dentre outros, que consequentemente favorecem o crescimento da violência e da criminalidade. A Revista Identidade consultou alguns órgãos públicos e privados da cidade para conhecer melhor quais as suas ações e projetos para construir uma Araxá mais segura.

Alguns números da PM

A Polícia Militar, responsável pela preservação da ordem pública, tem atuado firmemente e desenvolvido em Araxá ações e operações preventivas e repressivas para reverter o avanço criminal e para assegurar um ambiente seguro a todos. O resultado satisfatório do trabalho da PM pode ser comprovado pelo número de prisões de assaltantes e traficantes, e na apreensão de armas de fogo, armas brancas e drogas que são efetuadas pela Corporação. Esse trabalho repressivo, aliado a outras ações preventivas, favorece a redução dos índices de crimes violentos em Araxá.” Major Fernando Reis, Sub Comandante do 37º BPM

• 19 ocorrências de roubo consumado. • 05 ocorrências de roubo tentado. • 04 ocorrências de homicídio consumado. • 07 ocorrências de homicídio tentado. • TOTAL: 35 ocorrências (de janeiro a maio). • Todos os suspeitos foram presos e encaminhados à delegacia.

De janeiro a junho, foram presos 44 autores de roubo e homicídio, e também foram apreendidas 34 armas de fogo. Neste período, 37º BPM realizou diversas ações e operações policiais, tais como: • • • • • • • •

Operações Antidrogas. Operação Batida Policial. Operação Trânsito Seguro. Operação Fiscalização de Trânsito (blitz). Operação Presença. Operação Proteja Seu Bairro. Operação Minas em Segurança. Patrulha Escolar do PROERD - Programa Educacional de Resistências as Drogas, desenvolvido em escolas do 5º ano do ensino fundamental • Projeto da Rede de Vizinhos Protegidos. Fonte: Assessoria de Comunicação Organizacional 37º BPM 82

Identidade

Cap. Guimarães e Major Fernando Reis

O CONSEP em Araxá O Conselho Comunitário de Segurança Pública de Araxá – CONSEP é uma entidade privada e sem fins lucrativos. Possui a função de colaborar com a segurança do município e para isso está organizado para discutir, analisar, planejar e acompanhar a solução de problemas comunitários de segurança com o desenvolvimento de ações e campanhas de sensibilização, mobilização e socioeducativas. No município, vem desenvolvendo suas ações alicerçadas sobre um “Plano de 25 Metas”, nas quais se incluem o apoio às instituições públicas de segurança com a articulação de parcerias para o cumprimento de seus objetivos; o auxílio às instituições não governamentais (sociedade civil) a iniciativas,


projetos e ações que promovam a redução da criminalidade e violência; e a promoção da defesa social e de uma cultura de paz.

A nova Secretaria Municipal de Segurança Pública

O CONSEP possui representação nos seguintes órgãos:

A mais nova aliada para combater a criminalidade em Araxá é a Secretaria Municipal de Segurança Pública. De acordo com o Sr. Mauro do Detran, como é conhecido, e que assumiu a nova pasta do executivo no dia 10 de julho, a Secretaria buscará a união entre os órgãos de segurança pública como a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Sistema Prisional para uma atuação direta na proteção e amparo da população.

• Conselho Municipal de Políticas sobre Álcool e Outras Drogas de Araxá. • C onselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Araxá. • ESPASSO CONSEG (Estado, Profissionais da Área de Segurança, Sociedade Civil e Organizados). • Comissão Estadual do Desarmamento. • Comissão da Assembleia Legislativa de MG do Fórum Técnico de Segurança nas Escolas.

