Educação Ambiental – Ciclo Ensino Médio - Língua Portuguesa

Page 1

ENSINO MÉDIO

1º, 2º e 3º ANO

LÍNGUA PORTUGUESA

Quando se fala na disciplina de língua portuguesa e seu papel na formação do aluno, pode-se dizer que ela é, simplesmente, o alicerce de todo o trajeto de aprendizado.

Saber ler, interpretar texto e escrever é a base para que o estudante trilhe as demais áreas do conhecimento.

Assim, quando as atividades dessa disciplina são propostas, o objetivo é, antes de tudo, deixar claro que ela está intrinsicamente correlacionada com todos os exercícios e atividades sugeridos anteriormente, uma vez que, para seu desenvolvimento, os estudantes terão de ler, interpretar textos, elaborar resumos e/ou resenhas para organizar os assuntos que estão sendo abordados e apresentá-los de diferentes maneiras para a comunidade escolar. Desse modo, espera-se que as atividades recomendadas a seguir colaborem para o exercício da escrita da língua portuguesa.

70% DAS PESSOAS QUE

TRABALHAM NO SETOR DE RECICLAGEM SÃO MULHERES

ATIVIDADES PROPOSTAS

APRESENTANDO O CONTEÚDO E

AS DIVERSAS FORMAS DE TEXTO

Todas as atividades listadas deverão ser introduzidas sob a forma de diferentes tipos de texto (relatório, mural, panfleto, resumo/resenha e narrativas explicativas para vídeo ou rádio). Assim, permite-se que os alunos desenvolvam a capacidade de comunicação escrita para diversas situações, aumentando seu poder de explanação textual em condições distintas de divulgação/dispersão de conhecimento.

LÍNGUA PORTUGUESA

APRESENTANDO O CONTEÚDO EM FORMA DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS

O estudante deverá escolher uma das 15 atividades propostas às áreas de ciências naturais, ciências humanas ou matemática para reproduzir todo o assunto, conhecimento levantado e proposições de ação (caso tenham sido feitas) na forma de uma história em quadrinhos. Dessa maneira, o docente de língua portuguesa, em parceria com o professor de artes, poderá desenvolver um trabalho conjunto para ampliar as formas de narrativa escrita dos alunos dentro de um contexto artístico.

Na plataforma Recicla Sampa estão disponíveis estes e outros exercícios para download, além de materiais de apoio para preparação de aulas sobre o tema.

APRESENTANDO O CONTEÚDO

O estudante deverá escolher uma das 15 atividades propostas às áreas de ciências naturais, ciências humanas ou matemática para reproduzir todo o assunto, conhecimento levantado e proposições de ação (caso tenham sido feitas) na forma de conto.

LÍNGUA PORTUGUESA
atividade 2 ensino médio APRESENTANDO O CONTEÚDO EM FORMA DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS
EM FORMA DE CONTO

APRESENTANDO

O CONTEÚDO

EM FORMA DE RESENHA

O aluno deverá escolher uma das 15 atividades propostas às áreas de ciências naturais, ciências humanas ou matemática para reproduzir todo o assunto, conhecimento levantado e proposições de ação (caso tenham sido feitas) na forma de resenha.

O estudante deverá escolher uma das 15 atividades propostas às áreas de ciências naturais, ciências humanas ou matemática para reproduzir todo o assunto, conhecimento levantado e proposições de ação (caso tenham sido feitas) na forma de resumo histórico.

LÍNGUA PORTUGUESA
APRESENTANDO O CONTEÚDO EM FORMA DE RESUMO HISTÓRICO

ATIVIDADE DE ESTUDO

DO MEIO: “CAMINHOS DO LIXO NA CIDADE DE SÃO PAULO”

Visitando a Central de Triagem, o Aterro Sanitário e a Central de Geração de Energia existente em Perus (Aterro Bandeirantes/Aterro São João).

A educação ambiental se apresenta como uma proposta educacional que busca a mudança de hábitos, atitudes e práticas sociais que apontem uma solução para o quadro de degradação socioambiental que caracteriza a sociedade contemporânea.

Por essa razão, a educação ambiental demanda novas orientações pedagógicas que possam dar conta da complexidade das questões ambientais, como o método de ensino e pesquisa denominado estudo do meio.

