Educação Ambiental – Ciclo Interdisciplinar - Matemática

Page 1

4º, 5º e 6º ANO

MATEMÁTICA

ENSINO FUNDAMENTAL
E
I
II
16 kg DE LIXO NO MAR POR ANO 1 BRASILEIRO=

MATEMÁTICA

ATIVIDADES PROPOSTAS

O MINHOCÁRIO COMO PONTO DE PARTIDA PARA A DISCUSSÃO DA IMPORTÂNCIA DAS MEDIDAS MATEMÁTICAS PARA CALCULAR VOLUME, PESO E PROPORÇÃO, ENTRE OUTRAS

A atividade visa demonstrar aos alunos como todas as ações diárias são passíveis de serem medidas, contadas, calculadas, quantificadas com o auxílio da matemática e como esse recurso pode ser utilizado corriqueiramente.

operações matemáticas podem ser utilizadas

diversas maneiras ao longo desta atividade

Ao montar o minhocário, os alunos poderão tirar as medidas da caixa (altura x largura x comprimento) para calcular o volume de material (em litros) que pode ser colocado em cada uma, assim como o volume total das duas ou três caixas de biodigestão e da coletora de biofertilizante (chorume).

Se o minhocário for feito de baldes, o volume será calculado da seguinte forma: h x π x r2 [altura do balde x Pi (3,1415) x raio ao quadrado].

1 2 3

Outras medições matemáticas poderão ser feitas com a somatória diária da quantidade de matéria orgânica colocada no minhocário, que, ao final, será comparada com a quantidade de húmus e biofertilizante formado. Assim, será possível calcular a proporção de húmus e biofertilizante em relação à quantidade de matéria orgânica colocada.

Com esses dados, ao fim do processo de formação de húmus, o professor poderá calcular médias semanais, quinzenais e mensais de matéria orgânica e extrapolar para as médias de produção de húmus nos mesmos intervalos de tempo.

12
de

MATEMÁTICA

Da mesma forma, se pesar as sementes ou mudas da mini-horta no momento do plantio ao término da colheita, poderá estimar o ganho de peso das hortaliças a cada dia, semana, quinzena, e assim por diante.

Usando a matemática para mensurar as atividades cotidianas, a importância e o significado da disciplina passam a ser maiores do que quando ela é aplicada apenas em problemas abstratos. Além disso, contribui com as demais disciplinas, qualificando e quantificando os processos que estão sendo estudados sob outros enfoques.

Com relação aos números, a plataforma Recicla Sampa traz o vídeo “Lixo de feiras vira adubo para praças e jardins de São Paulo: iniciativa da prefeitura transforma restos de frutas, verduras e legumes em fertilizantes”, que mostra como é feita a compostagem no município.

L L h

ENTÃO, MÃO NA MASSA E VAMOS CALCULAR?

V= volume

L= largura

h= altura

V=L.L.h

VAMOS REPENSAR, REDUZIR, REUTILIZAR E/OU RECICLAR E DIMINUIR A QUANTIDADE DE LIXO NA ESCOLA?

Fundamentada na construção do espaço educativo de descarte de lixo comum e reciclável criado no pátio da escola durante a atividade de ciências humanas (estudos sociais), a ideia é criar uma classificação dos resíduos com base na contabilidade do que foi descartado e trabalhar a ideia de proporcionalidade entre os diferentes resíduos.

Se a contabilidade for feita por período determinado (um ou dois meses, por exemplo), outros cálculos podem ser realizados em relação à quantidade dos resíduos distintos, como a quantidade de latinhas em seis meses ou de embalagens plásticas em quatro meses. No período de acompanhamento houve mais descarte de material orgânico ou reciclável? É possível trabalhar valores, médias, comparar os descartes entre semanas ou meses e extrapolar para proporções com base em dados obtidos, de modo a permitir ao aluno uma série de exercícios de quantificação.

Se o professor, além de contar os materiais descartados, calcular o peso com auxílio de uma balança, outras atividades podem ser realizadas, inclusive comparando quantidade de resíduos x peso.

Os dados coletados podem ser inseridos em tabelas a cada contagem, como no exemplo abaixo.

TIPO DE RESÍDUO

Na plataforma Recicla Sampa você encontra estes e outros exercícios para download, além de materiais de apoio para preparação de aulas sobre o tema.

