Manual de espacos publicos

Page 41

Para que um projeto de espaços públicos atenda efetivamente às demandas locais e seja apropriado pela população, é fundamental que se estabeleça um processo participativo com a comunidade antes do início do projeto. Este processo pode variar de metodologia, dependendo do porte do projeto e do tempo disponível para o seu desenvolvimento. Esta comunicação pode ser feita através dos seguintes mecanismos:

3.1 Entrevistas No caso de pequenas intervenções no espaço público, que não demandam mudanças significativas no uso dos espaços, as entrevistas podem se resumir a conversar com usuários locais, a fim de identificar as impressões do ambiente atual, expectativas, problemas e necessidades. No caso de projetos mais complexos, de grande porte ou que envolvam alterações substanciais no cotidiano dos usuários locais, pode ser desenvolvido um questionário específico, abordando questões de identificação da população usuária, origem e destino, atividades realizadas, problemas existentes e expectativas. Independente da metodologia utilizada, o contato com a população deve ser realizado em horários e dias diferenciados, para que sejam identificados públicos distintos e todos os possíveis usos do espaço.

3.2 Oficinas participativas A oficina participativa é um importante instrumento de democratização da informação e de ampliação do canal de debate. Ela permite que as diretrizes de projeto sejam conhecidas pela população e que os grupos envolvidos possam se manifestar

TC Urbes

publicamente, propondo alternativas e soluções aos problemas existentes.

Oficina participativa do Plano de Mobilidade e Acessibilidade do Sítio Histórico de Paranaguá, PR, desenvolvida pela TC Urbes e IPHAN.

Contudo, a metodologia a ser aplicada em uma oficina participativa deve ultrapassar a simples explanação de diretrizes de projeto e coleta de opiniões. O processo participativo precisa ter como pressuposto a parceria e a delegação de responsabilidades, para que os interesses dos diferentes grupos sociais sejam explicitados e pactuados. Este processo 40

Espaços Públicos – Diagnóstico e metodologia de projeto – Capítulo 2


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.