O estudo do meio oferece uma oportunidade metodológica que permite superar a fragmentação dos saberes, de modo a revelar a complexidade da relação entre sociedade e meio ambiente. Os princípios norteadores do estudo do meio são interdisciplinaridade da pesquisa, necessidade de levantamento de testemunhos de tempos e espaços diferentes, coleta de dados e informações dos espaços físico e humano, troca de percepções e reflexões e construção coletiva de conhecimento (SULAIMAN, S. N., & TRISTÃO, V. T. V., 2012). Logo, entende-se que, tanto no Ciclo Autoral como no ensino médio (Ciclo Interdisciplinar), em que os alunos já dispõem de mais autonomia e capacidade cognitiva, essa proposta pode garantir uma discussão aprofundada e um aprendizado mais significativo sobre o tema. Portanto, o estudo do meio está elencado aqui como uma atividade extra com abordagem estritamente multidisciplinar, na qual os professores, com base nas indicações de material apresentadas nas atividades/exercícios anteriores, podem buscar subsídio para instrumentalizar os estudantes a desenvolver observações, análises e considerações sobre pontos de vista específicos e complementares aos das demais disciplinas envolvidas.

Para a preparação da atividade relacionada ao estudo do meio “Caminhos do lixo na cidade de São Paulo”, será necessário um esforço conjunto entre a Secretaria Municipal de Educação (SME), a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de São Paulo (SP Regula), as concessionárias Ecourbis e Loga e as empresas Biogás Energia Ambiental S/A e São João Energia Ambiental S/A, responsáveis pela captação e beneficiamento do biogás e pela geração de energia dos dois aterros desativados e administrados pela Loga.

Por se tratar de uma atividade multidisciplinar e interdisciplinar, é importante que toda a equipe da escola esteja envolvida no projeto do estudo do meio, para que os alunos percebam a relevância do tema.

19 LÍNGUA PORTUGUESA

A abordagem sobre o tema poderá ser iniciada com a visualização dos vídeos a seguir:

ILHA DAS FLORES

Curta-metragem de 1989 considerado um clássico sobre a questão do lixo, lixões e populações que vivem no entorno desses locais.

O IMPACTO DO LIXO

Vídeo de 15 minutos que conta a história da coleta de lixo em São Paulo e que integra o acervo de vídeos da plataforma Recicla Sampa.

MÁQUINA DE RECICLAR

Com pouco mais de sete minutos, este vídeo mostra como funcionam as duas centrais mecanizadas de reciclagem existentes no município. A peça compõe o acervo da plataforma Recicla Sampa.

DESCARTE CORRETO

Disponível na plataforma

Recicla Sampa, este vídeo de um minuto explica como separar o lixo e descartá-lo corretamente.

DOIS HÁBITOS, UMA CIDADE

Em um vídeo de três minutos, também integrante da plataforma Recicla Sampa, o enfoque nas consequências de mudanças de hábito, que podem afetar diretamente a quantidade de lixo produzida na cidade.

RESÍDUO SÓLIDOS VIRAM

ENERGIA NA PRIMEIRA USINA DE BIOGÁS DO BRASIL

Vídeo sobre a captação do metano para geração de energia. Disponível na plataforma Recicla Sampa.

COMPOSTAGEM FEIRA SUSTENTÁVEL

A transformação em adubo de resíduos orgânicos de feiras é o destaque deste vídeo de cerca de dois minutos que pode ser encontrado na plataforma Recicla Sampa.

20 LÍNGUA PORTUGUESA

Além dessa sincronicidade entre a equipe docente e administrativa da escola, é necessário que haja uma interlocução com a SME para obtenção e oferecimento de transporte e alimentação aos estudantes; da SME com a SP Regula e as concessionárias Ecourbis e Loga para agendamento e viabilização das visitas escolares com acompanhamento técnico ambiental; e da SME com a Biogás Energia Ambiental S/A e São João Energia Ambiental S/A para agendamentos simultâneos das visitas escolares a fim de otimizar a atividade de estudo do meio.

O estudo do meio é, na concepção, um trabalho que depende da preparação dos estudantes para as atividades de campo, uma vez que é imprescindível que tenham um conhecimento teórico consistente para possibilitar o desenvolvimento de uma visão crítica e construtiva sobre as questões que serão abordadas na atividade. Da mesma forma, após as visitas em campo, otrabalho deverá ter sua continuidade garantida no ambiente escolar com a elaboração de relatórios e trabalhos explicativos e/ou propositivos para consolidação do aprendizado relacionado ao estudo do meio. Assim, o conjunto de vídeos sugeridos dá início à preparação dos alunos para a discussão da temática relacionada à geração de lixo e sua destinação adequada sob a ótica ambiental. No entanto, é possível acrescentar uma série de outros vídeos para enriquecer o debate sobre a produção de resíduos e reciclagem avaliando aspectos socioeconômicos.