Com as informações tabeladas, cada vez que o recipiente educativo de coleta de resíduos for esvaziado (recomenda-se algo em torno de três vezes por semana) enquanto durar a atividade (entre um a dois meses, pelo menos), o professor e os estudantes terão informações e dados para exercitar várias operações matemáticas que darão mais significado à discussão sobre a geração de lixo e consumo.

14 MATEMÁTICA
LIXO COMUM LIXO RECICLÁVEL Categoria Quantidade Peso Categoria Quantidade Peso

GERAÇÃO DE LIXO NO MUNDO: TRABALHANDO COM VALORES DA PRODUÇÃO DE LIXO DE DIFERENTES PAÍSES, COMPARANDO AS QUANTIDADES E EXPLORANDO AS

PROPORÇÕES E PORCENTAGENS

A atividade é realizada por meio de um jogo interativo disponível na plataforma Recicla Sampa . O jogo fornece, à medida que se escolhe um país, dados da produção de lixo entre os anos de 2012 (dados reais) até 2025 (estimativa com base no aumento da produção de lixo ano a ano). Com ele é possível ter uma noção sobre quais são os grandes produtores de lixo no planeta.

O objetivo é explorar os valores de produção de lixo em diferentes nações. Cada aluno ou grupo de alunos poderá escolher cinco países e verificar o aumento da produção de lixo entre os anos 2012 e 2015. Depois, eles devem comparar os valores entre os cinco países selecionados, estabelecer comparação de suas produções proporcionais de lixo e, com base no total da produção de lixo das cinco nações, verificar o porcentual de produção de cada uma em relação ao total.

O professor poderá apresentar uma série de operações matemáticas que resultarão em dados para discussões da atividade sob a ótica das ciências naturais e humanas, as quais também podem usar o jogo para explorar outras abordagens.

15

PARA ONDE VAI O LIXO? A DIFERENÇA ENTRE LIXÃO E ATERRO SANITÁRIO

A coleta de lixo na cidade de São Paulo é realizada por duas empresas contratadas pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de São Paulo (SP Regula): Loga e Ecourbis. Cada uma recolhe os resíduos de diferentes regiões da capital e encaminha o material para dois aterros sanitários distintos.

O material coletado pela Loga nas zonas central, norte, oeste e parte da leste* vai para a Central de Tratamento e Valorização Ambiental (CTVA), em Caieiras, município que integra a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP).

*Atende às subprefeituras Butantã, Casa Verde, Freguesia do Ó, Jaçanã/ Tremembé, Lapa, Mooca, Penha, Perus, Pinheiros, Pirituba/Jaraguá, Santana/ Tucuruvi, Vila Maria/Vila Guilherme e Sé.

O material coletado pela Ecourbis nas zonas sul e leste* da cidade vai para outro aterro, Central de Tratamento de Resíduos Leste (CTL).

*Atende às subprefeituras Aricanduva/Formosa, Campo Limpo, Capela do Socorro, Cidade Ademar, Cidade Tiradentes, Ermelino Matarazzo, Guaianases, Ipiranga, Itaim Paulista, Itaquera, Jabaquara, M’Boi Mirim, Parelheiros, Santo Amaro, São Mateus, São Miguel, Vila Mariana e Vila Prudente.

Os dados da coleta de resíduos de origem domiciliar são controlados pela SP Regula. No site do órgão constam informações sobre os quantitativos dos últimos cinco anos, mês a mês. A tabela a seguir foi obtida nesse endereço eletrônico.

Outros dados disponíveis na plataforma Recicla Sampa e nos links apresentados para as atividades de ciências naturais e humanas contêm inúmeras informações para o professor de matemática e os alunos aprofundarem a questão do lixo.

16 MATEMÁTICA
Tabela 1: Valores mensais, em tonelada, da quantidade de resíduos domiciliares e recicláveis coletados nos últimos cinco anos na cidade de São Paulo segundo dados da SP Regura (SP REGULA, 2023).

Conteúdos relacionados à atividade disponíveis na plataforma do Recicla Sampa:

CERCA DE 800 MIL PESSOAS VIVEM DA RECICLAGEM NO BRASIL Dados indicam que aproximadamente 70% são do gênero feminino.

MAIS DE 70% DOS BRASILEIROS AINDA NÃO SEPARAM O LIXO Maioria da população insiste em descartar lixo reciclável de modo inadequado.