Proporcionalmente e em relação a outras cidades, inclusive as do mesmo porte de Araxá, consideramos que nossa segurança encontra-se numa média razoavelmente boa no que se refere a constante atuação das instituições de segurança no enfrentamento à violência e criminalidade. Contudo, a Segurança Pública é tratada ainda de forma incipiente e sem a devida prioridade no que acaba por refletir na constante sensação de insegurança por parte da população, não apenas em Araxá, mas em todo o Brasil.” Anderson Alves, Gerente Administrativo do CONSEP

A Secretaria de Segurança Pública visa atender um anseio antigo da sociedade araxaense. Com sua criação será implantado o sistema de videomonitoramento, a Guarda Municipal com serviço de ronda escolar e a reestruturação da Assessoria de Trânsito e Transporte – ASTTRAN – numa sequência contínua de fatos e operações que trarão inúmeros benefícios para todos.” Mauro da Silveira Chaves • Secretário de Segurança de Araxá

Desta forma, e juntamente com todas as outras entidades competentes reunidas, a comunidade araxaense torce para que o sentimento de total insegurança, tal qual aflige os grandes centros, se reverta para um estado de proteção plena e qualidade de vida para as futuras gerações.


Polícia Militar de Minas faz 238 anos

Fotos: Willian Tardelli

Realizada em 13 de junho, no 37° Batalhão da Polícia Militar de Araxá, a solenidade comemorativa dos 238 anos da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PMMG) contou com a presença de diversos oficiais, dentre outros membros da sociedade civil e organizada de Araxá e região. Vários parceiros apoiadores do trabalho da PM foram homenageados e puderam prestigiar o bom trabalho que a experiência da corporação traz para toda comunidade.


No dia 8 de junho foi lançada uma promoção na fan page da Revista Identidade, no Facebook, onde os participantes tinham que responder a pergunta “Por que você merece um dia de beleza com Guto Possan?” e a resposta mais criativa ganhou um dia especial de transformação completa de cabelo, maquiagem, além de um ensaio fotográfico com looks lindíssimos, modernos e descolados.

ANTES

A ganhadora foi Cecília Benencase com a seguinte resposta:

Esse mês farei um ano de namoro e nada melhor do que ganhar um dia de beleza com o Guto Possan, que é referência de qualidade, luxo e glamour. Quando penso em uma transformação geral, com um profissional capacitado e experiente, confio plenamente no bom gosto dele. Seria um sonho!” O dia de beleza e cuidado especial aconteceu no dia 8 de julho.

DEPOIS

A técnica de mechas usada é chamada de 3D, por ser mais natural e leve. O tom mais caramelado está em alta e fica mais evidente com corte assimétrico, dando mais balanço e modernidade ao cabelo. A maquiagem feita foi para realçar os traços de Cecília e para isso foi feita uma angulação com bronzeador e iluminador, que dando um ar mais saudável.


Esse trabalho foi realizado em parceria com a Studio S, que conta uma equipe maravilhosa e fez um trabalho super bacana, juntamente com a loja Burguesinha, que montou looks incríveis, inspirados nas últimas tendências de moda. A modelo foi presenteada com um look da Burguesinha e em belíssimo ensaio fotográfico da Studio S.

Contato: gutotheoc@hotmail.com • (34) 9264 4676 e (34) 3664 7936 • Facebook: GutoPossanHairMakeup Identidade 87


Sob nova administração, o Teatro Municipal promete movimentar a agenda cultural de Araxá. Cynthia Verçosa é a diretora do espaço e conta sobre a programação e novidades. Você sempre esteve envolvida com realizações para fomentar a cultura de nossa cidade. Como recebeu a notícia de que seria a diretora do Teatro Municipal? Sim, trabalho com produção cultural há um tempo, tenho a empresa ARTELIÊ Cynthia Verçosa que este ano completa 12 anos de estrada em produções, consultorias artísticas, projetos culturais e oficinas. Acredito que este caminho percorrido e o resultado de todo o trabalho desenvolvido na área de cultura ajudou para que o prefeito Dr. Jeová Moreira da Costa me fizesse o convite. Sinto-me muito feliz e honrada com este reconhecimento e a cada dia pretendo fazer o melhor para que todas as pessoas possam ter acesso à cultura de forma gratuita. Como está funcionando a gestão do Teatro? Quantos funcionários têm hoje? O Teatro Municipal de Araxá é formado por profissionais de duas pastas, da Fundação Cultural Calmon