21 LÍNGUA PORTUGUESA

Simultaneamente à dinâmica inicial de vídeos sobre o tema, existe a possibilidade de o professor levar para a sala de aula uma série de documentos sobre geração de lixo no Brasil e no mundo para leitura e aprofundamento do assunto.

Na plataforma Recicla Sampa há um jogo interativo chamado Lixo do Mundo Dobrará de Volume até 2025. Nele, é possível clicar em vários países ao redor do globo e ter as informações de geração de lixo desde 2012 (dados reais) até 2025 (estimativa com base no crescimento da geração de lixo ano a ano).

Essa atividade interativa não só permite verificar que o aumento da geração de lixo é uma questão global, como possibilita que se tenha uma ideia de quais países são considerados os maiores e os menores geradores de resíduos do planeta (atualmente, o Brasil está entre os cinco maiores).

Mais especificamente sobre o Brasil, país de dimensões continentais, vale consultar o site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em que é possível acessar uma tabela interativa que informa a produção de resíduos sólidos domiciliares por cada um dos cerca de 5.570 municípios brasileiros e o tipo de local em que são descartados. Essa ferramenta, vinculada ao Sistema IBGE de Recuperação Automática (Sidra), fornece os dados da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico presentes na tabela

2.332 – Quantidade diária de lixo coletado por unidade de destinação final do lixo coletado. Destaca-se que, mesmo após a Lei Federal n° 12.305/2010,

LÍNGUA PORTUGUESA
O AUMENTO DA GERAÇÃO DE LIXO É UMA QUESTÃO GLOBAL, E O BRASIL ESTÁ ENTRE OS MAIORES GERADORES DE RESÍDUOS DO MUNDO

chamada Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que proibiu a existência de lixões, eles ainda estão presentes em muitas cidades brasileiras, mesmo que muitos municípios tenham construído aterros próprios ou sob a forma de consórcio para atender à legislação.

dia

Visita à central mecanizada de reciclagem e central de transbordo na parte da manhã e aterro sanitário (zona leste) à tarde.

Aterro Bandeirantes ou Aterro São João e central de produção de energia por captação e beneficiamento de biogás (parte da manhã ou tarde).

Nesta etapa, com apoio da SME, SP Regula e as concessionárias Loga e Ecourbis, é possível elaborar uma apostila com informações sobre o funcionamento da operação de coleta e destinação dos resíduos sólidos no município de São Paulo, com a qualificação e quantificação de resíduos e a descrição das centrais de transbordo e de reciclagem, assim como dados sobre os aterros em funcionamento e os já descomissionados que dispõem de captação de metano para geração de energia. A apostila também poderá ter um roteiro de observação e perguntas para serem respondidas como parte do trabalho vinculado ao estudo do meio.

Essas atividades permitem uma visão ampla de vários processos associados à questão da geração de resíduos sólidos. Além disso, possibilita o debate sobre aspectos ambientais como: uso dos recursos naturais renováveis e não renováveis; degradação de ecossistemas e suas consequências; contaminação do solo, água e atmosfera; mudanças climáticas e GEEs; sustentabilidade, consumismo, Revolução Industrial; produção e consumo de bens; capitalismo/socialismo; exclusão socioeconômica; desenvolvimento e subdesenvolvimento segundo parâmetros de industrialização e PIB; diferentes produtos/materiais e seu tempo de permanência no planeta; 5 Rs; veganismo e demais elementos que compõem modos de vida e consumo; e degradação de recursos do planeta.

A qualificação e quantificação dessas informações para além das abordagens físico-químicas e biológicas e dos aspectos histórico-geográficos, assim como a produção de textos ou de matérias de divulgação sobre o conteúdo discutido, permite um roteiro pluridisciplinar que pode ser desenvolvido ao longo do ano ou semestre.

Todas as perspectivas aqui abordadas e muitas outras estão disponíveis na plataforma Recicla Sampa. São mais de 700 materiais de consulta para uma profunda imersão no tema. Recomenda-se o esforço conjunto para que, durante o desenvolvimento do Ciclo Autoral, as escolas da rede municipal se organizem e se mobilizem, com o apoio da SME, em prol da atividade de estudo do meio.

23 LÍNGUA PORTUGUESA
As atividades de campo para o Estudo do Meio deverão ocorrer em dois dias com a seguinte dinâmica:
1 dia 2
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.