EXERCÍCIOS E ATIVIDADES
CICLO autoral do ENSINO
FUNDAMENTAL II 7º, 8º e 9º ANO VERSÃO INTEGRAL
SUMÁRIO apresentação pg.4 7º ano ................................................................................................. pg.8 8º ano ............................................................................................ pg.20 9º ano ............................................................................................ pg.34
CICLO AUTORAL SEGUNDO AS PREMISSAS
DO CURRÍCULO DA CIDADE: VOLTADO
AOS ADOLESCENTES E TEM COMO OBJETIVO AMPLIAR
OS SABERES DE FORMA A PERMITIR UMA MELHOR
COMPREENSÃO DA REALIDADE À QUAL ESTÃO INSERIDOS
EXPLICITANDO SUAS CONTRADIÇÕES E INDICANDO
POSSIBILIDADES DE SUPERAÇÃO
Nesse período, busca-se expandir e qualificar a capacidade de análise, argumentação e sistematização de questões sociais, culturais, históricas e ambientais do aluno. Os meios para isso são a leitura, a escrita, o conhecimento matemático, as ciências e as relações históricas, assim como noções de espaço e organização da sociedade, com auxílio de diferentes linguagens construídas ao longo do ensino fundamental.
Neste ciclo, os estudantes são levados a elaborar os Trabalhos Colaborativos de Autoria - TCAs sobre os mais diversos temas (sociais, comunitários, do território, da infância e juventude, dos direitos e do meio ambiente), em que reconhecem distinções e participam efetivamente da construção de decisões e propostas para a transformação social e construção de um mundo melhor.
Segundo o Currículo da Cidade (SÃO PAULO, 2019), essa abordagem pedagógica tem como características:
- INCENTIVAR O PAPEL ATIVO DOS ESTUDANTES NO CURRÍCULO, DE MODO A DESENVOLVER SUA AUTONOMIA, CRITICIDADE, INICIATIVA, LIBERDADE E COMPROMISSO;
- FOMENTAR A INVESTIGAÇÃO, LEITURA E PROBLEMATIZAÇÃO DO MUNDO REAL A PARTIR DE PESQUISAS QUE ENVOLVAM DIFERENTES VOZES E VISÕES E OFERECENDO VÁRIAS POSSIBILIDADES DE APROPRIAÇÃO, CRIAÇÃO, DIVULGAÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO DE SABERES;
- TRANSFORMAR PROFESSORES E ESTUDANTES EM PRODUTORES DE CONHECIMENTO, CRIANDO OPORTUNIDADES PARA QUE ELABOREM PROPOSTAS E REALIZEM INTERVENÇÕES SOCIAIS PARA MELHORAR O MEIO EM QUE VIVEM.
(SÃO PAULO, 2019 - CURRÍCULO DA CIDADE – ENSINO FUNDAMENTAL)
O Currículo da Cidade no Ciclo Autoral dá ênfase ao protagonismo juvenil e envolvimento dos estudantes em projetos voltados a solucionar problemas reais.
4
Neste documento constam os exercícios voltados para o Ciclo Autoral (7o, 8o e 9o ano). Eles estão separados em atividades interdisciplinares investigativas, como descritos a seguir:
atividade interdisciplinar para 7º ano
1 exercício de matemática
1 de língua portuguesa
1 de ciências naturais
1 de ciências humanas
atividade interdisciplinar para 8º ano
2 exercícios de matemática
2 de língua portuguesa
2 de ciências naturais
2 de ciências humanas
atividade interdisciplinar para 9º ano
2 exercícios de matemática
2 de língua portuguesa
2 de ciências naturais
2 de ciências humanas
Assim, as três atividades interdisciplinares do Ciclo Autoral aqui apresentadas totalizam cinco exercícios de matemática, língua portuguesa, ciências naturais e ciências humanas.
As propostas seguem as orientações do Currículo da Cidade de São Paulo, da Secretaria Municipal de Educação – SME (SÃO PAULO, 2019) e foram elaboradas de maneira a dar liberdade ao professor de adaptá-las de acordo com a realidade de cada turma e escola que acompanha. Cabe ao docente ler, planejar e executar cada uma das atividades utilizando tanto o material complementar aqui disponível, como o de que dispõe.
Portanto, com base nos três anos que compõem o Ciclo Autoral, levantamos alguns objetivos de aprendizagem que poderão ser trabalhados nas atividades propostas. Eles estão listados a seguir, a fim de balizar as estratégias pedagógicas do professor.
7 º ANO ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR
1,5°C NA PRÓXIMA DÉCADA O AQUECIMENTO GLOBAL PODERÁ CHEGAR A
CONSTRUÇÃO DE MAQUETE EM ESCALA DO SISTEMA SOLAR
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E
DESENVOLVIMENTO POSSÍVEIS DE SEREM
TRABALHADOS NO 7º ANO DO CICLO AUTORAL
Matemática: geometria (EF07M16, EF07M17); grandezas e medidas (EF07M30, EF07M33); e processos matemáticos (EF07M39).
Língua Portuguesa: capacidades de apreciação e réplica do leitor em relação ao texto (EF07LP05, EF07LP06, EF07LP07, EF07LP08, EF07LP09, EF07LP10); capacidades de elaboração de textos organizados em gêneros da ordem do expor (EF07LP17); e capacidades de elaboração de textos organizados em gêneros da ordem de argumentar (EF07LP18).
Ciências Naturais: cosmos, espaço e tempo (EF07C05, EF07C06, EF07C07, EF07C08, EF07C09, EF07C10).
Ciências Humanas: o sujeito e seu lugar no mundo (geografia, EF07G01, EF07G03); e comunicação e trabalho: como as diferentes sociedades, entre os séculos VI e XVIII, isolaram-se e comunicaram-se por meio de linguagens e relações de trabalho (história, EF07H03, EF07H04, EF07H05, EF07H06, EF07H07, EF07H08, EF07H10, EF07H11, EF07H12, EF07H13).
