A FELICIDADE EXISTE

Page 70

f) prestimosidade e ação:

Ninguém deve querer passar por imprestável. Para isso, precisa ter o senso da prestimosidade, que não se resume em gestos e mesuras, mas em ações generosas. Isto sem se deixar explorar, pois há indivíduos que se servem inescrupulosamente dos mais ardilosos expedientes para iludir o próximo. A prestimosidade atesta, além da consideração que se deve ao semelhante, a compreensão que se tem da vida de relação no mundo. Todos estão como que num campo de batalha, que é a luta contra o mal, e por isso não deve faltar, nesse campo, a solidariedade. A ação solidária se cristaliza, comumente, através da prestimosidade desinteressada, fraternal e cristã.

g) tolerância e simpatia:

Como é sabido, todas as pessoas são imperfeitas e encarnam para melhorar as suas condições psíquicas. Logo, é preciso haver tolerância para com as imperfeições alheias. Para haver tolerância há necessidade de uma compreensão adequada dos problemas da vida. Se houvesse mais amor entre as criaturas, a tolerância se faria sentir com mais freqüência, mas, pelas imperfeições comuns a todos os seres, uns não se fazem amar, outros não têm suficiente capacidade para isso. Entretanto, o estímulo da simpatia pode ser o primeiro passo para o desenvolvimento do afeto. A tolerância pede simpatia, boa vontade, entendimento e compreensão. Ninguém deve ser verdugo implacável ou a palmatória do mundo. Procure-se esclarecer as criaturas sobre as realidades da vida, com boa dose de complacência, interesse pessoal, espírito de conciliação, tolerância e simpatia.

h) prudência e moderação:

Estes dois vocábulos têm, cada um, a sua virtude. A prudência é o cuidado de não exagerar, não arriscar inoportunamente, não se intrometer de maneira indevida,


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.