8 º ANO ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR
RESÍDUOS SÓLIDOS RECICLADOS NO BRASIL SÃO MENOS DE
4%
4%
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO POSSÍVEIS DE SEREM
TRABALHADOS NO 8° ANO DO CICLO AUTORAL:
Matemática: números (EF08M01, EF08M03); e probabilidade e estatística (EF08M25, EF08M26. EF08M27, EF08M28, EF08M29).
Língua Portuguesa: capacidades de apreciação e réplica do leitor em relação ao texto (EF08LP04, EF08LP05, EF08LP06, EF08LP12); capacidades de elaboração de textos organizados em gêneros da ordem do narrar (EF08LP13); capacidades de elaboração de textos organizados em gêneros na ordem do argumentar (EF08LP18, EF08LP20); capacidades de elaboração de textos organizados em gêneros da ordem do expor (EF08LP23); características dos textos e gêneros (EF08LP24, EF08LP25, EF08LP26, EF08LP27, EF08LP28); coesão (EF08LP29); coerência (EF08LP30, EF08LP31); segmentação (EF08LP32); aspectos semânticos lexicais (EF08LP33, EF08LP34, EF08LP35); aspectos gráficos (EF08LP36); e variação linguística (EF08LP37, EF08LP38). Ciências Naturais: cosmos, espaço e tempo (EF08C11, EF08C12, EF08C13, EF08C14); e vida, saúde e ambiente (EF08C15, EF08C16).
Ciências Humanas: o sujeito e seu lugar no mundo (geografia, EF08G01, EF08G02, EF08G03, EF08G04); organização territorial no tempo e espaço (geografia, EF08G05, EF08G06, EF08G07); formas de representação e pensamento espacial (geografia, EF08G08, EF08G09, EF08G11, EF08G12); natureza, ambientes e qualidade de vida (geografia, EF08G13, EF08G14); e direitos sociais e políticos no contexto do desenvolvimento capitalista: como as contradições sociais evidenciaram a partir do século 18 as desigualdades e desencadearam transformações fundamentais hoje presentes nas sociedades contemporâneas? (história, EF08H01, EF08H02, EF08G03, EF08H0, EF08H04, EF08H06, EF08H07, EF08H08, EF08H09, EF08H10).
A atividade de elaboração de cartazes e construção da maquete sobre desastres ambientais e mudanças climáticas permeia todas as atividades realizadas pelos professores das diferentes disciplinas. Assim, cabe aos docentes criar uma linha de comunicação e planejamento de realização e avaliação do exercício. Ao integrar frentes de ensino distintas em uma atividade conjunta interdisciplinar, encoraja-se o compartilhamento de métodos avaliativos e planejamentos de atividades entre as partes, de modo a criar uma avaliação conjunta.
A elaboração dos cartazes e montagem da maquete terá, principalmente, a participação dos professores das áreas de ciências naturais, ciências humanas e matemática, porém vale lembrar que quando se propõe uma atividade do tipo “mão na massa”, a participação do professor de artes é sempre bem-vinda.
Após a introdução dos conceitos de fatores climáticos (ciências naturais), dinâmicas populacionais, migração e camadas sociais (ciências humanas) e porcentagens e leitura de gráficos (matemática), os professores elaborarão as diretrizes da atividade com os alunos.
Exercícios avaliativos em forma de relatórios e apresentações serão a base de avaliação e acompanhamento dos estudantes pelos docentes. A atividade será complementada com a leitura de textos que abordam diferentes características e informações relacionadas a descobertas científicas, fatos históricos e culturais relacionados a mudanças climáticas, meio ambiente e fatores socioeconômicos e culturais.
Em matemática, o professor utilizará conceitos de números, probabilidade e estatística para trabalhar dados reais de produção e processamento de lixo em diferentes cidades do Brasil, da América Latina e do mundo, referentes à incidência de desastres ambientais ligados a mudanças climáticas desde o século 19. Esses dados serão essenciais para a realização da atividade final e trabalhos das demais frentes. Também serão abordados valores simplificados relacionados aos impactos econômicos gerados pelas mudanças climáticas.
Já em língua portuguesa, o professor trabalhará com os alunos (com o auxílio de docentes das áreas de ciências naturais e ciências humanas)
textos de divulgação científica, notícias e relatos históricos associados a mudanças climáticas, meio ambiente, economia e sociedade. A frente também será responsável pelo desenvolvimento, com os estudantes e demais professores, de um ou mais relatórios avaliativos da atividade, para que o aluno exercite a elaboração de textos de cunho educacional-científico e de opinião, além de empregar o vocabulário aprendido.
