Guia do Encontrista - R Design Sul 2016

Page 1

GUIA DO ENCONTRISTA


Guia do Encontrista do 13ยบ Encontro Regional de Estudantes de Design DATA 11 a 15 de Novembro de 2016 CIDADE Porto Alegre/RS


SUMÁRIO 2

R DESIGN

3

PREENCHA

4

ESTRUTURA

5

ATIVIDADES

22 GRADE 24 COMO CHEGAR 26 CORDe SUL 28 AGRADECIMENTOS


R DESIGN O R Design é o Encontro Regional itinerante dos Estudantes de Design, realizado anualmente por estudantes e para estudantes. Com abrangência nacional, o evento visa a integração de diferentes âmbitos que constituem a profissão, intermediando relações entre os participantes, palestrantes e apoiadores, e buscando o intercâmbio intelectual, cultural e social, além de enriquecer diferentes saberes no repertório visual e pessoal dos participantes em seus projetos acadêmicos e profissionais. O encontros e mobilizações são importantes para a profissão, já que discutem e atuam buscando sempre melhorias na área e o crescimento do design no país. Para os designers, oferece uma oportunidade de contato com outros indivíduos, novas visões de mundo e, inclusive, aprendizado de conhecimentos teóricos e práticos.

Na região Sul, a primeira edição foi realizada na cidade de Florianópolis, Santa Catarina, em 2004. Desde então foram realizados eventos anuais de estudantes de design da Região Sul do Brasil em diferentes cidades, como Joinville, Cianorte, Curitiba, Londrina, Santa Maria, Ilha do Mel, Pelotas e Porto Alegre.


PREENCHA Preencher é uma ação que depende de sujeitos. Tais sujeitos são agentes únicos, mutantes, livres. Ousam provocar, transformar e expressar mudanças. Por eles passam influências intermináveis em meio a um caos de informações multissensoriais. São contextos, referências, leituras, vivências e ideias a que cada um está exposto. E é cada reação a estes infinitos estímulos que nos torna o que somos e determina como preenchemos nosso (con)viver. As diversas possibilidades que surgem no mundo, na sociedade contemporânea e em nós mesmos, aguardam por estes agentes para serem preenchidas. É permitindo-nos preencher que nos descobrimos, nos conectamos e, assim, transcendemos barreiras.

Somos preenchidos a partir de nossas experiências, conversas e referências. Digerimos essas informações, interpretamos e adicionamos conteúdo único a partir do nosso ser. E, expressando o resultado para o mundo, preenchemos. Preenchemos com individualidades, características e contextos. Cada pessoa é única e pode trazer um novo ponto de vista para a construção do evento, preenchendo o espaço e a experiência do R com o seu próprio ser.

Preencher é uma troca. De ideias, sensações, experiências, conceitos. O preencher e o ser preenchido. Queremos maximizar essa experiência e te desafiar. Questionar quem tu és, o que faz e o que compartilha e dissemina.

O processo de preenchimento é constante.

Preencher com ideias, experiências, conceitos e informações. Preencher com habilidades, cores, texturas, visões e sabores. Provocar, transformar, impactar e influenciar pessoas, gerando mudanças através do design. Preencher a imensidão.

O R Design é um espaço que proporciona oportunidades para tal processo.

PERMITA-SE PREENCHER. PREENCHA.


ESTRUTURA CONTEÚDO

As atividades do evento acontecerão na ESPM SUL Escola Superior de Publicidade e Marketing. O campus fica no bairro Santo Antônio, em Porto Alegre, na Rua Guilherme Schell, 350. Próximo às Av. Bento Gonçalves e Av. Professor Oscar Pereira. A universidade oferece uma infraestrutura de alta qualidade, que conta com salas de aula, laboratórios de mídia, auditórios e espaços ao ar livre. Além disso, dispõe de toda estrutura tecnológica vinculada ao exercício da profissão, garantindo explorar ao máximo as possibilidades do evento em todos os seus âmbitos.

PLENÁRIA & FESTAS

As plenárias inicial e final e as festas dos dias 11 e 14 de Novembro serão no Salão de Eventos Principal do Teresópolis Tênis Clube. Localizado no bairro Teresópolis, em Porto Alegre, na Rua Engenheiro Ludolfo Boehl, 388.

ALOJAMENTO

O alojamento será no Teresópolis Tênis Clube, no bairro Teresópolis, em Porto Alegre, na Rua Engenheiro Ludolfo Boehl, 388. Com fácil acesso ao transporte público e vários serviços nas suas imediações, o clube oferece uma estrutura completa durante os cinco dias do evento. Além da área coberta para montagem de barracas, conta com vestiários e a área de alimentação.


ATIVIDADES Para quem não conhece e para quem conhece bem-vindos as possibilidades do R Design Sul 2016. PALESTRA

MESA REDONDA

OFICINA

PREENCHA

DESFILE

CURTA

Discussão de temas relevantes ao Design e alinhados ao conceito do evento que podem ser ministradas por estudantes e profissionais.

Atividades práticas e/ou teóricas que buscam explorar melhor o conceito do evento, promovem uma interação direta entre oficineiros e encontristas e exploram a troca de conhecimentos.

Espaço para exposição e divulgação de projetos de estudantes e profissionais de Moda; incentivando a aproximação entre os cursos de Design.