12
7 º ANO • ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR
A construção da maquete do Sistema Solar permeia todas as atividades realizadas pelos docentes das diferentes disciplinas. Assim, cabe aos docentes criar uma linha de comunicação e planejamento de realização e avaliação do exercício. Ao integrar frentes de ensino distintas em uma atividade conjunta interdisciplinar, encoraja-se o compartilhamento de métodos avaliativos e planejamentos de atividades entre as partes, de modo a criar uma avaliação conjunta.
PLANEJAMENTO GERAL
A montagem da maquete terá, principalmente, a participação dos professores das áreas de ciências naturais e matemática. Após a introdução dos conceitos do Sistema Solar (nas aulas de ciências) e de formas geométricas (nas aulas de matemática), eles elaborarão com os alunos as dimensões da maquete. A atividade será complementada pela leitura de textos de divulgação científica que abordam várias características e informações relacionadas a descobertas, fatos históricos e culturais do Sistema Solar e do universo.
Em matemática, o professor utilizará conceitos de grandezas e medidas para calcular o tamanho da sala de aula com os estudantes e reproduzir em escala o Sistema Solar, bem como os principais corpos celestes que o compõem. A geometria será empregada para calcular as órbitas circulares e elípticas dos principais corpos celestes e sua respectiva posição na sala de aula. A maquete, portanto, será o próprio ambiente da classe, promovendo maior imersão com o conteúdo e percepção prática dos conceitos trabalhados.
13
7 O ANO • ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR
Já em língua portuguesa, o professor trabalhará com os alunos (com o auxílio de professores das áreas de ciências naturais e ciências humanas) textos de divulgação científica que abordam diferentes informações: análise de textos com dados verídicos e textos sensacionalistas, para identificação de elementos linguísticos característicos de cada uma das modalidades e interpretação de texto. A frente também será responsável pelo desenvolvimento, com os estudantes e demais docentes, de um ou mais relatórios avaliativos da atividade, para que o aluno exercite a elaboração de textos de cunho educacional-científico, além de empregar o vocabulário aprendido. No que se relaciona a ciências naturais, o professor trabalhará o Sistema Solar: quais suas características, principais corpos celestes, sua origem e formação. Com a ajuda dos docentes de ciências humanas abordará também questões históricas relacionadas ao estudo do Sistema Solar ao longo dos diversos períodos históricos e culturais. Importantes questões serão estudadas: planetas habitáveis, como somos inteiramente dependentes do planeta em que vivemos e como nossas ações (em especial no âmbito da poluição e mudanças ambientais) podem afetar diretamente os seres humanos e todas as outras formas de vida da Terra. Assuntos como lixo espacial, poluição luminosa e mudanças climáticas decorrentes de alterações ambientais antrópicas e naturais devem ser trabalhados.
Em ciências humanas, foco especial será dado às questões históricas relacionadas ao Sistema Solar: como diferentes culturas e grupos étnicos percebem e lidam com ele e o universo (destaque para culturas indígenas sul-americanas e africanas); de que maneira o conhecimento e as superstições relacionadas à percepção do universo moldaram e moldam diferentes esferas sociais, da política à agricultura — exemplos comumente abordados incluem o julgamento e condenação de Giordano Bruno e Galileu Galilei, ciclo da Lua e estações para plantio e colheita de espécies vegetais na agricultura, entre outros.
ATIVIDADES: ELABORAÇÃO DA MAQUETE
Incorporando o conteúdo programático e trabalhando com todas as frentes, a maquete do Sistema Solar é a atividade central, que serve de fio condutor para a realização de todos os outros exercícios. Sua conclusão pode ser utilizada como atividade avaliativa complementar em todas as disciplinas envolvidas.
A maquete preferencialmente utilizará o espaço de sala de aula, sendo assim uma intervenção com propósito imersivo educacional. Réplicas dos principais corpos celestes podem ser construídas com os mais diversos objetos (de modelos 2D de papel em escala a modelos tridimensionais montados com papel machê à base de papel descartado) e, de preferência, devem ser fixadas no teto da classe com fita adesiva. Cada sala, portanto, terá o próprio Sistema Solar, com diferentes interpretações dos corpos celestes. O planejamento, a elaboração e a execução da maquete são atividades primárias das aulas de ciências naturais e matemática.
14
7º ANO • ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR
RELATÓRIOS OU APRESENTAÇÕES
Professores de cada uma das disciplinas poderão escolher qual dos dois modelos de exercícios é mais condizente com o perfil de seus estudantes, salas de aula e recursos disponíveis:
Em Matemática o relatório ou apresentação é realizado pelo aluno ou grupo de alunos.
Nele, o estudante demonstrará o passo a passo da construção da maquete: as medidas da sala de aula; as medidas aproximadas do Sistema Solar; cálculos de conversão para criação da maquete em escala; e o tamanho dos círculos e elipses que representam as órbitas de cada corpo celeste, entre outros procedimentos matemáticos que o professor julgar interessantes. Essa atividade funciona como uma ficha de exercícios, porém, em vez de vir com situações-problema já prontas, o próprio ambiente será trabalhado pelos alunos, que aplicarão os conhecimentos adquiridos para elaborar o projeto. Caberá ao professor avaliar a resolução da situação-problema e conferir se os cálculos apresentados estão corretos.
15
Em Língua Portuguesa o relatório ou apresentação é realizado pelo aluno ou grupo de alunos.
Neste caso, o estudante deverá elaborar um texto de divulgação científica sobre a maquete. O professor já terá trabalhado questões de leitura de documentos científicos e redação de textos de divulgação com as classes. O trabalho final deverá sumarizar as principais informações disponíveis sobre o Sistema Solar, servindo como um guia para o entendimento da maquete. Desse modo, deve conter não apenas informações adquiridas por meio da leitura de revistas, sites e outras fontes bibliográficas, como também a descrição das práticas realizadas para elaboração do projeto. O trabalho será uma compilação das informações presentes nos exercícios de matemática, ciências naturais e ciências humanas.