Barreto e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Turismo e Parcerias. Na equipe, somos 09 funcionários trabalhando na organização, coordenação, produção dos eventos e limpeza do espaço. Assim, todos em suas funções para que os eventos aconteçam da melhor maneira possível e que todos saiam satisfeitos com as apresentações. Como não disponibilizamos de uma bilheteria, o Teatro Municipal de Araxá recebe apresentações vindas de vários projetos pelo Ministério da Cultura, de produtores locais e de outras regiões do Brasil com o apoio/patrocínio da Prefeitura Municipal de Araxá. São com estas parcerias e estes patrocínios que possibilitamos espetáculos gratuitos. Sobre a programação para este ano, alguma novidade ou espetáculo maior por vir? Estamos com a agenda completa até dezembro e algumas pré-agendas para o ano que vem. Temos muitas novidades, espetáculos de grande porte, festivais e projetos culturais que movimentam o segundo semestre em nossa cidade. Prometem trazer para a cidade de Araxá peças de renome, shows de qualidade e grandes produções


Fotos: Carla Mesquita

Fale um pouco sobre o projeto Domingo na Praça. Leitura ao ar livre, recital de poesias, música, teatro, dança, circo, jogos recreativos e educativos. Uma programação completa para toda a família. É o domingo na praça, levando diversão, lazer e cultura para a área externa – Teatro de Arena. A cada domingo uma programação diferente. Acontecem todos os domingos das 17 às 20 horas e contamos com uma programação diferente, na sua maioria de apresentações gratuitas de artistas locais. Quais são as atividades que estão acontecendo? Além dos projetos e apresentações que estão marcados, temos projetos internos que acontecem durante a semana no Teatro como: O Projeto “Teatro de Portas Abertas” • Prevê exibição de vídeos, clips, documentários, palestras e lançamento de livros todas as terças-feiras para toda a comunidade. A “Galeria do Teatro” • Proporcionar aos artistas um espaço para exposições e oficinas. O projeto contempla mostras em várias modalidades de arte e tecnologia: cerâmica, pintura, escultura, colagem, desenho, design gráfico (ilustração, humor gráfico e quadrinhos), fotografia, grafite, gravura, instalação, objeto, performance, tapeçaria e vídeo arte. O Projeto “Espelho da Alma” Águas, Termas, Mandalas e Mantras • Com o objetivo de sensibilizar e conscientizar

sobre o nosso patrimônio. As águas que curam a nível físico, mental e energético - Termas. O projeto prevê o estudo sobre nosso potencial turístico com uma recepção à comunidade e aos turistas de maneira prazerosa com um espetáculo que reúne imagens, meditação e música. Em parceria com a Secretaria de Turismo, Rede Hoteleira, Guias Turísticos, ACIA e com a artista/cantora Patrícia Valle. Estes encontros acontecerão nas manhãs de sábado a partir do segundo semestre. Projeto Quinta Cultural • Promover apresentações de Jovens Talentos valorizando os artistas da terra. Prevê apresentações de música, teatro, dança e circo. I Festival Rock do Teatro Municipal de Araxá • Levar a música produzida em Araxá ao reconhecimento regional através de um encontro onde temos oportunidade de revelar novos talentos, novas bandas e novas tendências. Proporcionar o intercâmbio entre os músicos locais com os músicos de outras regiões. Aconteceu na semana que antecedeu o dia do rock, com muitas apresentações de bandas locais e com a participação da banda “Posada e o Clã”, do filho do cantor Lenine. Mostra/Festival de Teatro Infanto Juvenil • O objetivo é proporcionar ao público acesso a cultura e educação por meio de apresentações cênicas. Estas apresentações são uma grande ferramenta para o ensino. Aprender de forma lúdica! Acontecerão no mês de outubro com espetáculos em três turnos para todas as Escolas.


O book

dos 15...