SePA/SePP

Os Seminário de Produção Acadêmica (SePA) e Produção Profissional (SePP) existem para que os encontristas tenham um espaço de exposição de seu trabalho. Os SePA falam sobre projetos desenvolvidos no âmbito acadêmico, como TCCs ou artigos, por exemplo. Já os SePP são projetos desenvolvidos profissionalmente.

Espaço de debate sobre assuntos alinhados ao conceito do evento e ao Design; buscando a troca de conhecimentos e a reflexão social.

Atividades diversas que não se encaixam em nenhuma outra modalidade acima citada, mas que vão preencher muito o espaço do evento, trazendo troca de experiências diversas ao evento.

Espaço para divulgação de projetos audiovisuais de estudantes e profissionais, incentivando a produção nacional.

INTEGRAÇÃO

Festas e repentinas para integrar os encontristas, conhecer novas pessoas, fazer amigos, fazer networking e se divertir muito!


SÁBADO 12 DE NOVEMBRO OFICINAS 14H Ana Maria Copetti Bordado Livre Aula pra aprender o básico para começar a bordar desenhos e frases. Além de troca de ideias de como aplicar a técnica no design. 2h30 / 15 pessoas / S2: Multiplataforma Carina Camila Reis Introdução ao Bordado Manual com Pedrarias Com canutilhos, paetês, lantejoulas, miçangas e pérolas você irá aprender algumas sequências básicas de bordados e também florzinhas! Essa oficina é para você que possui interesse em bordados e acha legal customizar suas roupas e acessórios. 4h / 10 pessoas / S2: Sala de Aula Fábio Zimbres Zine como Diário: Parte 1 Proposta de uma publicação simples que sirva como suporte de um registro individual do R Sul 2016. 2h / 20 pessoas / 4 andar: C44

14H30 Marcela Santos Maker Day: Criando soluções na prática Que tal criar soluções para problemas reais utilizando Internet das Coisas e de quebra aprender conceitos de Design Thinking, Eletrônica e Programação? 4h / 30 pessoas / S2: Lab 2 Stefan von der Heyde Fernandes Sketching like a Pro: como vender uma ideia através do desenho. Exemplos de bons desenhos para design de produto, dicas sobre como construir um sketching rápido e fácil, sem medo. E mostrar algumas dicas de como vender uma boa ideia através do desenho. 2h / 20 pessoas / 4 andar: C41

DESFILE 18H Gabriel Bender e Gisah Vieira: LES Japhette Lantonkpode: LE PAGNE Jéssica Taube: Psycho Cute Rafael Felipe: #Indie-go 1h30 / 100 pessoas / Terraço


15H Ricardo Andreis de Oliveira Criação de Personagens A oficina consiste em criar um personagem fictício desde o concept até a finalização, além de dar dicas de técnicas de desenho para aprimorar esboços e ilustrações. 2h / 10 pessoas / S1: Lab 3

16H30 Saimon Guevara Brum Design em Origami Oficina de origami para mostrar como essa técnica milenar pode ser usada no design, seja no mundo da moda, publicidade ou design. Demonstração de trabalhos utilizando a técnica e oficina prática de modelos. 3h / 25 pessoas / 4 andar: C42

DEBATE 15H30 Victor Furttado Repense o seu papel no Rolê Como suas experiências em um encontro como esse afetam sua vida? Já parou para pensar em tudo que você já aprendeu, discutiu e percebeu participando deles? Como podemos utilizar essas experiências adquiridas em nossa atuação profissional? Se somos solucionadores de problemas, que tal exercitamos a nossa capacidade de solução utilizando vivências em encontros e experiências para prospectar soluções e novas formas de atuação nos próprios encontros e no mercado de trabalho? Vem pensar e solucionar! 4h / 30 pessoas / Pátio

CURTA 15H e 17H 30min / 40 pessoas / 3 andar: C31

12 DE NOVEMBRO


PALESTRAS 14H Diego Marques da Rocha Workshop de Marca e Visual Merchandising no Ponto de Venda Breve Workshop sobre aplicação prática do visual merchandising no ponto de venda e mockups rápidos. 3h30 / 30 pessoas / 4 andar: C43 Rodrigo Cury e Martina Seibel Preza Com formação em Design de Produto e experiência em Design Social, acreditam no design como agente transformador da sociedade e que pequenas ações podem mudar o mundo. 1h30 / 40 pessoas / 5 andar: C53 Letícia Turola Análise de Linguagem Sequencial e Audiovisual Muito mais que excelentes histórias, bons atores e rios de dinheiro fazem de grandes produções cinematográficas bons filmes! Isso todo mundo está cansado de saber e com preguiça de assistir, o que nem todo mundo sabe é que por traz daqueles grandes filmes, existe uma baita narrativa implícita em cada detalhe. 4h / 25 pessoas / S1: Lab 6 Shoot The Shit Comunicação para impacto social Como a comunicação e o design podem atuar na geração de impacto positivo. 1h / 138 pessoas / Auditório B

12 DE NOVEMBRO

Rodrigo Moon Que ser Desing? (sim, desing) Discussão sobre o espaço da filosofia no design e tentar incentivar um pensamento crítico aos participantes, para contestar o que te é apresentado, se aquilo é bom ou ruim, pra onde vamos, pra quem você faz Design. 2h30 / 30 pessoas / 2 andar: C25 Henrique Beier Afinal, o que faz um type designer? Qual a dificuldade em desenhar umas letrinhas? Dá pra viver desenhando fontes? Como é o dia-a-dia de um type designer? Como funciona o mercado tipográfico? Algumas dicas para quem quer se aventurar na área. 1h30 / 60 pessoas / Auditório C