Em Ciências Naturais o relatório ou apresentação é realizado pelo aluno ou grupo de alunos.
Aqui o estudante levantará informações referentes a um determinado corpo celeste escolhido por ele em sala de aula. Caberá ao grupo pesquisar e descrever as principais características do corpo celeste, de acordo com critérios preestabelecidos pelo professor (exemplo: distância relativa do Sol, presença ou não de atmosfera, sua composição química, temperatura média etc.).
Em Ciências Humanas o relatório ou apresentação é realizado pelo aluno ou grupo de alunos.
O estudante abordará tópicos escolhidos em sala de aula referentes a conhecimentos e influências do Sistema Solar no dia a dia e/ou no cotidiano de grupos étnico-sociais que compõem a sociedade brasileira. Os tópicos devem estar de acordo com o conteúdo trabalhado na classe pelo professor e podem envolver desde os efeitos práticos na rotina da sociedade brasileira moderna (por exemplo: influência da maré em atividades diárias, impactos da radiação solar na saúde e em padrões de beleza, dispersão de poluentes na atmosfera e seu efeito global etc.) até características culturais tradicionais e/ou históricas (uso da posição dos corpos celestes para percepção da passagem do tempo no dia, mês e ano, utilização de calendário lunar para cultivo de plantas e criação de espécies animais por comunidades tradicionais etc.).
As atividades listadas configuram os exercícios concebidos especificamente para cada uma das quatro frentes. Todas têm variados graus de interdisciplinaridade e podem ser adotadas por mais de uma das disciplinas como exercícios complementares de avaliação: a frente de língua portuguesa, por exemplo, pode incluir as quatro atividades no seu planejamento de aula. Assim, a atividade teria dois focos avaliativos, sendo um referente ao conteúdo da frente cooptada e outro, às temáticas de língua portuguesa.
EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES
As tarefas podem ser subdivididas em módulos, que serão trabalhados e avaliados em diferentes estágios, de acordo com o planejamento do professor. Os exercícios apresentados devem ser aplicados com os já disponíveis na apostila do professor e/ou em seu planejamento de aula.
16
7 º ANO • ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR
17 7 O ANO • ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR
MATERIAL DE APOIO COMPLEMENTAR
Os links a seguir trazem material de apoio complementar para as atividades realizadas. Os tópicos, relacionados à reciclagem e ao meio ambiente, podem ser abordados na frente de ciências naturais (tratando da importância da manutenção de um meio ambiente saudável no único planeta habitável do Sistema Solar, de aplicações da luz solar no dia a dia etc.) e língua portuguesa (leitura, compreensão e análise de textos científicos).
COMÉRCIO DE PEIXES E CAMARÕES PODE SER PREJUDICADO POR EXCESSO DE LIXO
MARCA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO FABRICARÁ TELHA FOTOVOLTAICA
SEMANA LIXO ZERO DISCUTE SENSO DE URGÊNCIA NA MUDANÇA DE HÁBITOS
ESTADO AMERICANO DE VERMONT PROÍBE DESCARTE DE RESÍDUOS ORGÂNICOS
“ACHO QUE VI UM DISCO VOADOR”
RECICLAGEM DE RECURSOS NATURAIS PODE DETER AQUECIMENTO GLOBAL
REDUÇÃO, REÚSO E RECICLAGEM DEVEM SER PRIORIDADE
18
7 º ANO • ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR
CONHEÇA AS EMPRESAS QUE REAPROVEITAM RESÍDUOS DE DIFÍCIL RECICLAGEM
PEQUENOS RESÍDUOS, GRANDES DÚVIDAS: MICROLIXOS PODEM SER RECICLADOS?
NOVAS TECNOLOGIAS AJUDAM A REDUZIR GERAÇÃO DE RESÍDUOS NA CAPITAL
ESTUDANTES CRIAM ABSORVENTE 100% BIODEGRADÁVEL
CASAL CONSTRÓI CASA SUSTENTÁVEL COM GARRAFAS DE VIDRO EM FOZ DO IGUAÇU
PESQUISADOR BRASILEIRO TRANSFORMA RESÍDUOS DE VACINAS EM FERTILIZANTE
BRASILEIRO CRIA EMBALAGEM DE CREME DENTAL SUSTENTÁVEL
CONCESSIONÁRIA DE RODOVIA REVITALIZA PAVIMENTO COM PNEU RECICLADO
MAIS DE 200 AÇÕES DE LIMPEZA RETIRAM 400 TONELADAS DE LIXO DAS PRAIAS
19 7 º ANO • ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR
8 º ANO ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR
RESÍDUOS SÓLIDOS RECICLADOS NO BRASIL SÃO MENOS DE
4%
ATIVIDADE: ELABORAÇÃO DE CARTAZES E/OU MAQUETES EXPOSITIVAS SOBRE
DESASTRES NATURAIS E MUDANÇAS
CLIMÁTICAS
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO POSSÍVEIS DE SEREM
TRABALHADOS NO 8° ANO DO CICLO AUTORAL:
Matemática: números (EF08M01, EF08M03); e probabilidade e estatística (EF08M25, EF08M26. EF08M27, EF08M28, EF08M29).
