Sustentabilidade na Amazônia

Page 30

tudos emblemáticos da fase inicial do movimento ecológico, período de muita inspiração e pouca comprovação. Por sinal, as críticas que receberam acentuaram a tendência profissionalizante que já estava em andamento no Ambientalismo, especialmente na esfera do Preservacionismo. De maneira geral, todavia, contribuíram para a formação de uma mentalidade ambiental mundial.

NOVAMENTE PRESERVACIONISMO VERSUS CONSERVACIONISMO O Ambientalismo, desde o seu surgimento, e especialmente no início do século XX, sempre se dividiu entre duas linhas conceituais: Preservacionismo e Conservacionismo. O primeiro, mais radical e ortodoxo, de cunho explicitamente protetor, defende a criação de parques e reservas onde não seja permitida a presença humana; o segundo, de caráter desenvolvimentista e faceta nitidamente reformista, acredita na possibilidade de aproveitamento racional e sustentável dos ecossistemas de forma duradoura - o que condiz com os ideais do desenvolvimento sustentável. Na virada do século, o ambientalismo começou lentamente a sair de sua fase estética, à medida que as diversas posições sobre o mundo natural começaram a encarnar-se em atores diferenciados. Surgia o debate entre preservaconistas e conservacionistas, o qual foi bem sintetizado no conflito entre as propostas de Pinchot e Muir [...] Inspirados em Muir, os preservacionistas adotavam posições mais radicais, buscando preservar as áreas virgens de qualquer uso, permitindo

30

Sustentabilidade na Amazônia


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.