No que se relaciona a ciências naturais, o professor trabalhará, principalmente, a questão das mudanças climáticas e desastres naturais associados: quais suas características, causas, efeitos e onde ocorreram. Com a ajuda da frente de ciências humanas, abordará questões históricas relacionadas a mudanças climáticas e desastres ambientais, como o desenvolvimento da sociedade humana, particularmente ligado ao período colonial nas Américas e à Revolução Industrial, e suas consequências socioeconômicas e ambientais, culminando com o processo de globalização. Ainda será estudado como esses fatores impactaram o clima e meio ambiente, e suas consequências para diferentes países e grupos étnico-raciais. A partir dessa abordagem, os professores também podem explorar/associar o tema da produção de lixo e uso de recursos naturais renováveis e não renováveis pelos diversos grupos sociais espalhados pelo planeta.
Em ciências humanas, foco especial será dado às questões históricas relacionadas ao período colonial e capitalismo: como esses processos impactaram e moldaram sociedades distintas e resultaram no mundo globalizado de hoje e quais foram os efeitos no meio ambiente advindos do uso dos recursos naturais, em especial, no que diz respeito à sobrevivência de culturas tradicionais menos industrializadas e globalizadas.
Incorporando o conteúdo programático e trabalhando com todas as frentes, o cartaz/maquete sobre mudanças climáticas e desastres ambientais é a atividade central, que serve de fio condutor para a realização de todos os outros exercícios. Sua conclusão pode ser utilizada como atividade avaliativa complementar em todas as disciplinas envolvidas.
A atividade deve ser elaborada tendo em mente a visitação a ambientes de destinação/separação de lixo e esgoto, além de cooperativas de reciclagem. Recomenda-se a visitação às centrais de transbordo e centrais mecanizadas de triagem da Ecourbis e Loga e aos aterros sanitários Central de Tratamento de Resíduos Leste (CTL), da Ecourbis, e Bandeirantes ou São João (administrados pela Loga). Nesses locais é possível observar a destinação correta dos resíduos sólidos, captação de gás metano para geração de energia e coleta de chorume para ser tratado nas unidades de tratamento de efluentes da Sabesp e destinação adequada.
Assim, os alunos viverão uma experiência prática do impacto das ações humanas no ambiente, além de adquirir informações importantes para serem utilizadas nas atividades das quatro disciplinas principais relacionadas.
Preferencialmente, o produto deve ficar exposto em áreas públicas de circulação da escola, transformando-se em uma intervenção com propósito imersivo educacional. O material de construção da maquete deve ser majoritariamente composto por lixo reciclável, utilizando a oportunidade para discutir o impacto dos resíduos nos eventos estudados. O planejamento, a elaboração e a execução da maquete são atividades primárias das aulas de ciências naturais, ciências humanas e matemática.
A atividade funcionará como um trabalho de conclusão, resumindo todas as informações apresentadas nas propostas a seguir.
Professores de cada uma das disciplinas poderão escolher qual dos dois modelos de exercícios é mais condizente com o perfil de seus estudantes, salas de aula e recursos disponíveis. Serão realizados ao menos dois exercícios por frente de ensino:
Em Matemática o relatório ou apresentação é realizado pelo aluno ou grupo de alunos
Atividade 1: o estudante trabalhará com dados relacionados a produção, consumo e descarte de bens. Baseado no tópico escolhido pelo aluno (produção de lixo, agrícola, de bens de consumo etc.), o professor fornecerá um conjunto de dados numéricos que deverá ser trabalhado e apresentado. Os assuntos a serem escolhidos são: produção de lixo, áreas de produção agrícola e áreas de proteção ambiental, todos relativos a São Paulo. O estudante usará o conjunto de dados numéricos fornecido para montar representações gráficas das porcentagens de áreas ocupadas para cada uma das finalidades. Os gráficos obtidos neste exercício integrarão a apresentação final.
Atividade 2 : o estudante trabalhará com dados relacionados a mudanças nos regimes de chuva e temperatura atmosférica (como consequência das emissões dos Gases do Efeito Estufa - GEEs) e incidência de desastres naturais. Ele deverá pesquisar informações referentes ao tópico escolhido e utilizá-las para elaborar representações gráficas. Os gráficos obtidos neste exercício estarão na apresentação final.
Atividade 1: o estudante trabalhará com interpretação e análise de textos e reportagens referentes a mudanças climáticas e desastres naturais. Caberá a ele analisar e identificar os principais elementos textuais que caracterizam o texto, para então elaborar um texto opinativo. A atividade, portanto, é composta por duas partes: análise textual e elaboração textual.
Atividade 2: o estudante trabalhará com a elaboração de um texto de cunho científico-educacional para divulgação que estará na versão final do cartaz/ maquete apresentado ao fim do módulo de atividades interdisciplinares. O texto deverá resumir as principais informações presentes em todas as outras atividades realizadas em matemática, ciências naturais e ciências humanas. O aluno colocará em prática todo o conhecimento relacionado à produção e interpretação textual aprendido até o momento. Esta atividade também pode ser utilizada pelas demais frentes como parte de seu componente curricular.