Língua Portuguesa: capacidades de apreciação e réplica do leitor em relação ao texto (EF08LP04, EF08LP05, EF08LP06, EF08LP12); capacidades de elaboração de textos organizados em gêneros da ordem do narrar (EF08LP13); capacidades de elaboração de textos organizados em gêneros na ordem do argumentar (EF08LP18, EF08LP20); capacidades de elaboração de textos organizados em gêneros da ordem do expor (EF08LP23); características dos textos e gêneros (EF08LP24, EF08LP25, EF08LP26, EF08LP27, EF08LP28); coesão (EF08LP29); coerência (EF08LP30, EF08LP31); segmentação (EF08LP32); aspectos semânticos lexicais (EF08LP33, EF08LP34, EF08LP35); aspectos gráficos (EF08LP36); e variação linguística (EF08LP37, EF08LP38). Ciências Naturais: cosmos, espaço e tempo (EF08C11, EF08C12, EF08C13, EF08C14); e vida, saúde e ambiente (EF08C15, EF08C16).
Ciências Humanas: o sujeito e seu lugar no mundo (geografia, EF08G01, EF08G02, EF08G03, EF08G04); organização territorial no tempo e espaço (geografia, EF08G05, EF08G06, EF08G07); formas de representação e pensamento espacial (geografia, EF08G08, EF08G09, EF08G11, EF08G12); natureza, ambientes e qualidade de vida (geografia, EF08G13, EF08G14); e direitos sociais e políticos no contexto do desenvolvimento capitalista: como as contradições sociais evidenciaram a partir do século 18 as desigualdades e desencadearam transformações fundamentais hoje presentes nas sociedades contemporâneas? (história, EF08H01, EF08H02, EF08G03, EF08H0, EF08H04, EF08H06, EF08H07, EF08H08, EF08H09, EF08H10).
24
8 º ANO • ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR
salve o planeta enquanto há tempo faça sua parte: recicle
repense reduza reúse recuse recicle
nosso planetaéumsó:preserve
A atividade de elaboração de cartazes e construção da maquete sobre desastres ambientais e mudanças climáticas permeia todas as atividades realizadas pelos professores das diferentes disciplinas. Assim, cabe aos docentes criar uma linha de comunicação e planejamento de realização e avaliação do exercício. Ao integrar frentes de ensino distintas em uma atividade conjunta interdisciplinar, encoraja-se o compartilhamento de métodos avaliativos e planejamentos de atividades entre as partes, de modo a criar uma avaliação conjunta.
25 8 O ANO • ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR
PLANEJAMENTO GERAL:
A elaboração dos cartazes e montagem da maquete terá, principalmente, a participação dos professores das áreas de ciências naturais, ciências humanas e matemática, porém vale lembrar que quando se propõe uma atividade do tipo “mão na massa”, a participação do professor de artes é sempre bem-vinda.
Após a introdução dos conceitos de fatores climáticos (ciências naturais), dinâmicas populacionais, migração e camadas sociais (ciências humanas) e porcentagens e leitura de gráficos (matemática), os professores elaborarão as diretrizes da atividade com os alunos.
Exercícios avaliativos em forma de relatórios e apresentações serão a base de avaliação e acompanhamento dos estudantes pelos docentes. A atividade será complementada com a leitura de textos que abordam diferentes características e informações relacionadas a descobertas científicas, fatos históricos e culturais relacionados a mudanças climáticas, meio ambiente e fatores socioeconômicos e culturais.
Em matemática, o professor utilizará conceitos de números, probabilidade e estatística para trabalhar dados reais de produção e processamento de lixo em diferentes cidades do Brasil, da América Latina e do mundo, referentes à incidência de desastres ambientais ligados a mudanças climáticas desde o século 19. Esses dados serão essenciais para a realização da atividade final e trabalhos das demais frentes. Também serão abordados valores simplificados relacionados aos impactos econômicos gerados pelas mudanças climáticas.
Já em língua portuguesa, o professor trabalhará com os alunos (com o auxílio de docentes das áreas de ciências naturais e ciências humanas)
8 º ANO • ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR
textos de divulgação científica, notícias e relatos históricos associados a mudanças climáticas, meio ambiente, economia e sociedade. A frente também será responsável pelo desenvolvimento, com os estudantes e demais professores, de um ou mais relatórios avaliativos da atividade, para que o aluno exercite a elaboração de textos de cunho educacional-científico e de opinião, além de empregar o vocabulário aprendido.
No que se relaciona a ciências naturais, o professor trabalhará, principalmente, a questão das mudanças climáticas e desastres naturais associados: quais suas características, causas, efeitos e onde ocorreram. Com a ajuda da frente de ciências humanas, abordará questões históricas relacionadas a mudanças climáticas e desastres ambientais, como o desenvolvimento da sociedade humana, particularmente ligado ao período colonial nas Américas e à Revolução Industrial, e suas consequências socioeconômicas e ambientais, culminando com o processo de globalização. Ainda será estudado como esses fatores impactaram o clima e meio ambiente, e suas consequências para diferentes países e grupos étnico-raciais. A partir dessa abordagem, os professores também podem explorar/associar o tema da produção de lixo e uso de recursos naturais renováveis e não renováveis pelos diversos grupos sociais espalhados pelo planeta.
Em ciências humanas, foco especial será dado às questões históricas relacionadas ao período colonial e capitalismo: como esses processos impactaram e moldaram sociedades distintas e resultaram no mundo globalizado de hoje e quais foram os efeitos no meio ambiente advindos do uso dos recursos naturais, em especial, no que diz respeito à sobrevivência de culturas tradicionais menos industrializadas e globalizadas.
8 º ANO • ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR
ATIVIDADE: ELABORAÇÃO DE CARTAZ/MAQUETE
Incorporando o conteúdo programático e trabalhando com todas as frentes, o cartaz/maquete sobre mudanças climáticas e desastres ambientais é a atividade central, que serve de fio condutor para a realização de todos os outros exercícios. Sua conclusão pode ser utilizada como atividade avaliativa complementar em todas as disciplinas envolvidas.