15H Martin Haag Como muda o comportamento: para onde as pessoas se movimentam? Insights sobre a atualidade do moto: motivações de adoção e consumo. Apresentação de movimentos de atualização de comportamentos. Abordagem interpretativa de manifestações culturais, nas artes e consumo. 2h30 / 60 pessoas / 5 andar: C55


17H30 Casa da Mãe Joanna Burigo Gênero e Design Gênero é um conceito relativamente novo no discurso popular embora estudos sobre o tema existam desde pelo menos a década de 1950. Normas culturais de masculinidade e feminilidade transbordam nossa noção de identidade, e nesta palestra vamos abordar gênero como linguagem que se inscreve não apenas no corpo, mas na cultura. 2h / 138 pessoas / Auditório B Akemi Aoto Design e Elitismo Como o estudante pobre de design sobrevive em uma faculdade elitista? Como o designer ou o estudante têm a capacidade de movimentar o mundo com um bom design mas sem deixar de lado as questões sociais? 2h / 30 pessoas / 2 andar: C24

16H30 Pé Grande Gabriel Nazareth e Felipe Galvão Um passeio pelo processo criativo de um estúdio de animação Durante este bate papo, contarão um pouco a história do estúdio, seus trabalhos, valores e processo criativo. 1h30 / 60 pessoas / Auditório C

Dado Vicente e Lucas França Embalagem como Ferramenta de Branding e Manifestação da Marca Para um produto, a embalagem é o principal ponto de contato com seu consumidor e esta experiência pode passar muito da mensagem que a empresa deseja transmitir sobre seus valores. 2h / 60 pessoas / 3 andar: C35 Coletivo Plomo 71 Qualidade Tipográfica Como escolher uma tipografia entre as mais de 150 mil disponíveis no mercado? Como saber se ela é de qualidade? Como identificar se ela é adequada para o projeto ou não? O Coletivo abordará questões práticas e teóricas sobre o uso da tipografia no cotidiano do profissional de design gráfico. 1h30 / 60 pessoas / Auditório B Flamingo Whatafuck WTF - temos um plano pro futuro? É difícil definir uma fórmula para explicar o que é um ~projeto criativo~, a especialidade da WTF é criar aquilo que não tem nome. 2h / 24 pessoas / 3 andar: C35

18H30 Leonardo Antônio Prazer, Card Game Overview sobre diversos jogos de carta e a relação deles com a combinatividade criativa. 1h30 / 26 pessoas / 2 andar: C24


DOMINGO 13 DE NOVEMBRO OFICINAS 13H30 Adriana Ramos Schons Não é só uma letrinha bonita Primeiros passos em hand lettering Entenda como desenvolvimento de um processo de criação baseado na investigação verbal/visual e a estruturação de um grid funcional podem auxiliar você a dar os primeiros passos nas técnicas de hand lettering e desenhar tipos para layouts específicos. 4h / 10 pessoas / S2: Multiplataforma Gana Press ZINES - Auto Publicação como forma de expressão Abordagem do breve histórico sobre o que é e como surgiram os Zines, da história da Gana Press, além do processo criativo envolvido na concepção de um zine e, por fim, a reliazação de um zine simples. 4h / 20 pessoas / 4 andar: C41 Rafaela Schaan Quebrando o tabuleiro Aqui vamos ver o básico do game design e aplicar ele em um boardgame. Vamos de desbravadores de Catan a reis de Tóquio e sair com nosso próprio jogo da vida. 3h / 33 pessoas / 4 andar: C44

Alice Meditsch e Gabriela Ruiz Cocriar Com Colibrii Tesoura, grampos, clipes e mil ideias para serem compartilhadas. Compartilhar nossas experiências para unirmos nossos conhecimentos aos seus e assim cocriarmos um novo produto criativo, sustentável e de impacto! 4h / 20 pessoas / S1: Atelier de Moda Coletivo Plomo71 Introdução ao desenho de fontes: do grid ao glyphs Entender como funciona a sistematização na tipografia. Para isso se propõe o desenvolvimento de um alfabeto modular que servirá como base para a criação de uma fonte digital. 6h / 20 pessoas / Térreo: Lab da Cor

15H Paula Cruz Modernismo funkeiro: workshop relâmpago para criação de cartazes tipográfico musicais Workshop para criação de cartazes. 2h30 / 33 pessoas / S1: Lab 1


16H Júlia Müller e Simone Sperhacke Design Your Way Através de um método único, com técnicas do design e da administração, vamos buscar um propósito, construindo caminhos de vida e de negócios relacionados à ele. Junto ao conteúdo, você irá aprender desenhos e técnicas visuais para facilitar a compreensão e a organização. 3h30 / 40 pessoas / 3 andar: C32

16H30 Giovana Novello Guia prático de ilustração digital Quem nunca teve dificuldades com arte digital? Ferramentas como o Photoshop tem tantas possibilidades que por vezes nos perdemos, então que tal simplificar? Aqui vamos apresentar tudo que tu, iniciante, precisa saber para começar seus projetos na área, desde equipamento, técnicas de ilustração até recursos digitais. E pra ti que já conhece, aprofundar teu conhecimento na área. 2h30 / 20 pessoas / S1: Lab 6

