A Importância da Criança Parte C

Page 6

Em última análise, todo ministério precisa ser transformador – a criança está sendo transformada para se tornar mais parecida com Jesus Cristo. Nenhum modelo ou ministério pode fazer isso. Nenhuma pessoa pode fazer isso. Transformação é uma obra exclusiva do Espírito Santo. Tudo que podemos fazer é ajudar a facilitar esse processo. Na maioria das vezes, isso significa que nós, adultos, precisamos sair do caminho para que o Espírito de Deus possa fazer esse trabalho. Nossa responsabilidade é criar um ambiente em que a criança possa aprender e entrar na história de Deus, responder ao Santo Espírito, e experimentar a presença e o comando de Deus.

Sumário Este capítulo analisa a influência que as metáforas podem exercer sobre o ministério com crianças. Micro metáforas representam a relação entre o professor, os alunos, e os materiais em um pequeno grupo ou sala de aula. A macro metáfora é a metáfora primária ou aquela que organiza todo o ministério. Embora cada uma das metáforas possa ser usada de forma adequada dentro do ministério de crianças, algumas macro metáforas são menos eficazes do que outras. Mesmo que muitas metáforas possam ser válidas para o ministério, é essencial que os métodos de acompanhamento ou abordagens sejam compatíveis com as metas e objetivos de cada contexto. Os líderes do ministério infantil tem a responsabilidade difícil, mas importante, de garantir que haja harmonia entre a metáfora escolhida para aquele ministério, a abordagem ou método educacional, e o fim último do ministério – precisam se certificar de que há congruência entre propósito e métodos. Reconhecendo que a aprendizagem é um propósito de ministérios educacionais, o filósofo educacional George Knight diz que existem propósitos mais elevados que devem ser proeminentes: "reconciliar indivíduos com Deus e com o seu próximo e restaurar a imagem de Deus, neles. ... Educadores cristãos usarão muitos, se não todos, os mesmos métodos que os outros professores. Eles, no entanto, selecionarão e enfatizarão as metodologias que possam auxiliá-los no trabalho de ajudar seus alunos a desenvolver o caráter de Cristo". Praticamente todas as igrejas que se consideram verdadeiramente cristãs acreditam que o ministério infantil é baseado na Bíblia. No entanto, essas igrejas proporcionam experiências amplamente diferentes conduzidas por metáforas e metodologias contrastantes. Essas diferenças importam? Sim, com certeza. Mas há muitos, muitos fatores que tornam inadequado julgar qualquer modelo de ministério como totalmente equivocado. O primeiro e mais importante é o fato de que, apesar da insuficiência de nossos esforços, nosso Deus, soberano e poderoso é capaz de trazer reconciliação e redenção a qualquer circunstância através da obra do Espírito Santo. Em segundo lugar, o cuidado consistente do adulto representa o amor incondicional de Jesus Cristo pelas crianças que é uma força poderosa para ajudar a criança a conhecer a Deus. Tal relacionamento amoroso fala mais alto para a criança do que qualquer metáfora de ministério. Texto traduzido com permissão do livro Children Matter

April 9, 2013


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.