A atividade deve ser elaborada tendo em mente a visitação a ambientes de destinação/separação de lixo e esgoto, além de cooperativas de reciclagem. Recomenda-se a visitação às centrais de transbordo e centrais mecanizadas de triagem da Ecourbis e Loga e aos aterros sanitários Central de Tratamento de Resíduos Leste (CTL), da Ecourbis, e Bandeirantes ou São João (administrados pela Loga). Nesses locais é possível observar a destinação correta dos resíduos sólidos, captação de gás metano para geração de energia e coleta de chorume para ser tratado nas unidades de tratamento de efluentes da Sabesp e destinação adequada.
Assim, os alunos viverão uma experiência prática do impacto das ações humanas no ambiente, além de adquirir informações importantes para serem utilizadas nas atividades das quatro disciplinas principais relacionadas.
Preferencialmente, o produto deve ficar exposto em áreas públicas de circulação da escola, transformando-se em uma intervenção com propósito imersivo educacional. O material de construção da maquete deve ser majoritariamente composto por lixo reciclável, utilizando a oportunidade para discutir o impacto dos resíduos nos eventos estudados. O planejamento, a elaboração e a execução da maquete são atividades primárias das aulas de ciências naturais, ciências humanas e matemática.
A atividade funcionará como um trabalho de conclusão, resumindo todas as informações apresentadas nas propostas a seguir.
8 º ANO • ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR
RELATÓRIOS OU APRESENTAÇÕES
Professores de cada uma das disciplinas poderão escolher qual dos dois modelos de exercícios é mais condizente com o perfil de seus estudantes, salas de aula e recursos disponíveis. Serão realizados ao menos dois exercícios por frente de ensino:
Em Matemática o relatório ou apresentação é realizado pelo aluno ou grupo de alunos
Atividade 1: o estudante trabalhará com dados relacionados a produção, consumo e descarte de bens. Baseado no tópico escolhido pelo aluno (produção de lixo, agrícola, de bens de consumo etc.), o professor fornecerá um conjunto de dados numéricos que deverá ser trabalhado e apresentado. Os assuntos a serem escolhidos são: produção de lixo, áreas de produção agrícola e áreas de proteção ambiental, todos relativos a São Paulo. O estudante usará o conjunto de dados numéricos fornecido para montar representações gráficas das porcentagens de áreas ocupadas para cada uma das finalidades. Os gráficos obtidos neste exercício integrarão a apresentação final.
Atividade 2 : o estudante trabalhará com dados relacionados a mudanças nos regimes de chuva e temperatura atmosférica (como consequência das emissões dos Gases do Efeito Estufa - GEEs) e incidência de desastres naturais. Ele deverá pesquisar informações referentes ao tópico escolhido e utilizá-las para elaborar representações gráficas. Os gráficos obtidos neste exercício estarão na apresentação final.
8 º ANO • ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR
Em Língua Portuguesa o relatório ou apresentação é realizado pelo aluno ou grupo de alunos
Atividade 1: o estudante trabalhará com interpretação e análise de textos e reportagens referentes a mudanças climáticas e desastres naturais. Caberá a ele analisar e identificar os principais elementos textuais que caracterizam o texto, para então elaborar um texto opinativo. A atividade, portanto, é composta por duas partes: análise textual e elaboração textual.
Atividade 2: o estudante trabalhará com a elaboração de um texto de cunho científico-educacional para divulgação que estará na versão final do cartaz/ maquete apresentado ao fim do módulo de atividades interdisciplinares. O texto deverá resumir as principais informações presentes em todas as outras atividades realizadas em matemática, ciências naturais e ciências humanas. O aluno colocará em prática todo o conhecimento relacionado à produção e interpretação textual aprendido até o momento. Esta atividade também pode ser utilizada pelas demais frentes como parte de seu componente curricular.
8 º ANO • ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR
Em Ciências Naturais o relatório ou apresentação é realizado pelo aluno ou grupo de alunos
Atividade 1: o estudante trabalhará com o tema “mudanças climáticas”. Caberá a ele pesquisar e elaborar um relatório que cubra os principais pontos sobre o assunto: principais causas (tanto naturais como antrópicas), efeitos no ambiente (aquecimento e resfriamento de diferentes regiões no globo, mudança nos regimes de chuva, modificação da paisagem etc.), implicações socioeconômicas (listar ao menos um exemplo de impacto à sociedade decorrente das mudanças climáticas) e formas de mitigação. Desse modo, o aluno se aprofundará no tema de maneira a levantar as causas, consequências e possíveis ações e propostas para tentar mitigar a questão.
Atividade 2: o tema é “desastres ambientais”. O estudante deve pesquisar e elaborar um relatório que aborde os principais pontos sobre desastres ambientais: tipos mais frequentes, causas (se são ocasionados por movimentos tectônicos, correntes de ar, precipitação pluviométrica, inversão de temperatura, ação humana etc.) e quais deles possivelmente relacionados a mudanças climáticas estão ocorrendo no território brasileiro. Ambas as atividades são resumos do conteúdo programático regular do 8o ano e podem ser utilizadas como avaliação. É importante que o professor ressalte o papel das ações humanas nos eventos vistos hoje no mundo relacionados a mudanças climáticas e desastres ambientais. Além disso, que estimule os alunos a pesquisar os tópicos tendo em mente eventos recentes ocorridos na cidade de São Paulo (crise hídrica, alagamentos, chuva ácida, alta amplitude térmica etc.) ou em municípios do estado de São Paulo, tanto do interior como do litoral.
Em Ciências Humanas o relatório ou apresentação é realizado pelo aluno ou grupo de alunos Atividade 1: o estudante abordará os impactos da colonização no clima brasileiro. Ele deve estudar os aspectos associados à exploração no Brasil (e na América Latina) por parte das potências europeias, muitas vezes baseada no extrativismo de recursos naturais, caça e eliminação e assimilação de grupos étnicos-culturais locais, e como isso levou à degradação do ambiente natural e modificação da paisagem, muitas vezes resultando em impactos ambientais extremos (exemplos: Valo Grande, na região de Iguape; desmatamento das florestas nativas do Nordeste e da Mata Atlântica; e poluição dos rios pelas atividades mineradoras no Norte e Sudeste).