Alexandra M. Nunes Fotógrafa

Todo fotógrafo desenvolve-se ao longa da carreira, pois somos pessoas e todos nós vivemos, sentimos. Todos possuem características que são inconfundíveis aos olhos ou pela técnica ou pelas cores de alguma forma você conhece o autor da foto. Cada um vê o mundo a sua maneira, enxergar com o coração certos momentos únicos não acontece com todos e todas as horas, porque as vezes o fotógrafo não está no seu momento, passando por momentos de inquietação... por esse e outros motivos que existe espaço a todos que querem se dedicar ao ramo.

Mas hoje quero falar de um momento especial na vida das meninas o momento dos 15 anos. Único na nossa vida, a beleza da juventude tem que ser registrada, por alguém que a menina confie e se sinta mais a vontade para que ela sinta liberdade de dizer como ela quer que seja retratada nessa idade especial. Acredito que eu por ser mulher e entender a alma feminina tenho essa sensibilidade de entender os desejos das meninas, adoro fotos ao ar livre onde o cenário já está pronto e a criação vem instantaneamente, outro ponto forte é ajudar na composição dos looks e acessórios. Quando a menina é tímida ela não precisa se preocupar em se esconder para a troca de roupas. Não tenho problema em levar coisas que acrescentem na foto. Já vi muitos fotógrafos dizerem que suas clientes são muito “enjoadas” e querem demais, as vezes eles não gostam do que fazem ou não cobraram o suficiente para manter uma produção. Isso tudo combina-se antes do fechamento do contrato. Gosto do que faço, não tenho uma porta no comércio central mas isso não me difere dos outros, tenho todo o equipamento necessário a boa foto. Creio que meu diferencial está na

maneira pessoal em tratar meus clientes, é bom quando você encontra um ambiente aconchegante que não seja frio e silencioso ou movimentado demais em que a pessoa tenha pressa de atender você. Claro que ao longo desse tempo fotografando sempre aparece alguém que fique insatisfeito com o serviço prestado. Isso acontece em 100% das empresas de todo o país se não for do mundo, existe sempre uma minoria querendo “incendiar Roma”. Fotografia bonita é aquela que sempre provoca algum sentimento em quem vê, isso quero fazer por vocês, sempre tenho alguma novidade pra minhas clientes e estou esperando para marcarmos um orçamento.


Aconteceu no dia 06 de julho de 2013 a IV Feijoada da OAB de Araxá. O evento, como tradicionalmente ocorre, foi realizado na área de lazer do Hotel Nacional Inn Previdência e contou com a participação de cerca de oitenta pessoas. Dentre os presentes, além do grande número de advogados inscritos na 33ª Subseção, encontrava-se o Presidente da subseção de Araxá, Rodrigo Farnesi de Araujo, o presidente da OAB de Uberlândia, Egmar Ferraz, e o vice-presidente da OAB de Minas Gerais, Eliseu Marques. Realçaram também a confraternização diretores e conselheiros subseccionais e seccionais, e amigos e familiares.

92

Identidade


Araxá conta agora com a mais nova franquia Love Brands, inaugurada no dia 16 de maio. A loja faz parte de uma rede formada por três marcas: Balonè, (acessórios femininos), Puket (meias, lingeries e pijamas) e Imaginarium (presentes). O grande diferencial da rede é um varejo de presentes, bijuterias, acessórios, moda sleepwear e underwear em um só lugar, no qual os consumidores encontram o presente perfeito para qualquer ocasião.

94

Identidade

Você encontra a loja Love Brands na rua Almeida Campos, 220 • 3662 1552


Siqueira&Vieira Negócios Imobiliários, fazendo da excelência no atendimento uma prática diária

Presença confirmada na FEIMAX com novidades e lançamentos exclusivos. 23 a 25 de agosto

SESC Araxá (MG) • Entrada franca

/siqueiraevieiracorretora 34

3664-5869

www.svnegociosimobiliarios.com.br Rua Capitão Izidro, 606 - Centro - Araxá/MG

Equipe S&V: Robson Vieira - Diretor de Produtos e Parcerias Luis Fernando Siqueira - Diretor Comercial Elias Sant Ana - Diretor de Relacionamento Paulo Yamanichi - Departamento Rural Eduardo Mares - Engenheiro Civil


