TFG

Page 97

A Avenida Nações Unidas Mesmo com a infraestrutura insuficiente dos bairros periféricos na cidade, o Plano Diretor de 1967 influenciou a política

Uma avenida de fundo de vale, e a canalização do Ribeirão das Flores contribuindo na rápida ocupação do setor leste da cidade (bairro Higienópolis)”. (CONSTANTINO, 2005; pg. 66)

urbana principalmente quanto ao sistema viário. A principal obra executada foi o prolongamento da Avenida Nações Unidas. Figura 20 – Malha Urbana de Bauru no final da década de 60.

O arquiteto Modernista Jurandyr Bueno acreditava na filosofia do homem máquina, em seu projeto inicial, a Avenida remontava às grandes vias de acesso rápido de Brasília. A Nações

não possuiria retornos e, muito menos, semáforos; as suas marginais seriam responsáveis pela ligação com a cidade. A ideia era proporcionar agilidade à vida do homem trabalhador, aquele que formaria o perfil da cidade no século XXI. Na figura 20, pode ser observado o início das obras da Avenida Nações Unidas. Fonte: Secretaria do Planejamento de Bauru, SEPLAN.

3 6


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.