Atividade 2: o estudante realizará um trabalho com foco em técnicas de uso de solo de diferentes comunidades tradicionais e como seu uso atual pode amplificar ou mitigar os efeitos das mudanças climáticas e a frequência de desastres naturais.
Ambas as atividades são resumos do conteúdo programático regular do 8o ano e podem ser utilizadas como avaliação. Ademais, deverão ser embasadas por pesquisas em fontes bibliográficas confiáveis. Por serem atividades de pesquisa, é sugerido que o professor as realize como uma apresentação em sala de aula. Assim, poderá não apenas corrigir os trabalhos apresentados, como também dar um retorno aos alunos, auxiliando-os com sugestões e complementações que poderão ser incorporadas no trabalho final.
31 8 º ANO • ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR
As atividades configuram os exercícios elaborados especificamente para cada uma das quatro frentes. Todas dispõem de variados graus de interdisciplinaridade, que podem ser adotados por mais de uma disciplina como exercícios complementares de avaliação.
Em língua portuguesa, por exemplo, é possível adotar as quatro atividades no planejamento de aula. Desse modo, ela teria ao menos dois focos avaliativos: um referente à produção textual dos materiais de cada uma das frentes de trabalho e outro, às temáticas próprias das habilidades a serem desenvolvidas na disciplina de língua portuguesa.
Vale ressaltar que, dada a natureza interdisciplinar e investigativa das atividades, a comunicação e colaboração dos professores das diferentes disciplinas é essencial.
Desse modo, não só o planejamento, como também a execução das atividades será facilitada, com adaptações, modificações e até mesmo fusões de algumas propostas que podem vir a ocorrer.
EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES
As tarefas podem ser subdivididas em módulos, que serão trabalhados e avaliados em diferentes estágios, de acordo com o planejamento do professor. Os exercícios apresentados devem ser aplicados com os já disponíveis na apostila do professor e/ou em seu planejamento de aula.
MATERIAL DE APOIO COMPLEMENTAR
Links para os dados dos exercícios de matemática:
PRODUÇÃO AGRÍCOLA MUNICIPAL
Área plantada, área colhida, quantidade produzida, rendimento médio e valor da produção das lavouras temporárias.
PESQUISA NACIONAL DE SANEAMENTO BÁSICO
Quantidade diária de lixo coletado, por unidade de destinação.
Links para embasamento das aulas de língua portuguesa e ciências naturais e o papel do lixo nas mudanças climáticas, todos disponíveis na plataforma Recicla Sampa:
RESÍDUOS SÓLIDOSMOMENTO AMBIENTAL VOCÊ SABE PARA ONDE VAI O LIXO QUE VOCÊ PRODUZ?
O QUE CADA UM PODE FAZER PARA PRODUZIR MENOS LIXO
32 8 º ANO • ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR
33 8 º ANO • ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR
9 º ANO ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR
DA TEMPERATURA
2,7 °C É A ESTIMATIVA DO AUMENTO
DO PLANETA NESTE SÉCULO
ATIVIDADE:
EXTINÇÕES, ERAS GEOLÓGICAS E O LIXO COMO REGISTRO FÓSSIL
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO POSSÍVEIS DE SEREM TRABALHADOS NO
9º ANO DO CICLO AUTORAL:
Matemática: probabilidade e estatística (EF09M22, EF09M23); conexões para além da matemática (EF09M36); e processos matemáticos (EF09M38).
Língua Portuguesa: capacidades de apreciação e réplica do leitor em relação ao texto (EF09LP04, EF09LP05, EF09LP06, EF09LP07); e capacidades de elaboração de textos organizados em gêneros da ordem do expor (EF09LP10).
Ciências Naturais: vida, ambiente e saúde (EF09C20).
Ciências Humanas: o sujeito e seu lugar no mundo (geografia, EF09G02, EF09G03); organização territorial no tempo e espaço (EF09G04, EF09G06, EF09G07, EF09G08); formas de representação e pensamento espacial (EF09G12); natureza, ambiente e qualidade de vida (EF09G13, EF09G14, EF09G15), trabalho e formação socioespacial (EF09G16, EF09G17, EF09G18, EF09G19); e capitalismo no século XX: como se construiu um sistema hegemônico, transformando, reorganizando e desmobilizando sociedades dos diversos continentes? (EF09H01, EF09H02, EF09H03, EF09H05, EF09H06, EF09H07, EF09H10).
A elaboração dos cartazes e/ou da maquete sobre o impacto humano no ambiente por meio da produção de lixo e extinção de organismos permeia todas as atividades realizadas pelos professores das diferentes disciplinas. Assim, cabe aos docentes criar uma linha de comunicação e planejamento de realização e avaliação do exercício. Ao integrar frentes de ensino distintas em uma atividade conjunta interdisciplinar, encoraja-se o compartilhamento de métodos avaliativos e planejamentos de atividades entre as partes, de modo a criar uma avaliação conjunta.
38
9 º ANO • ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR
9 º ANO • ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR
PLANEJAMENTO GERAL
A elaboração dos cartazes e/ou maquete terá, principalmente, a participação dos professores das áreas de ciências naturais e humanas, porém, pelo fato de a atividade envolver aspectos visuais e artísticos, a colaboração do docente de artes plásticas certamente agregará qualidade ao trabalho final a ser apresentado.
Após a introdução dos conceitos de extinção, registro fóssil e tempo geológico (nas aulas de ciências) e de cadeias de produção, globalização e sociedade do consumo (nas aulas de história e geografia), os professores elaborarão com os alunos o cronograma de realização do trabalho.