Festival Internacional de Cultura e Gastronomia de Araxá

Fotos: Divulgação

Movimentando terrinhas araxaenses, o Festival de Gastronomia aconteceu entre os dias 06 e 09 de junho. Foram três festins, praça de massas, seis oficinas gastronômicas, oito atividades gastronômicas regionais e degustação de cervejas especiais, vinhos, café e queijo, com grandes nomes da culinária internacional. Na parte cultural, além da

música instrumental, o evento contou com apresentações de artes cênicas e uma exposição de artes plásticas. O Festival de Gastronomia tem o patrocínio cultural do Ministério da Cultura, Vale Fertilizantes e CBMM. A promoção foi em parceria com a Fundação ACIA - Associação Comercial e Industrial de Araxá e com a Fundação Cultural Calmon Barreto.

Identidade 97


Nova diretoria Diretores da Acia e Câmara da Mulher Empreendedora tomam posse Foi realizada na noite de segunda-feira, 8 de junho, no Teatro Municipal de Araxá, a solenidade social de posse da diretoria da Associação Comercial, Industrial, de Turismo, Serviços e Agronegócios de Araxá – (ACIA) e Câmara da Mulher Empreendedora da ACIA contou com vários empresários e autoridades do município. O presidente reeleito, Marcio Antonio Farid, dentre outros convidados para discursos, destacaram a importância do associativismo e empreendedorismo para o desenvolvimento socioeconômico e sustentável da cidade. Em seguida, foi servido um coquetel a todos os presentes.

Fotos: João Lima

Identidade 99


Na boate Anturius você aproveita as noites mais badaladas da cidade. Qualidade garantida em atendimento, espaço para fumantes e ampla estrutura para receber os apaixonados por diversão! Sempre com atrações renomadas e muita energia positiva, já é parada certa nas noites de quinta a domingo, com programação para todos os gostos!!

A sua melhor noite é sempre aqui. Avenida Imbiara, 1938 | 3661-3071


Em breve um novo site pra vocĂŞ!

DO SEU JEITO, COM A SUA CARA

www.revistaidentidade.com.br


No dia 4 de maio aconteceu o enlace matrimonial do casal Andressa Pereira Silva Souza e Wellington José Souza. A cerimônia e a recepção foram realizadas no Eva’s Buffet, às 20h. Andressa é filha de Nilda Maria Pereira Silva e Murilo Pereira da Silva (Sempre presente). Ele, filho de Aparecida de Lourdes Souza e José Eunício de Souza. A cerimônia foi realizada pelo Sr. Rudoff e logo após os convidados se deliciaram com a festa, promovida por Lakal Cerimonial. A decoração ficou por conta do Casarão Floricultura e o som e iluminação por W Som e Iluminação. Os deliciosos doces foram de Giselle Silva. As roupas foram da Damas e Cia e o dia de noiva foi com John Romualdo Cabelereiros e Equipe. O noivo também experimentou seu dia especial com o Yamaschi e as fotos foram produzidas pela Alexandra Maria Nunes e equipe. A noiva chegou com estilo no veículo Chrysler PT Cruiser, de Sinara para Noivas. Os noivos ainda aproveitaram a lua de mel no Grand Oca, em Maragogi, Alagoas.

Identidade 103


Aniversário em

Fotos: Oficina da Imagem

destaque Abril é o mês de uma festa muito esperada: o aniversário das lindas filhas de Maurício e Simone Rosa, empresários de comunicação em Araxá. Neste ano, no dia 20, o capricho nos detalhes e o bem receber fizeram justiça à tradição dos anos anteriores e à expectativa da sociedade local. O espaço foi do Eva’s Buffet, decorado pelas mãos hábeis de Karina (Patty Festas). Ronaldo Paiva (Momentos) e Mario Cruz (Formatto), cada um na sua especialidade, que conseguiram um resultado fantástico, com predomínio de verde claro e sobretons de lilás – super refinado! Desde a entrada, o chão forrado com folhas fícus, anunciava um ambiente ecologicamente correto, como acontece na história da Tinker Bell e as fadas – as personagens que buscam construir um mundo verde, pontuado de florzinhas coloridas, para todos os seres, que foram tema da festa. O enorme salão - com mesas para 8 lugares, enfeitadas com escultura de balões em forma de flor - acomodou