DADOS E ESTATÍSTICAS SOBRE RECICLAGEM NO BRASIL

Um resumo para você ficar por dentro da situação da reciclagem no país.

Sobre isso, reportagem do jornal Estado de Minas, com o título “Queda de preço de recicláveis dificulta a vida de catadores” traz os preços de vários materiais recicláveis e a quantidade estimada de materiais por quilo. Ademais, no site do Compromisso Empresarial Para Reciclagem (Cempre) é possível acessar a tabela 2, em que são apresentados valores atualizados dos resíduos recicláveis em diversos estados e cidades do Brasil.

OS VÍDEOS AO LADO TRAZEM DADOS

QUANTITATIVOS PARA A ANÁLISE EM QUESTÃO.

O IMPACTO DO LIXO SP gera 12 mil toneladas de resíduos por ano. Conheça o impacto do lixo na cidade.

BRASIL: 80 MILHÕES DE TONELADAS DE LIXO POR ANO Apenas 4% de todo esse volume foi encaminhado para a reciclagem.

17 MATEMÁTICA

USANDO A MATEMÁTICA PARA MENSURAR AS ATIVIDADES COTIDIANAS, A IMPORTÂNCIA

E O SIGNIFICADO DA DISCIPLINA PASSAM A SER MUITO MAIORES DO QUE QUANDO USADOS

APENAS EM PROBLEMAS ABSTRATOS.

Esses dados permitem a elaboração de exercícios nos quais o professor fornece a quantidade de material e o preço e busca informações sobre geração de renda com múltiplas combinações e resultados. Nesse sentido, é possível até mesmo fazer uma gincana de exercícios com os alunos divididos em grupos para obtenção de resultados de um conjunto de desafios matemáticos.

18
MATEMÁTICA
Tabela 2: Valores atualizados até setembro de 2020 do preço de dez resíduos recicláveis em diferentes regiões do Brasil. O preço está em real/tonelada. (http://cempre.org.br/).

EFEITO ESTUFA: O QUE É, DE ONDE

Quanto os Gases do Efeito Estufa (GEEs) retêm de calor na atmosfera e quais são os mais perigosos para o aumento de temperatura da atmosfera terrestre?

Com base na tabela modificada dos GEEs (abaixo) e seu potencial de aquecimento global (GWP), o professor de matemática poderá realizar uma série de contas com os estudantes para explorar questões que dizem respeito aos gases que mais aquecem e menos aquecem. Lembrando que o assunto sobre os gases e sua origem decorrente das atividades antropogênicas (ação do homem) já vem sendo discutido nas disciplinas de ciências naturais e humanas.

Tabela 1: Tabela modificada dos principais gases associados à retenção de calor na atmosfera (efeito estufa) com exceção do vapor d'água (H2O). Extraída do endereço eletrônico. https://www.saberatualizado.com.br/2017/08/aquecimento-global-uma-problematica.html

Com dados relacionados ao potencial de aquecimento global (GWP), o professor poderá criar uma gincana de exercícios sugerindo uma determinada quantidade de moléculas de um dos gases e pedindo aos alunos que, com base no GWP, façam contas de quantas moléculas de outro gás seriam necessárias para reter a mesma quantidade de calor. Note-se que o gás referência é o CO2, que tem GWP = 1.

É possível trabalhar a proporcionalidade do potencial de aquecimento entre os gases com base em seu GWP. Inúmeras operações de soma, subtração, multiplicação e divisão também podem ser feitas fundamentadas no comportamento dos GEEs presentes na tabela e dando subsídio para que os estudantes entendam quais gases interferem mais ou menos no efeito estufa.

19 MATEMÁTICA
VEM E COMO FUNCIONA? Nome do gás Fórmula química Tempo de vida Potencial de Aquecimento Global (GWP) Primeiros 100 anos Dióxido de Carbono CO2 30 – 95 1 Metano CH4 12 25 Óxido Nitroso N2O 114 298 CFC - 12 CCl2F2 100 10.900 HCFC - 22 CHClF2 12 1.810 Tetrafluorometano CF4 50.000 7.390 Hexafluoreto C2F6 10.000 12.200 Hexaf. de Enxofre SF6 3.200 22.800 trifluoreto. de Nitrogênio NF3 12.300 17.200

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.