MATEMÁTICA
As noções iniciais de quantificação dentro da proposta pedagógica de matemática são desenvolvidas durante o primeiro ciclo do ensino fundamental I. Contar, quantificar, medir e valorar numericamente itens e ocasiões são ações ainda em fase introdutória e, para tanto, usar objetos e situações cotidianas pode ser uma estratégia para que o raciocínio matemático seja inicializado. A interação com o universo dos números pela contagem, pesagem e comparação poderá ser um caminho lúdico se for conduzida com objetos do cotidiano da criança. Os resíduos e materiais usados/gerados no dia a dia podem ser utilizados nessa trajetória de ressignificação dos números e suas funcionalidades, como numerar, hierarquizar, mensurar e pesar.
Assim como as crianças iniciarão o letramento e a escrita dentro do tema de resíduos por meio de leitura, contação de histórias e observação de vídeos, a introdução ao universo matemático pode seguir o mesmo rumo.
Como nesse ciclo há professores polivalentes acompanhando os educandos, são esses profissionais que permitirão uma abordagem multidisciplinar do assunto nessa etapa da trajetória de aprendizado.
ATIVIDADES PROPOSTAS
A merenda escolar pode ser uma boa referência sobre a geração de material que vai para o lixo. As primeiras operações de soma e comparação de números podem ser feitas com base na alimentação. Assim, diariamente, oque é distribuído na merenda pode ser contado e depois comparado com o que é jogado fora. A questão das embalagens também pode ser contabilizada e, dessa maneira, ao longo de uma semana, tem-se um conjunto de dados para iniciar uma conversa com os alunos sobre o que foi quantificado.
À medida que o raciocínio matemático aumenta e a capacidade do estudante para outras operações matemáticas evolui, é possível apresentálo às operações de divisão (quanto cada aluno gerou de resíduo na semana) e multiplicação (quantidade de resíduo gerado na semana multiplicado pelo número de salas de aula), assim, gradativamente, ele vai dando significado às operações matemáticas às quais está sendo submetido.
A tabela abaixo é uma sugestão de estratégia de organização de dados a ser utilizada pelo professor — com recomendação de ser impressa em folha A0 para exposição na parede da sala — e que pode ser preenchida diariamente com o auxílio dos alunos.
Na plataforma
Recicla Sampa você encontra estes e outros exercícios para download, além de materiais de apoio para preparação de aulas sobre o tema.
Desse modo, além de ver significado na valoração das coisas, o estudante começa a perceber que, com a matemática, pode compreender a lógica da quantificação de ações cotidianas. As operações matemáticas passam a ser vistas como uma ferramenta a ser utilizada para se entender e comparar situações do dia a dia.
CONTEÚDOS AUXILIARES DISPONÍVEIS NA PLATAFORMA
RECICLA SAMPA QUE PODEM SER UTILIZADOS EM SALA DE AULA PARA DESPERTAR O INTERESSE NO TEMA:
O IMPACTO DO LIXO SP gera 12 mil toneladas de resíduos por ano. Conheça o impacto do lixo na cidade.
O CAMINHO DO LIXO Entenda a trajetória do lixo na cidade de SP e saiba como são processados os materiais recicláveis.
RECICLAGEM DE HÁBITOS
Repensar nosso comportamento é condição fundamental para um futuro sustentável.
RECICLÁVEIS X LIXO COMUM
Reciclar em SP não é apenas uma ação ambiental, é também uma ação social.
PROMOVER A GESTÃO ADEQUADA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS É CONDIÇÃO FUNDAMENTAL PARA A CONSTRUÇÃO DE UM FUTURO SUSTENTÁVEL.
Faça o download do exercício e encontre materiais de apoio para suas aulas na plataforma Recicla Sampa.
QUEM É QUEM E PARA ONDE DEVE IR?
Atividade lúdica de separação do lixo com base no folheto “Separe o lixo em 2”, da plataforma Recicla Sampa:
RECICLÁVEL
exemplos de resíduos recicláveis
SEPARE O LIXO EM 2
PAPÉIS VIDROS exemplos de resíduos não recicláveis
DE COLETA Leia o QR Code pelo seu celular e acesse:
Selecione a região e saiba seus dias e períodos de coleta de recicláveis e de resíduo comum.
Após a leitura do folheto, os estudantes devem ser distribuídos em equipes, que recebem um cesto de lixo verde e outro cinza, conforme o padrão estabelecido para lixo comum (cinza) e reciclável (verde). Em seguida, é dada a cada grupo uma série de cartas que estampam diferentes tipos de materiais, como alimentos diversos, embalagens de papel, latas, garrafas de vidro e de plástico, entre outros itens que são rotineiramente descartados.
As turmas precisam colocar as cartas junto aos cestos de lixo verde ou cinza, de acordo com a classificação ensinada (lixo comum e reciclado). À medida que forem terminando a atividade, o professor e os alunos devem observar como cada equipe fez a separação do lixo. Abre-se uma discussão, mediada pelo docente, sobre a natureza desses materiais e por que eles são
O professor deverá focar a conversa no aspecto quantitativo dos materiais descartados. As operações de soma e a comparação de quantidades entre os materiais (naturais x industrializados) e eventuais subgrupos e suas quantidades (latas, frutas, garrafas, papéis) poderão dinamizar as atividades no âmbito da matemática abordando aspectos qualitativos e quantitativos do lixo.
OBSERVANDO A CANTINA DA ESCOLA E OS ALIMENTOS DISPONÍVEIS PARA CONSUMO. O QUE É INGERIDO? DE ONDE VEM ESSE ALIMENTO E
QUANTO TEMPO DURA?
A atividade começa com um passeio fora da sala de aula, em que os alunos observam os alimentos disponíveis na cantina da escola para que possam determinar quais são naturais e quais são processados/ transformados (industrializados). É feito um levantamento dos alimentos por categoria (natural x industrializado) e, posteriormente, eles são organizados em uma tabela como o modelo a seguir.
Na plataforma Recicla Sampa você encontra estes e outros exercícios para download, além de materiais de apoio para preparação de aulas sobre o tema.
OS LINKS ABAIXO SÃO RECOMENDADOS COMO MATERIAL EXPLICATIVO SOBRE ALIMENTOS IN NATURA, PROCESSADOS E ULTRAPROCESSADOS
ALIMENTOS IN NATURA, PROCESSADOS E ULTRAPROCESSADOS
ALIMENTOS IN NATURA, PROCESSADOS E ULTRAPROCESSADOS: DIFERENÇAS E DICAS
MATEMÁTICA
JOGO DOS ERROS E ACERTOS
Para o desenvolvimento deste jogo é necessário um conjunto de, pelo menos, quatro imagens com cenas urbanas distintas, como de uma praça, ambiente escolar, via movimentada ou escritório. Nelas serão apresentadas diferentes situações de destinações corretas e incorretas do lixo — o material pode ser montado pelo professor ou fornecido pela Secretaria Municipal de Educação (SME) ou Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de São Paulo (SP Regula). A quantidade de “acertos” e “erros” deve variar de quadro para quadro, assim como o número de materiais (papel, vidro, plástico, metal, orgânico e outros) que são descartados.
Além de fazer com que os alunos localizem a totalidade de ações corretas e incorretas, o professor deve, de acordo com a origem do material, classificálo como orgânico (natural) ou industrializado (papel, metal, plástico e vidro, entre outros). Ao término da atividade, deve questionar o grupo sobre por que
NO RECICLA SAMPA VOCÊ ENCONTRA VÍDEOS E OUTROS CONTEÚDOS SOBRE AS CENTRAIS DE SEPARAÇÃO DO LIXO RECICLÁVEL, AS COOPERATIVAS E OS TRABALHADORES ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE RECICLAGEM.
RECICLAGEM DE VIDAS
Conheça algumas histórias de gente que foi salva pela reciclagem da triste realidade das drogas e das ruas.
MISTURA DO LIXO DIFICULTA A RECICLAGEM
O primeiro passo para contribuir com o processo é separar os resíduos em dois grupos.
COMUM X RECICLÁVEL
Começar a reciclar é muito simples: basta separar o lixo em dois grupos.
CERCA DE 800 MIL VIVEM
DA RECICLAGEM NO BRASIL Dados indicam que cerca de 70% dessas pessoas são do gênero feminino.
COOPERATIVAS DE RECICLAGEM
Espaços são responsáveis por gerar emprego e renda para milhares de trabalhadores.
MÃO NA MASSA: CONSTRUÇÃO DE UM ESPAÇO “SUSTENTÁVEL”
Com base em vídeos explicativos e materiais gráficos sobre o que deve ser separado, disponíveis na plataforma Recicla Sampa, a atividade busca envolver os alunos no processo de construção do espaço sustentável da sala de aula com uma dinâmica de proposta “mão na massa”.
Acompanhados pelo professor, os estudantes devem construir dois recipientes para separação do lixo, transformando o microcosmo da classe no que será, provavelmente, o primeiro espaço sustentável do seu dia a dia. Os recipientes podem servir como um experimento para avaliar, ao término do
Clique no link ao lado e conheça a FabLab, rede de laboratórios públicos que reutiliza materiais descartados.
CONSTRUA COM OS ALUNOS DOIS RECIPIENTES PARA
A SEPARAÇÃO DO LIXO, TRANSFORMANDO
O MICROCOSMO DA SALA DE AULA NO QUE SERÁ, PROVAVELMENTE, O PRIMEIRO ESPAÇO SUSTENTÁVEL
DO DIA A DIA DO ESTUDANTE.