mais de 200 pessoas, dentre amigos dos anfitriões e coleguinhas das aniversariantes. Destaque às presenças da vovó Jessié e dos padrinhos Jenniffer Ramos, Ana Cristina e Jorge Rodrigues (de Eduarda) e Samira Rodrigues, Ceres Ferreira e Cássio Ferreira (de Leandra). Mauricinho, Simone e as filhas vestiram-se à caráter, e também Ceres, Jenniffer e Mariana vestiram-se de fadas, amigas de Tinker Bell, recebendo todos os convidados com muita simpatia, oferecendo aos amigos o que Araxá tem de melhor: os deliciosos doces da Vânia Aguiar e Polyana Amaral, os pães de mel da Sinara, o bolo artístico da Maria José, os coquetéis de frutas da Hilda, e os mimos personalizados de Ricielli Cristina e Renata Mapelli, além da produção da Eva Menezes, em mais um 104

Identidade

evento de “dar água na boca”, tal a delícia dos salgadinhos quentes e da mesa colorida de diferentes frios. Farta mesa de guloseimas, novos brinquedos do Tio Romancito e o som do DJ Leco fizeram a alegria dos pequenos. Depois do “Parabéns”, houve a distribuição das lembranças personalizadas – uma agenda/diário confeccionada na gráfica da família (São Geraldo), ricamente embaladas. Um saboroso jantar foi a chave de ouro para uma noite que, sem dúvida, foi 10, deixando um “gostinho de quero mais” em todos que compareceram. Para as queridas Eduarda Rosa (9 anos) e Leandra Rosa (4 anos), que são alunas do CSD, um futuro sempre feliz.


Identidade 105


Fotos: Gegê 8832-2654 / 9244-2298

Festa Junina Colégio Dom Bosco


Fotos: Studio S • Hair e Make: Guto Possan • Modelo: Talita Tuissi

R. Pres. Olegário Maciel, 711 A Centro • Araxá MG (34) 3612 7282

Estilo distingue quem espalha de quem irradia. Uma conquista individual, plena de autonomia.” Costanza Pascolato


Música Eletrônica

Os araxaenses mantém uma relação muito estreita com a música eletrônica. Por isso a In Fusion foi um verdadeiro sucesso, atraindo pessoas de várias cidades da região. Aconteceu no dia 15 de junho no Espaço Garden.


Uma nova mulher se formou de uma pequena criança. Os tempos de boneca se passaram e chegou o tempo de ter uma vida real. Trocando a boneca por um buquê de rosas, trocando as fantasias de criança por uma vida real e finalmente se transformando em uma bela mulher.. Parabéns!

Júlia Harumi Fukada

Letícia R. de Souza Martins

R. Almeida Campos, 342 3664.5757


DIRETOR Luzes, câmera... ação! Prepare sua pipoca e o o guaraná, pois a MVide apresenta:

CURIOSIDADES SOBRE O CINEMA

O filme com mais palavrões: “Scarface” (Brian

Felipe Cunha Proprietário da M Video

De Palma, 1983), um total de 203 palavras feias. Duas horas e cinquenta minutos de filme e uma média de um palavrão a cada 29 segundos. Expressões como fuck you, son of a bitch foram bem comuns e podem ser ouvidas durante todo filme.

Maior número de figurantes: O filme que usou maior número de figurantes em toda a história do cinema foi Gandhi, 1982, de Richard Attenborough: mais de 300.000.