Pétala Cavalcanti Silva Tattoo: fazendo desininhos na pele Você ama desenhar e ficou meio perdido no mercado de design? Quer experimentar um pouco da profissão de tatuador/a e saber noções básicas para começar? 3h / 28 pessoas / 4 andar: C43 João Cezar Matos O rolê do Bezier Você quer aprender uma técnica eficiente na hora de vetorizar seus letterings e tipos? Você viu aquele designer mostrando imagens do processo no illustrator e quer entender por que os beziers estão perfeitamente posicionados na horizontal e vertical? Então cola na oficina pra preencher esse vazio! 3h / 33 pessoas / S1: Lab 8 Kaio Araujo e Lívia Boer Oficina Concreta Vem experimentar, aprender, fazer & levar pra casa coisinhas de concreto. Cola aí pra gente mostrar nossos aprendizados, montar moldes, fazer a massa, prototipar coisas novas e desmistificar a diferença de concreto e cimento! 2h30 / 15 pessoas / Pátio 13 DE NOVEMBRO


OFICINAS 17H30

PALESTRAS 13H30

Letícia Turola Circo Venham aprender um pouquinho de circo, participar de atividades integradoras, confiar nos seus coleguinhas e ser palhaço da maneira certa! Observação: venham com roupas confortáveis! 2h / 25 pessoas | S2: Sala Aula

Shoot The Shit EH BRAIN! O melhor jeito de desperdiçar uma ideia é não compartilhar ela com ninguém. Acreditamos que abrir uma ideia com as pessoas vai ajudar com que ela cresça, melhore, se expanda. A Shoot The Shit está pensando em uma ferramenta para promover a geração e compartilhamento de ideias, com foco na solução de problemas sociais, e vão testar pela primeira vez no R Sul 2016. 4h / 32 pessoas / S2: Sala Aula

Anna Grrrl Falando sobre feminismo e fazendo Cartazes Vamos gritar através de cartazes e mostrar que eles não vão conseguir nos calar! Produção de cartazes feministas e uma conversa legal sobre o que isso tudo significa. 2h / 20 pessoas / 4 andar: C44

DEBATE 17H Alexandre Aimbiré Tô de Boaz - Uma conversa sobre metodologia, etnografia e narrativas Já parou pra pensar que pesquisas em Design poderiam ser bem mais interdisciplinares, relevantes, interessantes e, quiçá, divertidas? 2h30 / 35 pessoas / Terraço

13 DE NOVEMBRO

Leonardo Santos E agora, quem poderá me defender? Faz freela e tem aquele medo de tomar calote? Vamos juntos montar um modelo de contrato de prestação de serviço para design. Vamos elaborar as cláusulas. Também vamos pincelar algumas outras formas - fora o contrato de proteção autoral NO BRASIL. 2h / 40 pessoas / 2 andar: C22


Julia Varaschin Webber Fazendo a Mãe Diná ? Preveja o futuro com pesquisa de tendência. No mercado atual, não há tempo a perder e ao lançar um produto deve-se garantir a venda do mesmo quase instantaneamente. Torna-se indispensável entender o Espírito do Tempo, comportamento, tendência de consumo, o tempo do público alvo em questão e decodificar isso em Design de produto. O resultado é mais certeiro que um vidente e está alinhado em estética e posicionamento de mercado, possibilitando inclusive designs mais criativos! 2h / 60 pessoas / Auditório C Lucas Tadeu de Souza Design por milhões A oficina tem como objetivo incentivar a discussão e a produção de projetos no âmbito do design social. Além da apresentação de um case desenvolvido como trabalho de conclusão de curso, o tão temido TCC, propõe-se a organização de grupos para o desenvolvimento de projetos com base em problemas sociais, nos quais o design apresenta-se como uma possível solução, assim resolvendo ou ao menos amenizando problemas de milhões de pessoas. 1h30 / 32 pessoas / 2 andar: C25

Claudinha Palma Identidade e Imagem de marcas de moda em redes sociais As redes sociais são palco de diálogo e comunicação entre marcas e públicos, mas além da narrativa textual a narrativa imagética contribui com o capital social de uma marca. Como construir através das imagens e da fotografia de moda a identidade de uma marca? 1h30 / 30 pessoas / 3 andar: C33

14H30 Cristiano Machado Casa Rex: dia a dia e processo criativo O dia a dia e processo criativo dentro da Casa Rex, um dos estúdios de design mais premiados do Brasil — mais de 380 prêmios internacionais. 2h / 138 pessoas / Auditório B

15H Alexandre Fontes Mortas do Design Gráfico Um encontro que visa trazer insights sinceros e diretos para trabalhar melhor como Designer Gráfico. Essas dicas são decorrentes de experiências pessoais, de outros profissionais e autores da área, também contando com a colaboração do grupo em suas experiências individuais. 3h / 50 pessoas / 3 andar: C35 13 DE NOVEMBRO


