Universidade H4CK3R

Page 70

I Universidade H4CK3R I

Comoé mesmo que eu faço aquilo? Todo sistema operacional possui um mecanismo para manter suas configurações. Com o Windows não podia ser diferente, mas, ao contrário de vários outros SOs que utilizam arquivos de texto puro, a Microsoft criou uma estrutura compilada (binária) e extremamente obscura de guardar as coisas. Há prós e contras nessa abordagem.

Os arquivos INI o veterano Windows 3 possuía uma maneira aparentemente fácil de manter as configurações do sistema. Por meio de arquivos de texto simples com extensão INI, era possível definir todas as configurações do Windows e das aplicações, carregar drivers de dispositivo e módulos para o kernel do sistema operacional. Inicialmente havia dois arquivos, WIN.INI e SYSTEM.INI.O primeiro armazenava as configurações referentes ao usuário (cores, ícones, posição das janelas) e o segundo as partes referentes à máquina, ao hardware e ao funcionamento interno do Windows - drivers de dispositivo, programas residentes, caminhos e arquivos internos. O arquivo SYSTEM.INIguardava também configurações dos programas e aplicativos que o usuário instalava em sua máquina. Mas a vida era dura antes do Windows 95. Os arquivos INI podiam ter um tamanho máximo de apenas 64 KB. Mesmo sendo um arquivo de texto puro essa limitação permitia guardar uma quantidade de informações muito pequena. A solução foi colocar, no SYSTEM.INI,apontadores para o local de outros arquivos INI, e cada aplicação poderia ter o seu. Os programas ainda tinham permissão de manter suas configurações no SYSTEM.INI,mas os desenvolvedores eram encorajados a criar seus próprios INIs. Por exemplo, no SYSTEM.INIhavia uma indicação para o Microsoft Excel (C/OFFICEIEXCEL.INI), e nele o Excel guardaria suas configurações. Simples, não? Nem tanto. No início, os usuários instalavam poucos programas. Gerenciar poucos INIs era tarefa fácil para o Windows e para o usuário. Mas, à medida que novos programas começaram a aparecer - alguns sérios e uma imensa maioria de inutilidades repletas de barulhinhos -, já não era possível desempenhar tal função com a galhardia de outrora. Como determinar qual dos arquivos INI (os de sistema e os das aplicações) terá precedência, caso algum parâmetro esteja conflitante? O limite de 64 KBtambém começou a ficar pequeno para a quantidade de detalhes que cada aplicação tinha de armazenar, e mesmo o SYSTEM.INIestava repleto de vetores apontando para os outros INIs. Outros fatores contribuíam para o aumento do tamanho dos INIs: aplicativos que eram desinstalados normalmente não removiam suas linhas do SYSTEM.INI,e mesmo um simples upgrade de programa (por exemplo, do WordPerfect 2 para o 3), na maioria das vezes, terminava em configurações duplicadas no arquivo. No boot, o Wmdows era obrigado a ler o conteúdo de paquidérmicos WIN.INI e SYSTEM.INI,que, mesmo menores do que 64 KB, contribuíam para a queda de desempenho do sistema.

761 Plataforma Windows [


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.