Não era pra entender: O filme 2001 uma odisséia no espaço, de Stanley Kubrick, foi feito para ser dificilmente entendido de propósito. Arthur C. Clarke, escritor do livro e colaborador do roteiro disse: “Se você entender 2001 completamente, nós falhamos. Nós queremos levantar mais questões do que respostas. O vômito: Para fazer o vomito

asqueroso da pequena Regan MacNeil (Linda Blair) em “O exorcista” (1973) foi utilizado uma mistura de sopa de ervilha com mingau de aveia.

O Dia do Cinema Brasileiro é 19 de junho: Pois no dia 19

de junho de 1898, retornando de uma viagem à França, o cinegrafista Afonso Segreto registrou as primeiras cenas em movimento em terras brasileiras. Ele filmou a entrada da baía da Guanabara.

Para a gravação do filme O Hobbit: 99 estúdios foram

criados e remontados para a produção que contou com a participação de 1.600 pessoas. Foram 8.900 horas contínuas, o que resultou em mais de 365 dias.

A Sétima Arte: A expressão

foi criada em 1912 pelo italiano Ricciotto Canuto, se referindo ao cinema.

Previsões que dão certo:

No filme “De volta para o Futuro 2” aparece no Livro dos Recordes que em 1997 o time da Flórida ganharia o campeonato “World Series”. Na época em que o filme foi feito (nos anos 80), a Flórida nem sequer tinha um time, mas no dia 26 de Outubro de 1997 ela foi à campeã do World Series, exatamente como dizia o Livro.

Nudez adolescente: No filme Beleza Americana, Thora Birch tinha apenas 17 anos, portanto filmá-la nua requeria a autorização de seus pais, que estavam presentes no set. Alguns gangsters foram grandes cinéfilos: Al Capone

foi ao cinema ver Scarface - A Vergonha de uma Nação (Howard Hawks, 1932) várias vezes. E John Dillinger foi morto a tiros pelo FBI quando saia de uma sala de cinema.

Para fazer a dublagem de um filme: O primeiro passo

é projetar a versão original em uma tela para que os dubladores saibam as partes que irão falar. Após a leitura da tradução do texto, o filme pára no ponto exato para que o dublador ouça a fala do ator, prestando atenção na entonação e ritmo que ela tem. A seguir vem a parte mais difícil: encaixar as falas traduzidas no movimento da boca do personagem, sem ultrapassar o tempo certo em que ela se move. Quando tudo fica bem sincronizado, a dublagem é gravada sobre voz dos atores, mantendo a trilha sonora e o som originais do filme.


poucas e

boas Parabéns a Regina Gaspar de Souza Lima, pela conclusão de seu mestrado com o tema: Araxá e a Mineração - Interconexões entre imaginário, memória e as construções discursivas na interação mediada simbolicamente para a formação da imagem.

A arquiteta Ana Luiza Borges foi empossada na solenidade social que aconteceu dia 08 de junho, no Teatro Municipal, como presidente da Câmara Empreendedora da Mulher. Desejamos muito sucesso nessa empreitada!

Araxá conta agora com uma escola muito especial! É o Centro de Desenvolvimento Humano Nosso Lar, que tem propostas audaciosas na área pedagógica, atendimento diferenciado com horário estendido das 8h às 19h. Além de oferecer o serviço de hotel nos finais de semana. Vale a pena conhecer, é na Pça Cel. José Adolfo, 47. Em frente ao Teatro Municipal.

O Engenheiro Civil Alexandre Augusto Silva entregou mais uma obra com o padrão de qualidade Appoio Engenharia. Trata-se da reforma da unidade 3 da Academia Mergulho, que agora passou a funcionar como Mergulho Xpress. No dia 1º de junho a Ordem Demolay reuniu convidados, entre eles membros do Capítulo Araxá nº 200, lojas maçônicas e autoridades, para comemorar seu 20° aniversário. Na programação do evento, houve homenagens aos Past´s Mestres Conselheiros, Presidentes de Conselho Consultivo e Representantes das Lojas Maçônicas. Parabéns aos Demolays!

Envie suas “Poucas e boas” para redacao@revistaidentidade.com.br

114

Identidade



Id#45 site