Guia de Educação Integral em sexualidade entre jovens

Page 94

Módulo 9

Vamos mudar o mundo?

Tem hora que a gente ouve a palavra “política” e até arrepia, não é mesmo? Imediatamente nos lembramos de pessoas falando muito e fazendo pouco ou, o que é mais sério ainda, em corrupção. Só que política é outra coisa e nós fazemos política o tempo todo e não nos damos conta disso. Quer alguns exemplos? Veja o que os adolescentes e os jovens do PSH têm a dizer sobre isso:

POLÍTICA É ... ... reclamar quando somos discriminados na escola. ... fazer parte do grêmio. ... saber que temos direitos. ... quando os jovens participam de manifestações para abaixar o preço da passagem de ônibus. ... quando a gente tenta convencer nossa mãe que já temos idade para chegar mais tarde em casa. ... fazer abaixo-assinados, cartazes e protestarmos em frente de um clube gratuito que utilizamos e que corre o risco de ser fechado. Isso mesmo! Toda vez que a gente quer mudar alguma coisa na nossa vida, em nossa escola ou em nosso bairro estamos fazendo política sem saber. Política, então, é toda atividade que as pessoas praticam com o objetivo de mudar alguma coisa. Se na escola em que estudamos tem gente que joga lixo no chão, por exemplo, o que nós podemos fazer para mudar essa situação? É um processo que - solicitar a diretoria da escola para colocar mais cestos de lixo no pátio e nos corredores; consiste na separação e - propor para o pessoal do grêmio fazer uma campanha para que as pessoas coloquem o lixo no lixo; recolhimento dos - conversar com um professor e/ou uma professora sobre a possibilidade de se fazer uma resíduos descartados por COLETA SELETIVA DE LIXO e, assim, colaborar com o meio ambiente; instituições e pessoas. - reunir um grupo de colegas que interessados em deixar a escola mais limpa e promover atividades voltadas para a limpeza da escola como jornal mural; teatro; cartazes etc..

Um outro mundo é possível?

VIU QUE FAZER POLÍTICA, NA VERDADE, É UMA COISA BOA?

Tem gente que acha que sim e tem gente que acha que não. Os que acham que os e as adolescentes e jovens dessa geração não têm interesse algum por mudanças em sua escola, nos serviços de saúde e em sua comunidade. Que eles e elas são egoístas e que só pensam em tênis de marca e em se divertir. Outros ainda têm a cara de pau de chamá-los de ‘aborrescentes’. Isso é preconceito! Adolescentes e jovens brasileiros estiveram sempre presentes nos momentos importantes do nosso país. Um exemplo foi quando grupos de estudantes se reuniram para lutar pelas DIRETAS JÁ!, em 1984. E não foi só nas Diretas Já! que adolescentes e jovens participaram. Dê uma olhada no quadro abaixo para saber da importância dos adolescentes e jovens brasileiros na busca por um mundo mais igualitário e solidário.

95

Guia de Educação Integral em Sexualidade Entre Jovens

Foi um movimento político democrático que contou com uma grande participação de jovens. Este movimento lutava pelo restabelecimento das eleições diretas para presidente da República no Brasil.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.