A atividade será complementada com a leitura de textos que abordam diferentes características e informações relacionadas a descobertas científicas, fatos históricos e culturais sobre evolução, processos de extinção das espécies, tempo geológico, Revolução Industrial e consumo como desencadeador comportamental da geração de resíduos em diferentes sociedades. Vale lembrar que existem vários artigos, reportagens e vídeos sobre consumo, geração de lixo e impacto ambiental de resíduos disponíveis na plataforma Recicla Sampa.
Em matemática, o professor utilizará conceitos de probabilidade e estatística para trabalhar a elaboração de gráficos informativos sobre tempo de decomposição do lixo, uso de recursos naturais e quantificação de espécies ameaçadas e/ou extintas por ação antrópica. Os gráficos decorrentes desses exercícios, realizados pelos estudantes, serão parte importante da atividade final interdisciplinar de elaboração de cartazes/maquetes.
9 º ANO • ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR
Já em língua portuguesa, o professor trabalhará com os alunos (com o auxílio de docentes das áreas de ciências naturais e ciências humanas) textos de divulgação científica, jornais e reportagens que abordam diferentes informações sobre a questão do lixo, desenvolvimento sustentável e atividades humanas diretamente associadas a mudanças climáticas. A frente também será responsável pelo desenvolvimento, com os estudantes e demais professores, de um ou mais relatórios avaliativos da atividade, para que o aluno exercite a elaboração de textos de cunho educacional-científico, além de empregar o vocabulário técnico-científico aprendido.
No que se relaciona a ciências naturais, o professor trabalhará o registro fóssil: tempo geológico, eventos de extinção e suas causas. O tópico será o fio condutor do debate central da atividade: ações humanas são responsáveis pela rápida modificação do ambiente, colocando em perigo a sobrevivência de inúmeras espécies animais. Simultaneamente à discussão de registro fóssil será trabalhada a questão da produção do lixo e de substâncias que não são degradáveis, as quais são capazes de se manter preservadas por centenas ou milhares de anos no ambiente.
Em ciências humanas, foco especial será dado às questões históricas relacionadas à globalização e sociedade do consumo: como inovações sociais e tecnológicas resultaram em uma rápida e intensa modificação das sociedades em escala global, resultando no surgimento de novos países, potências políticas e econômicas e conflitos por recursos. Os tópicos trabalhados serão, assim como os vistos em ciências naturais, o eixo central da atividade final interdisciplinar.
9 º ANO • ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR
ATIVIDADE: ELABORAÇÃO DE CARTAZ/MAQUETE
Incorporando o conteúdo programático e trabalhando com todas as frentes, o cartaz/maquete sobre o impacto do lixo na sociedade humana e no ambiente é a atividade central, que serve de fio condutor para a realização de todos os outros exercícios. Sua conclusão pode ser utilizada como atividade avaliativa complementar em todas as disciplinas envolvidas.
A atividade preferencialmente utilizará o espaço da escola, sendo assim uma intervenção com propósito imersivo educacional. Ela deve ser elaborada tendo em mente a visitação a ambientes de processamento de lixo e esgoto, além de cooperativas de reciclagem.
Assim, os alunos viverão uma experiência prática do impacto das ações humanas no ambiente, além de adquirir informações importantes para serem utilizadas nas atividades das quatro disciplinas principais relacionadas.
RELATÓRIOS OU APRESENTAÇÕES
Professores de cada uma das disciplinas poderão escolher qual dos dois modelos de exercícios é mais condizente com o perfil de seus estudantes, salas de aula e recursos disponíveis. Serão realizados ao menos dois exercícios por frente de ensino:
Em Matemática o relatório ou apresentação é realizado pelo aluno ou grupo de alunos.
Atividade 1: o estudante utilizará dados relativos ao tempo de decomposição de diferentes materiais comumente encontrados no lixo para montar gráficos informativos. Esses gráficos serão a base do trabalho final interdisciplinar. As informações referentes ao tempo médio de decomposição de cada material serão pesquisadas pelo aluno e compiladas em um relatório ou apresentação. Atividade 2: o estudante utilizará dados compartilhados pelo professor para analisar diferentes municípios do estado de São Paulo e a quantidade de lixo produzido, o tipo de destino que recebe e o impacto que gera no ambiente. A atividade será integrada, principalmente, por processamento de dados numéricos e elaboração de gráficos que melhor representem as informações contidas nas tabelas.
Em Língua Portuguesa o relatório ou apresentação é realizado pelo aluno ou grupo de alunos.
Atividade 1: o estudante elaborará uma cartilha de divulgação científica sobre o tratamento adequado para cada tipo de lixo. O trabalho envolverá pesquisa prévia em jornais, sites e outras fontes bibliográficas sobre o destino que cada tipo de resíduo deve ter quando se pensa em cadeia de consumo sustentável. Atividade 2: o estudante elaborará o texto principal da atividade interdisciplinar resumindo as principais informações das atividades de ciências naturais, ciências humanas e matemática. O intuito é que ele seja capaz de compilar dados de diversas fontes em um texto conciso de divulgação científica, exercitando assim os principais eixos do conteúdo programático das diversas frentes.
42 9 º ANO • ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR
Ciências
Atividade 1: o estudante apresentará as definições do que é fóssil: como é formado, que informação carrega e sua importância para a ciência. Nesse mesmo trabalho, ele fará um paralelo com o lixo produzido no dia a dia: é possível considerá-lo como um registro da presença da humanidade no planeta? Se a sociedade humana desaparecesse repentinamente e outra civilização encontrasse o lixo como evidência da existência humana, o que poderia descobrir? Recomenda-se ao professor que leia o trabalho publicado na revista Arqueologia Pública (UNICAMP, 2016) para o desenvolvimento desta atividade. Outro material interessante é o livro A Civilização do Lixo (WALDMAN, M. 2016).