Em Ciências Naturais o relatório ou apresentação é realizado pelo aluno ou grupo de alunos
Atividade 1: o estudante trabalhará com o tema “mudanças climáticas”. Caberá a ele pesquisar e elaborar um relatório que cubra os principais pontos sobre o assunto: principais causas (tanto naturais como antrópicas), efeitos no ambiente (aquecimento e resfriamento de diferentes regiões no globo, mudança nos regimes de chuva, modificação da paisagem etc.), implicações socioeconômicas (listar ao menos um exemplo de impacto à sociedade decorrente das mudanças climáticas) e formas de mitigação. Desse modo, o aluno se aprofundará no tema de maneira a levantar as causas, consequências e possíveis ações e propostas para tentar mitigar a questão.
Atividade 2: o tema é “desastres ambientais”. O estudante deve pesquisar e elaborar um relatório que aborde os principais pontos sobre desastres ambientais: tipos mais frequentes, causas (se são ocasionados por movimentos tectônicos, correntes de ar, precipitação pluviométrica, inversão de temperatura, ação humana etc.) e quais deles possivelmente relacionados a mudanças climáticas estão ocorrendo no território brasileiro. Ambas as atividades são resumos do conteúdo programático regular do 8o ano e podem ser utilizadas como avaliação. É importante que o professor ressalte o papel das ações humanas nos eventos vistos hoje no mundo relacionados a mudanças climáticas e desastres ambientais. Além disso, que estimule os alunos a pesquisar os tópicos tendo em mente eventos recentes ocorridos na cidade de São Paulo (crise hídrica, alagamentos, chuva ácida, alta amplitude térmica etc.) ou em municípios do estado de São Paulo, tanto do interior como do litoral.
Em Ciências Humanas o relatório ou apresentação é realizado pelo aluno ou grupo de alunos Atividade 1: o estudante abordará os impactos da colonização no clima brasileiro. Ele deve estudar os aspectos associados à exploração no Brasil (e na América Latina) por parte das potências europeias, muitas vezes baseada no extrativismo de recursos naturais, caça e eliminação e assimilação de grupos étnicos-culturais locais, e como isso levou à degradação do ambiente natural e modificação da paisagem, muitas vezes resultando em impactos ambientais extremos (exemplos: Valo Grande, na região de Iguape; desmatamento das florestas nativas do Nordeste e da Mata Atlântica; e poluição dos rios pelas atividades mineradoras no Norte e Sudeste).
Atividade 2: o estudante realizará um trabalho com foco em técnicas de uso de solo de diferentes comunidades tradicionais e como seu uso atual pode amplificar ou mitigar os efeitos das mudanças climáticas e a frequência de desastres naturais.
Ambas as atividades são resumos do conteúdo programático regular do 8o ano e podem ser utilizadas como avaliação. Ademais, deverão ser embasadas por pesquisas em fontes bibliográficas confiáveis. Por serem atividades de pesquisa, é sugerido que o professor as realize como uma apresentação em sala de aula. Assim, poderá não apenas corrigir os trabalhos apresentados, como também dar um retorno aos alunos, auxiliando-os com sugestões e complementações que poderão ser incorporadas no trabalho final.
As atividades configuram os exercícios elaborados especificamente para cada uma das quatro frentes. Todas dispõem de variados graus de interdisciplinaridade, que podem ser adotados por mais de uma disciplina como exercícios complementares de avaliação.
Em língua portuguesa, por exemplo, é possível adotar as quatro atividades no planejamento de aula. Desse modo, ela teria ao menos dois focos avaliativos: um referente à produção textual dos materiais de cada uma das frentes de trabalho e outro, às temáticas próprias das habilidades a serem desenvolvidas na disciplina de língua portuguesa.
Vale ressaltar que, dada a natureza interdisciplinar e investigativa das atividades, a comunicação e colaboração dos professores das diferentes disciplinas é essencial.
Desse modo, não só o planejamento, como também a execução das atividades será facilitada, com adaptações, modificações e até mesmo fusões de algumas propostas que podem vir a ocorrer.
As tarefas podem ser subdivididas em módulos, que serão trabalhados e avaliados em diferentes estágios, de acordo com o planejamento do professor. Os exercícios apresentados devem ser aplicados com os já disponíveis na apostila do professor e/ou em seu planejamento de aula.
MATERIAL DE APOIO COMPLEMENTAR
Links para os dados dos exercícios de matemática:
PRODUÇÃO AGRÍCOLA MUNICIPAL
Área plantada, área colhida, quantidade produzida, rendimento médio e valor da produção das lavouras temporárias.
PESQUISA NACIONAL DE SANEAMENTO BÁSICO
Quantidade diária de lixo coletado, por unidade de destinação.
Links para embasamento das aulas de língua portuguesa e ciências naturais e o papel do lixo nas mudanças climáticas, todos disponíveis na plataforma Recicla Sampa:
RESÍDUOS SÓLIDOSMOMENTO AMBIENTAL VOCÊ SABE PARA ONDE VAI O LIXO QUE VOCÊ PRODUZ?
O QUE CADA UM PODE FAZER PARA PRODUZIR MENOS LIXO