PALESTRAS 15H30 Matiz Por que design? Uma história sobre equidade de gênero e consumo sustentável na primeira infância Você já se perguntou por que estuda design? Qual vai ser a sua contribuição para as pessoas como profissional de design? Através da apresentação do caso da Matiz, marca de vestuário infantil que trabalho equidade de gênero e sustentabilidade na primeira infância, a palestra percorre os caminhos de seus fundadores no design até a decisão pelo empreendedorismo. Um bate-papo sobre design, propósito e impacto social. 2h / 60 pessoas / 5 andar: C52

16H30 Jonny Macali Realizando Sonhos Sonhos: possíveis, inimagináveis. Imersão. Reflexão. Descobrir para onde queremos ir. Encontrar o melhor jeito. Estudar, estudar e estudar. Trocar, experimentar. Aprender a mudar. Os desafios e experiências vividas ao longo da improvável trajetória profissional de Jonny Macali. 1h30 / 60 pessoas / Auditório C

13 DE NOVEMBRO

17H Felipe Amaral e Natália Athayde What's My Naming? Criando o nome de uma marca Naming é o primeiro ato público de um projeto de branding e pode ser uma de suas partes mais difíceis e envolventes. Por trás de um nome, existe trabalho estratégico e um importante processo. Quando bem pensado, é capaz de transmitir a personalidade e posicionamento da marca. A palestra What's My Naming? mergulha no universo do naming para transmitir conhecimentos sobre a área e apresentar a metodologia de desenvolvimento do StudioBah. Pretende-se que os interessados compreendam o processo para um novo nome e reconheçam a importância da área, despertando seu interesse e seu progresso neste território. 1h30 | 60 pessoas | 5 andar: C55

17H30 Kátia Suman Cidade para Pessoas Conversa sobre urbanismo, mobilidade, espaço público, vida nas cidades, convívio e sociedade 1h30 / 60 pessoas / 4 andar: C45


18H Simone Uriartt, Melissa Pozatti e Paula Buela Para sensibilizar e impactar: desvendando o projeto Adoção Tardia e outras reflexões sobre design social O que um designer pode fazer contra o desequilíbrio do mundo atual? Muito! Já estamos costumados a resolver problemas de diferentes naturezas. Agora, precisamos nos unir e canalizar nossas forças de super-designeróis para o que interessa! O Projeto Adoção Tardia intenciona sensibilizar pretendentes à adotarem crianças com mais de dois anos de idade. 1h30 / 60 pessoas / Auditório C Patuá Estúdio Barbosa Gaspary e Marrogani Insights sobre o processo de construção de marcas de moda O mercado de moda é um dos que mais cresce no Brasil. Como atrair a atenção do público-alvo? Como alinhar o design dos produtos com uma estratégia de comunicação on/off e criar uma boa experiência antes, durante e após a compra? Como construir um relacionamento com o cliente? 1h30 / 26 pessoas / 2 andar: C24 BronCo BronCo Palestra pocket sobre o jeito BRONCO. de trabalhar, criar, projetar, executar. 1h30 / 60 pessoas / 2 andar: C25

SePA/SePP 14H Eduardo Cazon Nós - Oficina modelo de design Eu, ela, ele, você, nós, juntos, projetando impacto, transformação e coletividade. É uma iniciativa estudantil que põe em ação outra forma de atuação profissional que não seja a convencional prática capitalista do Design. Realizando projetos de cunho social, NÓS usamos o conhecimento aprendido na academia em defesa de uma sociedade solidária e humanista. 30min / 30 pessoas / 3 andar: C31

CURTA 15H30 30min / 40 pessoas | 3 andar: C31

EXPOSIÇÃO 14H Projeto Frágil Fragilidades Itinerantes Nós acreditamos no potencial da pausa. Acreditamos que o respiro fortalece; que a empatia fortalece. Pessoas anônimas compartilharam histórias com o tema "Eu nunca demonstrei, mas me sinto frágil quando...". 40 artistas brasileiros materializaram essas fragilidades. 5h / 3 andar: C34


SEGUNDA 14 DE NOVEMBRO OFICINAS 13H30 Jefferson Adriano Maier Xilogravura: processo, linguagem e prática A oficina se propõe não só a pensar a xilogravura enquanto processo gráfico, mas enquanto parte da história da arte, do desenho, projeto e consequentemente, do design. A xilogravura é uma poderosa linguagem que pode ser apropriada pelos designers para diversos usos, mas para isso precisamos ir a fundo: pensar a forma, conhecer as etapas, materiais e técnicas fundamentais da gravura, bem como sua história e manifestações contemporâneas. 4h / 12 pessoas / S2: Multiplataforma Marcos Oliveira PLACA! Processo aleatório para criação de lambes. Boa notícia: a oficina é total mão na massa e vocês vão construir um lambe para conscientização de algum problema socioambiental. A notícia melhor ainda: aleatoriedade será o ingrediente principal do processo criativo. 3h / 30 pessoas / 4 andar: C42

Giovana Novello Portfólio Survival Kit Você é ilustrador? Quer um job como artista digital? Não sabe bem por onde começar? Esta oficina explora técnicas, práticas e abordagens de artistas conhecidos para aprofundar teu conhecimento na área de ilustração e a desenvolver um portfolio de arrasar corações. Vem! 3h / 24 pessoas / S1: Lab 6 Bertussi Design Ianiv Wainberg Oficina de Análise Competitiva Será descrito e ensaiado um método breve para analisar produtos em determinado segmento, a fim de determinar brechas no mercado, e oportunidades decorrentes deles. 2h / 25 pessoas / S1: Lab 5


14H

15H

Matheus Pacheco Cunegato I see dead pixels Quando a gente não tem uma tablet para fazer aquela ilustração sensacional e só nos resta o mouse. Quando precisamos puxar uma estética mais antiga mas não entendemos nada de vintage. Quando queremos simular aquele jogão e não sabemos nada de modelagem 3D. A Pixel art está aí desde sempre para nos ajudar a PREENCHER essas necessidades. A favorita dos desenvolvedores indie, nessa oficina pretendo explicar como ela funciona, como usar ela no photoshop de maneira eficaz, e onde aplicar! 3h30 / 33 pessoas / S1: Lab 1

Marcela Santos Oficina de Arduino Já ouviu falar de Arduino, Lilypad e Movimento Maker? A proposta dessa oficina é apresentar o movimento maker utilizando para isso uma das plataformas de prototipagem mais conhecidas atualmente, o Arduíno. Serão mostrados exemplos práticos do uso dessa ferramenta. Você vai dar o primeiros passos na programação, conhecer vários componentes eletrônicos e aprender a prototipar as suas ideias utilizando essa plaquinha. 3h / 30 pessoas / S1: Lab 2

Stefan von der Heyde Fernandes e Daniel Romanenco Ilustrando com Spray: Técnicas de pintura para murais Ilustrações de painéis em grande escala, ou seja, paredes, murais, e telas gigantes. Mostraremos como pintar pensando grande, e usando spray, mostrando diferentes caps, estilos e traços. 4h / 30 pessoas / Pátio

Rafaela Schaan It's Alive! Criando personagens Quem disse que um pouco de papel e eletricidade não podem gerar vida? Vamos perder o medo de botar as ideias no papel, e melhor ainda: vamos aprender a reconhecer quando a ideia é boa e quando ela tem sua própria personalidade. Teoria e troca de ideias para aqueles que desenham e que acham que não desenham e que têm mundos inteiros em si. 4h / 28 pessoas / 4 andar: C43 14 DE NOVEMBRO


OFICINAS 15H30

DEBATE 13H30

Carolina Cristina Pinheiro de Souza Ornamentação de Cabeças A nossa oficina vem com um proposta diferente. Queremos mostrar para vocês um pouco sobre acessórios de moda, principalmente aqueles usados na cabeça. Vamos falar sobre turbantes, ensinar a fazer tranças, vai ser uma ótima oportunidade para aprender, trocar novas ideias e se empoderar. 2h / 30 pessoas / S2: Sala Aula

Renata Rubim (Quase) tudo que você sempre quis saber sobre design de superfície O foco principal da palestra é difundir o design de superfície, mostrando a abrangência de aplicações e atuações da área e todas as infinitas possibilidades que decorrem (cada vez mais em conseqüência das novas tecnologias). O conteúdo será uma ampla abordagem do Design de Superfície nos mais variados aspectos, pincelando cores, consciência ambiental e criatividade na comunicação do trabalho de um designer. E, principalmente, salientando os resultados de projetos realizados por equipes multidisciplinares. 2h / 60 pessoas / 3 andar: C35

Fábio Zimbres Zine como Diário: Parte 2 Proposta de uma publicação simples que sirva como suporte de um registro individual do R Sul 2016. 3h / 20 pessoas / 4 andar: C44

17H30 André Juliano A criatividade como ferramenta para o desenvolvimento pessoal e profissional A criatividade não é um dom, muito menos uma característica de seres superdotados. Entenda como nossa natureza é criativa, e que, quando estimulada e exercitada, traz grandes benefícios, tanto pessoais, como profissionais. Venha compreender a sua capacidade criativa, independente de se tu se considera criativo ou não. 2h / 22 pessoas / 4 andar: C42 14 DE NOVEMBRO

Grupo Criativo Design Estratégico e a integração das áreas Não existe design sem uma visão completa do ciclo de valor do produto. Antes da criação, é preciso ponderar o ponto de venda e público a quem se destina, através de linhas de comunicação distintas para cada canal. Com esta crença, trabalhamos de forma sequencial e organizada integrando as diferentes áreas do design, onde nenhum ponto é considerado irrelevante. 1h30 / 138 pessoas / Auditório B


14H30 Zé Verdi O designer transformador Lidar com problemas complexos é uma das características do design contemporâneo. Problemas que não existiam antes e que são, em muitos casos, frutos do design em seus moldes tradicionais. O design tradicional não é capaz de projetar, além dos produtos, os sistemas que são afetados por eles. Nesta atividade será debatida a evolução da atividade do design no contexto pós-moderno, posicionando-se como ferramenta transdisciplinar, própria para abordar os grandes problemas de hoje. 1h30 / 20 pessoas / S2: Sala Aula

18H Fernando Stefano (Fui Feliz Aqui), Xadalu, JotaPê (PaxArt), Guilherme Nunes da Rosa (GuiNR) Intervenção Urbana: o enxergar do artista Ocupar a cidade e seus espaços públicos é um direito do cidadão. Nesse espaço se pretende debater, expor e trocar ideias sobre de que forma podemos colaborar para o crescimento e até mesmo a construção de uma cultura de rua onde não exista. 1h30 / 60 pessoas / Auditório C

SePA/SePP 15H Pedro Matheus Involuntário Involuntário é um projeto que nasce para mostrar aquilo que muitas vezes habita em nós e não temos controle. Através de tirinhas, o livro de artista aborda doenças com a Depressão e o Mal de Alzheimer. 30min / 30 pessoas / 3 andar: C33

15H30 Juliana Krupahtz, Kennior Dias, Fabrício Auler e Deirdre Holanda Sinalização do CACC Projeto de sinalização associado à ilustração, utilizando elementos da Floresta Amazônica para um ambiente que oferece apoio à crianças em tratamento contra o câncer. 30min / 30 pessoas / 3 andar: C32

PRÊMIO GRAFISET 18H Premiação dos vencedores do Prêmio Grafiset de Design. 1h / 138 pessoas / Auditório B

14 DE NOVEMBRO


PALESTRAS 13H30 Aline Cereja e Patricia Copatti Design e Inovação Social: As empresas como provedoras de transformação A oficina se propõe a debater sobre o potencial transformador do design como fator estratégico dentro das organizações, trazendo momentos de inspiração, diálogo e criação. Através do conhecimento e aplicação de ferramentas e metodologias, será explorado na prática o conceito de inovação social, instrumentalizando e inspirando os participantes como potencializadores de transformações sociais. 4h / 25 pessoas / 2 andar: C25

14H Eric Han Schneider Design + Educação + Autonomia Somos Estudantes. Mas qual o nosso papel na educação e na Universidade? Como vai o ensino de Design no Brasil? Na sua instituição? Na sua cabeça? Como podemos ser agentes transformadores na nossa própria educação e na instituição que estamos inseridos? Talvez essa atividade crie mais dúvidas do que respostas, mas é um espaço de voz para estudantes debaterem e construirem seu conhecimento e seu ensino. Se o espaço não existe, façamos. 2h30 / 60 pessoas / 5 andar: C55 14 DE NOVEMBRO

Itiana Pasetti Voo Revoada A Revoada atua numa visão 4D, considerando o ambiente, a sociedade, a cultura e as finanças, sempre em fluxo. O principal objetivo é reduzir o impacto negativo e aumentar o impacto positivo. Para cada novo desafio identificamos o propósito do projeto e criamos valores, métricas e resultados a serem alcançados. 2h / 40 pessoas / 5 andar: C53

15H Rafael Körbes OMINIMO: tirando uma ideia da gaveta Você tem uma boa ideia que gostaria de transformar em um negócio? Venha conhecer um pouco sobre a trajetória da marca de moda transformável OMINIMO, das primeiras ideias até os dias de hoje, os acertos e tropeços, bem como os desafios de ser designer e empreendedor nesse cenário atual. 1h / 40 pessoas / 5 andar: C52

16H Celso Longo Interlocução, design gráfico e cultura Uma fala sobre a atividade do design gráfico no campo da cultura no Brasil. 2h / 138 pessoas / Auditório B


16H30

17H30

Silvo Leva tempo pra curtir o próprio trampo Uma conversa aberta para designers em processo de descobrimento que não querem fazer mais do mesmo. A troca se dará a partir da exposição da trajetória pessoal dos palestrantes como profissionais da área até a formação do estúdio, um processo contínuo de encantodesencanto-reencanto com o design que aparece na busca pela emancipação criativa. Serão colocadas aos presentes algumas descobertas essenciais do percurso, como a importância do erro e o quão fácil e o quão difícil pode ser abrir os próprios caminhos no mercado em que estamos inseridos. 1h30 / 40 pessoas / 5 andar: C52

Gisele Damazio PROTEJA-SE : Onde o Design e o Direito se encontram Leve abordagem de questões jurídicas pertinentes ao dia a dia da Economia da Criatividade (Designers, Freelancers, Comunicadores, e etc). 2h / 40 pessoas / 5 andar: C53

17H Cazamata Design Emocional: um paralelo sobre marketing de experiência O design emocional traz um olhar voltado a necessidade de proporcionar experiências positivas no contato com o consumidor e para isso, é necessário conhecer e utilizar nossos sentidos. Estamos vivendo uma nova era da experiência, onde você causa emoções positivas e agrega valor. 2h / 60 pessoas / 5 andar: C55

18H Aline Bueno e Márcia Braga Como o design estratégico pode colaborar com iniciativas de Inovação Social: O Caso do Projeto Vizinhança Apresentação sobre como o design estratégico pode colaborar com iniciativas que promovem inovação social. A reflexão será relacionada a um caso prático, o Projeto Vizinhança - projeto que conecta pessoas para ativar espaços ociosos em Porto Alegre com arte e cultura. 1h / 40 pessoas / 3 andar: C33

CURTA 17H 40min / 40 pessoas / 3 andar: C31


GRADE GRADE

GUIA RÁPIDO GUIA RÁPIDO DO R DESIGN DO R DESIGN SUL 2 SEXTA

SÁBADO

DOMING D

9H - 18H Credenciamento Teresópolis Tênis Clube

11H - 14H Almoço Galpão do Alojamento

10H - 11H 1 Yoga Y Teresópolis TênT

11H - 14H Almoço Galpão do Alojamento

12H30 - 15H Credenciamento ESPM SUL

11H - 14H 1 Almoço A Galpão do Aloja G

17H - 20H Plenária Salão Teresópolis Tênis Clube

14H - 19H30 Conteúdo ESPM SUL

13H30 - 19H30 Conteúdo ESPM SUL

19H30 - 22H Janta Galpão do Alojamento

19H30 - 22H Janta Galpão do Alojamento

19H30 - 22H Janta Galpão do Aloja

23H - 4H Imbeverlly Hills Salão Teresópolis Tênis Clube

23H - 4H Noite* Divirta-se!

23H - 4H Noite* Porto Alegre

11 DE NOVEMBRO

12 DE NOVEMBRO

TRANSPORTE**

ALOJAMENTO <-> ESPM 12H - 15H Alojamento -> ESPM Sábado, Domingo e Segunda

18H - 20H30 ESPM -> Alojamento Sábado, Domingo e Segunda

*Noite Surpresa é inclusa apenas para quem possue no pacote “Festas” **Transporte incluso para encontristas quem possue o pacote “Alojamento”

13 DE NOV1


2016

GO

SEGUNDA

TERÇA

nis Clube

10H - 11H Acrobacia Teresópolis Tênis Clube

9H - 15H Desalojamento Teresópolis Tênis Clube

jamento

11H - 14H Almoço Galpão do Alojamento

10H30 - 12H30 Almoço Galpão do Alojamento

13H30 - 19H30 Conteúdo ESPM SUL

12H30 - 15H Plenária Salão Teresópolis Tênis Clube

VEMBRO

0

jamento

14 DE NOVEMBRO

15 DE NOVEMBRO

19H30 - 22H Janta Galpão do Alojamento 23H - 4H Fritadeira Salão Teresópolis Tênis Clube

TEM TAMBÉM!

Sábado, Domingo e Segunda 14H - 19H Bazar ESPM Sul - Saguão Prédio B 14H - 20H Live Stream do R Magnético ESPM Sul - Hall do Prédio C


COMO CHEGAR ALOJAMENTO & CONTEÚDO CONTEÚDO

A ESPM-SUL é localizada na Rua Guilherme Schell, nos números 368 (Blocos A e B) e 350 (Bloco C)

ÔNIBUS Zona Norte: T3 T6

Alojamento até a ESPM-SUL (vice-versa)

Centro Histórico: 360 R31 361 R32 375 344.2 395 346 397 347 398 349

Menino Deus/ Azenha: 178

349 (Descida na Rua Marechal Mesquita)

l

UBER

ra

F

Aeroporto Salgado Filho R$ 22 a 30 reais* ra

Ipi

rto

o rP

a

R

ng

a

n nta Sa

a

da

nte ice .V

tou on

. Av

R.

Av

so

s Pe ão Jo

sa

ce

rin .P

be Isa

do

ea .V

Caldwell

õe s

. Av

R

Cidade Baixa ou Centro Histórico R$ 10 a 20 reais* de

iz Lu R.

alv

es

es

*Valor estimado

Camõ

Pires

onç

iz de

oG

R. Lu

ent

Volta ire

a zen h

Av. B

R.Dr

ira

e Per car

Av. da A

. Os

f Pro Av.

o Triunfo

R. Vic ente da Fo R. G ntou uilhe ra rme Sche ll

Ca

m

cílio Dias

a Azenh Av. da

nga


ALOJAMENTO

O Teresopólis Tênis Clube é localizado na Rua Engenheiro Ludolfo Boehl, 388, bairro Teresopólis.

ÔNIBUS

Penitenciária Feminina Supermercado Nacional

UBER

oli óp

Av .

es

na

ld

oB

oh

g.

r ta

En

re

Tersópolis Tênis Clube Lu

qu i

R.

do

. Av

lfo

es

a aç es Pr Lop a i Gu

Ar

Bo

.M

lé m

al

Be

no cia

en em

Cl

eh l

M

*Valor estimado

Av .

R.

Cidade Baixa ou Centro Histórico R$ 10 a 20 reais*

s

Aeroporto Salgado Filho R$ 22 a 30 reais*

Te r

Aeroporto T11

Centro Histórico: 271 262 349 266 270

Av .

Zona Norte: T4

e qu

as

rn

Ba


CORDe SUL


André Juliano Andréa Moreira Bruna Petró Bruno Cardoso Camila Giacomel Christiano Pozzer Clarissa Silveira Cristina Marcolla Fernanda Verdi Gisah Vieira Jaqueline Damazio Kalany Ballardin Luciana Zdanowicz Rafael Boardmann


AGRADECIMENTOS A CORDe Sul não seria nada sem todos vocês <3 Familiares, amigos, namoradxs, colegas, apoiadores, parceiros e toda essa gente linda desse evento. Mais do que uma comissão, somos estudantes que acreditam no bem maior do design e como ele pode mudar vidas e como esse movimento não pode parar. Foram muitas noites não dormidas, reuniões e hangouts intermináveis, trabalho incessante, cansaço, diversão, estresse e amizade! Agora é bora aproveitar esse evento que preparamos com todo nosso corpo e alma! por CORDe SUL 2016



Encontro Regional itinerante dos Estudantes de Design, realizado anualmente por estudantes e para estudantes. Com abrangência nacional, o evento visa a integração de diferentes âmbitos que constituem a profissão, intermediando relações entre os participantes, palestrantes e apoiadores, e buscando o intercâmbio intelectual, cultural e social. CONFIRA MAIS DETALHES rdesignsul2016.com.br

PARCEIRA

APOIO INSTITUCIONAL

APOIO


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.