Atividade 2: utilizando o laboratório da escola ou a sala de aula, o professor montará um recipiente contendo terra, plantas e minhocas em que serão depositados representantes dos tipos de lixo (orgânico, papel, plástico, metal e vidro). O material será acompanhado ao longo do semestre, e anotações relativas a sua condição, modificações e características serão feitas em intervalos periódicos (semanal ou quinzenal) pelos alunos, para que, ao fim do semestre, os resultados sejam apresentados, além de servir de embasamento empírico para a atividade interdisciplinar final.
9 º ANO • ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR
Em
Naturais o relatório ou apresentação é realizado pelo aluno ou grupo de alunos.
Em Ciências Humanas o relatório ou apresentação é realizado pelo aluno ou grupo de alunos.
Atividade 1: o estudante conduzirá uma pesquisa comparando o consumo de produtos distintos (alimentos, brinquedos etc.) entre pessoas de diferentes nacionalidades, mas que estejam inseridas em uma mesma “classe social”. Dessa maneira, o professor poderá guiá-lo a debater sobre como posições sociais, nacionalidades e traços étnico-culturais influenciam na produção de lixo e na cadeia de consumo global.
No site da revista Superinteressante há um material sobre o consumo alimentar de famílias ao redor do mundo que é muito elucidativo e estimula uma discussão significativa sobre alimentação e geração de resíduos, enriquecendo o debate relacionado a hábitos de consumo, alimentação e cultura.
9 º ANO • ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR
EXISTEM ARTIGOS E REPORTAGENS NA PLATAFORMA RECICLA
Atividade 2: o professor mediará uma atividade em sala de aula debatendo a sociedade do consumo com os alunos. A intenção é provocá-los em relação ao consumismo de bens por status e não por necessidade, algo recorrente na sociedade moderna.
Existem vários artigos e reportagens na plataforma Recicla Sampa sobre consumo, geração de lixo e mudanças de hábito que podem lidos pelos estudantes, além de vídeos que discutem o comportamento de consumo e como fazer o descarte adequado dos resíduos. Um jogo interativo disponível na plataforma chamado “Lixo no mundo dobrará até 2025” permite que os alunos possam verificar a produção de lixo de vários países de 2012 (dados reais) até 2025 (baseado em estimativas anuais da produção de lixo). Após a imersão no tema para preparar os alunos para a atividade, o professor exibirá em sala de aula o documentário Ilha das Flores. Em seguida, o estudante deverá preparar uma análise do filme relacionando elementos da sociedade do consumo com a quantidade de lixo produzido pela sociedade moderna e propor ações que colaborem com uma mudança postural em relação ao consumismo e desperdício existentes na sociedade.
As atividades configuram os exercícios elaborados especificamente para cada uma das quatro frentes. Todas dispõem de variados graus de interdisciplinaridade, que podem ser adotados por mais de uma disciplina como exercícios complementares de avaliação.
Em língua portuguesa, por exemplo, é possível adotar as quatro atividades no planejamento de aula. Desse modo, ela teria ao menos dois focos avaliativos: um referente à produção textual dos materiais de cada uma das frentes de trabalho e outro, às temáticas próprias das habilidades a serem desenvolvidas na disciplina de língua portuguesa.
EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES
As tarefas podem ser subdivididas em módulos, que serão trabalhados e avaliados em diferentes estágios, de acordo com o planejamento do professor. Os exercícios apresentados devem ser aplicados com os já disponíveis na apostila do professor e/ou em seu planejamento de aula.
9 º ANO • ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR
SAMPA SOBRE CONSUMO, GERAÇÃO DE LIXO E MUDANÇAS
HÁBITO QUE PODEM CONTRIBUIR PARA
DE
AS ATIVIDADES.
MATERIAL DE APOIO COMPLEMENTAR
Links para os dados dos exercícios de matemática:
JOGO INTERATIVO DISPONÍVEL NA PLATAFORMA RECICLA SAMPA CHAMADO “LIXO NO MUNDO DOBRARÁ ATÉ 2025”.
PESQUISA NACIONAL DE SANEAMENTO BÁSICO
Quantidade diária de lixo coletado, por unidade de destinação.
NO RECICLA SAMPA VOCÊ ENCONTRA NOTÍCIAS
SOBRE SUSTENTABILIDADE, RECICLAGEM, EXPERIÊNCIAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS QUE TÊM POR OBJETIVO A REDUÇÃO DOS RESÍDUOS. ESSE MATERIAL PODE, A CRITÉRIO DO PROFESSOR, SUBSIDIAR OS TRABALHOS PROPOSTOS.
9 º ANO • ATIVIDADE INTERDISCIPLINA
MATERIAL DE APOIO COMPLEMENTAR DISPONÍVEL NO RECICLA SAMPA
ACEITA UMA XÍCARA DE CAFÉ COMESTÍVEL?
CIDADE DO MÉXICO PROÍBE USO DE SACOLAS PLÁSTICAS
JOVEM HOLANDÊS CRIA
SISTEMA QUE PODE LIMPAR METADE DO OCEANO PACÍFICO
CIDADE JAPONESA SEPARA OS RESÍDUOS EM 45 CATEGORIAS
CONTRA O PLÁSTICO, INGLESES PEDEM QUE LEITEIROS USEM GARRAFAS DE VIDRO
POR QUE MINHA IDA AO SUPERMERCADO AFETA O MEIO AMBIENTE?
EMBALAGENS BIODEGRADÁVEIS SÃO REALMENTE SUSTENTÁVEIS?
VÍDEO MOSTRA GARRAFA DE PLÁSTICO SE DECOMPONDO EM TEMPO REAL
CONTRA GARRAFA PLÁSTICA, ISLÂNDIA
INCENTIVA BEBER
ÁGUA DA TORNEIRA
CHINA CONSTRUIRÁ MAIOR USINA DE GERAÇÃO DE ENERGIA MOVIDA POR LIXO
POLONESA PRODUZ EMBALAGEM DE ALIMENTOS COMESTÍVEL E COMPOSTÁVEL
9 º ANO • ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR